• Nenhum resultado encontrado

Avaliação do Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação do Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF)"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal de Pelotas

Programa de Pós-graduação em Epidemiologia

M

M

M

a

a

a

n

n

n

u

u

u

a

a

a

l

l

l

d

d

d

e

e

e

I

I

I

n

n

n

s

s

s

t

t

t

r

r

r

u

u

u

ç

ç

ç

õ

õ

õ

e

e

e

s

s

s

QUESTIONÁRIO I – IDOSOS DE 65 ANOS OU MAIS DE

IDADE

Avaliação do

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde

da Família (PROESF)

(2)

BLOCO A -IDENTIFICAÇÃO

I1. Estado

Escreva o código do Estado onde está sendo aplicado o questionário.

I2. Município

Escrever o código do município, correspondente ao nome da cidade onde está sendo aplicado o questionário.

I3. Unidade básica de Saúde

Escrever o nome da Unidade básica de Saúde com letra legível e por extenso, onde será aplicado o questionário. Cada Unidade Básica receberá um código.

I4. Número de identificação: Todo questionário terá um número de 7 dígitos: 1° dígito - código do Estado; 2° e 3° dígitos – código do município; 4° e 5° dígitos – código da UBS; 6° e 7° dígitos – código do indivíduo.

I5. Grupo

Deverá ser marcada uma das opções, de acordo com as alternativas correspondentes. Se o local apresenta PSF, deverão ser observadas as opções 1 e 2, caso o local apresente PSF, deverá ser verificado se o PSF é anterior ao PROESF (opção 1 “PSF pré- PROESF” ou posterior ao PROESF, opção 2, “PSF pós -PROESF”). Se o local apresenta ambas as formas, PSF e AB tradicional, marcar a opção 3 “Mista”. Se o local não apresenta PSF, deverá ser marcada a opção 4 “AB tradicional”. Se o local apresenta outra forma, marque a opção 5 e registre com letra legível e por extenso. Posteriormente, codifique a variável com o valor correspondente.

I6. Nome do(a) entrevistador(a): Preencha com seu nome e código correspondente.

I7. Horário de início da entrevista

• Horário: preencher com o horário observado no relógio no momento do início da entrevista. Hora do início da entrevista deve ser escrita no modo 24 horas, exemplo: 02:20 horas da tarde, deve ser codificada como 14:20 horas.

• Não deixe de anotar este dado!

I8. Qual é o seu nome?

Preencha o nome completo da pessoa que está sendo entrevistada, por extenso e com letra de forma legível.

I9. Qual o seu endereço?

Preencha com o endereço completo do entrevistado(a).

I10. Telefone para contato: Colocar o código de área entre parêntese seguido do número do

(3)

I11. Cor da pele

Deverá ser observada e assinalada a alternativa correspondente à cor da pele do entrevistado. Se o indivíduo for branco deverá ser marcada a opção 1 “branco”, se o indivíduo for pardo ou mulato ou mestiço deverá ser assinalada a opção 2 “pardo” e se o indivíduo for preto deverá ser assinalada a opção 3 “preta”. Se houver dificuldade para definir a cor da pele do indivíduo, assinale a opção 4 “outra” anotando ao lado as características.

I12. Sexo

Deverá ser observado e anotado a opção correspondente. Marque a opção 1 se o indivíduo for do sexo masculino, a opção 2, caso seja do sexo feminino.

I13. Qual é a sua idade?

A idade deverá ser anotada em anos completos. Caso a pessoa refira a data de nascimento, converta em anos, após a entrevista. Quando houver discordância entre a idade pelo documento e a referida pelo entrevistado, utilizar a idade informada pela pessoa. Não realize o cálculo de idade durante a entrevista para evitar cometer erros.

I14. O (A) Sr (a) sabe ler e escrever?

Marque a alternativa correspondente. Se o respondente não sabe ler e escrever, marque a alternativa

0 “Não”, se o respondente só sabe assinar o nome, marque a alternativa 2 “Só assina o nome” . Se o

respondente souber ler e escrever marque a alternativa 1 “Sim”.

SE “NÃO” OU “SÓ ASSINA O NOME” PULE PARA INSTRUÇÃO ANTERIOR À QUESTÃO I16 CODIFIQUE A QUESTÃO I15 COM “ 88 ” (NSA).

I15. Até que série o (a) Sr (a) completou na escola?

Deverá apenas ser anotado o número de anos completos (com aprovação) de estudo. Caso o entrevistado não forneça esse dado de forma direta, use o espaço para anotações para escrever a resposta por extenso, deixando para calcular e codificar depois. Você deverá basear seu cálculo na tabela abaixo:

CODIFICAÇÃO DOS ANOS COMPLETOS DE ESTUDO ( Iesc __ __ )

Primeiro grau completo = 8 anos de estudo Segundo grau completo = 11 anos de estudo

Terceiro grau completo (superior completo) = 15 anos de estudo Primário completo = 5 anos de estudo

Ginasial completo = 8 anos de estudo Científico completo = 11 anos de estudo Primeiro livro = 1 ano de estudo

Segundo livro = 2 anos de estudo Terceiro livro = 3 anos de estudo

* Somente devem ser contados os anos com aprovação

* Pessoas com cursos de especialização, mestrado e doutorado devem ser codificados com 17 anos de estudo.

(4)

I16. Qual sua situação conjugal atual?

Leia as alternativas e assinale a resposta do entrevistado(a).

I17. O(A) Sr.(a) é aposentado(a)?

Marque a alternativa correspondente. Se a resposta for NEGATIVA, marque a alternativa 0 “Não” e PULE PARA A QUESTÃO I19. Se a resposta for POSITIVA, marque a alternativa 1 “Sim” e faça a próxima questão.

I18. Com qual idade o(a) Sr.(a) se aposentou?

A idade em que o(a) entrevistado(a) se aposentou deverá ser anotada em anos completos. Caso o(a) entrevistado(a) refira há quantos anos está aposentado(a), converta em idade após a entrevista. Não realize o cálculo de idade durante a entrevista para evitar cometer erros. Se o(a) entrevistado(a) não lembrar ou não quiser informar, marque a opção 99 “IGN”.

I19. O(a) Sr.(a) trabalhou, sendo pago(a), no último mês?

Leia as alternativas e assinale a resposta do entrevistado(a). Caso ele/a relate que recebe outra coisa, diferente de dinheiro, pelo trabalho, escreva ao lado. SE o(a) entrevistado responder NÃO ou NUNCA TRABALHOU, PULE PARA A PRÓXIMA INSTRUÇÃO

I20. No último mês, quantas horas o(a) Sr(a) trabalhou por dia?

Registrar o número de horas trabalhadas por dia, em função remunerada, segundo informação do entrevistado(a). Anotar sobre um dia normal de trabalho. Caso exista uma variação muito grande, faça uma média. 20 minutos na segunda + 40 minutos na quarta, são trinta minutos por dia. Note que a pergunta refere-se ao último mês. Registrar somente as horas de trabalho, não considerar horário gasto em afazeres domésticos, por exemplo. Não será aceito respostas como as de 24 horas ou “todo dia”.

I21. Que tipo de firma ou empresa o(a) Sr(a) trabalhou no último mês?

Procure obter o maior número de detalhes possíveis nesta resposta para posteriormente ser codificada.

I22. Qual o tipo de trabalho que o(a) Sr(a) realizou no último mês? (descreva detalhadamente

o(s) tipo(s) de trabalho realizado no último mês, conforme relatado pelo(a) entrevistado(a). No caso do entrevistado(a) ter realizado mais de um tipo de trabalho no último mês, coletar a informação sobre a atividade que ele julgue a mais importante).

Posteriormente codificar esta questão segundo o Código Brasileiro de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho.

I23. O Sr(a) é empregado(a), patrão(oa) ou trabalha por conta própria?

(5)

BLOCO B- HÁBITOS DE VIDA

AGORA NÓS VAMOS FALAR DE ATIVIDADES FÍSICAS

I24. Desde <DIA DA SEMANA PASSADA> quantos dias o(a) Sr.(a) caminhou por mais de 10 minutos seguidos? Pense nas caminhadas no trabalho, em casa, como forma de transporte para ir de um lugar ao outro, por lazer, por prazer ou como forma de exercício.

Substituir <DIA DA SEMANA PASSADA>, pelo dia correspondente a realização da entrevista. Ex: a entrevista está sendo realizada numa quarta-feira, você deverá perguntar: “Desde quarta-feira da semana passada quantos dias...”.

Pelo fato de que a introdução à pergunta é grande, a pessoa pode se desligar da pergunta. Se você perceber necessidade, repita a pergunta. As caminhadas que durem menos de 10 minutos não devem ser consideradas. Se o entrevistado ficar em dúvida quanto ao número de dias que ele realizou caminhadas, considere o menor número referido. Por exemplo: Se o entrevistado disser “Talvez três ou quatro dias”, nesse caso, considere como resposta três dias. A codificação zero (0) deve ser preenchida quando a resposta for “nenhum”. Caso o entrevistado não saiba responder codifique a pergunta com 9 (IGN). A codificação deve ser feita de acordo com o número de dias que o entrevistado caminha por mais de 10 minutos seguidos. Se a resposta for nenhum pule para pergunta I26 e codifique a pergunta I25 com 888(NSA).

I25. Nos dias em que o(a) Sr.(a) caminhou, quanto tempo, no total, você caminhou por dia?

Nesta pergunta queremos saber o tempo que o indivíduo gastou nos dias citados anteriormente, para realizar as caminhadas. Se o entrevistado responder “em média faço 30 minutos” considere, neste caso, o tempo de 30 minutos, codificando com “030” minutos p/dia. Se o entrevistado responder: “Caminho uns 30 ou 40 minutos”. Neste caso, considere o menor tempo referido. Se o entrevistado relatar que caminhou por 20 minutos na quarta-feira e 40 minutos no sábado, você deverá fazer uma média: somando o tempo gasto com caminhada em cada dia, dividindo pelo número de dias que o indivíduo caminhou (20+40)/2 = 30 minutos. Nesse caso, anote e calcule em casa. Para arredondamentos, no caso da média, sempre ignore os números depois da vírgula. Ex: 36,25 considere 36 minutos. A codificação deverá ser feita de acordo com o total de minutos que o entrevistado caminhou. Caso o entrevistado não consiga responder essa questão codifique com 999.

AGORA VAMOS FALAR DE OUTRAS ATIVIDADES FÍSICAS FORA A CAMINHADA I26. Desde <dia da semana passada> quantos dias o(a) Sr.(a) fez atividades fortes, que fizeram você suar muito ou aumentar muito sua respiração e seus batimentos do coração, por mais de 10 minutos seguidos? Por exemplo: correr, fazer ginástica, pedalar rápido em bicicleta, fazer serviços domésticos pesados em casa, no pátio ou jardim, transportar objetos pesados, jogar futebol competitivo, ...

A codificação 0 deverá ser preenchida quando a resposta for nenhum. Caso o entrevistado não saiba responder, codifique a pergunta com 9. Se o entrevistado perguntar: “O que são atividades fortes?”, leia novamente a pergunta, lembrando que atividades físicas FORTES são aquelas que precisam de um grande esforço físico que fazem respirar MUITO mais forte que o normal. A codificação deverá ser feita de acordo com o número de dias que o entrevistado realizou atividades fortes por mais de 10 minutos seguidos. Se o entrevistado ficar em dúvida quanto ao número de dias que ele realizou atividades fortes, considere o menor número referido. Se a resposta for nenhum, pule para I28 e codifique a questão I27 com 888(NSA).

(6)

I27. Nos dias em que o(a) Sr.(a) fez atividades fortes, quanto tempo, no total, você fez atividades fortes por dia?

Nesta pergunta queremos saber o tempo que o indivíduo gastou nos dias citados anteriormente, para realizar as atividades fortes. Se o entrevistado responder em média faço 30 minutos, considere, neste caso, o tempo de 30 minutos, codificando com “030” minutos p/dia. Se o entrevistado responder: “Faço uns 30 ou 40 minutos de atividades fortes”. Neste caso, considere o menor tempo referido. Se o entrevistado relatar que realizou 20 minutos na quarta-feira e 40 minutos no sábado, você deverá fazer uma média: somando o tempo gasto com atividades fortes em cada dia, dividindo pelo número de dias que o indivíduo as realizou (20+40)/2 = 30 minutos. Nesse caso, anote e calcule em casa. Para arredondamentos, no caso da média, sempre ignore os números depois da vírgula. Ex: 36,25 considere 36 minutos. A codificação deverá ser feita de acordo com o total de minutos que o entrevistado realizou a atividade. Caso o entrevistado não consiga responder essa questão codifique com 999.

I28. Desde <dia da semana passada> quantos dias o(a) Sr.(a) fez atividades médias, que

fizeram você suar um pouco ou aumentar um pouco sua respiração e seus batimentos do coração, por mais de 10 minutos seguidos? Por exemplo: pedalar em ritmo médio, nadar, dançar, praticar esportes só por diversão, fazer serviços domésticos leves, em casa ou no pátio, como varrer, aspirar, etc.

A codificação 0 deverá ser preenchida quando a resposta for nenhum. Caso o entrevistado não saiba responder, codifique a pergunta com 9. Se o entrevistado perguntar: “O que são atividades médias, leia novamente a pergunta, lembrando que atividades físicas MÉDIAS são aquelas que precisam de algum esforço físico que fazem respirar UM POUCO mais forte que o normal. A codificação deverá ser feita de acordo com o número de dias que o entrevistado realizou atividades médias por mais de 10 minutos seguidos. Se o entrevistado ficar em dúvida quanto ao número de dias que ele realizou atividades médias, considere o menor número referido. Se a resposta for nenhum pule para I30 e codifique a questão I29 com 888(NSA).

I29. Nos dias em que o(a) Sr.(a) fez atividades médias, quanto tempo, no total, você fez atividades médias por dia?

Nesta pergunta queremos saber o tempo que o indivíduo gastou nos dias citados anteriormente, para realizar as atividades médias. Se o entrevistado responder em média faço 30 minutos, considere, neste caso, o tempo de 30 minutos, codificando com “030” minutos p/dia. Se o entrevistado responder: “Faço uns 30 ou 40 minutos de atividades médias”. Neste caso, considere o menor tempo referido. Se o entrevistado relatar que realizou 20 minutos na quarta-feira e 40 minutos no sábado, você deverá fazer uma média: somando o tempo gasto com atividades fortes em cada dia, dividindo pelo número de dias que o indivíduo as realizou (20+40)/2 = 30 minutos. Nesse caso, anote e calcule em casa. Para arredondamentos, no caso da média, sempre ignore os números depois da vírgula. Ex: 36,25 considere 36 minutos. A codificação deverá ser feita de acordo com o total de minutos que o entrevistado realizou a atividade. Caso o entrevistado não consiga responder essa questão codifique com 999.

I30. O (a) Sr (a) fuma ou já fumou?

Será considerado fumante o entrevistado que disser que fuma mais de 1 cigarro por dia há mais de 1 mês. Se nunca fumou pule para a pergunta I34. Se o entrevistado responder que já fumou ,mas parou, preencher há quantos anos e meses, colocando zero na frente dos números quando necessário. Caso tenha parado de fumar há menos de 1 mês, considere como fumante (2). Caso

(7)

fume menos de 1 cigarro por dia e/ou há menos de 1 mês considere como (0) Não. Se a resposta for NÂO pule para a pergunta I34, codificando as questões de I31 a I33 com NSA. Se a resposta for SIM pule para a pergunta I32, codificando a I31, com (NSA).

I31. O(A) Sr.(a) parou de fumar, por quê?

Visa saber qual foi a causa (motivo) do indivíduo ter parado de fumar: doença, vontade própria e outros. Anote detalhadamente o especificado em letra legível e por extenso. Se não for este o caso, anote 88 (NSA).

I32. Há quanto tempo o (a) Sr (a) fuma (ou fumou durante quanto tempo)?

Preencher com o número de anos que fuma ou fumou. Usar “00” se fuma há menos de um ano, ou fumou por menos de um ano. Preencher com (88) NSA em caso de ter pulado essa questão.

I33. Quantos cigarros o (a) Sr (a) fuma ou fumava por dia?

Preencher com o número de cigarros fumados por dia. Preencher com (88) NSA, caso tenha pulado essa questão.

AGORA GOSTARÍAMOS DE SABER ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE SUA SAÚDE

BLOCO C- SAÚDE GERAL

I34. Como o (a) Sr (a) considera sua saúde?

As opções de resposta devem ser lidas para o entrevistado. Caso o entrevistado pergunte “comparado com quem?” Peça para ele se comparar com alguém da mesma idade. Se o entrevistado responder DEPENDE diga para ele se referir a como se sente na maior parte do tempo.

I35. Indique as 3 medidas que, na sua opinião, são as mais importantes para manter a boa saúde, começando com a mais importante de todas. (nos parênteses anteriores as opções deve ser

anotada a ordem de importância dos 3 fatores citados).

MOSTRAR A FOLHA COM AS FIGURAS

( ) (1) Ter uma alimentação saudável, evitando comer muita gordura animal; ( ) (2) Fazer exercícios físicos regularmente;

( ) (3) Não tomar bebidas alcoólicas em excesso; ( ) (4) Consultar o médico regularmente;

( ) (5) Não fumar;

( ) (6) Manter seu peso ideal; ( ) (7) Controlar ou evitar o estresse. (9) IGN

Deve-se mostrar a folha com as medidas de saúde e dizer: “Esta figura representa ter uma alimentação saudável, evitando comer muita gordura animal; esta figura representa fazer exercícios físicos regularmente...” e assim por diante.

(8)

Deve ficar claro para o entrevistado que não existe uma resposta certa para a questão!

Se o entrevistado disser que não sabe responder, você deve repetir a pergunta da seguinte forma: “Mas para o(a) Sr.(a), quais dessas são as três medidas mais importantes?”

Em caso de dúvida, da ordem de importância dos três fatores citados pelo entrevistado, deve-se perguntar: “O(a) Sr.(a) poderia me confirmar a ordem de importância que o Sr(a) deu

para os três fatores?”. Na coluna da variável deve-se marcar as alternativas na ordem de

importância citada pelo entrevistado.

EXEMPLO: Uma pessoa diz que os fatores mais importantes para ela são: 1° Não fumar;

2° Realizar consultas médicas regularmente e 3° Manter o peso ideal. Deve se anotar ao lado do

AMDIMP1 – 5; ao lado do AMDIMP12 – 4 e ao lado do AMDIMP3 – 6. Os números

correspondentes a cada fator estão entre parênteses, abaixo do enunciado da questão. Caso a pessoa não saiba responder, marca-se a alternativa “IGN” e codificam-se as variáveis com “9”.

I36. No último ano, o(a) Sr.(a) caiu alguma vez?

Marque a alternativa correspondente. Se a resposta for NEGATIVA, ou seja, o(a) entrevistado(a) não caiu nenhuma vez no último ano, marque a alternativa 0 “Não” e PULE PARA A QUESTÃO I38. Caso o(a) entrevistado(a) tenha caído alguma vez no último ano, marque a alternativa 1 “Sim” e faça a próxima questão.

I37. Quantas vezes?

O objetivo desta pergunta é saber quantas vezes o(a) entrevistado(a) caiu no último ano. Você deve enfatizar o período de tempo e completar de acordo com o referido pelo(a) entrevistado(a). Caso haja alguma dúvida em relação à questão, você deverá repeti-la novamente e aguardar a resposta referida. A codificação deve ser feita com dois dígitos. Se o(a) entrevistado(a) caiu apenas uma vez colocar um zero na frente e codificar com 01. Perguntar se em alguma dessas ocasiões o(a) entrevistado(a) sofreu fratura. Se houve fratura perguntar o que fraturou.

I38.O (A) Sr (a) tem pressão alta?

Anote a opção referida pela pessoa. Se a pessoa referir que não tem pressão alta marque a opção 0 “Não”, se referir que tem pressão alta marque a opção 1 “Sim” e caso a pessoa não saiba informar marque a opção 9 “IGN”. Se a pessoa referir que tinha pressão alta, está fazendo tratamento e a pressão vem se mantendo normal, marque a opção 1 “Sim”.

SE NÃO OU IGN PULE PARA QUESTÃO I50, CODIFICANDO AS QUETÕES PULADAS

COM 8, 88, 888 “NSA”(Não se aplica).

I39. Há quanto tempo o (a) Sr (a) sabe que tem pressão alta?

Se a pessoa referir que ficou sabendo que tem pressão alta há alguns dias ou meses, codifique com 00 “a menos que um ano”, se ele referir em anos codifique conforme o número de anos que ele(a) referir. EX: “Faz 7 anos que tenho pressão alta”. Codifique como 07 . Se o entrevistado não possuir pressão alta, codifique com 88(NSA).

(9)

I40. Desde <SEIS MESES ATRÁS> quantas vezes o (a) Sr (a) consultou devido à pressão alta no <POSTO DE SAÚDE DE ABRANGÊNCIA>?

Você deve enfatizar o período de tempo e o motivo da consulta. Você deverá substituir <SEIS

MESES ATRÁS > pelo mês correspondente a 6 meses anteriores a data da realização da entrevista.

O <Posto de Saúde de abrangência> deverá ser substituído em todas as questões pelo nome do Posto de Abrangência especificado no início do questionário em “Unidade Básica de Saúde” (I3). Ex: a entrevista está sendo realizada no mês de março, a pergunta deverá ser feita da seguinte forma Desde “outubro do ano passado” quantas vezes o(a) Sr (a) consultou no Posto XX . Será considerada consulta qualquer procedimento de saúde realizado com algum profissional do Posto de abrangência devido à pressão alta. Anote o número de vezes que o entrevistado consultou, codificando ao lado, se foram realizadas menos de 10 consultas, codifique com zero na frente. Se o entrevistado não lembra ou não sabe codifique com (99) IGN. Se o entrevistado não possuir pressão alta, codifique com 88(NSA). SE NÃO CONSULTOU NO POSTO DE SAÚDE DE ABRANGÊNCIA PULE PARA A QUESTÃO I45

I41. Desde <SEIS MESES ATRÁS> quantas vezes o (a) Sr (a) consultou com o mesmo médico devido à pressão alta no <POSTO DE SAÚDE DE ABRANGÊNCIA>?

Você deve enfatizar o período de tempo, o motivo da consulta e ressaltar que a quantidade de consultas deve ser referente àquelas realizadas com o mesmo médico. Aqui deverá ser considerada apenas a consulta médica e não os outros procedimentos realizados no Posto. O <Posto de Saúde de abrangência> deverá ser substituído em todas as questões pelo nome do Posto de Abrangência especificado no início do questionário em “Unidade Básica de Saúde”. Anote o número de vezes que o entrevistado consultou, codificando ao lado, se foram realizadas menos de 10 consultas, codifique com zero na frente. Se o entrevistado não lembra ou não sabe codifique com (99) IGN. Se o entrevistado não consultou devido a pressão alta no Posto de Abrangência ou não é portador de pressão alta, codifique com 88(NSA).

I42. Quantos dias se passaram desde que o(a) Sr (a) solicitou a consulta até o dia que consultou?

Visa saber o tempo decorrido entre a solicitação de consulta médica e a sua realização. Você deverá anotar o tempo e posteriormente codificar em dias. Se forem menos de 100 dias, não esqueça de colocar o zero na frente, fazendo o mesmo na codificação da variável. Se a consulta foi realizada no mesmo dia em que o entrevistado procurou o posto de saúde codifique com 000. Se o entrevistado não consultou devido a pressão alta no Posto de Abrangência ou não é portador de pressão alta, codifique com 88(NSA).

I43. Essa consulta foi agendada?

Marque a opção 1 se a última consulta dentro dos últimos seis meses foi agendada e marque a opção 0 se não o foi.

I44. Há quanto tempo foi sua última consulta médica no <POSTO DE SAÚDE DE ABRANGÊNCIA>, devido à pressão alta? __ __ __ dias

Registre o número de dias que se passaram desde a última consulta médica do(a) entrevistado(a), no <Posto de Saúde de Abrangência>, devido à pressão alta, nos últimos seis meses até o dia da entrevista. Se o entrevistado não apresenta pressão alta ou não consultou

(10)

I45. Desde <DOIS ANOS ATRÁS> quantas vezes o(a) Sr (a) baixou no hospital devido a pressão alta ou por algum outro problema relacionado à pressão alta?

Visa saber quantas vezes o entrevistado foi internado no hospital, por hipertensão ou algum problema relacionado à mesma. Anote o número de vezes referido pelo entrevistado. Se este não baixou o hospital nos últimos dois anos por esse motivo, codifique com 00. Se o indivíduo não apresenta pressão alta a questão será pulada e deverá ser codificada com 88 (NSA). Caso o entrevistado não lembre ou não saiba codifique com 99 (IGN).

I46. O(A) Sr(a) precisa usar remédio(s) para pressão alta?

O objetivo desta questão é saber se o entrevistado necessita usar remédio por indicação médica para pressão alta, mesmo que ele não use ou tenha parado de usar.

I47. O (A) Sr (a) usa outras formas de tratar a pressão alta, além do tratamento indicado pelo Médico? (chá, benzedeira,...)

Mesmo que o entrevistado não precise tomar remédio pretende-se saber se é utilizada alguma forma de tratamento alternativo para a pressão alta, tais como: chás, benzedeiras, exercícios, ioga, etc...Se o indivíduo referir que sim marque a alternativa 1 “Sim”, se não é utilizado nenhum método alternativo para tratamento da pressão alta marque a opção 0 “Não” e pule para a questão I59, codificando a questão I58 com 88 (NSA). SE NÃO, PULE PARA A QUESTÃO I49

I48. Quais são estas outras formas?

Especificar as formas de tratamento alternativo referido pelo entrevistado. Se o indivíduo não apresenta diabete ou não usa formas alternativas de tratamento para a pressão alta a questão será pulada e deverá ser codificada com 88 (NSA).

I49. Desde <UM ANO ATRÁS> o (a) Sr (a) participou de algum grupo de hipertensos <NO POSTO DE SAÚDE DE ABRANGÊNCIA>?

Visa saber se o indivíduo participou, no último ano, de algum grupo de hipertensos realizado pelo Posto de Abrangência. Não esqueça de substituir Posto de Saúde de Abrangência pelo nome da Unidade Básica de Saúde correspondente. Se o indivíduo não apresenta pressão alta a questão será pulada e deverá ser codificada com 8 (NSA).

I50. O(A) Sr(a) tem diabete ou açúcar alto no sangue?

Marque a opção referida pelo entrevistado. Se o entrevistado não souber ou não lembrar marque a opção 9(IGN). SE NÃO OU IGN PULE PARA A QUESTÃO I62, codificando as questões puladas com (NSA).

I51. Há quanto tempo o Sr (a) sabe que tem diabete ou açúcar alto no sangue?

Visa saber o período de tempo que a pessoa sabe que é portadora de diabete. Se esse período for inferior a um ano, codifique com 00, se for inferior a dez anos codifique com zero na frente. Se o entrevistado não apresenta diabete codifique com 88(NSA).

(11)

I52. Desde <SEIS MESES ATRÁS>quantas vezes o Sr(a) consultou, considerando todos os profissionais de saúde, devido à diabete no <POSTO DE SAÚDE DE ABRANGÊNCIA>?

Você deve enfatizar o período de tempo e o motivo da consulta. Você deverá substituir <SEIS

MESES ATRÁS > pelo mês correspondente a 6 meses anteriores a data da realização da entrevista.

O <Posto de Saúde de Abrangência> deverá ser substituído em todas as questões pelo nome do Posto de Abrangência especificado no início do questionário em “Unidade Básica de Saúde” (QUESTÃO I3). Por exemplo, se a entrevista estiver sendo realizada no mês de março, a pergunta deverá ser feita da seguinte forma: Desde “outubro do ano passada” quantas vezes o(a) Sr (a) consultou no Posto XX? . Será considerada consulta qualquer procedimento de saúde realizado com algum profissional do Posto de abrangência devido à pressão alta. Anote o número de vezes que o entrevistado consultou e codifique na coluna ao lado. Se foram realizadas menos de 10 consultas, codifique com zero na frente. Se o entrevistado não lembra ou não sabe, codifique com (99)IGN. Se o entrevistado não possuir diabete, codifique com 88(NSA). SE NÃO CONSULTOU NO POSTO DE SAÚDE DE ABRANGÊNCIA PULE PARA A QUESTÃO I57

I53. Desde <SEIS MESES ATRÁS>quantas vezes o Sr(a) consultou com o mesmo médico devido à diabete no <POSTO DE SAÚDE DE ABRANGÊNCIA>?

Você deve enfatizar o período de tempo, o motivo da consulta e ressaltar que a quantidade de consultas deve ser referente àquelas realizadas com o mesmo médico. Aqui deverá ser considerada apenas a consulta médica e não os outros procedimentos realizados no Posto. O <Posto de Saúde de abrangência> deverá ser substituído em todas as questões pelo nome do Posto de Abrangência especificado no início do questionário em “Unidade Básica de Saúde”(A3). Anote o número de vezes que o entrevistado consultou, codificando ao lado, se foram realizadas menos de 10 consultas, codifique com zero na frente. Se o entrevistado não lembra ou não sabe codifique com (99) IGN. Se o entrevistado não possuir pressão alta, codifique com 88(NSA).

I54. Quantos dias se passaram desde que o (a) Sr.(a) solicitou a consulta até o dia em que consultou?

Visa saber o tempo decorrido entre a solicitação de consulta médica e a sua realização. Você deverá anotar o tempo e posteriormente codificar em dias. Se forem menos de 100 dias, não esqueça de colocar o zero na frente, fazendo o mesmo na codificação da variável. Se a consulta foi realizada no mesmo dia em que o entrevistado procurou o posto de saúde codifique com 000. Se o entrevistado não consultou devido o diabete no Posto de Abrangência ou não é portador de diabete, codifique com 88(NSA).

I55. Essa consulta foi agendada?

Marque a opção 1 se a última consulta dentro dos últimos seis meses foi agendada e marque a opção 0 se não o foi. Se o entrevistado não consultou ou não é portador de diabete, codifique com 8(NSA).

156. Há quanto tempo foi sua última consulta médica no <POSTO DE SAÚDE DE ABRANGÊNCIA>, devido à diabete? __ __ __ dias

Registre o número de dias que se passaram desde a última consulta médica do(a) entrevistado(a), no <Posto de Saúde de Abrangência>, devido à diabete, nos últimos seis meses até o dia da entrevista. Se o entrevistado não apresenta diabete ou não consultou por esse motivo nos últimos seis meses codifique com 888(NSA). Se o entrevistado não lembra ou não sabe codifique com 999 (IGN)

(12)

I57. Desde <dois anos atrás> quantas vezes o(a) Sr.(a) baixou no hospital devido à diabete ou por algum outro problema relacionado à diabete?

Visa saber quantas vezes o entrevistado foi internado no hospital, por diabete ou algum problema relacionado à mesma. Anote o número de vezes referido pelo entrevistado. Se este não baixou o hospital nos últimos dois anos por esse motivo, codifique com 00. Se o indivíduo não apresenta diabete a questão será pulada e deverá ser codificada com 88 (NSA). Caso o entrevistado não lembre ou não saiba codifique com 99 (IGN).

I58. O(A) Sr(a) precisa usar remédio(s) para diabete?

O objetivo desta questão é saber se o entrevistado necessita usar remédio por indicação médica para diabete, mesmo que ele não use ou tenha parado de usar. Se o indivíduo não apresenta diabete a questão será pulada e deverá ser codificada com 88 (NSA). Caso o entrevistado não lembre ou não saiba codifique com 99 (IGN).

159. O (A) Sr (a) usa outras formas de tratar a diabete além do tratamento indicado pelo médico? (chá, benzedeira,...)? Mesmo que o

entrevistado não precise tomar remédio pretende-se saber se é utilizada alguma forma de tratamento alternativo para a diabete, tais como: chás, benzedeiras, exercícios, yoga, etc...Se o indivíduo referir que sim marque a alternativa 1 “Sim”, se não é utilizado nenhum método alternativo para

tratamento da diabete marque a opção 0 “Não” e pule para a questão I61,codificando a questão I60 com 8 (NSA).

160. Quais são essas outras formas?

Especificar as formas de tratamento alternativo referido pelo entrevistado. Se o indivíduo não apresenta diabete ou não usa formas alternativas de tratamento para o diabete a questão será pulada e deverá ser codificada com 88 (NSA).

I61. Desde <UM ANO ATRÁS> o (a) Sr (a) participou de algum grupo de diabéticos no <POSTO DE SAÚDE DE ABRANGÊNCIA>?

Visa saber se o indivíduo participou no último ano de algum grupo de diabéticos específico do Posto de Abrangência. Não esqueça de substituir Posto de Saúde de Abrangência pelo nome da Unidade Básica de Saúde correspondente(I3). Se o indivíduo não apresenta diabete a questão será pulada e deverá ser codificada com 8 (NSA).

I62. O (a) Sr(a) tem ou sofre de problema de nervos?

Visa saber se atualmente o entrevistado apresenta algum problema de origem emocional (doenças psiquiátricas), tais como: ansiedade, depressão, síndrome do pânico, ....Marque a opção

correspondente ao referido pelo entrevistado.

SE O ENTREVISTADO RESPONDEU NÃO NAS QUESTÕES I38, I50 E I62 PULE PARA A PRÓXIMA INSTRUÇÃO

I63. Há quanto tempo sabe que tem problema dos nervos?

Visa saber o período de tempo que a pessoa sabe que tem problema de nervos. Se esse período for inferior a um ano, codifique com 00, se for inferior a dez anos codifique com zero na frente. Se o entrevistado não apresenta problema de nervos codifique com 88(NSA).

(13)

I64. Desde <SEIS MESES ATRÀS> quantas vezes o (a) Sr(a) consultou devido a problema dos nervos no <POSTO DE SAÚDE DE ABRANGÊNCIA>?

Você deve enfatizar o período de tempo e o motivo da consulta. Você deverá substituir <SEIS

MESES ATRÁS > pelo mês correspondente a 6 meses anteriores a data da realização da entrevista.

O <Posto de Saúde de Abrangência> deverá ser substituído em todas as questões pelo nome do Posto de Abrangência especificado no início do questionário em “Unidade Básica de Saúde” (I3). Ex: a entrevista está sendo realizada no mês de março, a pergunta deverá ser feita da seguinte forma Desde “outubro do ano passado” quanta vezes o(a) Sr (a) consultou no Posto XX . Será considerada consulta qualquer procedimento de saúde realizado com algum profissional do Posto de abrangência devido à problema de nervos. Anote o número de vezes que o entrevistado consultou, codificando ao lado, se foram realizadas menos de 10 consultas, codifique com zero na frente. Se o entrevistado não lembra ou não sabe codifique com (99) IGN. Se o entrevistado não possuir problema de nervos, codifique com 88(NSA).

SE NÃO CONSULTOU NO POSTO DE SAÚDE DE ABRANGÊNCIA PULE PARA A QUESTÃO I69

I65. Desde <seis meses atrás> quantas vezes o(a) Sr.(a) consultou com o mesmo médico devido problema dos nervos no <Posto de Saúde de abrangência>?

Você deve enfatizar o período de tempo, o motivo da consulta e ressaltar que a quantidade de consultas deve ser referente àquelas realizadas com o mesmo médico. Aqui deverá ser considerada apenas a consulta médica e não os outros procedimentos realizados no Posto. O <Posto de Saúde de abrangência> deverá ser substituído em todas as questões pelo nome do Posto de Abrangência especificado no início do questionário em “Unidade Básica de Saúde”. Anote o número de vezes que o entrevistado consultou, codificando ao lado, se foram realizadas menos de 10 consultas, codifique com zero na frente. Se o entrevistado não lembra ou não sabe codifique com (99) IGN. Se o entrevistado não possuir problema de nervos, codifique com 88(NSA).

I66. Quantos dias se passaram desde que o (a) Sr.(a) solicitou a consulta até o dia em que consultou?

Visa saber o tempo decorrido entre a solicitação de consulta médica e a sua realização. Você deverá anotar o tempo e posteriormente codificar em dias. Se forem menos de 100 dias, não esqueça de colocar o zero na frente, fazendo o mesmo na codificação da variável. Se a consulta foi realizada no mesmo dia em que o entrevistado procurou o posto de saúde codifique com 000.Se o entrevistado não tem problema de nervos marcar 888(NSA).

I67. Essa consulta foi agendada?

Marque a opção 1 se a última consulta dentro dos últimos seis meses foi agendada e marque a opção 0 se não o foi. Se o entrevistado não consultou ou não é portador de diabete, codifique com 8(NSA).

I68. Há quanto tempo foi sua última consulta médica no <POSTO DE SAÚDE DE ABRANGÊNCIA>, devido à problema dos nervos? __ __ __ dias

Registre o número de dias que se passaram desde a última consulta médica do(a) entrevistado(a), no <Posto de Saúde de Abrangência>, devido à problema dos nervos, nos últimos seis meses até o dia da entrevista. Se o entrevistado não apresenta problema de nervos ou não consultou por esse motivo nos últimos seis meses codifique com 888(NSA). Se o entrevistado não lembra ou não sabe codifique com 999 (IGN)

(14)

I69. Desde <DOIS ANOS ATRÁS> quantas vezes o (a) Sr (a) baixou no hospital devido a problema dos nervos?

Visa saber quantas vezes o entrevistado foi internado no hospital, por problema de nervos ou algum problema relacionado ao mesmo. Anote o número de vezes referido pelo entrevistado. Se este não baixou o hospital nos últimos dois anos por esse motivo, codifique com 00. Se o indivíduo não apresenta problema de nervos a questão será pulada e deverá ser codificada com 88 (NSA). Caso o entrevistado não lembre ou não saiba codifique com 99 (IGN).

I70. O(A) Sr(a) precisa usar remédio(s) para os nervos?

O objetivo desta questão é saber se o entrevistado necessita usar remédio por indicação médica para problema de nervos, mesmo que ele não use ou tenha parado de usar. Se o indivíduo não apresenta diabete a questão será pulada e deverá ser codificada com 88 (NSA). Caso o entrevistado não lembre ou não saiba codifique com 99 (IGN).

I71. O (a) Sr(a) usa outras formas de tratar o problema de nervos, além do tratamento indicado pelo médico (chá, benzedeira..)?

Mesmo que o entrevistado não precise tomar remédio pretende-se saber se é utilizada alguma forma de tratamento alternativo para o problema de nervos, tais como: chás, benzedeiras, exercícios, ioga, etc...Se o indivíduo referir que sim marque a alternativa 1 “Sim”, se não é utilizado nenhum método alternativo para tratamento do problema de nervos marque a opção 0 “Não”.

SE NÃO PULE PARA A QUESTÃO I73 CODIFICANDO A QUESTÃO PULADA COM 88(NSA).

I72. Quais são estas outras formas?

Especificar as formas de tratamento alternativo referido pelo entrevistado.Se o indivíduo não apresenta diabete ou não usa formas alternativas de tratamento para a pressão alta a questão será pulada e deverá ser codificada com 88 (NSA).

I73. Desde <UM ANO ATRÀS> o(a) Sr(a) participou de algum grupo de pessoas com problema de nervos <NO POSTO DE SAÙDE DE ABRANGÊNCIA>?

Visa saber se o indivíduo participou no último ano de algum grupo de diabéticos específico do Posto de Abrangência. Não esqueça de substituir Posto de Saúde de Abrangência pelo nome da Unidade Básica de Saúde correspondente(I3). Se o indivíduo não apresenta problema de nervos a questão será pulada e deverá ser codificada com 8 (NSA).

SE O(A) ENTREVISTADO(A) RESPONDEU SIM PARA PELO MENOS UMA DAS QUESTÕES I46 (O(A) Sr.(a) precisa usar remédio (s) para a pressão alta?), I58 (O(A) Sr.(a)

precisa usar remédio(s) para diabete?) OU I70 (O(A) Sr.(a) precisa usar remédio (s) para problema dos nervos?), FAÇA O QUADRO ABAIXO SOBRE MEDICAÇÃO DE USO

CONTÍNUO.

SE O(A) ENTREVISTADO(A) RESPONDEU NÃO OU IGN PARA AS QUESTÕES I46, I58 E I70 (todas), OU ESTAS QUESTÕES DEIXARAM DE SER APLICADAS DEVIDO A UM PULO ANTERIOR NAS QUESTÕES (I38, I50 E I62) PULE PARA A PRÓXIMA INSTRUÇÃO. Neste caso, especificamente, não é necessário codificar o quadro sobre medicação de uso contínuo, somente passar um traço na diagonal.

(15)

Agora eu gostaria de saber o nome do(s) remédio(s) que o(a) Sr.(a) precisa utilizar continuamente por indicação médica, isto é, precisa usar todos os dias (ou quase todos) sem data para parar:

Esta frase introdutória deve ser lida calmamente. Ela é fundamental para o entrevistado entender que todo e qualquer produto que ele/a precise utilizar continuamente por indicação médica, para prevenir, tratar ou curar alguma doença ou estado de saúde, deve ser relatado.

A medicação de uso contínuo compreende aqueles medicamentos utilizados para tratamento de doenças crônicas ou incuráveis como por exemplo: remédio para pressão, diabete, depressão, coração, algumas doenças neurológicas e psiquiátricas.

Não se enquadram como remédios de uso contínuo os medicamentos usados para resolver um problema de saúde momentâneo (uso eventual / doença aguda ou passageira), ligado a uma doença aguda. Exemplo: remédio para dor, febre, cólica, enjôo, infecção, conjuntivite, gripe.

Também não se enquadram neste tipo de uso os medicamentos para tratamentos um pouco mas prolongados mas que deixarão de ser usados quando a doença tiver fim (tempo limitado). Exemplo: infecções prolongadas, micoses, alergias, vitaminas, moderador do apetite.

Por fim, também não se enquadram, aqueles que estão sempre com a pessoa, para sintomas de problemas crônicos, mas que só são usados eventualmente. Exemplo: bombinha para falta de ar usada eventualmente por asmáticos; remédio sublingual usado só para uma emergência de problemas do coração; antiinflamatório usado por pessoas com reumatismo, mas só quando sentem dor.

As respostas das questões I74 até I79 são respondidas no quadro. Cada remédio deve ser colocado numa linha e as respostas que se referem a este remédio na mesma linha ao lado. Tem espaço para 5 remédios. Se precisar de mais, preencher uma ou mais folhas extra correspondente a este quadro.

I74. Qual o nome do(s) remédio(s)?

Escrever com letra de forma o(s) nome(s) de todos os medicamentos que o(a) entrevistado (a) relatar que PRECISA USAR CONTINUAMENTE, independente do(a) entrevistado(a) ter usado.

(Peça para ver a receita e registre o(s) nome(s) do(s) remédio(s), mesmo que a pessoa não tenha usado ou tenha parado de usar. Caso o(a) entrevistado(a) use o remédio, peça para ver a embalagem ou bula e confira se está prescrito na receita assinalando para qual doença foi prescrito. Assinale qual a forma utilizada para o registro do remédio e faça as outras pergunta do quadro).

Orientações gerais para o preenchimento do quadro

Em primeiro lugar, completa-se a primeira coluna com o(s) nome(s) do(s) remédio(s) que o(a) entrevistado(a) trouxer a receita e/ou a embalagem (caixa,vidro, frasco, ampola, cartela) e/ou a bula e/ou apenas referir, isto é, todos os remédios que o(a) entrevistado(a) relatar que precisa usar continuamente, mesmo que não tenha usado ou tenha parado de usar.

Cada remédio deve ser anotado em uma linha diferente. A letra deve ser legível e de forma (MAIÚSCULA) e NÃO se deve usar acentuação nem abreviatura.

(16)

receita, embalagem ou bula.

Se o(a) entrevistado(a) não lembrar o nome do remédio mas souber informar para que doença ele/a precisa tomar, escrever (com letra legível) IGNORADO no nome do medicamento e tomar as informações correspondentes a esse remédio no quadro de medicamentos.

Obs.: RECEITA=PRESCRIÇÀO=INDICAÇÃO

Considerar todo tipo de medicamento de uso contínuo por indicação médica. Anotar também os produtos naturais, homeopatia, fórmulas feitas em farmácia de manipulação, etc. Se for uma fórmula, anotar no espaço do nome do remédio apenas FÖRMULA e anotar atrás da folha com o quadro correspondente, a fórmula detalhada.

Muitas vezes o médico coloca na receita várias alternativas de um mesmo remédio (não são prescrições diferentes), neste caso, anotar apenas o nome do medicamento que foi ou está sendo usado. Caso não tenha sido usado nenhum, anote aquele que o(a) entrevistado(a) referir que foi indicado preferencialmente.

Na dúvida de um item referido ser medicamento ou não, anote.

Algumas vezes o nome do medicamento apresentado (receita, embalagem ou bula) poderá ser diferente daquele que havia sido apenas citado pelo(a) entrevistado(a). Neste caso dar prioridade para o nome que consta na apresentação da receita, embalagem ou bula, substituindo o nome citado anteriormente (nome inteiro do medicamento, sem abreviaturas, sem usar acentuação e em letra de forma).

Deve-se registrar o nome químico e não o nome comercial, portanto isto exige que se olhe o nome do medicamento que está escrito em letras menores na embalagem ou bula. Se o entrevistado(a) não apresentar a embalagem ou bula e na prescrição constar somente nome comercial ou genérico, preencher o espaço em branco com o nome que consta na receita, para posterior conferência do responsável.

No caso do(a) entrevistado(a) relatar que precisa usar mais que cinco medicamentos, usar uma ou mais folhas extra. Neste caso, cada nome de medicamento da folha extra deverá ser acrescido de um número seqüencial que o identifique (iniciando por 6). A(s) folha (s) extra(s) deverá (ão) ser colocada(s) dentro do questionário logo após a folha do quadro que faz parte do mesmo (dobrar o canto superior esquerdo para a folha se encaixar nas demais).

Se a resposta for "'não sabe" ou "'não lembra", isto é, a pessoa não sabe informar, dar um tempo para tentar se lembrar ou procurar a receita, embalagem ou bula do remédio.

Quando a pessoa já tiver acabado de relatar o que precisa usar, perguntar se ela precisa usar mais algum remédio que ela não tenha a receita no momento ou por algum motivo não esteja usando ou tenha deixado de usar e já tenha eliminado a embalagem. Se citar mais algum, proceda conforme a instrução acima da pergunta I74. É comum acontecer complementação da lista no decorrer da entrevista. Se sobrarem espaços de preenchimento no quadro, passar uma linha na diagonal dos espaços destinados ao nome dos remédios.

(17)

I75. 0(a) <remédio> é para que doença ou problema de saúde?

Assinalar o que for relatado pelo entrevistado sobre motivo do uso para doença ou problema de saúde. Não interessa detalhes, apenas o uso principal do remédio que está sendo questionado. Esta pergunta deve ser feita individualmente para cada medicamento citado, sendo a sua resposta assinalada ao lado do código ACEMEDO __ __ correspondente.

A palavra <remédio> deve ser substituída pelo nome do remédio registrado. Se o(a) entrevistado(a) não relatar Hipertensão (pressão alta), Diabete (açúcar no sangue) ou Nervos (problema de nervos), lembre que ele/a respondeu que precisava usar remédio para pelo menos um destes problemas de saúde que necessitam de medicação de uso contínuo, nas questões I38, I50 ou I62 e pergunte qual o nome deste remédio. Se o(a) entrevistado(a) relatar outro problema de saúde, escrever o que for dito no quadro correspondente da codificação, acima do código (com letra legível). A opção outro é indicada para qualquer resposta que não se encaixe nas alternativas propostas ou deixe dúvidas.

I76. <registro do remédio>

Esta questão deve ser apenas assinalada, conforme a fonte de informação para o registro do medicamento: informado, receita, embalagem, bula, receita e embalagem e receita diferente da embalagem.

A opção (0) Informado, deve ser assinalada SOMENTE se a pessoa não possuir a receita, embalagem ou bula.

Dar prioridade para a informação da receita, se esta estiver disponível e o(a) entrevistado(a) relatar que precisa usar o remédio, mas não trouxer a embalagem, ou seja, se o entrevistado somente informar e mostrar a receita do remédio relatado, marcar (1) Receita, no registro do remédio. Caso o(a) entrevistado(a) use o remédio, peça para ver a embalagem e confira se está na receita apresentada, verificando se o nome anotado está correto. Por embalagem entende-se a caixa, cartela, vidro, frasco, ampola. Se o entrevistado(a) tiver a embalagem, dar preferência para a caixa, pois traz informações mais completas.

Se a embalagem apresentada constar na receita, marcar a opção (4) Receita e embalagem.

Se a embalagem apresentada não constar na receita ou for diferente do que está prescrito, e o(a) entrevistado(a) afirmar que usa o medicamento por indicação médica, registrar no espaço para o nome do medicamento o que consta na embalagem apresentada e assinalar a opção (5) Receita diferente da embalagem. Neste caso registre com letra legível no quadro correspondente da codificação, acima do código, o nome que consta na receita.

As opções (2) Embalagem ou (3) Bula, devem ser assinaladas quando for esta a única maneira que o(a) entrevistado(a) dispõem para comprovar que precisa usar o remédio. No caso de apresentar a embalagem e bula correspondente, assinalar (2) Embalagem. Se forem diferentes, perguntar qual foi indicado pelo médico e registrar o remédio informado.

I77. No último mês o(a) Sr.(a) deixou de usar o (a) <remédio> que precisava?

(0) NãoÆI78

(1) SimÆI79 (8) NSA

(18)

em saber se as pessoas deixaram de usar o remédio no último mês por não ter tido ACESSO ao medicamento.

Se a pessoa tinha o medicamento que precisava, mas deixou de usar porque estava fazendo mal ou porque não quis usar ou esqueceu, também será considerado. Se a pessoa começou um tratamento mas não o completou por algum motivo, também será considerado um caso de ter deixado de usar um medicamento que precisava, mesmo sendo um remédio de uso contínuo que parou porque acabou e não pôde comprar.

Se a resposta for NÃO, marque 0 e faça a próxima questão. Se a resposta for SIM, PULE PARA A QUESTÃO I79.

I78. O(a) Sr.(a) conseguiu o(a) <remédio> de graça?

Deseja-se saber como o(a) entrevistado(a) conseguiu o remédio. Se o(a) entrevistado(a) pagou pelo remédio, codifique com (0). Se conseguiu gratuitamente parte de um modo e parte de outro, codifique com (5) e ENCERRE O QUADRO PASSANDO UMA LINHA DIAGONAL NO RESTANTE DO QUADRO QUE NÃO FOI PREENCHIDO.

I79. Porque não usou o(a) <remédio>?

Se o(a) entrevistado(a) deixou de usar o remédio que precisava, deseja-se saber qual foi o motivo. Se o(a) entrevistado(a) iniciou o tratamento e deixou de usar porque estava fazendo mal ou porque não quis tomar, marque (0). Se demorou para ir retirar o remédio e a receita venceu, marque (4). Se não for alguma das alternativas propostas, marque (5) Outro motivo.

Ao finalizar o preenchimento do quadro, perguntar se o(a) entrevistado(a) não precisou usar mais algum remédio além dos já citados. Se lembrar de mais algum, incluí-lo(s) e fazer as questões do quadro. Passar uma linha diagonal no restante do quadro que não foi preenchido.

Após encerrar o quadro, contar quantos itens de remédios foram citados, incluindo o(s) da(s) folha(s) extra, se for o caso, e registrar o número no espaço para o número total de medicamentos relatados, após o quadro: "NÚMERO TOTAL DE REMÉDIOS RELATADOS __ __". Se o número de remédios relatados tiver apenas um dígito, colocar o zero na frente. Ex: se for apenas um, registrar 01 e passar uma linha diagonal no restante do quadro. Se nenhum medicamento foi citado, preencher com 00.

AGORA FALAREMOS SOBRE SUA ÚLTIMA CONSULTA AO MÉDICO E REMÉDIOS QUE FORAM RECEITADOS EXCLUINDO AQUELES DE USO CONTÍNUO QUE SÃO PRESCRITOS PARA PRESSÃO ALTA, DIABETES OU PARA OS NERVOS.

I80. Desde <30 dias atrás> o(a) Sra.(a) consultou com médico no <Posto de Saúde da

abrangência> por qualquer problema de saúde?

A questão visa saber se o(a) entrevistado(a) consultou no Posto de Saúde de Abrangência nos últimos 30 dias. Você deve enfatizar o período de tempo e o local da consulta. Você deverá substituir <30 DIAS ATRÁS > pelo mês correspondente a 1 mês anterior a data da realização da entrevista. O <Posto de Saúde de Abrangência> deverá ser substituído em todas as questões pelo nome do Posto de Abrangência especificado no início do questionário em “Unidade Básica de Saúde” (I3). Ex: se a entrevista está sendo realizada no dia 10 do mês de março, a pergunta deverá ser feita da seguinte forma. Desde “10 de fevereiro deste ano” o(a) Sr (a) consultou com médico no

(19)

Posto XX por qualquer problema de saúde?. Será considerada apenas a consulta médica e não os outros procedimentos realizados com algum profissional de saúde do Posto de Abrangência. Se o(a) entrevistado(a) não consultou no Posto de Saúde de Abrangência nos últimos 30 dias, codifique com 00. Se a resposta for “sim”, pergunte quantas vezes e anote o número de vezes que o entrevistado consultou no Posto de Saúde de Abrangência nos últimos 30 dias, codificando ao lado. Se foram realizadas menos de 10 consultas, codifique com zero na frente. Se o entrevistado não lembra ou não sabe informar codifique com (99) IGN e faça a próxima questão.

I81. Desde <30 dias atrás> onde o(a) Sr(a) consultou na sua última consulta médica por qualquer problema de saúde?

Você deve enfatizar o período de tempo ressaltando que a consulta médica deve ser referente àquela última realizada. Deverá ser considerada apenas a consulta médica e não procedimentos realizados em serviços de saúde por outros profissionais. Deve-se assinalar com o número correspondente ao local em que a pessoa referir ter consultado pela última vez nos últimos 30 dias:

(00) Não consultou nos últimos 30 dias: se o(a) entrevistado(a) não consultou em lugar algum nos

últimos 30 dias, PULE PARA A PRÓXIMA INSTRUÇÃO e codifique as questões referentes a este assunto com 8, 88, 888 NSA, na coluna da direita e no quadro, conforme os dígitos correspondentes a cada questão;

(01) Posto de Saúde de Abrangência: especificado no início do questionário em “Unidade Básica

de Saúde” (I3)

(02) Outro Posto de Saúde: refere-se a outra Unidade Básica de Saúde que não o Posto de Saúde

da abrangência;

(03) Pronto-Socorro: refere-se ao Pronto-Socorro Municipal;

(04) Ambulatório do hospital: refere-se ao atendimento de ambulatório (consultas), em qualquer

hospital da cidade; Faculdade: refere-se ao atendimento público prestado por uma Faculdade de Medicina de uma universidade da cidade; Sindicato ou empresa: consulta em serviço disponibilizado por empresa ou sindicato da categoria profissional;

(05) Consultório Médico por Convênio ou Plano de saúde: refere-se a consulta com médico

através de algum plano ou convênio de saúde (Unimed, Pias, Saúde Maior,etc.). Este item inclui os Pronto-atendimentos dos convênios;

(06) Consultório Médico particular: refere-se à consulta paga ao médico sem convênio ou plano

de saúde algum;

(07) CAPS (Centro de Atenção Psicossocial): inclui atendimentos para pacientes portadores de

patologias mentais/psiquiátricas.

(08) Outro: local não contemplado nas alternativas acima.

Se o(a) entrevistado(a) não lembra ou não sabe informar, codifique com (99) IGN e PULE PARA A PRÓXIMA INSTRUÇÃO.

I82. Qual a especialidade do médico com quem o(a) Sr.(a) consultou na sua última consulta médica nos últimos 30 dias?

Você deve enfatizar o período de tempo e que a questão refere-se a última consulta médica realizada nos últimos 30 dias, mesmo que o(a) entrevistado(a) tenha consultado mais de uma vez no último mês. Leia a questão. Se necessário leia as alternativas, exceto as opções (8) NSA “não se aplica” e (9) IGN “ignorado”. Marcar a opção referida pelo(a) entrevistado(a). Caso tenha consultado com outro especialista, anotar o nome da especialidade.

(20)

I83. Há quanto tempo foi sua última consulta médica nos últimos 30 dias? __ __ dias

O objetivo da questão é saber há quantos DIAS ocorreu a última consulta médica desde 30 dias atrás. Se o(a) entrevistado(a) referir que consultou no mesmo dia da entrevista, codifique com 00; no dia anterior, codifique com 01 e os demais dias, sucessivamente. Se o(a) entrevistado(a) não lembra ou não sabe informar, dar um tempo para a pessoa tentar se lembrar e estimular a memória situando a pessoa em cada semana do último mês. Se realmente a resposta for ignorada, codifique com (99) IGN.

I84. O médico lhe receitou algum remédio na sua última consulta médica nos últimos 30 dias?

(excluindo aqueles de uso contínuo que são prescritos para pressão alta, diabetes ou para os nervos).

Deseja-se saber se o médico prescreveu algum remédio na consulta abordada na pergunta I91. Considerar remédio, todo tipo de medicamento (EXCLUINDO AQUELES DE USO CONTÍNUO), prescrito pelo médico para seu paciente, em que este deve procurar fazer uso.Mesmo coisas muito simples como um comprimido de analgésico para dor de cabeça, prescrito na última consulta médica nos últimos 30 dias, deve ser considerado. Anotar também os produtos naturais, homeopatia, fórmulas feitas em farmácia de manipulação, florais, vitaminas, etc. Não esqueça que anticoncepcional também é remédio mas NÃO deve ser considerado.

Se a resposta for não, dar um tempo para a pessoa tentar se lembrar e estimular a memória com possíveis episódios freqüentes, como um remédio receitado para gripe, para dor de cabeça, remédios para má digestão, para emagrecer etc.

Se realmente a resposta for “NÃO” ou “IGN”, isto é, a pessoa não sabe informar ou não lembra, passar uma linha diagonal em todo o quadro e PULAR PARA A PRÓXIMA INSTRUÇÃO APÓS O QUADRO.

Se a resposta for “SIM”, parte-se para as perguntas do quadro.

Agora eu gostaria de saber o nome do(s) remédio(s) receitado(s) na sua última consulta médica nos últimos 30 dias?

Esta frase introdutória deve ser lida calmamente. Ela é fundamental para o entrevistado entender que todo e qualquer produto que foi receitado na sua última consulta médica nos últimos 30 dias, para prevenir, tratar ou curar alguma doença ou estado de saúde, deve ser relatado.

As respostas das questões I85 até I90 são respondidas no quadro. Cada remédio deve ser colocado numa linha e as respostas que se referem a este remédio na mesma linha ao lado. Tem espaço para 5 remédios. Se precisar de mais, preencher uma ou mais folhas extra correspondente a este quadro.

I85. Qual o nome do(s) remédio(s) receitado(s)?

Escrever com letra de forma o(s) nome(s) de todos os medicamentos (EXCLUINDO AQUELES DE USO CONTÍNUO), que foram prescritos na última consulta médica desde 30 dias atrás, independente do(a) entrevistado(a) ter usado.

(Peça para ver a receita e registre o(s) nome(s) do(s) remédio(s) receitado(s), mesmo que a pessoa não tenha usado ou tenha parado de usar. Caso o(a) entrevistado(a) tome o remédio, peça para ver a embalagem ou bula e confira se está prescrito na receita, assinalando para qual doença foi prescrito. Assinale qual a forma utilizada para o registro do remédio e faça as outras perguntas do quadro).

(21)

Orientações gerais para o preenchimento do quadro

Em primeiro lugar, completa-se a primeira coluna com o(s) nome(s) do(s) remédio(s) que o(a) entrevistado(a) trouxer a receita e/ou a embalagem (caixa, vidro, frasco, ampola, cartela) e/ou a bula e/ou apenas referir, isto é, todos os remédios que o(a) entrevistado(a) relatar que foram receitados na sua última consulta médica nos últimos 30 dias, mesmo que não tenha usado ou tenha parado de usar.

Cada remédio deve ser anotado em uma linha diferente. A letra deve ser legível e de forma (MAIÚSCULA) e NÃO se deve usar acentuação nem abreviatura.

O nome do medicamento deve ser anotado como relatado pelo(a) entrevistado(a) se não houver receita, embalagem ou bula.

Se o(a) entrevistado(a) não lembrar o nome do remédio mas souber informar para que doença foi receitado, escrever (com letra legível) IGNORADO no nome do medicamento e tomar as informações correspondentes a esse remédio no quadro de medicamentos.

Obs.: RECEITA=PRESCRIÇÀO=INDICAÇÃO

Considerar todo tipo de medicamento por indicação médica. Anotar também os produtos naturais, homeopatia, fórmulas feitas em farmácia de manipulação, florais, vitaminas, etc. Se for uma fórmula, anotar no espaço do nome do remédio apenas FÖRMULA e anotar atrás da folha com o quadro correspondente, a fórmula detalhada.

Muitas vezes o médico coloca na receita várias alternativas de um mesmo remédio (não são prescrições diferentes), neste caso, anotar apenas o nome do medicamento que foi ou está sendo usado. Caso não tenha sido usado nenhum, anote aquele que o(a) entrevistado(a) referir que foi indicado preferencialmente.

Na dúvida de um item referido ser medicamento ou não, anote. Não esqueça que anticoncepcional também é remédio, mas não deve ser considerado.

Algumas vezes o nome do medicamento apresentado (receita, embalagem ou bula) poderá ser diferente daquele que havia sido apenas citado pelo(a) entrevistado(a). Neste caso dar prioridade para o nome que consta na apresentação da receita, embalagem ou bula, substituindo o nome citado anteriormente (nome inteiro do medicamento, sem abreviaturas, sem usar acentuação e em letra de forma).

Deve-se registrar o nome químico e não o nome comercial, portanto isto exige que se olhe o nome do medicamento que está escrito em letras menores na embalagem ou bula. Se o entrevistado(a) não apresentar a embalagem ou bula e na prescrição constar somente nome comercial ou genérico, preencher o espaço em branco com o nome que consta na receita, para posterior conferência do responsável.

No caso do(a) entrevistado(a) relatar que foram receitados mais que cinco medicamentos, usar uma ou mais folhas extra. Neste caso, cada nome de medicamento da folha extra deverá ser acrescido de um número seqüencial que o identifique (iniciando por 6). A(s) folha (s) extra(s) deverá (ão) ser colocada(s) dentro do questionário logo após a folha do quadro que faz parte do mesmo (dobrar o canto superior esquerdo para a folha se encaixar nas demais).

(22)

Se a resposta for "'não sabe" ou "'não lembra", isto é, a pessoa não sabe informar, dar um tempo para tentar se lembrar ou procurar a receita, embalagem ou bula do remédio.

Quando a pessoa já tiver acabado de relatar o que foi receitado na sua última consulta médica nos últimos 30 dias, perguntar se não foi receitado mais algum remédio que ela não tenha a receita no momento ou por algum motivo não esteja usando, tenha parado ou deixado de usar e já tenha eliminado a embalagem. Se citar mais algum, proceda conforme a instrução acima da pergunta A83. É comum acontecer complementação da lista no decorrer da entrevista. Se sobrarem espaços de preenchimento no quadro, passar uma linha na diagonal dos espaços destinados ao nome dos remédios.

Depois de preenchida a primeira coluna, aplica-se a questão abaixo:

I86. O(A) <remédio> é para que doença ou problema de saúde?

Esta pergunta deve ser feita individualmente para cada medicamento citado.

Especificamente nesta questão, o código da doença não será preenchido pelo supervisor. O espaço para código abaixo do nome da doença, AMEDO __ __ __ respectivo, será preenchido por mim (Vera), quando a doença for citada.

A palavra <remédio> deve ser substituída pelo nome do remédio registrado. Marcar o que for relatado pelo entrevistado sobre para qual doença ou problema de saúde o remédio foi prescrito. Não interessa detalhes, apenas o uso principal do remédio que está sendo questionado. Escrever o que o entrevistado respondeu no quadro correspondente da codificação, acima do código (com letra legível). NÃO CODIFICAR.

I87. <registro do remédio>:

Esta questão deve ser apenas assinalada conforme a fonte de informação para o registro do medicamento: informado, receita, embalagem, bula, receita e embalagem e receita diferente da embalagem.

A opção (0) Informado, deve ser assinalada SOMENTE se a pessoa não possuir a receita, embalagem ou bula.

Dar prioridade para a informação da receita, se esta estiver disponível e o(a) entrevistado(a) não trouxer a embalagem, ou seja, se o entrevistado somente informar e mostrar a receita do remédio relatado, marcar (1) Receita, no registro do remédio.

Caso o(a) entrevistado(a) use o remédio, peça para ver a embalagem e confira se está na receita apresentada, verificando se o nome anotado está correto. Por embalagem entende-se a caixa, cartela, vidro, frasco, ampola. Se o entrevistado(a) tiver a embalagem, dar preferência para a caixa, pois traz informações mais completas.

Se a embalagem apresentada constar na receita, marcar a opção (4) Receita e embalagem.

Se a embalagem apresentada não constar na receita ou for diferente do que está prescrito, e o(a) entrevistado(a) afirmar que usa o medicamento por indicação do médico em sua última consulta nos últimos 30 dias, registrar no espaço para o nome do medicamento o que consta na embalagem apresentada e assinalar a opção (5) Receita diferente da embalagem. Neste caso registre com letra legível no quadro correspondente da codificação, acima do código, o nome que consta na receita. As opções (2) Embalagem ou (3) Bula, devem ser assinaladas quando for esta a única maneira que o(a) entrevistado(a) dispõem para comprovar que o remédio foi receitado na sua última consulta nos últimos 30 dias. No caso de apresentar a embalagem e bula correspondente, assinalar (2)

(23)

Embalagem. Se forem diferentes, perguntar qual foi indicado pelo médico e registrar o remédio informado.

I88. O(A) Sr.(a) deixou de usar o <remédio> que precisava?

(0) NãoÆI89

(1) SimÆI90 (8) NSA

A palavra <remédio> deve ser substituída pelo nome do remédio registrado. Estamos interessados em saber se as pessoas deixaram de usar o remédio por não ter tido ACESSO ao medicamento. Se a pessoa tinha o medicamento receitado mas deixou de usar porque estava fazendo mal ou porque não quis usar ou esqueceu, também será considerado. Se a pessoa começou um tratamento mas não o completou porque acabou e não pôde comprar ou por algum outro motivo, também será considerado um caso de ter deixado de usar um medicamento que foi receitado. Nestes casos marque (1) SIM.

Se a pessoa usa ou usou e não está usando mais porque já completou o tratamento receitado, ou seja, usou mas não precisa usar mais, marque (0) NÃO. Estimule a pessoa a lembrar.

Se a resposta for NÃO, marque 0 e faça a próxima questão. Se a resposta for SIM, PULE PARA A QUESTÃO I90.

Se o(a) entrevistado(a) não lembra ou não sabe informar, dar um tempo para a pessoa tentar se lembrar e estimular a memória situando a pessoa em cada semana do último mês. Se realmente a resposta for ignorada, codifique com (99) IGN E ENCERRE O QUADRO PASSANDO UMA LINHA DIAGONAL NO RESTANTE DO QUADRO QUE NÃO FOI PREENCHIDO.

I89. O(A) Sr.(a) conseguiu o(a) <remédio> de graça?

Deseja-se saber como o(a) entrevistado(a) conseguiu o remédio. Se o(a) entrevistado(a) pagou pelo remédio, codifique com (0). Se conseguiu parte de um modo e parte de outro, codifique com (5) e ENCERRE O QUADRO PASSANDO UMA LINHA DIAGONAL NO RESTANTE DO QUADRO QUE NÃO FOI PREENCHIDO.

I90. Porque não usou o(a) <remédio>?

Se o(a) entrevistado(a) deixou de usar o remédio receitado pelo médico na última consulta dos últimos 30 dias, deseja-se saber qual foi o motivo.

Se o(a) entrevistado(a) iniciou o tratamento e deixou de usar porque estava fazendo mal ou porque não quis tomar, marque (0). Se demorou para ir retirar o remédio e a receita venceu, marque (4). Ao finalizar o preenchimento do quadro, perguntar se foi receitado mais algum remédio além dos já citados. Se lembrar de mais algum, incluí-lo(s) e fazer as questões do quadro. Passar uma linha diagonal no restante do quadro que não foi preenchido.

Após encerrar o quadro, contar quantos itens de remédios foram citados, incluindo o(s) da(s) folha(s) extra, se for o caso, e registrar o número no espaço para o número total de medicamentos relatados, após o quadro: "NÚMERO TOTAL DE REMÉDIOS RELATADOS __ __". Se o número de remédios relatados tiver apenas um dígito, colocar o zero na frente. Ex: se for apenas um, registrar 01 e passar uma linha diagonal no restante do quadro. Se nenhum medicamento foi citado, preencher com 00.

(24)

Agora vamos falar sobre sentimentos

I91. Por favor, responda as questões seguintes, conforme o(a) Sr(a) tem se sentido no último mês

As questões abaixo deverão ser respondidas com SIM ou NÂO. Se o entrevistado ficar em dúvida pergunte novamente, ressaltando que último mês significa 30 dias antes do dia em que está sendo realizada a entrevista e que esses sentimentos se referem ao que ele apresenta na maioria dos dias. I91.O(A) Sr.(a) está basicamente satisfeito com sua vida?

I92. O(A) Sr.(a) deixou muitos de seus interesses e atividades? I93. O(A) Sr.(a) sente que sua vida está vazia?

I94. O(A) Sr.(a) se aborrece com freqüência?

I95. O(A) Sr.(a) se sente de bom humor a maior parte do tempo? I96. O(A) Sr.(a) tem medo que algum mal vá lhe acontecer? I97. O(A) Sr.(a) se sente feliz a maior parte do tempo? I98. O(A) Sr.(a) sente que sua situação não tem saída?

I99. O(A) Sr.(a) prefere ficar em casa a sair e fazer coisas novas?

I100. O(A) Sr.(a) se sente com mais problemas de memória que a maioria? I101. O(A) Sr.(a) acha maravilhoso estar vivo?

I102. O(A) Sr.(a) se sente um inútil nas atuais circunstâncias? I103. O(A) Sr.(a) se sente cheio de energia?

I104. O(A) Sr.(a) acha que sua situação é sem esperanças?

I105. O(A) Sr.(a) sente que a maioria das pessoas está melhor que você?

AGORA VAMOS FALAR SOBRE EXERCÍCIOS

Se o Sr.(a) consultou mais de uma vez no Posto de Saúde, responda as questões I106 e I107 Se o Sr.(a) só consultou uma vez, pule a questão I106 e responda a questão I107

I106. Alguma vez na vida em uma consulta no <Posto de Saúde de Abrangência>, algum médico lhe disse que o(a) Sr.(a) deveria fazer exercícios para melhorar a sua saúde?

Visa saber se houve orientação médica do <Posto de Saúde de Abrangência> para a realização de exercícios físicos como parte do tratamento recomendado, alguma vez na vida. Marque a opção correspondente ao referido pelo entrevistado.

SE SIM

Há quanto tempo foi essa consulta ____ anos __ __ meses (codificar em meses)

O objetivo é saber o tempo decorrido desde a consulta em que o entrevistado(a) recebeu orientação de realizar exercícios físicos até o dia da entrevista. Anotar em anos e meses e, posteriormente transformar em meses para, dessa maneira, codificar na coluna da direita.

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

A Capital concentra 59% das MPEs do segmento &#34;Serviços de assessoria às empresas&#34;, 58% das Agências de Viagens, 55% das Imobiliárias, 43% das MPEs relacionadas às Atividades

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento