• Nenhum resultado encontrado

Claviculas de Salomao-Pio Macael

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Claviculas de Salomao-Pio Macael"

Copied!
55
0
0

Texto

(1)

AS CLAVICULAS DE SALOMÃO ASTROTAROLOGIA

CABALISTICA

(2)

Prefácio

Depois de dez anos de pesquisa e até a presente data não achei uma edição do Tarô onde se estudem os comparativos entre os trabalhos dos grandes mestres da matéria. Desde o principio do trabalho considere que as explicações das diversas teorias tinham que se fundamentar da mesma forma como feito um teorema, isto é teses e

demonstração.

Minha formação acadêmica nitidamente técnica me levou a usar um raciocínio matemático e consequentemente analítico, a minha evolução espiritual me levou a informar o não explicável, mas entendível no mas profundo do coração.

Este trabalho me proporcionou descobrimentos incríveis, e encontros com entes e pessoas maravilhosas tanto no Uruguai, Brasil e Argentina, como assim também por Espanha, França e Itália onde de uma maneira mágica me foi entregue iniciações chaves do conhecimento esotérico.

(3)

(pseudônimo me outorgado e usado neste manual), descoberta que muda e revê as demonstrações dos grandes mestres, Vladimiro Lorenz (circulo da Rosa +Cruz) – abade Afonso Luiz Constant (Eliphas Levil) – Favre D´Oliver – Lacuria Geraard Encauuse (Papus) – Stanistas de Guaita – Lenain – Mc Gregor Matthers – Dion Fortune Mouni Sadhu e tantos outros.

Esta evolução nos conceitos por muito tempo arrastou erros de interpretação, no só pelas dificuldades idiomáticas, se não também pelas enormes distancias geográficas e também pelas inúmeras influências religiosas temporárias que deturparam muitos legados antigos entre eles o LIVRO DA CRIAÇÂO ( SEPHER YEZIRAH ) Esta substancial mudança sobre as sete letras duplas do alfabeto hebraico e seus derivados astrológicos. Seus sete planetas sagrados, casa dos sete Logos, dons do Espírito Santo demonstram cabalmente o dono do tempo (SANCTUS SANCTORUM) um de espírito de dez de matéria.

As clavículas de Salomão

As clavículas de Salomão são a chave geral das artes mágicas e de todos os antigos dogmas religiosos, a chave da Cabala e das Escrituras Sagradas. O uso desta chave só era conhecida pelos sumos sacerdotes da antiguidade, esta chave é um alfabeto hieroglífico e numeral que concentra uma série de idéias divinas, gerais e absolutas.

A linguagem sagrada, que nos dias de hoje se conhece por hebraico, é nem mais nem menos que uma língua aramaica, a língua que Jesus Cristo falava.

Salomão havia representado esse alfabeto por setenta e dois nomes escritos em trinta e seis talismãs e é o que os iniciados do Oriente denominam ainda de as pequenas chaves ou clavículas de Salomão

Se considerarmos esse alfabeto por setenta e dois nomes escritos e cada nome e representado por seus respetivos arcano maiores e menores, sendo que cada um destes pertence a uma letra, e se combinássemos todas elas, teríamos 231 portas ou

combinações ( Merkabah) ; as quais cabalisticamente se aproximaram de uma compreensão do universo ou macrocosmos, para o microcosmos.

Os elementos do mundo são os Arcanos Menores, em conseqüência disto toda a criação procede de um único nome.

As vinte e duas letras do alphabeto hebreo são constituídas por três mães, sete duplas e doze simples.

*As três mães são os fundamentos que representam “o prato do merecimento “, “o prato da culpabilidade” e “ a balança da lei “, elas são Aleph que domina sobre o espírito, Mem que domina sobre a água e Schin que reina sobre o fogo.

*As sete duplas que são reduzidas em seus opostos pela permutação de suas letras criando a vida e a morte, a paz e guerra, a ciência e ignorância, a riqueza e pobreza, a graça ou abominação, a felicidade ou esterilidade, a liberdade ou escravidão.

Elas são Beth que criou a Lua, Guimel que criou Marte, Daleth que criou o Sol, Kaf que criou a Venus , Phe que criou Mercúrio , Reish que crio Saturno e Tav que crio Jupiter. as doze simples ou astrologicas serão descritas em posteriores mencionamentos.

Na cabala entende-se que D´s cria todas as coisas com números, medidas e pesos, sendo, que cada número contém um verbo, mistério e tributo da divindade e da

(4)

produto do Senhor.

MERKABAH: Não significa apenas “carruagem” mas também “combinação” de letras o veículo divino que se manteve oculto durante muito tempo.

Todos os judeus religiosos acreditam que Deus criou a Tora antes de criar o próprio mundo e que o hebreu não era somente a linguagem original, se não que cada palavra deste idioma contem a essência da coisa que nomeia e que cada letra deste alfabeto, foi uma construção da Criação.

ARCANOS - são os anjos e arcanjos creadores de todas as coisas nas vinte duas dimensôes vivas , perfacemdo um so corpo na unidad do Senhor

O SIGNIFICADO DO ALFABETO HEBRAICO

Todas as 22 letras são consoantes, que dependendo de sua pronúncia e aspiração fonéticas poderão ser conjugadas como uma vogal.

Aleph não representa portanto uma vogal A e sim dependendo da pronúncia E-I-O-U. Exemplo é a letra Iod, onde o (i) é consoante (como mayo) "y" do espanhol.

Para indicar a vogal A agregam-se as letras certas sinais, chamados pontos massotéricos ou vocalísticos; escritos em baixo das letras. Existindo dois exceções ô, e , ù, exemplo vô que se destaca como um ponto em cima e para indicar ù, um ponto no meio. Quando o ponto se encontra dentro da letra esta é considerada repe

tida.

Cinco letras têm formas diferentes, quando no fim das palavras seus valores numéricos são 500-600-700-800-900. O significado vulgar para os nomes das letras hebraicas, derivam dos antigos hieróglifos do qual estas letras provem.

Importante é dizer que estes pontos foram introducidos seis séculos antes da era cristã o que numerologicamente altera sustancialmente o analises interpretativo, portanto o significado vulgar dos nomes das letras hebraicas; derivam dos antigos hieróglifos dos quais estas letras provem.

(5)

DALETH(porta), HE( xxx), VÔ (gancho), ZAIN(arma), HEITH(cinto),

TEITH(serpente), YOD(mão), KAF(palma da mão) , LAMED(aguilhão), MEN(água), NOUM9peixe), SAMECH(cobra), AYIN(olho), PHE(boca), TSARE(casa),

QEF(hospício), REICH(cabeça), SCHIN(dente), TAY(sinal).

Quanto ao significado cabalístico subtraído do mundo das idéias estas letras simbolizam e representam 3 sentidos, o material, o espiritual e o valor semântico (transformações sofridas no tempo) este alfabeto se subdivide, em três partes que designam: do ALEPH, ao IOD, o mundo angélico - da letra KAFJA a TSADEY as diferentes ordens de anjos que protegem o mundo material e da letra QEF a TAY o mundo dos elementos regidos pelo Espírito Santo.

Sendo todas as letras abençoadas pelo absoluto Ser dos Seres que na combinação do Verbo cria a alma e a vida de todos as criaturas e de todas as coisas deste mundo. Cada letra é governada por um anjo, o qual é um raio de um fluxo das virtudes do todo poderoso, quantidades de D´S, as letras formam as palavras. As palavras formam as orações e são os Anjos que designados pelas letras e reunidos nas palavras escritas e faladas,realizam as maravilhas que deslumbram os homens comuns.

Representação cabalistica nos tres sentidos:

1 - Homem - Principio - Causa

2 - Habitação - Ativo - Germe

(6)

4 - Divisivilidade - Natureza - Abundancia

5 - Sopro vital - Vida - Espirito

6 - Luz - Dualidade - Verbo

7 - Tendencia - Causa final - Indicação

8 - Trabalho - Ação moral - Equilibro

9 - Abrigo - Renovação - Arbitrio

10-Mando - Eternidade - Duração Material

11-Forma - Coesão - Vida passageira

12-Elevação - Instrução - Expansão

13-Mulher - Fecundidade - Pluradidade

14-Fruto - Filho - Suscetivilidade

15-Movimento circular - Renovação - Universo

(7)

17-Palavra - Ensino - Beleza

18-Proposito - Solução - Vontade

19-Compreenção - Dano - Lei

20-Cabeça - Psiquis - Movimento

21-Duração relativa - Transformação - Elementos

22-Reciprocidade - Fartura - Proteção

Cabala

Segundo alguns historiadores foi trazida aos judeus por Daniel que estuda na corte de Nabucodonzor, Babilônia ( próximo hoje de Tal Al Mugayyar no sul de Iraque e também por Esdras ( ver Bíblia ) que chegara a Palestina no tempo de Ciro Rei da Pérsia.

Outras histórias dizem que ainda se remonta a tempos anteriores ao progenitor do povo hebraico - Abraão, que nasceu na Babilônia, é que este teria tomado seu nome fonético dos antigos Brâmanes ( Ab-Ram, pai de Ram) Abraman que transmitiam as tradições sânscritas sagradas dos Vedas, para mais tarde leva-las ao Egito baixo o reinado de Hiksos (o Egipto fora conquistado por uma raça semítica pastoril vinda da Ásia, os Hiksos, que submeteram os nativos daquele país )

Dentre os profetas mais citados no Corão, Abraão é o reconstrutor da Caaba em Meca, e como propagador do monoteísmo original puro mais tarde aperfeiçoado pelo profeta Maomé .

Sem deixar de omitir a Moisés, que foi incumbido por D´s para fazer do povo de Israel uma nação, sendo aquele que estabelece na base do pacto religioso , em sua vida nacional. Este pacto determinou todo o futuro deste povo e de toda a humanidade (ver Pentateuco) Baixo este pacto a tradição oral faz parte das escolas teológicas, onde se estuda o número e o verbo, e durante séculos se fundamentarão nos ensinamentos relacionados com o espírito do texto sagrado.

(8)

As primeiras interpretações se formulavam sobre dois conjuntos de regra sociais e histórias; e a segunda a Talmudica, parte religiosa ou filosófica referente aos conhecimentos teóricos e práticos do acesso as relações Deus-Homem-Universo. A Cabala cristã nasceu com a reformulação da Síntese Primordial (chave perdida) restabelecida no culto dos antigos santuários que foram ocupados pela pregação de Jesus Cristo, sendo a tradição conservada por seus discípulos.

O livro hebreu de Mateus ensinava aos cristãos iniciados a doutrina esotérica secreta, sendo seu principal discípulo Paulo, mentor das epístolas ao Coríntios (Cap.II,6,7,8). Esta síntese é descrita no texto Joânico onde ele fala na “água viva” do batismo que substituiria o ritual da circuncisão e no “pão vivo”, que seria o corpo de Cristo, cordeiro de D´s imolado em substituição aos animais do culto oficial do judaísmo daquela época. (ver novo testamento, João). Como pode ser observado, na história da humanidade as religiões confirmam a unidade divina, onde todos os caminhos nos levam ao Senhor. Mais a Cabala não é só aprendida de mestre para discípulo ela também tem estágios na qual a doutrina é recebida através da projeção da própria consciência além do mundo físico para receber uma instrução direta transmitida de cima por um professor interno chamado “Maggia”, este guia e o instrutor celestial que opera desde o mundo superior. Este contato esotérico com a tradição viva (Yeshivot – escolas para o ensino da Torah e das leis judaicas, local onde se ensina os preceitos e mandamentos da religião judaica ), tambem saõ escolas astrais, onde o homem teim a posivilidade de conhecer as diversas áreas do insinamento universal.

O andar pela “Arvore da Vida” só pode ser feito devidamente instruído como indicado no GênesisI,3,22(então disse o Senhor D´s: Eis que o homem é como um de nós,

sabendo o bem e o mal; ora pois para que não estenda a sua mão, e tome também da “Arvore da vida”, e coma e viva eternamente).

Esta árvore era retratada freqüentemente nas esculturas Assírias representada entre dois Querubins (anjos também associados com o trono ou com o carro de Jeová, pelos judeus) algumas vezes como cabeças de águias, outras como cabeças de homens. Como não poderia deixar de ser o ensinamento secreto também foi transmitido aos grandes filósofos gregos Sócrates, Platão e Aristóteles, e a todos eles dado pela fonte original tomada por Pitágoras do Egito.

Posteriormente em Espanha encontram-se vivendo harmoniosamente durante mas de 600 anos os sábios das três principais religiões monoteístas: a Cristã, a Islâmica e a

Judaica . Foi neste período de grandeza histórica, que surgiu aos poucos uma nova

geração cabalística que contribuirão para aperfeiçoar e delinear de uma maneira simples o diagrama da Lei Divina ,porém de uma forma sutil, já que seria impossível descrever totalmente o mundo angélico. Este lugar de iluminismo teologico se fundamenta na antiga capital musulmana ( Granada ) cujos palacios, igrejas e sinagogas eram construidas com o mais puro marmore branco da região, onde se encontraban as

(9)

cavernas de Macael ( atual prov. de Almeria ), local dos primeiros cultos cabalisticos e terra de meus antepasados, Andalucia tournou-se fonte inspiradora e de estudo do Zohar ( Livro do Esplendor )

Al-Andalus (em árabe: سسسسسسس) foi o nome dado à Península Ibérica pelos seus conquistadores islâmicos do século VIII, tendo o nome sido utilizado para se referir à península independentemente do território politicamente controlado pelas forças islâmicas.

De início integrado na província norte-africana do império omíada, o Al-Andalus seria um emirado

(756–929) e posteriormente um califado independente do poder abássida (929–1031). Com a dissolução do califado em 1031, o território pulverizou-se em vários reinos Taifa.

Com a reconquista dos territórios pelos cristãos, descendentes dos godos, que se refugiaram na região das Astúrias, no norte da península, num processo que ficou designado historicamente por Reconquista, o nome Al-Andalus foi-se adequando ao cada vez menor território sob ocupação árabe-muçulmana, na metade sul da península, aproximadamente a mesma área da antiga província romana Hispânia Bética, cujas fronteiras foram progressivamente empurradas para sul, até à tomada de Granada pelos Reis Católicos.

A região ocidental da península era denominada Gharb Al-Andalus ("o ocidente do Al-Andalus") e incluía o actual território português. De uma maneira geral, o Gharb Al-Andalus foi uma região periférica em relação à vida económica, social e cultural do Al-Andalus.

ZOHAR: (livro do esplendor) livro guia, manual dos guias, escrito por Simeon Bar Yohai sábio do século II discípulo de Akiva, viveu 13 anos em uma caverna fugindo dos romanos, junto a seu filho Eleazar. Estudaram a Tora sob orientação do profeta Elias:Ele ensinou que todas as coisas observáveis neste mundo, eram refletidas em um mundo superior e que imagem ou coisa nenhuma existia

independentemente em qualquer plano da existência, já que aqueles que quiseram elevar a própria alma estariam-se comprometendo a elevar cada entidade automaticamente, todas elas criadas por Deus.

Este livro é fonte de doutrina e revelação com a mesma autoridade da Biblia e dos Salmos, foi encontrado em mãos de um judeu espanhol, por Isaac Luria (O Ari mestre dos mestres) Rabi Isaac Halevi Luria se tornou famoso como o "Ari", o leão sagrado; Ari representa as iniciais de "Ashkenazi Rabi Isaac". Como seu nome indica, sua família originalmente viveu na Alemanha, de onde foi para Jerusalém. Ele adquiriu conhecimento da Cabalá e devotou sua vida inteira ao seu estudo e disseminação. Ainda muito jovem ele começou as suas longas estadias na solidão do Rio Nilo. Durante sete longos anos ele viveu sozinho, imerso no estudo do Zôhar, a obra magna da Cabalá.

Estes aspectos divinos que são representados pela manifestação de D´s na existência, estão baseadas no relacionamento entre as dez esferas e uma não. Todas são uma grande unidade onde existe uma polaridade, descrita simbolicamente pela Misericórdia de D´s e Sua Severidade, formas ativa e passiva da “Inteligência” e da “Sabedoria” destas

(10)

As trinta e duas vias da sabedoria derivam da terceira esfera chamada Chochmah, e as cinqüenta portas da inteligência da segunda esfera, chamada Binah.

Portas pela qual o homem tem que passar para ter uma noção dos caminhos a percorrer em seu retorno ao Eu Sou...

Daniel - era adolescente quando Nabucodonosor invadiu a sua terra natal e o levou para a Babilônia Maome - Líder religioso árabe (570-8/6/632). Fundador do islamismo. Nasce em Meca, na atual Arábia Saudita, com o nome de Abulqasim Mohamed ibn Abdala ibn Abd al-Mutalib ibn Hashim. Segundo a doutrina islâmica, em 610 a.C. ele ouve a voz do Arcanjo Gabriel enquanto medita no Monte Hirã.

Caaba - é o local de adoração que Deus ordenou Abraão e Ismael construírem há aproximadamente

4000 anos atrás. A construção foi feita de pedra, a qual, muitos acreditam, foi o local original de um santuário estabelecido por Adão.Deus ordenou a Abraão a convocar toda a humanidade para visitar o local, e quando os peregrinos lá vão, dizem "Eis - nos aqui, ó Senhor!", em reposta à tal convocação.

Nabucodonzor - Ficou famoso pela conquista do Reino de Judá e pela destruição de Jerusalém e seu Templo em 587 a.C., além de suas monumentais construções na cidade da Babilónia: entre elas, os

Jardins Suspensos da Babilônia, que ficaram conhecidos como uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Esdras - é o nome de um personagem da tradição judaico-cristã que liderou o segundo grupo de retorno de israelitas que retornaram de Babilónia em 457 a.C. Descendente de Arão o primeiro sumo-sacerdote de Israel, Esdras era escriba (copista da lei de Moisés) entendido na lei de Moisés

Corão o Alcorão - (em árabe سسسسسس, al-qur’ān, "a recitação") é o livro sagrado do islamismo .Os muçulmanos podem se referir ao Alcorão usando um título que denota respeito, como Al-Karim ("o Nobre") ou Al-Azim ("o Magnífico").

Torá - (do hebraico הרָוֹתּ, significando instrução, apontamento, lei) é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh (também chamados de Hamisha Humshei Torah, הרות ישמוח השמח - as cinco partes da Torá) e que constituem o texto central do judaísmo. também conhecida a Torá como Pentateuco, que constitui os cinco primeiros livros da Bíblia cristã.

Bíblia - A palavra grega, em plural, deriva do grego bíblos ou bíblion (βίβλιον) que significa "rolo" ou "livro" conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". A Bíblia é uma coleção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão, que são o Cristianismo, o Judaismo e o Islamismo. São, por isso, conhecidas como as "religiões do Livro". É sinónimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus".Os livros bíblicos considerados canônicos pelas igrejas cristãs são ao todo 66 livros, sendo 39 livros no Antigo Testamento e 27 livros no Novo Testamento.

Abrão - O primeiro dos patriarcas de Israel, nascido em Ur, chefe de um clã arameu, na Caldéia, que emigrou para Canaã. Um dos personagens mais importantes das religiões judaica, islâmica e cristã Moises - (em hebraico, Moshe, השמ), profeta israelita da Bíblia Hebraica (conhecida entre os cristãos como Antigo Testamento), da Tribo de Levi. De acordo com a tradição judaico-cristã, Moisés foi o autor dos 5 primeiros livros do Antigo Testamento (veja também Pentateuco). É encarado pelos judeus como o seu principal legislador e um de seus principais líderes religiosos. Para os muçulmanos, Moisés (em ár. Musa, سسسس) foi um grande profeta.

Pentateuco - Do grego, "os cinco rolos", : Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio

(11)

pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo. É um texto central para o judaísmo rabínico, perdendo em importância apenas para a Bíblia hebraica.Tem dois componentes: a Mixnáou Mishná (c. 200 d.C.), o primeiro compêndio escrito da Lei Oral judaica; e o Guemará ou Gemarah (c. 500 d.C.), uma discussão da Mixná e dos escritos tanaíticos que frequentemente abordam outros tópicos, e são expostos amplamente no Tanakh.O Mishná foi redigido pelos mestres chamados Tannaim ("tanaítas"), termo que deriva da palavra hebraica que significa "ensinar" ou "transmitir uma tradição". Os tanaítas viveram entre o século I e o III d.C. A primeira codificação é atribuída a Rabi Akivá (50 – 130), e uma segunda, a Rabi Meir (entre 130 e 160 d.C.), ambas as versões tendo sido escritas no atual idioma aramaico, ainda em uso no interior da Síria.Os termos Talmud e Gemarah são utilizados frequentemente de maneira intercambiável. A Guemará é a base de todos os códigos da lei rabínica, e é muito citada no resto da literatura rabínica; já o Talmude também é chamado frequentemente de Shas (hebraico: ס"ש), uma abreviação em hebraico de shisha sedarim, as "seis ordens" da Mixná.

Através deste conhecimento do mundo divino e usando suas correspondências, poderão se operar os verdadeiros milagres no mundo físico até chegar-se a santidade (o

iluminismo).

A palavra cabala tem dois sentidos: no sentido judaico conforme se escreve a letra Q leva o valor numérico 100, ou com a letra C que leva o 20. No primeiro caso significa: desenvolvimento de uma forma habitada, CA(20) – BA(2) – LA(30). Na saída do Éden, D´s cobre a Adão com uma túnica de pele (comumente chamada de casca) o corpo humano e sua evolução interior.” O D´s Eterno fez para Adão e para sua mulher roupas de pele, com as quais vestiu”Gn,III:21

Também podemos observar que a soma das duas primeiras consoantes e 22, o que também indica “desenvolvimento dos 22”; em uma clara referência a os vinte dois Arcanos do tarô.

Esta tradição foi transmitida quase que exclusivamente por via oral durante séculos e é através desta doutrina que se ensina a interpretar o mistério, o atributo da força, a virtude da beleza ou a inteligência criada em todas as coisas com o número e a palavra (verbo) por ordem de Ele.

E será através do peso e da matéria deste número que observaremos no mundo da evolução as influências salutares ou prejudiciais oculta na suprema sabedoria da Árvore da Vida.

Na filosofia se diz: “que dizer uma palavra requer um pensamento, que por sua vez é um sinal representativo depositado no mundo intermediário do fluído astral, que por sua vez é o espelho de todas as manifestações do ser”

De tal maneira que proferir um nome não é só definir um ser, objeto ou coisa; e também entrega-lhe as influências das potências ocultas. Nesta íntima ralação de letras e

números fundamenta-se o tarô e a numerologia cabalística, sendo na base da interpretação dos Arcanos que se conhece o oculto.

Estes poderes latentes da natureza humana podem profetizar o futuro e baixo uma percepção extra – sensorial extraem do mundo psíquico um médio de entendimento entre o valor numérico, o arcano correspondente, e o significado da palavra.

A ÁRVORE DA VIDA

Mais isto não pertence só ao mundo filosófico, o mundo cientifico tem a mesma relação matemática, exemplo é o Genoma (coleção de genes de uma espécie). Na ciência que estuda este chamado genético, só existem quatro tipos de letras (A-T-C-G) com esse alfabeto rudimentar são escritas pela natureza todas as informações que um organismo

(12)

passa adiante para formar outro na reprodução, um processo chamado

“sequênciamento” porque resulta numa série encadeada com milhões de letras químicas.

Esta ciência tem a função de traduzir essa mensagem toda enrolada dentro do

protozoário na forma de cromossomos, para uma linguagem humana compreensível. Porém, o curioso é que se substituirmos as letras com a qual se rege a genética, pelo significado dado as letras similares do alfabeto hebreu, temos uma surpreendente descrição: A=causa, T=abundância, C= órgão, G=forma; isto expressado literalmente é “ A causa da abundância se deve a formação orgânica”.

Outro significado pode ser interpretado assim: A=causa, T==abundância, C = reprocidade, C = coesão, G= corpo: que literalmente seria “o homem na sua

reprocidade produz uma coesão em seu corpo”.

Aqui fica demonstrado tanto o sentido formativo da vida como também o sentido

reprodutor desta, e todas as informações passadas para adiante na formação da outro ser.

O que o homem descobriu no umbral do terceiro milênio,o dono do tempo já tinha manifestado.

Outros magníficos exemplos estão no divino nome “Adonai” da décima esfera cabalística Malkuth, esfera representativa do reino terra. Este nome escreve-se ADNI que lido em hebreu significa: A= homem, D = divisível, N = filho, I = mando, que literalmente poderá ser lido “ mandado por Deus, o homem e seu filho divisível” tudo isto é tomando como base a mesma raiz, aplica-se ao DNA(ácido Desixirribonucléico), D= divisibilidade. , N = fruto, A= homem, que se lê “ O homem, fruto da divisibilidade

Mais interessante é ainda o nome da mesma raiz ADAM= MDA (lido da esquerda a direita) cujo valor numérico somando teosóficamente sua letras (40 + 4 + 1) = 45 que somados seus números da 9 (meses de gestação) ou M = coletividade, D= inteligente, A=homem ; tudo isto traduzido representaria a seguinte mensagem”. “homem, um ser

inteligente que vive coletivamente, sendo sua gestação de nove meses” do qual se

demonstra que Adão não é só nome de pessoa ou indivíduo mais do homem universal, a humanidade.

(o primeiro homem Adão tornou-se um ser vivo,o último Adão tornou-se um espírito vivificante)

I COR.15,4,5

Traduzir a linguagem do significado das letras e conjugá-las em frases compreensíveis não é uma tarefa difícil, só requer a prática de substituir o significado da cada letra, para depois ter três finalidades: um hieróglifo, um número e uma idéia.

Será fundamental para depois, na combinação destas letras e baixo certas leis, ativar os centros de energia cósmica, que pela ação da vontade do homem e pela benção do Santo, servem para a evolução. Fim de toda a perfeição da criação .

(13)

diferentes evoluções através das 10 esferas Sefirot as 22 dimensões(32 caminhos) e as 50 portas dos conhecimentos nos quatro mundos, seu oposto é a árvore da morte.

Para poder describer a arvore não podemos deixar de mencionar a narrativa tão maravilhosa, como o faz o Zohar " a fonte é unica, mas a corrente a transforma em

duas, então...forma-se a vasta bacia conhecida como mar ( o mar é a terceira coisa ) despois reparte-se em sete canais. Reunido todos a nascente, a corrente, o mar e os sete canais, perfazem o total de dez".

Ele o dividirá ( o mar ) em sete braços (Is.11,15).

Então, Ele modelou uma Sephirot ( esfera ), encheu-o consigo mesmo e a chamou-o Keter de Fonte da Sabeduria Sentimental e assim mesmo denominou-se Sabio Chochmah, e dividiou a sua realização.

Em seguida criou uma esfera ( o mar ) e a nomeou Compreenção ( Binhah ), como assim mesmo tanto a Sabeduria como a Compreensão são Ele proprio em sua verdadeira essência. Ele se dirige a sete preciosos recipientes os quais denomina:

(14)

Grandeza - Poder - Gloria - Vitória - Majestade - Fundamento e Soberania

De seu oposto :

a soberbia - a avariça - a lujuria - a íra - a gula - a inveja - a priguiça.

Sephirot [ou "enumerações", Sephiroth, Sefiroth (תוריפס), singular: Sephirah, também Sefirah (הריפס "contagem" em hebraico)], na Kabbalah do judaísmo, são dez os atributos que Deus (que é referido como ףוס ןיא רוא AUR Ain SOPH, "sem limites Luz, Luz Sem Fim") criada através do qual ele pode se manifestar não só no físico, mas o metafísico universo.

Interpretação das rodas do BRAR

As rodas astro-tarologicas-cabalistica I e II ( ver figuras acima ) determinam a mais completa informação do último século sobre as Clavículas de Salomão. Caminhos sagrados pela qual os Arquétipos da Criação formarão tudo o que existiu, existe e existirá no mundo por ordem do Senhor. Para poder compreender a disposição, é de fundamental importância observar que estas rodas se subdividem em três partes: uma parte central dividida em três sub-partes, uma parte intermediária dividida em sete sub-partes e uma parte externa sub-dividida em doze.

Este olho cósmico comporta dentro de si as vinte duas letras do sagrado alfabeto hebreu, que a sua vez se divide em três letras mães, em sete duplas planetárias e nas doze simples zodiacais ou astrologicas. Cada um dos gomos, contém inúmeros dados cabalísticos do Sepher Yezirah, completando-se nos sentidos da árvore da vida.

Sendo este um trabalho continuação ao importante estudo feito pelo mestre Papus (Dr.Gerard Anacelet Vincent Encausse) grande frater espanhol presidente e fundador da Ordem Martinista e determinante de um Novo Circulo Rosacruz

(15)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

1 - O Mago

As antigas escolas iniciaticas escolheram nos arcanos ou triunfos, uma maneira simples de transmitir o conhecimento das coisas, princípios e leis e seus segredos herméticos, estas ciências ocultas estão cheias de simbolismos, sendo os seus precursores os

sacerdotes de Mênfis no antigo Egito.

Os antigos de acordo ao que a tradição registra, expressavam simbolicamente suas idéias em figuras numeradas coloridas com desenhos geométricos colocados nas paredes de galerias

subterrâneas e seus discípulos passavam de lamina em lamina, a medida que passavam de grão evolutivo, isto é; passavam de camara em camara até atingir a maestria.

Os misteriosos hieróglifos do alfabeto inicial hoje são conhecidos como antigo hebraico.

(16)

poder de vontade do homem que surje da união do binário ou planos opostos. O cerne é a terra com harmonia, energia e magnetismo pessoal nos elementos da natureza.

Manifestação tripla da trindade na unidade 2 mesclando-se com a ajuda de um terceiro para formar a unidade.

A maneira de unir o espírito a matéria do plano da ideias (mental) para o plano fisico material é através do plano astral (anima, a alma) também conhecido por astrônoma. Esta primeira carta é chamada de o Pelotiqueiro ou “O Mago”. Homem de unidade coletiva conduzido pelo sinal divino da vida universal, colocado sobre sua cabeça o símbolo do infinito, homem que reune no humano, o divino e o

diabólico, o papel dos princípios ativos e passivos (correspondente na franco maçonaria as colunas Jakin e Bohas do templo de Salomão) representando o microcosmos o criador ou Iod ,o receptor He , o transformador Vô, e o segundo He, na transição do retorno das causas, o efeito ao principio.

Este Mago mostrando os 4 aspectos do tetra grammaton se chama homem semelhante de

Deus que no microcosmos executo o papel de criar o reino absoluto seguindo as boas ações de seu interior e superando as más causas. Sendo o suporte de seu livre arbítrio o papel central da harmonia em todos os níveis da realidade (teose).Monada= Espírito = Alma = Eu = Ego

O caminho e 11 sendo dez de esferas mais hum do número da letra, este trânsito de cor amarelo fogo no mundo ascendente da vida espiritual e da percepção dimensional se encontra ubicada entre as esferas do reinho e a esfera da abstinencia. A esfera branca de Kether e a cinza de Chokmah 1- 2 .Os elementos herméticos que compoem a influenciam sobre a vida manifesta que nos cerca. agua,ar,terra e fogo.

Não confundir com elementos usados para o ser humano

desencarnado (morto) que vive em dois planos ao invés de viver em 3 e onde a consciência permanece em forma tenra e sutil, não

alcançando a clareza de sua conciência física.

Determinante filosófico “No poder da serpente (Kundaline) o adepto se torna um messias redentor”

O mantra a ser entoado vogalísticamente situa-se na nota musical

Kundaliní- é o poder espiritual primordial ou energia cósmica que jaz adormecida no Chakra, o centro de força situado próximo à base da coluna, e aos órgãos genitais. É a energia que transita entre os chakras. Palavra em sânscrito que significa, literalmente, "enrolada como uma cobra" ou "aquela que tem a forma de uma serpente

Sânscrito - é uma língua clássica da Índia, uma língua litúrgica do Hinduísmo, Budismo, Jainísmo, e uma das 23 línguas oficiais Índia O alfabeto original do sânscrito é o devanagari, um composto bahuvrīhiformado pelas palavras deva ("deus") e nāgarī ("cidade"), que significa "a escrita da cidade dos deuses".

(17)

ÁLEF

Oh! ditosos daqueles que têm vida pura; que andam consoante a lei de Jeová!

02- Oh! ditosos dos que guardam seus testemunhos; que o buscam de todo seu coração! ~

03- Que também não praticam iniqüidade, mas andam por suas veredas. 04- Tu ordenaste teus mandamentos, para que os observássemos à risca.

05- Oxalá que meus caminhos fossem dispostos de forma que eu guardasse teus preceitos!

06- Então jamais serei confundido, tendo debaixo de vista todos os teus mandamentos. 07- Render-te-ei graças com retidão de coração, em eu aprendendo teus etos juízos. 08- Eu observei teus preceitos: oh! não me desampares de todo!

2 –A “GNOSIS”

A “porta do santuário” denominação científica deste segundo Arcano chamado comumente de “GNOSIS”(palavra de origem grega se

(18)

fundamente no “conhecimento”) segundo o qual levado ao caminho da salvação os espíritos humanos ou partículas de luz do mundo superior mantidas em prisões de carne são pelo refletor revelado. Este segundo arcano também chamado da Papisa e representada pela figura de uma sacerdotisa entre as colunas (JAKIN) e (BOHAZ) a primeira coroada simbolicamente com o sol e a segunda com a lua. Colunas da masculina misericórdia e é feminina severidade onde se encontram os verdadeiros segredo da Cabala nos três mundos,

reflexo de Deus pai em Adão e Eva, a vida e da natureza no universo. Arcano com a letra hebraica BETH( que reinha no mundo dos

princípios ) seu peso numérico é 2 como expressado

hieroglificamente sendo a semântica logicamente representada em seus três sentidos, o material, o simbólico, e o espiritual. Designando o interior ativo - a boca, a paternidade, o criador.

Na idéia dos cabalistas esta letra é vista como uma habitação, casa ou tenda - Ele a deixa predominar na sabedoria, formando a lua no mundo, o 1° dia do ano e o olho direito, o caminho na árvore é o de n° 12 ( 10 de esfera mais o valor numérico da carta) chamado Inteligência da luz, imagem da magnificência em aqueles que abençoados são clarividentes.

Este caminho encontra-se entre a primeira esfera KETHER e a terceira BINAH a ligação que transmite as influências dos domínios

trans-mundanos de Plutão e o entendimento além do abismo ligado a Saturno.

O caminho da cura através da árvore da vida 1-3, se fundamenta no médio de lidar com os distúrbios ou enfermidades provocadas pela forças contrarias que usam a cor amarela atuando na pitituaria posterior - olho direito - orelha direita - celulas reprodutoras masculinas - H D C.

Determinante filosófico “No poder da serpente (Kundaline) o adepto

se torna um messias redentor” alcançando a clareza de sua

conciência fisica. Isto é sublimente insinado pela filosofia brãmica e seguido pelos gnosticos

O mantra a ser entoado vogalísticamente situa-se na nota musical

Jakin: (hebreu.) Símbolo cabalístico e maçônico de um dos dos pilares ou colunas

de bronze fundidos por Hiram Abif de Tiro, chamado O Filho da Viúva, que estavam unidas por um véu, que cerrava a entrada do Santuário do Templo de Salomão. Jakin, a coluna branca, era o símbolo da Sabedoria: Chokmah; masculino, o segundo sefirote.

Boaz: (hebreu) ou Bohaz. Símbolo cabalístico e maçônico de um dos dos pilares ou colunas de bronze fundidos por Hiram Abif, supremo Arquiteto de Tiro, chamado “O Filho da Viúva”, que estavam unidas por um véu que cerrava a entrada do Santuário do Templo de Salomão. Boaz, a coluna negra, era o símbolo da Inteligência: Binah, feminina, a terceira Séfira

(19)

BETH

9 Como é que um mancebo pode guardar puro seu caminho? É regulando-se pela tua palavra.

10 Tenho-te buscado de todo meu coração; não permitas que me desvie de teus mandamentos.

11 Em meu coração tenho gravada tua palavra, afim de que eu contra ti não peque. 12 Bendito és tu, ó Jeová! Ensina-me teus mandamentos.

13 Com meus lábios tenho narrado todos os juízos por tua boca proferidos

14 No caminho de teus testemunhos que regozijo, como se fora em toda sorte de bens. 15 Em teus preceitos meditarei, e tuas veredas tê-las-ei em vista.

16 Em teus preceitos comprazer-me-ei, jamais me olvidarei de tua palavra

3 – A EMPERATRIZ

O terceiro arcano do tarô tem o nome vulgar da “Imperatriz”, sendo seu nome científico “Phisis” ou seja, natureza e carta da fecundidade. O signo do alfabeto hebraico para essa carta é a letra GHIMEL que hieroglificamente é o sinal do órgão, expressão de envolvimento do corpo material, seus órgãos e suas funções representado na ação do

(20)

pegar da mão.

Também na significação esotérica das quais hieroglificamente essa letra evolui significa “Camelo” aquele que transporta e traz

abundância.

Este resumo se simplifica no princípio criador e o principio receptor, o alimento proveniente da força animadora universal (o espírito santo), que por sua ação recíproca forma o princípio transformador e a

humanidade no mundo.

Esta letra predomina na vida coroando Vênus, o planeta da partilha do impulso e do prazer e da necessidade de se ligar aos outros.A carta situa-se no quarto dia do ano, a quarta feira dos portugueses e não ao dia miércoles, referência de Mercúrio dos espanhóis.

O caminho na árvore Cabalística é 13 dez de esfera e três do número da letra no mundo do das emanações.

Este caminho quando percorrido encontra-se entre a esfera

1(KETHER) e a sexta (THIPARHET). caminho de coloração azul anil situa-se corporalmente no terceiro olho, tendo seu centro na glândula pineal, parte do sistema nervoso central e periférico. FALTA DESCRIÇÃO DE VÊNUS

glândula pineal ou simplesmente pineal é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios.

Apesar das funções desta glândula serem muito discutidas, parece não haver dúvidas quanto ao importante papel que ela exerce na regulação dos chamados ciclos circadianos,que são os ciclos vitais (principalmente o sono) e no controle das atividades sexuais e de reprodução

* Para iniciar esta carta seu correspondente salmo é a letra GHIMEL

17 Sê liberal com teu servo, de sorte que eu viva:assim guardarei a tua palavra

18 Desvenda meus olhos, para que eu veja as maravilhas que da tua lei derivam.

19 Na terra sou um peregrino; não me ocultes teus mandamentos .

20 Minha´alma estala de desejo, que em todo o tempo tem sentido por teus juízos. 21 Tu increpaste os soberbos, os abomináveis que de teus mandamentos se apartam.

22 Tira de cima de mim o opróbrio e o desprezo; pois hei guardado os teus testemunhos

(21)

23 Os príncipes também se põem a conspirar contra mim;mas teu servo medita em teus preceitos.

24 Demais são minhas delícias teus testemunhos;são eles os meus conselheiros

4 – O IMPERADOR

A quarta carta do tarô é comumente chamada do “IMPERADOR”, representa a atividade relativa, reflexo da causa primitiva e da “ Vontade “ O hieróglifo é o seio, aquele que nutre da proteção e estabiliza a matéria evolutiva sem divisibilidade. Seu nome cientifico “pedra cúbica” símbolo da solidez das formas, feito do poder da vontade na sua evolução.

Este Arcano atua baixo o caráter de letra DALETH (valor numérico 4) que significa “porta” também significa “divisibilidade”, indicando que a porta do conhecimento impera sobre o bem e o mal diferenciando-os claramente e usando-os igualmente em forma equilibrada. O valor numérico é 14, dez de esfera e quatro no plano do mundo dos princípios.

Na maioria dos Tarô encontrados, e nos tratados herméticos dos grandes mestres se considera Júpiter o regente deste Arcano,mais de acordo ao estudando no livro mais antigo é base fundamental da Cabala o SEPHER YEZIRAH em seu capítulo IV seção 10 (terceira divisão) encontramos claramente como Ele criou a letra e suas

predominâncias, entre a mais significantes e evolutivas esta a regência do sol, da riqueza, do terceiro dia e da narina esquerda .

È primordial ter em conta que o dia de descanso dos hebreos e o sábado(Sabat) sendo este o sétimo dia da criação e do descanso. Portanto o terceiro dia da criação seria a Terça-feira (erroneamente chamado de Martes em sua referencia planetária ocidental

(22)

de Copernico). Segundo o setenário, no século I D.C e, portanto, da época do calendário de Pleutomeu da época do SEPHER YEZIRAH assim seria.

Baixo este arcano que anteriormente mencionamos é a “porta do sol” se encontra o chacra cardíaco. Centro energético onde a energia criativa impulsiona os valores do ser criado e do criador.

O número de caminho na árvore é 14 dez de esferas ou emanações através das quais o mundo veio a existir sendo a base de toda realidade; mais o número da letra quatro no número dos princípios.

O governante planetário deste arcano esta baixo o signo de Escorpião cuja fonte energética necessita de direcionamento positivo sobre tudo no aspecto sexual. Este caminho quando percorrido se encontra no trânsito entre as esferas 2

(CHOCHMAH) a esfera da “sabedoria” com sua penumbra de coloração cinza no triângulo supremo baixo a influência de Netuno e a esfera 3 (BINHAH) e sua influência saturniana na “compreensão” da sua coloração preta, ambas esferas no mesmo plano em equilíbrio na correlação dos termos criativo masculino e receptivo feminino. A entoação vogalística situa-se na nota musical quando devidamente entoada em conjunção com a sincronização respiratória. Sua coloração e seu nome divino produzem vibrações no sistema nervoso central e periférico.

Planeta SOL - Água Significado do Arcano Maior

Fortuna / Reputação (4) Vontade / Estabilidade / Fecundação * Para iniciar esta carta seu correspondente salmo é DALETH

25 Minha alma está apegada ao pó; vivificar-me consoante tua palavra.

26 Em eu expondo meus caminhos, tu me respondes ; ensina-me os teus preceitos.

27 Faze-me compreender o caminho de teus preceitos

28 minha alma de tristura se consome ; vivifica-me, consoante a tua palavra.

29 Afasta de mim o caminho da mentira e com a tua lei se liberal para comigo.

30 Escolhi o caminho da ventura; diante de mim pus os teus juízos.

31 A teus testemunhos me apego ; não me cubras, Ó Jeová! De vergonha.

(23)

5 – O HIEROFANTE

Arcano maior “ o Hierofante” ,comunmente chamado do "Papa" ,com seu nome científico Magister Arcanorom, professor dos arcanos, a letra He concentra hieroglifiocamente o valor numérico “5” sendo seu significado a respiração, fundamento da vida e princípio da

interligação dos opostos, o corpo material a, terra e o espírito divino o ar, equilíbrio perfeito para manter nossos cinco sentidos em perfeita harmonia.

Esta letra He representa a união de um princípio correspondente a segunda quarta letra do Tetragammaton, tanto na sua forma ativa como em sua forma transitiva. Seu número de caminho na árvore cabalística é o 15 (dez sephiroth ou esferas) mais 5 do valor numérico da letra caminho triunfante para o eterno paraíso, lugar dos justos. Este caminho encontra-se no trânsito da esfera 2 Chochmah a

segunda esfera que se acha no topo do pilar da misericórdia,lugar da mais alta sabedoria no triângulo supremo(ver pág ). A caminho de cor vermelho termina seu trânsito em Tiphareth a sexta sephirah

também chamada de Adão Kadmom (o ser arquétipo) igual a 2 – 6. A letra He corresponde astrologicamente ao signo ígneo de Áries cujo planeta regente é Marte. Dentro da quadriplicidade deste arcano maior se encontram os seguintes arcanos menores: O rei de Paus e o As –4 e 7 de paus com seus correspondentes números de Arcanos 27/30/33.

Tais números correspondem a dimensão viva da criação, sendo feito o pé direito, a fala e a religião (religação) . O mantra a ser entoado para vibrar em conjunção e a nota musical Do, nota do Chocmah ( o engendrador), o pai que nesta carta representa-se no simbolismo da caridade e da beneficência.

(24)

33- Ensina-me, JEOVÁ o caminho de teus preceitos, que eu o guardarei até o fim.

34- Dá-me inteligência para observar tua lei, que eu de todo o meu coração a guardarei.

35- Encaminha-me pela vereda de teus mandamentos; porque nela eu me comprazo.

36- A teus testemunhos inclina meu coração, e não à cobiça.

37- Desvia meus olhos de verem a vaidade; em teu caminho me vivifica.

38- Tua promessa confirma a teu servo, que ao tu temor se dedica.

39- Aparta o opróbrio, que eu temo; porque benigno são teus juízos.

(25)

6 – OS NAMORADOS

Este segmento representa o arcano maior “Os namorados” nome mais comum dado a esta carta representativa da Tentação, tem o nome científico de Bifurcado.

A letra hebrea Vau condensa hieroglificamente o número 6 sendo seu significado o olho.

Aquele que se estabelece entre a cegueira, a luz, as formas e as trevas, o exterior e o interior, o espírito e o mundo das ilusões. Entre o macrosopus e os microssomos é que se construiu o gram Talismã deste arcano o grande hexaframa ou signo de Salomão. A letra da palavra sagrada significa gancho (ou unha) terceiro termo desta misteriosa trindade que tem íntima relação entre o Eu e o não Eu.

Se número de caminho na árvore é 16 (dez esferas) mais o número da letra, este caminho situa-se no trânsito da esfera 2 Chochmah, segunda esfera do triângulo supremo, que tem a coloração cinza do mundo material, e a quarta esfera Chesed de coloração azul.

Esta sephiroth achasse depois do grande abismo produzido pela queda. Este caminho entre sabedoria de Chochmah e a magnificente misericórdia de Chesed, tem coloração laranja = 2 – 4.

A letra Vau corresponde astrologicamente ao signo de touro (térreo) cujo planeta regente é Vênus. Baixo a quadriplicidade deste arcano maior encontra-se o rei de ouros e também o As – 4 e 7 de ouros (com seus correspondentes números de arcanos menores 41/44/47). Estes números correspondem à dimensão viva da criação sendo feito: o pensamento, o rim direito e dada a liberdade de escolha.

A entoada vogalística no mantra deve ser a nota.

Chesed o protetor, o pai carinhoso, o legislador governante do reino da paz, do universo manifesto que na idéia arquétipa e o resultado do abstrato. Onde toda a idéia criativa primeiramente se faz graças as

(26)

mentes que atuam nesta esfera e Júpiter o benigno, na árvore evolutiva esta representado por Netuno o confuso), a parte inversa

de todos os vícios sócias.

Esta descrição esclarece o porque esta carta e geralmente vista como a representação do homem entre o vício e a virtude; onde o anjo ameaça o vício com sua flecha em quanto o homem tem sua provação e tribulação.

VAV

41- Tua benignidade me venha, também, o Jeová! teu auxilio salvador, segundo a tua palavra.

42- Então terei que retorquir ao que me ultraja; pois eu na tua palavra confio.

43- Não me tires totalmente de bôca a palavra da verdade; porque en teus juízos eu estou esperançado.

44- Assim guardarei incessantemente tua lei, para todo o sempre.

45- Caminharei, então, folgadamente; porque eu busco os teus preceitos.

46- Perante os reis falarei de teus testemunhos, e não me correrei de vergonha.

47- Comprazer-me-ei em teus mandamentos, os quais eu amo.

(27)

7 – O CARRO

Este gomo representa o arcano maior “O Carro” nome vulgar dado a esta carta representativa da vitória de quem escolhe o bem entre o grande dilema apresentado no arcano anterior. O nome científico é Carruagem de Hermes, carta que completa o primeiro grande

centenário do Tarô.A letra hebrea Zain determina o numero 7,sendo seui significado a espada, instrumento usado para lutar, dominar e vencer. O número de caminho na árvore é o 17 (dez de esfera e sete de valor numérico) caminho que possibilita aos santos serem fiéis tornando-os aptos a receberem o espírito santo.

Este caminho encontra-se situado entre as esferas 3 Binah e 6

Tiphareth, seu trânsito tem a coloração laranja, resultante e produto da beleza do centro do pilar do equilíbrio, onde reina, governando as seis esferas arquétipas que se antecedem ao reino das formas de Malkuth. A letra Zain corresponde astrologicamente ao signo aéreo Gêmeos sendo seu planeta regente Mercúrio , o principal indicador da inteligência e do raciocínio.

A quadruplicidade deste arcano tem como arcanos menores o e os As – 4 e 7 de espadas que correspondem aos números de arcanos

55/58/61.Como anteriormente dito este números dimensões vivas da criação expressam: o andar, o pé esquerdo e a propriedade. A

entoação vogalistica se situa na nota musical . É importante deixar bem claro que as sephirah ou esferas são estados e não lugares.

(28)

A entoação vogalistica se situa na nota musical

Arquétipo -Termo proposto em 1919 por Carl G. Jung, psicólogo e psicanalista suíço (1875-1961), para designar o conjunto de imagens psíquicas do inconsciente colectivo que são património comum de toda a humanidade. O conceito de arquétipo é, contudo, já localizável em Platão, no seu tratamento das ideias formais ou arquétipos (o Bem, o Belo, a Bondade, a Verdade)

Hermes - era na mito logia grega , o deus correspondente ao Mercúrio romano, e também era mensageiro, ou intérprete da vontade dos deuses. Era um dos 12 deuses do Olimpo

ZAIN

49- Lembra-te da palavra, dada a teu servo, na qual fizeste que eu me esperançasse.

50- Na minha aflição é isto o meu confôrto; porque tua palavra me vivifica.

51- Muito têm zombado de mim os soberbos; assim mesmo não me desviei da tua lei.

52- Sempre me lembrei Jeová! de teus juízos e me tenho confortado.

53- De mim se apoderou a indignação por causa dos maus que têm desprezado a tua lei.

54- Teus decretos têm sido meus cânticos, na casa de minha peregrinação.

55- De noite, me lembro de teu nome, á Jeová! e tua lei observá-la-ei.

(29)

8 – A JUSTIÇA

Representante deste arcano maior denominado comumente com o nome de “ A Justiça”, produto do equilíbrio desta carta que tem o nome científico de Balança. A letra hebrea Heth significa perto daqui a idéia que tudo o que exige um esforço continuo tem como resultado estabelecer o equilíbrio entre a destruição das obras do homem, e a conservação das boas obras de D´s.

Em alguns baralhos que hão chegado as minhas mãos, vi que o valor da carta 11 se troca pelo 8. Isto é inconcebível do ponto de vista cabalístico, já que a seqüência dada pelo Sepher Yesirah é

indiscutível. Aliás, é muito comum encontrar baralhos criados em função artística, com um visual muito impressionante dentro do contexto publicitário; mais sem nenhum fundamento hermético.

Dando continuação a analises do setor acima descrito,o número de caminho pelo qual transita este arcano é 18 (dez de esferas) mais oito do número da letra.

Neste caminho encontra-se a inteligência da afluência casa dos

arcanos e dos sentidos ocultos, que descansam na sua sombra.,situa-se entre as esferas 3 (Binah) e 5 (Geburah), esta é a esfera da força da severidade, aquela que como virtude tem a “coragem” e como vício a “destruição”, o aspeto maléfico da astrologia, o elemento dinâmico da essência que desafia os obstáculos.

(30)

Este mal precisa ser comprendido sendo que e tão necesario como os outros estudos das outras sephiras, já que estes processos cosmicos são importantes para a evolução .

Porem o mal e ignorado por D´s, ja que este não se opoe a este como sentido de força, nunca esquecendo que se o bem se opusesse ao mal, este teria que usar uma força da mesma intensidade, e as forças opostas resultam em anulação. O bem jamais será anulado, porque o mal e finito e anulado pelo proprio mal.

O maior exemplo esta em Jesus Cristo que sendo o filho de D´s, foi julgado pelo seu povo, penitenciado por seus decipulos, sentenciado por seus rabinos e crucifricado pelo seus governantes.

O mal aprisionou seu corpo, mais não sua alma, sendo esta a maior mensajem recebida pela humanidade. Redimindo dos pecados ao homen que seguem seu filho. O homem do méerito receberá o mérito, o homen do desmerito recebera o desmérito e o homen que siga à linha do meio terá seu retorno de forma mais rápida.

Impossibilitado de abençoar por suas mãos estarem pregadas, imposibilitado de caminhar a frente de seus segudires por seus pes estarem pregados, a grande mensajem ao mal de este mundo foi demostrar que a casca ( o corpo ) não é importante, por este ser finito e acometido de males.

O importante é nosso espirito de luz buscar o perdão, dar o beijo no outro lado da face do mal em caminho de retorno ao pai amado - Por isso as dores do inferno são a ausência do pai amado.

A letra Heith corresponde astrologicamente ao signo aquoso de Câncer , sendo seu planeta regente Lua , aquela que preside a fertilidade. A quadriplicidade deste arcano tem como arcanos menores o Rei de Copas o As - 4 e 7 de copas que correspondem ao número de arcanos 69/72/75.

A derivação arquetípa da creação fez : a visão, a mão direita, a repartição a multiplicação ou fertilidade, dimensões viva da criação.

(31)

A entoação vogalistica se situa na nota musical.

A iniciação desta carta se fundamenta no Salmo 119

HEITH

57- Jeová é minha pertença - disse eu, em observando tuas palavras.

58- De todo meu coração imploro tua graça, compadece-te de mim; segundo a tua palavra.

59- Pensei em meus caminhos, e para teus testemunhos voltei meus passos.

60- Dei-me e não me demorei em cumprir teus mandamentos.

61- Enleiaram-me os laços dos perversos; não me esqueci, contudo, da tua lei. 62- Levanto-me à meia-noite, para te dar graças, em respeito a teus retos juízos. 63- Acompanho a todos os que temem, e aos que guardam teus preceitos. 64- Cheia está a terra, ó Jeová! de tua benignidade; ensina-me os teus decretos

9 – O EREMITA

Este segmento representa o arcano maior “O Eremita” nome comum dado a esta carta representativa da proteção das influências danosas e do isolamento em busca da sabedoria e da iluminação dos três, mundos: o mental, o astral e o material.

(32)

Esta carta tem o nome científico de Lux Oculta a luz de Hermes o três vezes grande. O signo do nono arcano é a letra hebrea Teth, que concentra

hieroglificamente o valor numérico 9 nove, sendo seu significado "a serpente", símbolo do conhecimento na tradição hermética, e da força sexual que precipitou a queda e expulsão do éden (Daath).

Ela representa a libido transmutada e subliminada, sendo pela força da vontade e fé, que se ergue da área pélvica subindo pela coluna vertebral até formar a coroa dourada.

Ela é conhecida como Kundaline. Em hebraico, serpente se escreve nachosh, baixo a ciência da Gematria em seu estudo numérico determina o valor somatório de 358 (Nun 50 + Cheth 8 + Shin 300) este mesmo valor resultante na ciência que estuda a

construção das palavras (Notaricon) determina que a palavra messias também tem o valor somatório 358 (Men 40 – Schin 300 – Yod 10 – Cheth 8) quando analisados os comparativos entre as duas palavras se chega a um ; o significado de sephirah é “visível- irradiante – numérico”.

O número de caminho na árvore é o 19 (dez de esfera e nove de valor numérico), sendo a trilha de sua coloração de cor amarela.

Este caminho encontra-se no trânsito das esferas Geburah de coloração vermelha, regida por Marte e Chesed de coloração azul regida por Júpiter. Estas duas esferas precisam trabalhar sempre juntas para equilibrar a força da batalha e a força do amor = 5 – 4.

A letra Teith corresponde astrologicamente ao signo ígneo de Leão cujo planeta regente é o Sol Na quadriplicidade deste arcano maior se encontram os seguintes arcanos menores: 2 - 5 e 8 de paus com seus correspondentes números de arcanos 28/31/34 mais a Rainha de Paus . Neste arcano foram criados: a audição, o rim

esquerdo e a prudência.

A entoação vogalística se situa na nota musical.

Para a iniciação desta carta usamos o Salmo: TETH

65- Tens procedido bem com teu servo, consoante tua palavra, JEOVÁ!

66- Ensina-me bom juízo e conhecimento; porque eu creio em teus mandamentos. 67- Antes de estar aflito, eu me extraviava; mas agora observo tua palavra. 68- Bom és tu e benéficio; ensina-me teus decretos.

69- Contra mim forjaram mentira os orgulhosos; de todo meu coração guardarei teus preceitos. 70- Obtuso é, como o sebo, seu coração; por mim, em tua lei me comprazo.

(33)

72- Mais vale para mim a lei de tua bôca, que milhares de peças de ouro e prata.

10 - A Roda da Fortuna

Nome vulgar dado a esta carta representativa da necessidade, este arcano maior também chamado de Esfinge e de roda do tempo, linha sem começo nem fim, símbolo da eternidade.

Neste arcano é onde a esfinge se demonstra equilibrante e dominadora entre o Gênio do mal Tifon e o gênio do bem Hermanúbis (aquele que sobe). Esta roda que puxa alguns para cima e outros para baixo, nos inevitáveis altos e baixos da vida

O décimo arcano também chamado (A Cabala) expressa a plenitude da palavra Tarô, na qual trocando de posição suas letras, permutação ou Temura, também indica as palavras ROTA-RATO-TORA (livro de lei hebraica).

A letra hebrea Yod, tem valor numérico 10, esta letra hieroglificamente representa o dedo indicador: aquele que sinala, mostra e toca. Representando

esplendidamente no afresco de Leonardo D´Vinci na Capela Cistina (no Vaticano). Seu caminho na árvore cabalística é o 20 (dez de sephiroth, mais dez do valor). Este caminho dominado pela inteligência da vontade é aquele que precisa ser transitado por toda criatura antes de achar a existência da sabedoria.

O significado de sephiros é visível irradiante, Numérico.Este caminho encontra-se no transito da esfera azul chessed (4) e a sexta esfera tiphareth (6), isto é, entre a magnificente misericórdia e o produto da beleza e da harmonia, do equilíbrio, e da estabilidade / 4-6.

O valor numérico 10 representado pelo algarismo 1 (principio absoluto) e zero (que nada vale), a não ser quando se somente a uma ordem inferior e seqüencial, na

(34)

qual se produz a elevação do tudo (10 -100, etc) .Assim o absoluto 1 produz o universo 10 surgido do nada.

A letra Yod' corresponde astrologicamente ao signo de Virgem sendo seu planeta regente Mercúrio . A quadriplicidade deste arcano tem como arcano menor a "Reinha de Ouros".Terra e os arcanos 2-5-8 de ouros que corresponde aos Nº° 42/45/48, e suas dimensões expressam o trabalho, a mão esquerda e a ordem. A entoação vogalistica se situa na nota musical.

O Salmo para iniciação desta carta é :

Yod

73- Tuas mãos me fizeram e me aperfeiçoaram;dá-me inteligencia para aprender teus preceitos.

74- Aquêles que te teem, ao ver-me, se alegrarão; porque em tua palavra pus esperança. 75- Conheço, Jeová, que teus juizos são justos e que com fidelidade me tens atribulado. 76- Seja, pois, tua benignidade para meu conforto, consoante a palavra que teu servo deste. 77- Sóbre mim venham tuas condolências para que eu viva; porque tua lei e minha delícia. 78-- Corridos sejam os soberbos por me haveem injustamente oprimido; quanto a mim, em teus preceitos meditarei.

79- Voltem-se para mim os que te temem, bem como os que conhecem teus testemunhos.

80 -Seja meu coração irrempreensível em teus decretos, para que eu não seja confundido.

Temurah ou Temurá significa Permutação. De acordo com certas fórmulas, uma letra é substituída por outra precedente ou seguinte no alfabeto, desta forma outra palavra de ortografia totalmente diferente da primeira .

Gematria ou Guematria é o método hermetico de análise de palavras, atribuindo um valor numérico definido a cada letra

O Notaricon em sua fórmula é o reverso da primeira. Nesta fórmula as iniciais ou finais ou ambas ou as letras médias de uma sentença são tomadas para formar uma outra palavra ou palavras. Assim, a Cabalah chama-se ChKMh NSThRH, Chokmah Nestorah, "Sabedoria Secreta"

(35)

11 - A FORÇA

Este é o nome deste décimo primer Arcano Maior do Tarô que tem o nome cientifico de “Leão Domado” . Este significado refere-se as condições necessárias para ter domínio sobre as forças evolutivas ( conhecimento do astral infinito – das intenções puras – da fé em si mesmo ) tudo sustentado na prudência – experiência e sabedoria . O significado da vida refletida e passageira ,esta na coragem da fé; sabendo escolher com a liberdade da inteligência - isto é com o livre arbítrio.

Este arcano resume hieroglificamente a letra hebraica ( KHAPH ) que indica a mão semicerrada em ação de tomar. Símbolo de assimilação e afinidade com a forma ( este conceito de forma – molde – objeto, são símbolos das idéias cabalistas ).

Não podendo esquecer que para poder descobrir o sentido simbólico espiritual é necessário conhecer o valor semântico das letras.

Exemplo da interpretação semântica esta na palabra ADM ( Adão ) – A-Homen, D-Inteligente, M- Coletividade.

Adão não é nome próprio e sim o nome universal dado a humanidade, o nome próprio dado as almas com cascas e dito ao ser dividido na meia unidade.

Esta meia unidade se foca na indicação ( Sitra Achra ) termo usado para indicar os poderes do mal – significando literalmente, “ o outro lado”

O mal faz parte da estrutura que emana de D`s e constituem a base de toda a realidade, não como uma força independente – Senão como um potencial no interior da criação, que o processo traz para o plano da realidade.O mal não existe, pelo menos por si mesmo, o mal e simplesmente a ausência do bem, o mal é uma definição que o

homen criou para descrever a ausência de D´s, este não crio o mal, o mal e resultado da expulsão do anjo preferido por se sublevar ao bem, sendo o mal o resultado da humanidade não ter D´s no coração A Sefira de Din ( Julgamento ) proporciona limitações ao cosmos, e

(36)

um sub-produto dessa limitação é o mundo do mal ( Casca que rodeia a luz da santidade )

Os pecados permitem o mal lograr o controle temporário do gênero humano, estando no livre arbítrioa escolha do bem o do mal.A escolha do bem permite o retorno ao Pai Amado as dores do inferno ,são a ausencia deste.

O caminho púrpura da sabedoria deste arcano percorre a senda luminosa pela qual os santos homens de D´S podem chegar ao oculto.

Nele o peregrino tem contato com o divino – o secreto – o sagrado. Essa transcendência é uma loucura tão grande em relação a todo o que conhecemos que seria impossível explicá-lo em palavras.

Tentar de explicar ( contar para o lado de fora ) os mistérios que estão do lado de dentro e impossível, sendo o discípulo transgressor penalizado com a morte ou a loucura.

Toda transciçaõ do mundo celestial e seus diversas esferas se faz neste mundo de uma maneira sutil é periferica sustentada sempre na Fé.

A transgreção aconteceu em diversos casos, sendo o mais notável o filho de Noé. Hom, morreu queimado.

Assim como nosso corpo esta protegido de uma agreção externa, custodiado por uma célula branca chamada linfócito – Assim no celestial, o Anjo Gguardião protege que uma mente não preparada e que não tenha D´s no coração penetre por o umbral da catedral celestial.

O conhecimento do microcosmos executa o papel de criar o reino do absoluto na base da semelhança . O homem que segue as boas ações de seu interior, superando as mas, cumpre com o papel central da harmonia em todos os níveis da realidade, sendo suporte de seu livre arbítrio. O conhecimento acerca a verdade – a verdade esta em

Deus..

Segundo o livro do Esplendor – Ele deixo a letra Kaf predominar na vida , coronou-a, combinou-a uma com a outra e formou com elas Venus no mundo, o quarto dia do ano e o olho esquerdo do ser humano .

Este caminho encontram-se no trânsito da esfera 9 Yesod sefirah do fundamento e da esfera 8 Hod esfera da Gloria.

Por este motivo o Pai Nosso termina dizendou O Poder - O reinho e A Gloria ,isto porque o Reinho\9 Malkuth se fundamenta no poder ( Yesod ) de doar-se a Gloria ( Hod ) obtendo-se a Vitoria ( Netzach ) de servir ao Senhor em perfeita Armonia (Tiphareh)

A letra KAF astrologicamente corresponde planetá de Vênus, simbolo do amor e da vontade, da afinidade, da coeção , da vida refletida e pasageira.

(37)

A influencia de seu genio Laviah defende do raio , da fama e da vitória. e da lealdade, bom coraçaõ talento e celebridade.

O genio contrario leva ao orgulho, ambição , crime e calunia A inciação desta carta se fundamenta no Salmo 119

Kaf

81 Minha alma desfalece, esperando o teu auxilio salvador; porque eu esoero em tua palabra 82 Escrevaemse meus olhos de esperar por tua palavra, enquanto digo : "Quando me confortará tu ?" 83 Porquanto eu tornei-me qual um odre na fumaça; assim mesmo não olvidei teus decretos! 84 Quantos são os dias de teu servo? quando as de julgar os que me perseguem?

85 Os soberbos abriram covas para mim, o que não é conforme tua lei.

86 Todos teus mandamentos são verdade. Com mentiras me perseguem; ajuda-me

87 Pouco faltou que eles dessem cabo de mim, mais quanto amim ,não abandonei teus preceitos 88 Reanima-me conforme tu benignidade, para que eu observe o teu testimunho de tu boca

O número de caminho na árvore cabalística corresponde ao 30 (dez sephiroth ou esferas), mas 20 no valor numérico da letra. Este é o caminho

da

inteligência coletiva, é dela que os astrologos tiram, pelo estudo das estrelas

(38)

12 – O ENFORCADO

De acordo a este segmento ilustrado ao arcano maior “o enforcado” com seu nome científico sacrifício.

Representativa da elevação e desenvolvimento do sacrifício a letra hebraica S(Lamed) e sua expressão hieroglífica e seu valor numérico é 30 sendo seu significado o “braço” com a mão aberta ou estendida, na ação de dar ou na idéia de, alcance, retenção ou doação.

Experiência adquirida na base da caridade ou na força equilibrante, onde o Astral se realiza no físico (2° cetenário) e na senda dos doze signos que Hamén com sua personalidade com coragem e pendência, optara pelo seu futuro espiritual físico. Sua força equilibrante se

fundamenta pelo fato de encontrar-se entre a sabedoria (arcano) e a fatalidade (arcano 15).

Os pecados permitem o mal lograr o controle temporário do gênero humano, estando no livre arbítrio, e na escolha do bom e do belo o retorno ao Pai amado.

O caminho púrpura da sabedoria deste arcano percorre a senda luminosa pela qual os santos homens de Deus podem chegar ao oculto. Este caminho torna-se sentimento emocional atribuído a projeção do Senhor transcendente.

Este caminho encontram-se no trânsito da esfera 5 Geburah Sefirah (equilibrante) da justiça que faz nascer neste canal a harmonia e beleza da Tiphareth(esfera 6) como a opção inteligente da escolha. A letra Lamed (S) astrologicamente corresponde o signo aéreo de Libra cujo regente planetário é Vênus. Dentro da quadriplicidade deste arcano maior se encontram os seguintes arcanos menores : Rei de espadas e seus correspondentes arcanos 56/59/62 ou dois, cinco e

(39)

oito de espadas. Nestas dimensões vivas o senhor formou o coito, a

vesícula e a autoridade.

O mantra a ser entoado para vibrar em conjunção e a nota musical (?).

A iniciação desta carta se produz com o Salmo:

LAMED

89- Para sempre , ó Jeová! Tua palavra está firmada nos céus.

90- Tua fidelidade estende-se a todas as gerações; fundaste a terra e ela permanece firme. 91- Conforme teus juízos tudo está firme até hoje; porque ao teu dispor estão todas as coisas. 92- Se tua lei não tivera sido minha delícia, eu teria então perecido em minha aflição. 93- Jamais esquecerei teus mandamentos; porque com êles me tens vivificado. 94- A ti pertenço - salva-me; pois eu busco teus preceitos.

95- Os maus têm-me armado ciladas para me perderem; eu, porém, pondero teus testemunhos. 96- Em tôda perfeição tenho visto limite; teu mandamento é sumamente amplo.

13 - A Morte

Este Arcano não representa nenhum simbolo astrologico baixo as regras da antiga astrologia, mais com o novo reformulamento e não advenimento dos novos

planetas, no dia de hoje está reprentado pelo planeta Neptuno. planeta este que designa a imaginação e sabeduria como assim tambem prevalece nos vicios a confução e os enganos.

A letra hebraica com a qual se dessigna este decimo tercer Arcano é a letra MEM, sendo seu vaolr numérico 40. Simbolo da maternidade, fecundidade e formação ,

Referências

Documentos relacionados

Ao analisar o conjunto de empresas de dois segmentos da BM&FBOVESPA –Energia Elétrica e Bancos –, verifi cando as métricas fi nanceiras de rentabilidade e risco Nunes, Nova

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

1. No caso de admissão do cliente, a este e/ou ao seu representante legal são prestadas as informações sobre as regras de funcionamento da ESTRUTURA RESIDENCIAL

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,