• Nenhum resultado encontrado

Projeto UrbanWINS Innovative strategic plans for urban waste reduction and management

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto UrbanWINS Innovative strategic plans for urban waste reduction and management"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Projeto UrbanWINS – Innovative strategic plans for urban waste reduction

and management

 Objetivo: Estudar o consumo de materiais e produtos nas cidades, assim como a gestão dos resíduos produzidos, através da abordagem de metabolismo urbano, com o intuito de desenvolver e testar planos estratégicos e soluções inovadoras para a prevenção e a boa gestão dos resíduos.

 Parceiros: 27, incluindo autoridades locais, universidades, empresas, centros de investigação e ONG.  Impacto: Os planos estratégicos serão testados em 8 cidades piloto (Leiria, em Portugal) de 7 países

europeus, permitindo aos stakeholders desenvolverem novas soluções na prevenção, reutilização e reciclagem dos resíduos. Pretende-se reduzir barreiras para a compreensão do resíduo como um recurso, na ótica da economia circular.

 Financiamento: Horizonte 2020  Duração: 3 anos

https://www.urbanwins.eu

(2)

Projeto OceanWise - Wise reduction of EPS marine litter in the North-East

Atlantic Ocean

 Objetivo: Contribuir para a redução de poliestireno expandido (EPS - esferovites e algum tipo de espumas) no lixo marinho. Pretende-se desenvolver medidas tendo em conta o ciclo de vida dos produtos de EPS com vista à boa gestão transnacional no espaço Atlântico nordeste.

 Parceiros: 12, incluindo autoridades locais, universidades, empresas e centros de investigação, de Portugal, Irlanda, França, Reino Unido e Espanha.

 Impacto: Projeto baseado na utilização eficiente dos recursos, em métodos de participação e nos princípios da economia circular, gerando novas e melhores práticas para os setores que produzem, utilizam ou reciclam EPS. Inclui a produção de um catálogo de recomendações focado sobre três eixos de atuação: políticas públicas, indústria e consumidores. É esperada a criação de soluções concretas para esta problemática, tendo em conta todo o ciclo de vida dos produtos de EPS.

 Financiamento: Interreg Atlantic Area - European Regional Development Fund  Duração: 2018 - 2020

(3)

Projeto BATMAN – Gestão de baterias usadas em Portugal

 Objetivo: Preparar a GVB para a implementação da economia circular na gestão de baterias e acumuladores de origem automóvel e industrial, recorrendo a metodologias de análise de sistemas (análise do ciclo de vida, análise multicritério).

 Parceiros: GVB - Gestão e Valorização de Baterias, Lda.

 Resultados esperados e impactes (projeto em fase de arranque): - aumento do tempo de vida útil das baterias;

- contributo para a melhoria do princípio da responsabilidade alargada do produtor na gestão de resíduos e na extensão do tempo de vida útil dos produtos;

- contributo para novos mercado de reciclagem de baterias.  Financiamento: 50.000 €

(4)

Análise económica, ambiental e social da introdução de uma nova taxa sobre

outros descartáveis de plástico fóssil

 Objetivo: Estimar a quantidade de loiça descartável de plástico em Portugal, realizando uma avaliação ambiental, económica e social à introdução de uma taxa sobre o consumo destes produtos.  Parceiros: Projeto elaborado para a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.

 Resultados esperados:

- Limitação dos dados de base sobre a produção e o consumo de descartáveis de plástico; - A avaliação ambiental tem de ser realizada na perspetiva da análise do ciclo de vida;

- A avaliação económica tem de considerar a elasticidade da procura e os efeitos indiretos em outras taxas e impostos;

- A análise social tem de considerar a resposta dos cidadãos à taxa, os impactos no emprego e as medidas de informação e sensibilização para reduzir o consumo.

(5)

Potencial da Economia Circular em Portugal: Setores das Embalagens e

dos Alimentos & Bebidas

 Objetivo: Estudo com carácter prospetivo para o estabelecimento de um quadro de referência para a implementação de um modelo circular na economia nacional, focando os setores das Embalagens e Alimentos & Bebidas.

Resultados esperados:

O estudo foi conduzido através de um processo colaborativo que envolveu diferentes stakeholders e que contribuiu para o diagnóstico da situação atual e identificação de oportunidades e desafios; foi criada uma visão de futuro partilhada num contexto multi-setorial e identificadas medidas e instrumentos de política para a prossecução da visão permitindo construir um roadmap para ações futuras.

 Financiamento: Sociedade Ponto Verde  Duração: 1 ano

(6)

Projeto EUROPEU NoAW: No Agricultural-Waste

 Objetivo: Abordagens inovadoras para a conversão de resíduos agrícolas em produtos de valor económico e ambiental

A equipa internacional do NoAW pretende desenvolver modelos de economia circular de valorização dos resíduos agrícolas, com especial incidência na biomassa do vinho, palha e estrume, à escala territorial e sazonal, permitindo aumentar o valor e o tempo de utilização dos recursos. O NoAW explora o potencial de conversão dos resíduos agrícolas num portfólio de produtos eco-eficientes, que são produzidos utilizando menos recursos e gerando menos poluição. Os principais focos são: bio-energia, bio-fertilizantes, bio-embalagens e bio-moléculas.

 Data de início: 1 de outubro de 2016  Duração: 48 meses

(7)

Projeto EUROPEU SMART-Plant

Objetivo: Apoiar o sector da água na transição para uma indústria tecnológica de economia circular que responde às atuais questões ambientais e sociais através da introdução de soluções tecnológicas inovadoras na área da gestão, recuperação e valorização de recursos.

A ideia central do projeto é adaptar os sistemas de gestão de águas residuais já existentes. Esta adaptação passa pela incorporação de processos tecnológicos inovadores de reutilização de águas residuais e recuperação de recursos com potencial económico como a celulose, os bioplásticos e os fertilizantes.

 Data de início: 1 de junho de 2016  Duração: 48 meses

(8)

Projeto EUROPEU INCOVER

Objetivo: Promover a transição do sector de tratamento de águas residuais para uma indústria de recuperação de produtos biológicos e um fornecedor de água reciclada através de:

• Bio-produção de bio-plásticos e ácidos orgânicos • Co-digestão anaeróbia que fornece biometano • Recuperação química de fósforo e azoto

 Data de início: 1 de junho de 2016  Duração: 36 meses

(9)

Projeto EUROPEU RES URBIS: RESources from Urban Bio waSte

Objetivo: Integrar o tratamento dos principais bioresíduos de origem urbana

Atualmente os resíduos sólidos urbanos e as lamas das estações de tratamento de águas residuais são recolhidos e tratados em separado originando uma grande quantidade de resíduos orgânicos. O RES URBIS tem como objetivo combinar o tratamento de todos os bioresíduos de origem urbana incluindo também os resíduos de parques e jardins e possivelmente os resíduos da indústria alimentar de composição adequada.

 Data de início: 1 de janeiro de 2017  Duração: 36 meses

(10)

Projeto EUROPEU SaltGae

Objetivo: Implementar e demonstrar em larga escala e a longo prazo a viabilidade tecnológica e económica de uma solução inovadora, sustentável e eficiente para o tratamento de águas residuais de elevada salinidade da indústria de alimentos e bebidas.

SaltGae está a desenvolver uma solução inovadora e eficaz para o tratamento de águas residuais salinas usando uma combinação de tratamentos com tecnologia de algas, especialmente modificado para digestão anaeróbia e dessalinização para reciclar

energia, nutrientes e produzir produtos de valor acrescentado à base de algas.

 Data de início: 1 de junho de 2016  Duração: 36 meses

(11)

Projeto EUROPEU AFTERLIFE

Objetivo: Tecnologias de filtração avançada para a recuperação e conversão de águas residuais O objetivo principal do projeto AFTERLIFE é demonstrar, no TRL-5, um processo inovador de tratamento de águas residuais, que simultaneamente recupera compostos de interesse e converte a matéria orgânica em biopolímeros de valor acrescentado.

 Data de início: 1 de setembro de 2017  Duração: 48 meses

(12)

Projeto EUROPEU YPACK

 Objetivo: Ampliar e validar duas soluções inovadoras de embalagem de alimentos baseadas em polihidroxialcanoatos (PHA) com propriedades ativas e barreira passiva para reduzir o desperdício de alimentos, prolongando a vida útil dos alimentos.

As novas embalagens utilizarão subprodutos da indústria alimentar e assegurarão a biodegradabilidade e a capacidade de reciclagem, no quadro da estratégia de economia circular da União Europeia.

 Data de início: 1 de novembro de 2017  Duração: 36 meses

(13)

Projeto EUROPEU GLOPACK

 Objetivo: Desenvolvimento de embalagens de alimentos inovadoras e a sua aceitação e introdução no mercado, proporcionando um quadro tecnológico, social e económico favorável ao desenvolvimento dentro de um período de três anos. O GLOPACK propõe três avanços promissores na área de embalagens de alimentos:

1) Materiais de embalagem bio-circular (materiais biodegradáveis provenientes da conversão de resíduos agroalimentares)

2) Embalagem ativa para melhorar a conservação de alimentos e o prazo de validade sem aditivos

3) Nova geração de rótulos wireless: indicador de deterioração de alimentos auto-ajustável.  Data de início: 1 de junho de 2018

 Duração: 36 meses

(14)

Projeto EUROPEU WATINTECH

 Objetivo: O Projeto Watintech propõe a combinação de diferentes abordagens descentralizadas de tratamento para esgoto e escoamento urbano. O objetivo é recuperar produtos valiosos “sob demanda” desses fluxos aquosos de maneira descentralizada. Os produtos a serem recuperados incluem água, energia (metano), e a produção de soda cáustica e oxigênio para evitar a corrosão do esgoto e odores.

 Data de início: 1 de abril de 2019  Duração: 36 meses

 Orçamento Geral: 827.353,00€

(15)

Projeto EUROPEU PHOS-FORCE

 Objetivo: O Projeto PHOS-FORCE visa oferecer uma solução única para recuperar Fósforo de águas residuais urbanas para posterior reciclagem como fertilizante em atividades agrícolas. Os primeiros clientes serão as estações de tratamento de águas residuais da Alemanha, para as quais a lei solicita um plano de reciclagem de Fósforo até 2023. Um consórcio guiado pela indústria provará a competitividade do processo através de fases de protótipo e demonstração, análise de mercado, modelação matemática e a introdução no mercado.

 Data de início: 1 de junho de 2018  Duração: 36 meses

(16)

Projeto CircRuRaL4'0

 Objetivo

: C

onceção circular e inteligente de gestão de águas residuais em áreas rurais

O projeto Cir-Rural4.0 é composto por um consórcio de 9 parceiros provenientes de Espanha, França e Portugal, e tem como objetivo propor uma transformação no panorama do tratamento de águas residuais nas áreas rurais de acordo com um novo conceito baseado no uso eficiente dos recursos. Com esta abordagem, a gestão de águas residuais em meios rurais tornar-se-á energeticamente autossuficiente e será possível a recuperação de nutrientes essenciais como o Fósforo. Para tal, as instalações de tratamento terão de implementar novos controladores e tecnologias avançadas de análise de dados.

 Data de início: abril de 2018  Duração: 36 meses

(17)

Projeto NewPolySea :acordo de cooperação bilateral Portugal-Noruega

 Objetivo: Os plásticos são uma importante fonte de poluição ambiental, mas são também uma parte indispensável da nossa sociedade contemporânea. Os bioplásticos, representam não só uma solução para este impasse, como também oferecem uma oportunidade para prolongar a cadeia de valor das indústrias Norueguesas de pesca e aquacultura. Neste projeto, resíduos da indústria da pesca Norueguesa (estimados em mais de 600,000 ton por ano) serão utilizados como feedstock para a produção de polímeros bacterianos, denominados por polihidroxialcanoatos. Estes polímeros podem ser usados na produção de bioplásticos, mas podem também servir como fonte de monómeros valiosos.

 Data de início: janeiro de 2017  Duração: 36 meses

(18)

Projeto Multibiorefinery

 Objetivo: Este projeto visa a promoção da bioeconomia Portuguesa através da valorização de subprodutos e resíduos florestais, agroalimentares e da pesca. É um projeto de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico multidisciplinar apresentado por um consorcio de seis unidades de investigação com competências complementares para criar massa crítica e acelerar a produção de conhecimento e soluções para desafios societais, principalmente nos sectores de saúde e alimentação, assegurando práticas amigas do ambiente.

 Data de início: janeiro de 2017  Duração: 36 meses

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre os principais desafios enfrentados, atualmente, em tempos de pandemia, por famílias e comunidade

Serão atribuídos, também, um único login e senha para a Comissão Local de Avaliação e para o Diretor da Unidade de Ensino, visando, respectivamente, a inserção das informações

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

[r]

 Forte parceria com todas as incorporadoras listadas e mais de 600 incorporadores não listados gera grandes oportunidades para a Brasil Brokers para a venda de Remanescentes;

 Hemofiltração veno Hemofiltração veno--venosa: venosa: através de através de cateter, muito utilizada no tratamento da cateter, muito utilizada no tratamento da IRA.

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA O EXERCÍCIO FINDO EM 30 DE JUNHO DE 2020, LEVANTADAS PARA PATRIMÔNIO SEPARADO CONSTITUÍDO SEGUNDO A LEI 9.514/97. g)

Além do mais, o papel do sujeito, o trabalhador, no processo de trabalho como ação teleológica é somente o de, nas palavras de Engels, “provocar um movimento particular”