• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA MIRIAN DA ROSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA MIRIAN DA ROSA"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

MIRIAN DA ROSA

PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA EM MEIO ELETRÔNICO: BIBLIOTECÁRIO 2.0

Florianópolis

(2)

MIRIAN DA ROSA

PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA EM MEIO ELETRÔNICO: BIBLIOTECÁRIO 2.0

Trabalho acadêmico submetido à avaliação, como requisito parcial para a obtenção de aprovação na disciplina CIN5034 – Editoração Científica ministrada no curso de Biblioteconomia da UFSC. Orientação: Profª. Úrsula Blattmann

Florianópolis

(3)

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO ...4

2 PESSOAS ...5

3 POLITÍCAS ...7

4 SUBMISSÕES ...10

5 PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES ...13

REFERÊNCIAS ...14

ANEXO I – PRINT DO LAYOUT DA REVISTA ...17

ANEXO II – MAPA DO PORTAL ...18

(4)

1 APRESENTAÇÃO

A revista Bibliotecário 2.0 utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração (OJS 2.2.3.0), sistema de código aberto para administração e publicação de revistas, desenvolvido, com suporte e distribuído gratuitamente (Public Knowledge Project), sob a licença GNU – General Public Licence.

Esta revista tem como objetivo principal, tornar público e de fácil acesso, informações relacionadas a globalização da informação, as novas áreas de atuação do profissional bibliotecário e suas novas funções para com os usuários e as informações de interesse dos mesmos. Justificada a seguir.

A produção científica como fruto da construção do conhecimento individual ou coletivo propicia a potencial visibilidade evolutiva dos delineamentos teóricos gerados pelos pesquisadores bem como contribui para o enriquecimento de novos saberes. No entanto, como uma atividade eminentemente social, precisa ser comunicada para que alcance o seu reconhecimento entre seus pares e também motive outras descobertas. (GRANTS; OLIVEIRA; PHILIPPI, 2011, p.5)

A revista atenderá todas as normas técnicas exigidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, seguindo as normas específicas. Serão observadas as Normas de Editoração, Publicação de Artigos, Referências Bibliográficas, Citações e demais itens necessários a confecção e publicação de uma revista eletrônica.

A área do conhecimento abrangida nesta revista é Ciências Sociais Aplicadas I conforme tabela de áreas do conhecimento do CNPq, com subáreas do conhecimento em Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Abrangendo as áreas afins, com ênfase nos relatos de experiência e novas perspectivas.

A Bibliotecário 2.0 tem por objetivo promover e difundir informações relevantes as áreas abordadas e contribuir com pesquisadores e profissionais.

Registrada com ISSN 1111-1111 e está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

(5)

2 PESSOAS

A seguir segue identificação das pessoas envolvidas na criação, editoração e publicação desta revista.

2.1 Contato Principal MIRIAN DA ROSA

Graduando em Biblioteconomia

Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC Campus Trindade. UFSC

Telefone: 9999-9999 Fax: 8888-8888 Email: mirian06rosa@gmail.com 2.1.1 Contato Suporte MIRIAN DA ROSA Telefone: 1234-4321 Email: mirian06rosa@gmail.com 2.2 Equipe Editorial 2.2.1 Editor Gerente

 Rosângela S. Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.  Mirian da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2.2.2 Editores

 Mirian da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

 Jeane Martins da Silva Correa, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.  Késia Silva Cardoso, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2.2.3 Editor de Seção

(6)

 Angelita Margarida Falacio, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.  Jeane Martins da Silva Correa, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.  Késia Silva Cardoso, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2.2.4 Revisor de Metadados

 Rosângela S. Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.  Mirian da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2.2.5 Normalização da Revista

 Rosângela S. Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.  Mirian da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2.2.6 Catalogação e Indexação

 Rosângela S. Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.  Mirian da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

(7)

3 POLITÍCAS

3.1 Foco e Escopo

A Bibliotecário 2.0 prioriza colaborações inéditas, principalmente aquelas resultantes de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação e Especialização, Projetos de Iniciação Científica, Monitoria e Extensão, nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Museologia.

3.2 Políticas de Seção

Bibliotecário 2.0 utiliza as seguintes políticas de seção:

 Submissões abertas  Indexado

 Avaliação por pares

3.2.1 Artigos

Representam esforço de integração dos conhecimentos alcançados em uma determinada área e em um determinado momento. Propiciam visão panorâmica e seletiva dos resultados acumulados ao longo do tempo e fornecem análise crítica consistente capaz de suscitar novas pesquisas e perspectivas.

3.2.2 Artigos de revisão

Estudo aprofundado sobre o determinado tema com o propósito de estabelecer um debate entre os autores pesquisados e deles com o autor do artigo, para a identificação das idéias, posições e posturas acadêmicas, bem como o estado da arte, marco teórico ou quadro teórico, principalmente por meio de publicações periódicas

(8)

científicas e especializadas, objetivando identificar o grau de profundidade dos estudos desenvolvidos até o mesmo sobre o assunto.

3.2.3 Pesquisa em andamento

Reúnem informações sobre projetos e pesquisas em andamento ou recém-concluídos, centrados na descrição do tema, na apresentação e discussão de experimentos, nas observações, e nos resultados, mesmo parciais; ou sobre experiências profissionais desenvolvidas.

3.2.4 Relatos de pesquisa

São relatos completos de estudos ou pesquisas, mas em contraposição à memória científica original, não provocam alterações no repertório dos conhecimentos estabelecidos.

3.2.5 Relatos de experiência

Repassam experiências profissionais ou descrevem atividades de interesse para os leitores, quer tenham sido bem ou mal sucedidas, evitando que outros pesquisadores repitam idêntica trajetória no caso de experiências sem êxito, o que contribui para o conhecimento do tema explorado.

3.3 Processo de Avaliação por Pares

As submissões são avaliadas a partir dos critérios abaixo relacionados:

 Estrutura formal do trabalho

 Correção, clareza e coerência de linguagem

 Adequação e qualidade das tabelas, gráficos e ilustrações  Estrutura conceitual do trabalho

(9)

 Clareza e articulação dos conceitos e de ideais  Atualização dos conceitos

 Originalidade

 Outros aspectos que julgar relevante

3.4 Política de Acesso Livre

A Bibliotecário 2.0 oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

3.5 Arquivamento

A Bibliotecário 2.0 utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

3.6 Periodicidade

A Bibliotecário 2.0 é uma revista semestral, devendo ser publicada nos meses de julho e janeiro.

Para as submissões de artigos pelo(s) autor(es) os prazos serão os seguintes:  Revista a ser publicada em julho: 1º de fevereiro a 1º de abril.  Revista a ser publicada em janeiro: 1º de agosto a 1º de outubro.

(10)

4 SUBMISSÕES

4.1 Submissões online

Cadastro e login são obrigatórios para submissão de documentos online e verificar o estágio das submissões.

4.2 Especificações Técnicas para Submissão

Os originais devem ser submetidos através do sistema desta revistas após o cadastro do usuário como AUTOR. A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista, caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

Os documentos encaminhados a Bibliotecário 2.0 devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

 NBR 6022 - Apresentação de artigos de publicações periódicas  NBR 6023 - Referências bibliográficas

 NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento  NBR 6028 - Resumos

 NBR 10520 - Apresentação de citações em documentos  Formatos aceitos para submissão: DOC, RTF ou ODT.

 Tamanho do papel A4 (21cm X 29,7cm), tamanho da letra 12, espaçamento 1,5 cm, margens laterais de aproximadamente 3 cm e superior e inferior 2 cm numeradas consecutivamente no canto superior direito.

 Todos os endereços de URLs no texto devem estar prontos para clicar.  A primeira lauda deve conter a seção a que o original se destina e o título

(11)

 No caso dos artigos, pesquisa em andamento, relatos de pesquisa, relatos de experiência e artigos de revisão, também devem apresentar resumo e abstract acompanhados das respectivas palavras-chave e key-words, bem como do título em língua estrangeira.

 As ilustrações figuras, gráficos, quadros, tabelas, fluxogramas, desenhos, etc., com seu respectivo número de ordem e título, devem ser utilizadas somente quando indispensáveis à clareza do texto, mediante a menção da fonte original, quando publicadas anteriormente.

 As notas de rodapé ou notas no final do texto devem ser evitadas. Somente na primeira página, recomenda-se as notas de rodapé para indicar auxílios recebidos, origem do trabalho, apresentação em eventos ou notas similares, quando necessário.

 Os agradecimentos a auxílios recebidos pelo(s) autor (es) podem ser mencionados ao final do original.

4.3 Normas de homogeneidade

 Uso de palavras estrangeiras – deve aparecer só em itálico sem aspas, as palavras brasileiras usadas em sentido figurado – devem aparecer em itálico com aspas.

 Números ordinais até nove - devem aparecer por extenso e os números ordinais de 10 em diante em algarismo.

 Abreviaturas/siglas - quando da primeira vez, a expressão deve vir por extenso, seguida de hífen e a abreviatura/sigla. A partir de então, só a abreviatura/sigla.  Uso de letras maiúsculas ou minúsculas - uniformizar, pelo menos, a cada artigo  Uso de grifo - não se grifa espaços

 Apresentação de tabelas e quadros - seguir as normas de apresentação tabular da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e uniformizar ao longo dos fascículos.

(12)

4.5 Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

(13)

5 PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

Os trabalhos submetidos à publicação passarão pela análise dos componentes do Conselho Editorial da revista. Os artigos são enviados ao editor que os encaminha para apreciação de dois ou mais membros do Conselho. A escolha dos avaliadores é feita pelos editores, considerando o tema e a abordagem do trabalho submetido à apreciação, a competência técnica específica dos membros consultores e a ausência de conflito de interesses. Em casos específicos, a critério dos editores, podem ser convidados a emitir pareceres profissionais ¨ad hoc¨ externos ao Conselho Editorial;

A Bibliotecário 2.0 procede à avaliação por pares em duplo cego, podendo resultar em quatro situações:

a) aprovação (publicação conforme apresentado) b) aprovação com pequenas modificações

c) nova submissão após grandes modificações d) recusa (reprovação para publicação).

Quando da submissão de artigos, os autores recebem confirmação do recebimento e número de cadastro do texto. Os autores voltam a ser contatados quando o editor tem em mãos os pareceres emitidos pelo Conselho Editorial. No caso de artigos aprovados com pequenas modificações o contato entre editor e autor/autores continua até o artigo estar reelaborado segundo as exigências dos pareceres emitidos.

Todos os autores são comunicados sobre a decisão final referente ao texto submetido. Por fim, no tempo devido, os autores de artigos aprovados, são comunicados sobre a edição em que o texto efetivamente virá a público.

São de responsabilidade dos autores as correções sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação, pois, caso aprovado, o artigo será publicado na forma como foi enviado. A clareza e a correção da linguagem e a pertinência do estilo de redação são quesitos da avaliação pelos pares.

O conteúdo dos artigos assinados é de exclusiva responsabilidade dos autores e a versão dos artigos aprovados, gerada nas instâncias de composição e diagramação, é reenviada aos autores para aprovação.

Os autores, após aprovação final do artigo, deverão assinar termo de compromisso e cessão de direitos, declarando que o artigo refere-se a uma pesquisa original não publicada.

A Biliotecário 2.0 não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos nela publicados, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

(14)

REFERÊNCIAS

Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Disponível em: <http://www.abnt.org.br/>. Acesso em: 19/06/2011.

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. NBR 6021: Informação e documentação - Publicação periódica científica impressa – Apresentação. Rio de Janeiro/RJ: ABNT, 2003.

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. NBR 6023: Informação e documentação - Referências – Elaboração. Rio de Janeiro/RJ: ABNT, 2002.

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. NBR 6027: Informação e documentação - Sumário – Apresentação. Rio de Janeiro/RJ: ABNT, 2003.

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. NBR 6032: Abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas. Rio de Janeiro/RJ: ABNT, 1989.

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro/RJ: ABNT, 2002.

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. NBR 10525: Informação e documentação – Número Padrão Internacional para Publicação Seriada – ISSN. Rio de Janeiro/RJ: ABNT, 2005.

Biblionline. Disponível em: < http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio>. Último acesso em: 25/06/2011.

Biblioteca Nacional. Disponível em: <http://www.bn.br/portal/>. Acesso em: 19/06/2011.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/>. Acesso em: 19/06/2011.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq. Disponível em: < http://www.cnpq.br/>. Acesso em: 19/06/2011.

Creative commons. Disponível em: < http://creativecommons.org/choose/results-one?license_code=by&jurisdiction=&version=3.0&lang=pt_BR>. Acesso em: 19/06/2011.

Currículo do sistema de currículos lattes (Mirian da Rosa). Disponível em: <http://buscatextual.Cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=70761D481D2DA5 AAF376674F7417ED19.node8>. Acesso em: 19/06/2011.

GRANTS, Andréa Figueiredo Leão; OLIVEIRA, Alexandre Pedro de; PHILIPPI, Tatyane Barbosa. SEER - Sistema eletrônico de editoração de revista: processo

(15)

editorial. Disponível em: < http://www.bu.ufsc.br/design/e-book-seer-ufsc-unisul-1.pdf>. Acesso em: 19/06/2011.

Imagem animada digitando no computador. Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.supergama.com.br/computador/ gifs-computador-2.gif&imgrefurl=http://www.supergama.com.br/computador.html&usg=__EFcXlejReL Em590A1JDoLecHsWE=&h=98&w=107&sz=5&hl=pt-BR&start=8&zoom=1&itbs=1&tbnid=n7CEeqA7vacHVM:&tbnh=78&tbnw=85&prev =/search%3Fq%3Dgif%2Bcomputador%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1262%26bih%3D608%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&ei=fD0GTo3p HsrAswbusLWeDA>. Acesso em: 30/05/2011.

Imagem Free cultural. Disponível em: <http://editora.wdfiles.com/local— files/projetos-das-revistas/seal.png>. Acesso em: 19/06/2011.

Imagem livro aberto . Disponível em: <

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.poemar.com.br/joaomoutinho/M P3/Poemar%2520-%2520livro%2520aberto.jpg&imgrefurl=http://www.poemar.com.br/joaomoutinho/MP 3/livro_abertoPoemar.htm&usg=__et-hjntVp_- dmTsdn0kVZyo6zL0=&h=408&w=600&sz=99&hl=pt-BR&start=7&zoom=1&itbs=1&tbnid=3KiOonY7WSR8FM:&tbnh=92&tbnw=135&pr ev=/search%3Fq%3Dlivro%2Baberto%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1262%26bih%3D608%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&ei=JDwGTsum IIyMswa4lNTPDA>. Acesso em: 10/06/2011.

Imagem mouse aroba. Disponível em: <

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.quazu.com.br/imagens/layout/m ouse_arroba.jpg&imgrefurl=http://www.quazu.com.br/&usg=__Wd5p157rFcjTMT1g2 7QruWxnYGQ=&h=135&w=183&sz=21&hl=pt-BR&start=5&zoom=1&itbs=1&tbnid=KiJCizQxP8ZiXM:&tbnh=75&tbnw=102&prev =/search%3Fq%3Dmouse%2Bcom%2Barroba%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1262%26bih%3D608%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&ei=izwGToTL L4eLswbst821Bw>. Acesso em: 10/06/2011.

Incubadora de Periódicos UFSC. Disponível em: <http://periodicos.incubadora.ufsc.br/>. Acesso em: 19/06/2011.

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. Disponível em: <http://www.ibict.br/>. Acesso em: 19/06/2011.

Oficinas sobre OJS – SEER. Disponível em: <http://oficina-seer.wikidot.com/editor>. Acesso em: 19/06/2011.

OJS em uma hora: uma introdução ao sistema eletrônico de editoração de revista

SEER/OJS Versão 2.1.1. Disponível em:

<www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/download/9263/11599>. Acesso em: 19/06/2011.

(16)

SEER - Sistema eletrônico de editoração de revista. Disponível em: <http://seer.ibict.br/images/stories/file/PASSO%20A%20PASSO_SEER%282%29.pdf> . Acesso em: 19/06/2011.

Sumários.org: sumários de revistas brasileiras. Disponível em: <http://www.sumarios.org/>. Acesso em: 19/06/2011.

Tabela áreas do conhecimento do CNPq. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/TabelaAreasConheciment o_042009.pdf>. Acesso em: 19/06/2011.

UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: <http://ufsc.br/>. Acesso em: 19/06/2011.

(17)
(18)
(19)

Referências

Documentos relacionados

Foi observado que as resinas compostas submetidas à escovação com os dentifrícios Máxima Proteção Anticáries, Colgate Pró Alívio e Sensodyne Repair &amp;

Este questionário foi disponibilizado para os participantes de forma on line, pela plataforma do google (google forms). Pode-se verificar que grande parte

58-59, jan/abr.1999.(apud Limongi-França) Qualidade de vida no Trabalho – QVT: Conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. Linking employee perceptions of

A presente dúvida refere-se à necessidade ou não de contratação pela Administração pública de agência de publicidade, na forma da Lei nº 12.232/2010, para a

Foi observada taxa de permeação cutânea superior da rutina em etossomas em comparação com a rutina livre, assim, etossomas contendo rutina tornam-se um possível ingrediente ativo

Em específico, na obra literária A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, percebe- se tal relação interdisciplinar entre a verbalização e os comportamentos esquizoides de

Este trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo de caso analisando os principais procedimentos de projeto, instalação e

Foi proposto pelo docente uma simulação em um restaurante durante o jantar, cerca de quatro alunos participaram do momento, e um dos participantes simulou o