• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO IFMA CAMPUS SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO IFMA CAMPUS SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)
(2)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IFMA

CAMPUS SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS

PLANO DE CURSO

TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET NA FORMA CONCOMITANTE AO ENSINO MÉDIO

(3)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO–IFMA

CAMPUS SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS

Plano do Curso Técnico em Informática para Internet na forma Concomitante ao Ensino Médio de acordo com as leis, as resoluções e as Diretrizes Curriculares Nacionais.

(4)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO–IFMA

CAMPUS SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS

REITOR DO IFMA

Francisco Roberto Brandão Ferreira

DIRETOR DO CAMPUS Jânio Fernandes e Silva

DIRETOR DE ENSINO Roberto Kennedy Cardoso

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E TECNOLÓGICA E DE POLÍTICAS ESPECIAIS

Rosimiro Araújo do Nascimento

PEDAGOGO

Enierson Pedro de Carvalho

COLABORADORES NA ELABORAÇÃO Enierson Pedro de Carvalho

Rosimiro Araújo do Nascimento Sebastião Ricardo Costa Rodrigues e

(5)

SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO ... 5 2 PLANO DE CURSO ... 6 2.1 Identificação do Curso ... 6 2.2 Justificativa ... 7 2.3 Objetivos ... 8 2.3.1 Objetivo Geral ... 8 2.3.2 Objetivos Específicos ... 8

2.4. Requisitos e Formas de Acesso ... 9

2.5 Perfil Profissional de Conclusão ... 9

2.6 Organização Curricular... 9

2.7 Estágio Curricular ... 11

2.8 Matriz Curricular ... 11

2.9 Ementário ... 13

2.10 Critérios e Procedimentos para Aproveitamento de Estudos Anteriores ... 27

2.11 Critérios e Procedimentos de Avaliação ... 28

3 BIBLIOTECA ... 28

3.1 Equipamentos Biblioteca ... 29

3.2 Bibliografia Voltada Diretamente ao Desenvolvimento do Curso ... 29

4 INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS ... 30

5 PERFIL DO PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO ... 31

5.1 Corpo Docente ... 31

5.2 Corpo Técnico Administrativo ... 32

8. CERTIFICADOS ... 34

(6)

1 APRESENTAÇÃO

A história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) teve como marco inicial a sua criação em 23 de setembro de 1909, pelo presidente Nilo Peçanha. Por meio do Decreto nº 7.566, foram criadas as dezenove Escolas de Aprendizes Artífices nas capitais dos Estados. Elas surgiram com o intuito de proporcionar às classes economicamente desfavorecidas uma educação voltada para o trabalho. A Escola de Aprendizes Artífices do Maranhão foi instalada em São Luís no dia 16 de janeiro de 1910.

Do início do século XX até os anos 80, várias denominações aconteceram inclusive na filosofia de ensino, nessa década era denominada Escola Técnica Federal do Maranhão. Em 1989, a Lei nº 7.863 cria o Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (CEFET-MA), adquirindo também a competência para ministrar cursos de graduação e de pós-graduação.

A última transformação do sistema foi dada pela Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008 que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. No Maranhão, o Instituto integrou o Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (CEFET-MA) e as Escolas Agrotécnicas Federais de Codó, São Luís e São Raimundo das Mangabeiras.

Hoje, o Campus Mangabeiras, mais 25 campi, (três em fase de implantação), três campi avançados, três núcleos avançados e um Centro de Vocação Tecnológica (em fase de implantação) distribuídos por todas as regiões do Maranhão. A instituição oferece cursos de nível básico, técnico, graduação e pós-graduação para jovens e adultos. A missão institucional do IFMA é promover educação profissional, científica e tecnológica, por meio da integração do ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação do cidadão e no desenvolvimento socioeconômico sustentável.

O Campus Mangabeiras está localizado na cidade de São Raimundo das Mangabeiras, esta se localiza na porção sul do Estado do Maranhão, região do Bioma Cerrado, limita-se ao norte com o município de Mirador; ao sul, com os municípios de Balsas; ao leste com o município Sambaíba; e ao oeste com os municípios de Fortaleza dos Nogueiras e Formosa da Serra Negra.

(7)

vivendo na área urbana e aproximadamente 28% na área rural, um IDH de 0,638, relativamente alto para a região do Cerrado Sul Maranhense. (dados do IBGE 2010).

O IFMA, Campus São Raimundo das Mangabeiras, situado na BR 230, Km 319, Zona Rural, tem demanda assegurada por estudantes do próprio município de São Raimundo das Mangabeiras e das cidades vizinhas de Balsas, Loreto, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, Formosa da Serra Negra, Nova Colinas e Fortaleza dos Nogueiras. (dados PDI IFMA 2014-2018).

O Campus teve sua autorização de funcionamento em 31/12/2010. As primeiras turmas ingressaram na instituição em 14/03/2011, e desde o início de suas ações pedagógicas o campus vem propiciando a região uma educação humana e técnica que acaba promovendo a qualidade de vida e o futuro profissional dos discentes.

Possui uma área total de 339 ha, sendo 5.800 m² de área construída, com 10 salas de aulas, unidades educativas de produção agropecuária, Setor de Mecanização Agrícola, sala de recursos audiovisuais, laboratórios de Química, Biologia, Física, Matemática, Informática, Agroindústria e Geoprocessamento, biblioteca com acervo bibliográfico para o atendimento atual, refeitório, área administrativa, área de vivência, vestiários masculinos e femininos, alojamento para estudantes, posto de saúde e área de esporte. Possui, ainda, um quadro de recursos humanos com boa qualificação profissional nos níveis: superior, médio e apoio.

2 PLANO DE CURSO

O presente documento constitui-se o plano do curso técnico de nível médio em informática para internet na forma concomitante ao ensino médio, presencial, referente ao eixo tecnológico informação e comunicação do catálogo nacional de cursos técnicos.

2.1 Identificação do Curso

Denominação do Curso: Técnico em Informática para Internet Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Forma de Oferta: Concomitante ao Ensino Médio Modalidade: Presencial

Título Conferido: Técnico em Informática para Internet

(8)

Turno: Matutino Número de Vagas: 40

Carga Horária Total: 1200 horas

Integralização: Tempo mínimo de 3 (três) semestres. Tempo máximo de 6 (seis) semestres

2.2 Justificativa

As transformações sociais e econômicas provocadas pelos recursos tecnológicos vêm ocorrendo há bastante tempo, principalmente a partir da década de 90. Esse processo foi bem assimilado e aceito pelas pessoas mundo afora e também em nosso país e estado, possibilitando em pouco tempo uma evolução considerável, fazendo com que essa tecnologia ficasse cada vez mais presente no empreendedorismo, serviço público e cotidiano das pessoas. Dessa forma a tecnologia passou a ser um recurso irrenunciável no mundo do trabalho. Subsequente ao crescente aumento de computadores nos domicílios, além do acesso a eles por outros meios; como através de lan house, os sistemas de comunicação e informação, com a informática como suporte, vêm alterando os modos de produção, distribuição e comercialização de produtos e serviços, no âmbito privado, bem como o funcionamento do serviço público. Em decorrência disso, a falta de conhecimento necessário para o uso desses recursos tem sido algo impeditivo para o ingresso no mercado de trabalho por parte do trabalhador (BINI, 2009). A não adequação a essa realidade por parte dos empreendedores acarreta em um grande risco de perda de espaço na concorrência de mercado. De acordo com o (Parecer CNE/CEB. 11/2012) A evolução tecnológica e as lutas sociais têm modificado as relações no mundo do trabalho. Devido a essas tensões, atualmente, não se admite mais a existência de trabalhadores que desempenhem apenas tarefas mecânicas.

A cidade de sede do Campus Mangabeiras fica localizada na mesorregião sul do Maranhão, região do Bioma Cerrado, juntamente com os municípios de Mirador, Balsas, Sambaíba, Fortaleza dos Nogueiras, Formosa da Serra Negra, São Félix de Balsas e Riachão Alto Parnaíba. O mercado dessa região é formado por empresas de vários ramos, como confecções, produtos alimentícios, farmácias, produtos agropecuários, empreendimentos turísticos, agroindústria, indústrias, atividades agropecuárias, estabelecimentos educacionais, órgãos públicos, entre outras. Praticamente todos esses ambientes estão informatizados.

(9)

Dessa forma, verifica-se a necessidade de implantação do curso de Técnico em Informática para Internet IFMA - Campus Mangabeiras, visto que assegurará vários benefícios para população da cidade e da região, pois se por um lado ajuda a suprir uma necessidade dos empreendimentos por mão-de-obra qualificada, favorecendo o desenvolvimento da economia; por outro atende à demanda social por trabalho e renda, contribuindo para que a população, principalmente a juventude, tenha capacidade de desempenhar com sucesso a formação continuada em cursos de especialização técnica ou graduação; acesso ao mercado de trabalho, seja através do emprego formal, ou mesmo por meio da montagem do próprio negócio, e assim, uma melhor qualidade de vida.

2.3 Objetivos

2.3.1 Objetivo Geral

Formar cidadãos com uma visão socioeconômica sustentável e perfil dinâmico, inovador, ético e empreendedor, capazes de suprir as necessidades que a região necessita.

2.3.2 Objetivos Específicos

Seguem os objetivos específicos desta proposta de curso técnico:

● Ampliar as oportunidades educacionais e profissionais dos estudantes, por meio de incremento da formação e qualificação profissional (manter);

● Formar profissionais comprometidos com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável;

● Estimular a capacidade empreendedora, assim como a capacidade crítico-reflexiva para agir no mundo do trabalho;

● Promover a valorização da ciência e da tecnologia, cultura e natureza como recursos que devem ser utilizados para a promoção do bem-estar do ser humano; ● Possibilitar reflexões acerca dos fundamentos científicos-tecnológicos da

(10)

2.4. Requisitos e Formas de Acesso

Segue o disposto nos Arts. 19, 20 e 37 da Resolução do CONSUP/IFMA Nº 14/2014:

Art. 19. O ingresso de estudantes aos cursos da Educação Profissional Técnica em Nível Médio ofertados do IFMA far-se-á:

I. Mediante classificação em processo seletivo;

II. Por transferência, obedecendo ao disposto nestas normas;

Art. 20. O processo seletivo reger-se-á por edital próprio que fixará os requisitos de inscrição, número de vagas existentes nos diversos cursos, data, horário e local de realização de provas, critérios de classificação, prazos e condições de matrícula, com validade exclusiva para os períodos letivos que estejam expressamente referidos.

§1º. O número inicial de vagas nos cursos da Educação Profissional Técnica em Nível Médio ofertados no IFMA será fixado na respectiva Resolução de criação do curso aprovada pelo CONSUP;

§2º. O processo seletivo deverá classificar os candidatos até o limite de vagas. Do ingresso por transferência:

Art. 37. O IFMA poderá conceder e aceitar transferências de estudantes, externas ou internas, mediante o atendimento às disposições legais vigentes e aos prazos fixados pelo Calendário Escolar.

2.5 Perfil Profissional de Conclusão

O perfil do profissional da área, com habilitação em informática para Internet, é evidenciado pelas seguintes características:

⮚ Desenvolve sistemas para web;

⮚ Aplica critérios de ergonomia, usabilidade e acessibilidade;

⮚ Utiliza ferramentas de auxílio no desenvolvimento das aplicações e;

⮚ Desenvolve e realiza a manutenção de sites e portais na Internet e na intranet. 2.6 Organização Curricular

(11)

O curso Técnico em Informática para Internet Concomitante observa as determinações legais presentes na Lei 9.393/96, Resolução CONSUP nº 14/2014 e Resolução CNE/CEB nº 6/2012 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. De acordo com o Art. 5º desta ultima, Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais. Diante disso há necessidade de refletir sobre os métodos de ensino e quais as formas de atender a essas exigências legais, consolidando a apropriação dos conhecimentos de forma a se respeitar esse leque de abrangência.

A matriz curricular do curso Técnico em Informática para Internet foi construída a partir do estudo da organização do comércio e indústria brasileira, da sedimentação do trabalho na via produtiva e dos indicadores das tendências futuras nas relações entre capital, emprego e trabalho. A organização dessa matriz, no que se refere às competências, baseia-se na própria estruturação do mundo do trabalho, organizado em eixos tecnológicos com atividades cujos processos produtivos são semelhantes e segmentados em funções específicas: planejamento e projeto; operação de softwares; manutenção de computadores; aplicação das tecnologias da Internet; redes e desenvolvimento de software.

As disciplinas que compõem a base técnica do currículo representam o eixo tecnológico de Informação e Comunicação e sua execução didática é de caráter teórico e prático, devendo ser exercidas em perfeita articulação com as demais disciplinas, sem que uma prevaleça sobre a outra e serão desenvolvidas nos laboratórios.

O currículo está estruturado em três módulos a ser integralizado em no mínimo três semestres e no máximo em seis semestres, cada módulo conta com 400 horas (horas de 60 min.), contemplados com um conjunto de competências e habilidades visando à construção paulatina do perfil do profissional.

A organização curricular do curso conta com as seguintes características:

⮚ Conciliação das demandas identificadas com a vocação, capacidade institucional e os objetivos do curso, proporcionando ao atendimento às demandas dos cidadãos, do mercado e da sociedade;

(12)

⮚ Garantia de recursos para que o egresso exerça sua profissão com competência, idoneidade intelectual e tecnológica, autonomia e responsabilidade, orientadas por princípios éticos, estéticos e políticos, bem como compromissos com a construção de uma sociedade democrática;

⮚ Assegura ao aluno o domínio intelectual das tecnologias pertinentes ao eixo tecnológico do curso, de modo a permitir progressivo desenvolvimento profissional e capacidade de construir novos conhecimentos e desenvolver novas competências profissionais com autonomia intelectual;

⮚ Capacidade de proporcionar os fundamentos de empreendedorismo, cooperativismo, tecnologia da informação, segurança no trabalho, ética e projeto de gestão.

2.7 Estágio Curricular

O Estágio não constitui componente curricular obrigatório para o Curso Técnico em Informática para Internet. No entanto, caso o estudante opte por fazê-lo deverá protocolar requerimento com declaração da empresa confirmando sua condição de estagiário para as providências cabíveis junto ao setor responsável pelo estágio, observando-se a Resolução CONSUP/IFMA nº 122/2016.

2.8 Matriz Curricular

Disciplinas/Componentes Curriculares

1º MÓDULO 2º MÓDULO 3º MÓDULO

Car ga Horár ia T ot al C H S emana l C H S emestra l / Anua l C H S emana l C H S emestra l / Anua l C H S emana l C H S emestra l / Anua l Introdução à Informática 02h 40h 40h Operação de Computadores e Sistemas 03h 60h 60h Hardware, Manutenção e Instalação 02h 40h 40h Lógica Orientada à Programação 04h 80h 80h

(13)

Fundamentos de Internet 02h 40h 40h Introdução à Bancos de Dados 02h 40h 40h Linguagem e Comunicação 01h 20h 20h Fundamentos de Redes de Computadores 02h 40h 40h

Sistemas Operacionais Livres 02h 40h 40h

Programação Estruturada 04h 80h 80h Processamento Gráfico e Hipermídia 02h 40h 40h Inglês Instrumental 02h 40h 40h Planejamento, Projeto e Gestão Empresarial 02h 40h 40h

Sistemas de Bancos de Dados 02h 40h 40h

Programação para Internet i 04h 80h 80h

Ética, Cidadania e Marketing

Pessoal 01h 20h 20h Higiene e Segurança no Trabalho 01h 20h 20h Interface Homem Computador 02h 40h 40h Segurança da Informação 02h 40h 40h

Design para Internet 02h 40h 40h

Análise e Projeto de Sistemas 04h 80h 80h

Programação Orientada a

Objetos 04h 80h 80h

Estrutura de Dados 02h 40h 40h

Programação para Internet II 04h 80h 80h

Administração de Serviços

Linux 02h 40h 40h

(14)

2.9 Ementário

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Conhecer o processo de evolução dos computadores;

 Compreender os conceitos de informação e processamento de dados;

 Identificar os principais componentes de hardware;

 Entender o funcionamento dos sistemas operacionais e a arquitetura dos computadores;

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

História e Evolução dos Computadores; Conceitos de Informação Automatizada; Conceitos de Hardware e Software; Conceitos de Arquivos e Sistema Operacional; Arquitetura Computacional. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

POLLONI, E. G. F.; FEDELI, R. D.; PERES, F. E. Introdução À Ciência da Computação. Cengage Learning,2 ed, 2010.

RAMALHO, J. A. A. Introdução à Informática: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Berkeley, 2001. VELLOSO, F. C. Informática: Conceitos Básicos. São Paulo: Campus, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

STALLINGS, W. Arquitetura e Organização de Computadores. 8 ed. São Paulo: Pearson, 2010.

NORTON, P. Introdução à Informática. Editora Pearson Education, 2005.

OPERAÇÃO DE COMPUTADORES E SISTEMAS

CARGA HORÁRIA TOTAL: 60h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Operacionalizar as principais ferramentas de software em um computador;

 Manipular elementos do Sistema Operacional;

 Criar documentos de textos, planilhas eletrônicas, apresentação de slides;

 Navegar na Internet e em sistemas de correio eletrônico;

 Usar tecnologias específicas distribuídas através de sistemas remotos na Internet;

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Operacionalização do Sistema Operacional; Ferramentas de Processamento de Texto, Planilha Eletrônica, Apresentação de Slides, Navegação na Internet; Uso de Ferramentas na Internet.

(15)

MANZANO, André Luiz N. G.; MANZANO, Maria Izabel N. G., Estudo Dirigido: Microsoft Office Word 2007. 2. Ed. São Paulo: Érica, 2007.

MEIRELLES, F. Informática: Novas Aplicações com Microcomputadores. 2ª ed. Editora Makron Books, 2004.

BRAGA, W. OpenOffice Calc & Writer Passo a Passo: Tutorial de Instalaçõ do OpenOffice. Editora AltaBooks, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

PEOPLE EDUCATION, Apostila de Word, Power Point e Excel User Specialist 2003. H.L. CAPRON, J.A. JOHNSON, Introdução a Informática. 8ª ed. Pearson Education, 2008.

HARDWARE, MANUTENÇÃO E INSTALAÇÃO

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Entender o processo de instalação de computadores pessoais em diversos ambientes;

 Conhecer componentes, periféricos e equipamentos de suporte;

 Compreender o funcionamento dos processos de configuração, montagem e manutenção de

computadores considerando aspectos de hardware e software;

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Instalação do Computador; Periféricos; Montagem de Computadores; Placas de Extensão; BIOS e Setup; Formatação de Unidades de Disco.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ZELENOVSKY, Ricardo. PC: um guia prático de hardware e interfaceamento. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Mz, 2002.

MORIMOTO, Carlos E. Hardware,o Guia Definitivo. GDH Press e Sul Editores, 2007. 848 p. SILVA, Camila Ceccatto da; DATA, Marcelo Luiz; PAULA, Everaldo Antônio de. Manutenção completa em computadores. 1ª.ed. São Paulo: Editora Viena, 2009. 478 p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

PAIXÃO, Renato Rodrigues. Montagem e Configuração de Computadores: Guia Prático. 1ª Ed. São Paulo: Erika, 2010. 303p.

WIRTH, Almir. Hardware PC: guia de referência. Rio de Janeiro: Altabooks, 2003.

LÓGICA ORIENTADA À PROGRAMAÇÃO

CARGA HORÁRIA TOTAL: 80h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Exercitar o raciocínio lógico;

 Compreender Estruturas Lógicas;

 Entender o conceito de algoritmos e suas aplicabilidades;

 Codificar algoritmos usando pseudolinguagens de programação;

(16)

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Raciocínio Lógico; Algoritmos e Introdução à Lógica Computacional; Pseudolinguagem de Programação; Entrada e Saída de Dados; Estruturas de Decisão e Repetição; Variáveis; Tipos de Dados; Operadores Lógicos e Aritméticos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALVES, William Pereira. Lógica de programa de computadores: ensino didático. São Paulo: Érica, 2013. 176 p.

JUNIOR, Dilermando Piva. et al. Algoritmos e Programação de Computadores. Brasil: Campus, 2012. 528p. ISBN: 9788535250312.

SOUZA, Marco A. Furlan. et. al. Algoritmos e Lógica de Programação. 2.ed. Brasil: Cengage, 2011. 264p. ISBN: 9788522111299.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASCENCIO, Ana Fernanda Gomes; CAMPOS, Edilene Aparecida Veneruchi de. Fundamentos da programação de computadores: algoritmos, Pascal, C/C++ (padrão ANSI) e Java. 3.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. 569 p.

SANT'ANNA, Solimara Ravani de; COSTA, Wagner Teixeira da. Lógica de programação e automação. Curitiba: Livro Técnico, 2012. 144 p.

FUNDAMENTOS DE INTERNET

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Conhecer a História da Internet e entender o seu funcionamento sobre o protocolo HTTP;

 Utilizar linguagens de marcação HTML para modelar páginas web estáticas;

 Codificar componentes de formulários web;

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

História e Evolução da Internet; Protocolo HTTP; Modelo Cliente/Servidor; Introdução à Linguagem HTML: formulários, listas, tabelas, imagens, formatação de textos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CASTRO, Elizabeth; HYSLOP, Bruce. HTML 5 e CSS 3: Guia Prático e Visual. 1. ed. Alta Books. 2013.

CLARK, Richard; STUDHOLME, Oil; MURPHY, Christopher; MANIAN, Divya. Introdução ao HTML5 e CSS3: A Evolução da Web. 1. ed. Alta Books. 2014.

HOGAN, Brian P. HTML 5 e CSS3: Desenvolva Hoje Com O Padrão De Amanhã. 1. ed. Ciência Moderna. 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MAZZA, Lucas. HTML 5 e CSS3: Domine a web do futuro. 1. ed. Casa do Código. 2013. 205 p.

INTRODUÇÃO A BANCOS DE DADOS

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02h

(17)

 Entender os conceitos de dado e informação;

 Conhecer o histórico e a evolução dos bancos de dados;

 Compreender o processo de Modelagem Conceitual através da abordagem

Entidade-Relacionamento;

 Aplicar os conceitos de integridade de dados;

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Conceitos de Dados e Informações; História e Evolução dos Bancos de Dados; Modelagem Conceitual; Abordagem Entidade-Relacionamento; Integridade de Dados.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

TAKASHI, M. Guia Mangá de Banco de Dados. Novatec. 2009.

ELMASRI, Ramez; NAVATHE, Shamkant B. Sistemas de Banco de Dados. 6. Ed. Boston, MA: AddisonWesley, Pearson. 2011.

MACHADO, Felipe N. R.; ABREU, M. P. Projeto de banco de dados: uma visão prática. 16. Ed. São Paulo: Érica, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

SILBERSCHATZ, Abraham; KORTH, Henry F.; SUDARSHAN, S. Sistema de banco de dados. 6. Ed. São Paulo, SP: Makron, 2012.

GUIMARÃES, C. C., Fundamentos de Bancos de Dados: Modelagem, Projeto e Linguagem SQL . Ed: Unicamp. 2012.

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

CARGA HORÁRIA TOTAL: 20h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 01h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Compreender o processo de comunicação, as formas de linguagem e o uso adequado de seus

elementos;

 Conhecer os principais documentos utilizados no contexto empresarial;

 Exercitar a produção de textos considerando as normas cultas da linguagem;

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

O Processo de Comunicação; A Linguagem Verbal: escrita e oral; Pronomes de Tratamento; Produção Textual; Comunicação no trabalho: memorando, ofício, carta convite, e-mail;

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MARCUSHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Saraiva, 2012.

GOLD, Miriam. Redação empresarial. 4ª ed. São Paulo: Pearson Prentice: Hall, 2010.

MAZZAROTTO, Luiz Fernando. Nova Redação, Gramática e Literatura: aprenda a elaborar textos claros, objetivos e eficientes. 2 ed. São Paulo: DCL, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 49ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteiras, 2010.

(18)

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Entender os conceitos de redes de computadores;

 Conhecer e identificar as principais topologias de redes;

 Compreender o funcionamento dos protocolos de redes;

 Configurar equipamentos de redes;

 Executar serviços em redes;

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Conceitos de Redes de Computadores; Topologias de Redes; Protocolos de Redes; Endereçamento IP; Equipamentos de Redes; Serviços de Rede.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

TANENBAUM, Andrew S.; WETHERALL, David. Redes de computadores, 5ª.ed. Pearson. 2011. KUROSE, James F. e ROSS, K. W. Redes de computadores e a internet. 6ª. Ed. Pearson. 2013. FOROUZAN, Behrouz A.. Comunicação de Dados e Redes de Computadores. São Paulo: 4ª. Ed. McGraw Hill, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

TORRES, Gabriel. Redes de Computadores. 2ª. Ed. Novaterra. 2014.

MAGALHAES, Alberto. Redes de computadores – Curso Completo. 10ª. Ed. FCA Editora. 2013.

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Conhecer as principais arquiteturas de sistemas operacionais;

Entender os conceitos de processos e threads;

 Compreender o gerenciamento de memória no sistema operacional;

 Conhecer os conceitos sobre software livre e sistemas operacionais livres;

 Instalar e operar distribuições de sistemas operacionais livres;

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Tipos de Sistemas Operacionais; Conceitos de Processos e Threads; Gerenciamento de Memória; Software Livre; Sistemas Operacionais UNIX; Distribuições Linux.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

TANENBAUM, A. S. Sistema Operacionais Modernos. 3. Ed. Rio de Janeiro, RJ, Pearson Prentice Hall, 2010.

MACHADO, F. B; MAIA, L. P. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 5. Ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2013.

OLIVEIRA. S.; CARISSIMI, A. S.; TOSCANI, S. S. Sistemas Operacionais. 4. Ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2010.

(19)

FERREIRA, - P.; RIBEIRO, C.; RODRIGUES, R.; MARQUES, J. A.; VEIGA, L. Sistemas Operativos. FCA, 2ed, 2012.

MACHADO, F. B; MAIA, L. P. Fundamentos de Sistemas Operacionais. LTC, 1ed, 2011.

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA

CARGA HORÁRIA TOTAL: 80h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Compreender as diferenças entre interpretadores e compiladores;

 Implementar algoritmos estruturados e suas estruturas de decisão, repetição;

 Modularizar programas através de procedimentos e funções;

 Entender variáveis multidimensionais (vetores e matrizes);

 Construir programas que armazenem dados em arquivos através de registros;

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Interpretadores e Compiladores; Algoritmos Estruturados; Estruturas de decisão e repetição; Procedimentos e Funções; Vetores e Matrizes; Armazenamento em Sistema de Arquivos e Registros.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

JUNIOR, Dilermando Piva. Et al. Algoritmos e Programação de Computadores. Brasil: Campus, 2012. 528p. ISBN: 9788535250312.

SOUZA, Marco A. Furlan. Et. Al. Algoritmos e Lógica de Programação. 2.ed. Brasil: Cengage, 2011. 264p. ISBN: 9788522111299.

EBERSPACHER, Henri Frederico. Lógica de Programação. 3.ed. Brasil: Pearson Brasil, 2005. 232p. ISBN: 8576050242.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BENEDUZZI, Humberto Martins; METZ, João Ariberto. Lógica e linguagem de programação: introdução ao desenvolvimento de software. Curitiba: Livro Técnico, 2010. 144 p.

SANT’ANNA, Solimara Ravani de; COSTA, Wagner Teixeira da. Lógica de programação e automação. Curitiba: Livro Técnico, 2012. 144 p.

PROCESSAMENTO GRÁFICO E HIPERMÍDIA

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Conhecer os conceitos básicos de Multimídia e Hipermídia;

 Entender as técnicas de processamento de imagens;

 Utilizar os softwares apropriados à edição de imagens, áudios e vídeos.

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Conceitos Básicos de Multimídia e Hipermídia; Processamento de Imagens; Imagens Estáticas (BMP, JPEG, GIF, CDR e outros); Representação Vetorial de Imagens; Edição de Imagens; Áudio (MIDI, WAVE, MP3 e outros); Edição de Áudio; Vídeo (M-JPEG, MPEG e outros); Edição de Vídeo; Sistemas Multimídia e Hipermídia; Inserção de Áudio e Vídeo em Paginas Web.

(20)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Multimídia – conceitos e aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2000. BERTOMEU, João Vicente C. (Org.). Criação Visual e Multimídia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

WOLFGRAM, Douglas E. Criando em Multimídia. Rio de Janeiro: Campus, 1994. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

KELNER, Judith; MOURA, Guilherme de Sousa. Introdução à Multimídia e Fundamentos de

Realidade Virtual. Centro de Informática da UFPE, 2009. Disponível em: <

http://www.cin.ufpe.br/~if687/frame/turmas/turma_2009_1/03_FundamentosRV.pdf>. Acesso em: 25 abril. 2014.

INGLÊS INSTRUMENTAL

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Conhecer o vocabulário técnico da área na língua inglesa;

 Utilizar estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa;

 Compreender o significado das principais palavras-chaves utilizadas no contexto

computacional;

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Reading Strategies: Cognates, Skimming, Scanning, Keywords. Prepositions, Conjunctions, Verbs e Colors:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CRUZ, T. D., SILVA, A. V., ROSAS, S, M. Inglês.com.textos para informática. Editora Disal, 2003 GALLO, L. R. Inglês Instrumental para informática. São Paulo: Ícone, 2011.

OLEJNICZAK, M English for Information Technology 1. Pearson/Longman, 2011. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GALLO, L. R. Inglês instrumental para informática: Módulo 1. São Paulo: Ícone, 2008

GLENDINNING, E. H. Oxford English For Careers, Technology (1), Student’s book. Oxford University Press, 2010.

PLANEJAMENTO, PROJETO E GESTÃO EMPRESARIAL

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02h

(21)

 Conhecer os diversos tipos de empresas;

 Identificar os recursos humanos;

 Compreender o planejamento estratégico;

 Elaborar planos de negócios;

 Analisar as etapas da gestão de projetos.

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Classificação de Empresas; Recursos Humanos; Técnicas de Qualidade; Planejamento Estratégico; Gestão de Projetos; Plano de Negócios;

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ROCHA, Águida Garreth Ferraz. Planejamento e Gestão Estratégica. 1. ed. São Paulo: Pearson do Brasil. 2012. 162p.

CARVALHO, Fábio Câmara Araújo de. Gestão de Projetos. 1. ed. São Paulo: Prentice Hall. 2012. 125p.

PECI, Alketa; SOBRAL, Filipe. Fundamentos da Administração. 1. ed. São Paulo: Pearson Education – Br. 2012. 184p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

PEQUENO, Álvaro. Administração de Recursos Humanos. 1. ed. São Paulo: Pearson. 2012.

SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Conhecer os principais Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBDs)

 Implementar consultas utilizando a linguagem SQL;

 Projetar bancos de dados utilizando SGBDs comerciais;

 Otimizar o relacionamento dos dados em Sistemas de Bancos de Dados relacionais;

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Linguagem SQL; DDL e DML; Controle de Acesso e Consultas de Dados; Funções Agregadas; Junções; Ordenação; Agrupamento.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HEUSER, C. A. Projeto de banco de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.

OPPEL, Andy; SHELDON, Robert. SQL: um guia para iniciantes. 3. Ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

ELMASRI, Ramez; NAVATHE, Shamkant B. Sistemas de Banco de Dados. 6. Ed. Boston, MA: AddisonWesley, Pearson. 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados. 8ª Edição. Ed: Campus, 2004. BEIGHLEY, Lynn. Use a Cabeça Sql. 1. Ed.: Alta Books, 2008.

(22)

CARGA HORÁRIA TOTAL: 80h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04h OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Conhecer linguagens de Script;

 Implementar programas em ambiente de Internet utilizando linguagens que executam a partir

de um navegador;

 Compreender a utilidade e o funcionamento de frameworks e plug-ins da linguagem

JavaScript;

 Validar formulários web;

 Criar mecanismos de interação com o usuário em ambiente web;

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Linguagem de Scripts; Frameworks e Plugins Javascript; Introdução à Programação Server-side; Métodos de Requisições e Formulários Web.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

WRIGHT, Tim. Aprendendo Javascript: Um Guia Prático aos Fundamentos da Moderna Javascript . 1. Ed. Ciência Moderna. 2015.

BALDUINO, Plínio. Dominando JavaScript com jQuery. 1 ed. São Paulo: Casa do Código. 2012.

SOARES, Luís. Jquery: A Sua Biblioteca Javascript. 2. Ed. Fca.

2014. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BALDUINO, Plínio. Dominando JavaScript com jQuery. 1 ed. São Paulo: Casa do Código. 2012. FLANAGAN, David. Javascript: O Guia Definitivo. 6. Ed. Bookman. 2012.

ÉTICA, CIDADANIA E MARKETING PESSOAL

CARGA HORÁRIA TOTAL: 20h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 01h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Compreender a Ética a partir da Filosofia;

 Analisar os princípios éticos no ambiente de trabalho;

 Conhecer a importância do Marketing Pessoal para o sucesso no trabalho;

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

A ética a partir da Filosofia; Ética e a construção da cidadania; A ética no trabalho; Conceitos sobre o Marketing Pessoal. Aparência e Comportamento. Entrevista de Emprego

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOFF, Leonardo. Ética e moral: a busca dos fundamentos. Petrópolis: Vozes, 2003. 125 p. (PUC-SP)

LÉVY, Pierre . As Tecnologias da Inteligência - O Futuro do pensamento na era da Informática, SP, Ed. 34, 1996.

OUSSEF, A. N. FERNANDES, V. P. Informática e Sociedade. Ática, 1988. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

SCHAFF, A. Sociedade informática: Conseqüências Sociedade. 1° edição. São Paulo: UNESP. 1999.

(23)

BOFF, Leonardo. Ética e moral: a busca dos fundamentos. Petrópolis: Vozes, 2003. 125 p. (PUC-SP)

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

CARGA HORÁRIA TOTAL: 20h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 01h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Compreender a importância da Higiene e Segurança no campo da Informática;

 Interpretar e identificar os riscos presentes no ambiente de trabalho, bem como as medidas de

controle;

 Conhecer as principais doenças do trabalho e os meios de prevenção.

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Conhecendo o ambiente de trabalho; Identificando os tipos de riscos; O risco elétrico; Prevenção e medidas de controle; Ergonomia e doenças do trabalho: LER e DORT.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GONÇALVES, Edwar Abreu. Manual de Segurança e Saúde no Trabalho. 5. ed. São Paulo: LTr, 2011.

GONÇALVES, Edwar Abreu. GONÇALVES, José Alberto de Abreu. Segurança e Saúde no Trabalho em 2000 Perguntas e Respostas. 4. ed. São Paulo: LTr, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MICHEL, Osvaldo. Acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. São Paulo. LTr Editora. 2004. Caminhos da Análise de Acidentes do Trabalho–Ministério do Trabalho e Emprego –2003. Santos, Alcinéa M. dos Anjos e outros. Introdução à Higiene Ocupacional. São Paulo: FUNDACENTRO, 2001.

INTERFACE HOMEM COMPUTADOR

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Entender os princípios básicos do processo de interatividade entre o usuário e as interfaces de

um sistema computacional;

 Avaliar e Projetar interfaces de software com o objetivo de promover a Usabilidade e

Acessibilidade;

 Conhecer os métodos de criação de interfaces de software;

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Definições de Interface; Princípios da Interação Homem-computador; Ergonomia de Software; Interfaces em Ambiente Web e Mobile; Tipografia; Cores; Avaliação de Interface.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BENYON, David. Interação humano-computador. 2.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 442 p.

(24)

Market Books, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBOSA, S.D.J.; SILVA, B.S. Interação Humano-Computador. Editora Campus-Elsevier, 2010. CYBIS, Walter; HOLTZ, Adriana B.; FAUST, Richard. Ergonomia e Usabilidade. Rio de Janeiro: Novatec, 2007.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Compreender os princípios em Segurança da Informação;

 Identificar Ameaças e avaliar riscos;

 Controlar o acesso mediante rotinas de autenticação;

 Elaborar estratégias de prevenção de ataques e invasões;

 Entender os mecanismos de criptografia e assinatura digital;

 Implementar boas práticas em segurança da informação em ambientes empresariais;

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Princípios em segurança da informação. Ameaças, avaliação de riscos e políticas de segurança. Autenticação e controle de acesso. Invasões, Ataques, Criptografia e Assinatura Digital. Boas práticas em segurança da informação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BURNETT, Steve; PAINE, Stephen. Criptografia e segurança: o guia oficial RSA. Rio de Janeiro: Elsevier,2002.

DIAS, Cláudia. Segurança e Auditoria da Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2000.

THOMPSON, Marco Aurélio. Proteção e segurança na Internet. 1ª ed. São Paulo: Érica. 2002. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LUCCHESI, Cláudio Leonardo. Introdução à criptografia computacional. Campinas, SP: Papirus. FERREIRA, F N; ARAUJO, M. Política de Segurança da Informação. Ciência Moderna.

DESIGN PARA INTERNET

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Compreender os fundamentos do Design;

 Identificar aspectos de design web;

 Conhecer os componentes de navegação;

 Implementar layouts e construir ilustrações;

 Escolher os elementos gráficos de uma página web com harmonia.

(25)

Conceitos de Design; Design Web; Componentes de Navegação, Ilustrações, Tipografia, Teoria das cores, Elementos e etapas de planejamento de um website.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

OLIVEIRA NETTO, A. A. Modelagem e gerencia de interfaces. Florianópolis: VisualBooks, 2004. ZEMEL, Tarcio. Web Design Responsivo: Páginas adaptáveis para todos os dispositivos. 1. ed. São Paulo: Casa do Código. 2014. 160p.

TEIXEIRA, Fabricio. Introdução e boas práticas em UX Design. 1. ed. São Paulo: Casa do Código. 2015. 217p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ZEMEL, Tarcio. Conhecendo o Adobe Photoshop CS6. 1. ed. São Paulo: Casa do Código. 2014. 337p.

ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS

CARGA HORÁRIA TOTAL: 80h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Analisar requisitos de software para construção de sistemas computacionais;

 Projetar software através de ferramentas de modelagem e técnicas de UML;

 Conhecer os principais métodos de desenvolvimento ágil.

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Sistemas Computacionais; Requisitos de Software; Modelagem de Software com técnicas da UML; Métodos Ágeis;

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BEZERRA, E. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. 3. Ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus Elsevier, 2014.

BOOCH, G.; RUMBAUCH, J.; JACOBSON, I. UML: guia do usuário. 6. Ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus Elsevier, 2006.

BEZERRA, E. Princípios de Analise e Projeto de Sistemas Uml. Campus Elsevier, 2ed, 2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GUEDES, G. T. A. UML 2 - Uma Abordagem Prática. 2. Ed. São Paulo, SP. Novatec, 2011.

RUMBAUGH, J.; BRAHA, M. Modelagem e Projetos Baseados em Objetos com UML 2. 1. Ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2006.

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

CARGA HORÁRIA TOTAL: 80h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Compreender os conceitos básicos do paradigma de orientação a objetos;

 Aplicar técnicas de abstração no processo de modelagem de classes;

 Implementar classes e objetos utilizando a linguagem de programação Java;

(26)

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Introdução a Orientação à Objetos; Linguagens de Programação Orientadas à Objetos; Classes e Objetos; Atributos e Métodos; Herança; Polimorfismo;

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COELHO, Alex. Java Com Orientação a Objetos. São Paulo: Ciência Moderna, 2012. 144 p.

DEITEL, Paul J; DEITEL, Harvey M. Java: como programar. 8. ed. São Paulo: Pearson, 2010. 1144 p.

SANTOS, Rui Rossi dos. Programação de Computadores em Java. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Terra, 2014. 1456p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

SILVEIRA, Paulo; TURINI, Rodrigues. Java 8 Prático: Lambdas, Streams e os novos recursos da linguagem. São Paulo: Casa do Código, 2014. 151 p.

FURGERI, Sérgio. Java 8: Ensino Didático - Desenvolvimento e Implementação de Aplicações. São Paulo: Érica, 2015. 320 p.

ESTRUTURA DE DADOS

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Entender a organização de dados em vetores e matrizes;

 Compreender o funcionamento das principais estruturas de dados: listas, pilhas e filas;

 Implementar os principais algoritmos de busca e ordenação;

 Conhecer as principais estratégias de alocação de memória.

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Vetores e Matrizes; Listas, Filas, Pilhas e Árvore; Alocação de Memória; Algoritmos de Busca e Ordenação;

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

TENENBAUM, Aaron M.; LANGSAM, Yedidyah.; AUGENSTEIN, Moshe J. Estrutura de Dados Usando C. Brasil: Makron, 1995. 884 p.

SZWARCFITER, Jayme Luiz. Estruturas de Dados e seus Algoritmos. 3.ed. Brasil: LTC, 2010. ASCENCIO, Ana Fernanda Gomes; ARAÚJO, Graziela Santos de. Estruturas de dados: algoritmos, análise da complexidade e implementações em JAVA e C/++. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 432 p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BECKER, Christiano Gonçalves. et. al. Algoritmos Estruturados. 3.ed. Brasil: LTC, 1999. 304p. ISBN: 8521611803.

GUIMARAES, Angelo de Moura; LAGES, Newton A. C. Algoritmos e Estruturas de Dados. Brasil: LTC, 1994. 216p. ISBN: 8521603789

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET II

CARGA HORÁRIA TOTAL: 80h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04h

(27)

 Conhecer as principais tecnologias de programação para Internet em ambiente Servidor;

 Integrar aplicações com bancos de dados;

 Construir softwares para Internet utilizando frameworks;

 Implementar aplicações de gerenciamento de conteúdo utilizando linguagens de

programação dinâmicas.

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Tecnologias e Liguagens de Programação em Ambiente Servidor; Integração com Bancos de Dados; Frameworks e Técnicas de Desenvolvimento para Internet;

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DALL’OGLIO, Pablo. PHP: Programando com Orientação a Objetos. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2015. 552 p.

OLIVIERO, Carlos Antonio José. Faça um site PHP 5.2 com MySQL: comércio eletrônico. São Paulo: Érica, 2012. 412 p.

TURINI, Rodrigo. PHP e Laravel: Crie aplicações web como um verdadeiro artesão. São Paulo: Casa do Código, 2015. 219 p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MELO, Alexandre Altair de; LUCKOW, Décio Heinzelmann. Programação Java para a Web. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2015. 680 p.

VASCONCELOS, José Braga de. Python: Algoritmia e Programação Web. São Paulo: FCA, 2015. 324 p.

ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS LINUX

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02h

OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS

 Conhecer as principais instruções e comandos de um terminal unix;

 Compreender e executar as operações em sistemas de arquivos;

 Implementar controle de acesso em diretórios;

 Acessar remotamente servidores baseados em ambiente Linux;

 Configurar os serviços HTTP e FTP como suporte à execução de aplicações diversas.

EMENTA (BASES TECNOLÓGICAS E CIENTÍFICAS)

Distribuições Linux; Instalação do UBUNTU em ambiente servidor; Bash (Shell); Sistemas de Arquivos; Acesso Remoto via SSH; Serviços de Rede (HTTP e FTP).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

RAMOS, Atos. Administração de Servidores Linux. 1. ed. São Paulo: Ciência Modena, 2013. 520 p. DULANEY, Emmett; BARKAKATI, Naba. Linux: Referência Completa para Leigos. 1. ed. São Paulo: Alta Books, 2011. 616 p.

VIANA, Eliseu Ribeiro Cherene. Virtualização De Servidores Linux: Sistemas De Armazenamento Virtual - Guia Prático - Vol. 2. 1. ed. São Paulo: Ciência Moderna, 2012.

(28)

BRESNAHAN Christine; NEGUS, Christopher. Linux, a Bíblia: O Mais Abrangente e Definitivo Guia Sobre Linux. 1. ed. São Paulo: Alta Books, 2014. 852 p.

SANTOS, Gerson Raimundo dos. Cloud Computing: Data Center Virtualizado - Gerenciamento, Monitoramento, Segurança. 1. ed. São Paulo: Ciência Moderna, 2015. 176 p.

2.10 Critérios e Procedimentos para Aproveitamento de Estudos Anteriores

Segundo a Resolução CONSUP Nº 14/2014:

Aproveitamento de estudos é o julgamento da equivalência entre os componentes curriculares cursados com aproveitamento e aqueles dos quais foi pedida dispensa para fins de reconhecimento e consignação no Histórico Escolar.

A solicitação de aproveitamento é feita conforme Calendário Escolar, atendendo os requisitos e documentos abaixo:

a) Poderão ser aproveitados componentes curriculares cursados somente na educação profissional técnica de nível médio ou na educação superior;

b) Poderão ser aproveitados conhecimentos desenvolvidos em cursos de formação inicial ou continuada ou qualificação profissional de, no mínimo, 160 horas de duração, mediante avaliação feita por professores, especialmente designados para esse fim;

c) Será exigido pelo menos 75% da carga horária em compatibilidade de conteúdos para aproveitamento do componente curricular solicitado;

d) Documentação no ato da solicitação:

- Requerimento preenchido em formulário próprio disponível no Setor de protocolo do Campus em que o estudante está matriculado;

- Histórico Escolar, acompanhado da descrição de conteúdos, ementas e cargas horária dos componentes curriculares, autenticados pela instituição de origem.

Após a realização das avaliações, se for constatado que o aluno possui os conhecimentos exigidos, será considerado aprovado e a instituição lhe fornecerá um certificado de conclusão das disciplinas/competências em análise.

Caso o aluno não possua numa determinada disciplina todas as competências e habilidades exigidas, poderá, a critério do professor, cursar apenas aquelas que venham a complementar a sua formação.

Feita a análise de todas as competências do aluno requisitante e de posse das conclusões das disciplinas certificadas pelo Campus e devidamente registradas no seu

(29)

histórico escolar, quando for o caso, o aluno será encaminhado para a etapa de prosseguimento do curso.

2.11 Critérios e Procedimentos de Avaliação

A avaliação da aprendizagem, como prática mediadora deve possibilitar um acompanhamento contínuo e sistemático do processo de aprendizagem do aluno, visando à identificação da ajuda pedagógica que o professor deve empreender para que o aluno supere as dificuldades encontradas.

Tal concepção de avaliação se reflete na necessidade de revisão da postura pedagógica do professor, fazendo-o rever não somente conceitos, mas a relação com seus alunos, à visão de como o aluno aprende e o seu papel de mediador no processo de construção de uma aprendizagem significativa. Não se trata, apenas, de empregar uma “metodologia nova” para avaliar, é uma verdadeira revolução de conceitos de como ensinar e como aprender e dos princípios que o fundamentam.

A avaliação é parte constituinte da prática pedagógica do professor, revelando a postura e abordagem de ensino por ele priorizada. Dessa forma, muito mais que mudar a maneira de avaliar, propõe-se levar os professores a reverem seus paradigmas, passando a focalizar atenção na aprendizagem do aluno em torno de competências, transferíveis a quaisquer contextos de aplicação.

Dessa forma, em consonância com a abordagem por competência, a avaliação vem despertar a atenção de alunos e professores para o objetivo da ação educativa desenvolvida na instituição, envolvendo todos no desenvolvimento de tais competências.

A avaliação, parte integrante do ato educativo, será desenvolvida no Curso Técnico em Informática para Internet concomitante em obediência ao regulamento do sistema de avaliação do processo de ensino-aprendizagem para os cursos técnicos de nível médio, nas formas integradas ao médio, concomitante e subsequente, conforme resoluções nº 86/2011, de 05 de outubro de 2011, aprovada pelo Conselho Superior do IFMA.

(30)

A Biblioteca do Instituto Federal do Maranhão Campus São Raimundo das Mangabeiras tem por objetivo apoiar as atividades de ensino e aprendizagem, técnico-científico e cultural. Auxiliar os professores nas atividades pedagógicas e colaborar com o desenvolvimento intelectual da comunidade acadêmica.

A Biblioteca possui um acervo de 732 títulos e 3.257 exemplares e para gerenciar o acervo a biblioteca utiliza o Sistema Sophia Biblioteca Web.

Oferece serviços de empréstimo, renovação online e reserva de material, consultas informatizadas. Além de oferecer orientação na organização de Trabalhos Acadêmicos seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

3.1 Equipamentos Biblioteca

A biblioteca conta com:

⮚ 06 computadores disponíveis aos alunos para acesso à Internet e acervo bibliográfico;

⮚ 08 mesas com quatro cadeiras cada para estudo individual ou em grupo; ⮚ 9 cabines para estudo individual; e

⮚ 01 sala para estudo em grupo; ⮚ 01 sala de estudo individual.

3.2 Bibliografia Voltada Diretamente ao Desenvolvimento do Curso

A biblioteca conta com os seguintes títulos voltados diretamente ao curso Técnico em Informática para Internet:

ALMEIDA, Fernando José de. Educação e informática: os computadores na escola. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2012. 127 p. (Questões da nossa Época; 36).

ALVES, William Pereira. Fundamentos de Banco de Dados. São Paulo: Érica, 2004. 382 p.

ALVES, William Pereira. Lógica de programa de computadores: ensino didático. São Paulo: Érica, 2013. 176 p.

(31)

ASCENCIO, Ana Fernanda Gomes; ARAÚJO, Graziela Santos de. Estruturas de dados: algoritmos, análise da complexidade e implementações em JAVA e C/++. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 432 p.

ASCENCIO, Ana Fernanda Gomes; CAMPOS, Edilene Aparecida Veneruchi de. Fundamentos da programação de computadores: algoritmos, Pascal, C/C++ (padrão ANSI) e Java. 3.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. 569 p.

BARRIERA, Rodolfo; OLIVEIRA, Eder Diego de. Introdução a informática. Curitiba: Livro Técnico, 2012. 152 p.

BENEDUZZI, Humberto Martins; METZ, João Ariberto. Lógica e linguagem de programação: introdução ao desenvolvimento de software. Curitiba: Livro Técnico, 2010. 144 p.

BENYON, David. Interação humano-computador. 2.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 442 p.

DEITEL, Paul; DEITEL, Harvey. C: como programar. 6.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 818 p.

Informática na educação escolar. 2.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. 124 p. (Coleção Polêmicas do nosso tempo; 87).

JOÃO, Belmiro N. (org). Sistemas de informação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. 119 p. ISBN 9788564574533.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. 208 p. (Coleção TRANS).

MAÑAS, Antonio Vico. Administração de sistemas de informação. 8.ed. São Paulo: Érica, 2010. 304 p. ISBN 9788571946354.

4 INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

O Campus conta com:

⮚ 10 salas de aula, todas equipadas com quadro de acrílico, lousa digital e data show; e

⮚ 01 laboratório de informática com 25 computadores com acesso à internet, todos com softwares voltados para as necessidades do curso; e ainda com:

● 21 Estabilizadores 700 VA

(32)

● 01 Mesa Módulo de trabalho para escritório ● 02 Mesa para reunião ovalada

● 01 Quadro Branco ● 01 Coletor de Lixo

● 04 Ventiladores de parede.

● 01 KIT MULTIMÍDIA – (tela de projeção, projetor multimídia dpl 3d caixas de som 01 acústicas com amplificador)

● 01 Mesa Linear ● 01 Armário em Aço

● 36 Cadeiras de escritório fixas formato S

● 01 KIT LOUSA INTERATIVA –(Com armação em metal, caneta e conexões para notebook)

● 01 Retroprojetor

● 01 Aparelho de ar condicionado de 60000 btus

5 PERFIL DO PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO

5.1 Corpo Docente

PROFESSOR(A) FORMAÇÃO TITULAÇÃO REGIME DE

TRABALHO

Alexsandra dos Anjos S. Nascimento Física Mestre 40h

Alexsandra Morais Lins Letras Especialista 40h

Antonio Eliezer Raposo Junior Administração Especialista 40h

Benjamim Cardoso da Silva Neto Matemática Mestre 40h

Carlos Reis Ribeiro de Sousa Filosofia Mestre 40h

Dhileane de Andrade Rodrigues Ciências da

Computação

Mestre 40h

Eduardo Henrique Albuquerque Física Mestre 40h

Ernando Gomes de Sousa Ciências da

Computação

(33)

Guilherme Ramon G Pires Arantes Matemática Especialista 40h

Jairo Menezes Ferraz Ciências da

Computação

Mestre 40h

Johnny Herberthy Martins Ferreira Administração Mestre 40h

Leandro Barbosa Amaral Guimarães Matemática Especialista 40h

Roberto Kennedy Cardoso Física Mestre 40h

Rosimiro Araújo do Nascimento Matemática Especialista 40h

Tércio Santana Silva Sousa Análise e

Desenvolvimento de Sistema

Mestre 40h

Samuel Dias Ribeiro Administração Especialista 40h

Sebastião Ricardo Costa Rodrigues Informática Especialista 40h

Sigfran da Silva Santana Informática Especialista 40h

Tercio Santana Silva Sousa Informática Graduado 40h

Tiago da Costa B. Macedo Letras Mestre 40h

Vivianny Martins Ferreira Letras Especialista 40h

Well Max Maia da Cunha Matemática Especialista 40h

5.2 Corpo Técnico Administrativo

TÉCNICO (A) CARGO FORMAÇÃO TITULAÇÃO

Diana Mozer Moreira da Silva

Técnica em Assuntos

Educacionais Letras Especialista

Denise Sousa Santos Auxiliar em administração Letras Graduada

Diego Martins Vieira

Ramos Assistente em administração

Administração

Pública Graduado

Eliane dos Santos

(34)

Ellen Julli da Silva

Passos Maia Técnica de Laboratório

Farmácia /

Bioquímica Especialista

Émerson Gonçalves

Clementino Auxiliar de biblioteca

Ciência da computação Graduado Enierson Pedro de Carvalho Pedagogo Pedagogia Especialista Francisca Luicelena Novais de Paula Técnica em Assuntos

Educacionais Pedagoga Especialista

Glenda Lima de Barros Médica veterinária Medicina

veterinária Mestrado

Hotterdan Dias Silva Assistente em administração Matemática Graduado

Hudson Ricardo da Silva

Rezende Assistente em Administração

Ciências

Contábeis Especialista

Joao Antônio Moreira

França Assistente de alunos - Ensino Médio

Joina Torres Ferreira

Gonçalves Auxiliar de biblioteca

Ciências da

Computação Graduado

Kênio Henrique Martins

Mota Assistente de alunos

Leandro Mourão Ceretta

Técnico de laboratório/área:

informática - Nível Médio

Luana Carolina Barros

dos Santos Assistente em administração

Chefe do Núcleo de Gestão de Pessoas

Nível Médio

Lucivânio Santana da

Silva Téc. em tec. Da informação

Chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação

Nível Médio

Marciangela da Silva

Oliveira de Morais Nutricionista Nutrição Graduada

Marcio Cronemberges de Oliveira

Psicólogo

Psicologia Especialista

Márcio Gomes da Costa Administrador Administração Especialista

Maria de Jesus Martins

(35)

Marlo France Fonseca de Sousa

Técnico de laboratório/área:

biologia Farmácia Especialista

Paulo César Santos de

Souza Assistente de alunos Pedagogia Graduado

Percílio Martins Costa

Neto Médico do trabalho Medicina Graduado

Raissa Almeida Gomes Técnico em alimentos e

laticínios

Tecnologia de

alimentos Especialista

Rayanne Lopes dos

Santos Silva Assistente em administração Administração Graduada

Silvio Santos Braga Técnico de laboratório/área: informática Tecnologia de redes Graduado Wanderson de Souza

Silva Assistente em Administração Matemática Especialista

8. CERTIFICADOS

O IFMA deverá expedir e registrar, sob sua responsabilidade, os certificados do Curso Técnico em Informática para Internet concomitante aos alunos que concluíram com êxito todas as disciplinas formativas previstas nos módulos do curso.

Os certificados devem explicitar o correspondente título Técnico de Informática para Internet, indicando o eixo tecnológico ao qual se vincula. Os históricos escolares que acompanham os certificados devem explicitar os componentes curriculares cursados, de acordo com o correspondente perfil profissional de conclusão, explicitando as respectivas cargas horárias e aproveitamento dos concluintes.

O processo de certificação deve está de acordo com as orientações previstas na Resolução CNE/CEB nº 06/2012 e Resolução CONSUP/IFMA n° 14/2014.

9. REFERÊNCIAS

ATLAS DO MARANHÃO/GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, Laboratório de geoprocessamento - UEMA, São Luís: GEPLAN, 2002. BRASIL. Lei 13.006/2014. Brasília: MEC, 2014.

_______. Resolução CNE/CEB nº 01/2014 que atualiza e define novos critérios para a composição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disciplinando e orientando os sistemas

(36)

oferta de cursos técnicos de nível médio em caráter experimental, observando o disposto no art. 81 da Lei nº 9.394/96 (LDB) e nos termos do art. 19 da Resolução CNE/CEB nº 6/2012.

Brasília: MEC, 2014.

_______. Lei 11.892/2008. Brasília: MEC, 2008. _______. Lei 9.394/1996. Brasília: MEC, 1996.

_______. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília: SETEC/MEC, 2015.

_______. Resolução CNE/CEB nº 6/2012 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: MEC, 2012.

_______. Parecer CNE/CEB nº 11/2012 que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: MEC, 2012.

_______. Resolução CNE/CEB nº 3/2008 que dispõe sobre a instituição e implantação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, atualizado pela Resolução CNE/CEB nº 4/2012 e Resolução CNE/CEB nº 1/2014.

IFMA. Resolução CONSUP/IFMA nº 14/2014 que aprova as normas gerais da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. São Luís: CONSUP/IFMA, 2014.

_______. Resolução CONSUP nº 86/2011 que aprova a sistemática de avaliação do ensino nos cursos técnicos do IFMA. São Luís: CONSUP/IFMA, 2011.

_______. Projeto Pedagógico Institucional 2016. São Luís: CONSUP/IFMA,2016.

_______. Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018. São Luís: CONSUP/IFMA, 2014.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. 2010.

BINI, Elena Mariele; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. Refletindo a relação ciência, tecnologia e sociedade no contexto escolar: um olhar sobre o Curso Técnico em Informática. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2009.

Referências

Documentos relacionados

Lees deze handleiding grondig door voor u het toestel in gebruik neemt.. Werd het toestel beschadigd tijdens het transport, installeer het dan niet en raadpleeg

A dose recomendada de filgrastim para a mobilização de CPSP quando utilizado isoladamente é de 1,0 MIU (10 μg)/kg/dia, em perfusão subcutânea contínua durante 24 horas, ou de

De todos os animais estudados, somente o animal cinco da raça Wessex apresentou três marcações, sendo que os marcados foram os dois cromossomos do par 10 e um cromossomo do par

Através da presente ata ficam registrados os seguintes preços, Pregão Eletrônico (Registro de Preços) para futura aquisição de material de construção (hidráulicos) para

Tabela 2- Análise de variância da regressão linear para as variáveis independentes umidade e temperatura do solo e a variável dependente emissão de dióxido de

para el papel que queremos elaborar, una planta rgas para un papel resistente'al plegado, y una planta dé fbras cort papel de impresión'. 2) R la Fibra. Lograr igami

As mentioned previously, the populations of Sisyrinchium micranthum present a large morphological variability in Rio Grande do Sul (RS), Brazil, and the plants can be classified

Does the treatment with adjuvant radiotherapy with chemotherapy (intervention group) improve the quality of life of patients with early stage cervix cancer and risk factors