• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS/PROAES NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA/NEDAM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS/PROAES NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA/NEDAM"

Copied!
45
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS/PROAES

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA/NEDAM

RELATÓRIO FINAL DO PROGRAMA DIVERSIDADE/UFRA

BELÉM/PA 2019

(2)

Coordenação do Programa:

Tatiana do Socorro Corrêa Pacheco

Sub-Coordenação:

Ana Lídia Cardoso do Nascimento

Docentes envolvidos:

Ana Paula Sardinha; Fernanda Carneiro Romagnoli;

Flávia Marinho Lisboa; Marcelo Spitzner;

Ruth Helena Cristo de Almeida; Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino

Técnicos-Administrativos:

Merabe Carvalho Ferreira da Gama; Ana Cristina Gomes Santos; Cristiane do Espírito Santo Coelho

Monitores:

Elizabeth de Jesus Gouvea; Hanna Michelly Costa Ribeiro;

Thais Setubal de Sena; Thais Lorrane Mendes Barros;

Vicente Silva Teixeira;

Milena Maria de Jesus Nascimento; Higor Pereira de Brito

(3)

RELATÓRIO FINAL DAS AÇÕES DO PROGRAMA DIVERSIDADE/UFRA PERÍODO: MAIO/2019 A JANEIRO DE 2020.

O presente relatório apresenta as ações desenvolvidas no ano de 2019 pelo programa Diversidade/UFRA, vinculada ao Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia-NEDAM/UFRA.

O referido programa foi construído com o objetivo central de realizar de forma contínua ações como: palestras, rodas de conversas, debates, campanhas e discussões sobre diversidade, preconceito, discriminação. para contribuir com a construção de uma ambiência no interior da UFRA de respeito e valorização da diversidade humana em prol de um espaço e de uma sociedade mais democrática, justa e plural, bem como, para o fortalecimento dos valores democráticos de solidariedade e igualdade, visando a eliminação de todas as formas de preconceito e discriminação social.

A metodologia do referido programa foi estruturada por meio de 03 eixos temáticos organizados em 03 projetos com as seguintes temáticas foco das ações: Eixo 1 (Projeto 1) - Mulheres, Igualdade, respeito e proteção; Eixo 2 (Projeto 2) - Diferenças, diversidade sexual e direitos humanos. Eixo 3 (Projeto 3) - II Seminário em Educação e Diversidade na Amazônia. O eixo mulheres: igualdade, respeito e proteção foi eleito como foco de nossas ações considerando os resultados das últimas pesquisas em nosso país sobre a violência contra a mulher e sobre feminicídio, violência e assédio são as marcas expressivas da desigualdade de gênero no Brasil. Consideramos também a necessidade da UFRA em tratar essa temática de maneira mais efetiva reforçando o papel das universidades na luta por igualdade, respeito e proteção às mulheres.

O eixo 02 intitulado Diferenças, diversidade sexual e direitos humanos, centrou esforços em construir espaços de discussões sobre diversidade sexual e respeito as diferenças, com foco na população LGBT, também pelos resultados de pesquisas que apontam o Brasil como o país que mais mata homossexuais no mundo. O programa organizou atividades educativas reforçando a necessidade cada vez maior de realizarmos diálogos e reflexões sobre as diferenças em nossa sociedade.

O eixo Educação e Diversidade na Amazônia: Movimentos sociais e democratização do acesso a Educação se apresenta como eixo de culminância das ações desenvolvidas pelo programa por meio da realização do seminário em Educação e diversidade na Amazônia, com as discussões, estudos e pesquisas que envolvem as temáticas de trabalho do NEDAM. O referido seminário ocorreu no período de 27 a 29

(4)

de novembro e foi realizado junto com o Seminário Nacional de Acessibilidade, Inclusão e tecnologias promovido pelo Núcleo Acessar. O seminário em Educação e diversidade teve como finalidade promover diálogos sobre educação para a diversidade humana, com foco para a democratização do acesso à educação, como tem sido efetivada no Brasil e em especial na Amazônia, destacando a importância histórica dos movimentos sociais na luta pela garantia dos direitos a educação pelos diferentes grupos que compõem a sociedade.

Nos eixos 1 e 2 desenvolvemos cerca de 02 atividades mensais que foram iniciadas no mês de maio/2019, ações como palestras, rodas de conversas, campanhas em mídias sociais e apresentação de filmes e documentário que foram executados em parceria com o projeto bibliobreak, com a exibição realizada no horário de funcionamento do referido projeto. No eixo 3 estão concentrados o II Seminário em Educação e Diversidade na Amazônia e a exposição fotográfica “Somos todos UFRA”, que ocorreram em novembro/2019.

No período de maio a dezembro de 2019, foram realizadas, 02 palestras, 03 Mesas Redondas, 02 rodas de conversas, apresentação de 04 filmes, 01 documentário composto em 03 partes, 01 exposição fotográfica, 01 seminário, 03 campanhas em mídias sociais (campanha de combate à Homofobia, campanha em alusão ao dia nacional dos surdos e campanha pela eliminação da violência contra a mulher) com divulgação de cartazes com frases educativas sobre as temáticas em destaque. Tivemos a participação de um público de 89 participantes nos filmes apresentados, 74 participantes nas rodas de conversas e 76 participantes nas mesas redondas, 25 participantes nas palestras, 135 participantes no seminário, 56 participantes no documentário, atingindo um público total de 455 participantes nas atividades desenvolvidas pelo programa, incluindo a participação de alunos, técnicos, docentes e comunidade em geral. As campanhas educativas em mídias sociais, como facebook, instagram e whatsapp, possibilitaram ampla divulgação e o alcance de um grande público.

O programa foi cadastrado na Pró-reitoria de extensão com 03 projetos que correspondem aos eixos de trabalho, o registro de número 014/2019 corresponde aos projetos dos eixos temáticos 1 e 2 e o projeto 03 foi cadastrado com o registro de número 01.05.2019. A previsão de conclusão das ações do referido programa foi para o mês de janeiro de 2020, portanto, este documento representa o relatório final do programa Diversidade/UFRA.

(5)

Destacamos que o programa passou a receber a bolsa PIBEX no mês de agosto de 2019, após submissão ao edital bolsa PIBEX/2019. A aluna Elisabeth de Jesus Gouvêa, regularmente matriculada no curso de Licenciatura em Letras/libras, foi a monitora selecionada para receber a bolsa PIBEX com base nos seguintes critérios de seleção: 1. Frequência e participação nas atividades desenvolvidas pelo programa; 2. IRA – índice de rendimento do aluno.

Durante todo o desenvolvimento do programa a bolsista e os demais monitores se fizeram presentes de forma efetiva nas reuniões de planejamento, organização e execução de cada atividade. As principais atividades desenvolvidas pela bolsista PIBEX foram: Organização dos registros fotográficos de todas as atividades desenvolvidas pelo programa; organização das campanhas educativa nas mídias sociais, com a produção dos cartazes; organização da exposição fotográfica; Controle e digitalização das frequências de todos os eventos; Produção de planilhas com o registro dos participantes; divulgação das atividades. A bolsista também apresentou trabalho sobre o programa diversidade/UFRA no III Semana de Integração da UFRA e XVII Seminário de Iniciação Científica. A seguir apresentamos as imagens com o registro de cada ação desenvolvida pelo programa no ano de 2019.

O programa contou com a colaboração efetiva de 08 docentes, 07 monitores e 03 técnicos administrativos e tinha como meta a participação de um público de 500 participantes em todas as ações desenvolvidas. Ressaltamos que o alcance de um público de 455 participantes é significativo e representa o cumprimento de mais de 90% da meta traçada. O Campus de Tomé-Açu por meio do Professor Marcelo Spitzner desenvolveu algumas ações do programa, como a apresentação de filmes e a realização de palestra.

Os principais objetivos das ações desenvolvidas estão na contribuição de forma efetiva para o fomento do direito constitucional de promoção do bem de todos, do reconhecimento de todos em sua cidadania, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, bem como, a promoção de uma formação dialógica e plural, em prol de uma educação para as diferenças, que respeite e valorize a todos e todas, contribuindo para a conquista de um mundo mais justo, saudável, igualitário e seguro.

(6)

LANÇAMENTO DO PROGRAMA DIVERSIDADE/UFRA

(7)

MESA TEMÁTICA: A DIVERSIDADE SEXUAL COMO UM

DIREITO HUMANO (16/05/2019)

(8)
(9)
(10)

FILME ORAÇÕES PARA BOBBY

UFRA - CAMPUS TOMÉ AÇU

(11)
(12)

MESA-REDONDA: “DIVERSIDADE SEXUAL COMO UM

DIREITO HUMANO”

UFRA - CAMPUS TOMÉ-AÇU (17/05/2019)

(13)
(14)

FILME: A GAROTA DINAMARQUESA

UFRA - CAMPUS TOMÉ AÇÚ (28/06/2019)

(15)

CAMPANHA NAS MÍDIAS SOCIAIS DE COMBATE À

HOMOFOBIA (maio/2019)

(16)
(17)

MESA TEMÁTICA: ASSÉDIO ÀS MULHERES QUESTÕES

LEGAIS PARA O SEU ENFRENTAMENTO.

(18)
(19)

FILME ORAÇÕES PARA BOBBY

(20)

RODA DE CONVERSA: DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:

MEMÓRIAS, EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS, LUTAS E

(21)
(22)

RODA DE CONVERSA: DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA,

MEMÓRIAS, EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS LUTAS E

(23)
(24)
(25)
(26)

CAMPANHA EM ALUSÃO AO DIA NACIONAL DOS

SURDOS (SETEMBRO/2019)

(27)
(28)
(29)
(30)
(31)

PALESTRA DIREITOS HUMANOS: HISTÓRICO, CONQUISTAS E

PERSPECTIVAS (31/10/2019)

(32)
(33)
(34)

PALESTRA: A CULTURA E O SAGRADO NAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA

(35)
(36)
(37)

CAMPANHA PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER MULHERES: IGUALDADE, RESPEITO, PROTEÇÃO (Novembro/2019)

(38)
(39)
(40)

II SEMINÁRIO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA (NOVEMBRO/2019)

(41)
(42)
(43)

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “SOMOS TODOS UFRA PELA VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS E DIVERSIDADE HUMANA”.

(44)
(45)

Referências

Documentos relacionados

Pelo artº 6, CIRC, relativamente ao regime da transparência fiscal, a forma assumida para a resolução do problema da dupla tributação, em sede de “sociedades de pessoas”,

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), no uso de suas atribuições que lhe foram conferidas pela Resolução nº

Concluindo, os dados que melhor representam o clima urbano de Brasília, são os relativos à temperatura média, umidade anual, ventos, insolação média e

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) e em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e

Analisando a Figura 11 pode-se inferir que a variável de maior significância para este processo adsortivo, foi a quantidade de adsorvente representado pela massa, seguida da agitação

• não permita que os alimentos frescos e não congelados entrem em contacto com os alimentos já congelados, para evitar o aumento da temperatura dos alimentos congelados; • os

Como resultado da nossa experiência com este produto e nosso conhecimento de sua composição, não é esperado nenhum perigo se o produto for utilizado adequadamente e de acordo

Pelo conceito de Caltrans (2005 apud FONTES, 2009) este sistema para produção do processo úmido, a borracha é adicionada ao betume em elevada temperaturas, não sendo