• Nenhum resultado encontrado

Disciplina: Estudos Socioeconômicos Código da Disciplina: verificar Professora: Dra. Volia Regina Costa Kato

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Disciplina: Estudos Socioeconômicos Código da Disciplina: verificar Professora: Dra. Volia Regina Costa Kato"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Unidade Universitária: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Curso: Arquitetura e Urbanismo

Disciplina: Estudos Socioeconômicos Código da Disciplina: 340.3730.6 verificar Professora:

Dra. Volia Regina Costa Kato

DRT: 1031250

Etapa:

Carga horária: 34 H/Aulas Semestrais Verificar Semestre Letivo: 2º / 2014 Ementa

Contribuições das Ciências Sociais para o entendimento dos fenômenos socioculturais e urbanos contemporâneos decorrentes dos processos de globalização. Modelos interpretativos clássicos da cidade moderna (analise weberiana, funcionalista e marxista); crises dos paradigmas, reconceituação da cidade e diversidade de campos discursivos sobre temas sociais e culturais interconectados na vida cotidiana: transformações das relações de trabalho, práticas sociais e culturais,

Objetivos:

Fornecer subsídios analíticos para interpretação crítica dos processos socio-espaciais, culturais e políticos contemporâneos e de suas relações com a arquitetura e a cidade.

Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Modelos teóricos clássicos da

Sociologia sobre a cidade moderna; ação e estrutura social, cultura urbana, processos de mudança, segregação e conflito; espaço público, mobilidade e redes; práticas sociais e vida

cotidiana; arquitetura e cidade. Analise comparada dos

processos globalizados e especificidades brasileiras.

Reforço da capacidade de compressão abstrata e aplicação de conceitos à dinâmica real dos processos e fomento de habilidades de concepção e representação escrita e oral de ideias, através de leituras bibliográficas, sistematização de textos selecionados e discussão coletiva em sala de aula. Incentivo à interpretação crítica e visualização da importância de incorporação de

conhecimentos

interdisciplinares das ciências humanas no âmbito da produção arquitetônica e, no horizonte próximo de

elaboração do Trabalho Final de Graduação.

Valorização da participação interpelativa do aluno nas aulas expositivas e nas diversas atividades programadas da disciplina.

Respeito às diferenças individuais nos trabalhos em equipe em termos de repertório intelectual, interesses e

talentos.

Reconhecimento da importância da pesquisa acadêmica e dos direitos autorais dos investigadores, alertando contra - usos indevidos de informações. Incentivo às atitudes de engajamento no trabalho e de respeito à contribuições coletivas.

(2)

Conteúdo Programático:

I- As ciências sociais e os estudos clássicos sobre a cidade moderna

 Vertente weberiana: comportamentos racionais e subjetividade dos indivíduos na cidade moderna  Vertente funcionalista: cultura urbana e ação social

 Vertente marxista: sociedade de classes, produção e reprodução do capital e do espaço urbano, Engels, H. Lefebvre e Castells.

II- Processos socioculturais de globalização, territórios e urbanização contemporânea  Territorização e desterritorização no mundo globalizado

 Enfoques multidisciplinares sobre os fenômenos urbanos contemporâneos  Processos socioculturais e vida cotidiana: potencial interpretativo da Sociologia 

III- Seminários Temáticos

1. Espaço, tempo e trabalho no novo capitalismo.

2. O fazer arquitetônico e os paradigmas do trabalho na sociedade contemporânea: rompendo dicotomias

Segregação urbana e desigualdades sociais Mobilidades e espacialidades urbanas

Exercício de pesquisa aplicada: Exercícios de análise de situações empíricas.

Aplicação dos conteúdos teóricos apresentados através da observação e análise de fenômenos socioculturais na cidade.

Metodologia:

A apresentação e discussão dos conteúdos programáticos são realizadas através de aulas expositivas, pesquisas em equipe, palestras e seminários temáticos, tendo por referencia, o uso e discussão crítica de bibliografia selecionada e especificada no Plano de Ensino.

Articulando atividades individuais e em equipe, os procedimentos metodológicos compreendem trabalho de pesquisa, com busca livre de bibliografias e informações; relatórios individuais de bibliografia indicada; seminários e exercícios de observação empírica. Estes procedimentos integram-se e complementam as aulas expositivas ministradas na disciplina.

A leitura individual e sistematização de textos, em equipe, constitui o recurso estratégico para a ampliação do repertório conceitual dos alunos, referenciando a importância da fundamentação de idéias críticas sobre os problemas urbanos de viés socioeconômico e cultural.

Os seminários e discussões coletivas combinam-se, como instrumentos didáticos, às leituras individuais e aulas expositivas, favorecendo o estabelecimento de relações entre os conceitos e realidade social conhecida e vivenciada.

As relações entre fundamentação teórica, análise crítica e aplicabilidade dos conceitos são também desenvolvidas através de exercícios de observação e interpretação de situações empíricas no tema escolhido pela equipe (tal como designado no conteúdo programático da disciplina).

Considerando ainda que os conteúdos programáticos se inserem na perspectiva de interdisciplinaridade própria da formação do arquiteto, algumas palestras programadas com especialistas convidados são previstas. Constituem um instrumento didático pedagógico importante na medida em que aproximam enfoques diversos sobre fenômenos socioeconômicos e culturais do mundo contemporâneo e as transformações da urbanização.

(3)

Critérios de Avaliação:

O sistema de avaliação dos alunos, designado por 2 Avaliações Parciais, Prova Substitutiva e Prova Final contempla verificações da aprendizagem dos conteúdos apresentados, através de exercícios individuais e de trabalhos em equipe.

A 1ª Avaliação Parcial é feita através de um trabalho de pesquisa em equipe denominado Um intérprete clássico da cidade moderna, onde os alunos ampliam os conteúdos sintéticos

apresentados em aulas expositivas, através de apresentação de conceitos e interpretações de uma corrente sociológica clássica escolhida por eles. A avaliação busca verificar a capacidade de iniciativa e desenvolvimento de pesquisa no tema proposto em termos de ampliação bibliográfica, articulação de argumentos e redação. As atribuições de notas são de 0 a 10.

A 2ª Avaliação Parcial é composta de duas atividades sequenciais – uma individual e uma equipe:

1. Seminários Temáticos envolvendo leituras e relatórios individuais de 4 textos selecionados, nas datas referenciadas no cronograma da disciplina. Objetiva-se avaliar através deles, a capacidade de compreensão, interpretação e aplicação de conceitos . Cada relatório individual tem valor 1.0, compondo, como resultado 4,0 pontos na composição de nota; 2. Exercício de Análise de Situação Empírica. É um trabalho em equipe apresentado de

forma oral através de vídeo, powerpoint ou pranchas físicas como resultados de observação e análise de situações empíricas num dos temas emergentes da cidade contemporânea. Busca-se avaliar a compreensão de conceitos estratégicos no tema escolhido e de aplicação à realidade observada. Possui atribuição de 6,0 pontos na composição da nota desta avaliação. Para a atribuição individual da nota em equipe a presença do aluno na apresentação oral é obrigatória.

Prova Substitutiva: é uma prova individual que objetiva avaliar a aprendizagem de todos os conteúdos apresentados na disciplina, ou seja, das aulas expositivas, da bibliografia lida e discutida e os resultados do trabalho de sua equipe. Notas de 0 a 10.

Avaliação Final: é prova individual (teste de múltipla escolha) objetivando avaliar a

aprendizagem do conteúdo teórico da disciplina – aulas expositivas e interpretação critica de bibliografia básica referenciada e os resultados do trabalho específico de equipe. Notas de 0 a 10. Todas as avaliações parciais são registradas em fichas de acompanhamento de uso exclusivo dos professores. Os alunos terão acesso às avaliações parciais que serão divulgadas pelos professores no decorrer das etapas modulares do curso, respeitando o cronograma de divulgação de notas da Faculdade.

O registro de presenças e ausências é feito em Lista de Presença de Alunos fornecida pela Secretaria Geral da Universidade, independentemente das fichas de acompanhamento acima mencionadas.

O critério para a solicitação de revisão de notas e ou prova substitutiva segue o regimento interno da Unidade / Universidade, nas datas estabelecidas.

(4)

Bibliografia Básica:

FORTUNA, Carlos; SILVA, Augusto Santos. A cidade ao lado da cultura: espacialidades sociais e modalidades de intermediação cultural. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.) A Globalização e as Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 2002.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter – consequências sociais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro; Editora Record, 2006; capítulo 3.

VILLAÇA, Flavio. Reflexões sobre as cidades brasileiras. São Paulo: Studio Nobel, 2012. Parte II; p.43 a 71.

(5)

Bibliografia Complementar:

CARMO, Renato Miguel. Do espaço abstracto ao espaço compósito: refletindo sobre as tensões entre mobilidades e espacialidades. In: CARMO, R. M. e SIMÕES, J. A. A produção das mobilidades, Redes, Espacialidades, Trajetos. Lisboa, Portugal: Instituto de C. Sociais da Universidade de Lisboa, 2009 (p.41 a 52)

FREITAG, Barbara. Teorias da Cidade. Campinas, SP: Papirus Editora, 2006 HAESBAERT, Rogério. Territórios Alternativos. São Paulo: Editora Contexto, 2006.

MARTINS, José de Souza. A sociabilidade do homem simples. Cotidiano e história na modernidade anômala. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

NEGT, Oskar. Espaço público e experiência. In: PALAMIN, Vera M. Cidade e cultura – esfera pública e transformação urbana. São Paulo: Estação Liberdade, 2002

WACQUANT, Loïc. Os condenados da cidade – estudos sobre a marginalidade avançada. Rio de Janeiro: Revan; FASE, 2001. (Prefácio e capitulo: Lógicas de polarização urbanas: o olhar a partir de baixo)

MARTINS, José de Souza. A sociabilidade do homem simples. Cotidiano e história na modernidade anômala. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

Bibliografia Adicional

ARANTES, Antônio. A guerra dos lugares – fronteiras simbólicas e liminaridades no espaço urbano de São Paulo. In: FORTUNA, Carlos (org). Cidade, cultura e globalização. Oeiras, Portugal: Celta Editores, 1997.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Morar, Cozinhar. Petropolis, RJ: Vozes, 2002. DIAS, Lucy; GAMBINI, Roberto. Outros 500 – uma conversa sobre a alma brasileira. São Paulo: Editora Senac, 1999.

FORTUNA, Carlos. Identidades, Percursos e Paisagens Culturais. Oeiras, Portugal: Celta Editores, 1999.

KATO, Volia Regina Costa. Reflexões sobre o fazer arquitetônico. Tese de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo. FAU- Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2012.

MARQUES, Eduardo; TORRES, Haroldo (org). São Paulo: segregação, pobreza e desigualdades sociais. São Paulo: Editora Senac, 2004.

SENNETT, Richard. A cultura no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006. .

(6)

Planejamento Semanal de Estudos Socioeconômicos I

Semana Teoria Prática

07 agosto

Apresentação dos conteúdos

programáticos da disciplina, atividades individuais e em equipe, bibliografia e critérios de avaliação.

Formação das equipes de trabalho.

14 agosto

As ciências sociais e os estudos clássicos sobre a cidade moderna Textos referenciais: FORTUNA, Carlos (1997); FREITAG. Barbara (2006)

Aula expositiva com discussões e exemplos empíricos.

21 agosto

As ciências sociais e os estudos clássicos sobre a cidade moderna Textos referenciais: FORTUNA, Carlos (1997); FREITAG. Barbara (2006)

Aula expositiva com discussões e exemplos de situações empíricas.

28 agosto

Urbanização Contemporânea:

processos socioculturais globalizados, territórios e reinterpretações

discursivas.

Vídeo Olgária Matos

04 setembro

Seminários Temáticos: Espaço, tempo e trabalho no novo capitalismo.

Texto 01 - SENNETT, Richard (2006) Capítulo 3

Resenha individual e discussão em equipe

11 setembro

1ª Avaliação Parcial

Relatório em equipe: Um intérprete clássico da cidade moderna

Mesa Redonda

Aula expositiva com discussões e exemplos de situações empíricas

18 setembro

O fazer arquitetônico e os paradigmas do trabalho na sociedade

contemporânea: rompendo dicotomias Texto referencial: KATO, Volia (2013)

Aula expositiva com discussões e exemplos de situações empíricas Divulgação da 1ª Avaliação Parcial

25 setembro

Seminários Temáticos

Espaço público urbano, cultura e lazer: apropriações e identidades sociais.

Texto 2 - NEGT, Oskar (2002)

Resenha individual e discussão em sala de aula

(7)

10ª 02 outubro

Seminários Temáticos

Segregações urbanas e desigualdades sociais – contextos europeu, norte americano e brasileiro.

Texto 3a – WACQUANT, Loïc (2001) Texto 3b – VILLAÇA, Flávio (2012)

Resenha individual e discussão em sala de aula

11ª 09 outubro

Seminários Temáticos

Mobilidades, espacialidades urbanas Texto 4 - CARMO, Renato Miguel (2009)

Resenha individual e discussão em sala de aula

12ª 16 outubro

Exercício em Equipe: Análise de situação empírica

Usos e Significados do Espaço Publico Urbano

Apresentação oral do.trabalho.

13ª 23 outubro

Semana Viver Metrópole .

14ª 30 outubro

Exercício em Equipe: Análise de situação empírica

Segregações urbanas: vivências e percepções

Apresentação oral do trabalho.

15ª 06 novembro

Exercício em Equipe: Análise de situação empírica

Mobilidades e espacialidades urbanas: encontros e atividades

Apresentação oral do trabalho.

16ª 13 novembro

Resultados e discussões; Divulgação da 2ª Avaliação Parcial 17ª 20 novembro Feriado 18ª 27 novembro Prova Substitutiva 19º 04 dezembro Prova Final 20º 11 dezembro Vistas e encerramento

(8)

Referências

Documentos relacionados

As aulas, além dos recursos tecnológicos, poderão constituir de análise de casos com seminários temáticos, aulas expositivas com data show, apresentação de

Podemos definir esforço normal em uma seção de corte como sendo a soma algébrica das componentes de todas as forças externas na direção perpendicular à

Assim, através do aporte metodológico da história oral temática (Meihy, 2005) e da realização de entrevistas narrativas (Jovchelovitch e Bauer, 2008) em duas etapas, Souza

Já Thiong’o discute a importância da tecnologia, as possibilidades dos temas de filmes africanos e o cuidado que o cineasta deve ter para não acabar reproduzindo a

A disciplina será desenvolvida mediante aulas expositivo-dialogadas quando serão apresentados os conteúdos curriculares teóricos práticos através apresentação com

Os conteúdos serão oferecidos através de aulas expositivas teóricas e exercícios de análise e interpretação de textos literários (prática). A disciplina

Neste trabalho foram avaliadas a estabilidade do figo-da-índia em pó acondicionado em embalagens laminadas durante 100 dias de armazenamento, sob condições

O objectivo principal deste estudo consistiu em apresentar as noções essenciais do significado de modelo, dos modelos da Susceptibilidade Magnética e da Anisotropia da