• Nenhum resultado encontrado

Resumo completo de administração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resumo completo de administração"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

1

Tipos de organização e departamentalização Introdução

A estrutura organizacional existe para que haja diretrizes, normas, procedimento das empresas para tal alcançar em objetivo sendo assim não existe organograma padrão, cada um adota conforme as suas necessidades.

Racionalismo da organização formal

As pessoas de uma determinada organização deve se comportar racionalmente de acordo com normas de comportamento, satisfazendo níveis hierárquicos, cargos e funções.

Organização linear

Ela é antiga e simples, pois se originou na organização dos antigos exércitos. Possui linhas diretas e únicas entre superiores e subordinados, pois as linhas de comunicações são rigidamente estabelecidas.

Características da organização linear  Autoridade linear e única

 Linhas formais de comunicação  Centralização das decisões  Aspecto piramidal.

Organização funcional

Alguns princípios como: divisão ou variedade de comando, especialização do trabalho e descentralização de algumas tarefas e funções.

Características de organização funcional

Autoridade funcional ou dividida: Subordinado fala (interliga) a muitos superiores.

Linhas diretas de comunicação: Busca maior rapidez para a comunicação entre níveis da empresa.

Descentralização das decisões: Descentraliza as decisões, para exigir mais especialidade no trabalho.

Ênfase na especialização: Para que a descentralização ocorra de forma adequada, precisa-se de pessoas especializadas em cada departamento.

Organização linha–Staff

Staff ou assessoria: Propriedade de prestar consultoria, sugestão, serviços especializados ou recomendação. Organização linha-staff é o conjunto entra a funcional e a linear. Órgãos de linha são caracterizados pela autoridade linear e os órgãos de staff prestam serviços especializados.

(2)

2

Diferenças entre linha e staff

Relacionamento com os objetivos da organização: Linha é o que está diretamente ligado aos objetivos e staff o que está indireto ao objetivo;

Tipo de autoridade: Linha tem autoridade para decidir e executar atividades. Staff tem autoridade na parte de consultoria, controle e planejamento.

Funções staff: Presta serviço de assessoria, planejamento e controle, monitoração, apreciação crítica dos tipos de organização.

Na década de 70 a teoria neoclássica carecia flexibilidade, apesar de tentar mudanças em razões da instabilidade dos mercados mundiais.

Mesmo a linha “fordista” sendo um exemplo marcante, foi nos anos 70 que a Volvo introduziu a célula de produção, baseada no trabalho em equipe.

No final dos anos 80 a Toyota introduziu o Just-in-time (produção enxuta) Departamentalização

Divisão do trabalho por especificação dentro da empresa, agrupamento das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.

A especificação do trabalho pode ocorrer no sentido horizontal e vertical.

Especificação vertical: Quando se aumenta a supervisão, aumenta níveis hierárquicos. Especificação horizontal: Quando aumenta a eficiência é a qualidade do trabalho no mesmo nível hierárquico e a sua tendência é criar departamentos (órgãos).

Tipos de departamentalização

Os principais são: Funcional, por produtos/serviços, por localização geográfica (região/território), por clientela, processos ou projeto. Também existem tipos: Mista e matricial.

Departamentalização por funções

A departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades parecidas para formar unidade organizacional.

Organograma com Diretoria geral (TOPO) Gerencia de cada setor (ABAIXO). Departamentalização por produtos ou serviços

Relaciona-se de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou dos serviços prestados pela empresa.

(3)

3

Todas as atividades requeridas sobre um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento.

Organograma com Diretoria geral (TOPO) Gerencia de cara produto ou serviço (ABAIXO). Departamentalização geográfica

Diferenciação e agrupamento de acordo com a localização física que o trabalho será executado ou área de mercado ser oferecida pela empresa.

Empresas de grande porte agrupam-se as atividades de venda para, sudeste, sul, nordeste.

Organograma com Departamento de tráfego aéreo (TOPO) Regiões (ABAIXO). Departamentalização por clientela

Resume-se em dividir por procuras de diferentes tipos, como idade, sexo e se utiliza bastante em lojas de roupas.

Organograma Diretoria comercial (TOPO) Setor “masculino” (ABAIXO) escolha de diferentes produtos (ABAIXO DE CADA SETOR).

Departamentalização por processos

Processo – Conjunto de atividades para produção de um produto da prestação de serviço para um cliente. O cliente pode ser tanto externo quanto interno.

É muito utilizado esse tipo de departamentalização nos níveis operacionais da empresa. São o processo de produção de bens e/ou serviços que determina as diferenças e os agrupamentos dele.

O agrupamento é realizado por meio de sequencia do processo produtivo. Organograma Seção (TOPO) Processos (ABAIXO).

Departamentalização por projetos

A diferença e o agrupamento das atividades de acordo com as saídas e resultados relativos a um ou vários produtos.

Nesse tipo, as pessoas recebem atribuições temporárias, uma vez que o projeto tem data de inicio e termino. Terminado o projeto as pessoas são movidas para outras atividades.

Organograma Diretor (TOPO) Setores (administração, comercial, e projetos) (ABAIXO) e cada PROJETO (ABAIXO DE CADA SETOR).

Departamentalização matricial

Nesse tipo o administrador não tem autoridade diretamente nos subordinados. No lugar existe relação departamentais diminuindo a hierarquia e verticalização.

(4)

4

Organograma Diretoria (TOPO) Coordenação de projetos, mecânica e eletricidade (ABAIXO) Todos os projetos (ABAIXO DE COORDENAÇÃO) Recursos humanos e materiais (ABAIXO DOS OUTROS) Os projetos passam pelo Recursos humanos e matérias que são só uma caixa no organograma.

Departamentalização mista

Ela é a mais utilizada nas organizações em geral, por que assim ela se adequa as suas necessidades.

Organograma Diretoria (TOPO) Gerência de setores (ABAIXO) Projetos (ABAIXO DE TODOS EXCETO COMERCIAL) Regiões (ABAIXO DE COMERCIAL).

Apreciação critica da departamentalização

Adecracia é um sistema temporário variável e adaptativo, organizado em torno de problemas a serem resolvidos pelo grupo de pessoas com habilidades e profissões diversas. Constitui-se em uma opção à tradicional departamentalização.

O termo teve origem nas “forças-tarefas” militares, para enfrentar situações de forma rápida. Ela estabeleceu que no futuro a sociedade será dinâmica e mutável e as organizações que quiserem sobreviver terão que ser inovadoras e anti-burocráticas. No final da década de 80, algumas mudanças técnicas organizacional surgiram, com o enxugamento, terceirização e reengenharia.

Downsizing (Enxugamento)

Redução de níveis hierárquicos, deixando o nível institucional e o operacional mais próximo.

Outsourcing (Terceirização)

Transferências de atividades de produção ou prestação de serviços, para menores empresas ou fornecedores.

Reengenharia

Reestruturação da empresa, podendo ser na área de tecnologia, cargos, funções entre outras. Mudança radical feita por pessoas competentes. Fundamental foi a substituição de departamentos isolados por equipes multifuncionais de produção.

(5)

5 Burocracia

A abordagem estruturalista burocracia, surgiu com a reação às praticas administrativas injustas causadas pela revolução industrial.

Ela é dividida em duas teorias: Teoria da burocracia no qual tem ênfase na estrutura e teoria estruturalista no qual tem ênfase na estrutura, nas pessoas e no meio ambiente. A burocracia é uma forma de organização que se baseia na racionalidade. Isto é, na adequação dos meios aos objetivos, a fim de garantir a máxima eficiência.

Existem três tipos de sociedades: Tradicional, carismática e legal ou burocrática. Tradicional: Características patrícias, patrimonialistas como a família.

Carismática: Características místicas, arbitrárias, personalistas, como em grupos revolucionários.

Legal ou burocrática: Predominam normas e regras, bem como racionalidade na escolha dos meios, dos fins como grandes empresas e governos.

Características de burocracia

Popularmente, burocracia tende a ser uma empresa lenta com muitos papéis impedindo de terem soluções rápidas.

Para Weber, quer dizer eficiência por excelência. Suas principais características são: Caráter legal das normas regulamentos: A burocracia é ligada por normas e regulamentos legais, nos quais são estabelecidos previamente por escrito, definindo o funcionamento da empresa.

Caráter formal das comunicações: Regras, decisões são comunicados formalmente para comprovar e documentar ações.

Caráter racional e divisão do trabalho: A burocracia é caracterizada pela divisão do trabalho e racionalidade, ou seja, a divisão do trabalho atende a racionalidade para conquistar a eficiência organizacional.

Impessoalidade nas relações: A distribuição das atividades é realizada impessoalmente, em termos de cargos e funções esquecendo aspectos pessoais. A impessoalidade considera as pessoas somente ocupante de cargos, nos quais obedecem a cargos superiores (sem interagir questões pessoais).

Hierarquia da autoridade: Cada cargo inferior deve estar sendo supervisionado por um cargo superior, da às necessidades da hierarquia de autoridade.

(6)

6

Rotinas e procedimentos padronizados: A burocracia fixa regras e normas para o ocupante do cargo ter uma conduta correta, assim às atividades são executadas de acordo com os procedimentos e rotinas.

Competência técnica e meritocracia: Na burocracia a escolha se baseia em méritos e competências, esquecendo as partes pessoais, sempre havendo um concurso para a admissão e promoção.

Especialização da administração: Há separação entre o corpo administrativos dos meios de comunicação. Os meios de produção, nos quais utilizam recursos para trabalhar nas tarefas, não é propriedade dos burocratas.

Profissionalização dos participantes: A burocracia entende que o funcionário é um profissional que tem suas capacidades profissionais ocupando seu cargo e é fiel a empresa, seguindo carreira entre outras características.

Previsibilidade do comportamento: A burocracia entende que os subordinados são previsíveis, pois seguem procedimentos e normas para obter máxima eficiência.

Vantagens da burocracia Racionalidade, ou seja, objetividade nas tarefas e nos resultados. Precisão na definição do cargo.

Uniformidade de rotinas e procedimentos. Estabelece disciplina e profissionalismo.

Responsabilidade, comprometimento e controle.

As dimensões da burocracia Divisão do trabalho por meio da especialização.

Hierarquia de autoridade.

Sistema de regras, normas e procedimentos. Formalização das comunicações.

Impessoalidade no relacionamento entre as pessoas.

(7)

7

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Cultura e Mudanças Organizacionais

As Organizações são Microestruturas que Compõem a Sociedade

Estamos em plena era de mudança (da tecnologia, da estrutura social, das necessidades e desejos, das crenças, das pessoas, ...).

Isto porque as mudanças são, ao mesmo tempo, condição para a sobrevivência e condição para o desenvolvimento econômico, social, político e cultural.

Mudanças no Ambiente Social/Organizacional Queda nas barreiras geográficas (não existe mais fronteira).

Elevação mundial do nível de educação – impulsiona uma renovação tecnológica (e vice-versa).

Velocidade na produção e na transmissão de informações. Globalização.

Evolução tecnológica. Exigências de mercados.

Surgimento de novos empregos e cursos.

Estas Mudanças Causam Impactos nos Níveis do Individual, Familiar, Organizacional e do Social.

Individual: busca por rápidas adaptações, qualificações, rede de relacionamentos.

Familiar: redução do seu tamanho, divórcios e separações mais frequentes, criação de filhos por terceiros e instituições.

Organizacional: maneiras pelas quais o trabalho é realizado, localização do trabalho, disposição das áreas de trabalho, natureza dos materiais usados, maquinaria, ferramentas e equipamentos, práticas de segurança e de manutenção, normas.

(8)

8

Mudanças na Organização e no Ambiente de Trabalho Estrutura da organização e atribuição de responsabilidades.

Gestão do conhecimento.

Colocação de indivíduos em tarefas específicas. Condições de trabalho (ergonomia).

Sistemas de recompensas (participação de lucros e benefícios). Layout de departamentos.

Motivação.

Valorização do ser humano (Gestão de Pessoas). Padrões de desempenho (indicadores).

QVT (Qualidade de Vida no Trabalho). Ginástica Laboral.

Conceitos de mudança organizacional

O mundo de hoje caracteriza-se por um ambiente em constante mudança. O ambiente que envolve as organizações é extremamente dinâmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência.

O processo de mudança organizacional começa com o aparecimento de forças que vêm de fora ou de algumas partes da organização. Essas forças podem ser endógenas ou exógenas à organização.

Conceitos de MUDANÇA Organizacional

1. As forças exógenas provêm do ambiente, como as novas tecnologias, mudanças em valores da sociedade e novas oportunidades ou limitações do ambiente (econômico, político, cultural e social).

2. As forças endógenas que criam a necessidade de mudança estrutural e comportamental provêm da tensão organizacional: tensão nas atividades, interações, sentimentos ou resultados de desempenho no trabalho.

Desta forma, o Desenvolvimento Organizacional é necessário sempre que a organização concorra e lute pela sobrevivência em condições de mudança.

(9)

9

Conceitos de MUDANÇA Organizacional

Portanto, Mudança Organizacional é um conjunto de alterações na situação ou no ambiente de trabalho de uma organização, entendendo ambiente de trabalho como ambiente técnico, social, político e cultural.

Desenvolvimento Organizacional (D.O.)

É um esforço educacional muito complexo, destinado a mudar as atitudes, os comportamentos e a estrutura da organização de tal maneira que esta possa se adaptar melhor a novas conjunturas, mercados, tecnologias, problemas e desafios que estão surgindo nas economias globalizadas.

É uma estratégia educacional adotada para trazer a tona uma mudança organizacional planejada, exigida pelas demandas às quais a organização tenta responder e que enfatiza o comportamento com base na experiência.

Etapas do D.O.

DIAGNÓSTICO: Levantamento das relações da organização com seu ambiente. SOCIOGRAMA: Levantamento das relações sociais entre grupos participantes. DEFINIÇÃO DAS ALTERAÇÕES: Estruturais e comportamentais.

AVALIAÇÃO: O resultado da avaliação implica na alteração da estrutura ou do ambiente (comportamento).

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

A escolha do tipo certo de estrutura para uma dada organização é um dos fatores fundamentais do Desenvolvimento Organizacional.

(10)

10

ALTERAÇÕES NA ESTRUTURA

Significa o agrupamento dos cargos relacionados a determinadas funções, como por exemplo: vendas, produção, finanças, compras, estoques, etc.

Possibilidades de conflitos.

ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS

Essas alterações são dirigidas para o desenvolvimento da criatividade para a formação de equipes administrativas coesas e homogêneas, para a quebra de resistência à mudança, para a valorização de aspectos humanos no trabalho e assim por diante.

A eficiência real de uma organização será determinada muito mais pelas pessoas do que pela própria estrutura.

Objetivos do D.O.

É identificar o que está ocorrendo nos ambientes interno e externo da organização. Analisar o que é necessário ser mudado para tornar a organização mais eficaz, perfeitamente adaptável às mudanças por meio da conciliação das necessidades humanas fundamentais com seus objetivos e metas a serem alcançados.

Conceito de Organização

Uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente.

Toda organização atua em determinado meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Assim, ela deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera.

Conceito de Desenvolvimento

A tendência natural de toda organização é crescer e desenvolver-se.

O desenvolvimento é um processo lento e gradativo que conduz ao exato conhecimento de si próprio e à plena realização de suas potencialidades.

A eficiência da organização relaciona-se diretamente com sua capacidade de sobreviver, de adaptar-se, de manter sua estrutura e tornar-se independente da função particular que preenche.

(11)

11

Desenvolvimento Organizacional

D.O está ligado aos conceitos de mudança e de capacidade adaptativa à mudança do ser humano, da organização e do ambiente em que estes crescem e se desenvolvem.

A única maneira viável de mudar uma organização é mudar sua cultura, isto é, os sistemas dentro dos quais as pessoas vivem e trabalham. Para que as organizações possam sobreviver e se desenvolver, para que exista a renovação e a revitalização, deve-se mudar a cultura organizacional.

Desenvolvimento Organizacional

O Desenvolvimento organizacional concentra-se na cultura organizacional, porque ela molda as atitudes do empregado e determina o modo como a organização interage com seu ambiente.

Não é fácil mudar a cultura de uma organização.

Uma das dificuldades está em identificar a cultura atual, já que ela decorre dos atos dos membros da organização e dos relacionamentos que eles estabelecem com o decorrer do tempo.

Cultura Organizacional

Cultura: conjunto de padrões, das crenças, das instruções e de outros valores morais e materiais, característicos de uma sociedade.

Diferenças entre Sistemas Mecânicos e Sistemas Orgânicos

Sistemas mecânicos: A ênfase é exclusivamente individual e nos cargos da organização. Relacionamento do tipo autoridade-obediência.

Uma rígida adesão à delegação e responsabilidade dividida. Divisão do trabalho e supervisão hierárquica rígida.

Tomada de decisões centralizadas. Controle rigidamente centralizado.

Solução de conflitos por meio de repressão.

Sistemas orgânicos: A ênfase é nos relacionamentos entre e dentro dos grupos. Confiança e crença recíprocos.

(12)

12 Participação e responsabilidade multigrupal. Decisões descentralizadas.

Amplo compartilhamento de responsabilidade de controle.

Solução de conflitos através de negociação ou solução de problemas.

A Nova Lógica das Organizações (Novas Formas de Gestão) Introdução

A teoria administrativa está passando por uma profunda e intensa revisão. Algumas abordagens a seguir poderão mostrar os caminhos futuros da teoria administrativa. Estamos vivendo em uma sociedade contemporânea, globalizada e competitiva, configurando um cenário de intensas mudanças que proporciona a necessidade de uma nova lógica para as organizações.

As mudanças e os desafios do mundo globalizado estão exigindo adaptabilidade das organizações, como condição básica de sobrevivência no ambiente de negócios e então existe uma nova abordagem e uma nova visão do futuro das organizações.

Tendências/Mudanças Organizacionais

Enxugamento dos níveis hierárquicos: na busca de organizações enxutas e flexíveis. Que representem vantagens competitivas (Era da informação, flexibilidade, SI/TI, softwares de gestão.

Amplitudes de controle: as organizações reduzem a supervisão direta e facilitam a delegação de responsabilidade e maior autonomia às pessoas (Empowerment, por exemplo).

Participação e empowerment: os gerentes estão delegando tarefas para fortalecer as pessoas em todos os níveis para que elas possam tomar decisões em seu trabalho. Com o empowerment, proporciona-se maior responsabilidade e autonomia às pessoas.

Ênfase nas equipes de trabalho: Os departamentos e divisões isoladas cedem lugar a equipes de trabalho, enfatizando a flexibilidade, a agilidade, a mudança, a visão sistêmica e a inovação.

A organização como um sistema de unidades de negócios interdependentes: Para as organizações se tornarem autônomas e autossuficientes para alcançar seus objetivos é necessário um SI/TI que proporcione a integração do todo organizacional.

(13)

13

Infraestrutura: As pessoas poderão trabalhar em suas casas ou em qualquer lugar, pois estarão “conectadas” em uma rede (computadores/Internet), caracterizando com isso uma estrutura ágil e flexível através da TI.

Gestão e economia do conhecimento: A gestão/economia do conhecimento representa o trabalho mental (intelectual), no qual predomina a criatividade e a inovação na busca de novas soluções aos produtos e às necessidades do cliente, agregando valor à organização. Teletrabalho.

Organização virtual.

Gestão do conhecimento e capital intelectual. Responsabilidade social e meio ambiente. Redes de organizações.

Admissão de pessoas portadoras de necessidades especiais. Trabalho em equipe – sinergia.

Busca de resultados por meio das pessoas.

Indicadores de desempenho (bonificação por resultados). ISO 14000 (Gestão Ambiental).

Ginástica laboral (Ergonomia no trabalho). Participação dos lucros da empresa.

Reconhecimento, por parte dos gerentes, de diferenças individuais de cada colaborador. Responsabilidade, comprometimento e disciplina.

Conhecimento tecnológico.

Conhecimento em negócios e mercados emergentes. Liderança e motivação.

Criatividade e inovação. Aprender a fazer.

(14)

14

Gestão do Conhecimento e Capital Intectual

O que é gestão do conhecimento: Um processo integrado destinado a organizar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global da organização. Na era da informação, o recurso mais importante deixou de ser o capital financeiro para ser o capital intelectual, baseado no conhecimento que é a informação estruturada que tem valor para uma organização. Conduzindo a novas formas de trabalho e de

comunicação, a novas estruturas e tecnologias e a novas formas de interação humana. Organizações que Aprendem

Toda empresa necessita inovar e aprender para enfrentar os desafios que bloqueiam o seu progresso. A vantagem competitiva de uma organização, ou seja, aprendizagem somente se mantém através do que ela sabe. Como consegue utilizar aquilo que sabe e a rapidez com que aprende algo novo.

A aprendizagem organizacional busca desenvolver o conhecimento e desenvolver habilidades que capacitem as pessoas a compreender e a agir eficazmente nas empresas para conquistar resultados esperados.

Conclusão

As teorias administrativas apresentam diferentes abordagens para a administração de empresas. Cada uma delas reflete os fenômenos históricos, sociais, culturais, tecnológicos e econômicos de sua época, bem como os seus problemas.

Cada teoria representa as soluções administrativas encontradas para determinadas circunstâncias e variáveis relevantes.

Contudo, dizer que uma teoria já está ultrapassada requer certa cautela, pois o futuro do caminho da teoria administrativa está não no simples cancelamento das teorias anteriores, mas na sua evolução de novas e diferentes abordagens adequadas ao mundo contemporâneo.

(15)

15

Abordagem sistêmica da administração

Hoje a empresa necessita de diferencial para conquistar o consumidor, já que com o aumento da tecnologia aumentou os fornecedores, pois há possibilidades de entrar em contato com o mundo todo.

Para conseguir isso, a informação é a base para transformação exigida no mercado atual, fazendo os produtos e serviços com qualidade e preço baixo.

Conseguir informações é uma maneira de encontrar direções do mercado permitindo se adaptar as mudanças (Sistema aberto).

Dados e informações

Dados: Cadeia de caracteres sem interpretação. É qualquer elemento que isoladamente não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação.

Informação: Conjunto de dados ordenados, significativos e úteis. DADO NÃO É INFORMAÇÃO, INFORMAÇÃO NÃO É CONHECIMENTO.

O que é um sistema

Conjunto de elementos que integram para atingir objetivos em comum. Componentes de um sistema

Entradas: Características que fornecem ao sistema a informação do processo.

Processo de transformação: É definido como a função que possibilita a transformação de uma entrada em um produto ou serviço.

Saídas: Resultado do processo de transformação. Devem ser coerentes com os objetivos do sistema.

Controles e avaliações: Para verificar se as saídas estão coerentes com os objetivos do sistema.

Feedback: Saídas que servem para corrigir a entrada de dados/informações.

Ambiente: Conjunto que não participa diretamente do sistema. Somente no sistema aberto.

Eficiência e eficácia do sistema e classificação dos sistemas Eficiência: Fazer as coisas corretamente.

(16)

16

Classificação dos sistemas

Simples ou complexo, aberto ou fechado, estáveis ou dinâmicos, adaptáveis ou não adaptáveis e permanentes ou temporários.

Simples: Poucos elementos ou componentes, as relações entre os elementos são mais diretas.

Complexo: Muitos elementos e todos interconectados e altamente relacionados. Aberto: Integra com o meio ambiente.

Fechado: Não integra com o meio ambiente.

Estável: Mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança ao sistema. Dinâmico: Sofre mudanças rápidas e constantes por causa do seu ambiente.

Adaptáveis: Preparados para mudanças do ambiente. Não adaptáveis: Não mudam o ambiente mutável. Permanentes: Existem por muito tempo.

Temporários: Existem por pouco tempo.

Modelos de sistemas

O mundo real é complexo e dinâmico, por isso utilizamos módulos, inicialmente, em lugares de sistemas reais.

O modelo é uma abstração ou aproximação utilizada para simular a realidade.

Os administradores podem usar modelos para facilitar a compreensão do que está acontecendo, para ajudar a tomar melhores decisões.

Os principais são:

Módulos narrativos: Baseados em palavras.

Módulos físicos: Representação tangível da realidade. Muitos projetos ao projetados ou construídos por computadores.

Modelos esquemáticos: Representação gráfica da realidade (gráfica e mapa e organograma).

Modelos matemáticos: Representação da realidade.

(17)

17

Sistema de informações (S.I)

Sistemas de Informação: Conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazena e distribui informações para apoiar o controle e a tomada de decisão em uma organização.

Além do suporte à tomada de decisão, coordenação e controle, os S.I auxiliam gerentes e funcionários a analisar problemas, visualizar soluções e também criar novos produtos. Perspectivas do S.I.: Qualidade, produtividade e efetividade da informação.

Referências

Documentos relacionados

1 – O reembolso das unidades de participação só se poderá efectuar a partir do 7.º ano da constituição do Fundo. 2 – A partir dessa data, o reembolso das unidades

Realização da Reunião do Conselho de Administração que delibera: (i) alterar de 14/3/2011 para 17/3/2011 a data de pagamento dos JCP complementares do exercício de 2010 e dos

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO.. DIRETORIA DE MATERIAL

▪ Quanto a solução para os conflitos entre os pais e a escola, houve um grande número de pais que não responderam, o que pode nos revelar que os pais não fizeram

Para este composto, foi mostrada ainda uma interação através das forças de van der Waals entre o anel piperidínicos e anéis aromáticos dos resíduos de Phe288 e Phe290 localizados

· 199 Instruções para o utilizador 11.5 Limpeza do forno com painéis com autolimpeza (só nalguns modelos) O forno está equipado com painéis revestidos com esmalte contínuo

[r]

O clearance plasmático da topotecana lactona após administração IV em pacientes com insuficiência hepática (bilirrubina sérica entre 1,5 e 10 mg/mL) diminuiu para cerca de 67%