• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA – PARFOR

I – IDENTIFICAÇÃO:

PROFESSOR (A) DA DISCIPLINA: Marcelo de Sousa Oliveira

DISCIPLINA: Metodologia do Ensino da Matemática e AE

MUNICÍPIO: Itaituba

SEMESTRE:

PERÍODO: 27/01/2014 a 01/02/2014

TURMA: Matemática 2012

II - EMENTA:

Importância e objetivos do Ensino de Matemática na Educação Básica. Tendências atuais para o Ensino de Matemática (inclusive para pessoas com necessidades educativas especiais): pressupostos teóricos, procedimentos e técnicas. Análise e organização de programas de ensino. Análise e utilização de livros didáticos e paradidáticos.

III - OBJETIVOS:

Identificar a importância do ensino de Matemática para a formação crítica da cidadania. Discutir sobre conteúdos e métodos para o ensino de Matemática hoje. Elaborar atividades/metodologias para o ensino de Matemática, viáveis em sala de aula e corroborando as discussões contempladas nos objetivos anteriores.

(2)

IV – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES V – CONTEÚDOS VI – PERÍODO (MANHÃ/TARDE) VII – RECURSOS DIDÁTICOS VII – METODOLOGIA DE ENSINO IX - PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS § Compreensão das características de uma atividade de Extensão universitária e de suas modalidades; § Articulação entre os conceitos das disciplinas envolvidas na atividade para elaboração da proposta.

Planejamento da Atividade de Ação de Extensão 27/01/2014 (manhã) 4 horas Material impresso, computador e projetor. Exposição dialogada Assiduidade, pontualidade e participação nos diálogos. § Compreensão das características de uma atividade de Extensão universitária e de suas modalidades; § Articulação entre os conceitos das disciplinas envolvidas na atividade para elaboração da proposta.

Planejamento da Atividade de Ação de Extensão 27/01/2014 (tarde) 4 horas Material impresso, computador e projetor. Exposição dialogada Assiduidade, pontualidade e participação nos diálogos. § Compreensão das características de uma atividade de Extensão universitária e de suas modalidades; § Articulação entre os conceitos das disciplinas envolvidas na atividade

Planejamento da Atividade de Ação de Extensão 28/01/2014 (manhã) 4 horas Material impresso, computador e projetor. Exposição dialogada Assiduidade, pontualidade e participação nos diálogos e na produção do projeto.

(3)

para elaboração da proposta; § Elaborar o projeto de Ação de Extensão. § Compreensão das características de uma atividade de Extensão universitária e de suas modalidades; § Articulação entre os conceitos das disciplinas envolvidas na atividade para elaboração da proposta;

§ Elaborar o projeto de Ação de Extensão.

Planejamento da Atividade de Ação de Extensão 28/01/2014 (tarde) 4 horas Material impresso, computador e projetor. Exposição dialogada Assiduidade, pontualidade e participação nos diálogos e na produção do projeto. IV – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES V – CONTEÚDOS VI – PERÍODO (MANHÃ /TARDE) VII – RECURSOS DIDÁTICOS VII – METODOLOGIA DE ENSINO IX - PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS § Capacidade de caracterizar os variados ambientes de aprendizagem no contexto da educação matemática; § Refletir sobre as

tendências atuais para o ensino da matemática; § Refletir sobre as possibilidades e dificuldades para implementação de metodologias inovadoras.

TEXTO 1: O Velho e o Novo no Ensino de Matemática: Reflexões Epistemológicas acerca do

Ensino de Matemática 29/01/2014 (manhã) 4 horas Quadro (magnético ou de giz), data show, computador. Aula expositiva dialogada, pesquisa em literatura. Frequência e participação nas discussões.

(4)

§ Analisar as propostas dos Parâmetros

Curriculares Nacionais, e sua caracterização no quadro atual do ensino de Matemática no Brasil fazendo comparação com o contexto da região amazônica; § Capacidade de refletir criticamente sobre a possiblidade de implementação de metodologias inovadoras no contexto amazônico.

TEXTO 2: Orientações curriculares para o ensino de matemática no EF: § Principais características do

conhecimento matemático; § O papel da matemática no EF; § Matemática e construção da

cidadania;

§ Matemática e os temas transversais;

§ Objetivos gerais de matemática para o EF; § Os conteúdos de matemática no EF; § Avaliação em matemática. 29/01/2014 (tarde) 4 horas Quadro (magnético ou de giz), data show, computador. Aula expositiva dialogada, pesquisa em literatura e atividades em grupo. Frequência e participação nas discussões; seminário. § Analisar as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e sua caracterização no quadro atual do ensino de Matemática no Brasil fazendo comparação com o contexto da região amazônica; § Capacidade de refletir criticamente sobre a possiblidade de implementação de metodologias inovadoras no contexto amazônico.

TEXTO 3: Orientações curriculares para o ensino da matemática no EM:

§ As competências em Matemática;

§ Temas estruturadores do ensino da matemática;

§ Organização do trabalho escolar;

§ Estratégias para a ação;

30/01/2014 (manhã) 4 horas Quadro (magnético ou de giz), data show Atividades em grupo para análise de livros

didáticos, e/ou de materiais pedagógicos. Frequência. Observação da capacidade de comunicação dos alunos. § Capacidade de elaborar materiais pedagógicos e organizá-los para socialização e experiências em sala de

TEXTO 4:Tendências metodológicas em Educação Matemática 30/01/2014 (tarde) 4 horas Quadro (magnético ou de giz), data show Aula expositiva dialogada, pesquisa em literatura e atividades em grupo. Frequência e participação nas discussões; seminário.

(5)

aula; § Elaborar e desenvolver atividades de ensino de conceitos matemáticos de forma interdisciplinar; § Elaborar e desenvolver atividades utilizando textos históricos e tecnologias de informação e comunicação, tais como vídeo, áudio, computador, internet, calculadoras entre outros;

§ Capacidade de selecionar e confeccionar matérias concretos para o ensino da Matemática.

TEXTO 4: Tendências metodológicas em Educação Matemática 31/01/2014 (manhã) 4 horas Quadro (magnético ou de giz), data show, computador; materiais concretos, softwares, vídeos. Aula expositiva dialogada, pesquisa em literatura, atividades em grupo, construção de materiais didáticos com dobraduras/origamis. Presencial: Frequência e participação nas discussões, atividades de construção de materiais pedagógicos para o ensino da matemática. À distância: Produção de relato de experiência (em formato de Artigo) de atividade de ensino utilizando uma das

tendências metodológicas discutidas nas aulas.

§ Refletir sobre as especificidades da linguagem matemática e sobre a sua função no processo comunicativo e no processo ensino-aprendizagem;

§ Refletir sobre o papel da linguagem no uso de novas metodologias de ensino.

TEXTO 5: Ensino Ostensivo em Ambientes de Aprendizagem

Gerados pelo Processo de Modelagem Matemática 31/01/2014 (tarde) 4 horas Quadro (magnético ou de giz), data show, Computador e materiais para confecção dos recursos didáticos. Atividades em grupo (elaboração de materiais e atividades para o ensino de conceitos matemáticos); socialização com a turma. Frequência e participação nas discussões, atividades de construção de materiais pedagógicos para o ensino da matemática.

§ Refletir sobre o contexto da educação matemática na perspectiva da educação inclusiva;

TEXTO 6: A comunicação matemática e os caminhos para a inclusão:

§ Comunicação: um caminho para a

inclusão; 01/02/2014 (manhã) 4 horas Quadro (magnético ou de giz), data show, Computador e materiais para Manipulação dos materiais; socialização com a turma. Observação da capacidade de comunicação tanto na forma oral,

(6)

§ Discutir possibilidades de desenvolvimento de atividades que visem a aprendizagem dos alunos com NEE.

§ A comunicação matemática. confecção dos

recursos didáticos. quanto na forma escrita (produção de textos e relatórios) § Capacidade de articular o que foi discutido nas aulas para elaborar atividades de ensino; § Capacidade de sintetizar e sistematizar conceitos e procedimentos para elaboração de propostas de ensino e produção de relatos.

Elaboração de propostas para atividades a serem realizadas na etapa à distância

da disciplina 01/02/2014 (tarde) 2 horas Computador; data show, quadro (magnético ou de giz) Leitura e discussão do texto. Presencial: Frequência e participação nas discussões; observação da capacidade de comunicação. À distância: orientação sobre a avaliação da parte à distância da disciplina X - REFERÊNCIAS:

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. v. 2. Brasília: MEC/SEB, 2006.

LUIZ, L. S. O velho e o novo no ensino da matemática: reflexões epistemológicas acerca do ensino da matemática. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2009.

MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. Natal: Flecha do Tempo, 2006.

OLIVEIRA, M. S. Ensino Ostensivo em Ambientes de Aprendizagem Gerados pelo Processo de Modelagem Matemática. In: VII CNMEM – Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Belém: 2011.

SILVA, F. H. S.; SALES, E. R.; BENTES, N. S. S. A comunicação matemática e os desafios da inclusão. In: 2º SIPEMAT – Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Recife: 2008.

COMPLEMENTARES:

BAIRRAL, M. A. Instrumentação do ensino da Geometria. V2. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2004.

Referências

Documentos relacionados

COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES MÉTODOS DE AVALIAÇÃO CORPORAL EM ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ.. Roberta Oliveira de Albuquerque Lima 1 , Bárbara Maria da Cunha Régis

Tão importante quanto realizar a leitura é monitorá-la, pois a partir do momento em que o indivíduo apenas efetua um momento de leitura cor- rida, pode não compreender realmente

Esses resultados demonstram que o ambiente exerce forte infl uência no desenvolvimento das colônias durante a fase de fundação, bem como sobre o status fi siológico

A natureza jurídica do mandado de segurança, segundo ALEXANDRE DE MORAES: "Trata-se de uma ação constitucional civil, cujo objeto é a proteção de direito

em Engenharia Oceânica pela FURG e por Tiago Ventura Martins, Mestre em Ensino de Matemática.

Com a criação, em 2007, do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (NINTEC-UFPI), foi concentrado esforços na formação de

De modo semelhante, podemos desenvolver o determinante pela linha i, usando o argumento seguinte. Dentre os fatores de uma parcela do determinante há um único elemento da linha

01-02 24/07 Apresentação da disciplina, do professor e do plano de curso e aula expositiva e dialogada sobre variáveis, população e amostra; Amostragem, técnicas