• Nenhum resultado encontrado

Orçamento Empresarial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Orçamento Empresarial"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Orçamento Empresarial

Definição

Instrumento que traz a defin ição qua ntitativa dos ob jetivo s e o

detalhamento dos fatores nece ssá rios para atin gi -los, assim como o

contro le do desempenho. Permite aco m panhar o desempenho da empresa e asse gura r que os desvio s do plano sejam analisados e adequadamente contro lados.

PLANEJAMENTO É:

ORÇAMENTO

É

:

A definição de um futuro desejado e dos

meios eficazes para alcançá-lo.

A expressão monetária de um plano

operacional.

Um processo de tomada de decisão por

antecipação.

A etapa final de um processo de

planejamento.

Um processo orientado no sentido de

produzir uma ou várias situações futuras.

Um compromisso de realização.

Envolve um conjunto de decisões

interdependentes.

Um instrumento de acompanhamento e

contínua avaliação de desempenho das

atividades e dos departamentos.

(2)

SISTEMA ORÇAMENTÁRIO E

FATORES CRÍTICOS

PARA O SUCESSO.

FATORES IMPRESCINDÍVEIS Abrangência, oportunidade, qualidades e características do sistema orçamentário. Envolvimento da alta direção, dos

demais executivos e funcionários. Apoio da alta direção.

Empenho integral e participativo de cada integrante do quadro de funcionários da empresa.

Adaptação organizacional. Adequação da estrutura organizacional Evitar duplicação ou diluição de esforços e

responsabilidades. Considerar a cultura da organização.

Clara definição dos objetivos e dos

padrões de desempenho. Antes do momento de decisão

Padrões comparáveis com resultados Comunicação integral. Responsabilidade e objetivos

Todos os níveis da estrutura organizacional Definição de expectativas realistas. Evitar conservadorismo exagerado

Evitar otimismo irracional

Procurar alcançar alto nível de eficiência global

Oportunidade. Plano de datas

Relatórios de desempenho oportunos Reconhecimento do esforço

individual e do grupo. Justo, compreensível e preciso.

Evitar estereótipos e preconceitos na avaliação de rendimento.

Acompanhamento do desempenho. Se inferior às metas, adotar ações corretivas, de forma construtiva

(3)

I) Condições Externas Gerais: a) Políticas:

● estabilidade política e social; ● política governamental de preços; ● política salarial e de financiamentos; ● tendência do nível de estatização.

b) Econômicas: ● índice de preços;

● renda nacional, PIB, PNB; ● fatores internacionais;

● utilização de mão-de-obra disponível;

● utilização da capacidade de produção instalada.

II) Condições externas em relação ao mercado

a) Quanto ao consumidor: alterações do orçamento familiar; fatores sócio-psicológicos; mudanças tecnológicas; mercado de exportações; fatores demográficos.

b) Concorrência: novos competidores; novos produtos concorrentes; planos de exportação; estratégias de preços dos competidores, etc.

II) Condições internas da empresa ● planos de expansão;

● política de produtos; ● política de preços;

(4)

1.8 Categorias de Orçamento :

1. Orçamento ec onômico – consiste na fixação de metas para os itens que compõem a demonstração de resultados (receitas e despesas). O ponto chave do desse planejamento é o orçamento de vendas, ele é o ponto de partida de todo o processo orçamentário. Os principais sub-orçamentos que compõem o

planejamento econômico são: orçamento de vendas, orçamento de produção, orçamento de matéria-prima, orçamento de mão-de-obra direta, orçamento de custos indiretos de fabricação, orçamento de despesas administrativas, orçamento de despesas comerciais e de despesas financeiras.

2. Orçamento Fina nceiro – consiste na elaboração de sub-orçamentos das atividades que influenciam o fluxo de caixa. O planejamento financeiro permite à empresa obter as informações antecipadas quanto à necessidade ou

disponibilidade de recursos financeiros, o que beneficia a tomada de decisões sobre os fatores que interferem no gerenciamento do fluxo de caixa. Os principais sub-orçamentos que compõem o planejamento financeiro são: orçamento de contas a pagar, orçamento de contas a receber, orçamento de aplicações, orçamento de empréstimos e orçamento de caixa.

3. Orçamento de Capital - consiste na elaboração das estimativas de investimentos, principalmente em imobilizado, que serão utilizados para geração de receitas futuras, portanto, precisam ser depreciados ou amortizados.

“A adoção do planejamento financeiro e orçamento pela empresa pressupõe a prévia análise de todos os fatores relevantes do sistema operacional e estratégico. Os principais aspectos dos processos de planejamento e controle financeiros deverão ser definidos antes de se estruturar um programa equilibrado do plano geral de operações para o período em questão” (ZDANOWICZ, 2000, p.26)

(5)

2.1 ORÇAMENTO DE VENDAS

2.1.1 - Conceituação

O orçamento de vendas constitui-se na planificação futura das vendas da empresa para determinado período, relacionando em suas projeções os produtos e/ou serviços que serão oferecidos e distribuídos em cada

mercado de atuação, indicando a quantidade, o preço unitário e a receita total.

Principais componentes: -

- preço de venda dos produtos; - impostos sobre vendas;

- adições e abatimentos sobre vendas.

2.1.2 - Fatores que interferem nas projeções de vendas a) Restrições internas:

Capacidade produtiva insuficiente; Estrutura administrativa inadequada;

Pessoal não habilitado para o exercício de suas funções: Dificuldades na obtenção de fundo para capital de giro, etc. b) Restrições externas:

Evolução política do país; Inflação;

Mercado fornecedor de matérias-primas; Mão-de-obra;

Concorrentes.

Principais fatores

 Política de preços: preço é a expressão do valor de troca que se oferece por alguma coisa que satisfaça uma dada necessidade ou desejo.

(6)

e ou serviços em seu futuro mercado de atuação, considerando o ciclo de vida de cada um deles. O ciclo de vida completo de um produto é: pré-teste, introdução, crescimento, maturação, saturação, declínio e rejuvenescimento.

 Política de distribuição: é nesse momento que são definidos os caminhos que levarão os produtos do fabricante aos consumidores finais.

 Política de propaganda: define os produtos prioritários, as campanhas a serem feitas, os veículos a serem utilizados, etc.

2.1.3 - MÉTODO PARA ESTIMAÇÃO DAS VENDAS

I ) Métodos baseados no que se diz:

a) Levantamento de intenções de compradores. b) Levantamento de opiniões de vendedores. c) Levantamento de opiniões de especialistas.

II) Métodos baseados no que se faz:

Utilizados quando do lançamento de um novo produto ou de abertura de uma nova região – consiste em trabalhar com um mercado-teste.

III) Métodos baseados no que se fez:

Através de ferramental estatístico e matemático explica o comportamento das vendas passadas e procura projetar as futuras.

2.1.4 -

Informações oriundas do orçamento de vendas

I) Econômicos: a) Receitas Brutas;

b) Impostos diretos sobre vendas (IPI, ICMS);

(7)

II) Financeiros:

a) Recebimento de vendas;

b) Pagamento de Impostos diretos; c) Pagamento de Despesas;

A partir dessas informações têm-se o quadro do montante da receita principal da empresa e o cronograma de ingressos e de desembolsos relacionados às vendas.

Estimação das vendas de empresas produtoras de artigos sazonais, alternativas: a) produzir proximamente aos picos de vendas, o que resulta em uma grande

capacidade ociosa durante o resto do ano;

b) manter seu ritmo de produção constante, o que requer uma menor capacidade produtiva mas exige em contrapartida um investimento maior estoques durante todo o ano.

c) Diversificar a linha de produtos.

d) Quando possível buscar deslocar de maneira favorável a procura no tempo.

O orçamento de vendas deverá satisfazer as necessidades do cliente, do funcionário, do acionista e da comunidade, bem como garantir a sobrevivência da organização.

3. PROCESSO ORÇAMENTÁRIO E O PROCESSO DE GESTÃO: Principais métodos utilizados

3.1 Orçamento estático (budget)

O mais comum e o mais utilizado pelas organizações; nele as peças orçamentárias são elaboradas a partir da fixação de volumes de vendas e, por meio deles, são determinados os volumes de atividades.

3.2 Orçamento ajustado (forecast)

Derivado do orçamento estático, o orçamento ajustado (forecast), tem como objetivo oferecer ao orçamento uma alternativa de flexibilização e se dá quando se faz necessária uma alteração no orçamento original em razão de uma mudança significativa na expectativa de uma variável fundamental.

(8)

3.1 Orçamento flexível

Desenvolvido para tentar solucionar o problema dos ajustes do orçamento estático e está na vertente dos conceitos de simplificação do processo orçamentário. Ele parte da premissa de que o fator principal do orçamento - o orçamento de vendas - depende da previsão de quantidade e esta variável não deve ser fixada, uma vez que alterações no volume das operações são consideradas normais.

3.2 Orçamento base zero (OBZ)

É a aplicação dos conceitos de da reengenharia dos processos de negócios no orçamento.

3.3 Controle matricial

Toma como base o orçamento base zero e defende ainda um controle duplo nos principais elementos de receitas e despesas, obrigando Cada gestor a prestar contas de seu orçamento para seu superior hierárquico (vertical) e também para um outro responsável escolhido pela empresa para determinados itens constantes do seu orçamento (horizontal); ex.: despesas de pessoal.

3.4 Balanced scorecard (BSC) e gestão/ custo por atividade (ABM / ABC) Objetivando unir a visão estratégica com as fases de execução e controle do processo de gestão empresarial, o BSC é um sistema de acompanhamento da estratégia, por meio de indicadores financeiros e medidas de desempenho não financeiras; proposto por Kaplan e Norton. Demonstra a relação de causa e efeito das perspectivas do sistema empresa (perspectiva de aprendizagem e crescimento dos funcionários, perspectiva dos processos de negócios, perspectiva dos clientes e perspectiva financeira).

O ABM / ABC postula um controle dos gastos muito mais analítico que o controle tradicional dos custos e das despesas departamentais, segmentando cada

departamento da empresa em atividades. A base conceitual desse modelo de gestão reside na ideia de que o processo analítico das atividades e seus direcionadores de custo permitirão que a empresa detecte atividades que

Referências

Documentos relacionados

O Governo reconhece o trabalho dos criadores bem como o valor económico do sector criativo e cultural, como factores fundamentais para a definição da identidade

e) Outras despesas com a aquisição de bens e prestações de serviços relacionadas com a atividade, que constem de faturas comunicadas à Autoridade Tributária e Aduaneira nos termos

- quando uma ou mais sociedades exerçam uma actividade principal enquadrada na classificação de actividade económica de alojamento, restauração e similares, e o

1. A presente secção aprova um regime excepcional de regularização de dívidas de natureza fiscal bem como de dívidas à segurança social cujo prazo legal de pagamento termine até

ALVENARIA DE BLOCOS DE CONCRETO ESTRUTURAL 20X20X40CM, ESPESSURA 20CM, ASSENTADOS COM ARGAMASSA TRACO 1:0,25:4 (CIMENTO, CAL E AREIA) Muros do subsolo e externo..

Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - CGTEE Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - CGTEE Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. -

6/5/2009 Obra: 08/A025C - RESERVATÓRIO DELFINO RIET-APOIADO E ADUT-DETALHADO..

Orçamento ou Plano Físico de Vendas Previsão dos Preços Unitários de Vendas Orçamento ou Plano Físico de Produção Orçamento Físico Materiais Diretos Produção Orçamento