• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental

Edital nº 10/2018

Seleção de candidatos às vagas do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu na Modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde Mental

Período Letivo - 2019/2021 1. PREÂMBULO

1.1 A Presidente da Comissão de Seleção do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental (RESMEN), instituída pela PORTARIA N.° 54/2018 CCS/UFPB, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com o Processo nº 23074.085045/2018-15, torna público o presente Edital que estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, na Modalidade de Residência, de caráter Multiprofissional em Saúde Mental, para o período letivo de 2019/2021, em conformidade com as exigências da Lei n° 11.129, de 30 de junho de 2005, da Portaria Interministerial Nº 1.077, de 12 de novembro de 2009 e da Portaria Interministerial nº 1.320 de 11 de novembro de 2010 do MEC. A RESMEN é aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, através da Resolução CONSEPE/UFPB N.° 15/2015 e credenciada pela CNRMS/MEC.

1.2 Para fins deste processo seletivo, a Residência Multiprofissional em Saúde Mental (RESMEN) receberá inscrições, para seu quadro de profissionais de saúde, de candidatos com formação superior em: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Particularmente quanto à inscrição de candidatos com formação em Educação Física, serão aceitas: Licenciatura Plena em Educação Física, ou Bacharelado em Educação Física, ou Licenciatura em Educação Física.

2. DO NÚMERO E DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

2.1 Serão oferecidas 20 (vinte) vagas, distribuídas em 07 (sete) núcleos profissionais (áreas de graduação), conforme descrito no quadro 1, a seguir.

DISTRIBUIÇÃO DO NÚMERO DE VAGAS SEGUNDO ÁREA DE GRADUAÇÃO

Área de Graduação (Núcleo Profissional) Vagas Educação Física (Licenciatura Plena ou Bacharelado ou

Licenciatura) 03 (três) Enfermagem 03 (três) Farmácia 03 (três) Nutrição 02 (duas) Psicologia 03 (três)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

(2)

Serviço Social 03 (três)

Terapia Ocupacional 03 (três)

Quadro 1 - Distribuição do número de vagas segundo área de graduação.

2.2. Cada candidato se inscreverá e concorrerá exclusivamente às vagas do seu núcleo profissional (área de graduação).

3. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

3.1 Serão aceitas inscrições de candidatos que tenham nacionalidade brasileira, ou estrangeira na forma da legislação vigente, com formação de graduação em ensino superior nas áreas especificadas no item 1.2 deste Edital.

3.2 O candidato formado em instituição de ensino superior estrangeira, deverá apresentar documento de revalidação de diploma por instituição de ensino superior brasileira, devidamente credenciada pelo Ministério de Educação do Brasil; além de cadastro atualizado de habilitação profissional do respectivo conselho profissional no âmbito do Estado da Paraíba.

3.3 Possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos completos no ato da inscrição. 3.4 Estar em dia com as obrigações eleitorais.

3.5 Estar quite com o serviço militar, quando do sexo masculino. 4. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

4.1 Este edital será disponibilizado por meio do endereço eletrônico http://www.ccs.ufpb.br/nesc a partir do dia 20/12/2018, para fins de conhecimento das normas reguladoras específicas do processo de inscrição e seleção.

4.2 As inscrições serão efetuadas no site http://www.ccs.ufpb.br/nesc, no período de 02/01/2019 a 18/01/2019. A HORA LIMITE PARA ENVIO DAS INSCRIÇÕES SERÁ ATÉ 23 HORAS E 59 MINUTOS HORÁRIO DE BRASÍLIA.

4.3 Haverá uma taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais). Para a emissão e impressão da Guia de Recolhimento da União (GRU), o candidato deverá seguir as instruções de preenchimento disponíveis no site http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp e realizar o pagamento em Agências do Banco do Brasil, conforme os dados abaixo descritos:

UNIDADE GESTORA 153065 - UNIVERSIDADE FEDERAL DA

PARAÍBA

GESTÃO 15231

CÓDIGO DE RECOLHIMENTO 28883-7 - TAXA DE INSCRIÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO NÚMERO DE REFERÊNCIA 1506541101160601 COMPETÊNCIA 01/2019 VENCIMENTO 18/01/2019 CPF DO CANDIDATO NOME DO CANDIDATO VALOR PRINCIPAL 200,00

(3)

VALORES

VALOR TOTAL 200,00

4.4 A inscrição implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação, pelo candidato, das condições estabelecidas neste Edital; não podendo, portanto, alegar desconhecimento das mesmas.

4.5 É facultado aos candidatos a solicitação da isenção da taxa de inscrição, no período de 21 a 28 de dezembro de 2018, mediante:

4.5.1 O pedido de isenção deverá ser solicitado à Coordenação do Programa, mediante requerimento do candidato, remetendo através do e-mail: resmen@ccs.ufpb.br contendo: a) a indicação do Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico e b) declaração que é membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n° 6.135, de 26 de junho de 2007, e em atendimento às exigências dispostas no Decreto n° 6.593, de 2 de outubro de 2008, quanto à comprovação de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007. Ou, pessoalmente no 2° andar da Reitoria, no Setor de Serviço Social da Pró-Reitoria de Pós-Graduação - PRPG, das 08h às 12h, para obter o Parecer Social, mediante processo para isenção de taxa, com os seguintes documentos: comprovante de Identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (carteira de trabalho, contracheque ou se for autônomo, declaração de próprio punho), e histórico escolar do ensino médio que comprove ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Tel. 83 32167282.

4.7 O resultado do pedido de isenção será disponibilizado no site http://www.ccs.ufpb.br/nesc, em 10/01/2019.

4.8 Caberá recurso pelo candidato ao não deferimento do pedido de isenção da taxa de inscrição, que deverá ser apresentado no próprio site http://www.ccs.ufpb.br/nesc, de 11 a 14/01/2019.

4.9 Os candidatos cuja solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição foi Indeferida, deverão consolidar sua inscrição efetuando o pagamento até o último dia de inscrição, 18 de janeiro de 2019.

(4)

4.10 A inscrição ocorrerá se, e somente se, o candidato preencher devidamente o formulário de inscrição, no cadastro online, encontrado na página http://www.ccs.ufpb.br/nesc, e enviar para o endereço eletrônico: resmen.nesc@gmail.com, em arquivo único no formato PDF os seguintes documentos:

1. Cópia de documento de identificação do candidato;

2. Cópia de documento comprobatório da conclusão de Curso de Graduação: Diploma de Graduação ou Certidão de Colação de Grau (conforme área objeto da inscrição, conforme descritas no item 1.2 deste Edital) reconhecidos pelo conselho Nacional de Educação (CNE)/Ministério da Educação (MEC), ou cópia do Diploma de Graduação emitido por Instituição de Ensino Superior estrangeira, devidamente revalidado nos termos da Lei; ou ainda cópia de Declaração/Certidão que comprove estar o candidato apto a concluir o Curso de Graduação antes da matrícula institucional no Programa RESMEN;

3. Cópia do Histórico Escolar da Graduação; 4. Curriculum Vitae;

5. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

4.11 Valores relativos ao pagamento da taxa de inscrição, em quaisquer situações não definidas neste edital, não serão devolvidos, a exemplo de: duplicidade de pagamento, erro de preenchimento, data posterior ao período de inscrição, desistência do certame. 4.12 A comissão de seleção não se responsabilizará por inscrições não recebidas ou por ocorrência de incompatibilidade de arquivos e/ou programas.

4.13 O candidato deverá identificar claramente, no formulário de inscrição, o núcleo profissional (área de graduação) pretendido, sendo de sua inteira responsabilidade o preenchimento; não cabendo opção por mais de 1 (um) núcleo profissional.

4.14 A homologação final das inscrições no processo seletivo, será publicada no dia 29/01/2019 com a relação dos candidatos aptos para seleção.

4.15 Caso o candidato necessite de condições especiais para a realização da seleção, essa informação deverá ser especificada no formulário de inscrição, acompanhada de cópia do laudo médico (CID-10) que a justifique, anexada em formato PDF; sendo estas condições atendidas segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade, analisados pela Comissão de Seleção.

(5)

4.16 Todas as informações referentes ao processo de seleção serão fornecidas exclusivamente pela Comissão de Seleção por meio do correio eletrônico resmen@ccs.ufpb.br

5. DO PROCESSO SELETIVO

5.1 O Processo Seletivo Público para a Residência Multiprofissional em Saúde Mental ocorrerá no dia 03/02/2019, nas dependências do Campus I da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa-PB e constará de uma Prova Escrita composta por: prova objetiva e prova dissertativa, realizadas em único dia.

5.2 Da Prova Objetiva

5.2.1 A prova objetiva será constituída por 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, com cinco alternativas (A, B, C, D e E); sendo 20 (vinte) questões de conteúdos de Políticas Públicas em Saúde e 20 (vinte) questões sobre Atenção à Saúde Mental; elaboradas tomando por base as referências bibliográficas descritas no Anexo I, deste edital.

5.2.2 A prova objetiva, de caráter eliminatório, valerá 40 (quarenta) pontos, onde cada questão terá valor de 01 (um) ponto.

5.2.3 Será eliminado do processo seletivo o candidato que não tiver acertado 50% das questões da prova objetiva de Políticas Públicas em Saúde e 50% da prova objetiva de Atenção à Saúde Mental.

5.3 Da Prova Dissertativa

5.3.1 A prova dissertativa valerá 15 (quinze) pontos e será constituída por uma questão analítico‐reflexiva que abordará uma situação‐problema, relativa à área de Saúde Mental, para a qual se requererá uma intervenção profissional.

5.3.2 A avaliação da prova dissertativa levará em conta a construção argumentativa, a coerência com abordagem à saúde mental e a capacidade analítica de contexto, situação e intervenção profissional.

5.3.3 O candidato que inserir, no espaço destinado para resposta da questão dissertativa, assinatura, rubrica, marcas, sinais ou qualquer outra forma de identificação, fora do campo próprio destinado para tal, não terá avaliada sua resposta, resultando nota 0 (zero) na prova dissertativa.

5.3.4 Somente serão corrigidas provas dissertativas dos candidatos que alcançarem a pontuação mínima de 50% na prova objetiva de múltipla escolha, conforme descrito no item 5.2.3.

5.3.5 Para fins de correção da prova dissertativa, serão considerados em cada núcleo profissional (área de graduação), os candidatos aprovados na prova objetiva classificados: até a 9ª (nona) posição, correspondente a três vezes o número de vagas

(6)

disponíveis para os núcleos profissionais Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional; e até a 6ª (sexta) posição correspondente a três vezes o número de vagas disponíveis para o núcleo profissional Nutrição.

5.3.6 Em caso de empate nesta etapa da seleção, serão observados os mesmos critérios constantes no item 8.4 deste Edital.

6. Da Aplicação das Provas:

6.1 O candidato terá quatro horas e meia, das 13h às 17:30h (horário local) para a resolução da prova escrita (objetiva e dissertativa), que ocorrerá no dia 03/02/2019. A prova será realizada em um único dia e em hipótese alguma haverá segunda chamada, tampouco será aplicada prova fora do local e horário designado por este Edital. Recomenda-se aos candidatos que compareçam ao local designado, no mínimo meia hora antes do horário estabelecido, para que tomem conhecimento da sala em que farão a prova.

6.2 O ingresso na sala de provas somente será permitido ao candidato que apresentar documento válido de identificação, com fotografia que permita a sua identificação. 6.3 Para efeito de identificação pessoal, serão considerados válidos como documento de identificação: Cédula de Identidade ou Registro Geral (expedida pelos Comandos Militares ou pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares, Órgãos fiscalizadores de exercício profissional ou Conselho de Classe); Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação (somente modelo aprovado pelo Artigo 159 da Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997); Passaporte (no prazo de validade); e Carteira Funcional do Ministério Público.

6.4 Caso o candidato não apresente, no dia de realização de provas, documento de identificação conforme especificado, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial, emitido há menos de 30 (trinta) dias, bem como outro documento válido com fotografia.

6.5 As provas serão realizadas nas dependências do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. As salas onde serão realizadas as provas serão posteriormente informadas. 6.6 Não será permitida a entrada do candidato na sala, após o horário de início da prova. 6.7 Durante a realização da prova não serão permitidas consultas de qualquer espécie, nem o uso de máquina calculadora, fones de ouvido, gravadores, pagers, laptops, notebooks, telefones celulares, tablets, smartphones, iPad e relógios ou quaisquer aparelhos similares. Assim como, não será permitido o uso de chapéus ou bonés. O candidato que se apresentar no local de prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico em condições de operação deverá, ao entrar na sala, logo após a identificação, desligá‐lo e entregar aos fiscais de sala.

6.8 A Comissão Organizadora não se responsabilizará por perdas de equipamentos e materiais pessoais, ocorridas durante a realização das provas.

(7)

6.9 A folha de resposta deverá ser assinada e as opções de respostas devem ser assinaladas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente.

6.10 O preenchimento da folha de respostas é de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder de acordo com este Edital e com as orientações específicas contidas nas instruções da prova escrita. Não haverá substituição da folha de respostas, em nenhuma hipótese, seja por erro ou desatenção de preenchimento do candidato. 6.11 Ao término da prova, o candidato deverá entregar ao fiscal da sala a folha de respostas devidamente preenchida. O candidato só poderá levar o caderno de questões da prova depois de transcorridas 3 (três) horas do início da prova.

6.12 O penúltimo candidato a entregar a prova deverá permanecer na sala de realização de provas até que o último candidato entregue a sua prova ao fiscal de sala.

6.13 Não serão consideradas para fins de correção, questões não assinaladas nas folhas de respostas, nem questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

6.14 Não será permitida a permanência de acompanhante de candidato ou de pessoas estranhas ao Processo Seletivo Público no interior das salas onde for aplicada a prova. 6.15 Não será permitida a permanência de candidato na sala de prova ou em suas proximidades, após a entrega das folhas de respostas (objetiva e dissertativa), salvo aquele descrito no item 6.12 deste Edital.

7. Da Exclusão do Candidato

7.1 Será excluído do processo seletivo o candidato que: a) Tornar-se culpado por incorreção ou descortesia para com qualquer dos examinadores, executores, fiscais ou autoridades presentes; b) For surpreendido, em ato flagrante, durante a realização da prova, comunicando-se com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer forma; bem como se utilizando de consultas e/ou materiais não permitidos; c) Utilizar-se de quaisquer recursos ilícitos ou fraudulentos, em qualquer etapa de sua realização; d) Recusar-se a entregar o material de aplicação da prova (folha de resposta) ao término do tempo destinado à sua realização; e) Ausentar-se da sala sem o acompanhamento do fiscal, antes de ter concluído a prova e entregue a folha de respostas; f) informar dados comprovadamente inverídicos.

8. Do Resultado Final do Processo Seletivo Público

8.1 O resultado final do Processo Seletivo Público da Residência Multiprofissional em Saúde Mental será divulgado no sítio eletrônico http//www.ccs.ufpb.br/nesc e afixado em Mural na Secretaria do NESC - Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, localizado no Centro de Ciências da Saúde - CCS 2º andar/ UFPB NESC.

8.2 A pontuação final no Processo Seletivo Público corresponderá ao somatório da pontuação obtida na prova objetiva e prova dissertativa, conforme especificado no quadro 2, a seguir:

(8)

INSTRUMENTOS DE SELEÇÃO PONTUAÇÃO MÁXIMA

Prova Objetiva 40

Prova Dissertativa 15

TOTAL 55

Quadro 2 - Distribuição e somatório da pontuação das provas objetiva e dissertativa do Processo Seletivo Público.

8.3 Os candidatos serão classificados por ordem decrescente considerando a pontuação obtida.

8.4 Em caso de empate na classificação final, serão utilizados os critérios de desempate, nesta ordem:

8.4.1 Maior idade (Lei 10.741/2003)

8.4.2 A maior pontuação na parte objetiva da prova;

8.4.3 A maior pontuação nas questões de atenção à saúde mental;

8.4.4 O menor tempo de formação acadêmica na área ao qual está concorrendo ao concurso;

9. DOS RECURSOS

9.1. O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado do processo seletivo deverá fazê-lo no prazo definido no cronograma deste Edital, mediante exposição fundamentada e documentada.

9.2. Caberá recurso: 9.2.1 Ao edital publicado;

9.2.2 Ao resultado de solicitação de isenção da taxa de inscrição; 9.2.3 À homologação preliminar das inscrições;

9.2.4 Ao gabarito preliminar da prova objetiva; 9.2.5 Ao resultado da prova dissertativa.

9.3 Os recursos deverão ser enviados para o e-mail resmen@ccs.ufpb.br no prazo previsto no cronograma deste edital, dirigido à Comissão de Seleção do Processo Seletivo Público da Residência Multiprofissional em Saúde Mental.

9.4 Se da análise dos recursos resultarem anulação de questões da prova objetiva, estas serão consideradas como respondidas corretamente por todos os candidatos. Se resultar

(9)

alteração de gabarito, as provas de todos os candidatos serão corrigidas conforme a referida alteração e, seu resultado final, divulgado de acordo com esse novo gabarito. 9.5 Ao candidato que interpuser tempestivamente recurso contra a nota da prova dissertativa, não será fornecida cópia de sua prova; podendo, no entanto, ser fornecida cópia da planilha de pontuação emitida pela Banca Examinadora, mediante requerimento à Comissão de Seleção do Processo Seletivo Público, no endereço eletrônico indicado no item 9.3 deste Edital.

9.6. Não serão recebidos os recursos interpostos fora de prazo ou que tiverem sido interpostos de forma diferente do previsto neste Edital.

9.7. As respostas da Comissão de Seleção do Processo Seletivo Público aos pedidos de recursos serão enviadas aos requerentes por e-mail, respeitando as datas indicadas no Cronograma deste Edital.

9.8 Admitir-se-á, para cada candidato, um único recurso para cada evento constante no cronograma deste edital; devendo, portanto, ser interposto um recurso específico e em separado para cada questão sob recurso.

9.9 Em nenhuma hipótese será aceito pedido de revisão de recurso.

10. DA MATRÍCULA

10.1 O candidato aprovado e classificado para uma das vagas oferecidas no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, deverá apresentar-se à Secretaria do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), 2º andar do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Universidade Federal da Paraíba, no prazo definido no Cronograma deste Edital, com os seguintes documentos:

a) Ficha de matrícula (disponibilizada no ato da matrícula);

b) Termo de Compromisso com a Residência Multiprofissional em Saúde Mental, devidamente assinado (disponibilizado no ato da matrícula);

c) Termo de Declaração afirmando não possuir qualquer atividade com vínculo empregatício ou outra atividade profissional, remunerada ou não;

d) Termo de Declaração afirmando ter disponibilidade (dedicação exclusiva) para cumprimento da carga horária exigida pelo Programa (60 horas semanais), no ato da matrícula na Residência, atendendo ao que preconiza o Artigo 13, § 2º da Lei Federal n° 11.129/2005 (disponibilizado no ato da matrícula);

e) Termo de Declaração autenticado afirmando que o candidato não se encontra vinculado a qualquer Programa de Doutorado, Mestrado, Residência, aprimoramento, aperfeiçoamento, especialização e graduação no ato da matrícula e durante a realização da residência;

(10)

f) Duas fotocópias da Carteira de Identidade (com apresentação do original); g) Duas fotocópias do CPF (com apresentação do original);

h) Duas fotocópias do Registro Profissional, conforme área de formação; podendo ser apresentado o comprovante de inscrição no Conselho Profissional (com apresentação do original);

i) Duas fotos recentes 3x4, identificadas no verso;

j) Duas fotocópias do comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, também com as obrigações militares (com apresentação do original); k) Duas fotocópias do Diploma de Graduação ou do Atestado de Conclusão de Curso, fornecido pela Instituição de Ensino Superior (com apresentação de original);

l) Duas fotocópias do PIS/PASEP ou NIT (com apresentação do original);

m) Duas fotocópias legíveis do comprovante de conta corrente no Banco do Brasil em nome do bolsista (com apresentação do original);

n) Fotocópia da carteira de vacinação atualizada com as seguintes vacinas, conforme estabelecido na NR-32: Dupla DT, Hepatite B e Tríplice Viral (com apresentação do original);

p) Duas fotocópias do comprovante de endereço residencial atualizado; caso não o tenha em seu nome, uma declaração do titular comprovando que o candidato mora naquele endereço;

10.2 A matrícula dos aprovados e classificados só será realizada mediante apresentação de TODOS os documentos acima relacionados.

11. DAS VAGAS REMANESCENTES

11.1. Em cada núcleo profissional, em caso de vagas não preenchidas, após a primeira chamada para a matrícula, ocorrerá o chamamento dos candidatos aprovados, por ordem de classificação, até o último aprovado, de modo que sejam preenchidas todas as vagas apresentadas neste Edital.

11.2. As chamadas subsequentes para a matrícula ocorrerão até o dia 30/03/2019, no caso de vacância por abandono ou desistência de candidato matriculado ou não, em cada área profissional, considerando as vagas disponibilizadas neste Edital.

11.3. Até um prazo máximo de 30/03/2019, no caso de ainda restarem vagas após o chamamento do último candidato aprovado em cada profissão na Residência Multiprofissional em Saúde Mental, será procedida nova chamada para o preenchimento de vagas aos candidatos aprovados nos demais núcleos profissionais da Residência, respeitados os critérios de nota e alternância das profissões, conforme os seguintes critérios:

(11)

11.3.1. Candidatos aprovados, da mesma categoria profissional, respeitando a classificação final.

11.3.2. Candidatos com a maior nota na classificação final, independente da área de graduação, caso não haja aprovados na mesma área de graduação ou núcleo profissional.

11.4. Os candidatos reclassificados deverão matricular-se no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, após terem sido avisados por e-mail e/ou telefone. Caso isto não ocorra, serão considerados desistentes.

12. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

12.1 O Cronograma apresentado a seguir, indica as datas prováveis das atividades e procedimentos relativos ao presente edital.

12.2 As informações referentes às homologações, divulgação de resultados preliminares e finais constarão no site http://www.ccs.ufpb.br/nesc.

12.3 Também serão divulgados no site retromencionado, novo Cronograma, caso ocorra alteração de datas, por imperiosa necessidade, decidida pela Comissão de Seleção.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO

ATIVIDADES e PROCEDIMENTOS DIA

HORA

Divulgação do edital 20/12/2018

Pedido de impugnação do edital, exclusivamente via internet: http://www.ccs.ufpb.br/nesc e e-mail resmen@ccs.ufpb.br

21 a 24/12/2018

Resultado da análise dos pedidos de impugnação 26/12/2018 Solicitação de isenção da taxa de inscrição 21 a 28/12/2018

Período de inscrição 02 a 18/01/2019

Homologação das solicitações de isenção da taxa de inscrição

10/01/2019 Data de recursos do processo de isenção 11 a 14/01/2019 Respostas aos recursos do processo de isenção 16/01/2019 Homologação preliminar de inscrições 22/01/2019 Recursos contra a homologação preliminar de inscrições,

através do e-mail resmen@ccs.ufpb.br

23 e 24/01/2019

Homologação final de inscrições 29/01/2019

Aplicação da Prova Escrita (Objetiva e Dissertativa): local a ser informado posteriormente.

03/02/2019 13h às 17h30min Divulgação do gabarito preliminar da prova escrita – parte

objetiva.

04/02/2019 A partir das 15h

(12)

Prazo para envio de recursos contra o gabarito preliminar da prova escrita objetiva, no e-mail resmen@ccs.ufpb.br

05 e 06/02/2019 Respostas aos recursos contra o gabarito preliminar da prova

objetiva

11/02/2019 Divulgação do gabarito definitivo da prova escrita objetiva 12/02/2019 Divulgação do resultado da prova objetiva, e da relação dos

candidatos aptos à correção da prova dissertativa

15/02/2019 Divulgação do resultado da prova escrita dissertativa 20/02/2019 Prazo para entrega de recursos contra o resultado da prova

escrita dissertativa no e-mail resmen@ccs.ufpb.br

21 e 22/02/2019 Respostas aos recursos contra o resultado da prova

dissertativa

26/02/2019 Divulgação do resultado final do processo seletivo. 27/02/2019 Período de Matrícula. Na Secretaria do NESC 7 e 8/03/2019

09h às 12h 14h às 17h Início das atividades da Residência: Sede do NESC 11/03/2019

08h Segunda chamada de Matrícula, se houver, divulgação no endereço: http://www.ccs.ufpb.br/nesc

Até 30/03/2019

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1. O período de duração da Residência Multiprofissional em Saúde Mental é de 24 (vinte e quatro) meses, somente sendo ajustado itinerário especial para o chamamento de suplentes, conforme estabelecido neste Edital.

13.2 Não será permitido o servidor público assumir a Residência Multiprofissional em Saúde Mental, a não ser que se afaste oficialmente e integralmente do cargo que exerce. 13.3. A efetivação de matrícula dos profissionais de saúde residentes cria a expectativa do direito para receber uma remuneração mensal, a título Bolsa de Residência Multiprofissional em Saúde, a ser estipulada e financiada pelo Ministério da Saúde, atualmente no valor bruto de R$ 3.330,43 (três mil, trezentos e trinta reais e quarenta e três centavos).

13.4. Os Profissionais Residentes deverão cumprir regime de dedicação exclusiva, portanto, sujeito a convocações e a plantões em horário diurno e noturno, em finais de semana e em feriados, até 60 (sessenta) horas semanais; prevendo-se o cumprimento da carga horária total do Programa de Residência aprovado junto ao Ministério da Educação, em 5.760 horas.

13.5 Realizada a matrícula, fica o residente obrigado a cumprir o Regimento Interno da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, da UFPB; as Resoluções e Normas da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU/UFPB) e da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) do Ministério da Educação; já aprovadas ou que venham a ser aprovadas durante a vigência do itinerário pedagógico do presente processo seletivo público.

(13)

13.6. Os Profissionais Residentes deverão ter pelo menos o mínimo de aproveitamento previsto no processo de avaliação de desempenho nas diferentes atividades do programa de residência para a manutenção da matrícula e da bolsa, conforme Regimento Interno da Residência Multiprofissional em Saúde Mental do NESC/CCS/UFPB.

13.7 Os Profissionais Residentes gozarão de 2 (dois) períodos de 30 dias de férias ao longo do programa formativo, mediante cronograma negociado e pactuado nas instâncias de gestão da Residência Multiprofissional em Saúde Mental.

13.8 Outras informações sobre a Residência Multiprofissional em Saúde Mental do (RESMEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) podem ser obtidas diretamente na Secretaria Acadêmica, situada na sede do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) no Campus I da UFPB.

13.9. A Comissão de Seleção fará divulgar, sempre que se fizer necessário, Normas Complementares ao presente Edital e Avisos Oficiais no endereço: no site http://www.ccs.ufpb/nesc.

13.10 Ao se inscrever na presente Seleção, o candidato expressa sua concordância com os termos deste Edital.

13.11 Os casos omissos a este Edital serão apreciados e julgados pela Comissão de Seleção do presente Processo Seletivo Público e pela Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU), da Universidade Federal da Paraíba, conforme respectivas prerrogativas normativas na Universidade Federal da Paraíba e da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde.

João Pessoa, PB. 20 de dezembro de 2018

Profa. Dra. Lenilma Bento de Araújo Meneses Presidente da Comissão de Seleção

Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental Universidade Federal da Paraíba - UFPB/CCS

Referências

Documentos relacionados

Logo, a questão básica que se almeja debater – e que afeta diretamente a formação daqueles estudantes que se aventuram pelo Mestrado Profissional em Conservação e Restauração

análise descritiva para avaliação da percepção e satisfação da imagem corporal, sendo adotados os mesmos critérios utilizados pelos demais pesquisadores do

Finalmente, se tratando de GSH, podemos notar na linhagem CHF, que aparece uma diferença entre machos, cerca de 2,5 umol g -1 presente, e fêmeas, 4 umol g -1 , e

Também coletaram-se dados de consumo da criança, avaliando o aleitamento materno e a prática ou não da alimentação complementar do RN, a partir do marcador de consumo

apontamentos acerca das novas tecnologias de cuidado, [Dissertação de Mestrado]. A extensão e a construção do conhecimento no campo da saúde como lócus para uma

Neste trabalho o objetivo é desenvolver o método de extração em solução hexânica do óleo de Melaleuca alternifolia (Ferquima) assim como também identificar seus

Este estudo tem como objetivo analisar evidências científicas acerca do tratamento fisioterapêutico em pacientes com Doença de Alzheimer (DA) em cuidados paliativos (CP)..

As atividades lúdicas demonstraram, neste estudo, ser de suma importância no processo do cuidado de enfermagem, podendo ser utilizadas como estratégia de