• Nenhum resultado encontrado

A CARTOGRAFIA DO USO DO SOLO E A VERTICALIZAÇÃO NO REGIONAL CENTRO DE SÃO GABRIEL RS ENTRE 2003 E 2009.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A CARTOGRAFIA DO USO DO SOLO E A VERTICALIZAÇÃO NO REGIONAL CENTRO DE SÃO GABRIEL RS ENTRE 2003 E 2009."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A CARTOGRAFIA DO USO DO SOLO E A VERTICALIZAÇÃO NO REGIONAL CENTRO DE SÃO GABRIEL – RS ENTRE 2003 E 2009.

Autora: Illa de Andrade Bicca Co-Autora: Viviane Regina Pires Co-Autora: Gabriela Dambros Orientador: Roberto Cassol

1 Introdução

O mercado imobiliário apresenta ascensão em algumas cidades e a busca por valorização do solo urbano vem sendo o objetivo de muitos proprietários, construtores e corretores, estes por sua vez constituem uma parcela dos chamados agentes produtores do espaço, que, segundo Côrrea (2004, p.11) constituem em "agentes sociais concretos, e não um mercado invisível ou processos aleatórios atuando sobre um espaço abstrato”. O espaço urbano capitalista necessita destes agentes, devido ao seu acúmulo de capital e a especulação imobiliária, uma das aliadas do capitalismo imobiliário. Valorizando determinada área os proprietários aumentam seu lucro, ao mesmo tempo em que esta valorização impossibilita a permanência de um grupo social menos privilegiado. O processo de verticalização é uma das medidas para a valorização do solo urbano e, segundo Mendes (1989, p.38), “é um processo intensivo de reprodução do solo urbano, oriundo de sua produção e apropriação de diferentes formas de capital”.

Diante disso, tem-se a cartografia como uma importante aliada para os estudos de verticalização e de uso do solo urbano, uma vez que ela pode representar de forma qualitativa, a partir de mapas, a existência, a localização e a ocorrência de certos fenômenos. Para estudos de uso do solo é imprescindível a utilização de mapas para a representação do espaço e seus diferentes usos.

Em uma cidade existem diferentes usos do solo, com diferentes funções. Existem as edificações com fins administrativos, praças, centros de lazer, igrejas, templos, comércio, áreas residenciais e etc. O tipo de uso do solo urbano é o resultado das necessidades e das atividades exercidas pela cidade e, na medida em que a área urbana cresce e os usos de solo se multiplicam, é preciso modificar os usos existentes para a produção de um novo espaço. A respeito disso, Singer (1978) afirma que “a produção do espaço urbano se dá, em geral, pela incorporação à cidade de glebas que antes tinham uso agrícola”. Ou seja, o uso do solo urbano tende a se modificar conforme a expansão da cidade.

O presente projeto tem como área de estudo do município de São Gabriel/RS, que se localiza próximo à fronteira Oeste do estado. Os municípios limítrofes de São Gabriel são

(2)

Rosário do Sul, Cacequi, Dilermando de Aguiar, Santa Maria, São Sepé, Santa Margarida do Sul, Vila Nova do Sul, Lavras do Sul e Dom Pedrito. A área urbana do município é dividida, segundo o IBGE (2007) e o Plano Diretor Municipal (2007), em dezoito regionais. O regional trabalhado nesta pesquisa será o Regional Centro (MAPA), que se divide em vinte e um setores censitários.

O crescimento da população urbana no município é evidente, como em grande parte dos municípios brasileiros, principalmente a partir da década de 1980 com a mecanização da agricultura e a busca dos habitantes rurais por melhores condições de moradia e emprego. O processo de migração da população para a área urbana, bem como outros fatores, resultou em um significativo crescimento populacional e espacial. Segundo o Censo de 2010, o Município possui urbanização de 89%.

Na construção do espaço urbano de São Gabriel a verticalização apresenta-se como uma alternativa para um maior aproveitamento do solo que é constituído em sua maioria por prédios residenciais e comerciais. Mesmo com um perímetro com possibilidades de crescimento horizontal, o centro da cidade recorre à verticalização, o que modifica a paisagem urbana. Será considerado no trabalho como verticalização, as edificações que contenham 4 pavimentos ou mais.

O processo de verticalização visa, principalmente, a valorização de determinada área e melhor aproveitamento financeiro do terreno, propiciando a especulação imobiliária e outras problemáticas, como a expulsão da população de baixa renda residente do centro para as periferias, a interferência na circulação do ar e na incidência solar e supervalorização da área, podendo gerar a chamada segregação sócio espacial.

A pesquisa em questão justifica-se pela necessidade de um estudo a cerca deste processo, que, mesmo em menor escala, por ser uma cidade de interior, poderá gerar significativas transformações na paisagem urbana de São Gabriel que vem sendo alterada, sobretudo após a instalação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). A Universidade cada vez mais conta com alunos pertencentes a outros estados da federação e isto sem dúvida dinamiza o mercado imobiliário e propicia investimentos para moradia e revalorização do solo urbano.

(3)

Mapa: Localização Do Regional Centro, São Gabriel, RS. Org.: BICCA, Illa de Andrade

Fonte: Plano Diretor do município de São Gabriel, RS.

2 Objetivos

2.1 Objetivo Geral do Projeto

Analisar o processo de verticalização e uso do solo no Regional Centro da área urbana do município de São Gabriel/RS no período entre 2003 e 2009.

2.2 Objetivos Específicos

 Realizar uma análise temporal da verticalização da área de estudo;

 Mapear as edificações construídas no Regional Centro do município a partir do ano de 2003 até o ano de 2009, com o auxílio de imagens de satélite;

 Elaborar mapa do uso do solo no Regional Centro do município;

 Utilizar o Sistema de Informações Geográficas como ferramenta para uma melhor compreensão das modificações espaciais sofridas no período;

3 Metodologia

A presente pesquisa será realizada em etapas. Como ponto de partida realizar-se-á a reunião de autores e obras que atendam ao foco requerido, a fim de fundamentar as reflexões a cerca do tema proposto. Definidas as matrizes teóricas serão adquiridos os materiais base da

(4)

pesquisa, sendo eles imagens de satélite do ano de 2003 e 2009, oriundas do Google Earth, para tornar possível a análise temporal de verticalização e a elaboração do mapa de uso do solo. A partir da aquisição desses materiais, partir-se-á para a pesquisa in loco, na qual serão coletadas as coordenadas geográficas dos prédios a partir de três pavimentos, com a utilização do Sistema de Posicionamento Global (GPS), bem como a obtenção das datas de construção dos prédios na Prefeitura Municipal. A verificação do uso do solo urbano será realizada com o auxílio de imagens de satélite e trabalho de campo, uma vez que é fundamental ter o conhecimento do espaço real estudado.

Na sequência será elaborado o mapa de verticalização com os dados coletados no trabalho de campo e um mapa do uso do solo urbano. A espacialização do processo será realizada com o auxílio dos aplicativos GPS Trackmaker, e ArcGis 9.1, utilizados para a distribuição dos pontos coletados e elaboração de mapas, respectivamente. Após a elaboração do mapa de verticalização da área central do município, será realizada uma análise temporal deste processo, com o intuito de compreender e caracterizar as áreas de maior incidência e as modificações no uso do solo do Regional Centro do município.

Por fim far-se-á a análise dos resultados e elaboração do relatório final.

4 Resultados e Discussão

A pesquisa ainda se encontra em andamento e, como previsto no cronograma, a mesma será finalizada em dezembro deste mesmo ano. O trabalho de campo será realizado no mês de julho, com a cooperação da prefeitura municipal a fim de colher informações sobre os edifícios da regional centro. Até o mês de junho, foram reunidos materiais úteis à pesquisa, como bibliografias, mapas e imagens do Google Earth.

A partir das imagens oriundas do Google Earth já pode-se observar algumas mudanças no período proposto, como a construção de novas edificações, marcando a verticalização no centro urbano, e modificações no uso do solo urbano.

Por ser uma pesquisa ainda em desenvolvimento, não houve elaboração do mapa de uso do solo, e sim um levantamento prévio (visual) das edificações. Os mapas finais serão elaborados a partir do mês de julho.

(5)

Figura 1 – Análise prévia das edificações (em vermelho). Imagem sem georreferenciamento. Fonte: Google Earth (2009)

5 Conclusões

A reunião de bibliografias e materiais para a elaboração dos mapas foi uma etapa muito importante no trabalho, pois, com eles, foi possível ter maior familiaridade com o tema, bem como aplicar os conhecimentos no estudo do regional centro, em São Gabriel, Rio Grande do Sul. Mesmo não havendo completado a pesquisa, algumas hipóteses serão possivelmente confirmadas, como o aumento das edificações a partir de quatro pavimentos de forma significativa, em um período tão curto. Parte deste aumento se dá à Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que propiciou ao município a vinda de estudantes, não só do Rio Grande do Sul, como de outros estados brasileiros. A dinâmica no uso do solo urbano também é um resultado importante a ser obtido, uma vez que o centro urbano do município passou por diversas mudanças no período.

6 Referências Bibliográficas

CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. 4. ed. São Paulo: Ática, 2004.

MENDES, César Miranda. Uma Abordagem Teórica na Expansão Territorial Urbana : A Questão da Localização. Boletim de Geografia. Paraná: UEM, 1989.

SINGER, Paul. O uso do Solo Urbano na Economia Capitalista. In: MARICATO, Ermínia (org.). A Produção Capitalista da Casa (e da cidade) no Brasil Industrial. São Paulo, Omega, 1978.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GABRIEL, Plano diretor: Desenvolvimento Urbano e Ambiental de São Gabriel. Porto Alegre, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho consistiu na colheita de amostras de água superficial do rio Douro, com o objetivo de identificar a presença de espécies do género Staphylococcus, com perfis

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no