• Nenhum resultado encontrado

VINCULAR NIRF INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VINCULAR NIRF INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

VINCULAR NIRF

A aba VINCULAR NIRF refere-se aos dados de integração entre os cadastros do INCRA (Sistema Nacional de Cadastro Rural - SNCR) e da Receita Federal do Brasil (Cadastro de Imóveis Rurais - Cafir), destinando-se a viabilizar a vinculação entre o código do imóvel rural no INCRA e o correspondente número na Receita Federal (NIRF).

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO

A aba VINCULAR NIRF deve ser acessada somente após o completo preenchimento dos dados solicitados na aba PESSOAS. Serão apresentados na tela os seguintes elementos: a) Formulário CONSULTAR DADOS DE IMÓVEIS NO CAFIR: permite que o usuário visualize a relação completa de imóveis rurais cadastrados no Cafir em nome de determinado titular e selecione o NIRF correspondente ao imóvel que está sendo atualizado no SNCR. O titular ou a lista de titulares exibidos no formulário de pesquisa corresponde àqueles cujos dados foram previamente informados na aba PESSOAS;

(2)

selecionado(s) por meio da ferramenta “Consultar Dados de Imóveis no Cafir”. Caso não tenha sido adicionado nenhum imóvel, o quadro será apresentado em branco, conforme consta na figura a seguir.

O usuário deverá abrir a lista de titulares do imóvel, clicando na seta localizada no canto direito , e selecionar um CPF ou CNPJ para pesquisa. Caso não seja exibido nenhum titular ou não conste um titular determinado, o usuário deverá retornar à aba PESSOAS para informação dos respectivos dados.

Após a seleção do CPF ou CNPJ, o usuário deverá acionar o botão . O sistema exibirá uma tabela com os dados de imóveis rurais existentes no Cafir relacionados ao titular previamente selecionado para a pesquisa. A tabela conterá os seguintes dados:

NIRF – NÚMERO DO IMÓVEL NA RECEITA FEDERAL: sequência numérica com 8 dígitos, que identifica os imóveis rurais cadastrados no Cadastro de Imóveis Rurais da Receita Federal - Cafir

NOME DO IMÓVEL: denominação atribuída ao imóvel na ocasião de seu cadastramento no Cadastro de Imóveis Rurais da Receita Federal - Cafir

CÓDIGO IBGE: sequência numérica com 7 dígitos, que identifica a unidade da federação e o município, segundo tabela organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística UF: unidade da federação onde se localiza a sede do imóvel, segundo os critérios estabelecidos pela legislação sobre o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR MUNICÍPIO DE LOCALIZAÇÃO: município onde se localiza a sede do imóvel, segundo os critérios estabelecidos pela legislação sobre o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR

ÁREA TOTAL (ha): valor expresso em hectares, correspondente à soma das áreas que compõem o imóvel rural, segundo o conceito estabelecido no art. 1.º, § 2.º, da Lei 9.393/96, e no art. 2.º da Instrução Normativa RFB n.º 1.467/14.

(3)

SITUAÇÃO CADASTRAL: situação cadastral do imóvel no sistema Cafir, podendo assumir as variações ATIVO, PENDENTE ou CANCELADO.

Caso a tabela exibida contenha muitos itens, é possível ordená-los, clicando sobre o título da coluna que servirá como referência da classificação. Por exemplo: para exibir a lista em ordem de Área Total, clique em ; para exibir a lista em ordem de Município de Localização, clique em . Um clique sobre o título de coluna já ordenada permite a alternância entre ordem crescente e decrescente.

É possível ainda utilizar os botões de navegação

, caso os resultados sejam apresentados em mais de uma página.

Em caso de dúvida a respeito do imóvel objeto de atualização cadastral, o usuário pode optar por retornar à aba ESTRUTURA para conferência ou visualizar um resumo dos dados estruturais, clicando em (o sistema exibirá a denominação, a área total e o(s) município(s) de localização do imóvel, conforme preenchimento da aba ESTRUTURA).

Após localizar na tabela o NIRF correspondente ao imóvel objeto de atualização cadastral, selecione-o, clicando na caixa , e em seguida clique em . Então, o(s) NIRF(s) selecionado(s) será(ão) exibido(s) no espaço localizado abaixo do formulário de pesquisa, descrito no item “b” acima (NIRFs Vinculados).

A tabela NIRFs Vinculados contém as mesmas informações da tabela de resultados da pesquisa, com a adição das seguintes colunas:

OUTROS VÍNCULOS: informa a existência de outro(s) código(s) vinculado(s) a determinado NIRF, se for o caso.

AÇÃO: contém o botão , que permite a exclusão de determinado NIRF adicionado equivocadamente para vinculação.

O declarante deverá conferir as informações e, verificando que estão corretas, clicar no

(4)

ESCLARECIMENTOS GERAIS

1. O Sistema Nacional de Cadastro Rural – SNCR, gerenciado pelo INCRA, foi instituído pela Lei 5.868/72, enquanto o Cadastro de Imóveis Rurais – Cafir, gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, está previsto na Lei 9.393/96.

2. O INCRA atribui a cada imóvel rural um código numérico composto por 13 dígitos, no formato 999.999.999.999-9, enquanto a Receita Federal atribui a cada imóvel o Número do Imóvel na Receita Federal – NIRF, composto por 8 dígitos.

3. O sistema Cafir fica indisponível no período entre 21:00 e 6:59 h. Durante o período de indisponibilidade, o preenchimento das abas ESTRUTURA, USO, PESSOAS e DADO GRÁFICO pode ser realizado normalmente. Já o preenchimento da aba VINCULAR NIRF e o envio da declaração poderão ser realizados apenas no período entre 7:00 e 20:59 h, pois é imprescindível que haja comunicação entre os dois sistemas (INCRA e RFB) para viabilizar a vinculação.

4. Ao realizar a pesquisa, caso não seja localizado o NIRF correspondente para o CPF ou CNPJ informado, deverão ser realizadas novas tentativas através da seleção dos CPFs ou CNPJs dos demais titulares, se houver. Se, mesmo assim, o NIRF não for encontrado, siga os seguintes passos:

a. consulte os dados cadastrais do imóvel rural no Cafir no endereço www.receita.fazenda.gov.br, serviço CAFIR/Emissão de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral – Simplificado;

b. verifique o CPF/CNPJ informado ao Cafir e, se houver erro, apresente por meio do Coletor Web do Cafir a solicitação de Alteração de Dados Cadastrais, caso o CPF/CNPJ constante da base jamais tenha sido titular do imóvel rural, ou apresente a solicitação de Alteração de Titularidade por Alienação Total, caso o CPF/CNPJ constante da base tenha sido titular do imóvel rural. Somente após o procedimento de atualização do Cafir será possível concluir a operação de Vincular Nirf.

5. O salvamento da aba VINCULAR NIRF apenas grava provisoriamente os dados no SNCR: a efetivação da vinculação ocorre somente com o envio da declaração, quando serão gravados os dados pertinentes também no Cafir.

(5)

dados constantes nos dois sistemas devem ser coincidentes. Havendo divergência, o interessado deverá providenciar as devidas atualizações visando à compatibilização entre as bases de dados.

7. Quando o imóvel se localizar integralmente em perímetro urbano, mas possuir destinação rural, a vinculação não deverá realizada, pois não haverá um cadastro correspondente no Cafir (art. 25, I, da Instrução Normativa RFB n.º 1.467/14).

8. Quando o imóvel se localizar parcialmente em perímetro urbano, a vinculação deverá realizada, mas haverá divergência entre as áreas, pois a parcela localizada em zona urbana não constará no Cafir (art. 2.º, § 4.º, da Instrução Normativa RFB n.º 1.467/14).

9. Um código de imóvel no SNCR pode estar vinculado a dois ou mais NIRFs apenas na rara hipótese de o perímetro urbano seccionar o imóvel rural em três ou mais parcelas, conforme a figura (esta situação deverá ser devidamente comprovada pelo interessado):

Referências

Documentos relacionados

Assim, enquanto a detec¸c˜ ao convencio- nal considera todos os usu´ arios interferentes como ru´ıdo, a detec¸c˜ ao multiusu´ ario constitui uma melhor estrat´ egia justamente

Destaca-se que esta fonte de dados é o cadastro de imóveis rurais do INCRA, para fins do Imposto Territorial Rural (ITR). Por outro lado, observa-se, pela análise dos dados

§ 2 o Fica criado o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais - CNIR, que terá base comum de informações, gerenciada conjuntamente pelo INCRA e pela Secretaria da Receita Federal, produzida

§ 2 o Fica criado o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais - CNIR, que terá base comum de informações, gerenciada conjuntamente pelo INCRA e pela Secretaria da Receita Federal, produzida

É importante salientar que no Brasil com o novo Sistema Nacional de Cadastro Rural, faz- se uma modernização e modificação no Cadastro Rural fazendo a integração entre à parte

O Cadastro de Imóveis Rurais Brasileiro, administrado pelo Incra no âmbito do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), constitui uma base de dados sobre as

Sabemos, porém, pela Revelação, que Adão havia recebido a santidade e a justiça originais não exclusivamente para si, mas para toda a natureza humana: ao ceder ao

MAdMB1 Se os dados estiverem desatualizados, deverá o cidadão preencher uma Declaração de Cadastro Rural para atualização Marco Antonio de Melo Breves; 23/04/2017. MAdMB2