• Nenhum resultado encontrado

Ano: 9 Turmas: 9.1 e 9.2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ano: 9 Turmas: 9.1 e 9.2"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final

2ª Etapa – 2013

Disciplina: PORTUGUÊS Professor (a): Cris Souto

Ano: 9° Turmas: 9.1 e 9.2

 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

 Faça a lista de exercícios com atenção, ela norteará os seus estudos.  Utilize o livro didático adotado pela escola como fonte de estudo.

 Se necessário, procure outras fontes como apoio (livros didáticos, exercícios além dos propostos, etc.).  Considere a recuperação como uma nova oportunidade de aprendizado.

 Leve o seu trabalho a sério e com disciplina. Dessa forma, com certeza obterá sucesso.  Qualquer dúvida procure o professor responsável pela disciplina.

Conteúdo

Recursos para Estudo / Atividades

1- Orações coordenadas; 2- Orações subordinadas; - substantivas; - adjetivas; - adverbiais; 3- Funções do “que”. - Gramática cap.23, 24, 25 e 26; - Livro RCE; - anotações no caderno; - folha de exercícios (orações) - avaliações da 2ª. etapa.

(2)

Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Colégio Nossa Senhora da Piedade

Av. Amaro Cavalcanti, 2591 – Encantado – Rio de Janeiro / RJ CEP: 20735042 Tel: 2594-5043 – Fax: 2269-3409 E-mail: cnsp@terra.com.br Home Page: www.cnsp.com.br

ENSINO FUNDAMENTAL II

Área de Conhecimento: Códigos e Linguagens Disciplina: Português

Tipo de Avaliação: BLOCO DE ATIVIDADES Etapa: 2ª Professor: Cris Souto

Nº de Questões: 15 Data:________/09/2013.

Nome do (a) aluno (a): Ano: 9° Turma:

Querido (a) aluno (a):

Para que se organize melhor siga as orientações abaixo:  LEIA com atenção cada questão;

PROCURE compreender o que está sendo pedido, para você resolver; ELABORE respostas completas;

FAÇA uma letra legível;

RELEIA todas as suas respostas antes de entregar ao professor (a).

SUCESSO! Professora: Cris Souto O texto abaixo serve de base para RESPONDER às questões 01 e 02.

Não vou sair A geração da gente Não teve muita chance

De se afirmar e arrasar de ser feliz Sem nada pela frente pintou aquele lance De se mudar de se mandar desse país E aí você partiu pro Canadá

Mas eu fiquei no "já vou já"

Pois quando estava me arrumando pra ir Bati com os olhos no luar

E a lua foi bater no mar E eu fui que fui brincando... Distante tantas milhas São tristes os invernos

Não vou sair tá mal aqui, mas vai mudar Os velhos de Brasília

Não podem ser eternos

Pior que foi pior que tá não vai ficar Não vou sair, melhor você voltar pra cá Não vou deixar esse lugar

(3)

Bati com os olhos no luar E a lua foi bater no mar E eu fui que fui ficando... QUESTÃO 01:

No verso “Não vou sair tá mal aqui, mas vai mudar” CLASSIFIQUE suas orações :

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 02:

Sobre esse texto, é correto afirmar que:

(A) o quinto verso contém uma oração alternativa

(B) o autor evidencia o valor de acréscimo no verso “E a lua foi bater no mar” (C) os dois primeiros versos formam duas orações

(D) no terceiro verso ocorre uma relação de explicação QUESTÃO 03:

REÙNA as orações abaixo em um só período, empregando elos coesivos com valor de: - adição;

- adversidade.

“Os turistas visitaram os melhores pontos turísticos da cidade.” “Os turistas degustaram as comidas típicas do Pará o dia inteiro.” “Os turistas não conheceram algumas praias de Salinópolis.”

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 04:

REINTRODUZA outra pontuação, nas seqüências abaixo, explicitando o nexo coesivo por um conector que mantenha a adequada relação entre os enunciados. Posteriormente, INDIQUE o tipo de relação implicada pelo conector em uso:

a) Não fui à festa de seu aniversário: passei-lhe um telegrama.

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ b) Não fui à festa de seu aniversário: estive doente.

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ c) Não fui à festa de aniversário. Não conheci seu amigo.

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 05:

EXAMINE os períodos abaixo e: SEPARE as orações;

(4)

DIGA qual é a oração principal e qual é a subordinada. LEMBRE-se de que as orações subordinadas começam com as conjunções subordinativas;

CLASSIFIQUE as orações subordinadas. a) A verdade é que precisamos de amigos.

_________________________________________________________________________________________ b) É fundamental que você compareça à reunião.

_________________________________________________________________________________________ c) Falei com a vizinha que pegou nossa bola.

_________________________________________________________________________________________ d) Lembre-se de que você é meu irmão.

_________________________________________________________________________________________ e) Mandou que o cachorro se calasse.

_________________________________________________________________________________________ f) Só quero uma coisa: que você me deixe em paz.

_________________________________________________________________________________________ i) Tenho a impressão de que ele se assustou comigo.

__________________________________________________________________________________________ QUESTÃO 06:

LEIA o texto e FAÇA o que se pede:

Contos de vacinação

Segundo os vacinadores que trabalham nas campanhas, os cachorros que mais dão medo são os menores, como vira-latas, poodles e os minúsculos chihuahuas.

Entre as histórias contadas estão passagens bizarras como carroceiros querendo que o seu cavalo seja vacinado, donos bêbados que ao invés de levar o cão, é o cão que estava a levá-los, pessoas que chegam com caixas ou sacos e não param de tirar bicho de dentro...

(http://jovempan.uol.com.br/blogs/animaisecia/2008/08/19/contos-de-vacinacao, acessado em 12 fev. 2009. Texto adaptado.)

a) DÊ a classificação das cinco orações destacadas:

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ b) CLASSIFIQUE a oração “que o seu cavalo seja vacinado”.

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ c) Qual é a classificação da última oração do texto: “e não param de tirar bicho de dentro...”?

__________________________________________________________________________________________ d)IDENTIFIQUE a função do “que” nas orações em destaque:

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

(5)

QUESTÃO 07:

“ O amor não só traz alegria como também alimenta.” Neste período, a conjunção é: (A) subordinativa causal;

(B) coordenativa aditiva; (C) coordenativa conclusiva; (D) subordinativa comparativa; QUESTÃO 08:

Numa das frases abaixo, não se encontra exemplo da conjunção anunciada. ASSINALE-A: (A) subordinativa concessiva -” Conquanto estivesse cansado, concordou em prosseguir”; (B) subordinativa condicional - “Digam o que quiserem contanto que não me ofendam”; (C) subordinativa temporal - “Mal anoiteceu, iniciou-se a festa com grande entusiasmo” ; (D) subordinativa final - “Saiu sem que ninguém percebesse”;

QUESTÃO 09:

ASSINALE o período em que ocorre a mesma relação significativa existente entre os termos grifados em: “a atividade científica é tão importante quanto qualquer outra atividade econômica”:

(A) o rapaz era tão aplicado, que em pouco tempo foi promovido; (B) quanto mais estuda, menos aprende;

(C) tenho tudo quanto quero; (D) sabia a lição tão bem como eu; QUESTÃO 10:

. No período - “Torna-se, portanto, imperativa uma revisão conceitual do modelo presente do processo de desenvolvimento tecnológico de modo a levar em conta o fator cultural como dominante” - a oração grifada traduz: (A) concessão; (B) conseqüência; (C) comparação; (D) condição; QUESTÃO 11:

ASSINALE a oração em que a substituição da expressão grifada altera sensivelmente o sentido do enunciado:

(A) “em lugar de nos conduzirem a desejável autonomia.” / em vez de; (B) “eliminando, assim, seus talentos de processo...” / com isso;

(C) “embora muitos estudiosos defendam que a característica...” / conquanto; (D) “pois toda preocupação intelectual do homem não deixa de ser... “ / logo; QUESTÃO 12:

. No período - “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre ideia de proporção. ASSINALE a opção em que tal ideia NÃO ocorre:

(A) quanto mais leio este autor menos o entendo; (B) choveu tanto, que não pudemos sair;

(C) à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior; (D) quanto menos vontade, mais negligência;

(6)

QUESTÃO 13:

.Em “Embora ela tivesse sido alta e clara”, a oração exprime: (A) causa; (B) condição; (C) concessão; (D) finalidade; (E) conseqüência. QUESTÃO 14:

“Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu auto-suficiência na produção de bens como papel-imprensa (...)” A oração grifada no período acima tem valor:

(A) condicional; (B) conclusivo; (C) concessivo; (D) causal. QUESTÃO 15:

“(...) fi-la construir de propósito, levado de um desejo tão particular que me vexa imprimi-lo, mas vá lá.” O vocábulo sublinhado introduz oração que denota:

(A) tempo; (B) causa; (C) condição; (D) consequência.

Referências

Documentos relacionados

Faz um breve passeio histórico da tatuagem, destacando seu significado no ambiente carcerário e a enfatiza-a como forma de linguagem com diversos significados, e que na

c) Código Penal, de 1940, enquadrava a greve como crime, no caso de paralisação de trabalho, seguida de violência ou perturbação da ordem ou interesse público (arts. 5.452, de 1º

PASTOR CONSELHEIRO ERVINO MARTIN SPITZER Congregação Cristo Para Todos Ponta Grossa PR...

(*) Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos Vias de exposição prováveis: Contato com a pele, olhos, ingestão e inalação. Sintomas

Kardec, em seguida ao relato, esclarece que o sacerdote estava com a verdade, “porque, sendo o pensamento atributo essencial do Espírito, este deve achar-se no lugar onde se

Os pronomes indefinidos podem ser invariáveis ou variáveis:  Invariáveis: alguém, ninguém, outrem, tudo, nada, algo, cada.  Chama-se de pronomes indefinidos as palavras que

ADICIONAL POR QUADRIÊNIO DE SERVIÇOS NA MESMA EMPRESA, IGUAL A 5% (CINCO POR CENTO) DO PISO SALARIAL, ESTIPULADO NA CLÁUSULA II, ATÉ NO MÁXIMO DE 35% (TRINTA

(Mario Neme, notas de Revisão da História de São Paulo, p. Como tantos outros que vieram para o Brasil logo após a sua descoberta, motivados pelas notícias de riquezas e