• Nenhum resultado encontrado

CHOCONUTRA. Base de chocolate funcional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CHOCONUTRA. Base de chocolate funcional"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CHOCONUTRA

®

INTRODUÇÃO

A linha de chocolates da Via Farma foi desenvolvida para quem não descuida da saúde e gosta de um saboroso chocolate. São produtos sem adição de açúcar e glúten e enriquecido com amido resistente de milho. A linha é composta por diferentes sabores que vão do ao leite até os chocolates sem lactose e com alto teor de cacau. Todos os produtos da linha NÃO CONTÉM GLÚTEM.

DESCRIÇÃO

ChocoNutra® 54% de Cacau

Composição: Massa de cacau, manteiga de cacau, polidextrose, edulcorante maltitol e sucralose, emulsificante lecitina de soja e poliglicerol poliricenoleato e aroma artificial. Não contém glúten. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE SOJA.

Contém açúcares presentes naturalmente nas matérias-primas, sendo grande parte na forma de polióis, que são benéficos para os diabéticos, porque não elevam os níveis de glicose ou insulina no sangue. Este produto pode ter efeito laxativo.

Base de chocolate funcional

(2)

ChocoNutra ®Soy

ChocoNutra®Soy é o primeiro chocolate de soja no mercado. Único, nutritivo, sem lactose, 100% vegetal, sem glúten, leve e saboroso. Contém açúcar.

Composição: Açúcar orgânico, manteiga de cacau, líquor de cacau, extrato de soja, sal refinado, estabilizante lecitina de soja, aroma natural de baunilha.

Informações Nutricionais

Porção 25g %VD(*)

Valor Energético 131 kcal/550 kJ 7

Carboidratos, onde: 12,1 g 4 Polióis 10 g ** Outros 2,1 g ** Proteínas 1,3 g 2 Gorduras totais 8,6 g 16 Gorduras saturadas 5,9 g 27 Gordura Trans 0g ** Fibras 3 g 12 Sódio 2,9 mg 0

* Valores diários de referência para uma dieta de 2000kcal ou 8400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** Valor não estabelecido.

(3)

ChocoNutra® Soy Diet

ChocoNutra® Soy Diet é o primeiro chocolate de soja no mercado sem adição de açúcar. Nutritivo e muito saboroso. Não contém glúten, sem lactose e 100% vegetal.

Composição: Manteiga de cacau, líquor de cacau, extrato de soja, sal refinado, edulcorante natural isomalte, polidextrose, emulsificantes: poliricinoleato de poliglicerila e lecitina de soja, aroma natural de baunilha e edulcorante artificial sucralose.

Informações Nutricionais

Porção 25g %VD(*)

Valor Energético 137 kcal/575 kJ 7

Carboidratos, onde: 14 g 5 Açúcares 14 g ** Lactose 0 g ** Proteínas 1,3 g 2 Gorduras totais 8,2 g 15 Gorduras saturadas 3,5 g 16 Gordura Trans 0g ** Fibras 0,7 g 3 Sódio 0 mg 0

* Valores diários de referência para uma dieta de 2000kcal ou 8400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** Valor não estabelecido.

(4)

PROPRIEDADES E DIFERENCIAIS  Alto teor de cacau;  Substituição do açúcar;  Fibras prebióticas;

 Gordura (Manteiga de Cacau);  Rico em amido resistente;

 ChocoNutra Soy é 100% vegetal, com soja;  Não alteram o IG do paciente;

 Derretimento na boca;  Sem efeito laxativo;  Sem gordura hidrogenada.

Informações Nutricionais

Porção 25g %VD(*)

Valor Energético 118 kcal/496 kJ 6

Carboidratos, onde: 9 g 3 Açúcares 0 g ** Lactose 0 g ** Proteínas 1,3 g 2 Gorduras totais 8,7 g 16 Gorduras saturadas 3,8 g 17 Gordura Trans 0g ** Fibras 4,9 g 19 Sódio 0 mg 0

* Valores diários de referência para uma dieta de 2000kcal ou 8400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** Valor não estabelecido.

(5)

ESTUDOS

Chocolate e Controle do Peso

“Consumo mais frequente de chocolate foi associado a menor IMC” ( GOLOMB et al., 2012).

Chocolate Reduz Mortalidade Cardiovascular

“O efeito de redução da pressão arterial e redução de colesterol do chocolate com alto teor de cacau são benéficos na prevenção de eventos cardiovasculares numa população com síndrome metabólica. O seu consumo diário pode ser uma estratégia de prevenção eficaz nesta população” (ZOMER et al., 2012).

Chocolate Reduz Risco de Trombose

“As catequinas e epicatequinas do cacau modulam a função das plaquetas, reduzindo o risco de formação do trombo” (HOLT et al, 2002).

Chocolate reduz Proteína C Reativa

“O consumo regular de chocolate amargo, 20g, 3x/semana, resultou em níveis de Proteína C Reativa cerca de 12,5% menores que naqueles que não consumiam chocolate com alto teor de cacau” (Giuseppe, 2008).

Chocolate Melhora Metabolismo Pré e Pós Exercício Prolongado

“O consumo de 100g de chocolate 70% cacau 2 horas antes de um exercício prolongado promoveu mudanças metabólicas que podem auxiliar no anabolismo e prolongamento da execução da atividade física em si.” Elevação da insulinemia de 4 um/L para 7mU/L com manutenção da glicemia em todo o período,

comparados a nada ou a chocolate branco (DAVISON et al., 2012).

Chocolate sem Açúcar, o Melhor.

“A ingestão aguda de chocolate em barra ou como uma bebida, com alto teor de cacau, melhorou a função endotelial e reduziu a pressão arterial. A presença de açúcar atenuou este efeito, e as preparações sem açúcar potencializaram-os” (FARIDI et al., 2008).

INDICAÇÕES

Indicado como base de chocolate para bombons, barras, pirulitos entre outros produtos sazonais, podendo ser incorporado diversos ativos, reduzindo o sabor desagradável e facilitando a adesão do paciente.

(6)

FARMACOTÉCNICA

Para transformar as barras de ChocoNutra® em bombons, tabletes, ovos de páscoa ou esculturas, precisa-se derreter, temperar e moldar.

Derreter: Pique o chocolate na quantidade desejada. Despeje em uma tigela bem seca. Use o banho-maria ou o microondas sem aquecer demais.

Banho Maria: A temperatura da água deve ser suportável ao toque das mãos (aproximadamente 45°C). Não deixe que a água aqueça demais ou ferva. Evite que o vapor da água atinja o chocolate e mexa delicadamente. O chocolate deve ser fundido em 45°C (controlar também a temperatura de derretimento)

Microondas: Use uma tigela de vidro ou béquer bem seco. Distribua uniformemente o chocolate picado. Use a potência média 5 por aproximadamente 2 minutos. Mexa lentamente, se ainda não estiver derretido o chocolate, retorne ao microondas por mais 20 segundos, uma ou mais vezes e adicione os ativos selecionados no refratário com o chocolate derretido. O chocolate deve ser fundido em 45°C (controlar também a temperatura de derretimento)

Temperar: Despeje o chocolate derretido em uma pedra de mármore ou granito e movimente com uma espátula até atingir 28°C, sempre medir a temperatura do chocolate com um termômetro tipo palito.

Moldar: O chocolate está pronto para ir ao molde de bombons, ovos, pirulitos ou para banhar frutas, biscoito, trufas. Leve o molde à geladeira (10°C) por 15 minutos (peças banhadas secam em cerca de 10 minutos).

Se o chocolate esfriar durante o manuseio, torne a aquecê-lo para atingir 28°C. Retirar e embalar os produtos.

Dicas Importantes:

 Trabalhe a temperatura ambiente em torno de 20°C;

 Não utilize gelo ou água gelada para esfriar o chocolate derretido;

 Não trabalhe com temperaturas extremas no derretimento e na secagem; não leve os moldes ao freezer;

 Não indicamos que os chocolates passem por um segundo derretimento após a 1ª moldagem.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GOLOMB BA, KOPERSKI S, WHITE HL. Association between more frequent chocolate consumption and lower body mass index. Arch Intern Med 2012; 172: 519-521.

(7)

ZOMER, E. et al. The effectiveness and cost effectiveness of dark chocolate consumption as prevention therapy in people at high risk of cardiovascular disease: best case scenario analysis using a Markov model. BMJ 2012;344:e3657.

HOLT, R. R. et al. Chocolate consumption and platelet function. JAMA 2002;287:2212-3.

Giuseppe, R., et al.Regular Consumption of Dark Chocolate Is Associated with Low Serum Concentrations of C-Reactive Protein in a Healthy Italian Population. J. Nutr. 138: 1939–1945, 2008.

DAVISON, G. et al. The effect of acute pre-exercise dark chocolate consumption on plasma antioxidant status, oxidative stress and immunoendocrine responses to prolonged exercise Eur J Nutr (2012) 51:69–79.

FARIDI, Z. et al. Acute dark chocolate and cocoa ingestion and endothelial function: a randomized controlled crossover trial. Am J Clin Nutr 2008;88:58–63.

Referências

Documentos relacionados

Em Portugal, muitas das espécies que são actualmente invasoras foram introduzidas no passado para os mais diversos fins, nomeadamente: fixação de areias, estabilização de

E o curso deles também, tanto é que, em 2000, já em março, meu terceiro mês de Arquivo do Estado, me matriculei no curso de Introdução ao Tratamento de Arquivos; foi muito

A construção de uma prática pedagógica atenta ao que acontece na sala de aula em seus diversos detalhes, continua sendo um desafio posto aos educadores.

Conforme matéria do Valor Econômico à época, com a compra das ações da Ce- mig, a Andrade Gutierrez assumiu uma po- sição importante no setor elétrico e ainda mais no próprio

São ainda visíveis fendas ao nível das paredes laterais e da abóbada do coro; (b) os valores máximos das tensões principais mínimas (compressão) ocorrem ao nível dos arcos

As entregas do segundo trimestre do setor de fertilizantes concentram-se na soja, cultura que no caso da Heringer tem menor expressão em seu portfólio (em 2017 enquanto o

Por conseguinte, as necessárias inferências acerca da atuação do Supremo Tribunal Federal na mitigação do Estado de Inocência, considerando sua historicidade e o núcleo essencial da

É preciso ter mais contato entre os líderes das igrejas e os membros das comunidades, incluindo também as mulheres e jovens para melhor realizar esse trabalho