• Nenhum resultado encontrado

MAPEAMENTO E MENSURAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MAPEAMENTO E MENSURAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Álvaro Gehlen de Leão

Francisco José Kliemann Neto Resumo:

A evolução tecnológica atual tende a acelerar as transformações industriais, exigindo uma atitude dinâmica dos responsáveis pelo gerenciamento das organizações. O conhecimento global do universo em que os processos industriais se inserem e a análise das diversas atividades que os envolvem exige um tratamento que não pode mais se basear em métodos empíricos, sob pena de reduzir a competitividade da empresa em um mercado que modificou seus paradigmas de qualidade e produtividade. Dentro desse contexto, a otimização dos processos industriais exige uma sistematização que envolve diversas ferramentas disponíveis no âmbito da Engenharia de Produção e que, convenientemente combinadas, permitem atingir os objetivos de uma organização produtiva: a geração de dinheiro e a sua sobrevivência no mercado. Nesse sentido, o estudo das técnicas de planejamento e controle da produção e a implementação de métodos de custeio e de ferramentas de pesquisa operacional e simulação permitem a introdução de métodos de avaliação e controle de desempenho, necessários ao gerenciamento das modernas organizações industriais. Este trabalho pretende enfocar o mapeamento e mensuração de processos industriais através de uma técnica que permita a representação visual das diversas etapas dos processos produtivos e de apoio, bem como sua avaliação e controle através de um sistema que mensure os custos envolvidos.

Palavras-chave:

(2)

MAPEAMENTO E MENSURAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS

Álvaro Gehlen de Leão1

Francisco José Kliemann Neto2

INTRODUÇÃO

A evolução tecnológica atual tende a acelerar as transformações industriais,

exigindo uma atitude dinâmica dos responsáveis pelo gerenciamento das organizações. O conhecimento global do universo em que os processos industriais se inserem e a análise das diversas atividades que os envolvem exige um tratamento que não pode mais se basear em métodos empíricos, sob pena de reduzir a competitividade da empresa em um mercado que modificou seus paradigmas de qualidade e produtividade.

Dentro desse contexto, a otimização dos processos industriais exige uma sistematização que envolve diversas ferramentas disponíveis no âmbito da Engenharia de Produção e que, convenientemente combinadas, permitem atingir os objetivos de uma organização produtiva: a geração de dinheiro e a sua sobrevivência no mercado.

Nesse sentido, o estudo das técnicas de planejamento e controle da produção e a implementação de métodos de custeio e de ferramentas de pesquisa operacional e simulação permitem a introdução de métodos de avaliação e controle de desempenho, necessários ao gerenciamento das modernas organizações industriais.

Este trabalho pretende enfocar o mapeamento e mensuração de processos industriais através de uma técnica que permita a representação visual das diversas etapas dos processos produtivos e de apoio, bem como sua avaliação e controle através de um sistema que mensure os custos envolvidos.

OBJETIVOS

O trabalho tem como objetivo principal a avaliação de pequenas e médias empresas industriais, através da definição de uma metodologia, visando à modelagem de uma planta de manufatura. Esta modelagem, através do mapeamento dos processos produtivos e de apoio, deve permitir a identificação das restrições do sistema industrial e a conseqüente otimização do mesmo, através de ações gerenciais focalizadas, baseadas em um sistema de custeio adequado às necessidades da empresa.

O trabalho possui como objetivo secundário o fornecimento de subsídios para o controle de custos, permitindo a identificação e a eliminação das perdas do processo industrial.

MAPEAMENTO DE PROCESSOS PRODUTIVOS E DE APOIO

Segundo Hronec (1994), o mapeamento de um processo requer a identificação do produto ou serviço, incluindo os pontos de entrada e saída do processo envolvido, permitindo a escolha de parâmetros de avaliação e controle do mesmo. Exige, ainda, a documentação e a transferência de informações para uma representação visual, de modo a permitir a detecção e eliminação de atividades que não agregam valor ao

1 Álvaro Gehlen de Leão é Especialista em Gerência de Produção.

(3)

geral.

O que se observa nas empresas é a falta de uma ferramenta simplificada que permita o mapeamento de seus processos industriais. A inexistência desta ferramenta é devida principalmente aos seguintes fatores (Hronec, 1994):

• as empresas não se organizam por processos e sim por funções; • não existe responsabilidade pelos processos;

• a gerência desconhece os processos da organização; • mapeamento dos processos é trabalhoso.

Nesse sentido, Leão (1994) propõe a utilização de uma metodologia de mapeamento visual de processos produtivos, identificando os insumos empregados, as operações de transformação envolvidas, os pontos de controle e os produtos obtidos.

Quanto aos processos de apoio, sugere-se o seu mapeamento através da identificação dos gastos associados, das atividades envolvidas e dos pontos de decisão existentes ao longo do processo efetuado.

Este mapeamento, complementado pelo levantamento das restrições do sistema de manufatura - fornecimento, produção e mercado - permite a identificação dos pontos de estrangulamento do sistema e a priorização das ações de melhoria baseadas em técnicas de engenharia industrial e reengenharia de processos, visando aumentar o ganho do sistema (Goldratt, 1990).

Nas Figuras 1 e 2, apresenta-se uma proposta de mapeamento visual de processos produtivos e de apoio, através de uma simbologia simplificada que pode ser utilizada para orientação dos operadores e funcionários, integrando os diversos setores da empresa numa lógica de "cliente-fornecedor".

(4)

Figura 2 – Mapeamento Visual de um Processo de Apoio. MENSURAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS E DE APOIO

Como complemento ao mapeamento visual, surge a necessidade de identificar os recursos consumidos baseado nos processos mapeados.

Neste contexto, um sistema de custos que avalie e controle as diversas etapas do processo industrial deve ser capaz de refletir o dispêndio de recursos ao longo dos processos.

Sugere-se o emprego de um sistema de custeio misto, baseado no custo-padrão para insumos e nas UEPs (Unidades de Esforço de Produção) e no ABC (Activity-Based Costing – Custeio Baseado em Atividade), procurando identificar os custos de transformação e das atividades de apoio.

O sistema de custo-padrão deve refletir, além do custo dos insumos consumidos, o dispêndio de recursos para sua obtenção, incluindo todos os custos de desenvolvimento de fornecedores e aquisição dos materiais.

O método das UEPs, a partir do mapeamento do processo produtivo, permite a alocação dos custos diretos e indiretos de fabricação e sua aplicação requer (Allora, 1985; Antunes, 1988; Kliemann, 1989):

• a definição dos postos operativos, via identificação dos recursos disponíveis e custos associados de operação, principalmente energia elétrica, desgaste de ferramental e mão-de-obra envolvida;

• a definição do produto-base, escolhendo aquele que melhor represente o mix de produtos ofertados;

• o cálculo dos foto-índices dos postos operativos e do foto-custo do produto-base, permitindo a definição das UEPs/h de cada posto operativo e das UEPs de cada produto em função dos tempos de processamento destes em cada posto operativo.

Já o sistema ABC tem por função apropriar e direcionar os custos indiretos de apoio para as atividades e/ou para os produtos, respondendo às seguintes questões (Johnson & Kaplan, 1993):

• quais são os custos da empresa?

• onde focalizar esforços para reduzir os custos? • quais atividades estão gerando os custos?

(5)

eliminação daquelas que não agregam valor.

Para a implementação do sistema ABC, exige-se o cumprimento das seguintes etapas (Hronec, 1994):

• determinar as linhas de produto; • entender os processos de apoio;

• selecionar os processos importantes sob a ótica do cliente; • atribuir custos com base no consumo dos recursos;

• desenvolver um modelo de custo por linha de produto. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A redução ou eliminação dos desperdícios é um objetivo a ser perseguido por

qualquer organização industrial. Para tanto, é necessário que se conheçam as causas geradoras dos custos, que normalmente incluem projeto do produto e do processo, envolvendo especificações de projeto, materiais (qualidade e conformidade) e manufatura (tempo de processamento, setup, equipamentos empregados), compras e logística, incluindo preço do material, dificuldade de obtenção, manutenção de estoques, processo de programação e organização industrial, referindo-se às atividades administrativas, treinamento e controle de qualidade.

Nesse sentido, o mapeamento de processos produtivos e de apoio aparece como pré-requisito indispensável à correta compreensão dos processos industriais. Este mapeamento deve preceder à implantação de um sistema de custos, dotando a empresa de uma ferramenta eficaz para a identificação e redução de desperdícios, permitindo um adequado posicionamento da empresa frente ao mercado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALLORA, F. Engenharia de Custos Técnicos – São Paulo, Pioneira & Blumenau, FURB, 1985.

ANTUNES, J.A.V. Fundamentação do Método das Unidades de Esforço de Produção – Tese de Mestrado, PPGEP/UFSC, 1988.

GOLDRATT, E.M. Theory of Constraints – New York, North River Press Inc., 1990. HRONEC, S.M. Sinais Vitais: Usando Medidas de Desempenho da Qualidade, Tempo e

Custos para Traçar a Rota para o Futuro de Sua Empresa – São Paulo, Makron Books, 1994.

JOHNSON, H.T. & KAPLAN, R.S. Contabilidade Gerencial: A Restauração da Relevância da Contabilidade nas Empresas – Rio de Janeiro, Campus, 1993.

KLIEMANN, F.J. Gerenciamento e Controle da Produção pelo Método das Unidades de Esforço de Produção – Porto Alegre, mimeo, 1989.

LEÃO, A.G. Mapeamento e Mensuração de Processos Produtivos – Porto Alegre, Working Paper, 1994.

Referências

Documentos relacionados

Matérias que constam da ordem do dia do Edital de Convocação publicado dia 28 de fevereiro de 2015, referente à Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em 30.03.2015 às

Existem dois tipos de corrente elétrica: a corrente contínua (CC) (geralmente utilizada em circuitos eletrônicos), cuja intensidade é constante e sempre no mesmo

Se está a utilizar Meropenem Ranbaxy em casa, elimine qualquer agulha e linha de perfusão que tenha utilizado de forma adequada. Se o seu médico decidir parar o tratamento, deite fora

determinadas atividades, seja de educação, meio ambiente, água… Os focos nunca foram distantes, mas não havia um esforço único”, lembra Renato Barbosa, presidente da Andina

No desenvolvimento de nossas atividades como empresa fornecedora de soluções para movimentação de sólidos, equipamentos de processo e componentes Agro / Industriais, é de extrema

| Título Preço R$ Vida Nova. SUGESTÃO DE PREÇOS

Historicamente a humanidade sempre fez guerras e construiu uma cultura de violência. Uma linguagem bélica foi se consolidando, e na sociedade capitalista, a indústria bélica,

Além do reconhecimento do patrimônio do imigrante via tombamento, podemos citar outras duas formas de salvaguarda, que nos permitem inferir sobre a sua valorização ao longo do