• Nenhum resultado encontrado

Síntese Cronológica da UFRN 1958/2017 (Volume 3)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Síntese Cronológica da UFRN 1958/2017 (Volume 3)"

Copied!
512
0
0

Texto

(1)
(2)

Inicialmente, esses livros, compondo acervos trazidos pelas faculdades

que constituíram a recém-criada Universidade do Rio Grande do Norte,

tornaram-se a semente da Biblioteca Central Zila Mamede – BCZM e das

publicações surgidas desde os primeiros passos da Imprensa

Universi-tária, depois Editora Universitária.

Hoje, contando com as grandes vantagens oferecidas pela tecnologia,

outra fronteira editorial se apresenta com uma significativa produção

de e-books lançados pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande

do Norte – EDUFRN e acessíveis por meio do Repositório Institucional da

UFRN. Dessa forma, ampliou-se sistematicamente o uso do livro em

nossa universidade. Em reforço dessa ampliação, tornou-se importante

a atuação da Secretaria de Educação a Distância – SEDIS. Uma e outra

modalidade editorial apresentam-se em rica produção no contexto das

comemorações dos sessenta anos, representada por um conjunto de

obras impressas que atinge o número de 18 livros, além do expressivo

catálogo de e-books lançado pela EDUFRN, com ênfase para a publicação

acadêmico-científica com acessibilidade.

(3)

Veríssimo de Melo

Carmen Calado

da UFRN 1958/2017

(4)

Diretoria Administrativa da EDUFRN

Luis Álvaro Sgadari Passeggi (Diretor)

Wilson Fernandes de Araújo Filho (Diretor Adjunto) Judithe da Costa Leite Albuquerque (Secretária)

Conselho Editorial

Luis Álvaro Sgadari Passeggi (Presidente) Alexandre Reche e Silva

Amanda Duarte Gondim Ana Karla Pessoa Peixoto Bezerra Anna Cecília Queiroz de Medeiros

Anna Emanuella Nelson dos Santos Cavalcanti da Rocha Arrailton Araujo de Souza

Carolina Todesco

Christianne Medeiros Cavalcante Daniel Nelson Maciel

Eduardo Jose Sande e Oliveira dos Santos Souza Euzébia Maria de Pontes Targino Muniz Francisco Dutra de Macedo Filho Francisco Welson Lima da Silva Francisco Wildson Confessor Gilberto Corso

Glória Regina de Góis Monteiro Heather Dea Jennings Jacqueline de Araujo Cunha Jorge Tarcísio da Rocha Falcão Juciano de Sousa Lacerda Julliane Tamara Araújo de Melo Kamyla Alvares Pinto

Luciene da Silva Santos Márcia Maria de Cruz Castro Márcio Zikan Cardoso Marcos Aurélio Felipe Maria de Jesus Goncalves Maria Jalila Vieira de Figueiredo Leite Marta Maria de Araújo

Mauricio Roberto Campelo de Macedo Paulo Ricardo Porfírio do Nascimento Paulo Roberto Medeiros de Azevedo Regina Simon da Silva

Richardson Naves Leão Roberval Edson Pinheiro de Lima Samuel Anderson de Oliveira Lima Sebastião Faustino Pereira Filho Sérgio Ricardo Fernandes de Araújo Sibele Berenice Castella Pergher Tarciso André Ferreira Velho Teodora de Araújo Alves

Tercia Maria Souza de Moura Marques Tiago Rocha Pinto

Veridiano Maia dos Santos Wilson Fernandes de Araújo Filho

Secretária de Educação a Distância

Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo

Secretária Adjunta de Educação a Distância

Ione Rodrigues Diniz Morais

Coordenadora de Produção de Materiais Didáticos

Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo

Coordenadora de Revisão

Maria da Penha Casado Alves

Coordenador Editorial

José Correia Torres Neto

Gestão do Fluxo de Revisão

Revisão de ABNT

Verônica Pinheiro

Revisão Tipográfica

Renata Ingrid de Souza Paiva

Capa e Diagramação

Clara Wanderley

Fotografia

(5)

A publicação Síntese Cronológica da UFRN 1958/2017 foi dividida em três volumes, onde o primeiro se inicia na consolidação da Univer sidade Federal do Rio Grande do Norte até o reito­ rado do Professor Genibaldo Barros, último reitor eleito pelo Conselho Univer sitário sem consulta à comunidade univer­ sitária. O segundo volume inicia­se com o reitorado do Professor Daladier da Cunha Lima, através de consulta à Comunidade Universitária – docentes, técnicos administrativos e discentes – e referendado pelo Conselho Universitário até o reitorado do professor José Ivonildo do Rêgo (2003­2007). Por fim, o terceiro volume compreende o segundo mandato do professor José

) ! ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) -.6.,(>.?@()*.)ABC,&D.?@()/.)8(/6"E) F"D#"6.#&.)*")3*BD.?@().)7&%6G/D&.)H)F37IFJ2895) ) ! ! ! ! ! ! ! ! ) ) 3,.C(#.*.)K(#)-#&%6&./")F"L"#()*.)F&,L.)-9MN<OJOOPE) ) +",(Q)!"#$%%&'()*"E)

))))))F$/6"%") -#(/(,R>&D.) *.) 2895) <=OSJ:;<P) T#"DB#%() ","6#U/&D(V) J) !"#$%%&'()*")+",()")-.#'"/)-.,.*(E)H)5.6.,W)372895Q):;<=E) ) )))))))O<:)KE)XL(,B'")4Y)Z)<)A78) ) IFM5)=PSNSON[:ON;=;\N=) ) +(*()*").D"%%(W)]66K%WJJ#"K(%&6(#&(EB^#/EC#) ) ) <E)_&%6R#&.E):E)2895E)4E)9">&%6#(E)IE)-.,.*(Q)-.#'"/E)IIE)`$6B,(E) ) ) )))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))-72)=4J=[) )))))))))))))))))))))))))))))))))))))+O:S%) )

(6)

Ângela Paiva Cruz – Reitora da UFRN

Embora pareça uma tautologia enfatizar­se a impor­ tância do livro tradicional, impresso em papel, no cotidiano de uma instituição universitária, nunca é demais chamar a atenção para sua importância em um tempo em que, por razões óbvias, verifica­se uma forte tendência a privilegiar o livro eletrônico.

Ninguém ousará negar a importância de contar com um suporte informacional que corresponda à velocidade presente no dia a dia das sociedades nas quais o uso da tecnologia tornou­se imprescindível. Contudo, a existência do livro físico – em alguns casos assemelhando­se a descobertas preciosas em minas ainda não tocadas pela internet – é igualmente inegável e justifica o evento editorial dos sessenta anos.

Notável é o caso de obras diretamente relacionadas com o evento, como, por exemplo, o livro iconográfico 60 anos, 60 olhares ou a reedição do memorável discurso do historiador Luís da Câmara Cascudo, que marcou a instalação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, à época ainda estadual. Não menos importantes, as reedições da História do Rio Grande do Norte, de Rocha Pombo – para a qual projeta o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte uma edição eletrônica – e o conjunto de livros que trata de seca e açudagem e estudos econômicos do estado, clássicos que não envelhecem, ambos, já tendo merecido edições da Coleção Mossoroense e da Fundação José Augusto, chegam à academia em novas edições.

(7)

cinquenta anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – oferecendo ao leitor da academia, e também à sociedade norte­rio­grandense, interessados na valorização da cultura potiguar, um acervo bibliográfico que ficará como marco nas comemorações do sexagenário da UFRN.

(8)

Coube­nos a honra e a alegria de atualizarmos o Livro

Síntese Cronológica da UFRN 1958 – 1988, escrito pelo saudoso

professor Veríssimo Pinheiro de Melo. Primeiro, para o Jubileu de Ouro (50 anos) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN na gestão do professor José Ivonildo do Rêgo. Agora, no Jubileu de Diamante (60 anos), na gestão da professora Ângela Maria Paiva Cruz.

As descobertas encontradas na primeira edição nos trou­ xeram enriquecimento para entendermos o momento histórico de criação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Nesta segunda atualização, procuramos enriquecer, valo­ rizando o servidor, quer seja docente ou técnico­administrativo. Infelizmente, no início, os Colegiados Superiores só registravam a contratação dos docentes. Com a criação do Conselho de Administração – CONSAD, a partir de 1987, passou­se a ter a publicação dos concursados técnico­administrativos.

Deixamos de incluir as Resoluções sobre autorização de cursos de extensão e projetos de pesquisa, bem como afasta­ mentos para pós­graduação, por serem muitas informações, e por considerarmos dispensáveis numa síntese dessa natureza.

Agradecimentos: Aos meus pais, Josinette (in memoriam)

e Hermann Calado, tudo o que sou, devo à educação que me deram.

(9)

apoio incondicional na confecção desta nova edição.

À Secretaria dos Colegiados Superiores, por fornecer material de seus arquivos (Resoluções, atas e outros docu­ mentos): Gisélia Ribeiro Pinheiro, Antonio Rosselino Rodrigues Cirilo (atual Secretário dos Órgãos Colegiados) e todos os funcio­ nários desta Secretaria.

À equipe da Ouvidoria: Joseleno Marques – ouvidor; Edy Batista Benévolo Xavier – secretária e Cléa Maria dos Santos – auxiliar, por todo apoio nessa atualização.

À Pró­Reitoria de Gestão de Pessoas: Mírian Dantas dos Santos – pró­reitora e Solange Álvares dos Santos – diretora do Departamento de Pessoal – DAP pelo fornecimento dos dados necessários dos servidores da UFRN.

À Editora Universitária, na pessoa de seu diretor Professor Luís Álvaro Sgadari Passegi e toda sua equipe, por mais este trabalho, possibilitando preservar a memória da Instituição nas comemorações dos 60 anos.

À Pró­Reitoria de Graduação: João Vicente Rêgo Costa e Márcio Roberto Guedes Vianna pelo fornecimento dos nomes dos concluintes da primeira turma da Faculdade de Filosofia.

A Maurilio Paulo da Costa, Gilvan Bernardo da Costa e Alexandre Antônio Silva de Souza pelo apoio constante sempre que solicitado.

Esperamos com isso ter contribuído para preservação da memória da Instituição, pela qual as futuras gerações terão oportunidade de ter uma visão ampla da Universidade.

(10)

Ângela Maria Paiva Cruz Reitora da UFRN

Em 1988, quando se completaram os 30 anos de fundação da UFRN, a Editora da UFRN lançou uma obra que tinha por objetivo resgatar – em informações breves – a trajetória dos acontecimentos que haviam marcado a vida da instituição nas três primeiras décadas.

Responsável por sua elaboração, o escritor e pesquisador Veríssimo de Melo lançou­se à tarefa, contando com a cola­ boração da então diretora da Biblioteca Zila Mamede, Sônia Campos, e das bibliotecárias Gildete Moura Figueiredo e Rejane Lordão Monteiro, do que resultou um interessante repositório de informações.

Mais de 20 anos se passaram e a obra, esgotada, estava a reclamar reedição, o que, por sua vez, só se justificaria, mediante uma atualização, tantos e tão interessantes foram os fatos que marcaram a instituição nas décadas que se seguiram àquele lançamento.

Trabalhando de forma discreta e constante, Carmen Calado tomou a si a tarefa dessa atualização e o resultado é que surge agora uma nova edição da Síntese Cronológica da UFRN – 1958/2010, buscando atender às exigências há pouco mencionadas.

Conforme o leitor terá a oportunidade de ver, em bre ves informações desfilará aos seus olhos toda uma série de aconte­ cimentos em sucessivas administrações que ajudaram a tornar essa instituição uma das mais importantes da região e do País.

(11)

pesquisadores do Estado, às repartições e seções administra­ tivas, uma obra destinada a disponibilizar rápida e eficazmente informações do interesse de todos.

A editora responsável por este lançamento, o escritor Veríssimo de Melo (in memoriam) e sua equipe, e Carmen Calado estão de parabéns. E não seria demais dizer que estamos todos também.

(12)

existência da nossa Universidade.

Além da visão dos tempos heróicos da Universidade nascente, consigna alguns dos principais acontecimentos na marcha de sua evolução e desenvolvimento, como o registro das Resoluções mais importantes do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Reconheço, entretanto, que em menos de três meses não haveria tempo hábil para pesquisa mais aprofundada das ocor­ rências marcantes da UFRN em todos os seus setores, inclusive nos Campi do interior.

Vale, todavia, o esforço do professor Veríssimo de Melo e das bibliotecárias Gildete Moura de Figueiredo e Rejane Lordão Monteiro como contribuição inicial à cronologia dos fatos da UFRN, o que poderá ser complementado em futura edição.

A utilidade desta SÍNTESE CRONOLÓGICA DA UFRN – 1958/1988 parece­me, todavia, indiscutível pela massa de informações que contém. Dados que se distribuem em nume­ rosas publicações e documentos da UFRN estão aqui reunidos, de forma singela, para a consulta imediata dos interessados.

Registro, com alegria, o reconhecimento do Reitor à con tribuição dos autores desta SÍNTESE CRONOLÓGICA DA UFRN – 1958/1988.

Natal, 10 de maio de 1988. DALADIER PESSOA CUNHA LIMA Reitor da UFRN

(13)

Veríssimo de Melo

O Magnífico Reitor, professor Daladier Pessoa Cunha Lima, incumbiu­nos de escrever resumo histórico para assinalar os 30 anos de fundação da UFRN, que transcorreu a 25 de junho de 1988.

Optamos pela organização de uma SÍNTESE CRONOLÓGICA DA UFRN – 1958/1988 por duas razões: tanto pela proximidade do evento histórico – estávamos em março de 1988 quando fomos convocados para a tarefa – quanto pelo fato de podermos condensar nessa síntese todos os acontecimentos que julgamos essenciais para a fixação da história da UFRN, nos seus dias, meses e anos exatos.

Para tanto, lançamos mão de dois tipos de fontes de consultas absolutamente imprescindíveis: 1o) as Resoluções do

Conselho Universitário (CONSUNI) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), lendo todas as ementas de 1959 a 1988; 2o) todas as publicações editadas pela UFRN e que dizem

respeito aos trabalhos das unidades, tais como Relatórios dos Reitores e publicações outras, como o RESUMO HISTÓRICO DO PRIMEIRO DECÊNIO DA UFRN – 1959/1969, além de livros sobre algumas faculdades.

Os maiores acontecimentos da UFRN mereceram regis­ tros neste nosso trabalho. Deixamos de lado, evidentemente, massa enorme de outras informações menores, por conside­

(14)

recitais, movimento financeiro, dados estatísticos e aquisição de equipamentos. Na concessão de títulos honoríficos, só anotamos os maiores: “Honoris Causa” e “Professor Emérito”.

Embora fragmentariamente – tipo colcha de retalhos –, a história da UFRN, nos seus pontos mais altos e relevantes, está consignada neste livro.

Para utilizar esta SÍNTESE CRONOLÓGICA DA UFRN, entretanto, é indispensável recorrer ao índice – trabalho de normalização confiado à Biblioteca Central da UFRN, graças ao apoio de sua diretora, a bibliotecária Sônia Campos Ferreira, através das competentes bibliotecárias Gildete de Moura Figueiredo e Rejane Lordão Monteiro. Sem recorrer ao índice, o possível consulente estará totalmente perdido. Não saberá localizar os fatos nos seus dias, meses e anos verdadeiros.

A necessidade da pesquisa à documentação geral da UFRN – lendo o que nos foi possível ler e pinçando os aconte­ cimentos – levou­nos, vezes sem conta, a depararmo­nos com a presença atuante e decisiva do saudoso Reitor professor Onofre Lopes da Silva, fundador e consolidador da Universidade. Durante 12 anos, 3 meses e 15 dias – ele próprio assinalou esse período de tempo –, sua ação se fez sentir nítida e firme na condução dos problemas da Universidade nascente. Ninguém mais do que ele serviu à instituição com entusiasmo, dedicação integral, correção e fé inabaláveis nos destinos da UFRN. Poucos sabem ou imaginam hoje como se desenvolveu o episódio da federalização da Universidade, “uma luta quase dramática”, na expressão dele. Fomos testemunhas de muitos eventos impor­ tantes, trabalhando junto ou próximo ao seu gabinete.

(15)

que dirigi a Universidade, do seu nascimento até esta data, com idealismo, e idealismo não é ideologia; é sentimento muito mais profundo, nascido das manifestações mais íntimas da vida, das tendências da própria natureza humana, do exponencial e pureza da sensibilidade do ser humano. Terei o coração alagado de alegria se o futuro disser que eu cumpri o meu dever”. Disse ainda o fundador da UFRN, abrindo sua alma num dos instantes supremos de sua vida pública: “Não me recordo se houve incom­ preensões nem fraquezas de alguns, não me recordo se houve maledicências ou injúrias que me tenham ferido com o estigma impenitente dos seus venenos, porque o tempo me ensinou as suas lições e não me espantam as diversidades da natureza humana. Não tive marés, ventos ou tempestades, porque tudo serenava nas dimensões do esquecimento e da paz. Quem dirige precisa sempre impor ordem ao caos, lógica no absurdo, fé nas atitudes, justiça no direito vulnerado. Aprendi a viver acima ou à margem das correntes, do afluxo ou refluxo das paixões, dando­me ao trabalho, servindo e ajudando. Nem sempre podendo servir, entretanto, nunca prejudiquei a quem quer que fosse. Nunca me servi da Universidade, nunca usei o seu nome para atoardas. Nunca deixei de guardar a legitimidade dos seus fins. Nunca permiti o corrilho macular a sua sagrada missão”.

Após outras considerações, concluiu o Dr. Onofre Lopes, formulando sempre a sua crença na instituição que fundou: “Cada um de nós, muitas vezes, na vida, precisa ser cidadão ou soldado, idealista ou apóstolo, todos, entretanto, no passado, no presente e no futuro, precisamos ser solidários e cumprir

(16)

poderá tomar, no amanhã, o nome de Onofre Lopes será sempre lembrado como o símbolo maior da instituição. Aqui deixamos, também, o nosso respeito, a nossa saudade profunda, a imorre­ doura lembrança ao bravo Mestre Onofre Lopes – ao registrar os 30 anos de fundação da UFRN. Natal, 20/05/1988.

(17)

18 178 369 501 505 Vo lu m e I Vo lu m e III

Reitorado do professor José Ivonildo do Rêgo (2007/2011) Reitorado do professor Ângela Maria Paiva Cruz (2011/2015) Reitorado do professor Ângela Maria Paiva Cruz (2015/2019) A UFRN em números Referências Vo lu m e I I

Reitorado do professor Daladier Pessoa Cunha Lima (1987/1991)

Reitorado do professor Geraldo dos Santos Queiroz (1991/1995)

Reitorado do professor José Ivonildo do Rêgo (1995/1999)

Reitorado do professor Ótom Anselmo de Oliveira (1999/2003)

Reitorado do professor José Ivonildo do Rêgo (2003/2007)

Antecedentes históricos da UFRN (1920/1957)

Criação da Universidade do Rio Grande do Norte – URN (1958)

Reitorado do professor Onofre Lopes da Silva (1959/1971)

Reitorado do professor Genário Alves Fonseca (1971/1975)

Reitorado do professor Domingos Gomes de Lima (1975/1979)

Reitorado do professor Diógenes da Cunha Lima Filho (1979/1983)

(18)

Expansão do Ensino, da Pesquisa

e da Extensão

2007

28 de maio

Posse do Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, professor José Ivonildo do Rêgo e da vice­reitora Ângela Maria Paiva Cruz.

Foram pró­reitores neste mandato:

Virgínia Maria Dantas de Araújo – Pró­Reitora de Graduação

(4 de junho de 2007).

Mirza Medeiros dos Santos – Pró­Reitora substituta de

Graduação (4 de junho de 2007).

Edna Maria da Silva – Pró­Reitora de Pós­Graduação (4 de

junho de 2007).

Márcia Maria Gurgel Ribeiro – Pró­Reitora substituta de

Pós­Graduação (4 de junho de 2007).

Maria Bernardete Cordeiro de Sousa – Pró­Reitora de

Pesquisa (4 de junho de 2007).

Maria Helena Braga e Vaz da Costa – Pró­Reitora substituta

de Pesquisa (4 de junho de 2007).

Cipriano Maia de Vasconcelos – Pró­Reitor de Extensão

(19)

Rita de Cássia da Conceição Gomes – Pró­Reitora substituta

de Extensão (4 de junho de 2007).

João Emanuel Evangelista de Oliveira – Pró­Reitor de Plane­

jamento e Coordenação Geral (4 de junho de 2007).

Luíz Seixas das Neves – Pró­Reitor substituto de Planeja­

mento e Coordenação Geral (4 de junho de 2007).

João Carlos Tenório Argolo – Pró­Reitor de Recursos

Humanos (4 de junho de 2007).

Míriam Dantas dos Santos – Pró­Reitora substituta de

Recursos Humanos (4 de junho de 2007).

João Batista Bezerra – Pró­Reitor de Administração (4 de

junho de 2007).

Dílson Anchieta Rodrigues – Pró­Reitor substituto de Admi­

nistração (4 de junho de 2007).

Ranke dos Santos Silva – Pró­Reitor de Assuntos Estudantis

(21 de outubro de 2010).

Geraldo de Almeida Pimentel Filho – Pró­Reitor substituto de

Assuntos Estudantis (21 de outubro de 2010).

4 de junho

Resolução no 30/07 – CONSEPE

Aprova indicação de Pró­Reitor e Pró­Reitor substituto. Virgínia Maria Dantas de Araújo e Mirza Medeiros dos Santos – Pró­Reitoria de Graduação. Edna Maria da Silva e Márcia Maria Gurgel Ribeiro – Pró­Reitoria de Pós­Graduação. Maria Bernardete Cordeiro de Sousa e Maria Helena Braga e Vaz da Costa – Pró­Reitoria de Pesquisa. Cipriano Maia de Vasconcelos e Rita de Cássia da Conceição Gomes – Pró­Reitoria de Extensão.

(20)

Resolução n 07/07 – CONSAD

Aprova indicação de Pró­Reitor e Pró­Reitor substituto. João Emanuel Evangelista de Oliveira e Luíz Seixas das Neves para Planejamento e Coordenação Geral. João Carlos Tenório Argolo e Míriam Dantas dos Santos para Recursos Humanos. João Batista Bezerra e Dílson Anchieta Rodrigues para Administração.

12 de julho

Resolução no 08/07 – CONSAD

Constitui as câmaras do Conselho de Administração – CONSAD. Câmara de Administração – João Batista Bezerra – Pró­Reitor de Administração. Francisco Pepino de Macedo – diretor (interino) do Centro de Biociências – CB. Jaziel Martins Sá – diretor do Centro de Ciências Exatas e da Terra – CCET. Juarez da Costa Ferreira – diretor do Centro de Ciências da Saúde – CCS. Ana Lúcia Assunção Aragão – diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA. Clóvis Almeida de Oliveira – diretor do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES. Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes – representante docente do Centro de Biociências – CB. Hylarina Maria Montenegro Diniz Silva – representante docente do Centro de Ciências da Saúde – CCS. Iêda Salviano de Oliveira – representante técnico­admi­ nistrativo. Maria Aparecida Dantas de Araújo – representante técnico­administrativo. Sandro de Oliveira Pimentel – repre­ sentante técnico­administrativo. Milson F. dos Santos Júnior – representante discente. Câmara de Planejamento – João Emanuel Evangelista de Oliveira – Pró­Reitor de Planejamento e Coordenação Geral. Márcio Moraes Valença – diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA. Manoel Lucas Filho – diretor do Centro de Tecnologia – CT. Joaquim Elias de Freitas – representante docente do Centro de Ciências

(21)

Exatas e da Terra – CCET. Nominando Andrade de Oliveira – representante docente do Centro de Tecnologia – CT. Douglas do Nascimento Silva – representante discente. Janeide Maria Campelo – representante discente. Câmara de Recursos Humanos ­ João Carlos Tenório Argolo – Pró­Reitor de Recursos Humanos. Luciano César Bezerra Barbosa – representante docente do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA. Cássio de Freitas Barreto – representante docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA. Ronaldo Ferreira de Lima – representante da Unidade Acadêmica Especializada.

Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 11/07 – CONSAD,

de 19 de julho de 2007. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 18/07 – CONSAD, de 20 de setembro de 2007. Essa Resolução incluiu

nome pela Resolução no 20/07 – CONSAD, de 20 de setembro de 2007.

Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 25/07 – CONSAD, de

8 de novembro de 2007. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 05/08 – CONSAD, de 27 de março de 2008. Essa Resolução incluiu

nome pela Resolução no 18/08 – CONSAD, de 21 de agosto de 2008.

Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 33/08 – CONSAD, de

18 de setembro de 2008. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 38/08 – CONSAD, de 20 de novembro de 2008. Essa Resolução incluiu

nome pela Resolução no 48/08 – CONSAD, de 18 de dezembro de 2008.

Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 04/09 – CONSAD, de 21

de maio de 2009. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 13/09

– CONSAD, de 18 de junho de 2009. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 22/09 – CONSAD, de 20 de agosto de 2009. Essa Resolução

incluiu nome pela Resolução no 32/09 – CONSAD, de 17 de setembro de

2009. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 40/09 – CONSAD,

(22)

Essa Resolução incluiu nome pela Resolução n 01/10 – CONSAD, de 15 de abril de 2010. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 06/10

– CONSAD, de 20 de maio de 2010. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 16/10 – CONSAD, de 19 de agosto de 2010. Essa Resolução

incluiu nome pela Resolução no 22/10 – CONSAD, de 16 de setembro de

2010. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 30/10 – CONSAD,

de 21 de outubro de 2010. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 39/10 – CONSAD, de 16 de outubro de 2010. Essa Resolução incluiu

nome pela Resolução no 11/11 – CONSAD, de 19 de maio de 2011. Essa

Resolução incluiu nome pela Resolução no 18/11 – CONSAD, de 31 de

maio de 2011. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 29/11

– CONSAD, de 16 de junho de 2011. Essa Resolução foi revogada pela Resolução no 26 – A/11 – CONSAD, de 14 de junho de 2011.

17 de julho

Resolução no 31/07 – CONSEPE

Constitui as câmaras do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE. Câmara de Pesquisa – Maria Bernardete Cordeiro de Sousa – Pró­Reitora de Pesquisa. Jaziel Martins Sá – diretor do Centro de Ciências Exatas e da Terra – CCET. João Maria Câmara – representante docente do Centro de Tecnologia – CT. Ana Lúcia Assunção Aragão – diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA. Manuel Lucas Filho – diretor do Centro de Tecnologia – CT. Márcio Moraes Valença – diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA. Antônio de Lisboa Lopes Costa – representante docente do Centro de Ciências da Saúde – CCS. Luciano Costa de Góis – representante técnico­administrativo. Câmara de Pós­Graduação – Edna Maria da Silva – Pró­Reitora de Pós­Graduação. Valéria Soraya de Farias Sales – representante docente do Centro de Ciências da Saúde – CCS. Elza Maria do Socorro Dutra – representante

(23)

docente do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA. Maria Helena Constantino Spyrider – representante docente do Centro de Ciências Exatas e da Terra – CCET. Ednara G. de Oliveira – representante discente. Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo – representante docente do Centro de Biociências – CB. Maria Dalva Horácio Costa – representante docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA. Câmara de Graduação – Virgínia Maria Dantas de Araújo – Pró­Reitora de Graduação. Maria das Graças Soares Rodrigues – represen­ tante docente do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES. Marize Adriana Mamede Galvão – representante docente do Conselho de Centro – CONSEC do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES. Juarez da Costa Ferreira – diretor do Centro de Ciências da Saúde – CCS. Francisco Pepino de Macedo – diretor (interino) do Centro de Biociências – CB. Aderson Farias do Nascimento – representante docente do Conselho de Centro – CONSEC do Centro de Ciências Exatas e da Terra – CCET. Fred Sizenando Rossiter Pinheiro – representante docente do Conselho de Centro – CONSEC do Centro de Tecnologia – CT. Francisco de Assis Silva – representante técnico­administra­ tivo. Hélio Miguel S. Bezerra – representante discente. Câmara de Extensão – Cipriano Maia de Vasconcelos – Pró­Reitor de Extensão. Clóvis Almeida de Oliveira – diretor do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES. Graco Aurélio Câmara de Melo Viana – representante docente do Conselho de Centro – CONSEC do Centro de Biociências – CB. Luíz Vieira de Oliveira Sobrinho – representante docente do Conselho de Centro – CONSEC do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA. Essa Resolução revoga a Resolução nº 27/03­CONSEPE, de 1o de julho

(24)

Resolução n 32/07 – CONSEPE

Emite parecer favorável ao projeto de criação de Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias.

Resolução no 33/07 – CONSEPE

Aprova criação do Curso de Geografia – Licenciatura. Resolução no 34/07 – CONSEPE

Aprova Projeto Político Pedagógico do Curso de Geografia – Licenciatura a Distância.

19 de julho

Resolução no 11/07 – CONSAD

Aprova inclusão de conselheiro Luís Gonzaga Vieira Filho – representante docente do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES para compor a Câmara de Recursos Humanos na Resolução no 08/07 – CONSAD, de 12 de julho de 2007.

4 de setembro

Resolução no 36/07 – CONSEPE

Constitui as câmaras do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE. Câmara de Pesquisa – Maria Bernardete Cordeiro de Sousa – Pró­Reitora de Pesquisa. Jaziel Martins Sá – diretor do Centro de Ciências Exatas e da Terra – CCET. João Maria Câmara – representante docente do Centro de Tecnologia – CT. Ana Lúcia Assunção Aragão – diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA. Manuel Lucas Filho – diretor do Centro de Tecnologia – CT. Antônio de Lisboa Lopes Costa – representante docente do Centro de Ciências da Saúde – CCS. Luciano Costa de Góis – representante técnico­administrativo. Câmara de Pós­Graduação – Edna Maria da Silva – Pró­Reitora

(25)

de Pós­Graduação. Valéria Soraya de Farias Sales – represen­ tante docente do Centro de Ciências da Saúde – CCS. Elza Maria do Socorro Dutra – representante docente do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA. Maria Helena Constantino Spyrides – representante docente do Centro de Ciências Exatas e da Terra – CCET. Ednara G. de Oliveira – representante discente. Magnólia Fernandes Florêncio de Aráujo – repre­ sentante docente do Centro de Biociências – CB. Maria Dalva Horácio Costa – representante docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA. Márcio Morais Valença – diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA. Câmara de Graduação ­ Virgínia Maria Dantas de Araújo – Pró­Reitora de Graduação. Maria das Graças Soares Rodrigues – representante docente do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES. Marize Adriana Mamede Galvão – representante docente do Conselho de Centro – CONSEC do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES. Juarez da Costa Ferreira – diretor do Centro de Ciências da Saúde – CCS. Francisco Pepino de Macedo – diretor do Centro de Biociências – CB (interino). Aderson Farias do Nascimento – representante docente do Conselho de Centro – CONSEC do Centro de Ciências Exatas e da Terra – CCET. Francisco de Assis Silva – representante técnico­administrativo. Hélio Miguel S. Bezerra – representante discente. Câmara de Extensão – Cipriano Maia de Vasconcelos – Pró­Reitor de Extensão. Clóvis Almeida de Oliveira – diretor do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES. Graco Aurélio Câmara de Melo Viana – representante docente do Conselho de Centro – CONSEC do Centro de Biociências – CB. Luíz Vieira de Oliveira Sobrinho – representante docente do Conselho de Centro – CONSEC do

(26)

Ricardo Miguel Kolodiuck Smolinsk – representante docente da Unidade Acadêmica Especializada. Rodolfo Fernandes Cabral – representante discente. Essa Resolução revoga a Resolução no 31/07­CONSEPE, de 17 de julho de 2007. Essa Resolução incluiu

nome pela Resolução no 43/07 – CONSEPE, de 16 de outubro de 2007.

Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 57/07 – CONSEPE, de

20 de novembro de 2007. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 60/07 – CONSEPE, de 4 de dezembro de 2007. Essa Resolução incluiu

nome pela Resolução no 01/08 – CONSEPE, de 19 de fevereiro de 2008.

Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 17/08 – CONSEPE, de 14

de março de 2008. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 23/08

– CONSEPE, de 8 de abril de 2008. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 51/08 – CONSEPE, de 15 de abril de 2008. Essa Resolução

incluiu nome pela Resolução no 54/08 – CONSEPE, de 6 de maio de

2008. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 58/08 – CONSEPE,

de 27 de maio de 2008. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 113/08 – CONSEPE, de 17 de junho de 2008. Essa Resolução incluiu

nome pela Resolução no 121/08 – CONSEPE, de 5 de agosto de 2008.

Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 124/08 – CONSEPE,

de 19 de agosto de 2008. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 134/08 – CONSEPE, de 23 de setembro de 2008. Essa Resolução incluiu

nome pela Resolução no 172/08 – CONSEPE, de 16 de dezembro de 2008.

Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 64/09 – CONSEPE, de

5 de maio de 2009. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 103/09

– CONSEPE, de 2 de junho de 2009. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 120/09 – CONSEPE, de 21 de julho de 2009. Essa Resolução

incluiu nome pela Resolução no 138/09 – CONSEPE, de 18 de agosto de

2009. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 16/10 – CONSEPE,

de 16 de março de 2010. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 60/10 – CONSEPE, de 20 de abril de 2010. Essa Resolução incluiu

(27)

Resolução incluiu nome pela Resolução no 96/10 – CONSEPE, de 25 de

maio de 2010. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 110/10

– CONSEPE, de 8 de junho de 2010. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 160/10 – CONSEPE, de 3 de agosto de 2010. Essa Resolução

incluiu nome pela Resolução no 166/10 – CONSEPE, de 3 de agosto de

2010. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 175/10 – CONSEPE,

de 31 de agosto de 2010. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 185/10 – CONSEPE, de 21 de setembro de 2010. Essa Resolução incluiu

nome pela Resolução no 197/10 – CONSEPE, de 5 de outubro de 2010. Essa

Resolução incluiu nome pela Resolução no 229/10 – CONSEPE, de 21 de

dezembro de 2010. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 37/11

– CONSEPE, de 17 de maio de 2011. Essa Resolução incluiu nome pela Resolução no 52/11 – CONSEPE, de 31 de maio de 2011. Essa Resolução

incluiu nome pela Resolução no 68/11 – CONSEPE, de 21 de junho de 2011.

Essa Resolução foi revogada pela Resolução no 60 – A/11 – CONSEPE,

de 7 de junho de 2011.

18 de setembro

Resolução no 40/07 – CONSEPE

Aprova normas para concurso público de provas e títulos para o cargo de Professor de 1o e 2o graus nas classes C, D e E.

Essa Resolução revoga a Resolução no 244/92 – CONSEPE, de 1o

de dezembro de 1992. Essa Resolução foi revogada pela Resolução

no 24/09 – CONSEPE, de 10 de março de 2009.

20 de setembro

Resolução no 18/07 – CONSAD

Aprova inclusão de conselheiros Ótom Anselmo de Oliveira – representante docente do Centro de Ciências Exatas

(28)

as Câmaras de Planejamento e de Administração na Resolução no 08/07 – CONSAD, de 12 de julho de 2007.

Resolução no 19/07 – CONSAD

Aprova indicação de Superintendentes de Comunicação e de Informática, respectivamente, Josimey Costa da Silva e Aluísio Ferreira da Rocha Neto.

Resolução no 20/07 – CONSAD

Aprova inclusão de conselheira Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, diretora do Centro de Biociências – CB, para compor a Câmara de Administração na Resolução no 08/07 –

CONSAD, de 12 de julho de 2007.

27 de setembro

Resolução no 24/07 – CONSAD

Aprova proposta de criação de Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias.

28 de setembro

Resolução no 01/07 – CONSUNI

Indica docentes para comporem o Conselho de Curadores – CONCURA. Anaílson Márcio Gomes e Ermínio José Araújo de Carvalho. Paulo César Formiga Ramos.

Resolução no 02/07 – CONSUNI

Homologa ad referendum que acrescenta à designação da Medalha do Mérito Universitário o nome de Onofre Lopes, precedido do cargo que o notabilizou, ficando Medalha do Mérito Universitário Reitor Onofre Lopes.

(29)

Resolução no 03/07 – CONSUNI

Concede título de Doutor Honoris Causa ao professor Bussamara Nemê.

Resolução no 04/07 – CONSUNI

Reestrutura a Pró­Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, com a criação dos Departamentos de Programas e Projetos e o Departamento de Inovação e Empreendedorismo.

Resolução no 05/07 – CONSUNI

Inclui o Museu de Ciências Morfológicas na estrutura do Núcleo de Educação para a Ciência – NEC e dá nova redação ao seu regimento.

16 de outubro

Resolução no 43/07 – CONSEPE

Aprova inclusão de conselheiros Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes e Antônio de Lisboa Lopes Costa – diretora do Centro de Biociências – CB e representante docente do Conselho de Centro – CONSEC do Centro de Ciências da Saúde – CCS, respectivamente, para comporem a Câmara de Pesquisa e de Graduação na Resolução no 36/07 – CONSEPE, de 4 de setembro

de 2007.

Resolução no 44/07 – CONSEPE

Estabelece diretrizes para a avaliação da docência. A avaliação da docência é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, constituindo item

(30)

disciplinas nos cursos de graduação no período letivo da apli­ cação da avaliação da docência. A avaliação será realizada em todas as turmas, exceto nas turmas de estágio supervisionado, o qual será avaliado por meio de instrumento específico. A avaliação da docência compreenderá quatro mecanismos distintos: avaliação do professor pelo aluno; autoavaliação do aluno; autoavaliação do professor e avaliação da turma pelo professor. Essa Resolução revoga a Resolução no 107/06 –

CONSEPE, de 26 de setembro de 2006. Essa Resolução foi revogada

pela Resolução no 131/08 – CONSEPE, de 2 de setembro de 2008.

Resolução no 45/07 – CONSEPE

Aprova Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Contábeis – Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/CAICÓ.

Resolução no 46/07 – CONSEPE

Aprova a ampliação do Programa de Pós­Graduação em Filosofia com a criação de áreas de concentração e de novas linhas de pesquisa.

Resolução no 47/07 – CONSEPE

Aprova Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

Resolução no 48/07 – CONSEPE

Aprova a Reestruturação do Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Antropologia Social.

(31)

Resolução no 49/07 – CONSEPE

Aprova Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Direito.

Resolução no 50/07 – CONSEPE

Emite parecer favorável sobre o desmembramento do Departamento de Estudos Sociais e Educacionais bem como sobre a criação dos Departamento de Educação e de Direito, resultante deste desmembramento.

23 de outubro

Resolução no 06/07 – CONSUNI

Aprova o Projeto de Reestruturação e Expansão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – REUNI/MEC. O projeto de expansão de vagas de ingresso da UFRN prevê um crescimento de 53% (cinquenta e três por cento) no ensino da graduação nos próximos 5 anos e de aproximadamente 40% (quarenta por cento) para a pós­graduação – mestrado e doutorado. O projeto apresenta um novo modelo de formação acadêmica com a criação de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, além dos cursos de Geofísica, Química do Petróleo, Ciências Atuariais, Dança, Design, Gestão de Políticas Públicas, Publicidade e Propaganda, Língua Espanhola (Campus Central e Currais Novos), Engenharia Biomédica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Redes e Comunicação, Engenharia Ambiental, Engenharia do Petróleo, Engenharia Florestal (Jundiaí), Fonoaudiologia, Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e Sistema de Informação para o Campus de Caicó; Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia no Campus de Santa Cruz.

(32)

6 de novembro

Resolução no 52/07 – CONSEPE

Aprova Projeto Político Pedagógico do Programa de Pós­Graduação em Odontologia.

Resolução no 53/07 – CONSEPE

Aprova Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Odontologia.

Resolução no 54/07 – CONSEPE

Aprova Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Estudos da Linguagem.

Resolução no 55/07 – CONSEPE

Aprova Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado).

8 de novembro

Resolução no 25/07 – CONSAD

Aprova inclusão de conselheiro Luíz Roberto Diz de Abreu, representante docente do Conselho de Centro – CONSEC do Centro de Biociências – CB, para compor a Câmara de Administração na Resolução no 08/07 – CONSAD, de 12 de julho

de 2007.

Resolução no 28/07 – CONSAD

Aprova Plano Diretor do Campus Universitário Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. O Plano Diretor é o instrumento básico da Política de Ocupação da Área, visando seu adequado desenvolvimento urbano, sendo meio de orientação aos responsáveis pela gestão do espaço urbano.

(33)

Ele é subordinado às determinações estabelecidas pelo Plano Diretor do Município de Natal, Rio Grande do Norte.

Resolução no 30/07 – CONSAD

Aprova procedimentos administrativos sobre a assis­ tência à saúde suplementar do servidor ativo ou inativo e seus dependentes e pensionistas no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Fica definida a modalidade de convênio para a assistência à saúde suplementar aos servi­ dores da UFRN, tendo em vista o resultado obtido em consulta eletrônica realizada nesta Instituição Federal de Ensino – IFE.

20 de novembro

Resolução no 57/07 – CONSEPE

Aprova inclusão de conselheira Maria Albanisa da Silva, representante docente do Conselho de Centro – CONSEC do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA, para compor a Câmara de Graduação na Resolução no 36/07­CONSEPE,

de 4 de setembro de 2007.

Resolução no 58/07 – CONSEPE

Dispõe sobre a natureza, as condições de contratação e o processo seletivo de professor substituto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. A contratação de professor substituto na UFRN será feita por prazo determi­ nado, para substituição eventual de servidor da carreira de magistério, atendendo necessidade temporária de excepcional interesse institucional. Essa Resolução revoga a Resolução no 53/05 – CONSEPE, de 6 de setembro de 2005. Essa Resolução

(34)

– CONSEPE, de 12 de junho de 2012. Essa Resolução foi revogada pela Resolução no 38/13 – CONSEPE, de 19 de março de 2013.

4 de dezembro

Resolução no 60/07 – CONSEPE

Aprova inclusão de conselheira Cinara Maria Leite Nahra, representante docente do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA, para compor a Câmara de Pesquisa na Resolução no 36/07­CONSEPE, de 4 de setembro de 2007.

Resolução no 61/07 – CONSEPE

Homologa concurso público de provas e títulos para a classe de Professor de 1o e 2o graus. Unidade Acadêmica Especializada

– Escola de Música – João Paulo de Araújo, Gabriel Gagliano Pinto Alberto. Fábio Soren Presgrave. Ticiano Maciel D’Amore.

Resolução no 62/07 – CONSEPE

Aprova normas para concurso público de provas e títulos para o cargo de Professor de 3o grau nas classes Auxiliar,

Assis tente e Adjunto. Essa Resolução foi revogada pela Resolução

no 11/09 – CONSEPE, de 17 de fevereiro de 2009.

18 de dezembro

Resolução no 65/07 – CONSEPE

Aprova Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia – Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/ CAICÓ.

Resolução no 66/07 – CONSEPE

Aprova Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Biblioteconomia.

(35)

Resolução no 67/07 – CONSEPE

Aprova criação do Curso de Graduação em Ciências Contábeis para as Organizações Sociais e Cooperativas.

Resolução no 68/07 – CONSEPE

Aprova Projeto Político Pedagógico do Curso de Gradu­ ação em Ciências Contábeis para as Organizações Sociais e Cooperativas.

Resolução no 70/07 – CONSEPE

Homologa concurso público de provas e títulos para a classe de Professor de 1o e 2o graus. Escola de Enfermagem de

Natal – Elisângela Franco de Oliveira Cavalcante, Richardson

Augusto Rosendo da Silva. Jacileide Guimarães. Resolução no 71/07 – CONSEPE

Homologa concurso público de provas e títulos para a classe de Professor de 1º e 2º graus. Escola Agrícola de Jundiaí

– EAJ – Elisanie Neiva Magalhães Teixeira, Faviano Ricelli da

Costa e Moreira, Lúcia de Fátima Araújo, Margareth Maria Teles Rêgo, Rosa Maria de Medeiros Guedes Santos, Fabiana Rodrigues Dantas, Liz Carolina da Silva Lagos Cortes Assis, Valdi de Lima Júnior. André Stuawart Wayland Torres Silva, Aderaldo Irineu Levartoski de Araújo.

19 de dezembro

Resolução no 07/07 – CONSUNI

Aprova o Plano Geral de Ação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – Gestão 2007/2011. Este Plano

(36)

para o período de 2007 a 2011. Ele foi concebido para uma insti­ tuição pública de ensino superior que tem a responsabilidade de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão, para suprir as necessidades de técnicos e profissionais competentes nas diferentes áreas de conhecimento, para produzir conhecimento científico e tecnológico e para disseminar o saber e a cultura local, nacional e universal.

Resolução no 08/07 – CONSUNI

Aprova o Regimento Interno do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES.

Resolução no 09/07 – CONSUNI

Aprova o Regimento Interno do Centro de Tecnologia – CT. Resolução no 10/07 – CONSUNI

Aprova a criação da Escola Agrícola de Jundiaí – EAJ – Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias.

Resolução no 11/07 – CONSUNI

Aprova o Regimento Interno da Escola Agrícola de Jundiaí – EAJ – Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias.

20 de dezembro

Resolução no 36/07 – CONSAD

Constitui comissão formada por João Carlos Tenório Argolo, Luciano César Bezerra Barbosa, Sandro de Oliveira Pimentel, Ronaldo Ferreira Lima visando a elaborar documento a ser encaminhado ao Ministério da Educação e Cultura – MEC.

(37)

Resolução no 37/07 – CONSAD

Constitui comissão formada por Míriam Dantas dos Santos, Hylarina Maria Montenegro Diniz Silva, Sandro de Oliveira Pimentel visando a elaborar documento a ser encami­ nhado ao Ministério da Educação e Cultura – MEC.

2008

19 de fevereiro

Resolução no 01/08 – CONSEPE

Aprova inclusão de conselheira Thaís Vasconcelos Batista, representante docente do Centro de Ciências Exatas e da Terra – CCET, para compor a Câmara de Pós­Graduação, na Resolução no 36/07 – CONSEPE, de 4 de setembro de 2007.

Resolução no 05/08 – CONSEPE

Estabelece normas para criação, registro e funcionamento de grupos de pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Objetivos Gerais: I ­ congregar pesquisadores cujos projetos se organizem a partir de um tema de interesse comum e se distribuam em linhas de pesquisa associadas a este tema; II – desenvolver pesquisas de natureza científica, de inovação tecnológica, cultural, artística ou filosófica, bem como em outros temas inerentes à atividade universitária e que sejam de interesse institucional; III – propiciar, ao estudante de gradu­ ação a iniciação à pesquisa científica. São três as categorias de Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Consolidado – GPC; Grupo de Pesquisa em Consolidação – GPE e Grupo de Pesquisa Júnior

(38)

17 de fevereiro de 2004. Essa Resolução foi revogada pela Resolução

no162/08 – CONSEPE, de 18 de novembro de 2008.

Resolução no 06/08 – CONSEPE

Aprova a reformulação da estrutura curricular do Programa de Pós­Graduação em Patologia Oral.

Resolução no 07/08 – CONSEPE

Aprova a redefinição das áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa de Pós­Graduação em Ciências Sociais.

Resolução no 08/08 – CONSEPE

Aprova a criação do Programa de Pós­Graduação em Biotecnologia – PPGB, ligado à Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO.

Resolução no 09/08 – CONSEPE

Aprova o Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Biotecnologia, ligado à Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO.

Resolução no 10/08 – CONSEPE

Aprova o Regimento Interno de Pós­Graduação em Engenharia Mecânica.

4 de março

Resolução no 13/08 – CONSEPE

Aprova normas de concurso público de provas e títulos para o cargo de Professor de 3o grau na classe titular, na área de

Neurociências. Essa Resolução foi revogada pela Resolução no126/10

(39)

Resolução no 15/08 – CONSEPE

Estabelece normas para o registro de atividades acadê micas e estabelece critérios e procedimentos para sua manutenção. Cria o banco de dados oficial para registro de ativi­ dades acadêmicas na Universidade, a ser gerido pela Pró­Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral. Essa Resolução revoga a Resolução no 39/05 – CONSEPE, de 5 de julho de 2005.

Resolução no 16/08 – CONSEPE

Homologa concurso público de provas e títulos para o cargo de Professor de Ensino de 1o e 2o graus na área/disciplina

de Trompa e Música de Câmara. Unidade Acadêmica Especializada – Escola de Música – Radegundis Aranha Tavares Feitosa.

13 de março

Resolução no 01/08 – CONSAD

Aprova indicação de chefe de Auditoria Interna – AUDIN. Halcima Melo Batista.

Resolução no 03/08 – CONSAD

Constitui comissão formada por Míriam Dantas dos Santos, Cássio de Freitas Barreto e Sandro de Oliveira Pimentel visando elaborar documento a ser enviado ao Ministério da Educação e Cultura – MEC.

14 de março

Resolução no 17/08 – CONSEPE

Aprova inclusão de conselheiro Graco Aurélio Câmara de Melo Viana, representante docente do Conselho de Centro –

(40)

de Extensão, na Resolução n 36/07 – CONSEPE, de 4 de setembro de 2007.

Resolução no 20/08 – CONSEPE

Dispõe sobre normas para concurso de professor de 3o

grau, na classe Adjunto, para atuação específica na área de Neurociências.

27 de março

Resolução no 05/08 – CONSAD

Aprova inclusão de conselheiros Otoniel Marcelino de Medeiros – titular, Marcos Lacerda Almeida – suplente, repre­ sentantes docentes do Conselho de Centro – CONSEC do Centro de Tecnologia – CT e Maria Emília Monteiro Porto – titular, representante docente do Conselho de Centro – CONSEC do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA, para comporem as Câmaras de Planejamento e de Administração, na Resolução no 08/07 – CONSAD, de 12 de julho de 2007.

Resolução no 06/08 – CONSAD

Dispõe sobre os aspectos orçamentários e financeiros de projetos de ensino­extensão, pesquisa, extensão, prestação de serviços e desenvolvimento institucional, desenvolvidos no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, que demandem recursos financeiros. Projeto de Ensino­ Extensão – envolve atividades não continuadas de ensino, representadas por cursos de extensão, pós­graduação lato sensu e stricto senso (mestrado profissionalizante) oferecidos para atendimento a demandas da comunidade e de órgãos de empresas públicas e privadas, os quais são responsáveis pelo custeio total ou parcial das atividades dos cursos; Projetos de

(41)

Pesquisa – representado por estudos e atividades de pesquisa, objeto de convênio ou contrato, propostos por pesquisadores da UFRN, por sua iniciativa ou atendendo a convites ou a editais, com custeio total ou parcial das atividades por agentes externos; Projeto de Extensão – caracterizado por atividades que atendem às demandas da comunidade ou de órgãos ou empresas públicas e privadas que são responsáveis pelo seu custeio total ou parcial. Essa Resolução revoga as Resoluções no 12/92 – CONSAD, de 20 de

fevereiro de 1992, no 65/97 – CONSAD, de 18 de setembro de 1997

e no 11/00 – CONSAD, de 17 de agosto de 2000. Essa Resolução foi

revogada pela Resolução no 28/08 – CONSAD, de 21 de agosto de 2008.

8 de abril

Resolução no 23/08 – CONSEPE

Aprova inclusão de conselheiro João Maria Câmara, representante docente do Centro de Tecnologia – CT para compor a Câmara de Pesquisa, tendo como suplente Aldomar Pedrini, na Resolução no 36/07 – CONSEPE, de 4 de setembro de 2007.

Resolução no 25/08 – CONSEPE

Aprova criação do Curso de Pós­Graduação em Arqui­ tetura, Projeto e Meio Ambiente (Mestrado Profissional) do Centro de Tecnologia – CT.

Resolução no 26/08 – CONSEPE

Aprova Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

(42)

Resolução n 27/08 – CONSEPE

Aprova criação do Curso de Pós­Graduação em Desen­ volvimento e Meio Ambiente (Doutorado), integrante de Rede PRODEMA.

Resolução no 28/08 – CONSEPE

Aprova Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Resolução no 29/08 – CONSEPE

Aprova a criação do Curso de Pós­Graduação em Enge­ nharia Sanitária (Doutorado).

Resolução no 30/08 – CONSEPE

Aprova Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Engenharia Sanitária.

Resolução no 31/08 – CONSEPE

Aprova a criação do Programa de Pós­Graduação em Enge nharia Civil (Mestrado Acadêmico).

Resolução no 32/08 – CONSEPE

Aprova Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Engenharia Civil.

Resolução no 33/08 – CONSEPE

Aprova a criação do Programa de Pós­Graduação em Estudos da Mídia (Mestrado Acadêmico).

(43)

Resolução no 34/08 – CONSEPE

Aprova Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Estudos da Mídia.

Resolução no 35/08 – CONSEPE

Aprova a criação do Curso de Pós­Graduação em Bioquí­ mica (Doutorado).

Resolução no 36/08 – CONSEPE

Distribui vagas docentes para os seguintes departa­ mentos: Administração, Matemática, Física e Engenharia Elétrica. Essa Resolução foi alterada pela Resolução no 162/09 –

CONSEPE, de 15 de setembro de 2009.

Resolução no 40/08 – CONSEPE

Aprova Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Bioquímica.

Resolução no 41/08 – CONSEPE

Aprova a criação do Programa de Pós­Graduação em Produção Animal (Mestrado Acadêmico).

Resolução no 42/08 – CONSEPE

Aprova Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Produção Animal.

Resolução no 43/08 – CONSEPE

Aprova a criação do Curso de Pós­Graduação em Ecologia (Doutorado).

(44)

Resolução n 44/08 – CONSEPE

Aprova Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Ecologia.

Resolução no 45/08 – CONSEPE

Aprova a criação do Programa de Pós­Graduação em Educação e Sociedade (Mestrado Acadêmico).

Resolução no 46/08 – CONSEPE

Aprova Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Educação e Sociedade.

Resolução no 47/08 – CONSEPE

Aprova a criação do Programa de Pós­Graduação em Educação Física (Mestrado Acadêmico).

Resolução no 48/08 – CONSEPE

Aprova Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Educação Física.

Resolução no 49/08 – CONSEPE

Aprova a criação do Programa de Pós­Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (Doutorado).

Resolução no 50/08 – CONSEPE

Aprova Regimento Interno do Programa de Pós­Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos.

(45)

15 de abril

Resolução no 51/08 – CONSEPE

Aprova inclusão de Conselheiros Carlos José Wanderley Ferreira – titular e Valdenides Cabral de Araújo Dias – suplente, representantes docentes do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, para comporem a Câmara de Graduação, na Resolução no 36/07 – CONSEPE, de 4 de setembro de 2007.

Resolução no 53/08 – CONSEPE

Dispõe sobre as normas que regulamentam as Ações de Extensão Universitária na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. A Extensão Universitária é o processo educa­ tivo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, para viabilizar relações transformadoras entre a universidade e a sociedade, a partir de um diálogo que envolva os diferentes saberes (das ciências, das tecnologias, das artes, das humanidades e da tradição), permitindo novas cria­ ções, socializações e mudanças recíprocas, com o envolvimento e inserção de alunos, professores e técnico­administrativos em experiências reais junto a diferentes grupos e populações que com elas interagem. Essa Resolução revoga as Resoluções no 14/94 – CONSEPE, de 22 de março de 1994 e no 70/04 –

CONSEPE, de 19 de outubro de 2004. Essa Resolução foi revogada

pela Resolução no 77/17 – CONSEPE, de 27 de junho de 2017.

6 de maio

Resolução no 54/08 – CONSEPE

Aprova inclusão de conselheira Telma Maria Araújo Moura Lemos, representante docente do Conselho de Centro – CONSEC

(46)

Pós­Graduação, tendo como suplente Eveline Pípolo Milan, na Resolução no 36/07 – CONSEPE, de 4 de setembro de 2007.

Resolução no 57/08 – CONSEPE

Dispõe sobre atividade de recepção e integração dos novos alunos no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Ficam sob a responsabilidade das Pró­Reitorias da área acadêmica, da Secretaria de Assuntos Estudantis – SAE, dos Centros Acadêmicos e Unidades Acadêmicas Especializadas. Essa Resolução revoga a Resolução no 38/02 – CONSEPE, de 18

de junho de 2002.

15 de maio

Resolução no 10/08 – CONSAD

Aprova o desmembramento do Departamento de Estudos Sociais e Educacionais – DESE, criando o Departamento de Educação e reestruturando o DESE, que passa a ser denominado Departamento de Direito.

27 de maio

Resolução no 58/08 – CONSEPE

Aprova inclusão de conselheiros Câmara de Pós­ ­Graduação – Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo – titular, Jeferson de Sousa Cavalcante – suplente, do Centro de Biociências – CB, Luciana Moreira Carvalho – titular e Maria Dalva Horácio Costa – suplente, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA. Câmara de Graduação – Nilsen Carvalho Fernandes de Oliveira Filho – titular, Júlio César Mendes e Silva – suplente, do Centro de Ciências da Saúde – CCS na Resolução no 36/07 – CONSEPE,

(47)

Resolução no 63/08 – CONSEPE

Aprova a criação da modalidade Bacharelado do Curso de Graduação em Geografia, turno noturno, do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó.

Resolução no 64/08 – CONSEPE

Aprova a criação da modalidade Bacharelado no Curso de Graduação em História, turno noturno, do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Campus de Caicó.

Resolução no 65/08 – CONSEPE

Aprova a criação da Habilitação em Língua Espanhola e Literaturas, do Curso de Letras, modalidade Licenciatura, turno noturno, do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/ Campus de Currais Novos.

Resolução no 66/08 – CONSEPE

Aprova a criação da Habilitação em Língua Espanhola e Literaturas, do Curso de Letras, modalidade Licenciatura, turno noturno, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA.

Resolução no 67/08 – CONSEPE

Aprova Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Química.

Resolução no 68/08 – CONSEPE

Aprova Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Zootecnia, da Escola Agrícola de Jundiaí – EAJ, Unidade

(48)

Resolução n 69/08 – CONSEPE

Aprova Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia – CT.

Resolução no 70/08 – CONSEPE

Aprova extinção e criação de turnos do Curso de Graduação em Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia – CT.

Resolução no 71/08 – CONSEPE

Aprova a criação da Habilitação Publicidade e Propaganda do Curso de Graduação em Comunicação Social – modalidade Bacharelado, turno noturno, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA.

Resolução no 72/08 – CONSEPE

Aprova criação do Curso de Graduação em Dança, moda­ lidade Licenciatura, turno noturno, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA.

Resolução no 73/08 – CONSEPE

Aprova Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Dança do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA.

Resolução no 74/08 – CONSEPE

Aprova criação do Curso de Graduação em Engenharia Florestal, modalidade Formação, turnos matutino e vesper­ tino, da Escola Agrícola de Jundiaí – EAJ, Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias.

(49)

Resolução no 75/08 – CONSEPE

Aprova Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Florestal, modalidade Formação, turnos matutino e vespertino, da Escola Agrícola de Jundiaí – EAJ, Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias.

Resolução no 76/08 – CONSEPE

Aprova a criação do Curso de Graduação em Ciências Atuariais, modalidade Bacharelado, turno noturno, do Centro de Ciências Exatas e da Terra – CCET.

Resolução no 77/08 – CONSEPE

Aprova Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Atuariais, modalidade Bacharelado, turno noturno, do Centro de Ciências Exatas e da Terra – CCET.

Resolução no 78/08 – CONSEPE

Aprova a criação do Curso de Graduação em Sistemas de Informação, modalidade Bacharelado, turnos matutino e vespertino, do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES.

Resolução no 79/08 – CONSEPE

Aprova Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Sistemas de Informação, modalidade Bacharelado, turnos matutino e vespertino, do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES.

Resolução no 80/08 – CONSEPE

(50)

Resolução n 81/08 – CONSEPE

Aprova Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, modalidade Bacharelado, turno noturno, do Centro de Ciências da Saúde – CCS.

Resolução no 82/08 – CONSEPE

Aprova extinção e criação de turnos do Curso de Gradu­ ação em Biomedicina do Centro de Biociências – CB.

Resolução no 83/08 – CONSEPE

Aprova criação do Curso de Graduação em Ciências e Tecnologia, modalidade Bacharelado, turnos vespertino e noturno, no Campus de Natal.

Resolução no 84/08 – CONSEPE

Aprova Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências e Tecnologia, modalidade Bacharelado, turnos vesper­ tino e noturno, no Campus de Natal.

Resolução no 85/08 – CONSEPE

Aprova criação do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, modalidade Bacharelado, turnos matutino e vespertino, do Centro de Ciências da Saúde – CCS.

Resolução no 86/08 – CONSEPE

Aprova Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, modalidade Bacharelado, turnos matutino e vespertino, do Centro de Ciências da Saúde – CCS.

(51)

Resolução no 87/08 – CONSEPE

Aprova criação do turno noturno para o Curso de Gradu­ ação em Farmácia, modalidade Formação, do Centro de Ciências da Saúde – CCS.

Resolução no 88/08 – CONSEPE

Aprova criação do Curso de Graduação em Nutrição, modalidade Formação, turnos matutino e vespertino, em Santa Cruz – RN.

Resolução no 89/08 – CONSEPE

Aprova Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição, modalidade Formação, turnos matutino e vespertino, em Santa Cruz – RN.

Resolução no 90/08 – CONSEPE

Aprova criação do Curso de Graduação em Fisioterapia, modalidade Formação, turnos matutino e vespertino, em Santa Cruz – RN.

Resolução no 91/08 – CONSEPE

Aprova Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Fisioterapia, modalidade Formação, turnos matutino e vesper­ tino, em Santa Cruz – RN.

Resolução no 92/08 – CONSEPE

Aprova Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição do Centro de Ciências da Saúde – CCS.

Referências

Documentos relacionados

Tendo em vista que o livro de 1909 não é simplesmente a reunião de textos publicados na coluna homônima, como parece ser em um primeiro momento, refletir-se-á sobre o

A avareza gera ainda uma preocupação com rótulos, pois como se importa com a opinião dos outros de maneira exagerada, ainda que a negue, há uma necessidade de mostrar sua

Conseqüentemente, duvidar ou, pior ainda, não crer na Providência Divina é suficiente para sermos classificados como “homens de pouca Fé”, pois, se esses são os cuidados de

Deste modo, “Terra de Quilombos: uma dívida histórica” nos mostra como os interesses do Estado brasileiro se sobrepõem à singularidade e importância da

AMANDA VIEIRA DE SOUZA ANA CAROLINA CARVALHO ANIAS GOMES VIEIRA FILHO ANNE ELISE OLIVEIRA SILVA ARTHUR LACERDA DE MELO AYME CRISTINA NASCIMENTO BRENO DIAS DE AQUINO BRUNO FERREIRA

Pressione as teclas de navegação Para cima/Para baixo para percorrer a lista e exibir as informações do telefone.... Configurando opções de registro de

Esta pesquisa verifica a relação entre IgE sérica total, eosinófilos e IgE específica anti-áscaris em indivíduos portadores de asma e/ou rinite alérgica.. Métodos: Estudo do

Mais especificamente, ele busca revelar as percepções e atitudes do consumidor em relação à cenoura Baby, os motivos que orientam sua preferência ou rejeição e as razões que