• Nenhum resultado encontrado

RETENÇÃO A LONGO PRAZO NA NUVEM COM O EMC CLOUDBOOST

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RETENÇÃO A LONGO PRAZO NA NUVEM COM O EMC CLOUDBOOST"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

WHITE PAPER

DA EMC

RETENÇÃO A LONGO PRAZO NA

NUVEM COM O EMC CLOUDBOOST

Custo total de propriedade e a nuvem

RESUMO

A fita tem sido a mídia do backup tradicional para retenção a longo prazo. Com a proliferação do armazenamento em nuvem como um nível barato de

armazenamento, esse paradigma tradicional está mudando rapidamente. Este white paper aborda os benefícios da solução EMC® CloudBoost™ e faz uma comparação de custo total de propriedade entre as opções EMC ECS e de nuvem pública.

(2)

2 Para saber mais sobre como produtos, serviços e soluções da EMC podem ajudar a resolver seus desafios de negócios e de TI, entre em contato com seu representante local ou revendedor autorizado, acesse nosso site brazil.emc.com ou explore e compare produtos na EMC Store

Copyright © 2015 EMC Corporation. Todos os direitos reservados.

A EMC assegura que as informações apresentadas neste documento estão corretas. As informações estão sujeitas a alterações sem prévio aviso.

AS INFORMAÇÕES NESTA PUBLICAÇÃO SÃO FORNECIDAS “NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRAM”. A EMC Corporation não garante nenhum tipo de informação contida nesta publicação, assim como se isenta das garantias para a comercialização de um produto para um propósito específico.

O uso, a cópia e a distribuição de qualquer software da EMC descrito nesta publicação exigem uma licença de software. Para obter a lista mais atualizada de produtos da EMC, consulte EMC Corporation Trademarks no site brazil.emc.com. Número da peça H14500

(3)

3

SUMÁRIO

RESUMO EXECUTIVO ... 4

Introdução ... 4

POR QUE ESCOLHER O CLOUDBOOST? ... 4

O poder da escolha ... 4

POR QUE O TCO É IMPORTANTE ... 5

TCO EM AÇÃO ... 6

(4)

4

RESUMO EXECUTIVO

Com a necessidade de manter os dados durante toda a potencial existência de seu ciclo de vida batendo de frente com a realidade da economia em TI ("faça mais com menos"), as organizações estão presas em um dilema. Felizmente, com os avanços no Saas (Software as a Service, software como serviço), os clientes podem finalmente adotar uma abordagem proativa para o crescimento desenfreado de dados, migrando o conteúdo — que de modo contrário seria armazenado em fita — para retenção a longo prazo na nuvem pública ou privada.

As organizações vêm usando tradicionalmente backups em fita como parte integral de seus planos de BC (Business Continuity, continuidade de negócios). Como medida de economia, a infraestrutura de fita persistiu com o status quo de “boa o bastante para o backup”, já que a adoção de uma estratégia alternativa forçaria:

• Uma reestruturação da atual infraestrutura de backup

• Grandes despesas com novos treinamentos dos administradores de TI em novos workflows de backup • O envio de uma nova fatura para a gerência

Com o advento de um backup econômico baseado em disco e com tecnologia de desduplicação, além dos meios para replicação em vários sites com RPO (Recovery Point Objective, objetivo de ponto de recuperação) próximo de zero e RTO (Recovery Time Objective, objetivo de tempo de recuperação) praticamente instantâneo, passa a existir um caso de uso convincente para armazenar em disco dados com maiores ciclos de vida. A história continua sendo revelada, com o crescimento do armazenamento em object e sua respectiva estrutura uniforme permitindo facilidade de gerenciamento, escalabilidade e replicação entre locais geograficamente distantes.

Com o aumento das opções e um caso de uso convincente para cada uma delas, as organizações ficam a imaginar se elas não deveriam estar posicionando seus dados de modo a satisfazer os requisitos comerciais atuais de maneira mais eficaz, sem mencionar as futuras orientações do setor ou regulamentações governamentais que estão por vir. Com os tradicionais backups em fita, as organizações não precisam fazer restruturações ou alterações no modus operandi já estabelecido. Backups em disco já estabelecidos estão atendendo à finalidade de manter os dados altamente disponíveis para fins de continuidade de negócios, mas o volume/frequência de acesso e a economia deles pode não ser a melhor solução para uma retenção a longo prazo. O armazenamento baseado em object em uma nuvem privada ou particular é uma solução viável, mas pode haver apreensão em relação a limitações de largura de banda, adaptação a novas exigências de TCO (Total Cost of Ownership, custo total de propriedade) e capacidade de armazenar backups primários na nuvem sem o benefício de cópias locais. Com o rápido amadurecimento das duas tecnologias, agora as organizações podem visar uma nova abordagem para lidar com dados que precisam de retenção a longo prazo, ou seja, uma implementação híbrida que aproveita os backups existentes baseados em disco e a durabilidade, a elasticidade e a economia da nuvem.

INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo explorar os potenciais benefícios da substituição dos backups baseados em fita para retenção a longo prazo por um modelo híbrido de disponibilidade no local integrado com a flexibilidade da clonagem de dados para a nuvem usando a solução EMC CloudBoost. Outros benefícios explorados estão usando a solução CloudBoost para retenção a longo prazo com armazenamento em object, além de comparações de TCO de serviços de backup entre provedores de nuvem pública e o EMC ECS (Elastic Cloud Storage).

Por que escolher o CloudBoost?

O PODER DA ESCOLHA

A solução CloudBoost possibilita que organizações usem os workflows existentes do NetWorker para clonar backups em uma implementação selecionada de nuvem pública, privada ou híbrida com fins de retenção a longo prazo. A solução CloudBoost atua como um nó de armazenamento do NetWorker configurado como um AFTD (Advanced File Type Device), permitindo que o NetWorker clone as operações para a solução CloudBoost. Depois disso, os dados são desduplicados, criptografados e enviados para a área de armazenamento de object. A solução CloudBoost é implementada como um modelo OVA (Open Virtual Appliance) no vSphere, enquanto os perfis de nuvem e o monitoramento do sistema são gerenciados a partir de uma conveniente interface Web, o EMC Cloud Portal, que permite que os administradores gerenciem um ou vários CloudBoosts a partir de um único painel. A solução CloudBoost é compatível com diversos provedores de nuvem pública e privada, inclui diversos mecanismos para garantir a segurança dos dados em trânsito e em repouso, e lida diretamente com gargalos de desempenho, integridade de dados e abstração da nuvem.

Abstração da nuvem

Uma arquitetura de plane dividido desconecta os metadados (plane de controle) dos dados (data plane), possibilitando backups definidos por software que satisfazem tanto os requisitos de continuidade de negócios quanto a possibilidade de selecionar entre várias opções de destino de nuvem pública e privada. Além disso, a solução CloudBoost é especificamente desenvolvida para agnosticismo de nuvem, permitindo qualquer ampliação junto com o ecossistema incumbido do armazenamento em object ou a implementação de um fornecedor futuramente compatível. O agnosticismo de nuvem reduz a limitação de fornecedores, especialmente em um mercado que está progredindo tão rapidamente e no qual pode ser necessário mudar de provedores pelos mais diversos motivos.

(5)

5

Aprimoramento do desempenho

A separação de dados e metadados também resulta em benefícios de desempenho, já que os metadados são armazenados em cache no CloudBoost para pesquisas mais rápidas ao mesmo tempo em que acontece a remoção dos gargalos de metadados que restringiriam movimentos mais rápidos de dados. O desempenho também é aprimorado com a desduplicação em linha e de comprimento variável no lado da origem, garantindo que os dados duplicados nunca sejam enviados pela rede, ou de modo oposto, que nenhum dado jamais seja enviado duas vezes. Essa é uma propriedade avançada, já que apenas dados novos e únicos são enviados pela rede. Para lidar com a alta latência das APIs de área de armazenamento de object, o CloudBoost segmenta os arquivos em fragmentos de tamanho variável com a média de 256 KB, um tamanho que atinge o equilíbrio ideal entre a maximização da taxa de desduplicação (com fragmentos pequenos) e a minimização da sobrecarga de metadados (com fragmentos maiores).

Segurança em primeiro lugar

A solução CloudBoost é instalada no datacenter local do cliente e criptografa todo o tráfego, empregando SSL para a transmissão para a área de armazenamento de object e aproveitando URLs assinadas com um breve valor de expiração, eliminando o exploit comum no qual as transações podem ser executadas novamente. Cada fragmento é criptografado com sua própria chave independente, utilizando o algoritmo de criptografia de 256 bits AES (Advanced Encryption Standard), um código para o qual não se conhece um exploit atualmente.

Garantia da integridade dos dados

Para garantir que os dados foram gravados adequadamente, o CloudBoost Server verifica cada fragmento após sua respectiva gravação pelo agente do CloudBoost para validar que o hash de cada fragmento corresponde ao hash fornecido pelo agente.

Por que o TCO é importante

Ao lidar com TCO e as diversas ofertas de nuvem pública, é importante considerar outros fatores além dos custos de armazenamento isoladamente.

Custos existentes de infraestrutura

O investimento de uma organização em uma infraestrutura existente de backup precisa ser considerado na determinação do TCO. Uma compreensão abrangente sobre como a nuvem pode beneficiar sua organização precisa levar em conta o que já existe e, de maneira ainda mais importante, o que está sendo usado de maneira ativa para satisfazer os requisitos organizacionais como parte de sua estratégia de continuidade de negócios.

Conformidade como um custo

Dependendo do tipo de organização, frequentemente a conformidade é uma preocupação primária, não apenas em termos do custo financeiro das multas decorrentes de inconformidades, mas também pelo dano à reputação da organização. Muitas vezes as organizações de maior porte estão preocupadas com a proteção de seus backups em uma nuvem pública multi-tenant mesmo que o multi-tenancy reflita apenas a LOB (Line of Business, linha de negócios) da empresa.

Custos de saída

A limitação a um fornecedor é uma preocupação real ao lidar com armazenamento em nuvem pública, então ter a liberdade de controlar onde os dados são armazenados e reter o controle final sobre o movimento de tais dados pode ser o fator impeditivo para várias organizações. A movimentação de dados de missão crítica, especialmente caso a organização seja cobiçada, é a chave para se beneficiar das novas economias da escala do armazenamento de dados de retenção a longo prazo. Isso mantém o ponto de virada claro e garante que independentemente do novo ponto de preço necessário para reconsiderar um novo

fornecedor de nuvem, a organização possa exercê-lo facilmente.

Custos e considerações sobre WAN

Pode ser necessário ter um link de WAN para acomodar o fluxo original de entrada de dados de backup que precisa ser enviado pela rede — as demandas diárias de dados provavelmente são menores do que esse primeiro pico de dados “novos”. É preciso determinar quanto tempo é necessário para transmitir novos backup de linha de base para a nuvem, composto pelas taxas diárias mais algum percentual de operações de restauração (provavelmente inferior a 10%). É possível empregar técnicas de aceleração de WAN para reduzir alguns atrasos na transmissão, mas o fator crucial é a distância que os dados precisam viajar.

Custos de recuperação

Backups armazenados em um armazenamento em nuvem pública têm um custo associado para operações de restauração. Um RTO agressivo também pode ser um fator primário na consideração do TCO de maneira geral. Um parâmetro importante a levar em consideração é quanto tempo de inatividade e despesas resultantes a organização está disposta a tolerar enquanto espera por restaurações de dados a partir da nuvem pública.

(6)

6

TCO em ação

Frequentemente presume-se que ao menos as ofertas mais populares de armazenamento em nuvem pública não são apenas flexíveis, mas também econômicas e ágeis. Embora isso seja verdade em alguns casos, é importante destacar como os números do mundo real provam exatamente onde está o ponto de ruptura da flexibilidade. O gráfico abaixo destaca o TCO decorrente do armazenamento de meio terabyte de dados em três regiões do AWS com um contrato de nível de suporte corporativo e 5% da capacidade total recuperada a partir de buckets S3 e 1% da capacidade total recuperada a partir de armazenamento frio do Glacier. Todos os custos do AWS-S3/Glacier são apresentados na figura 1 abaixo junto com os custos associados a um ambiente ECS (Elastic Cloud Storage) com três locais.

Figura 1. Os custos do ECS são menores em comparação com duas soluções baseadas no AWS.

Os benefícios financeiros para a manutenção de uma infraestrutura de nuvem híbrida ou privada com o ECS não somente são tentadores, como os dados armazenados no ECS podem ser acessados na velocidade de sua rede, sob seu controle positivo (caso você precise), enquanto objetos no Glacier do AWS têm tempos de recuperação no armazenamento que variam de 1 a 3 horas, sem falar nos custos cumulativos nas recuperações do AWS S3.

Conclusão

O assunto de backup e retenção de dados a longo prazo não é tão simples quanto costumava ser. As organizações foram jogadas em um novo e dinâmico conjunto de opções. Todas são aparentemente viáveis, tornando ainda mais difícil determinar a melhor solução como parte de uma estratégia de continuidade de negócios. Com o uso da fita há um RTO maior e nenhum dos benefícios do backup em disco, inclusive replicação simplificada entre datacenters e desduplicação de dados. A nuvem pública apresenta seu próprio conjunto de desafios, entre eles como evitar a limitação a fornecedores específicos e como satisfazer da melhor maneira questões sobre conformidade e governança em relação ao panorama de multi-tenancy e SLAs (Service Level Agreement, contratos de nível de serviço) rigorosos. A solução vencedora é a que tem um pé em cada um dos mundos: uma solução híbrida com a flexibilidade da nuvem acompanhada pela eficiência do disco, com a solução CloudBoost fornecendo retenção a longo prazo na nuvem e o ECS fornecendo o armazenamento em object para segurança e proteção.

$0.00

$0.01

$0.02

$0.03

$0.04

$0.05

$0.06

$0.07

AWS S3

AWS Glacier

ECS

Oregon

Norte da Califórnia

Virgínia

Custo + manut. de

armazenamento utilizável

Energia, refrigeração, espaço

físico, administração

Referências

Documentos relacionados

ˆ Não há nenhuma linha não nula em que o primeiro elemento não nulo seja diferente de 1 (nem sequer existem linhas não nulas);. ˆ Todas as linhas nulas estão na

Compreender a importância da formação do biólogo licenciado para uma atuação responsável e criativa na escola básica e em todos os campos de atividade educacional, bem como

b) se a Invalidez Funcional Permanente e Total do Segurado for consequente, for causada direta ou indiretamente por ato terrorista, cabendo à Seguradora comprovar sua ocorrência

A HP não representa nem presta qualquer tipo de garantia para qualquer suporte de impressão no Programa, incluindo, entre outros, a disponibilidade, qualidade e desempenho dos

Aliás, uma característica interessante desse pigmento é que ele não perde suas propriedades químicas ou medicinais quando concentrado ou cozido por longo tempo,

Fatores importantes que podem levar a diferenças significativas entre os resultados reais e as declarações de expectativas sobre eventos ou resultados futuros

Um/a Catequista: A Ti, meu Deus, e a vós, irmãos, nós, os catequistas, pedimos perdão, pela nossa falta de generosidade, pela pouca preparação que fizemos, por nem sempre

usar as medidas antropométricas habituais como perímetro cefálico e comprimento para o cálculo dos índices: relação peso e comprimento, índice de massa corporal, relação