• Nenhum resultado encontrado

MEMÓRIA DESCRITIVA OPERAÇÃO 20.4 ASSISTÊNCIA TÉCNICA RRN - A2, A3 E A4 1. ÂMBITO E ÁREA DE INTERVENÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMÓRIA DESCRITIVA OPERAÇÃO 20.4 ASSISTÊNCIA TÉCNICA RRN - A2, A3 E A4 1. ÂMBITO E ÁREA DE INTERVENÇÃO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

M

EMÓRIA

D

ESCRITIVA

O

PERAÇÃO

20.4

A

SSISTÊNCIA TÉCNICA

RRN

-

A2,

A3

E

A4

NOME BENEFICIÁRIO Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura

NIFAP V7512223

TÍTULO OPERAÇÃO CCPAM – Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares

ÁREA DE INTERVENÇÃO Área 4 – Observação da agricultura e dos territórios rurais

1. Â

MBITO E ÁREA DE INTERVENÇÃO

Este projeto insere-se na Área de Intervenção 4 - Observação da Agricultura e dos Territórios Rurais, cujo

objetivo é “contribuir para dar a conhecer a agricultura e os territórios rurais e para aprofundar o conhecimento no domínio das prioridades para a política de desenvolvimento rural a nível nacional”.

No caso, trata-se de contribuir para uma intervenção estratégica e em rede em prol do desenvolvimento do setor das plantas aromáticas, medicinais e condimentares (adiante designadas, de modo simplificado, por

PAM) em Portugal, sustentada nomeadamente na melhoria da produção e difusão de conhecimento sobre o

setor (com âmbito alargado às áreas económica, política, técnica, da investigação e inovação,…) e no aumento da qualidade de comunicação e interação dos seus diversos agentes.

Encontram-se ainda incluídas ações de capacitação dos agentes económicos, concretização de grupos de trabalho temáticos, ligação a redes internacionais e visibilidade/promoção do setor interna e externamente. Dá-se, assim, cumprimento a ações constantes do Plano Estratégico aprovado em Assembleia Geral pelos membros do Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares (CCPAM) no mês de Dezembro de 2017.

Todos os temas incluídos no aviso respeitante à área de intervenção referida são visados nesta proposta, a saber:

1. Conhecimento atualizado das necessidades de inovação do setor agrícola e zonas rurais:

no caso, nas matérias relevantes para o setor (e seus subsetores) das PAM

2. Capitalizar informação e resultados de projetos:

partindo da ampliação e difusão do conhecimento sobre os recursos existentes no CCPAM, com impactos esperados especialmente relevantes na construção de parcerias e propostas de investigação e inovação mais eficazes e eficientes.

3. Transferir conhecimento técnico ao setor:

no seio da Rede CCPAM e junto dos demais stakeholders do setor das PAM, especialmente os agentes económicos.

4. Redes entre parceiros:

potenciadas pela criação de grupos de trabalho temáticos (Grupos Focais) e outras formas de participação ampla num quadro de diversidade de intervenientes, no país e fora do país

(2)

pela transferência e colocação em prática de conhecimentos previamente existentes na rede e daqueles que resultarão do próprio projeto (situado particularmente, neste caso, ao nível da inovação organizacional).

2. O

BJETIVOS E RESULTADOS A ATINGIR

O Plano Estratégico (PE 2018/22) aprovado pelo CCPAM a 17 de Dezembro de 2017 rege-se pelos seguintes Objetivos Gerais e Linhas de Orientação.

Objetivos gerais Linhas de Orientação

Reunir os stakeholders relevantes na resolução dos constrangimentos que afetam a fileira das PAM

Rede Consolidada

Promover a competitividade da fileira das PAM Empresas competitivas Colocar a fileira de PAM portuguesa nos mais elevados padrões de

excelência mundial

Qualidade reconhecida interna e externamente

Com o PE 2018/2022 visa-se impulsionar a (recente) fileira das PAM em Portugal, tornando-a num setor inovador, competitivo e com níveis de excelência e de referência mundial.

A intervenção é enquadrada pelos seguintes Eixos Estratégicos inter-relacionados:

A. Inovação Organizacional

no âmbito da fileira, propiciando a criação de um ambiente institucional forte no apoio ao desenvolvimento do setor, e também no seio do próprio CCPAM (ao qual competirá um papel na liderança daquele processo e do próprio sistema);

B. Investigação para a eficiência na Produção e para a inovação de produto e criação de valor acrescentado

baseada numa articulação crescente entre a atividade científica e as necessidades e expetativas dos agentes económicos e sociais e na melhoria da comunicação de seus resultados e de conhecimento;

C. Desenvolvimento e sustentabilidade de procura e oferta de produtos e serviços do setor das PAM nos mercados interno e externo

alicerçados na qualidade de produtos e serviços, na segurança de consumidores e dos profissionais do setor e numa ação colaborativa estratégica dos seus atores.

Na proposta agora apresentada, e de acordo com a tipologia de ações previstas neste aviso, atuar-se-á nos âmbitos A e C, acrescendo, no que respeita ao eixo B, algumas atividades de inter-relação e de transferência de conhecimentos ligada a investigação já realizada ou em curso no próximo ano.

Em baixo, assinalam-se com * (no texto aprovado em AG) os objetivos do PE 2018/22 concretizados total ou parcialmente neste projeto.

EIXO A. Inovação Organizacional

AGENDA DE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO AGENDA DE COMUNICAÇÃO CCPAM  Avaliar e concretizar decisão relativa à criação de uma Associação

como forma do CCPAM que melhor serve os seus objetivos.  Melhorar e promover a troca de informação para a tomada de

 Desenvolver ferramentas para recolha sistemática de informação no seio da rede CCPAM.

 Elaborar documento de divulgação da informação sobre a Rede CCPAM e seus

(3)

decisões concreta e eficazmente no seio do CCPAM.

 Conhecer e divulgar os recursos – humanos, físicos, relacionais - existentes e projetos em curso na Rede CCPAM ou promovidos por parceiros do CCPAM.

 Melhorar a divulgação das atividades do CCPAM e de seus resultados.

 Ampliar o (re)conhecimento do CCPAM no país e no estrangeiro com benefício para a agenda de investigação e inovação nacional na fileira das PAM, e proporcionando o aprofundamento das ligações institucionais e o desenvolvimento de projetos de âmbito transfronteiriço e internacional.

Desenvolver modelo de disponibilização de serviços de apoio técnico e científico por parte dos membros do CCPAM

membros (Anuário?) e definir o seu acesso.

 Implementar ferramentas de comunicação interna ao CCPAM.

 Construir ferramentas de comunicação externa sobre o CCPAM, com imagem gráfica própria

 Divulgar o CCPAM em fora diversos (seminários, missões, artigos, imprensa…). QUADRO INSTITUCI-ONAL E REGULA-MENTAR

Atualizar o conhecimento sobre o setor (produtores e outros operadores, localização, principais plantas produzidas e coletadas, produtos e serviços, áreas, volumes, dimensão social e económica, etc.).

 Desenvolver propostas para uma organização das instituições, públicas e privadas, existentes ou a criar, que proporcione adequado suporte ao desenvolvimento sustentável e estratégico do setor em Portugal.

Desenvolver propostas no quadro regulamentar, numa lógica de harmonização ao nível europeu (incluindo a integrada em iniciativas internacionais).

Desenvolver ferramentas de recolha de informação junto dos produtores e outros operadores do setor das PAM.

 Difundir informação sobre o setor das PAM.

 Realizar visitas e aprofundar contactos com instituições e sistemas institucionais de apoio ao setor das PAM noutros países europeus.

 Participar ativamente em Redes Internacionais e/ou aprofundar ligações de colaboração e parceria em projetos com instituições ligadas às PAM ao nível internacional.

 Participar em iniciativas nacionais e internacionais de lóbi setorial junto de organismos da União Europeia e mundiais REDE  Aprofundar o trabalho em rede e as iniciativas colaborativas

entre os diversos atores da fileira das PAM, aproximando empresas, entidades de investigação, técnicos de apoio, decisores políticos, e facilitando a sua participação na definição de estratégias para o setor (metodologia EPAM).  Intensificar relações e interdependências entre atores da

fileira ao nível transfronteiriço e internacional.

 Realizar encontros de produtores e outros atores da fileira, para reflexão e

construção de propostas para o desenvolvimento do setor.

 Dinamizar a constituição e funcionamento de grupos de trabalho temáticos multi-institucionais.

EIXO B. Investigação para a eficiência na Produção e para a inovação de produto e criação de valor acrescentado

AGENDA DE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO AGENDA DE COMUNICAÇÃO

Plantas aromáticas

e medicinais

Inventariar e caracterizar variedades e ecótipos da flora autóctone. Realizar ensaios de domesticação/adaptação das plantas autóctones de maior potencial em diferentes tipos de solo e clima, tendo em conta as alterações climáticas.

Realizar ensaios de culturas de maior procura/valor de mercado. Estudar a multiplicação das diferentes espécies de PAM em produção/ micropropagação.

Melhorar itinerários técnicos para os diferentes modos de produção. Desenvolver soluções de otimização de pós colheita e processamento. Estudar e comparar alternativas de aproveitamento de subprodutos. Desenvolver novos produtos de maior valor acrescentado.

 Desenvolver ferramenta de partilha permanente de iniciativas e propostas de investigação na área das PAM, no seio do CCPAM, que permita desenvolver parcerias eficientes e eficazes para o desenvolvimento de projetos.  Realizar levantamento (designadamente no seio do CCPAM) de estudos produzidos e publicados sobre PAM, tornando-os acessíveis de um modo

(4)

Desenvolver metodologias com aplicação no setor da horticultura de produtos de 4ª gama.

Identificar e estudar fatores de segurança e eficácia dos produtos (ensaios de toxicidade, contaminantes, etc.)

estruturado.

 Divulgar amplamente e para diversos públicos (incluindo internacionais), projetos de investigação em curso e seus resultados.

 Produzir e publicar documentos técnicos, em linguagem acessível, sobre aspetos da investigação que possam ser úteis aos agentes económicos e ao público em geral.  Realizar sessões de divulgação de resultados de projetos de colaboração. Promover o envolvimento de escolas de hotelaria, chefs, indústrias alimentares e outras na criação de novos produtos à base de plantas aromáticas e óleos essenciais. Óleos essenciais e outros extratos vegetais

Inventariar e caracterizar variedades e ecótipos da flora autóctone. Realizar ensaios de domesticação/adaptação das plantas autóctones de maior potencial em diferentes tipos de solo e clima.

Realizar ensaios de culturas de maior procura/valor de mercado. Desenvolver novos métodos de extração de óleos vegetais.

Desenvolver métodos de extração e purificação de produtos não voláteis. Identificar constituintes ativos em diferentes plantas.

Valorização dos diferentes extratos (óleos essenciais, hidrolatos, águas de decocção, óleos, tinturas,…)

Estudar novas aplicações dos óleos essenciais e outros extratos vegetais.

EIXO C. Desenvolvimento e sustentabilidade de procura e oferta de produtos e serviços do setor das PAM nos mercados interno e externo

AGENDA DE INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO AGENDA DE COMUNICAÇÃO Plantas aromáticas e medicinais e óleos essenciais

 Identificar PAM, óleos essenciais, princípios ativos, mais valorizados e/ou com maior potencial de mercado, apoiando o desenvolvimento estratégico da oferta de produtos específicos (articulando investigação, produção, transformação e comercialização).

 Desenvolver parcerias (nacionais, transfronteiriças, internacionais) para produtos específicos inovadores.  Determinar lacunas, em matéria de qualidade de produtos

e processos, a que seja necessário direcionar intervenção específica.

 Identificar valias existentes e potenciais, em matéria de qualidade de produtos e processos, capitalizáveis em estratégia de promoção externa (como a predominância extraordinária do MPB)

 Reunir propostas para maximizar/ garantir qualidade de produtos produzidos – imagem de qualidade das PAM de Portugal

 Fomentar a adesão aos referenciais internacionais de boas práticas agrícolas e de processamento.

 Fomentar a organização da fileira e promover a utilização de matéria-prima com origem nacional.

Desenvolver a oferta de ações de capacitação e formação contínua, de diversos níveis, presencial ou à distância, e a profissionalização dos produtores e outros operadores do setor. Promover melhoria/ introdução de novos sistemas de

certificação e de controlo de qualidade no produto final.

 Realizar eventos e missões empresariais internas (nomeadamente junto da indústria nacional) de promoção das PAM produzidas em Portugal.  Identificar e contactar interlocutores

privilegiados, ao nível nacional e internacional, para o desenvolvimento dum processo de internacionalização da fileira.

 Apoiar a participação de coletivos de agentes económicos nacionais ligados às PAM em organismos europeus e internacionais.

 Dinamizar iniciativas coletivas de participação em eventos e missões empresariais, no país ou fora do país.  Realizar workshops, seminários e outros

eventos de capacitação e divulgação.  Produzir documentos promocionais dos

produtos e serviços nacionais ligados às PAM.

Promover o consumo de produtos à base de PAM em Portugal.

Difundir, para o público geral, informação sobre as qualidades e usos das PAM.

Respondendo a desafios identificados ao nível organizacional, da competitividade e da qualidade e projeção dos seus produtos e serviços, o foco da proposta aqui apresentada é a criação de condições para o

(5)

económicos, investigadores e decisores políticos, complementar duma investigação que se quer ajustada às necessidades e oportunidades colocadas aos/pelos seus agentes.

Distribui-se pelos seguintes conjuntos de atividades:

A1 - Consolidar a Rede CCPAM (interconhecimento e articulação estratégica)

Palavras-chave: LIGAR/ ENVOLVER

A2 – Divulgar o CCPAM e a fileira (quadros institucional e regulamentar e financiamentos)

Palavras-chave: COMUNICAR/ INFORMAR

A3 – Transferir conhecimento na fileira (Investigação e inovação – eficiência e valorização)

Palavras-chave: TRANSFERIR/ CAPACITAR

A4 – Promover a produção nacional (estratégia coletiva de qualidade)

Palavras-chave: PROMOVER/ QUALIFICAR

As atividades serão desenvolvidas em articulação, entre si e também com outros projetos em curso, de modo a maximizar as oportunidades de participação em atividades do projeto e a minimizar os seus custos. Por exemplo, os grupos focais podem reunir-se por ocasião da realização de um workshop (seja inscrito neste ou em outros projetos) ou de uma reunião Geral do CCPAM.

Sob liderança formal da ADCMoura, o projeto será coordenado pelo Conselho Executivo do CCPAM, cujos membros são, ainda, o INIAV (BPGV), a Universidade de Coimbra e os produtores Ervital e Marta Cortegano. Os objetivos estratégicos da RRN são transversalmente e na totalidade tocados pela proposta aqui apresentada.

a) Aumentar a participação das partes interessadas na execução do desenvolvimento rural:

através de reuniões, grupos de trabalho temáticos e participação em fórum on-line

b) Melhorar a qualidade da execução dos programas de desenvolvimento rural:

pela melhoria/ organização da informação e da articulação entre os diferentes agentes e pela implementação de metodologias “bottom-up” (empresas envolvidas na melhoria das políticas e na identificação de necessidades de inovação)

c) Informar o público em geral e os potenciais beneficiários sobre a política de desenvolvimento rural e as possibilidades de financiamento:

no concreto, para os agentes do setor das PAM (website, momentos presenciais)

d) Fomentar a inovação na agricultura, na produção alimentar, nas florestas e nas zonas rurais:

envolvendo, como se referiu, todos os agentes económicos, da investigação, do apoio técnico, da decisão política

3. CARACTERIZAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS

A ADCMoura (entidade gestora do EPAM http://epam.pt/o-projeto-o-processo/ ) é o membro do Conselho

Executivo do CCPAM, eleito em Dezembro de 2017, que lidera a apresentação e gestão operacional do projeto que aqui se apresenta.

Duas pessoas da sua estrutura serão envolvidas: Maria Clara Lourenço, na coordenação do projeto; Cristina Marim, na sua gestão administrativa e financeira.

(6)

Nome Habilitações literárias Nº anos experiência Afetação ao projeto Clara

Lourenço

Licenciatura em Economia (ISEG/UL), Mestrado em Ecologia Humana (UE)

22 30% (coordenação)

Cristina Marim

12º ano 12 25% (apoio em todas atividades; gestão

administrativa e financeira)

Serão ainda envolvidas na gestão do projeto pessoas dos demais membros do CE do CCPAM, nomeadamente

 Engenheiras Ana Barata e Violeta Lopes, pelo INIAV/ BPGV

 Professor Doutor Carlos Cavalheiro, pela Universidade de Coimbra

 Engenheiro Joaquim Morgado, pela Ervital, Lda e

 Engenheira Marta Cortegano Valente (Unipessoal lda/ Rosmaninho Verde)

assim como serão chamadas a participar de diversas formas e com frequência elevada os representantes no CCPAM das mais de trinta entidades signatárias e ainda outros agentes do setor.

Conta-se, portanto, com uma intervenção ampla, qualificada e diversa, de pessoas ligadas (muitas delas há muitos anos) à investigação, à produção e transformação, ao apoio técnico, ao desenvolvimento e implementação de políticas para o setor.

4. CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES E DOS CUSTOS ASSOCIADOS

O Cronograma de suporte do orçamento apresentado, que se desenvolve detalhadamente em seguida, é o seguinte:

1 2 3 4

2019 2020

J F M A M J J A S O N D J

A1 CONSOLIDAR REDE

_ 1 estudo de formas de organização (*) (*) (*)

_ 2 reuniões gerais do CCPAM/ 1 AG c/AG

_ 1 mod comunic, decisão e monitoriz PE programação Em uso

_ 1 levantamento / anuário (*) (*) (*)

A2 COMUNICAR A REDE

_1 website + logotipo + foheto + rollup programação Atualização/ animação _3 part em reuniões e eventos nacionais

_1 reunião internacional (EUROPAM) A3 TRANSFERIR CONHECIMENTO _ 1 workshop (+ 2)

_ 3 fichas técnicas/ template

_1 forum permanente de inovação programação Animação A4 PROMOVER O SETOR

_ 2 GF empresas (*) (*) (*)

_ 1 documento sobre o setor

_ 1 participação colectiva em evento externo Preparação

1 – Braga; 2 – Moura; 3 – Castro Daire; 4 – Santarém (propostos – pode haver alteração) (*) momentos potenciais para reunião presencial dos GT

(7)

Todas as tipologias previstas no aviso estão incluídas na presente proposta, a saber:

1. eventos e sessões de trabalho:

no seio do CCPAM, entre os seus membros e outros stakeholders ligados às PAM, em Portugal e fora do país

2. organização de workshops e reuniões tendo em vista a colaboração intersectorial e trabalho entre entidades envolvidas em projetos em parceria e redes temáticas, no âmbito da EIP-AGRI:

momentos para transferência de conhecimento, outros para reflexão conjunta sobre as necessidades e as oportunidades de inovação (incluindo a organizacional) no setor

3. sistematizar e disponibilizar a informação técnica e científica de forma normalizada e em linguagem acessível:

através de fichas técnicas, para download, em website onde se divulgará informação útil a diferentes agentes ligados ao setor; também através dos conteúdos do website

4. produzir e divulgar Agendas de Inovação e Investigação:

no website do CCPAM referido, mas igualmente em todos os momentos presenciais do projeto; Agenda cuja monitorização, avaliação e eventual reformulação é objecto de acção específica.

De modo detalhado, apresentam-se seguidamente os conjuntos de atividades propostos.

A1 - Consolidar a Rede CCPAM

O CCPAM não é uma entidade com personalidade jurídica. Por decisão dos seus membros, é por enquanto uma rede de entidades que acordaram trabalharem de modo estratégico e colaborativo.

Para facilitar esse trabalho coletivo e fomentar uma ação colaborativa, propõe-se a realização de reuniões semestrais e a construção de um conjunto de ferramentas e processos de comunicação e decisão no seio da rede. Na sequência de reuniões anteriores realizadas em Beja, Castelo Branco e Coimbra, propõem-se agora Moura (ADCMoura) e Santarém (IPS/ESAS), para as reuniões gerais do CCPAM, nesta última tendo lugar também a sua 2ª Assembleia Geral.

As ferramentas de comunicação permanente a construir estarão acessíveis on-line (no website do CCPAM), exclusivamente aos representantes indicados pelas entidades membros do CCPAM. Construídas a partir de software disponível mais adequado, deverão possibilitar a monitorização e avaliação permanente da execução do PE 2018/2022, assim como a tomada de decisões – no seio do CCPAM - inerentes ao seu desenvolvimento. Propõe-se ainda a conclusão de um processo de conhecimento detalhado dos recursos materiais e imateriais existentes na Rede, que permita aumentar a eficácia das parcerias de investigação e inovação. Este estudo deverá basear-se numa lógica de “anuário”, suscetível de atualização permanente da informação de base, a disponibilizar no seio da rede e junto de empresas e outros stakeholders do setor das PAM. A forma de sua divulgação (interna ou externa, gratuita ou paga) será decidida em AG, depois de uma adequada avaliação das necessidades associadas à continuidade (muito relevante) deste trabalho.

Ainda de acordo com o previsto no PE 2018/22, dever-se-á realizar um estudo que possibilite uma decisão informada sobre a manutenção de uma solução de colaboração em rede ou a criação de uma associação ou outro tipo de organização com personalidade jurídica. Para isso, far-se-á uma pesquisa de formas de organização de organizações congéneres, em Portugal e noutros países, assim como o levantamento de vantagens e desvantagens associadas à criação de uma associação.

Todos estes trabalhos serão desenvolvidos com apoio de pequenas equipas interinstitucionais (grupos focais) e os resultados apresentados em Assembleia Geral (AG) do CCPAM, a acontecer em Janeiro de 2020,

(8)

momento de eleição de novo Conselho Executivo, para suporte de decisões como a acima referida, assim como da eventual reformulação do PE 2018/22, também prevista.

Serão também instrumentos indispensáveis à proposição de medidas de política para o setor.

Entregáveis/ resultados:

_2 reuniões gerais do CCPAM, a segunda com AG

Coord: ADCMoura | Locais propostos: Moura (Mai 2019) e Santarém (Jan 2020)

_1 modelo de comunicação e decisão intra-CCPAM e de monitorização do Plano Estratégico Coord: ADCMoura | construção, Jan-Jun 2019; em pleno uso a partir de Julho 2019

_1 estudo/ anuário dos recursos existentes na Rede (pessoas, equipamentos, projetos, estudos, serviços, etc) Coord: Univ. Coimbra | Jan–Dez 19 | Possibilidade de reunião de equipa interinstitucional por ocasião de reuniões do CCPAM e workshops

_1 estudo sobre formas de organização (benchmark + lista de vantagens e desvantagens de diferentes soluções) para apoio à decisão sobre futuro do CCPAM

Coord: Marta Cortegano | Jan-Dez/2019 (para apoio em decisão em AG jan/2020 _2 grupos focais (no seio do CCPAM), para elaboração dos 2 estudos

Equipas multi-institucionais de reflexão/consultoria no âmbito da elaboração dos estudos previstos.

Público-alvo prioritário: - membros da Rede CCPAM

Atividades Dotação orçamental

Calendarização

(mm/aaaa) Justificação técnica A1 Consolidar a Rede CCPAM 13.767,60 € Jan/2019-Jan/2020 (13 meses) TOTAL A1.1 2 reuniões gerais do CCPAM, a segunda com AG (Moura e Santarém) 145,10 € 2.214,00 € Mai/2019 E Jan/2020

- Preparação das reuniões e da AG*

- Despesas de deslocação em viatura própria e ajudas custo - Serviço de apoio à organização das reuniões (materiais, catering, suporte de despesas com viagem)

A1.2 1 modelo de comunicação e decisão intra-CCPAM e de monitorização do Plano Estratégico 1.230,00 € Construção: Jan-Jun/2019; em uso após Jun/2019

- estudo de necessidades; organização/ actualização de conteúdos*

- consultoria técnica (estudo e proposta de software adequado)

A1.3

1 estudo/ anuário dos recursos existentes na Rede

5.000,00 €

984,00 € Jan–Dez/2019

- serviço de elaboração do estudo, prevendo momentos de participação de outros membros do CCPAM

- design gráfico de versão digital (forma de divulgação a definir em AG)

A1.4

1 estudo sobre formas de organização para apoio à decisão sobre futuro do CCPAM

2.460,00 € Jan–Dez/2019

- benchmark de soluções escolhidas noutros casos, em Portugal e noutros países; proposta a apresentar em AG ao CCPAM, para decisão sobre forma futura da rede

(9)

A1.1 a A1.4 2.650,71 € Jan/2019 - Jan/2020

Recursos humanos na entidade gestora (ADCMoura) - funções acima descritas para cada subatividade (*) - gestão do projeto

A1.1 a A1.4 79,52 € Jan/2019 -

Jan/2020 Custos indirectos (3%)

Rubrica Subrubrica Orçamento explicativo

Aquisição de bens

e serviços Deslocações e estadas

2020

Deslocação em viatura própria, a Santarém (reunião geral e AG): 0,30€ x 400 km = 120€

Aquisição de bens e serviços

Estudos, pareceres, projetos e consultadoria

2019

Consultoria / pacote de software para modelo de comunicação: 1.000€ + 23% iva Estudo/ Anuário de recursos na Rede: Consultoria + despesas com GT: 5.000€ Estudo s/ formas de organização: Consultoria + despesas com GT: 2.000€ + 23% iva Aquisição de bens

e serviços

Outros trabalhos especializados

2020

Design Gráfico – Estudo/anuário em pdf: 800€ + 23%iva = 984,00€

Despesas com o pessoal Pessoal Clara Lourenço: 1.100€ x 14 /12 x 10,5% Cristina Marim: 628,32€ x 14/12 x 6,25% 2019 X 12 meses 2020 X 1 mês Despesas com o pessoal Subsídios de férias e

de Natal Idênticos aos vencimentos-base de cada pessoa (incluídos acima)

Despesas com o

pessoal Subsídio de refeição

Por pessoa: 4,77€ x 22 dias x 11 meses / 12 meses 2019 X 12 meses x txs de imputação 2020 X 1 mês x tx de imputação Despesas com o pessoal Contribuições para segurança social 2019/2020

22,3% x vencimentos e subsídios de férias e de Natal imputados Despesas com o

pessoal Ajudas de Custo

2020

A.C. deslocação a Santarém (AG): 50,20€ x 0,25% x 2 pessoas = 25,10€

A2 – Divulgar o CCPAM e a fileira

Desde a sua constituição formal, em Fevereiro de 2016, a divulgação do CCPAM é feita, de modo provisório,

através do website epam.pt, em

http://epam.pt/ccpam-centro-de-competencias-das-plantas-aromaticas-medicinais-e-condimentares/

É muito relevante, para a afirmação e divulgação do CCPAM, seus membros e suas atividades, a criação de uma imagem própria, nomeadamente através de um logotipo, e de um website próprio, onde possam instalar-se múltiplas funcionalidades de promoção da interatividade junto dos instalar-seus membros e entre estes e demais stakeholders da fileira.

Este website assumirá especial protagonismo na divulgação de projetos e resultados de investigação ligada às PAM, para além de informação sobre quadros institucional, regulamentar de apoio e instrumentos de

financiamento ao dispor dos agentes económicos e outros. Articular-se-á com os meios de comunicação dos parceiros e da Rede Rural Nacional.

(10)

Outros instrumentos de divulgação do CCPAM, como um folheto promocional (para distribuir) e 1 roll-up serão também produzidos.

A divulgação/presença do CCPAM passará ainda pela participação em diversas reuniões e/ou eventos de âmbito nacional (por exemplo, grupos temáticos na Rede Rural nacional, reuniões com o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural ou participações em seminários ou conferências).

Propõe-se também a participação em (pelo menos) 1 reunião internacional, nomeadamente no âmbito da EUROPAM – European Herbs Growers Association, como forma de dar visibilidade ao CCPAM junto de organismos de grande notoriedade no setor das PAM na Europa, fortalecendo a sua ligação a esta rede.

Entregáveis/ resultados:

_1 website + 1 logotipo + 1 folheto de divulgação (PT/ING) + roll-up (PT/ING)

Coord: ADCMoura | Local: Moura | preparação jan-jun 2019; atualização/ animação: a partir de jul 2019 _3 participações em representação do CCPAM em eventos e reuniões nacionais (1 a 2 pessoas*)

Coord: ADCMoura, com membros do CE | jan-dez/2019

_1 participação em representação do CCPAM em reunião internacional (2 pessoas*) Coord: ADCMoura, com membros do CE | jun/2019, nov/2019

Público-alvo prioritário:

- utilizadores do website (agentes da fileira)

- agentes da fileira (investigadores, produtores, técnicos), em Portugal e no estrangeiro - agentes de outras fileiras agroindustriais

- decisores políticos

Atividades Dotação orçamental

Calendarização

(mm/aaaa) Justificação técnica A2 Divulgar o CCPAM e a fileira 11.210,06 € Jan/2019-Jan/2020 (13 meses) TOTAL A2.1 1 website + 1 logotipo + 1 folheto + 1 roll-up 6.027,00 € Construção: Jan-Jun/2019; em uso após Jun/2019

- plano do website, preparação de conteúdos iniciais* atualização; preparação de conteúdos para folheto e roll-up

- design gráfico de website, produção de folhetos e roll-up A2.2

Participação em 3 reuniões/ eventos nacionais

415,65 € Jan–Dez/2019

- preparação para 3 reuniões/ eventos* - deslocações a 3 reuniões/eventos

- ajudas de custo: 3 x 3 pessoas x 25% x 50,20€ A2.3 Participação em 3 reuniões/eventos internacionais 252,00 € 1.214,80 € Jan–Dez/2019

- preparação para 1 reunião/ evento*

- deslocações de 2 pessoas (viagem até Lisboa + voo) - ajudas de custo:

A2.1 a A2.3 3.204,48 € Jan/2019 - Jan/2020

Recursos humanos na entidade gestora (ADCMoura) - funções acima descritas para cada subatividade (*) - gestão do projeto

A2.1 a A2.3 96,13 € Jan/2019 -

(11)

Rubrica Subrubrica Orçamento explicativo Aquisição de bens e serviços Deslocações e estadas 2019

3 reuniões, em representação do CCPAM - Deslocação em viatura própria, a Lisboa (refª): 3 x 0,30€ x 420 km

1 reunião internacional: 3 pessoas x (deslocação a lisboa + 250€ voo Frankfurt) Aquisição de bens e

serviços

Outros trabalhos especializados

2020

Design Gráfico – Website + logotipo + folheto + rol-up: 4.900€ + 23%iva

Despesas com o pessoal Pessoal Clara Lourenço: 1.100€ x 14 x 12% Cristina Marim: 628,32€ x 14 x 6,25% 2019 X 12 meses Despesas com o pessoal Subsídios de férias e

de Natal Idênticos aos vencimentos-bases de cada pessoa

Despesas com o

pessoal Subsídio de refeição

Por pessoa: 4,77€ x 22 dias x 11 meses / 12 meses 2019 X 12 meses x txs de imputação Despesas com o pessoal Contribuições para segurança social 2019

22,3% x vencimentos e subsídios de férias e de Natal imputados

Despesas com o

pessoal Ajudas de Custo

2019

3 reuniões em representação do CCPAM - deslocações a Lisboa (como refª): 3 x 50,20€ x 25%

Participação em reunião internacional: 2 pessoas x 4 dias x 89,35€

A3 – Transferir conhecimento na fileira

No setor das PAM, são muitos os projetos de investigação e desenvolvimento recentemente realizados ou ainda em curso. Outros, na sua maioria apresentados no seio do CCPAM, aguardam decisão de financiamento. No entanto, o conhecimento gerado nesses projetos, assim como da sua própria existência, carece de

sistematização, acesso efetivo e, muitas vezes, de reformulação de linguagem, que permita aos agentes económicos beneficiarem dos seus resultados, especialmente por via da sua incorporação em processos e produtos.

Para atuar na sua mitigação, propõe-se a realização de workshops e a disponibilização de documentos técnicos tornando acessíveis resultados de projetos de investigação.

Os temas específicos dos workshops serão determinados em função dos levantamentos realizados em A1 e A2 e baseados na auscultação das necessidades dos agentes económicos. Enquadram-se, contudo, no tema genérico da “qualidade e eficiência na produção e processamento”.

A proposta de sua realização assume a princípio de, no conjunto das atividades do projeto, se abranger todo o território nacional (Norte, Centro, Sul), articulando-se também com outros projetos em curso. Apresenta-se a orçamentação do workshop do Centro, dando-se, como exemplo, Castro Daire (Ervital).

2 Fichas técnicas, com o objetivo de transferir conhecimentos baseados em investigação em curso ou

recentemente concluída para os agentes económicos, serão elaboradas e disponibilizadas para download, no website do CCPAM.

Este processo será complementado com a criação e animação de um “fórum de inovação”, a funcionar no website do CCPAM, onde agentes económicos e comunidade investigadora possam interagir de forma

(12)

permanente e biunívoca. Tópicos possíveis a incluir: Perguntas/ respostas sobre matérias de natureza científica e técnica (colaboração de todos os membros do CCPAM, de acordo com áreas de expertise), apresentação de necessidades/ oportunidades de investigação, procura/ oferta de parceiros e locais para realização de projetos de investigação e inovação, notícias, boas práticas, etc.

Entregáveis/ resultados:

_1 workshop destinado aos produtores e outros stakeholders do setor das PAM

Coord: ADCMoura, com os respetivos organizadores | Local: Castro Daire (Centro), Set 2019 (deverá realizar-se também 1 em Moura (Alentejo), Mai 2019, e 1 em Braga (Norte), Fev 2019, financiados por outro projeto em curso, Inov@sfileiras, com o qual este se articulará)

_2 fichas técnicas respeitantes a resultados de projetos de investigação, para download no website do CCPAM Coord: ADCMoura, com participação de membros do CCPAM com projetos de I&D em curso | Local:

ADCMoura | Jul-Dez/2019

_1 fórum permanente de inovação (inscrito no website CCPAM: propostas de investigação, perguntas/ respostas, notícias, boas práticas

Coord: INIAV, com participação geral do CCPAM | Local: Moura | Prazo: a partir de Julho de 2019. Público-alvo prioritário:

- agentes da fileira (investigadores, produtores, técnicos), especialmente em Portugal

Atividades Dotação orçamental

Calendarização

(mm/aaaa) Justificação técnica A3 Transferir conhecimento na fileira 5.610,65 € Jan/2019-Jan/2020 (13 meses) TOTAL A3.1 1 Workshop 535,00 € 426,60 € Fev/2019 (N: Braga) Set/2019 (C: Castro Daire)

- preparação dos workshops*

- serviços de organização do workshop (materiais, catering, orador(es)) - deslocações e aj custo A3.2 4 fichas técnicas (s/ resultados de projetos) 984,00 € Jul–Dez/2019

- recolha de conteúdos/ coordenação da elaboração das fichas (pelas entidades promotoras dos projetos)* - design gráfico/ template para fichas técnicas do CCPAM A3.3

Fórum de inovação (on-line) 1.230,00 € Construção: Jan-Jun/2019; em uso após Jun/2019

- preparação de conteúdos e forma; animação de posts* - serviço de criação (programação) de fórum on-line, a integrar o website do CCPAM

A2.1 a A2.3 1.985,00 € Jan/2019 – Jan/2020

Recursos humanos na entidade gestora (ADCMoura) - funções acima descritas para cada ubactividade - gestão do projeto

A2.1 a A2.3 59,55 € Jan/2019 –

Jan/2020 Custos indirectos (3%)

Rubrica Subrubrica Orçamento explicativo

Aquisição de bens

e serviços Deslocações e estadas

2019

1 workshop, em Castro Daire – Deslocação em viatura própria: 0,30€ x 920km Aquisição de bens

e serviços

Outros trabalhos especializados

2019

(13)

Design gráfico: template para 2 fichas técnicas: 800€ + 23%iva

Fórum de inovação on-line: programação de fórum, a incorporar no website CCPAM: 1.000€ + 23%iva Despesas com o pessoal Pessoal Clara Lourenço: 1.100€ x 14 x 6% Cristina Marim: 628,32€ x 14 x 6,25% 2019 X 12 meses Despesas com o pessoal Subsídios de férias e de

Natal Idênticos aos vencimentos-bases de cada pessoa

Despesas com o

pessoal Subsídio de refeição

Por pessoa: 4,77€ x 22 dias x 11 meses / 12 meses 2019 X 12 meses x txs de imputação Despesas com o pessoal Contribuições para segurança social 2019

22,3% x vencimentos e subsídios de férias e de Natal imputados Despesas com o

pessoal Ajudas de Custo

2019

1 workshop, em Castro Daire – 50,20 x 150% x 2 pessoas

A4 – Promover a produção portuguesa interna e externamente

Pela sua natureza coletiva e âmbito geográfico nacional, e aproveitando os recursos relacionais importantes existentes na Rede, nomeadamente ao nível transfronteiriço e internacional, o CCPAM pode desempenhar um papel relevante no apoio aos agentes económicos na sua incursão em novos mercados internos e externos. Serão mobilizadas todas as ferramentas do CCPAM no apoio à visibilidade/ promoção da produção nacional de PAM: website, apresentações em eventos, reuniões.

Será em particular elaborado um documento que apresente de modo sintético e apelativo (por exemplo, com recurso a infografia) o setor das PAM de Portugal, em Português, Inglês e eventualmente outras línguas que venham a ser referenciadas como relevantes. Este documento será colocado no website, para download, mas também se produzirão alguns exemplares em papel (ou uma sua versão mais pequena), para distribuir em eventos e reuniões.

As empresas serão também chamadas a participarem neste processo ativamente.

De acordo com o previsto no PE 2018/22, grupos de empresas refletem conjuntamente sobre necessidades e oportunidades ligadas ao desenvolvimento de mercados – nomeadamente junto da indústria nacional e internacional, mas também junto do consumidor final.

Dessa reflexão em 2 grupos focais (cadeias de valor das plantas secas e dos óleos essenciais), sairão propostas concretas de ação, para melhoria da eficiência de processos de produção, da qualidade dos produtos, mas também em termos de estratégias coletivas de conquista/ consolidação dos mercados identificados. Reflexão e propostas incidirão ainda na avaliação das políticas atuais ligadas ao setor e seu ajustamento às necessidades, realidades e oportunidades da(s) fileira(s) de PAM em Portugal. Neste contexto, como no anterior, o CCPAM assumirá um papel relevante de intermediador e de catalisador das mudanças necessárias. Prevê-se, nesta candidatura, a organização de uma participação coletiva de empresas do setor na MAPEXPO de 2019, o único evento internacional exclusivamente dirigido a esta fileira, e o acompanhamento de uma comitiva. Será realizada alguma iniciativa concreta de promoção das PAM no âmbito daquele evento (por exemplo, sob a forma de mostra ou workshop ou participação em conferência ou outra, conforme

oportunidades existentes), como vier a ser decidido na sequência de contactos (previamente existentes) a aprofundar com a entidade organizadora.

(14)

Entregáveis/ resultados:

_2 grupos focais com participação de empresas (plantas secas; óleos essenciais) – propostas de acção Coord: Ervital |Castro Daire (GT em diversos locais) | Jan – Dez 2019

_ 1 documento síntese sobre o setor em Portugal Coord: INIAV/ BPGV | Braga | Jan-dez/2019

_ 1 participação coletiva em evento externo (3 pessoas do CCPAM, organizadoras desta participação) Coord: ADCMoura + restantes membros CE | organização (Moura); participação (local da MAPEXPO 2019, provavelmente Heindhoven) | Jan – Out 2019 (preparação, comitiva)

Público-alvo prioritário:

- agentes da fileira (investigadores, produtores, técnicos), em Portugal e no estrangeiro - decisores políticos

Atividades Dotação orçamental

Calendarização

(mm/aaaa) Justificação técnica A4 4 Promover a produção portuguesa interna e externamente 17.481,21 € Jan/2019-Jan/2020 (13 meses) TOTAL. A4.1

Propostas de Ação para qualidade e integração em novos mercados/ 2 Grupos Focais

5.965,50 € Jan-dez/2019 - serviço de organização da produção de propostas em 2 subsetores de PAM, com apoio de equipas de reflexão

A4.2 1 documento de apresentação/ promoção do setor português de PAM 5.535,00 € 2.706,00 € Jan-dez/2019

- serviço de produção de documento, com apoio de equipa de reflexão -1 documento síntese sobre o setor em Portugal – orçamento INIAV

- design gráfico dos 2 documentos + produção do folheto

A4.3

1 participação colectiva em evento externo

2.172,20 € - Out/2019 (MAPExpo)

- preparação de participação de comitiva em evento internacional – proposta MAPExpo, única feira especializada em PAM, com lugar em Heindoven - despesas com deslocação de equipa dinamizadora (3 pessoas)

A2.1 a A2.3 1.070,40 € Jan/2019 - Jan/2020

Recursos humanos na entidade gestora (ADCMoura) - funções acima descritas para cada subatividade - gestão do projeto

A2.1 a A2.3 32,11 € Jan/2019 -

Jan/2020 Custos indirectos (3%)

Rubrica Subrubrica Orçamento explicativo

Aquisição de bens e serviços

Deslocações e estadas

2019

1 participação em evento internacional: (275€ voo + 420km x 0,30€) x 3 pessoas Ajudas de custo: 3 pessoas x 89,35€ x 4 dias Aquisição de bens e serviços Estudos, pareceres, projetos e consultadoria 2019

Resultados de 2 GF/ empresas – propostas para PE: 4.850€ + 23%iva

(15)

23%iva Aquisição de bens e serviços Outros trabalhos especializados 2019

Design gráfico de documento de apresentação das PAm de PT + folheto de apresentação (infografia): 2.200€ + 23%iva

Despesas com o pessoal Pessoal Clara Lourenço: 1.100€ x 14 x 1,5% Cristina Marim: 628,32€ x 14 x 6,25% 2019 X 12 meses Despesas com o pessoal Subsídios de férias e

de Natal Idênticos aos vencimentos-bases de cada pessoa

Despesas com o

pessoal Subsídio de refeição

Por pessoa: 4,77€ x 22 dias x 11 meses / 12 meses 2019 X 12 meses x txs de imputação Despesas com o pessoal Contribuições para segurança social 2019

22,3% x vencimentos e subsídios de férias e de Natal imputados Despesas com o

pessoal Ajudas de Custo

2019

1 participação em evento internacional: 89,35€ x 4 dias x 3 pessoas

5.

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR QUE PERMITA AFERIR/VALORIZAR OSCRITÉRIOS DE SELEÇÃO DEFINIDOS NO ANUNCIO

.

Capacidade de resposta da operação aos objetivos e prioridades do PDR2020

A proposta apresentada responde a necessidades e oportunidades identificadas pelos agentes do setor das PAM – produtores e outros operadores económicos, técnicos, investigadores – em momento prévio à preparação do Plano Estratégico para a fileira das PAM aprovado pelo CCPAM.

Esse diagnóstico, amplamente participado e sustentado em múltiplos processos (em que se incluem inquéritos aos produtores, mapa de produtores e outros operadores EPAM, reuniões e grupos de trabalho no âmbito do CCPAM e do Provere – Valorização dos Recursos Silvestres do Alentejo, e, mais recentemente, resultados do encontro realizado em Setembro de 2017 em Castelo Branco) serviu de base à elaboração do referido PE, que aqui se propõe executar parcialmente, de acordo com as oportunidades concretas de financiamento.

Documentos disponíveis em

http://epam.pt/ccpam-centro-de-competencias-das-plantas-aromaticas-medicinais-e-condimentares/ ilustram as etapas de construção do Plano. Ver também relatório em:

https://inovacao.rederural.gov.pt/images/imagens/GTInovacao/relatorioCCPAM_jan2018.pdf

Para além das propostas mais diretamente “destinadas” à investigação, apresentadas junto de outros programas de apoio, o diagnóstico realizado identificou áreas de intervenção premente, ao nível da organização e trabalho em rede, da transferência de conhecimento e da comunicação, no seio da fileira e também do próprio CCPAM, que em tudo se coadunam com este concurso.

A operação proposta – para a totalidade do território de Portugal Continental - corresponde transversalmente aos objetivos inscritos no Plano da Rede Rural Nacional. Na tabela seguinte identificam-se as ligações mais fortes entre Atividades do projeto e Objetivos do PRRN.

(16)

Nº Objetivos previstos: 3 Objetivos PRRN A1 LIGAR/ ENVOLVER A2 COMUNICAR/ INFORMAR A3 TRANSFERIR/ CAPACITAR A4 PROMOVER/ QUALIFICAR

Contribuir para a boa aplicação, acompanhamento e avaliação das medidas de política de desenvolvimento rural

X X X X

Promover a participação e o trabalho conjunto entre

os agentes do desenvolvimento rural X X X

Transferir boas práticas e novos conhecimentos para qualificar a intervenção dos agentes de

desenvolvimento rural

X X X

Ao nível financeiro, a sua concretização gere-se por princípios de maximização de sinergias e de minimização de custos, como as seguintes:

 sinergia entre atividades no seio do projeto

 articulação com outros projetos que estejam em desenvolvimento

 descentralização de tarefas e de orçamentos – aquisição de serviços (por exemplo, de organização de

workshop) na proximidade dos eventos

 opção por soluções menos onerosas, sempre que possível (por exemplo, documentos em formato

digital, para download, em vez de impressos, quando estes não são necessários)

Pertinência da operação e adequação da parceria

A operação integra todos os temas prioritários deste concurso. Na tabela seguinte, assinalam-se as ligações mais fortes entre atividades do projeto e temas prioritários do aviso.

Nº temas prioritários visados: 5

Temas prioritários A1 LIGAR/ ENVOLVER A2 COMUNICAR/ INFORMAR A3 TRANSFERIR/ CAPACITAR A4 PROMOVER/ QUALIFICAR

Conhecimento atualizado das necessidades de

inovação do setor agrícola e zonas rurais X X X X Capitalizar informação e resultados de projetos X X X X

Transferir conhecimento técnico ao setor X X

Redes entre parceiros X X

Valorização da inovação/ incorporação na atividade X X X

O CCPAM é composto por entidades muito diversas, distribuídas por todo o território nacional. São subscritoras do CCPAM autarquias, associações, cooperativas, entidades públicas, entidades de investigação, empresas

Envolvidas, enquanto membros do Conselho Executivo eleito, diretamente na coordenação e execução desta operação, encontram-se entidades de 4 tipologias, a saber:

1 associação – ADCMoura (líder) 1 entidade pública - INIAV 1 universidade – U. Coimbra

(17)

Nº tipologias de entidades envolvidas diretamente no projeto: 4

Tipologias de entidades CCPAM Conselho

Executivo

Pessoas singulares ou empresas 16 2

Associações, cooperativas ou outras formas associativas legalmente reconhecidas 4 1

Pessoas colectivas públicas ou privadas com atribuições ou atividades nas áreas de

investigação e desenvolvimento 13 1

Outras entidades públicas ou privadas 6 1

Além de se tratar de uma parceria diversificada, congrega pessoas com ampla experiência de trabalho diretamente ligado ao setor das PAM, seja na área da investigação, da animação de rede, de produção, da internacionalização.

Público-alvo

Aquelas pessoas/ entidades são parte do público-alvo da operação, nomeadamente na Atividade 1, destinada à consolidação da Rede CCPAM.

Muitos outros agentes do setor, em Portugal e fora do país serão também visados no projeto, através do website e do fórum online, mas também em momentos presenciais.

Todas as tipologias de divulgação serão usadas, como se assinala de seguida. Nº tipologias de divulgação utilizadas: 4

Tipologias de divulgação A1 LIGAR/ ENVOLVER A2 COMUNICAR/ INFORMAR A3 TRANSFERIR/ CAPACITAR A4 PROMOVER/ QUALIFICAR

Ambiente web para projeto X X X

Colóquios, congressos ou atividades de campo X X X

Grupos focais de divulgação X X X

Referências

Documentos relacionados

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

a) política nacional de desenvolvimento do turismo; b) promoção e divulgação do turismo nacional, no país e no exterior; c) estímulo às iniciativas públicas e privadas de

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

Orlikowski (2010) apresenta a prática, considerando foco sob o qual esta é observada, podendo este ser: 1) Empírico, no qual a abordagem da prática reconhece a

Conseguir que as crianças em idade pré-escolar estejam preparadas para a aprendizagem da leitura, embora não seja uma tarefa fácil, pois implica método e