• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO Nº 2461/2016, DE 18 DE JANEIRO DE CADERNO DE PROVAS CARGO: Fiscal de Obras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PÚBLICO Nº 2461/2016, DE 18 DE JANEIRO DE CADERNO DE PROVAS CARGO: Fiscal de Obras"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

CONCURSO PÚBLICO Nº 2461/2016, DE 18 DE JANEIRO DE 2016. CADERNO DE PROVAS

CARGO: Fiscal de Obras

1. Os telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos deverão ser desligados antes do início da prova;

2. Você está recebendo um caderno de provas com 40 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas de respostas cada, sendo que apenas 1 alternativa estará correta;

3. Para a realização da Prova Escrita, o candidato deverá utilizar apenas caneta esferográfica, de tinta azul ou preta;

4. Verifique se o caderno de provas está completo, sem falhas de impressão e se a quantidade de questões está de acordo com o informado acima. Confira também se sua prova corresponde ao cargo para o qual você se inscreveu. Caso haja qualquer divergência, comunique o fato ao fiscal imediatamente;

5. Além do caderno você está recebendo um cartão resposta, complete as informações e assine o cartão;

6. Você deverá transcrever as respostas das questões objetivas para o cartão resposta, que será o único documento válido para a correção das provas. O preenchimento do cartão resposta é de inteira responsabilidade do candidato. Este cartão não será substituído em caso de erro do candidato;

7. Durante a realização das provas é vedada a consulta a livros, revistas, folhetos ou anotações, bem como, o uso de máquinas de calcular, relógios e aparelhos celulares, ou ainda, qualquer equipamento elétrico ou eletrônico, sob pena de eliminação do candidato do concurso público; 8. No decurso da Prova o candidato somente poderá ausentar-se temporariamente da sala se

acompanhado por um fiscal.

9. Você terá 3 horas para a realização da prova, incluindo o tempo para preenchimento do cartão-resposta.

10. O candidato somente poderá retirar-se definitivamente da sala de Prova após 60 minutos de seu início.

11. Os 3 últimos candidatos de cada sala somente poderão entregar as suas provas e retirar-se definitivamente do local simultaneamente, depois de haver rubricado o verso de todos os cartões resposta, bem como, o envelope lacrado contendo todos os cartões resposta da sala.

12. Para o PREENCHIMENTO DO CARTÃO RESPOSTA marque somente uma alternativa preenchendo totalmente o círculo, evitando ultrapassar a linha que margeia a letra. Não faça um X ou qualquer outra marca.

(2)
(3)

3

CONHECIMENTOS GERAIS

1. Das alternativas a seguir, assinale aquela que não corresponde á fronteiras do Rio Grande do Sul: a) Uruguai

b) Argentina c) Paraná

d) Santa Catarina

2. Sabendo-se que o saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades. Onde ele não ocorre, pode ser verificada a seguinte doença:

a) pneumonia b) verminose c) osteoporose d) varíola

3. A Lei Seca, refere-se a Lei 11.705, como uma forma para reduzir os acidentes de carro provocados por motoristas alcoolizados no Brasil. Ela alterou o Código de Trânsito Brasileiro e foi uma medida para reduzir o número de acidentes de trânsito provocados por bebidas alcoólicas que causaram milhares de mortes nas estradas no país. Ela passou a vigoras a partir do ano de:

a) 2008 b) 2009 c) 2010 d) 2011

4. Analisando a charge a seguir, julgue as afirmativas com V para verdadeira e F para falso:

(..,..)Temos definitivamente um país que diz não ao trabalho infantil.

(...)O trabalho infantil pode deixar marcas que a criança leva para a vida adulta.

(...)A imagem faz as pessoas refletirem sobre o trabalho realizado por crianças.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. a) V– F–F

b) F–V–V c) V– F–V d) V–V–V

(4)

4

5. O significado da palavra Caçapava, que faz parte do nome do município Caçapava do Sul, deriva da língua Tupi-Guarani e significa:

a) ―Mata fechada‖ b) ―Montanha elevada‖ c) ―Clareira na Mata‖ d) ―Campo limpo‖

6. Sobre as Olimpíadas de 2016, analise as proposições assinalando a incorreta: a) O evento conta com investimentos em infraestrutura, hospedagem e transportes.

b) A cidade do Rio de Janeiro venceu a votação por 66 votos a 32 no dia 2 de outubro de 2009 na decisão que ficou entre Madrid e Rio de Janeiro.

c) O Brasil é o segundo país sul-americano a sediar uma Olimpíada.

d) O evento é um desafio para o país, pois recebe os melhores atletas mundiais que disputam provas em várias modalidades.

7. Segundo o site http://www.cacapava.rs.gov.br/, Caçapava do Sul é um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul. Nascida de um acampamento militar na metade do ano de 1770, Seu território está situado na chamada Região da Campanha, com extensas jazidas de minérios de:

a) ametista, caulim e ouro. b) cobre, cal e caulim. c) ferro, carvão e cobre. d) cal, nióbio, bauxita.

8. No ano de 2015, vimos os meios de comunicação divulgar notícias como a que segue: ―Governo diz ao Congresso que dívida com 'pedaladas fiscais' soma R$ 57 bilhões, valor representa dívida a ser quitada pela União até dezembro deste ano.‖ Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia.

A partir do exposto, são características das chamadas ‗pedaladas fiscais‘, exceto:

a) É uma expressão que se popularizou em 2015 com o governo da presidente Dilma Rousseff.

b) Foi o nome dado à prática do Tesouro Nacional de atrasar o repasse de dinheiro para bancos (públicos e também privados) e autarquias.

c) É uma pratica legal, contida na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000), que regulamenta todas as movimentações de finanças feitas por entidades federais, estaduais e municipais.

d) Tem o objetivo de ―aliviar‖, momentaneamente, as contas do governo.

9. Sobre o fenômeno El niño, que se mostrou muito presente no ano de 2015 no Brasil, é correto afirmar, exceto:

a) São consequências do El niño no Brasil: abundantes chuvas na região sul, secas severas no nordeste, no norte, as queimadas são intensificadas.

b) No sudeste há um aumento da temperatura, assim como na região centro oeste, porém com chuvas acima da média.

c) Em espanhol quer dizer ―o menino‖, mas na meteorologia esse é o nome dado ao fenômeno que ocorre no Oceano Pacífico. O El niño é o aquecimento das águas do pacífico, mais precisamente nas porções central e leste, ocorrendo assim alterações na atmosfera.

d) Em anos de El niño o s ventos alísios se fortalecem, portanto os ventos quentes ascendentes do oceano pacífico formam nuvens. Essas correntes de ar quentes se deslocam para o pacífico equatorial leste, e também na direção oeste.

(5)

5

10. A figura abaixo mostra o Monte Aconcágua, que se localiza na Cordilheira do(s), da(s): a) Himalaia

b) Alpes

c) Montanhas Rochosas d) Andes

LINGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo e depois responda às questões 11, 12 e 13: A assembleia dos ratos

Um gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal destroço na rataria duma casa

velha que os sobreviventes, sem ânimo de sair das tocas, estavam a ponto de morrer de fome. Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o

estudo da questão. Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava aos miados pelo telhado, fazendo sonetos à lua.

— Acho – disse um deles - que o meio de nos defendermos de Faro-Fino é lhe

atarmos um guizo ao pescoço. Assim que ele se aproxime, o guizo o denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo.

Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O projeto foi aprovado com delírio. Só votou contra um rato casmurro, que pediu a palavra e disse:

— Está tudo muito direito. Mas quem vai amarrar o guizo no pescoço de Faro-Fino? Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nó. Outro, porque não era tolo.

Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação. Dizer é fácil - fazer é que são elas!

(LOBATO, Monteiro). In Livro das Virtudes – William J. Bennett – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. p. 308.)

11. Das alternativas abaixo, a que não está de acordo com o texto é:

a) A assembléia foi realizada numa noite em que Faro –Fino não se encontrava na casa; b) Palmas e bravos saudaram a luminosa idéia de atar um guizo ao pescoço de Faro-Fino;

c) Apenas um rato meio casmurro, pediu a palavra e prontificou-se a amarrar o guizo ao pescoço de Faro-Fino;

d) A assembléia dissolveu-se no meio de geral consternação porque ninguém tinha coragem de amarrar o guizo ao pescoço de faro-Fino.

(6)

6

12. ―Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão‖. A palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:

a)

Seção;

b)

Cessão;

c)

Sessão;

d)

Secção.

13. Com o Novo Acordo Ortográfico, assim como a palavra ASSEMBLEIA, não devem ser acentuadas, pelo mesmo motivo, as palavras da alternativa:

a) Colmeia, geleia, ideia, heroi; b) Ideia; heroi, cauboi, heroico;

c) Paranoia, heroico, asteroide, Odisseia. d) Odisseia, ideia, fieis, chapeu.

14. ―Podemos gostar de Castro Alves ou Gonçalves Dias, poetas superiores a ele; mas a ele só nos é dado amar ou repetir. Sentiu e concebeu demais, escreveu em tumulto, sem exercer devidamente o senso crítico, que possuía não obstante mais vivo que qualquer poeta romântico, excetuado Gonçalves Dias. Mareiam a sua obra poemas sem relevo nem músculo, versalhada que escorre desprovida de necessidades artística. O que resta, porém, basta não só para lhe dar categoria, mas, ainda, revelar a personalidade mais rica da geração‖.

(Antonio Candido. Formação da literatura brasileira.)

Com relação a gostar e amar ou repelir, podemos entender que:

a) Gostar de não pressupõe, no texto, nenhuma diferença quanto a amar.

b) É possível gostar de Castro Alves ou Gonçalves Dias, mas não se pode apreciar o autor não nomeado. c) Amor ou repulsa implicam envolvimento mais afetivo que racional.

d) Se gosta de Castro Alves ou Gonçalves Dias porque são superiores ao ator em questão.

15. Assinale a opção em que a inversão da ordem dos termos ALTERA o sentido fundamental do enunciado:

a) Era uma poesia simples. / Era uma simples poesia.

b) Possuía um sentimento vago. / Possuía um vago sentimento. c) Olhava uma parasita mimosa. / Olhava uma mimosa parasita. d) Havia um contraste eterno. / Havia um eterno contraste.

(7)

7 MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO 16. Observe a imagem ao lado:

Se neste trapézio a base maior (B) mede dois metros a menos que a altura, e a base menor (b) mede quatro metros a menos que a altura, e sabendo que este apresenta uma área de 40m2, qual é o tamanho da base maior (B) deste trapézio?

a) 8 metros; b) 6 metros; c) 5 metros; d) 4 metros;

17. O triplo da altura de Pedro mais 35 cm é igual a 560 cm. Neste contexto, qual é a altura de Pedro?

a) 1m75cm; b) 1m68cm; c) 1m59cm d) 1m51cm;

18. Na escola municipal de Caçapava do Sul foi realizada uma pesquisa com os pais dos alunos para saber qual era o esporte praticado pelos pais nos finais de semana. Foram encontrados os resultados abaixo:

 100 pais praticam corrida;  150 pais praticam futebol;

 20 pais praticam os dois esportes;

 110 pais não praticam nenhum dos dois esportes;

Partindo destas informações é correto afirmar que o número total de país entrevistados na pesquisa foi de?

a) 380 pais; b) 360 pais; c) 340 pais; d) 270 pais;

19. Felipe recebeu um premio de R$ 22.000,00 da loteria no final de 2014, em janeiro de 2015 aplicou o dinheiro da seguinte maneira:

 40% do valor em poupança;

 35% do valor emprestou ao seu irmão Pedro, a uma taxa de juro simples de 1,3% ao mês;  25% do valor aplicou em ações na bolsa de valores;

Agora, após uma ano, em Janeiro de 2016 Felipe resgatou os valores com o intuito de comprar um carro. Sabendo que a poupança teve um rendimento médio de 0,8% ao mês (juro simples), e que a bolsa de valores teve uma queda de 7% no ano, qual foi o valor que Felipe conseguiu resgatar para comprar seu carro?

(8)

8 a) R$ 23.661,00

b) R$ 24.564,00 c) R$ 25.258,00 d) R$ 26.387,00

20. Maria recebe um salário de R$ 2.135,00 da prefeitura de Caçapava do Sul. Deste valor gasta 2/7 com o aluguel e 1/5 com o plano de saúde. Após efetuados estes pagamentos quanto sobra para Maria? a) R$ 427,00

b) R$ 610,00 c) R$ 958,00 d) R$ 1098,00

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21 - De acordo com a NBR 5626 - Instalação predial de água fria, as tubulações devem ser dimensionadas de modo que a velocidade da água, em qualquer trecho de tubulação, não atinja valores superiores a: a) 1m/s

b) 2m/s c) 3 m/s d) 4m/s

22 - Conforme a NBR 5626 - Instalação predial de água fria, a vazão de projeto no ponto de utilização de uma bacia sanitária com caixa de descarga é de?

a) 0,10 L/s b) 0,15 L/s c) 0,20 L/s d) 0,25 L/s

23 - Segundo a NBR 8160 - Sistemas prediais de esgoto sanitário, a definição: "caixa provida de

desconector, destinada a receber efluentes da instalação secundária de esgoto." refere-se a:

a) caixa sifonada b) caixa de passagem c) caixa de inspeção d) caixa coletora

24 - A NBR 8160 - Sistemas prediais de esgoto sanitário, solicita que todos os trechos horizontais previstos no sistema de coleta e transporte de esgoto sanitário possibilitem o escoamento dos efluentes por gravidade, devendo, para isso, apresentar uma declividade constante. Para tubulações com diâmetro nominal de 50mm recomenda-se declividade igual a:

a) 1% b) 2% c) 3% d) 4%

(9)

9

25- De acordo com a NBR 9050:2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, as medidas necessárias para manobra de cadeira de rodas, sem deslocamento, para rotação de 90º, são:

a) 0,80m x 0,80m b) 1,00m x 1,00m c) 1,20m x 1,20m d) 1,50m x 0,50m

26- Assinale a alternativa que corresponde ao correto preenchimento das lacunas baixo segundo a NBR 9050:2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

As bacias e assentos sanitários acessíveis não podem ter abertura frontal e devem estar a uma altura entre __________ e ___________ do piso acabado, medidas a partir da borda superior sem o assento. Com o assento, esta altura deve ser de no máximo ___________ para as bacias de adulto.

a) 0,40m; 0,42m; 0,43m. b) 0,43m; 0,45m; 0,46m. c) 0,40m; 0,43m; 0,47m. d) 0,43m; 0,46m; 0,50m.

27 - A NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, solicita a elaboração e o cumprimento do PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, nos estabelecimento com número de trabalhadores igual ou superior a:

a) 50 b) 40 c) 30 d) 20

28 - De acordo com a NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa, com relação as demolições.

( ) A remoção dos entulhos, por gravidade, deve ser feita em calhas fechadas de material resistente, com inclinação máxima de 90º (noventa graus), fixadas à edificação em todos os pavimentos.

( ) Durante a execução de serviços de demolição, devem ser instaladas, no máximo a 2 (dois) pavimentos abaixo do que será demolido, plataformas de retenção de entulhos, com dimensão mínima de 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros) e inclinação de 45º (quarenta e cinco graus), em todo o perímetro da obra. ( ) Os materiais das edificações, durante a demolição e remoção, devem ser previamente umedecidos. ( ) As paredes somente podem ser demolidas antes da estrutura, quando esta for metálica ou de concreto armado.

As afirmativas são, respectivamente: a) F, V, V e V;

b) F, F, V e V; c) V, F, V e V; d) V, V, F e F;

(10)

10

29- Assinale a alternativa que apresenta as etapas corretas e em ordem de execução de revestimento de alvenaria convencional:

a) chapisco, reboco, emboço e pintura; b) chapisco, emboço, reboco e pintura; c) emboço, chapisco, reboco e pintura; d) chapisco, reboco e pintura.

30 - De acordo com a Lei Orgânica, a concessão de anistia, remissão, isenção, benefícios e incentivos fiscais que envolvam matéria tributária ou dilatação de prazos de pagamento de tributo, só poderá ser feita com autorização:

a) Do Prefeito Municipal; b) Do Secretário de Finanças; c) Do Vice-Prefeito;

d) Da Câmara de vereadores;

31- Conforme art. 104 da Lei Orgânica, confere-se aos servidores municipais os seguintes direitos, exceto: a) Vencimento ou salário básico nunca inferior ao salário mínimo;

b) Remuneração do trabalho noturno superior a diurno;

c) Remuneração do serviço extraordinário, superior, no mínimo, em 30 por cento (30%) à do normal; d) Redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

32 - A lei Orgânica, em seu art. 33, define as hipóteses em que o vereador perderá seu mandato. Assinale a alternativa em que não ocorrerá a perda do mandato:

a) Cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar; b) Que perder ou tiver suspensos os direitos políticos;

c) Que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias e extraordinárias da Casa, salvo licença ou missão autorizada;

d) Investido em cargo, emprego ou função pública, desde que haja compatibilidade de horários, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

33 - Conforme regulamenta o Art. 13 da Lei Orgânica, a Câmara Municipal compõe-se de quantos vereadores:

a) 15 b) 13 c) 11 d) 09

34 - De acordo com o Regime Jurídicos dos Servidores Públicos, art. 14, o servidor estável só perderá o cargo:

I – Em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

II – Mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada a ampla defesa e o contraditório;

III – Mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada a ampla defesa e o contraditório;

IV – Para cumprimento dos limites da despesa com pessoal, nos termos da Constituição da República e da legislação correlata.

(11)

11 a) Apenas as afirmativas II e III estão corretas;

b) As afirmativas III e IV estão incorretas; c) Apenas a afirmativa IV está incorreta; d) Todas as afirmativas estão corretas.

35 - O art. 82 do Regime Jurídico dos Servidores Públicos regulamenta sobre a suspensão do período aquisitivo de férias. Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa que não se enquadra como hipótese de suspensão:

a) Licença para serviço militar obrigatório; b) Disponibilidade Remunerada;

c) Penalidade de Suspensão aplicada em decorrência de apuração disciplinar, salvo se convertida em multa;

d) Licença para tratar de interesses particulares;

36- Na construção civil, o conceito de patologia é utilizado no sentido de anomalias e fatores que degradam as construções das mais diversas maneiras. Dentre as causas de patologias na fase de utilização da edificação estão, exceto:

a) Falta de programa de manutenção adequado; b) Sobrecargas não previstas no projeto;

c) Danificação de elementos estruturais por impactos; d) Erro de dimensionamento ou posicionamento das fôrmas.

37- Assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa, com relação as definições contidas no Código de Edificações do Município de Caçapava do Sul.

( ) Alinhamento: Linha legal que serve de limite entre o terreno e o logradouro para o qual faz frente. ( ) Jirau: Pavimento intermediário entre o piso e o forro de um compartimento e de uso exclusivo deste. ( ) Galeria Pública: Área coberta, saliente da edificação cuja cobertura é sustentada por colunas, pilares ou consolos

( ) ) Área Útil: Superfície do lote ocupada pela projeção horizontal da edificação.

As afirmativas são, respectivamente: a) F, V, V e V;

b) V, V, F e F; c) V, F, V e V; d) V, F, F e F;

38- De acordo com o Código de Edificações do Município de Caçapava do Sul, estão dispensadas de apresentação de projeto hidrossanitário e projeto elétrico, as edificações que caracterizem construção econômica, possuírem apenas um banheiro e área de construção de até:

a) 100,00m²; b) 80,00m²; c) 70,00m²; d) 55,00m².

(12)

12

39- Segundo o Código de Edificações do Município de Caçapava do Sul, examinará a documentação técnica da aprovação do projeto no prazo de:

a) 25 dias úteis; b) 21 dias úteis; c) 13 dias úteis; d) 7 dias úteis;

40- De acordo com o Código de Edificações do Município de Caçapava do Sul o rebaixamento do meio-fio não poderá ocupar, na calçada, largura superior a:

a) 0,50m b) 0,45m c) 0,40m d) 0,30m

Referências

Documentos relacionados

Segundo Éric Laurent, a psicose ordinária se caracteriza pela não resposta aos significantes-mestres tradicionais, manifestando o fim do poder do Nome-do-Pai como

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Depois da abordagem teórica e empírica à problemática da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de sala de aula, pelos professores do

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. No entanto, sempre vivera junto ao pomar do António Seareiro e até

Combinaram encontrar-se às 21h

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma