• Nenhum resultado encontrado

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA LÍNGUA PORTUGUESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA LÍNGUA PORTUGUESA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA LÍNGUA PORTUGUESA

É disso que o Brasil precisa

O grau de maturidade econômica de uma sociedade pode ser aferido com a ajuda de índices conhecidos, como o produto interno bruto do país. O estágio de maturidade política também conta com alguns indicadores. Um deles é a ocorrência seqüenciada de eleições livres, sem sustos nem sobressaltos. E como descobrir o grau de maturidade social de uma nação? Índices que medem a violência e a criminalidade são úteis para a avaliação. Mas de um tempo pra cá surgiu um dado novo: a taxa de envolvimento das pessoas com o trabalho social. Não que a filantropia seja novidade ou invenção moderna. Mas, a onda do bem tornou-se um fenômeno especialmente notável nos últimos trinta anos.

Nos países mais civilizados,a presença da filantropia, também chamada de terceiro setor, é mais perceptível. Nas nações menos desenvolvidas social-

mente, o trabalho voluntário é mais embrionário. O Brasil está num meio termo. Do ponto de vista do resultado financeiro, está entre os países que menos investe no social. Mas, quando se analisa o voluntariado pelo exército envolvido, alguma coisa espantosa está acontecendo. Há milhões de brasileiros dedicando-se a tarefas sociais [..] (VEJA Especial, 2001).

1) Da leitura do texto, depreende-se que o pronome isso, do título, aponta para: a) o grau de maturidade social de uma comunidade.

b) o grau de maturidade econômica de uma nação. c)o envolvimento das pessoas no trabalho social d) a eliminação da distância entre ricos e pobres e) nenhuma das respostas

2) A preposição com na expressão com a ajuda de índices conhecidos possui idéia de:

a) companhia b) instrumento c) causa d) dúvida

e) nenhuma das respostas

3) A palavra filantropia poderia, no texto, ser substituída por: a) antropofobia

b) humanismo c) misantropia d) humanitarismo

e) nenhuma das respostas

4) Em Índices que medem a violência e a criminalidade são úteis..., o termo destacado poderá, sem prejuízo do sentido e com a necessária adequação sintática, ser substituído por:

a) mensuradores b) incomensuráveis c) dimensíveis d) mensuráveis

(2)

5) As palavras que são acentuadas em função da mesma regra são:

a) exército / perceptível / voluntário b) estágio / perceptível / ocorrência c) econômica / embrionário / notável d) últimos / países / índices

e) nenhuma das repostas

6) O uso do acento indicativo de crase está INCORRETO em:

a) Primeiro vou à feira, depois é que vou trabalhar. b) Às vezes não podemos fazer o que nos foi solicitado. c) Isto não seria útil à ela.

d) Não devemos fazer referências àqueles casos. e) nenhuma das repostas

7) I- O livro _______ me refiro não está traduzido.

II- Os candidatos ________ cartões foram extraviados, poderão fazer a prova. III- O funcionário _________ ele se referiu é pessoa ________ se pode confiar.

a) a que / cujos / a quem / em quem. b) do qual / cujos os / em quem / a que c) do qual / cujos / em quem / a que d) cujo / o qual / em quem / a que e) nenhuma das repostas

8) Marque a opção incorreta quanto à Concordância Nominal

a)Seguem anexos as cópias

b) Os documentos devem ser guardados

c) O bilhete e as cartas estavam anexos ao processo d) Vão anexos os documentos

e) nenhuma das repostas

9) Na oração: “As meninas assistiram alegres ao espetáculo” temos:

a) predicado nominal b) predicado verbal

c) predicado verbo-nominal d) predicativo do sujeito e) nenhuma das repostas

10) Assinale a opção que completa adequadamente as lacunas da frase seguinte: Os pesquisadores e o Governo freqüentemente assumem posições distintas ante os problemas nacionais:________ _____________se preocupam com a fundamentação científica, enquanto ________ se guia pelos interesses políticos.

a) esses / aquele b) estes / esse c) estes / aquele d) aqueles / este

(3)

11) O Aquecimento global basicamente é um fenômeno climático de grande proporção, um aumento da temperatura média da superfície terrestre nos últimos 150 anos. Vejamos as proposições sobre este fenômeno climático:

I. Atualmente existe um debate em relação às causas deste aumento na temperatura. Já está comprovado que o aquecimento global está se agravando consideravelmente, o que se deve em grande parte as atividades humanas.

II. Boa parte dos cientistas afirmam que o aquecimento observado se deve ao aumento da concentração de poluentes antropogênicos (provocados pelo homem) na atmosfera que causa o agravamento do efeito estufa.

III A principal evidência do aquecimento global vem sendo as altas temperaturas registradas em todo o mundo e a mudança brusca da temperatura. No inicio de 2007 as temperatura já bateram recordes.

São corretas as proposições: a) Apenas a III

b) As proposições I e III c) Apenas a II

d) Todas as proposições

e) Nenhuma das respostas anteriores.

12) Antigamente, os escravos tinham um senhor, os de hoje trocam de dono e nunca sabem o que esperar do dia seguinte. Fernando Henrique Cardoso

Sobre a escravidão no Brasil:

I. Nossa pátria foi a ultima a reconhecer a abolição da escravatura (1988). Após tanto tempo de escravidão sempre demora um pouco para que sejam feitas todas as mudanças necessárias.

II - Atualmente no Brasil não existe a escravidão.

III - Somos um país redominantemente agrário, o que já fornece um excelente painel para que a escravidão seja utilizada. Você pode utilizar escravos em uma plantação, mas não em uma fabrica de microprocessadores.

São corretas as proposições: a) Todas são corretas b) Apenas a III

c) As proposições I e III d) Apenas a II

e) Nenhuma das respostas anteriores.

13) Reinaldo Dias (2001) afirma que a cultura é algo intrínseco aos seres humanos. O indivíduo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos cultura junto aos seres humanos. Neste sentido, sobre cultura é correto afirmar:

I – A cultura é adquirida pelas pessoas ao longo do tempo através da sua participação em vários grupos, como por exemplo, a família, a escola.

II – Ela é compartilhada, ou seja, quem apresenta uma determinada cultura a transmite a outros membros do grupo.

III – É transmitida hereditariamente de uma geração a outra.

IV – Interfere na forma como a pessoa percebe o mundo ao seu redor Assinale a alternativa correta:

a) Todas são corretas b) apenas a I

c) II e III d) I, II, IV

CONHECIMENTOS GERAIS CONHECIMENTOS GERAIS

(4)

e) Nenhuma das respostas anteriores

14) Sobre o município em destaque no mapa abaixo é correto afirmar:

a) Faz parte da mesorregião Seridó Oriental; faz parte de microrregião Central Potiguar; tem como municípios limítrofes: Norte: São José do Seridó e Acari; Sul: Ouro Branco e Santana do Seridó; Leste: Parelhas e Carnaúba dos Dantas; e Oeste: Caicó.

b) Faz parte da mesorregião Central Potiguar; faz parte de microrregião Seridó Oriental; tem como municípios limítrofes: Norte: São José do Seridó e Acari; Sul: Ouro Branco e Santana do Seridó; Leste: Parelhas e Carnaúba dos Dantas; e Oeste: Caicó.

c) Faz parte da mesorregião Central Potiguar; faz parte de microrregião Seridó Oriental; tem como municípios limítrofes: Norte: Caicó e Acari; Sul: Ouro Branco e Santana do Seridó; Leste: Parelhas e Carnaúba dos Dantas; e Oeste: São José do Seridó.

d) Faz parte da mesorregião Seridó; faz parte de microrregião Seridó Oriental; tem como municípios limítrofes: Norte: São José do Seridó e Acari; Sul: Ouro Branco e Santana do Seridó; Leste: Parelhas e Caicó; e Oeste: Caicó.

e) Nenhuma das Respostas

15) O setor de ensino do RN vem ampliando-se não só no âmbito privado, representando pela expansão do ensino superior, mas também

a) Com a formação continuada dos professores dos municípios do estado do RN, importante fator de valorização do magistério.

b) Com a criação dos novos CEFETs, que, conforme a região onde se instalam, procuram adaptar seus cursos à sua economia, fazendo assim um incremento de formação de mão-de-obra para a economia potiguar.

c) Com a expansão do nível de pós-graduação, pelo qual os professores ampliam sua capacidade de inserção no mercado.

d) Com a implantação de novos CEFETs, e o compromisso de instalação de mais seis.

(5)

16) Leia atentamente o texto abaixo:

“(...) Mas voltemos às baleias encalhadas: pessoas torcem as mãos, chegam máquinas variadas para içar os bichos, aplicam-se lençóis molhados, abrem-se manchetes em jornais e as televisões mostram tudo em horário nobre. O público, presente ou em casa, acompanha como se fosse alguém da família e, quando o fim chega, é lamentado quase com pêsames e oração. (...) tudo isso fosse gasto com eles depois de não haver mais crianças enfiando a cara no vidro de meu carro para pedir trocados, adultos famintos dormindo em bancos de praça, famílias morando embaixo de pontes ou adolescentes morrendo drogados nas calçadas. Tenho certeza de que um mendigo morto na beira da praia causaria menos comoção do que uma baleia.” Lya Luft. Coluna Ponto de Vista: Baleias não me emocionam. Revista Veja. 25/08/2004.

A crítica social a qual se refere o texto:

a) a grande desigualdade social existente no Brasil b) a questão da matança dos animais

c) a violência humana

d) o poder da imprensa que dá visibilidade às questões ecológicas e) Nenhuma das respostas anteriores

17) Leia a letra da canção: Tá vendo aquele edifício moço? Ajudei a levantar

Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto olho pra cima e fico tonto Mas me chega um cidadão

e me diz desconfiado, tu tá aí admirado ou tá querendo roubar?

Meu domingo tá perdido vou pra casa entristecido Dá vontade de beber E pra aumentar o meu tédio eu nem posso olhar pro prédio que eu ajudei a fazer

Tá vendo aquele colégio moço? Eu também trabalhei lá

(6)

Pus a massa fiz cimento Ajudei a rebocar

Minha filha inocente vem pra mim toda contente Pai vou me matricular Mas me diz um cidadão Criança de pé no chão aqui não pode estudar Esta dor doeu mais forte por que que eu deixei o norte eu me pus a me dizer

Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava tinha direito a comer

Tá vendo aquela igreja moço? Onde o padre diz amém Pus o sino e o badalo Enchi minha mão de calo Lá eu trabalhei também Lá sim valeu a pena

Tem quermesse, tem novena e o padre me deixa entrar Foi lá que Cristo me disse Rapaz deixe de tolice não se deixe amedrontar Fui eu quem criou a terra enchi o rio fiz a serra Não deixei nada faltar Hoje o homem criou asas e na maioria das casas Eu também não posso entrar.

(Cidadão, letra de Lúcio Barbosa, interpretada por Zé Ramalho). De acordo com a letra da canção, assinale a alternativa correta:

a) O cidadão é um trabalhador que defende o direito à propriedade privada. b)As expressões quase me arrebento, pus a massa, fiz cimento representam a separação existente entre o trabalhador e os meios de produção.

c) No trecho hoje o homem criou asas e na maioria das casas eu também não posso entrar o autor expressa questões sociais, como a desigualdade e a exclusão social. d) A crítica apresentada por Lúcio Barbosa diz respeito ao trabalho desqualificado na construção civil, desempenhado pelos nordestinos.

e) Nenhuma das respostas anteriores

18) O termo globalização tem sido empregado para tentar explicar uma grande variedade de acontecimentos que ocorrem na esfera econômica mundial. Sobre globalização é correto afirmar que:

a) Globalização é um processo que ocorre nos paises europeus e ainda não alcançou a América Latina, sobretudo o Brasil.

b) Ocorre na esfera econômica absorvendo, principalmente o sistema financeiro das sociedades.

c)As questões A e B se complementam e estão corretas.

d) Globalização é uniformização de padrões econômicos e culturais abrangendo várias dimensões na sociedade.

(7)

e) Nenhuma das respostas anteriores.

19).O homem ao trabalhar sofre transformações no seu modo de pensar e de relacionar-se com a sociedade. O período de industrialização intenso que ocorreu nos últimos duzentos anos operou profundas mudanças no modo de vidas das pessoas, de ver e de se relacionar com o mundo. O trabalho foi fragmentado, subdividindo a sociedade em parcelas. A divisão social e técnica do trabalho são os desdobramentos dessa divisão. Sobre elas podemos afirmar que:

a) a divisão social do trabalho decorre de uma necessidade social e diz respeito aos lugares que ocupamos na sociedade e a divisão técnica subdivide uma mesma ocupação em parcelas.

b) a divisão social ocorre no interior da fábrica e a técnica na sociedade como um todo.

c) a divisão social e técnica do trabalho estão interligadas e uma ocorre no mesmo momento da outra.

d) Nos dias atuais, não existe divisão social apenas técnica, pois vivemos em uma sociedade informatizada.

e) Nenhuma das respostas anteriores.

20) “A casa não é destinada a morar, o tecido não é disposto a vestir, O pão ainda é destinado a alimentar: ele tem de dar lucro.

Mas se a produção apenas é consumida, e não é também vendida Porque o salário dos produtores é muito baixo – quando é aumentado Já não vale mais a pena mandar produzir a mercadoria -,Por que Alugar mãos? Elas têm de fazer coisas maiores no banco da fábrica. Do que alimentar seu dono e os seus, se é que se quer que haja Lucro! Apenas: para onde ir com a mercadoria? A boa lógica diz: Lã e trigo, café e frutas e peixes e porcos, tudo junto.

É sacrificado ao fogo, a fim de aquentar o deus do lucro!

Montanhas de maquinaria, ferramentas de exércitos em trabalho, Estaleiros, altos-fornos, lanifícios, minas e moinhos:

Tudo quebrado e, para amolecer o deus do lucro, sacrificado!

De fato, seu deus do lucro está tomado pela cegueira.

As vítimas Ele não vê. De nada ele sabe. Aconselhando os crentes, murmura. Coisas incompreensíveis. As leis da economia se revelam.

Como a lei da gravidade, quando a casa cai em estrondos. Sobre as nossas cabeças. Em pânico, a burguesia atormentada. Despedaça os próprios bens e desvaira com seus restos.

Pelo mundo afora em busca de novos e maiores mercados.

(E pensando evitar a peste alguém apenas a carrega consigo, empestando Também os recantos onde se refugia!) Em novas e maiores crises

A burguesia volta atônita a si.

Por se mostrar pequeno demais para comportar a riqueza que ele próprio criou.” (BRECHT, Bertolt. O manifesto. Crítica marxista, São Paulo, n. 16, p.116, mar. 2003)

(8)

Os versos fazem parte de um poema de Berthold Brecht (1898-1956) inspirados no Manifesto do Partido Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels. Conforme o poema e os conhecimentos sobre o capitalismo, são corretos afirmar, que os conflitos, a desigualdade social, a concentração de renda e a pobreza.

a) São decorrentes da ausência de políticas públicas comprometidas com as questões sociais.

b) Resultado da corrupção que está enraizada na administração pública.

c) São inerentes à natureza humana individualista que busca tirar vantagem de toda e qualquer situação para o proveito próprio.

d) Constituem a base do modo de produção capitalista e a esta formação social: uma vez que a desigualdade está na sua essência esta é reproduzida para toda a

sociedade.

(9)

21-Nas quatro primeiras décadas do século XX, a educação física brasileira teve como referências pedagógicas a medicina Higienista e a Instituição Militar. Partindo deste princípio, quais seriam os objetivos que estavam enfatizados na educação física escolar?

a) desenvolver o espírito lúdico e criativo sociabilizando os alunos.

b) desenvolver a aptiditão física dos indivíduos e formar o homem disciplinado. c) formar o homem autônomo e a mulher saudável.

d) desenvolver a aptidão física do indivíduo e formar um cidadão crítico.

e) formar cidadãos competitivos e autônomos em relação a pratica de atividades corporais.

22-Durante uma aula de educação física para as séries inicias do Ensino Fundamental, sendo a mesma desenvolvida em uma quadra descoberta e com um sol até moderado, o professor determinou a realização de atividades durante cerca de 45 minutos initerruptos, não permitindo que os alunos tomassem água. Estaria adequado o procedimento deste professor?

a) Sim, as crianças tem mais tolerância ao calor que os adultos, não tendo necessidades de intervalos, mesmo estando calor.

b) Sim, pois crianças têm muita tolerância ao calor e regulam sua temperatura durante as atividades de forma mais eficaz que adultos.

c) Não, as crianças devem ingerir líquidos constantemente e quando se trata de atividades em áreas descobertas é recomendado que o tempo das atividades sejam reduzidos.

d) Não, as crianças devem ingerir líquidos constantemente, pois não conseguem regular a temperatura com amesma eficácia dos adultos quando se exercitam. e) Sim, pois ao ingerirem líquido apenas no final da aula, regulam a temperatura

com a mesma eficácia do adulto quando se exercitam.

23. A Educação Física é um componente curricular que trata, pedagogicamente, dentro da escola, do conhecimento de uma área denominada de Cultura Corporal. (...) O jogo, esporte, ginástica, dança entre outros constituirão seu conteúdo. (COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992).

Indique se são (V) Verdadeiras ou (F) Falsas as afirmações abaixo.

( ) Cada conteúdo da Educação Física deve ser profundamente estudado pelo professor, da sua origem histórica ao seu valor educativo para os propósitos e fins do currículo.

( ) Não há uma ordem rígida para organizar o Programa da Educação Física Escolar. O professor pode dar a ordem necessária de acordo com os interesses da turma.

( ) O Estágio de Desenvolvimento do aluno é que deve indicar o tipo de organização e regras que podem ser colocadas em um jogo.

( ) Os fundamentos da Ginástica são: correr, saltar, arremessar, driblar, rolar e equilibrar.

( ) A falta de instalações e aparelhos no estilo olímpico torna impossível a prática da ginástica na escola.

A partir das questões acima, marque a sequência CORRETA, de abixo para cima: a) V, F, V, F, F. b) (B )V, F, F, V, F. c) V, V V, F, F. d) F, F, V, V, V. e) F, F, V, F, V. CONHECIMENTO ESPECIFICO

(10)

24. Segundo Piaget, a experiência lúdica em que as crianças podem resolver conflitos e realizar desejos que não foram possíveis em situações não lúdicas é denominado que tipo de jogo:

a) de construção b) de sublimação c) de exercício d) cooperativo e) simbólico

25.Segundo os parâmetros Currriculares Nacionais de Educação Física, a avaliação nas aulas de Educação Física é um:

a) meio pelo qual professores e alunos podem dimensionar seus avanços e dificuldades dentro do processo de ensino.

b) meio para professores e alunos construam uma nota ao final de cada período.

c) meio pelo qual a escola verifica a produtividade e o desempenho de alunos e professores.

d) processo classificatório para promover ou reprovar os alunos, através da comparação entre os desempenhos.

e) processo pelo qual o aluno conquista sua autosatisfação, a partir das observações feitas e relatadas pelos professores.

26.O processo de aprendizagem motora supõe cinco ações ordenadas. São elas: I - seleção do plano motor;

II – definição de objetivos;

III- processamento de informação; IV- execução do movimento; V- feed back.

Assinale a sequência correta destas ações.

a) I, III, II, V, IV b) II, III, I, IV, V c) II, I, III, IV, V d) I, II, III, IV, V e) II, I, IV, V, III

27. Um professor de uma turma de faixa etária dos 9-10 anos, ao propor um jogo pré-esportivo de “bola ao gol”, onde os alunos, divididos em duas equipes, marcaram ponto ao arremessarem a bola com a mão e acertarem a meta de handebol vazia, observa que um e seus alunos não é capaz de receber a bola em movimento. Isso indica que seu aluno NÃO:

a. é capaz de executar esta combinação de movimentos fundamentais b. é capaz de executar a combinação de movimentos reflexos

c. é capaz de arremessar com precisão d. tem força suficiente

(11)

28. A quadra de jogo é um retângulo com o comprimento de 42 metros e o mínimo de 25 metros, tendo a largura máxima de 22 metros e mínima de 15 metros. Podemos dizer que esta medida de quadra:

a) é exclusiva do basquetebol b) é exclusiva do futsal c) é exclusiva do handebol d) é do futsal e handebol e) é do basquete e handebol

29. Assinale a alternativa CORRETA.

“É a expressão objetivada da consciência corporal, formada pela síntese de sua história e do conjunto dos saberes acumulados sobre ela”.

Este conceito pertence a:

a. movimento humano. b. comportamento humano. c. movimento social.

d. história da Educação Física. e ) movimento axiais.

30. Assinale a alternativa CORRETA.

Qual destes tipos de jogos favorecem a iniciação esportiva dos alunos? a. Jogos Olímpicos

b. Jogos de iniciação paraolímpica 2004. c. Jogos de iniciativa ortodôntica.

d. Jogos pré-olímpicos. e. Jogos pré-desportivos.

31. Analise as afirmativas:

Ao trabalhar com o jogo na Educação Infantil:

I - as relações sociais (criança-família, criança-criança, criança-professor, criança-adulto) não estão contempladas;

II - as inter-relações com as outras disciplinas não estão presentes;

III - a memória lúdica da comunidade em que a criança vive é elemento fundamental para a seleção de um programa de jogos;

IV - seu conteúdo implica no reconhecimento de si mesmo e das próprias possibilidades de ação;

V - descartam-se os conteúdos que impliquem a vida de trabalho do homem, da própria comunidade, das diversas regiões do país e de outros países.

Assinale a alternativa CORRETA.

a. Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. b. Somente as afirmativas III e IV estão corretas c. Somente as afirmativas I e II estão corretas d. Somente a afirmativa I está correta.

(12)

32. “Mestre, hoje é física ou bola?” Essa pergunta, muito ouvida por professores de Educação Física, leva-nos a uma série de reflexões. Por “física” os estudantes entendem que se trata de uma aula de ginástica. “Bola” para eles é um jogo, na maioria das vezes futebol ou queimada (OLIVEIRA, V.M. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 1994).

De acordo com a análise do autor citado, sobre os jogos podemos afirmar que:

I - jogando, mais do que em qualquer atividade, as pessoas têm oportunidade de se reconstituírem como tais, reintegrando o cognitivo, psicomotor e afetivo-social. II - por intermédio do jogo, as pessoas aprendem a se relacionar utilizando

normas que emanam do próprio convívio.

III - as atividades em forma de jogo não auxiliam o desenvolvimento da criança. IV - seu conteúdo pedagógico-social pouco estimula a crítica, a criatividade e a socialização.

V - a universalização das regras, passando a ser impostas e a burocratização estabelecida por federações e confederações transformam a atividade do jogo em esporte.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas: a. I, II e V.

b. I, III e IV. c. I, III e V. d. III, IV e V. e. I, II, III e IV.

33. Numere a coluna 2 de acordo com o que propõem os documentos para a Educação Física da coluna 1.

Coluna 1

1 - Proposta Curricular Estadual para a Educação Física (1998). 2 - LDB (Lei no 9.394/96).

3 - Coletivo de Autores (1992). Coluna 2

( ) direito de todos que passarem pela escola ( ) Obrigatoriedade na Educação Básica ( ) transformação social

( ) metodologia do ensino para a Educação Física

( ) propostas de movimentos com múltiplas intencionalidades

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA de cima para baixo. (A) 1 – 1 – 2 – 3 – 2

(B) 3 – 1 – 2 – 3 – 1 (C) 3 – 3 – 1 – 2 – 1 (D) 1 – 2 – 1 – 3 – 1 (E) 1 – 3 – 1 – 1 – 2

(13)

34. Algumas características são comuns as modalidades esportivas coletivas (basquete, vôlei, handebol e futebol). Qual das características abaixo NÃO correponde ao futebol?

a) Pode ser jogado em quadra, campo e areia.

b) Apenas uma pessoa pode tocar a bola com as mãos. Dentro de uma área específica.

c) Existe contato com o adversário durante todo o jogo.

d) No jogo pode haver um time vencedor ou partida empatada.

e) O goleiro não pode sair de sua área de atuação, em nenhum momento do jogo.

35. No handebol, em relação a uma conduta tática defensiva adequada, o jogador deve:

a. Manter-se em deslocamento uniforme, independente da movimentação do atacante.

b. Preocupar-se apenas com um único adversário, em qualquer sistema defensivo.

c. Posicionar-se sempre entre o adversário e sua meta.

d. Marcar corpo a corpo o adversário nos sistemas por zona, acompanhando-o em qualquer lugar da quadra.

e. Livrar-se do adversário o mais rápido possível, para fazer o contra-ataque, avançando os alas, mesmo sem o domínio da bola pela sua equipe.

36. A didática fundamenta-se em conhecimentos de diversas ciências, como a Filosofia, a Biologia, a Psicologia e a Sociologia, entre outras. Entendendo que o ensino da Educação Física está pautado em bases didáticas, correlacione as colunas:

1. Biologia ( ) Informa sobre as fases evolutivas do educando, com seus diversos interesses, necessidades e caracteristicas próprias do seu desenvolvimento e idade cronológica.

2. Psicologia ( ) Refere-se ao desenvolvimento do trabalho escolar, a fim de que se instale a solidariedade, o respeito mútuo, a liderança e o espírito coletivo. 3. Filosofia ( ) Integra todos os subsídios científico para

coordená-los com objetivos precípuo de efetivação no comportamento do aluno e na sociedade, dos propósitos da educação.

4. Sociologia ( ) Relaciona-se aos processos que favorecem o desnvolvimento da personalidade e, mais eficientemente, a concretização da aprendizagem. A sequência CORRETA de cima para baixo é:

a. 4, 1, 2 e 3 b. 1, 2, 3 e 4 c. 1, 4, 3 e 2 d. 1, 3, 4 e 2 e 1, 4, 2 e 3

(14)

37. Na abordagem crítico-superadora os conteúdos que indicam temáticas da cultura corporal são:

a. Jogo e habilidade motora.

b. Esquema corporal e habilidade motora. c. Dança e ginástica.

d. Desporto e atividade física.

e. Habilidade Motora e Atividade física.

38. No esporte, a vitória nas competições é a aspiração de muitos alunos envolvidos. Existe muita polêmica sobre a competição na formação dos alunos. Assinale a alternativa que tem a perspectiva da competição como fator educativo.

a) Utilização de um único padrão de competição para qualquer faixa etária, mostrando aos mais jovens que quanto mais cedo participarem de competições de adultos será melhor para seu futuro esportivo.

b) Tratamento da derrota, de forma que os alunos percebam que está ficando cada vez mais distante dos adversários e supervalorizar a vitória, enfatizando aos alunos a fraqueza dos adversários.

c) Relacionar a competição à vida, pois, na sociedade competitiva, serão, apenas, evidenciados os vencedores, devendo a qualquer custo ser conseguida a vitória.

d) As competições devem ser adaptadas ao nível de habilidades dos alunos, enfatizando o divertimento, a participação, o sucesso e a auto-estima. e) As competições devem enfatizar a superação sobre companheiros e adversários, chegando à exaustão fisiológica e psicomotora dos alunos.

39. Qual das alternativas abaixo representa critérios para a seleção dos conteúdos da Educação Física, segundo os PCNs?

a. A aptidão física dos alunos, a compreensão e a prática das atividades esportivas.

b. A expressão como forma de linguagem e as práticas gímnicas-esportivas. c. A expressão de produções culturais, o conhecimento histórico acumulado e socialmente transmitido.

d. A dinamicidade do conhecimento, a cultura de cada região e os modelos corporais contemporâneos.

e. A estruturação hierárquica do movimento humano, que compreende desde os movimentos reflexos até os movimentos determinados culturalmente.

40. Quais dos princípios pedagógicos, entre outros, devemos passar a privilegiar nas aulas de Educação Física?

Assinale a alternativa CORRETA.

a. Desistência e velocidade. b. Ludicidade e criatividade. c. Peso e altura.

d. Mão e contramão. e. Peso e distância.

Referências

Documentos relacionados

Ela gera um campo magnético de modo que o seu fluxo seja oposto ao do fluxo do campo indutor. Veja na figura: as linhas vermelhas são as do fluxo magnético gerado pela corrente

Esta pesquisa se justifica pela necessidade de uma reflexão por parte das mães quanto ao conhecimento acumulado e construído sobre a triagem neonatal e exame do pezinho

Pode-se dizer que os colaboradores têm a consciência que a comunicação não-verbal está presente em suas comunicações cotidianas, como também sabem que a

A exposição do multiartista Nuno Ramos traz a Belo Horizonte trabalhos inéditos, como as obras Paredes (instalação); Gangorras (instalação + performance); O Direito à

Distribuição e condicionantes dos Desenho Urbano; Infra-Estrutura de abastecimento de água; Infra-Estrutura de esgotamento sanitário; Infra-Estrutura de drenagem

caracteristicas internas: abertura interna da tampa dO tanQue de cOmbustÍVel - alÇas dO tetO (3X) cOm pOrta casacOs nas alÇas traseiras - ar cOndiciOnadO manual - bancO dO

Quando a capacidade de interligação de uma determinada hora não permite transacionar toda a energia necessária, o MIBEL utiliza como mecanismo para tratamento de

Maria de Fátima de Oliveira Maria do Carmo Pereira Santos Maria Helena dos Santos Maria Helena Ribeiro Botelho Maria José Alves Lima Maria Madalena da Silva Maria Magali