• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

2014/2015

FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA

ESTÁGIO PEDAGÓGICO

MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO ANO LETIVO 2014/2015

Plano Anual de Turma

Escola Secundária José Gomes Ferreira 10º3ª

Estagiário: Miguel Baracho

Orientadora ESJGF: Filomena Chorão

Orientador FMH: Luís Fernandes

(2)

Plano Anual de Turma 1 Educação Física - 10º 3ª Índice Introdução ... 2 Recursos Materiais ... 2 Espaços ... 2 Equipamentos ... 4 Recursos Temporais... 7 Caracterização da Turma ... 8 Planeamento Anual ... 8

Opções sobre matérias prioritárias ... 8

Calendarização ... 10

Distribuição de matérias ... 13

Objetivos e situações de aprendizagem por grupos de nível ... 13

 Voleibol ... 13  Basquetebol ... 14  Andebol ... 15  Dança ... 16  Ginástica de solo ... 16  Ginástica de aparelhos ... 17  Badminton ... 18  Patinagem ... 19  Atletismo ... 19  Orientação ... 19

(3)

2

Introdução

Este plano é um documento orientador da ação pedagógica relativa às atividades e estratégias a desenvolver ao longo do ano com a turma do 10º3ª da Escola Secundária José Gomes Ferreira, elaborado para otimizar o trabalho com os alunos e desenvolver um processo ensino-aprendizagem de sucesso. Este documento tem por referência os PNEF e as decisões expressas pelo grupo de educação física da escola no Projeto Curricular de Educação Física. Trata-se de um plano que é elaborado depois de recolher e analisar as informações da etapa de avaliação inicial.

Este documento está sujeito a alterações ao longo do ano, de acordo com as necessidades dos alunos e com novas aprendizagens do professor estagiário que permitam adaptações do planeamento com o intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Estas adaptações devem, ainda assim, estar de acordo com os grandes princípios e prioridades delineados no início do processo.

Recursos Materiais Espaços

O ginásio 1 (G1) é o maior espaço para a leccionação, possui no seu comprimento 1 campo de Andebol, 1 campo de Futsal, 1 campo de Ténis, 1 campo de Voleibol e 1 campo de Basquetebol. Na sua largura existem 3 campos de Basquetebol, 3 campos de Voleibol e 5 campos de Badminton. O G1 é o espaço com maior polivalência.

Ginásio 1 (G1)

O ginásio 2 possui um espaço com marcações de 1 campo de basquetebol, 1 campo de Voleibol, 1 campo de Futsal e 1 campo de Andebol. Na sua largura possui dois campos de Basquetebol e 3 campos de Voleibol reduzidos, assim como 3 campos de Badminton. Ao lado desse espaço existe uma galeria com o mesmo comprimento mas consideravelmente menos largura.

(4)

Plano Anual de Turma

3

Educação Física - 10º 3ª

Ginásio 2 (G2)

O Ginásio 3 (G3) é o espaço com menor polivalência e por isso encontra-se articulado com o campo de piso sintético e o espaço para a patinagem. O campo de piso sintético possibilita a prática das matérias de Andebol e Futebol, sendo o único espaço cuja utilização depende de condições atmosféricas por não ser coberto. No G3 poderão ser leccionadas a Dança e a Ginástica. Este espaço tem uma maior especificidade para o ensino da Dança pelo facto de possuir um espelho e ser também o espaço com melhores condições acústicas.

Ginásio 3 (G3)

O Ginásio 4 (G4) possui um campo de Voleibol e 1 campo de Badminton. A utilização deste ginásio está associada a um corredor que pode ser utilizado para a leccionação da corrida com barreiras e dos conteúdos da patinagem que não impliquem curvas. O G4 apresenta uma maior especificidade para as ginásticas, sendo o ginásio com mais material para estas matérias. Este espaço, oferece um pouco mais possibilidades do que G3 mas tem menos espaços para o complementar, pelo que, contabilizando os espaços associados a cada ginásio, é neste que existe menor polivalência.

(5)

4

Ginásio 4 (G4)

Na tabela 1 apresento uma síntese das possibilidades de lecionação em cada espaço.

Tabela 1 - Possibilidades de lecionação em cada espaço

Equipamentos

Nas imagens seguintes apresento os equipamentos disponíveis na Escola Secundária José Gomes Ferreira.

Futebol Voleibol Andebol Basquetebol Ginástica Atletismo Badminton Dança Patinagem Orientação G1 X X X X X X X X X X

G2 X X X X X X X X X

G3 X X X X X X X

(6)

Plano Anual de Turma Educação Física - 10º 3ª

(7)
(8)

Plano Anual de Turma

7

Educação Física - 10º 3ª

Recursos Temporais

Na ilustração seguinte apresento o mapa de ocupação das instalações do grupo de educação física da Escola Secundária José Gomes Ferreira.

Mapa de ocupação das instalações do grupo de educação física da Escola Secundária José Gomes Ferreira A turma do 10º 3ª tem aulas à terça-feira às 10:00h e à quinta-feira às 11:45h. Em cada semana a turma tem aulas em dois espaços diferentes, mantendo-se esses espaços durante cinco semanas (com exceção do período de avaliação inicial, no qual a ocupação dos espaços se altera a cada semana para que cada turma possa usufruir de todos os espaços). No fim desse período a turma passa para os outros dois espaços. A utilização do G1 num dia da semana está associada à utiliza do G4 no outro, enquanto a utilização do G2 num dia da semana corresponde à utilização do G3 no outro. Isto acontece para que em todas as semanas cada turma passe por um dos dois espaços mais polivalentes e mais vocacionados para os Jogos Desportivos Coletivos, permitindo que o professor possa sempre dar continuidade às matérias definidas como prioritárias para a sua turma.

Ao longo do ano letivo, estão previstos 51 blocos de 90 minutos, dos quais 14 serão lecionados no ginásio 1, 12 no G2, 12 no G3 e 14 no G4.

(9)

8 Espaço Período G1 G2 G3 G4 Total 2ª Etapa 4 3 3 3 13 3ª Etapa 5 5 5 5 20 4ª Etapa 5 4 4 5 18 Total 14 12 12 14 51

Tabela 2 - Número de blocos de aulas em cada espaço

Caracterização da Turma

A turma do 10º 3ª é uma turma trabalhadora, com gosto pela educação física. Existem muitos alunos com nível introdução a cada matéria mas poucos com nível elementar. Será necessário desenvolver aulas nas quais sejam trabalhados os níveis introdução e elementar, o que ganha especial importância nos JDC.

Matérias preferidas: JDC (com destaque para o futebol) e badminton.

Matérias que mais desagradam e nas quais os alunos identificam mais dificuldades: dança, ginástica de aparelhos e ginástica acrobática.

Matérias mais praticadas fora da educação física: andebol

Planeamento Anual

Opções sobre matérias prioritárias

2 matérias dos JDC foram definidas como prioritárias pela preferência dos alunos, pela possibilidade de cooperação entre alunos com mais e menos competências, por entre 8 e 9 alunos dos 10 com mais necessidade de acompanhamento terem insucesso nos JDC e pela associação a estilos de vida ativos.

As danças tradicionais também foram definidas como prioritárias por os alunos identificarem dificuldades na dança (perceção de competência) e por ser uma matéria onde os alunos partem de um nível semelhante, o que é importante para que os alunos com menos sucesso possam sentir sucesso da disciplina.

Nos JDC optei pelo Voleibol, por ser o jogo com mais alunos com nível QI e por ser uma matéria muito associada a um estilo de vida ativo. Nos restantes, os principais

(10)

Plano Anual de Turma

9

Educação Física - 10º 3ª

problemas são a ocupação do espaço e as desmarcações. Apesar de, por razões culturais, os rapazes não sentirem mais dificuldade em jogar com os pés do que com as mãos, as raparigas já sentem mais essa dificuldade. Como apenas um dos rapazes ainda não tem nível Introdução e este será o JDC mais difícil para as raparigas, futebol não será uma prioridade. Assim, com a preocupação de que os alunos percebam o jogo, optaria pelo basquetebol ou andebol em detrimento do futebol, dado que para além de jogarem com as mãos, os alunos conseguem ver melhor o jogo. Como a matéria mais praticada por alunos fora da educação física é o andebol, com o critério de promover o eclectismo, irei apostar no basquetebol. As duas matérias escolhidas como prioritárias são as que me permitem adequar melhor o ensino ao nível dos alunos, uma vez que consigo criar situações de nível Introdução e Elementar em simultâneo, ao contrário do futebol e do andebol, que me obrigariam a ter grande parte dos alunos num espaço reduzido para que um número reduzido de alunos trabalhasse o nível elementar no espaço adequado. O badminton também foi definido como prioritário por ser simultaneamente uma das matérias preferidas e uma das que os alunos têm mais insucesso. Todos os 9 alunos com mais necessidade de acompanhamento têm insucesso no badminton, com 4 deles com uma avaliação inicial de QI. Apesar desta opção, apenas um (G1) dos dois espaços mais vocacionados para esta matéria (G1 e G2) tem a prioridade das raquetes, pelo que o badminton terá de ser desenvolvido maioritariamente nesse espaço e terá menos aulas atribuídas do que o basquetebol, o voleibol e a dança.

A ginástica de solo não foi definida como prioritária por grande parte dos 10 alunos com insucesso a ginástica estarem perto de conseguir ter sucesso (falta-lhes apenas conseguir fazer a cambalhota à retaguarda) e pela possibilidade de abordar esta matéria em simultâneo com muitas outras. Assim, o desenvolvimento da ginástica de solo será muito frequente, mas nem sempre em situações de ensino exclusivo desta matéria.

(11)

10 Calendarização

2ª Etapa – Aprendizagem e Desenvolvimento – 26 de Outubro a 16 de Dezembro

Unidade de Ensino 1ª EU 2ª UE

Semana 7 8 9 10

Aulas 25 e 26 – 28 Out 27 e 28 – 30 Out 29 e 30 – 2 Nov 31 e 32 – 4 Nov 33 e 34 – 6 Nov 35 e 36 – 11 Nov 37 e 38 – 13 Nov 39 e 40 – 18 Nov

Espaço G1 G4 G1 G4 G1 G4 G1 Dia do Agrupamento Matérias Voleibol Andebol Futebol Ginástica de solo Gin de aparelhos - Mini-trampolim Voleibol Andebol Ginástica de solo Gin de aparelhos Basquetebol Badminton Voleibol Danças trad - Sariquité Ginástica de solo Gin de aparelhos Basquetebol Badminton Voleibol

Aptidão Física Força (e flexibilidade), resistência e coordenação

Conhecimentos Adaptações imediatas do organismo ao esforço

Frequência cardíaca de repouso, de treino e de recuperação -

Unidade de Ensino 3ª UE

Semana 11 12 13 14

Aulas 41 e 42 – 25 Nov 43 e 44 – 27 Nov 45 e 46 – 2 Dez 47 e 48 – 4 Dez 49 e 50 – 9 Dez 51 e 52 – 11 Dez 53 e 54 – 16 Dez

Espaço G3 G2 G3 G2 G3 G2 Torneio de Voleibol Matérias Danças trad - Sariquité -Erva Cidreira Patinagem Danças trad - Erva Cidreira Badminton (avaliação) Basquetebol Ginástica de solo Atletismo Danças trad - Sariquité (avaliação) Ginástica de solo Gin de aparelhos - Mini trampolim Patinagem Danças trad - Erva Cidreira Basquetebol Voleibol Testes de força Testes de flexibilidade Ginástica de solo (avaliação) Ginástica de solo (avaliação) Patinagem (avaliação) Danças trad - Erva Cidreira (avaliação) Basquetebol (avaliação) Voleibol (avaliação) Ginástica de solo

Aptidão Física Força (e flexibilidade), resistência e coordenação

(12)

Plano Anual de Turma

11

Educação Física - 10º 3ª

3ª Etapa – Desenvolvimento e Consolidação – 5 de Janeiro a 20 de Março

Unidade de Ensino 4ª EU

Semana 15 16 17 18

Aulas 57 e 58 – 6 Jan 59 e 60 – 8 Jan 61 e 62 – 13 Jan 63 e 64 – 15 Jan 65 e 66 – 20 Jan 67 e 68 – 22 Jan 69 e 70 – 24 Jan 71 e 72 – 29 Jan

Espaço G4 G1 G4 G1 G4 G1 G4 G1

Matérias Danças Trad

-Sariquité -Erva Cidreira Ginástica de solo Gin de aparelhos -mini, plinto transversal e longitudinal Basquetebol Voleibol Danças Trad -Erva Cidreira -Sariquité Danças Sociais -Rumba Ginástica de solo Gin de aparelhos -mini, plinto transversal e boque Basquetebol Voleibol Danças Sociais -Rumba Ginástica de solo Gin de aparelhos -mini, plinto transversal e boque Basquetebol Badminton Danças Sociais -Rumba Danças Trad -Regadinho Ginástica de solo Gin de aparelhos -mini (avaliação), plinto transversal e boque Basquetebol Badminton

Aptidão Física Força (e flexibilidade), resistência e coordenação

Conhecimentos - - - - -

Unidade de Ensino 5ª EU

Semana 19 20 21 22

Aulas 73 e 74 – 3 Fev 75 e 76 – 5 Fev 77 e 78 – 10 Fev 79 e 80 – 12 Fev

Carnaval

81 e 82 – 19 Fev 83 e 84 – 24 Fev 85 e 86 – 26 Fev

Espaço G4 G1 G2 G3 G3 G2 G3

Matérias Danças Sociais -Rumba Danças Trad -Regadinho (avaliação) Ginástica de solo (avaliação) Basquetebol Badminton Badminton Voleibol Ginástica de solo Danças Trad -Tacão e Bico Danças Sociais -Merengue Patinagem Danças Trad -Tacão e Bico Danças Sociais -Merengue Patinagem Badminton (avaliação) Voleibol Ginástica de solo Danças Trad -Tacão e Bico (avaliação) Danças Sociais -Merengue (avaliação) Patinagem

Aptidão Física Força (e flexibilidade), resistência e coordenação

Conhecimentos Aptidão Fisica Componentes da Aptidão Física Fatores que influenciam

a Aptidão Física - - Saúde Atividade Física Fatores Promotores de Saúde - - - Princípios de treino

4ª Etapa – Consolidação e Revisão – 7 de Abril a 5 de Junho

(13)

12

Semana 26 27 28

Aulas 99 e 100 – 7 Abr 101 e 102 – 9 Abr 103 e 104 – 14 Abr 105 e 106 – 16 Abr 107 e 108 – 21 Abr 109 e 110 – 23 Abr

Espaço G1 G4 G1 G4 Visita de estudo G4 Matérias Basquetebol Badminton Voleibol Danças Trad -Sariquité -Regadinho Ginástica de solo Ginástica de apar Ginástica acrobática Patinagem Orientação Danças Trad -Regadinho Andebol Badminton Voleibol Patinagem Danças Trad -Regadinho -Tacão e bico Ginástica de solo Ginástica de apar Ginástica acrobática Patinagem Voleibol Orientação Danças Trad -Sariquité (av) -Regadinho (av) -Malhão Ginástica de solo (av) Ginástica de apar (av) Ginástica acrobática (av)

Patinagem Voleibol

Aptidão Física Força (e flexibilidade), resistência e coordenação

Unidade de Ensino 7ª EU

Semana 29 30 31

Aulas 111 e 112 – 28 Abr 113 e 114 – 30 Abr 115 e 116 – 5 Mai 117 e 118 – 7 Maio 119 e 120 – 12 Maio 121 e 122 – 14 Maio

Espaço G3 G2 G3 G2 G3 G2

Matérias Danças Trad -Malhão Danças Sociais -Merengue -Rumba Andebol Patinagem Danças Trad -Tacão e Bico -Malhão Voleibol Badminton Ginástica de solo Ginástica acrob Patinagem Danças Trad -Tacão e Bico -Malhão Danças Sociais -Merengue -Rumba Atletismo -Lançamento do peso Andebol Patinagem Danças Trad -Tacão e Bico -Malhão Voleibol Badminton Ginástica de solo Ginástica acrob (avaliação) Patinagem Danças Trad -Sariquité (av) Danças Sociais (av)

-Merengue -Rumba Atletismo -Lançamento do peso Andebol (av) Patinagem (avaliação)

Danças Trad (av) -Tacão e Bico -Regadinho -Malhão Voleibol (avaliação) Badminton (avaliação) Ginástica de solo (av)

Ginástica acrob Patinagem

(14)

Plano Anual de Turma

13

Educação Física - 10º 3ª

Distribuição de matérias

Objetivos e situações de aprendizagem por grupos de nível  Voleibol

Grupo 1 2 3 4 5

Nível NI -> I QI -> I I- -> I I -> QE I/QE/ E -> E

Alunos

Grupos

2ª Etapa 3ª Etapa 4ª Etapa

Objetivos Situações de aprendizagem Objetivos Situações de aprendizagem Objetivos Situações de aprendizagem 1 QI 1+1 2+2 QI 1+1 2+2 com serviço QI 2+2 com serviço 2x2, com aluno que não recebe a

deslocar-se para a rede. 2 I- 1+1 2+2 I- 1+1 2+2 com serviço I- 2+2 com serviço 2x2, com aluno que não recebe a

deslocar-se para a rede.

3 I 2+2 com serviço I 2+2 com serviço I

2+2 com serviço 2x2, com aluno que não recebe a deslocar-se para a rede. Matérias G1 G2 G3 G4 2ª E 3ª E 4ª E Total 2ª E 3ª E 4ª E 2ª E 3ª E 4ª E 2ª E 3ª E 4ª E 2ª E 3ª E 4ª E Andebol 2 - 3 - - - 3 - - - 2 2 6 6 Basquetebol 2 5 1 3 2 - - - 5 - 5 7 1 17 Futebol 1 - - - 1 2 0 6 Voleibol 4 2 4 2 5 3 - - - - 5 4 6 5 11 17 Gin. de Solo - - - 3 4 3 2 1 - 3 5 3 8 10 6 22 Gin. de Aparelhos - - - 1 - - 3 4 5 4 6 5 15 Atletismo - - - 1 - 2 - 3 - - 3 3 1 2 5 5 Patinagem - - 2 - - - 3 5 - - - - 3 3 2 9 Danças Sociais - - 3 - - 3 - 3 3 - 4 5 0 3 14 7 Danças Tradicionais - - - 3 - - 3 4 3 1 4 2 7 3 5 9 Badminton 2 3 1 1 2 3 - - 3 - - 5 3 5 12 10 Orientação - - 4 - - 3 - - - 0 2 5 2

(15)

14 Grupos

2ª Etapa 3ª Etapa 4ª Etapa

Objetivos Situações de aprendizagem Objetivos Situações de aprendizagem Objetivos Situações de aprendizagem 4 2x2 (deslocamentos e ofensividade do ataque) 2+2, com trocas de passador após enviar a bola para o campo adversário; 2x2, com aluno que não recebe a deslocar-se para a rede. 2x2 (deslocamentos e ofensividade do ataque) 2+2, com trocas de passador após enviar a bola para o campo adversário; 2x2, com aluno que não recebe a deslocar-se para a rede.

E

2x2, com aluno que não recebe a

deslocar-se para a rede. 4x4 5 3x3 (ofensividade do ataque e receção) 2x2, com aluno que não recebe a deslocar-se para a rede. 3x3 3x3 (ofensividade do ataque e receção) 2x2, com aluno que não recebe a deslocar-se para a rede. 3x3 E 3x3 4x4  Basquetebol Grupo 1 2 3 Nível NI -> I QI/ I- /I -> I/ QE I -> E Alunos Grupos

2ª Etapa 3ª Etapa 4ª Etapa

Objetivos Situações de aprendizagem Objetivos Situações de aprendizagem Objetivos Situações de aprendizagem 1 1. Ocupação do espaço 2. Desmarcação 3. Marcação 4. Lançamento na passada 1x0 3x0 3x1 3(+1)x3 3x3 1. Ocupação do espaço 2. Desmarcação 3. Marcação 4. Lançamento na passada 1x0 3x0 3x1 3(+1)x3 3x3 1. Ocupação do espaço 2. Desmarcação 3. Marcação 4. Lançamento na passada 1x0 3x0 3x1 3(+1)x3 3x3

(16)

Plano Anual de Turma

15

Educação Física - 10º 3ª

Grupos

2ª Etapa 3ª Etapa 4ª Etapa

Objetivos Situações de aprendizagem Objetivos Situações de aprendizagem Objetivos Situações de aprendizagem 2 1. Ocupação do espaço 2. Lançamento na passada 3. Ressaltos 1x0 3x0 3x1 3(+1)x3 3x3 4. Passe e corte e aclaramento ao drible 5. Bola no corredor central na transição 3x0 5x0 4(+1)x4 5x5 4. Passe e corte e aclaramento ao drible 5. Bola no corredor central na trasnsição 3x0 5x0 4(+1)x4 5x5 3 1. Ocupação do espaço 2. Lançamento na passada 3. Ressaltos 1x0 3x0 3x1 3(+1)x3 3x3 4. Passe e corte e aclaramento ao drible 5. Bola no corredor central na transição 3x0 5x0 4(+1)x4 5x5 E 3x0 5x0 4(+1)x4 5x5  Andebol Grupo 1 2 Alunos

(17)

16 4ª Etapa

Grupos Objetivos Situações de aprendizagem

1 I

1. Ocupação do espaço 2. Desmarcação

3. Remate em salto em jogo.

4. Atacantes à frente da linha da bola (transição)

1. Exercícios de remate em salto 2. Bola ao fundo (4x4)

3. Jogo GR+4x4+GR

2

PE

1. Contra-ataque com desmarcação e finalização rápida 2. Ataque organizado com compensação ofensiva, largura e profundidade (trapézio ofensivo)

3. Atitude defensiva clara

1. 4x4 + GR em torno da linha de 9 metros

2. GR+4x4+GR

 Dança

2ª Etapa 3ª Etapa 4ª Etapa Sariquité Erva Cidreira Rumba Merengue Regadinho Tacão e Bico e Malhão  Ginástica de solo Grupo 1 2 3 4

Nível NI/ QI -> -I QI/ I- -> I I -> I/ QE / E QE/ E -> E Alunos Situações de aprendizagem Plano inclinado na cambalhota à retaguarda. Pino à parede e com ajuda. Sequência do nível Introdução. Plano inclinado na cambalhota à retaguarda. Pino à parede e com ajuda. Sequência do nível Introdução. Cambalhota saltada para a pastilha. Plano inclinado na cambalhota à

retaguarda com pernas unidas e estendidas. Pino com enrolamento à frente para a pastilha. Sequência do nível Elementar. Sequência do nível elementar. Rodada e cambalhota à retaguarda com passagem por pino. Desafios específicos para cada aluno.

(18)

Plano Anual de Turma 17 Educação Física - 10º 3ª  Ginástica de aparelhos Grupo 1 2 3 4 Nível NI -> NI/ QI NI/QI -> QI/ I (Boque e plinto com ajuda) NI/ QI -> I (Boque e plinto sem

ajuda)

QI/ I -> QE/ E

Alunos

Grupos Objetivos Situações de aprendizagem

1 Elevação da bacia. Ganhar confiança.

Impulsão no reuter e elevação da bacia.

Colocar os pés em cima do boque/ plinto.

2

Elevação da bacia.

Conseguir Impulsão forte na chamada e no contacto com o aparelho.

Impulsão controlada no mini trampolim.

Tira de praticável entre a zona de chamada e pré chamada.

3

Consolidação do nível Introdução no boque e no plinto.

Impulsão controlada no mini trampolim.

Tira de praticável entre a zona de chamada e pré chamada.

4 Consolidação do nível Introdução.

Tira de praticável entre a zona de chamada e pré chamada.

(19)

18  Badminton

Grupo 1 2 3

Nível NI -> I-/I QI -> I I -> QE/ E Alunos

Grupos

2ª Etapa 3ª Etapa 4ª Etapa

Objetivos Situações de aprendizagem Objetivos Situações de aprendizagem Objetivos Situações de aprendizagem 1 QI 1+1 I 1+1 com serviço I 1+1 com serviço 2 QI 1+1 I 1+1 com serviço I 1+1 3 I 1+1 QE/ E 1x1 QE/ E 1x1

(20)

Plano Anual de Turma 19 Educação Física - 10º 3ª Patinagem Grupo 1 2 3 4 Nível NI -> QI (Não patinam) NI/ QI -> I QI/ I- -> I/ QE I -> E Alunos Situações de Aprendizagem Marchar Deslizar sobre um apoio. Cócoras Oitos Quatros Slaloms Travagem em T Cócoras Oitos Quatros Travagem em T Curva com c.p. Águia Carrinho Volta Salto

Meia volta com 4 atrás

Travagem com travões

 Atletismo

4ª Etapa

Alunos Todos os alunos

Objetivos Realiza o lançamento do peso, de lado, com o cotovelo afastado, com extensão da perna e do braço no lançamento, atingindo a distância de 5m Situações de

aprendizagem Situação Critério

 Orientação

Alunos Todos os alunos

Objetivos

Realiza um percurso fora da escola, em pares, o mais rápido possível, e com o cartão de controlo preenchido correctamente, segundo um mapa de escala adequada (até 1:5000), durante o qual doseia o esforço para resistir à fadiga

Situações de Aprendizagem

Percurso dentro do ginásio Percurso na escola Percurso na Lourinhã

Referências

Documentos relacionados

Se você gostou de ter acesso ao nosso super acervo que conta com centenas de atividades e quer continuar aproveitando nossas dicas, sugestões e material de estudo, aproveite para

Os antigos druidas acreditavam que em uma certa noite (31 de outubro), bruxas, fantasmas, espíritos, fadas, e duendes saiam para prejudicar as pessoas.. LUA CHEIA, GATOS

Realizou-se estudo do tipo ecológico com o objetivo de investigar o perfil sociodemográfico e epidemiológico, a frequência de casos, os indicadores epidemiológicos

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

(Exatas) Um fabricante de correntes sabe, por experiˆ encia pr´ opria, que a resistˆ encia ` a ruptura dessas correntes tem distribui¸c˜ ao normal com m´ edia de 16,3 libras e

Os tópicos presentes no artigo são os seguintes: Geografi a humanista, o qual descreve de modo geral o olhar humanizado do indivíduo sobre o qual esta área estuda; Os

Diante do exposto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar o imaginário coletivo de professores sobre o processo de inclusão escolar por meio do uso do Procedimento