• Nenhum resultado encontrado

João Pessoa, PB BOLETIM INFORMATIVO DO IHGP Nº 53 JULHO 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "João Pessoa, PB BOLETIM INFORMATIVO DO IHGP Nº 53 JULHO 2015"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Rua Barão do Abiaí,64, CEP: 58.013-080 Centro, João Pessoa-PB/Brasil Fone/Fax: 83 3222-0513

Redação: Joaquim Osterne Carneiro – Editor: Adonai Lacerda da Silveira Informações pelo site: www.ihgp.net

E-mail: faleconosco@ihgp.net

INSTITUTO HISTÓRICO E

GEOGRÁFICO PARAIBANO

No corrente mês merece ser destacada a Reunião Ordinária do IHCG - Instituto Histórico de Campina Grande, realizada na cidade Rainha da Borborema no dia 15/07/2015. Após declarar abertos os trabalhos, a Presidente do IHCG, Maria Ida Steinmuller fez um circunstanciado relato das atividades executadas, enfatizando a limpeza, a higienização e a recuperação de documentos que integram o acervo deixado pelo Patrono da Instituição, Historiador Elpídio de Almeida e que foi doado pela família ao Instituto Histórico de Campina Grande.

Ao longo da sua lúcida exposição, também assinalou as informações do IHCG inseridas no facebook, onde são noticiados acontecimentos culturais que ocorrem em nível municipal.

De outra parte, tiveram continuidade as comemorações alusivas aos 150 anos de nascimento do Ex - Presidente da Republica Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa, as reuniões do CONSECULT/PB - Conselho Estadual de Política Cultural e as posses dos associados da APENGE - Academia Paraibana de Engenharia.

Joaquim Osterne Carneiro Presidente do IHGP

joacarneiro@hotmail.com

João Pessoa, PB BOLETIM INFORMATIVO DO IHGP – Nº 53 JULHO 2015

EDITORIAL

(2)

LANÇAMENTO DE LIVRO

No dia 01/07/2015, na Usina Cultural da ENERGISA, em João Pessoa - PB foi lançado o livro “EPITACIO PESSOA EM QUADRINHOS”, de autoria da Escritora Neide Medeiros Santos.

SÓCIO CORRESPONDENTE VISITOU O IHGP

No dia 03/072015, esteve em visita ao IHGP, o Engenheiro Agrônomo, Escritor e Historiador Jonas Leite Chaves, quando tomou conhecimento das atividades ora em execução na Casa de Irineu Pinto. Vale lembrar que, o Dr. Jonas Leite Chaves é paraibano do Vale do Piancó e nosso Sócio Correspondente. Atualmente está radicado no Estado do Paraná.

ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DE BOMBEIRO MILITAR VISITARAM O IHGP No dia 07 de julho de 2015, dezenove alunos do Curso de Formação de Oficiais de Bombeiro Militar, do Governo do Estado da Paraíba, sob o comando do Tenente Joseilton Martins da Silva, visitaram o IHGP, quando tomaram conhecimento dos trabalhos desenvolvidas na Casa da Memória Paraibana.

Alunos do CFO Bombeiro Militar da Paraíba

REUNIÕES DO CONSECULT/PB

No dia 07/07/2015, foi realizada a II Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Política Cultural - CONSECULT/PB. Na referida reunião foram abordados os seguintes assuntos:

LOA.

• PPA 2016/2015.

• Plano Estadual de Cultura 2015/2024.

Posteriormente, ou seja, no dia 09/07/2015, foi realizada a V Reunião Ordinária do CONSECULT/PB, oportunidade em que foram tratados os seguintes temas:

• Fórum dos Conselhos de Cultura do Nordeste na Paraíba. • Criação da Comissão para o REMA.

As reuniões ocorreram no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João pessoa - PB. NOTICIÁRIO

(3)

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DO IHCG

No dia 15/07/2015, foi realizada em Campina Grande - PB, a Assembléia Geral Ordinária do IHCG - Instituto Histórico de Campina Grande, sub-denominado “Casa de Elpidio de Almeida”. Na oportunidade, a Presidente do IHCG, Maria Ida Steinmuller fez um relato das atividades desenvolvidas pela referida instituição. Além da Presidente Maria Ida Steinmuller estiveram presentes os seguintes associados: Joaquim Osterne Carneiro, Daniel Duarte Pereira, Virgilio Brasileiro, Arlindo Pereira de Almeida, Josemir Camilo de Melo, Hermano Nepomuceno Araújo, Evaldo Nóbrega, Molina Ribeiro, Yara Macedo Lyra, Eneida Agra Maracajá, Antonio Clarindo B. de Souza, Thomas Bruno Oliveira, José Morais Lucas, Emmanuel Sousa e Xico Nóbrega.

SEGUNDA EPATA DAS COMEMORAÇÕES DO SESQUICENTENARIO DO EX - PRESIDENTE DA REPUBLICA EPITACIO PESSOA

No dia 17/07/2015, dentro das comemorações alusivas aos 150 anos de nascimento do Ex-Presidente da Republica Epitácio Pessoa, foram realizadas na Sala Paroquial “Inah e Ivone Souto”, na cidade de Umbuzeiro - PB as seguintes atividades:

• Conferencia proferida pelo Escritor Damião Ramos Cavalcanti, Presidente da Academia Paraibana de Letras;

• Lançamento de publicações; • Exposição comemorativa; • Apresentação teatral.

II JORNADA INTERNACIONAL SOBRE DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS AMEAÇADOS

No dia 20/07/2015, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro - Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal da Paraíba e o Projeto EAP 627 promoveram no Auditório do CCHLA/UFPB, em João Pessoa - PB, a II Jornada Internacional Sobre Digitalização de Documentos Ameaçados. No decorrer do evento, a Dra. Courtney J. Campbell, da University Of London e o Dr. Marshall Eskin, da Vanderbilt University proferiram palestras, havendo igualmente uma Mesa Redonda onde foram abordados os resultados do supracitado Projeto. Concomitantemente, o Presidente do IHGP, Joaquim Osterne Carneiro recebeu uma copia em hard drive externo, de toda documentação digitalizada produzida pela Vanderbilt - NEABI/NDIHT/UFPB, datada de 1660 a 1917, compreendendo 18.916 imagens em formato JPEG ou CR2.

NOTA DE FALECIMENTO

No dia 20/07/2015, faleceu em João pessoa - PB, a Historiadora Adylla Rocha Rabelo, Sócia Efetiva do IHGP - Instituto Histórico e Geográfico Paraibano.

(4)

POSSE NA ACADEMIA PARAIBANA DE ENGENHARIA

No dia 23/07/2015, no Conselho Regional de Medicina, em João Pessoa - PB,

tomaram posse na APENGE - Academia Paraibana de Engenharia os seguintes Acadêmicos: 01)Engenheiro Civil José Carlos Dias de Freitas, como Acadêmico Emérito.

02)Engenheiro Civil Hermano Augusto de Almeida, como Acadêmico Emérito.

03)Engenheiro Civil e Sanitarista Sergio Rolim Mendonça, como Acadêmico Titular Fundador.

04)Engenheiro Civil Orlando de Cavalcanti Vilar Filho, como Acadêmico Titular Fundador. 05)Engenheiro Civil Yvon Luiz Barreto Rabelo, como Acadêmico Titular Fundador.

06)Engenheiro Civil Francisco Alves Chaves, como Acadêmico Titular Fundador.

07)Engenheiro Civil José Othon Soares de Oliveira, como Acadêmico Titular Fundador. 08)Engenheiro Civil José Francisco de Novais Nóbrega, como Acadêmico Titular Fundador. 09)Engenheiro Civil Harley Paiva Martins, como Acadêmico Titular Fundador.

LANÇAMENTO DE LIVRO

No dia 25/07/2015, no Hall da Biblioteca da Fesp/Faculdades, no 2º Piso do Shopping Manaira, em João Pessoa - PB, ocorreu o lançamento do livro “Baú de Sonhos”, de autoria do Escritor Ivo Sergio Borges.

NOVO SÓCIO HONORÁRIO

Indicado por distintos Sócios Efetivos foi concedido o titulo de Sócio Honorário do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, ao Juiz Federal, Historiador e Escritor José Fernandes de Andrade.

(5)

INSTITUTO HISTÓRICO

E

GEOGRÁFICO PARAIBANO

PRESIDENTE Joaquim Osterne Carneiro

VICE-PRESIDENTE Humberto Fonsêca de Lucena

SECRETÁRIO GERAL

Diana Carmem Martins de Assis Ferreira 1º SECRETÁRIO

Ricardo Tadeu Feitosa Bezerra 2ª SECRETÁRIO Berilo Ramos Borba

TESOUREIRO Adauto Ramos DIR. ATIVIDADES CULTURAIS

Martha Maria Falcão de Carvalho e Morais Santana CONSELHO FISCAL

Luiz Nunes Alves Péricles Vitório Serafim Flávio Sátiro Fernandes

SUPLENTES

Ernando Luiz Teixeira de Carvalho Lúcia de Fátima Guerra Ferreira

Waldice Mendonça Porto

COMISSÕES PERMANENTES

HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA Francisco de Sales Gaudêncio Maria José Teixeira Lopes Gomes

Manoel Batista de Medeiros SUPLENTE

Maria Balila Palmeira GEOGRAFIA E ECOLOGIA Marcos Cavalcanti de Albuquerque

José Mota Victor Modesto Siebra Coelho

SUPLENTE

Ricardo Tadeu Feitosa Bezerra ANTROPOLOGIA, ETNOGRAFIA E SOCIOLOGIA

Carlos Alberto Farias de Azevedo Maria Auxiliadora Bezerra Borba

Berilo Ramos Borba SUPLENTE Itapuan Bôtto Targino ADMISSÃO DE SÓCIOS Guilherme Gomes da S. d’Avila Lins Martha Falcão de C. e Morais Santana

Adauto Ramos SUPLENTE

Diana Carmem Martins de Assis Ferreira

PUBLICAÇÕES RECEBIDAS

1. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Superintendência do IPHAN na Paraíba. Casa do Patrimônio da Paraíba. Educação Patrimonial: Dialogo entre escola, museu e cidade. João Pessoa: IPHAN, 2014. 116 p. il.

2. DINIZ, Valdeny Antas. Manaíra: raízes históricas de um povo. João Pessoa: Idéia, 2014. 282 p. il.

3. DUARTE, Durango. Imprensa Amazonense: Chantagem, Politicagem e Lama. Manaus: DDC Comunicações LTD-EPP, 2015. 264 p. il.

4. Cadernos do CHDD – Centro de História e Documentação Diplomática / Fundação Alexandre de Gusmão. Ano XIII. Numero 25. Brasília: A fundação 2014.

5. CARVALHO, José Rodrigues de. Do Recurso Extraordinário. Synthese da Doutrina e da Jurisprudência. 1° Ed. Parahyba: Estab. Grph. Torre Eiffo 1920. 200 p.

6. CARVALHO, José Rodrigues de. Poema de Maio. Ceará: Atelier Louis, 1901. 169 p.

7. CARVALHO, José Rodrigues de. O Coração. Fortaleza: Typ. Minerva, 1906. 48 p.

8. CARVALHO, José Rodrigues de. Da Liberdade de Imprensa: O Direito de Critica. Rio de Janeiro: PAP. Brazil, 1918. 25 p.

9. Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. Breve história ilustrada. Recife: Gráfica Santa Marta, 2010. 128 p. il.

10. CARVALHO, José Rodrigues de. Do Recurso Extraordinário: Synthese da doutrina e da jurisprudência. Parahyba: Graph. Torre Eiffo, 1920. 186 p.

11. CARVALHO, José Rodrigues de. Poema de Maio. Ceará: Ateliers Louis, 1901. 168 p.

12. LACAZ, Carlos da Silva. Vultos da Medicina Brasileira. São Paulo: Pena de Ouro Serviços Gráficos, 1971. 88 p. il.

13. PINTO, Zilma Ferreira. O Imaginário do Varadouro - Um Roteiro dos Silva Pinto da Paraíba descendentes de Francisco Teixeira da Silva Pinto. Cabedelo: Escriba, 2015. 124 p. il.

Referências

Documentos relacionados

Resumo: Este trabalho objetiva comparar o uso do efluente tratado do esgotamento sanitário doméstico de Campina Grande-PB com o uso de água do abastecimento, na produção de

(a) células de MT que normalizam a saída das células complexas temporais pela soma das células complexas monoculares, sintonizadas na mesma retina, com disparidade

[r]

Para auxiliar a identificação dos conteúdos probabilísticos propostos e a abordagem praticada, utilizaremos o Guia de Livros Didáticos publicados pelo Programa

Não tratarei das locuções denominativas geminadas no capítulo de análise desta dissertação, devido a tênue fronteira que se estabelece entre elas e as palavras compostas..

Além do período de oferecimento da disciplina, o estagiário poderá desenvolver atividades referentes à preparação e finalização da disciplina. PAE - Programa de Aperfeiçoamento

livro na biblioteca para realizar sua pesquisa no laboratório vai se deparar com portas com fechamento automático, portanto ao acompanhar o usuário cabe ao guia

Fonte: Planilhas da Relação com Investidores das Companhias e análises do grupo.. Fonte: Planilhas da Relação com Investidores das Companhias e análises