• Nenhum resultado encontrado

Gestão do conhecimento nuclear: preservação, disseminação e compartilhamento do conhecimento produzido no IEN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gestão do conhecimento nuclear: preservação, disseminação e compartilhamento do conhecimento produzido no IEN"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

TEMA IEN 6 1 – DESCRIÇÃO.

TEMA PROPOSTO:

Gestão do conhecimento nuclear: preservação, disseminação e compartilhamento do conhecimento produzido no IEN

ÁREA DE PESQUISA: Áreas do conhecimento cnpq 6.02.02.00-9 - administração pública 6.07.00.00-9 - ciência da informação 6.09.00.00-8 - comunicação 3.09.00.00-0 - engenharia nuclear PROCESSO INSTITUCIONAL

Informar o processo institucional ao qual pertence o tema ou sugerir novo processo institucional (se for o caso)

Gestão da tecnologia e da inovação

Possibilidades de fomento e/ou fomentos já captados: Possíveis: FINEP \ CNPQ \CAPES \ BNDES

Instituições participantes:

IEN, CNEN-Sede e outros institutos da CNEN

Proponente:

Patricia Wieland/ Luana Sales

Objetivo Geral:

O objetivo geral deste trabalho é desenvolver uma infraestrutura informacional, gerencial e tecnológica, no domínio da área de engenharia nuclear, voltado para a gestão do conhecimento nuclear. A infraestrutura proposta tem como princípio estabelecimento de um ambiente de desenvolvimento de serviços e produtos de informação inovadores, desenvolvidos sobre a Plataforma Sapiens, e a partir da interlocução entre três principais pilares que compõe a formação de uma memória digital para a área nuclear - preservação do conhecimento nuclear, curadoria digital de dados de pesquisa e difusão do conhecimento nuclear -, identificando-os como um campo de estudo teórico e aplicado importante no contexto das ciências nucleares.

Objetivos Específicos:

Preservação do conhecimento nuclear

(2)

representação e transferência de conhecimento em condições limítrofes de risco de perda, por exemplo, de pesquisadores e tecnólogos próximos de aposentadoria;

Gestão de informação em ciência, tecnologia e inovação

Desenvolver camadas de aplicações – por exemplo, por mineração de dados - sobre as bases de dados da Plataforma Sapiens como objetivo de gerar analises gerenciais,

indicadores e projeções que apoiem os processos de gestão de CT&I para a área nuclear e para o IEN em particular.

Analisar e propor ferramentas de governança que gerem indicadores da produção científica institucional;

Pesquisar sobre Inteligência Competitiva visando subsidiar o planejamento estratégico institucional.

Difusão do Conhecimento Nuclear

Desenvolver serviços inovadores de informação capazes de assegurar a transferência adequada de informação e conhecimento nuclear para os extratos sociais interessados: pesquisadores, estudantes, formadores de opinião, políticos. Esse objetivo específico inclui o desenvolvimento de modelos, dispositivos e canais de divulgação científica e a produção de conteúdos, por exemplo, para o ensino a distância; inclui também desenvolvimento e aplicação de estratégias de marketing para sistemas de informação técnico-científicos. Curadoria digital de dados de pesquisa

Desenvolver ferramentas tecnológicas e gerencias para o arquivamento e para a preservação digital de longo prazo dos dados abrindo possibilidades para o uso, reuso, recuperação, acesso e compartilhamento dos dados.

Preservação da memória digital técnico-científica

Estabelecer uma política de preservação digital capaz de assegurar a perenidade dos acervos digitais do IEN, que inclua: estratégias, metadados, normas, padrões e protocolos, ferramentas de software e políticas de sustentabilidade.

Campo de pesquisa

Consolidar a área de gestão do conhecimento nuclear como um campo de pesquisa teórica e aplicada no IEN, transformando o Instituto num centro de excelência neste domínio. Pesquisar sobre o tema gestão do conhecimento em instituições de pesquisa, analisando casos de boas práticas em gestão do conhecimento nacionais e internacionais e propondo as que melhor se adéquam as necessidades institucionais;

Visibilidade e Valorização da produção acadêmica institucional Divulgação dos indicadores da produção científica institucional;

Analisar e propor ações de estímulo e valorização da força de trabalho do IEN.

Justificativa/Relevância:

De acordo com WiGG(1999)1, o conhecimento é o recurso básico que governa a natureza e

1 WIIG, Karl M. Application of knowledge management in public administration. USA, 1999.

(3)

a direção das ações, que aplicado de forma inadequada implicará em procedimentos que terão como base a ignorância e que serão perpetrados de forma arbitrária ou sem efetividade. Esse comitê entende ainda que a viabilidade de qualquer sociedade depende da qualidade do fornecimento dos serviços públicos e implantar gestão do conhecimento no setor público não significa apenas disponibilizar esses serviços on-line e melhorar sua forma de acesso por parte do cidadão. Significa um novo caminho estratégico visando à melhoria do desempenho e do relacionamento interno e externo das organizações desse setor. Para isso, faz-se necessário implementar um conjunto de processos, mediados pela tecnologia, que possam modificar as interações, em uma escala maior, entre os cidadãos, o governo e as instituições públicas e privadas. Nas instituições que se dedicam à pesquisa científica, especialmente na área nuclear, que produzem e consomem intensamente dados e informações, as questões relacionadas à gestão e a preservação do conhecimento são ainda mais críticas. Isso pode ser constatado nos diversos relatórios publicados pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, 2008a; 2008b; 2011a;)2

A missão do Instituto de Engenharia Nuclear é contribuir para o bem estar da sociedade e seu desenvolvimento sustentável por meio de inovações tecnológicas e formação de recursos humanos para os setores nuclear e correlatos. Para tal, o conhecimento, entendido como algo pessoal e pertencente aos indivíduos que compõem a organização, necessita ser capturado, mapeado, desenvolvido e distribuído a todos e em todos os níveis da instituição, a fim de que esse conhecimento se torne efetivamente uma vantagem competitiva e possibilite o crescimento e a perenidade do instituto.

A inovação também é uma questão de conhecimento, precisa da interação entre atores internos e externos, necessita do gerenciamento de conhecimentos internos e de competências muito bem definidas, atualizadas e disponibilizadas, necessita ainda da produção do conhecimento relativo ao ambiente externo da instituição, bem como de mecanismos de preservação e compartilhamento de dados e informações para consulta e reutilização no desenvolvimento de novas pesquisas, objetivando o aumento da capacidade de produção científica em conformidade com os objetivos estratégicos da instituição e em consonância com as necessidades de mercado e da sociedade como um todo.

Diante de todo esse desafio, a perda do capital intelectual, em função do processo de esvaziamento dos quadros técnicos da instituição (devido às aposentadorias e a falta de concursos públicos) torna-se cada vez mais preocupante e deve ser entendido como uma das prioridades institucionais.

Nesse sentido, a proposta da área temática “Gestão e Preservação do Conhecimento Nuclear” se apresenta como solução estratégica emergencial para difusão, fixação e compartilhamento dos conhecimentos produzidos por pesquisadores do Instituto, tendo

2 IAEA. Web harvesting for nuclear knowledge preservation. Vienna, 2008a. 41 p. (IAEA/STI/PUB/1314; IAEA NUCLEAR ENERGY SERIES-NG-T-6.6).

IAEA. Fast reactor knowledge preservation system: taxonomy and basic requirements. Vienna, 2008b. 79 p. (IAEA/STI/PUB/1320; IAEA NUCLEAR ENERGY SERIES-NG-T-6.3).

IAEA. Comparative analysis of methods and tools for nuclear knowledge

preservation. Vienna, 2011. 102 p. (IAEA NUCLEAR ENERGY SERIES-NG-T-6.7;

(4)

como elemento norteador o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

A presente temática já vem sendo alvo de nossas investigações tendo sido registrada em artigos de periódicos, trabalhos em congresso e outras palestras sobre o assunto, conforme abaixo:

SALES, Luana. F. ; SAYÃO, Luís Fernando . O impacto da curadoria digital dos dados de pesquisa na Comunicação Científica. Encontros Bibli, v. 17, p. 118-135, 2012.

SALES, Luana Farias ; SAYAO, L. F. . Inovações tecnológicas: grandes pensadores e seu reflexo nas bibliotecas. In: Sueli Mara Soares Pinto Ferreira; Maria das Graças Targino. (Org.). Conhecimento: custódia & acesso. 1ed.São Paulo: SIBIUSP, 2012, v. 1, p. 46-71.

SAYAO, L. F. ; SALES, Luana Farias . Curadoria digital: um novo patamar para a preservação de dados digitais de pesquisa. Informação & Sociedade (UFPB. Online), v. 22, p. 1, 2012.

SAYAO, L. F. . Uma outra face dos metadados: informações para a gestão da preservação digital. Encontros Bibli, v. 1, p. 1-31, 2010.

SALES, Luana. F. Bibliotecas científicas à beira do abismo: perecer ou voar nas asas da e-science. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

SAYAO, L. F. Repositórios digitais confiáveis para preservação de periódicos eletrônicos científicos. PontodeAcesso (UFBA), v. 4, p. 45-67, 2010.

SAYAO, L. F. et al. Implantação e gestão de repositórios institucionais : políticas, memória, livre acesso e preservação. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2010. v. 1. 365p .

SAYAO, L. F. . Metadados de preservação: informações para a gestão da preservação de objetos digitais. In: Maria Celina Soares de Mello e Silva. (Org.). Segurança de acervos digitais. 1ed.Rio de Janeiro: Museu de Astronomia, 2012, v. 1, p. 109-128.

SAYAO, L. F. ; MARCONDES, C. H. . Software livre para repositórios institucionais: alguns subsídios para a seleção. In: Sayão, Luis Fernando et al. (Org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2010, v. , p. -.

Resultados esperados (Metas Físicas):

Espera-se construir conhecimentos para a proposição de diversas ações que permeiem e subsidie a implantação de uma cultura de gestão do conhecimento na instituição, quais sejam:

1) Metodologia e ferramentas de gestão do conhecimento levantadas no mercado para implementação no Instituto;

(5)

compartilhamento do conhecimento em um ambiente de pesquisa nuclear delineados; 3) Ambiente informacional voltado para a gestão, o arquivamento, recuperação

precisa e a preservação por longo prazo de dados e resultados de pesquisa do IEN; 4) Estratégias para o compartilhamento e o reuso dos dados de pesquisas na área

nuclear analisadas, comparadas e adaptadas para a realidade do Instituto;

5) Mecanismos de ampliação do acesso e da visibilidade da produção científica institucional implementados;

6) Ferramentas de governança voltadas para a geração de indicadores da produção científica institucional implementadas;

7) Práticas e/ou ferramentas de gestão que solidifiquem os conceitos sobre motivação, criatividade, inovação e a gestão de competências consolidadas;

8) Ações de estímulo e valorização da força de trabalho delineadas; 9) Ações voltadas para a difusão do conhecimento nuclear estabelecidas;

10) Aplicação das práticas de Inteligência Competitiva para subsidiar o planejamento estratégico institucional.

11) Política de preservação digital definida

12) Prática de ações voltadas para a preservação da memória digital técnico-científica 13) Grupo de pesquisa em gestão e preservação do conhecimento consolidado e

registrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq.

2 – IMPACTOS E TRANSFERÊNCIA DOS RESULTADOS PREVISTOS PELO PROJETO

Setor Econômico de impacto potencial do tema (permitida a apresentação de mais de um):

Pesquisa e desenvolvimento científico

Impacto Científico:

Em âmbito geral, a Gestão do Conhecimento Nuclear – incluindo as questões de preservação, disseminação, compartilhamento de informações – tem um impacto considerável no encurtamento do ciclo de comunicação científica, dado que as informações tratadas semanticamente estão prontas para o reuso em contextos distintos - multidisciplinares e transversais - sem que seja necessário recriá-las, o que nem sempre é possível ou viável técnica e economicamente.

Aliado a isto, especificamente, uma boa gestão de dados permite uma verificação confiável dos resultados das pesquisas e abres a possibilidade para que novas pesquisas e projetos inovadores sejam desenvolvidos tendo como base informações já devidamente arquivadas. Isto se torna ainda mais importante quando as pesquisas são financiadas por investimentos públicos.

(6)

Impacto Tecnológico:

Padrões e modelos são cruciais em qualquer contexto na qual a informação é gerenciada. As metodologias, padrões e práticas desenvolvidas pelo projeto, incluindo o desenvolvimento modelos de bases de dados, software de extração e análise de dados e esquemas de representação (metadados), abre a possibilidade do desenvolvimento de novas formulações de documentos científicos que conjuguem e-prints e dados; interoperabilidade com os repositórios que seguem os padrões de dados ligados (linked data); compatibilidade com o padrão RDF (resource description framework) e, consequentemente, uma aproximação importante com a Web Semântica.

Impacto Econômico:

Os financiadores de pesquisa – principalmente os ancorados em fundos públicos - estão preocupados com a possibilidade de retorno dos seus investimentos em relação à qualidade dos resultados das pesquisas, dos desdobramentos sociais e em termos de otimização do potencial de reuso dos dados de pesquisa. De modo geral, agora as agências de pesquisa e financiamento exigem que as solicitações de auxílio incluam um plano de gestão de dados e estão cada vez mais exigentes nas questões concernentes com o compartilhamento e o livre acesso de dados de pesquisa financiados por recursos públicos. O conjunto de metodologias e estratégias da curadoria de dados de pesquisa torna-se essenciais diante das exigências impostas pelo cenário de uso sustentável dos recursos disponíveis para a pesquisa científica.

Impacto Social:

O desenvolvimento dessa área temática pretende promover uma maior a aproximação entre as atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação na área nuclear e a sociedade. Pretende-se contribuir de forma direta para uma maior aceitação pública da tecnologia nuclear através de ações de divulgação, valorização e acesso ao conhecimento produzido por pesquisadores e colaboradores do IEN, visando desmistificar alguns conceitos da área, na maioria das vezes, gerados por falta de informação e/ou inadequação dos canais de comunicação existentes.

Outro fato importante é que a sociedade está cada vez mais exigente em relação à transparência dos investimentos públicos. A área científica, apesar da nobreza dos seus propósitos, não está isenta dos olhares críticos do contribuinte. O próprio movimento de livre acesso é uma expressão clara desse fenômeno social: as suas demandas se estendem agora para o os dados de pesquisa, estabelecendo um realinhamento no diálogo entre produtores, financiadores e usuários de informação acadêmica e redesenhando as possibilidades de geração de conhecimento científico. A possibilidade de se citar formalmente dados nas publicações científicas cria novas métricas para a avaliação da qualidade das pesquisas disponíveis para a sociedade e seus representantes - como a grande imprensa, a mídia especializada e os políticos. Para a percepção do cidadão comum, os dados científicos armazenados e disponíveis abertamente, mesmo indecifráveis, se equiparam aos dados tornados públicos pelas políticas de transparência do governo.

(7)

Impacto Ambiental:

A proposta de gestão e preservação do conhecimento nuclear irá minimizar indiretamente os possíveis impactos ambientais na medida em que o compartilhamento e o reuso de dados e informações científicas evitam a duplicação de esforços e o dispêndio de recursos nas remontagens e na condução de experimentos que impliquem em efeitos sobre o meio ambiente, consumo de recursos naturais, etc..

Clientes do Projeto (explicitar se efetivos ou potenciais): Cliente efetivo:

• IEN

Clientes potenciais:

• Agência de fomento à pesquisa

• Universidade e Institutos de Pesquisa

• Órgãos governamentais envolvidos na gestão e na formulação de políticas de C,T&I

• Sociedade em geral

Licenciamentos previstos para atender aos objetivos especificos apontados: Não se aplica.

Mecanismos de transferência de resultados:

- Oferta de Workshops/Cursos de curadoria de dados digitais de pesquisa - Apresentação para gestores e formuladores de política de C,T&I

- Disponibilização de manuais/livro e guias de curadoria - Publicação de artigos e apresentação em congressos _ Orientação de trabalhos acadêmicos por parte da equipe

3 – INFRAESTRUTURA

RESUMO DA EQUIPE PARTICIPANTE (INTERNA E EXTERNA)

Equipe Titulação Instituição Total de HH (por semana)

Patricia Wieland D.Sc. IEN 4h

Luana Farias Sales M.Sc. IEN 8h

Luís Fernando Sayão D.Sc CNEN-CIN 4h

Joana Azambuja M.Sc IEN 4h

Andréia Maria da Silva M.Sc IEN 4h

Júlio Cesar Suíta D.Sc IEN 4h

Gilda Gama de Queiroz M.Sc Colaborador 4h

Paulo Augusto Berquó de Sampaio

D.SC IEN 4h

Rosa Maria Goncalves Lins Especialista IEN 4h

Almir Barbio de Azevedo Especialista IEN 4h

Vivian Borges D.Sc IEN 4h

Paulo Victor Rodrigues de Carvalho

D.Sc IEN 4h

(8)

RESUMO DA INFRAESTRUTURA DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES DISPONÍVEL (Sustentabilidade do projeto)

Principais instalações:

Fase 1 do Repositório de dados e informações (Plataforma Sapiens)

Principais equipamentos: Computadores e impressoras

NECESSÁRIA

Principais instalações:

Ampliação do Repositório de dados e informações (Plataforma Sapiens) Centro de Difusão do Conhecimento Nuclear

Principais equipamentos: Servidores de alto desempenho

Capacidade de armazenamento on-line

Softwares (repositório, mineração de dados, etc.) Maquetes, displays interativos, etc.

Pessoal:

Especialistas em informação / gestão do conhecimento (bibliotecários, estagiários e/ou bolsistas de biblioteconomia ou arquivo)

Especialista da área nuclear (físico ou engenheiro nuclear)

Especialistas da área de TI (analistas de sistemas/programadores)] Recepcionistas,

Expositores

4 - Anexar parecer(es) da(s) chefia(s) da(s) área(s) que poderá(ão) disponibilizar recursos humanos e/ou infraestrutura.

Neste item deverão ser anexados documentos emitidos pelos responsáveis, apresentando os pareceres sobre a disponibilização dos recursos pleiteados.

Referências

Documentos relacionados

13 Assim, a primeira fase no momento da dispensa de um MSRM é a validação da receita, por isso, independentemente do modo de disponibilização da prescrição, a receita

 Ao clicar no botão Congurar Apresentação de Slides , uma caixa de diálogo será aberta (gura 59), para que congurações sejam estabelecidas, tais como tipo

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

The analysis found that there is an opportunity to (i) enact a planning strategy that reflects a sustainable development model and includes decisions about the future of the Amazon

Both the distribution of toxin concentrations and toxin quota were defined by epilimnetic temperature (T_Epi), surface temperature (T_Surf), buoyancy frequency (BuoyFreq) and

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

As resistências desses grupos se encontram não apenas na performatividade de seus corpos ao ocuparem as ruas e se manifestarem, mas na articulação micropolítica com outros

[r]