• Nenhum resultado encontrado

Antropologia visual: como transmitir esse conhecimento? 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Antropologia visual: como transmitir esse conhecimento? 1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Clarice E. Peixoto

INARRA-PPCIS Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:

O ensino da antropologia visual é, hoje, parte da formação de muitos antropólogos: cursos teóricos e práticos são realizados graças tanto à uma literatura internacional (e nacional) cada vez mais acessível, quanto à vulgarização dos equipamentos audiovisuais. Além disso, há mais recursos públicos para obtenção de equipamentos audiovisuais uma vez que o campo já é reconhecido pelas agências de fomento. Diria que, agora, temos que buscar, cada vez mais, o conhecimento das linguagens e técnicas fotográfica e fílmica, fundamentais para a produção do audiovisual em antropologia, e sua divulgação para público mais amplo. A ideia é apresentar um rápido panorama da antropologia visual que praticamos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.

Palavras-chave: antropologia visual e ensino; antropologia visual na UERJ, panorama da

antropologia visual

Já se passaram 20 anos desde a primeira aula de antropologia visual na UERJ, em 1994. Professora visitante, recém-chegada da França com doutorado nesse campo, e nenhuma experiência em sala de aula2. Auditório lotado: 65 alunos e grande expectativa!

Na bagagem, vários filmes sobre a história do cinema, desde as cronofotografias de Etienne-Jules Marey, Eadweard Muybridge e Felix-Louis Regnault aos filmes dos primeiros cineastas (irmãos Lumière, Georges Méliès, Robert Flaherty, Dziga Vertov, Jean Vigo...). E muitos filmes etnográficos clássicos e contemporâneos (Franz Boas, Marcel Griaule, Jean Rouch, Georges Rouquier, Yolande Zauberman, Dennis O'Rourke, Bob Connoly, Eliane de Latour, entre outros). Aluna de Jean Rouch, seguiria seus preceitos, e o primeiro deles era: “é vendo filmes, muitos filmes, que aprendemos como fazê-los”.

Muitas imagens e nenhum texto em português! Convencida de que não poderia transformar esse primeiro curso de antropologia visual em um intervalo de distração cinematográfica entre as disciplinas consideradas mais “sérias”, eu comecei a

1 Trabalho apresentado na 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 03 e 06 de agosto

de 2014, Natal/RN. Artigo será publicado no livro Antropologia Visual: perspectivas de ensino e pesquisa, organizado por João Martinho de Mendonça e Ana Lucia Ferraz. Coleção e-books ABA.

(2)

2

traduzir vários textos fundamentais à compreensão da constituição desse campo e à pesquisa e produção de imagens em antropologia. Essas traduções iniciais, junto com outras, deram origem em 1995 à primeira revista brasileira especializada nesse campo:

Cadernos de Antropologia e Imagem. Sem dúvida, Cadernos foi fundamental tanto para o

ensino da antropologia visual brasileira quanto para a divulgação das nossas produções. Um segundo ensinamento aprendido e a ser transmitido: nesse campo, não existe “entre o texto escrito e a imagem/som nem identidade nem oposição e sim complementaridade. Tanto uma arte quanto outra é difícil de produzir; tentar ordenar o que temos a dizer é uma outra façanha, é a arte da montagem: montagem de um texto, montagem de um filme. Esse ordenamento, essa classificação das imagens tem, como na construção de cada parágrafo de um artigo, um sentido discursivo e uma demonstração lógica”. (PEIXOTO 1998, p. 215). Assim, desde o início, texto escrito e texto visual compõem os programas dos cursos de antropologia visual da UERJ.

Com a criação da linha de pesquisa Imagens, Narrativas e Práticas Culturais/INARRA3 e do Núcleo de Antropologia e Imagem/NAI4 demos início à constituição de um acervo de filmes documentários com o objetivo claro de atrair o interesse dos demais colegas das ciências sociais. Foi indicando filmes “bons para dar aula” sobre tal ou tal questão, e propondo releituras de textos clássicos dos pais fundadores da antropologia — Marcel Mauss, Franz Boas, Bronislaw Malinowski, Margaret Mead, entre outros — que revelam o quanto eles estavam convencidos de que a descrição e análise de certas práticas culturais só eram possíveis por meio do registro de imagens, é que a antropologia visual uergiana obteve maior reconhecimento, tornando-se uma disciplina eletiva formalmente inscrita na graduação e na pós-graduação.

Se, ao longo desses anos, conquistamos colegas e muitos estudantes, o mesmo não se pode dizer da administração universitária: continuamos carentes de salas equipadas para as aulas de antropologia visuale sala para editar os filmes produzidos pelo INARRA. Apesar dessas dificuldades, o ensino e a pesquisa não arrefeceram.

Sobre como ensinamos

Como os códigos da antropologia visual não são os mesmos da antropologia escrita, é preciso ter claro que, para seguir esse caminho, temos que desenvolver uma

3 Criado em 1994, o INARRA está vinculado à pós-graduação, mas também atua na graduação e na

extensão. Foi credenciado como Diretório de Pesquisa do CNPq no mesmo ano de sua criação. Ver produção no site www.inarra.com.br

(3)

3

formação em leitura de imagens, em linguagens (fotográfica, cinematográfica, etc.) e nas técnicas específicas a cada uma delas. Como já disse Monique Haicault (1987, p. 233), “o audiovisual não é somente uma técnica, método, material, linguagem, ele pode se constituir como um produto de pesquisa”. Assim, não basta o conhecimento do campo e do instrumento de captação de imagens, devemos saber o que pretendemos apreender com as imagens e qual a sua contribuição específica para a pesquisa antropológica. O que essas imagens expressam melhor que as palavras? Como contribuem para o enriquecimento do saber antropológico? (PEIXOTO, 1998).

Convencida de que a linguagem imagética tem mais expressividade e força metafórica, tornando mais sensível a percepção dos fenômenos sociais já que é mais alusiva, mais elíptica e mais simbólica, baseei o ensino da antropologia visual em dois vértices: cursos teóricos e oficinas de imagem. Os primeiros estão voltados para a história do cinema e da constituição desse campo e, por vezes, focalizam algum tema específico. Nesses cursos, também discutimos as principais questões relacionadas ao uso da imagem na pesquisa antropológica, enfatizando as dimensões teórico-metodológicas. Desse modo, abordamos igualmente as transformações contemporâneas que ampliaram suas possibilidades e que levaram ao seu reconhecimento: um campo definido por um sistema específico de apreensão, produção e divulgação de conhecimento. Ao abrir novos caminhos à obtenção de informações e à interpretação do universo cultural investigado, as imagens podem contribuir de forma significativa para a análise das relações sociais.

Ao enfocar na etnografia audiovisual como uma forma de representação das culturas apresentamos, nas oficinas de imagem, as diversas abordagens técnicas e metodológicas de produção de imagens etnográficas. Para isso, são fundamentais os cursos de linguagens, de técnicas de filmagem e de captação de som, de decupagem e edição e, principalmente, os exercícios práticos, que exigem equipamentos audiovisuais, nos quais experimentamos o que foi transmitido nas oficinas. Nestas, o debate gira em torno do que queremos mostrar e como mostrar. Ou seja, que imagens fabricar para obter o que queremos mostrar? Que tipos de movimento de câmera (travelling, panorâmica horizontal / vertical, zoom in / out), e que enquadramentos escolher (quais planos e suas durações, quais ângulos)? Estamos no campo da linguagem, cuja forma se impõe como significado desde a observação inicial, interferindo na elaboração das imagens, dando-lhes sentido, e não podem ser usados arbitrariamente: câmera fixa / câmera móvel, câmera alta / câmera baixa (plongée / contre-plongée), plano detalhe / close, plano geral / plano americano, entre outros. Com essas imagens e esses sons (tipos de microfones para som ambiente /

(4)

4

depoimentos, suas vantagens e desvantagens, etc.) é necessário construir e escrever, falar e sustentar um discurso, dar significado preciso às nossas ideias.

Observando a história do cinema, podemos ver como a conquista da linguagem cinematográfica (à qual o vídeo está ligado) se confunde com a conquista da liberdade da câmera. Imóvel, nos primeiros tempos, ela se comportava como um espectador de teatro, sentado em sua poltrona, assistindo o desenrolar da ação de um mesmo ponto de vista e com um mesmo enquadramento. Quando a câmara começou a registrar a ação a partir de mais de um ponto de vista o cinema deu os primeiros passos na conquista da sua linguagem, utilizando efeitos de composição e de iluminação, aproximando ou acompanhando a ação, um objeto ou um personagem, deixando algo de fora do quadro, revelando ou omitindo significados onde antes só parecia existir o acaso. Nesse sentido, escolher é significar, um importante recurso de linguagem para, como disse Jean Rouch, contar uma história, nem que seja um pequeno fragmento de uma história maior.

Os desafios atuais

Quase três décadas já decorreram desde o desembarque da antropologia visual no Brasil, quando iniciamos os primeiros debates e criamos os primeiros Núcleos / Laboratórios / Grupos de Pesquisa. Desde então, esse campo tem se expandido de tal forma que já conquistou algumas das principais associações científicas (ANPOCS, ABA, SBS, RAM por exemplo), e está presente na maioria dos congressos e reuniões científicas do país. Mas, o mais importante é sua inserção em muitas universidades públicas brasileiras. Hoje, estão inscritos no Comitê de Antropologia Visual5 da ABA quase trinta núcleos ou grupos de pesquisa reconhecidos formalmente. Podemos, então, dizer que os cientistas sociais estão cada vez mais interessados na inserção das imagens nas suas pesquisas e isso tem estimulado a reflexão sobre o uso das imagens e, igualmente, sobre a participação direta dos grupos sociais estudados / filmados / fotografados na produção dessas imagens.

Avançamos ainda mais ao propor para a CAPES um Roteiro de Classificação da Produção Audiovisual6, dado o amplo consenso sobre a relevância do audiovisual

antropológico como produção intelectual e a necessidade de seu reconhecimento como merecedor de uma avaliação criteriosa através de um instrumento específico.

5 Ver blog http://antropologiavisualaba.blogspot.com.br/

6 O Roteiro de Classificação da Produção Audiovisual foi aprovado pelo CTC da CAPES para a área de

antropologia, em setembro de 2013, e a primeira avaliação da produção audiovisual foi realizada nesse mesmo ano. A área de sociologia também mostrou interesse em pontuar essa produção, e criou uma comissão para propor o Roteiro de Classificação da Produção Audiovisual para a área. Sem dúvida, trata-se do reconhecimento das ciências sociais de que esta é, de fato, uma produção intelectual.

(5)

5

Ou seja, muito avançamos. E agora, o que nos desafia?

Se ocupamos espaços nas universidades e nas associações científicas que revelam o crescimento vertiginoso da produção audiovisual nas ciências sociais, e se já temos um instrumento de avaliação dos nossos trabalhos, então, o momento é de reflexão: que antropologia visual é essa que fazemos no Brasil? Seria pertinente pensar na viabilidade de construir uma metodologia audiovisual, ou direções metodológicas, para as pesquisas sociais que usam imagens? Isto porque, se acreditamos que não basta sair por aí com uma câmera na mão registrando situações sociais para produzirmos imagens etnográficas, já que para isso é fundamental conhecer técnicas e linguagens, então o desafio atual é uma reflexão mais aprofundada sobre as interseções entre as ciências humanas e visuais, considerando a relevância epistemológica do saber-como e do saber-para-que.

Referências

HAICAULT, M. L´audio-visuel dans la pratique scientifique en sociologie. Enseignement et recherche. In Pratiques audio-visuelles en sociologie. Actes de la Rencontre de Nantes, 1987. p. 225-237.

PEIXOTO, C. E. Caleidoscópio de imagens: o uso das imagens e a sua contribuição à análise das relações sociais. In FELDMAN-BIANCO, B.; MOREIRA L. M. Desafios da

Imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. São Paulo: Papirus, 1998 /

2001. p. 231-224.

ROUCH, Jean. Introduction à la caméra et les hommes. In DE FRANCE, Claudine. Pour

Referências

Documentos relacionados

telecomunicações podem solicitar relatórios de emissões no processo de concurso e têm objetivos de emissões dos seus fornecedores (uma empresa de telecomunicações entrevistada

Neste artigo discutimos alguns aspectos característicos da sociedade a que Bauman denominou de “líquida”, a partir de As cidades invisíveis, de Italo Calvino –uma obra 6 por

Ou talvez você tenha apenas reservado um tempo para se sentar e refletir sobre a Mensagem, para chegar um pouco mais perto daquilo que satsang significa para você, para mergulhar

Tudo começou com o Josué, um cara da FFLCH-História, que inclusive tinha mania de fazer uma oposição ferrada contra a minha gestão (dessa forma, alguns membros

Há amplo espaço para preocupação quanto às dificuldades para aprovação de reformas necessárias à contenção do déficit público, peça crucial para o sucesso

EDITAL CONCURSO PÚBLICO 04/2012 1 A PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOAO DA SERRA faz saber que realizará, em local, data e horário a serem divulgados oportunamente,

Na eventualidade da analgesia de longa duração de ação não ter sido estabelecida antes do fim da cirurgia, poderá ser necessário continuar a administrar Remifentanilo Sidefarma para

Então, preste atenção neste ponto muito importante, de que tanto é assim, que não é pelo fato de os crentes continuarem sujeitos ao pecado, mesmo depois de