• Nenhum resultado encontrado

ESCRITÓRIO DE COBRANÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCRITÓRIO DE COBRANÇA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ESCRITÓRIO DE COBRANÇA

FICHA TÉCNICA

Setor da Economia : terciário Ramo de Atividade: serviço

Tipo de Negócio: cobranças de débitos em aberto Produtos Ofertados/Produzidos: serviço de cobrança Investimento inicial : R$ 30mil

Área: 30m²

APRESENTAÇÃO

Esse tipo de empresa presta serviços a companhias de setores e portes variados, cuidando da cobrança extrajudicial e, em alguns casos, judicial, de dívidas e do fornecimento de informações para a elaboração de cadastros de clientes. A prestação de serviço, ato por natureza intangível, tem como objetivo a satisfação de um desejo ou suprimento de uma necessidade independente da posse de um bem físico. É por isso que, como elementos difíceis de medir, provar ou sentir que são, os serviços devem ser "vendidos" ao consumidor como algo palpável.

MERCADO

Diante da conjuntura econômica atual, esse tipo de serviço tem sido bastante requisitado, pois o índice de inadimplência mantém-se elevado em todo o país. Assim, há bastante espaço para a implantação de novas empresas. Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que e por que compram, como e quando contratam seus serviços e quais são os setores que apresentam as maiores incidências de inadimplentes são avaliações essenciais para o sucesso de seu negócio. Boas dicas para alcançar seus objetivos quanto ao mercado são: lançar um olhar crítico sobre seu futuro negócio; analisá-lo do ponto de vista do consumidor e a partir daí definir o mercado a ser atingido. Você pode começar por identificar segmentos de mercado específicos nos quais você deseja atuar, para em seguida analisar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores do serviço que sua empresa irá "vender".

LOCALIZAÇÃO

A escolha do local para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. Lembre que as atividades econômicas da maioria das cidades são regulamentadas em conformidade com um Plano Diretor Urbano (PDU). É essa Lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar no imóvel escolhido por você. Esse deve ser seu primeiro passo para avaliar a implantação de sua empresa. Na Prefeitura de Vitória esse documento é fornecido a partir de consulta no site. Feita a "Consulta Prévia ao PDU", certifique-se de que o local escolhido oferece a infra-estrutura adequada à sua instalação e propicie seu crescimento. É fundamental avaliar a facilidade do acesso para os clientes, lembrando aí que o perfil de sua clientela é determinante para essa definição.

ESTRUTURA

O negócio não requer uma infra-estrutura muito elaborada, exigindo apenas uma área aproximadamente de 30m², onde serão instalados os móveis e equipamentos

(2)

do escritório.

EQUIPAMENTOS

Os equipamentos básicos são: - Telefone, fax e computadores; - Arquivos;

- Móveis de escritório;

- Automóvel e/ou moto (nesse processo é estratégico, já que permite obter agilidade e eficiência).

INVESTIMENTOS

O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do quantitativo de que dispõe o investidor. Considerando um escritório de pequeno porte, montada numa área de 30m², será necessário um investimento de R$30 mil aproximadamente.

Obs.: os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale ou não a pena aprofundar a análise de investimento.

PESSOAL

Irá variar de acordo com a estrutura, alguns profissionais podem ser empregados do Escritório ou contratados somente quando necessário, porém, se faz necessário que os profissionais tenham conhecimento básicos, do ponto de vista jurídico e dos trâmites do processo de cobrança. O quadro mínimo recomendado seria de um oficce-boy e de uma telefonista, neste caso, o próprio empreendedor realizaria as visitas aos clientes e a cobrança.

PROCESSOS PRODUTIVOS

Tipos de serviços que podem ser ofertados:

-Cobrança Convencional: consiste em serviços de cobrança junto a Bancos, financeiras, administradoras de cartões de crédito, administradoras de consórcios, seguradoras e lojas comerciais, etc.

-Cobrança Judicial: consiste em conduzir a negociação com o cliente, visando esclarecê-lo a respeito do que poderá ocorrer quando da propositura da ação judicial.

COMO EFETUAR A COBRANÇA

A maneira correta de se efetuar uma cobrança é seguir as seguintes etapas:

-1º Passo. Inicia-se a negociação com um contato com o inadimplente, por carta ou telefone, informando-o da existência da dívida com determinada empresa e

convidando-o a negociar a mesma;

-2º Passo. Frustrada essa primeira tentativa, recorre-se à visita de um representante do escritório ao inadimplente;

-3º Passo. Não obtendo sucesso, lança-se mão da via judicial para saldar-se a dívida.

Obs.: deve-se ter em mente que o inadimplente não pode ser obrigado a saldar a dívida, nem sequer a receber as correspondências ou atender às ligações ou ao representante do escritório. E essas atitudes têm que ser efetuadas de modo a não constrangê-lo. Frustradas as tentativas amigáveis, entrega-se a cobrança a um advogado que a executará em juízo.

(3)

COMEÇANDO

Uma vez colocado em funcionamento o novo negócio, estabelece-se um novo desafio: a sua gestão competitiva, capaz de oferecer ao mercado os melhores produtos e serviços e assegurar o melhor retorno do capital empregado.

Gerenciar o negócio significa colocar à prova o talento, o conhecimento e a experiência do empreendedor, dentro do mais elevado grau de profissionalismo. Administrar é o processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho de todos que fazem parte direta ou indiretamente da empresa e o uso de todos os recursos organizacionais para que se atinjam os objetivos estabelecidos. Tais informações e formações podem ser adquiridas através de treinamentos, cursos e palestras tipo: Administração Básica para Pequenas Empresas, Técnicas para Negociações, Lucratividade – Crescer – Sobreviver ou Morrer, Análise e Planejamento Financeiro, Controles Financeiros, Desenvolvimento Das habilidades Gerenciais, Gestão de pessoas, entre outros.

CLIENTES

Os consumidores deste tipo de serviço, geralmente, são empresas de pequeno e médio porte, que utilizam o recurso de contratação de um Escritório de Cobrança a fim de não precisar dispor de funcionários para realizar esta atividade, optando pela terceirização de uma parte de seu departamento financeiro. Esta tendência é cada vez mais forte entre as empresas.

DIVULGAÇÃO

O ditado popular diz que “a propaganda é a alma do negócio”, mas a gente pode continuar dizendo que os "músculos" também são importantes. Assim, entendemos que dotar os clientes internos (os funcionários, os "músculos" do negócio) de informações sobre os serviços oferecidos é tão ou mais importante que, efetivamente, vendê-lo ao cliente externo. Voltando à "alma do negócio", concluímos que para atingir o consumidor e garantir as vendas, você deve planejar o seu marketing. E como fazer isso? Bem, a primeira sugestão é partir para uma análise da sua realidade: identifique quais são os custos de seus serviços, adapte-os e busque a otimização de sua alocação. Mantenha seus consumidores motivados partindo para uma revisão da sua estrutura de comercialização avaliando, paralelamente, se essa estrutura atinge seu mercado-alvo com sucesso. Não perca de vista que o marketing deve ser contínuo e sistêmico. Considere ainda que num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. Avaliar os desejos e necessidades de seus clientes ou usuários em relação a funções, finanças, facilidade, "feeling" (sensibilidade) e futuro.

DIVERSIFICAÇÃO

A diversificação junto ao concorrente será no percentual cobrado em cada serviço executado, independentemente do recebimento da dívida ou não. Honestidade, eficiência e agilidade também fazem diferença.

LEMBRETES

É muito importante nessa atividade que o responsável pelas cobranças tenha conhecimento aprofundado do código do consumidor e informações de cunho jurídico para avaliar até aonde pode ser feito o serviço e qual a melhor forma mediante as diversas situações que surgirão, afinal, estamos tratando de uma questão delicada – cobrança.

(4)

NOTÍCIAS

Inadimplência fecha 2009 com crescimento de 5,9%, aponta Serasa Folha Online - 12/01/2010

A inadimplência do consumidor encerrou 2009 com crescimento de 5,9%, na comparação com 2008, de acordo com a Serasa Experian. A alta é inferior à registrada em 2008, de 8%, sobre os números de 2007.

Segundo os economistas da Serasa Experian, "este cenário é justificado pela rápida recuperação e volta ao crescimento da economia, normalização do crédito, juros mais baixos e geração de empregos".

Já na comparação anual, em dezembro de 2009, a inadimplência teve queda 3,3%, em relação a dezembro de 2008. "É necessário lembrar que em dezembro de 2008, na comparação com igual mês de 2007, a inadimplência do consumidor chegou a crescer 12,8%, devido ao auge da crise financeira no Brasil, se tornando uma base elevada para comparação", informa a Serasa.

"Como em dezembro de 2009 o país cresce e tem um ambiente de maior confiança, a relação anual é negativa", avaliam os economistas da Serasa Experian.

Na análise mensal, dezembro contra novembro de 2009, o indicador de inadimplência do consumidor registrou evolução de 3%, representando o maior índice desde abril de 2009.

As dívidas com os bancos lideraram o ranking de representatividade da inadimplência do consumidor no país. Em 2009, a modalidade representou 45%, no indicador. No ano anterior este percentual era de 43,2%.

Em seguida estão as dívidas com cartões de crédito e financeiras, representando 35,9% de janeiro a dezembro deste ano. No acumulado de 2008, a participação da mesma modalidade era de 33,7%.

Em terceiro lugar, aparecem os cheques sem fundos, com 17,2% de representatividade no acumulado de 2009.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u677907.shtml

CURSOS E TREINAMENTOS

O SEBRAE/ES disponibiliza para o empresário uma carteira com mais de 30 títulos de cursos e palestras abordando os mais variados temas e objetivos. A Educação Empresarial do SEBRAE é um instrumento para que os obstáculos encontrados sejam superados com maior facilidade ampliando, conseqüentemente, o horizonte de conhecimentos necessários nessa função.

Cursos: Técnicas de Vendas; Marketing: Uma Estratégia de Vendas; Gerência de Equipes de Vendas; Gerência de Rotinas e Procedimentos em Vendas; Atendimento ao Cliente; Como Vender mais e Melhor; Iniciando um Pequeno Grande Negócio; Empretec; Administração Básica para Pequenas Empresas; entre outros.

Palestras Gerenciais : Atendimento a Clientes; Comece Certo – Planejamento e Análise; Determinação do Capital de Giro; Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência; Promoção de vendas; Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda; A Empresa e os Novos Tempos; Qualidade no relacionamento ao cliente; Como Conquistar e Manter Clientes.

A programação anual pode ser consultada no site: www.sebraees.com.br no link Cursos e Palestras.

(5)

SEBRAE/ES

Av. Jerônimo Monteiro, 935, Ed. Sebrae – Centro, Vitória/ES CEP: 29010-003

Canal de Relacionamento: 0800 570 0800

Curso Online de Análise de Crédito e Cobrança

http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/cursos

Como Montar e Administrar um Escritório de Cobranças http://www.rendanarede.com/cobranca.htm

EVENTOS

O empreendedor deve estar sempre em contato com as entidades e associações para obter informações sobre os eventos que ocorrerão dentro da sua área (tipo, data, local de realização). Os eventos como feiras, roda de negócios, congressos, etc., são muito importantes para o empresário ficar por dentro das tendências de mercado, conhecer novos produtos e tecnologias, realizar parcerias e fazer bons negócios.

Onde pesquisar: União Brasileira de Feiras e Eventos - http://www.ubrafe.com.br Congresso Consumidor Moderno de Crédito, Cobrança e meios de Pagamento Local: Hotel Transamérica

Endereço: Av. Nações Unidas, 18591- Santo Amaro. Informações: (11) 3125-2297 http://www.ccmcc.com.br

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

Cabe sugerir consulta à “CARTILHA DO FORNECEDOR CAPIXABA”, que se encontra disponível na Biblioteca do SEBRAE/ES ou pelo site: http://www.procon.es.gov.br/download/Cartilha_Fornecedor_Capixasba.pdf

Essa atividade exige o conhecimento de algumas leis:

- Lei nº. 6.080/2003 – Código de Posturas e Atividades Urbanas do Município de Vitória – Regulamentada pelo Decreto nº 11.975/04. Ref.Proc. 5766168/03. Lei nº 6.412/05 - acrescenta inciso IX ao § 2º.Alterada pelas Leis nºs 6.679/06 e 6.680/06. Acrescentado inciso IX ao § 2º do Art. 99, pela Lei nº 7.063/07. Regulamentado inciso III do Art. 194, pelo Decreto nº 13.853/08. Acrescentado artigos pela Lei nº 7.598/08. Acrescentado § 3º no Art. 43, pela Lei nº 7.768/09 - § 3º. Na fixação de nomes de bens públicos municipais deverá ser reservado um percentual de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, para o gênero feminino.”(NR) - Alterada Redação do § 1] do Art. 19 pela Lei nº 7.775/09. Acrescentado Parágrafo único ao Art. 27, pela Lei nº 7.842/09.

- Lei nº. 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor) – Alterada pela Lei nº 8.656/1993, Lei nº 8.703/1993, Lei nº 8.884/1994, Lei nº 9.008/1995, Lei nº 9.298/1996, Lei nº 9.870/1999, Lei nº 11.785/2008, Lei nº 11.800/2008, Lei nº 11.989/2009 e Lei nº 12.039/2009.

(6)

REGISTRO ESPECIAL

Para registrar sua empresa você precisa de um contador. Profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxiliá-lo na escolha da forma jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas. Além disso, ele é conhecedor da legislação tributária à qual está subordinada a nossa produção e comercialização. Mas, na hora de escolher tal prestador de serviço, deve-se dar preferência a profissionais qualificados, que tenha boa reputação no mercado e melhor que seja indicado por alguém que já tenha estabelecido com ele uma relação de trabalho. Para legalizar a empresa é necessário procurar os órgãos responsáveis para as devidas inscrições:

- Registro na Junta Comercial ou Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas; - Registro na Secretária da Receita Federal;

- Registro na Prefeitura do Município; -Registro no INSS;

- Registro no Sindicato Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal); - Registro na Prefeitura para obter o alvará de funcionamento;

- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social - INSS”;

- Você deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a seu escritório para fazer a consulta de local.

LINKS INTERESSANTES http://www.successu.com.br http://www.equifax.com.br http://portalcallcenter.consumidormoderno.com.br http://www.ccmcc.com.br ENTIDADES

Central Fácil – Central de Atendimento Empresarial

É um sistema de atendimento que prevê a simplificação, racionalização e padronização dos processos de abertura de empresas, através de redução da burocracia.

Avenida Nossa Senhora da Penha, 1433 – Santa Luzia – Vitória – ES CEP 29045-401 Fone: 27- 2127- 3000 E-mail: facil@es.sebrae.com.br Horário de funcionamento: Segunda a sexta: 12 as 17:30 h.

DELEGACIA DE DEFESA DO CONSUMIDOR/ES

Praça Manoel Silvino Monjardim, 98 - Ed. Ada Centro – Vitória/ES CEP: 29010-520 Tel.: (27) 3223 0965

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - DPDC

Esplanada dos Ministérios, Bl–t – Brasília/DF CEP: 70064-900 Tel.: (61) 3429-3000

PROCON – VITÓRIA

(7)

29.045-230 Tel.: (0xx27) 3382-5545

http://www.vitoria.es.gov.br/procon/procon.htm

JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Av. Nossa Senhora da Penha, 1433 Praia do Canto - Vitória/ES CEP: 29045-401 Tel.: (027) 3135-3167

PREFEITURA DE VITÓRIA

SEDEC – DCOPP – Secretaria de Desenvolvimento Urbano Rua Vitória Nunes da Mota, 220, CIAC, Ed. Ítalo Batan Regis Enseada do Suá – Vitória/ES CEP: 29010-331 Tel.: (0xx27) 3135-1097

http://www.vitoria.es.gov.br/home.htm

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS

Praça Costa Pereira, no. 30 Centro Vitória/ES CEP: 29010-080 Tel.: 3132-1246

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL

Rua Pietrângelo de Biase, n°. 56, Centro Vitória/ES Tel.: 3322-0711 e 146

FORNECEDORES E FABRICANTES

O SEBRAE/ES se isenta de responsabilidades quanto à forma da atuação das empresas no mercado.

DISK MÓVEIS EQUIPAMENTOS DE ESCRITÓRIO LTDA .

Av. João dos Santos Filho, 165, Ilha de Santa Maria Vitória/ES CEP: 29040-700 Tel.: (027) 3200-2230

E-mail: diskmoveis@diskmoveis.com.br

TELEMÓVEIS – Soluções para todos os espaços Móveis para escritório e escolas. Linha completa de cadeiras para escritórios, auditórios, escolas, cinemas,

consultórios, etc... Av. Alberto Torres, 99, Ilha de Santa Maria, Vitória-ES CEP: 29040-700 Tel.: (0xx27) 3200-2350 / 3323-1892

e-mail: telemoveis@telemoveis.com.br

DI MARGON INFORMÁTICA

Micros, impressoras, suprimentos e periféricos. Assistência técnica completa Av. Rosendo Serapião de Souza Filho, 595, lj. 3, Mata da Praia Shopping Vitória - ES Tel.: (027) 3382-5333

http://www.dimargon.com.br

INFORVIX COMÉRCIO E MANUTENÇÃO - Tudo em automação Rua Taciano Abaurre, no. 25, cj. 601/602/603, Ed. Centro Empresarial da Praia, Sala 603, Enseada do Suá, Vitória/ES CEP: 29.050-470 Tel./Fax: (027) 3324-3510 Email: infovix@infovix.com.br

http://www.infovix.com.br

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

(8)

1996.

Direitos do Consumidor de A a Z. Edição SEBRAE / IDEC. p. 54

Aiub, George Wilson. Plano de Negócios: Serviços./George Wilson Aiub, Nadir Andreolla, Rogério Della Fávera Allegretti. 2.ed – porto Alegre : SEBRAE, 2000. Folha Online. Inadimplência fecha 2009 com crescimento de 5,9%, aponta Serasa. Acesso em 09.02.2010 - www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u677907.shtml

Adriana Monteiro Fonseca. PEGN . Chegou a hora de cobrar. Ed. 246, jul/96.

A Oportunidade de Negócios é um material meramente informativo acerca dos empreendimentos existentes no segmento correspondente ao seu título. Os dados apresentados são extraídos de publicações técnicas e, em linhas gerais, não têm a pretensão de ser um guia para a implementação dos respectivos negócios. É destinada apenas à apresentação de um panorama da atividade ao futuro empresário, que poderá enriquecer suas idéias com as informações apresentadas, mas carecerá de um estudo mais detalhado e específico para a implementação do seu empreendimento.

ÁREA RESPONSÁVEL E DATA DE ATUALIZAÇÃO

UAD – Unidade de Atendimento e Atendimento - SEBRAE/ES Data de atualização: Fevereiro de 2010.

Referências

Documentos relacionados

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Todavia, há poucos trabalhos sobre interferência de herbicidas no crescimento da cultura; portanto, visando avaliar os efeitos de amicarbazone e diuron + paraquat, estes foram

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus