• Nenhum resultado encontrado

compromisso A privatização inaugurou

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "compromisso A privatização inaugurou"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

compromisso

A privAtizAção inAugurou

umA novA etApA dA históriA dA Csn. A usinA pAssou por trAnsformAções

que permitirAm não só o Aumento dA produtividAde, mAs suA

AdAptA-ção à eConomiA globAlizAdA. ApesAr dAs mudAnçAs, porém, AlgumAs

trAdições forAm preservAdAs. umA delAs é o Compromisso Com A

edu-CAção voltAdA pArA o trAbAlho. por isso, mAnteve A esColA téCniCA

pAndiá CAlógerAs, em voltA redondA (rJ), e o Centro de eduCAção

teC-nológiCA, em CongonhAs (mg). e AindA Criou A fundAção Csn.

A Csn investiu r$ 13 milhões em projetos sociais ao longo de 2006, beneficiando mais de 400 mil pessoas, em cinco estados brasileiros

(3)

72

|

73

relAtório AnuAl 2006 csn

1999, o projeto visa possibilitar o aprimoramento social, educacional e emocional de crianças e adolescentes, de 8 a 18 anos, em situação de risco social, contribuindo para a formação de cidadãos com capacidade crítica, através da cultura.

Desenvolvido em parceria com instituições como a Casa da Criança e do Adolescente, a Casa do Bom Samaritano e a Casa Paz e Bem, o programa só permite a participação de alunos matriculados em escolas do sistema público de ensino. Em 2006, o projeto foi estendido para a cidade de Congonhas (MG), por meio de uma parceria com a prefei-tura municipal. Para 2007, a idéia é implantá-lo em mais três cidades da área de atuação da CSN.

O projeto engloba o fornecimento de alimentação, cesta bá-sica para as famílias, tratamento odontológico, transporte e uniformes para todos os participantes, bem como acompa-nhamento psicológico e de assistentes sociais.

As atividades culturais são complementadas por atividades recreativas, que funcionam como fatores de integração e de desinibição.

responsabilidade

social

COMPrOMiSSO COM A SuStENtABiliDADE – SEjA NAS

COMuNiDADES EM quE SE ENCONtrA PrESENtE, SEjA

NO trABAlhO CONStANtE PElO DESENvOlviMENtO

ECONôMiCO E SOCiAl DO PAíS, A COMPANhiA iNvEStE

COM rESPONSABiliDADE, BENEfiCiANDO MAiS DE

400 Mil BrASilEirOS

Desde os seus primeiros anos de operação, a CSN vem desenvolvendo políticas socialmente responsáveis, con-centradas hoje na fundação CSN. A Empresa tem forte compromisso com as comunidades onde atua e com o cres-cimento econômico e social do País, apoiando projetos nas áreas de educação, desenvolvimento comunitário, saúde, cultura e esporte. Em 2006, foram investidos r$ 13 milhões em projetos sociais, beneficiando mais de 400 mil pessoas, em 12 municípios de cinco estados brasileiros, sempre em parceria com entidades rigorosamente selecionadas.

projeto Garoto cidadão

um dos carros-chefe da fundação CSN é o Projeto Garo-to Cidadão, com atuação inicial nos Municípios de volta redonda e Barra Mansa, no Sul fluminense. Criado em

(4)

A metodologia do programa segue os quatro pilares estabe-lecidos pela unesco para o século XXi: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, que englobam aspectos cognitivos e técnicos e, ao mesmo tem-po, habilidades humanas e de relacionamento.

As principais atividades realizadas envolvem as seguin-tes áreas:

música

O projeto contempla música erudita, contemporânea e popular, principalmente de compositores e autores nacionais denominados clássicos brasileiros, e tem por objetivo a construção da capacidade crítica e do gosto musical, além de estimular a percepção audi-tiva, a sensibilidade, a afinação e o domínio rítmico de crianças e adolescentes. A atividade é formada por aulas práticas de instrumentos de cordas, sopro e per-cussão, teoria, percepção musical, história da música e canto-coral.

O humorista Ziraldo recebe o carinho dos fãs durante palestra promovida pela fundação CSN em volta redonda

(5)

74

|

75

relAtório AnuAl 2006 csn

dança

A atividade de dança engloba dança contemporânea, dan-ça de rua e balé clássico. O objetivo é promover a vivência do corpo, desenvolvendo a coordenação motora, musical, a expressão corporal e facial. A fundação CSN considera o domínio dessas habilidades fundamental para auxiliar crian-ças e adolescentes a expressarem sua individualidade.

artes plásticas

O programa é formado por oficinas de pintura, desenho, escultura, modelagem, grafite, entre outras. A idéia é pro-mover a reflexão, entre crianças e adolescentes, sobre a arte individualmente ou em grupo, interligando as di-versas linguagens cênicas e ampliando a percepção, a sensibilidade, o conhecimento, a imaginação e a capaci-dade de produzir manifestações artísticas.

artes cênicas

A atividade de artes cênicas tem por objetivos desenvol-ver a capacidade de relacionamento, a expressão gestual, a linguagem verbal e a percepção corporal, além de promover o despertar da percepção visual e auditiva. A metodologia de trabalho é composta por jogos intera-tivos e lúdicos, estudo de textos, preparação corporal e técnicas vocais.

oficina “ser e conviver”

O Projeto Garoto Cidadão enxerga a formação cultural como fator de descoberta de uma identidade sócio-cultural. Porém, a fundação CSN acredita que o desenvolvimento pessoal

A mão pesAdA do estAdo

A forte interferência do estado experimentada pela CsN durante os governos de JK e João Goulart iria se intensifi-car no regime militar. dentro do esforço de retomada do desenvolvimento nacional, o setor siderúrgico assistiu a uma diminuição de investimentos e de capital de giro. A CsN foi forçada a assumir compromissos, como a incorporação da Fábrica de Óleo palma (opalma) e a reorganização da Usina mogi das Cruzes, que se traduziam em despesas não planejadas. em 1967, pela primeira vez, a CsN deixou de promover a distribuição de dividendos e a participação nos lucros, tendo dificuldades até para repor peças, equipa-mentos e ainda para comprar matérias-primas básicas ao funcionamento da usina. As vendas estacionaram em 800 mil toneladas por ano. Foram tomadas algumas medidas para enfrentar a crise, como a redução de quadros, cortes na política salarial e a transferência para a prefeitura de Volta Redonda de parte de suas atribuições sociais. mas o maior desastre financeiro e administrativo chegaria em meados da década de 1970 – já no governo de emilio Garrastazu médici (na foto abaixo, em visita à CSN, em Volta Redonda,

(6)

move palestras com temas relevantes para a consolidação familiar, que é trabalhada em conjunto com o desenvolvi-mento pessoal da criança, integrando fatores importantes à descoberta individual e coletiva. As atividades da oficina também são divididas em módulos como o Estatuto da Criança e do Adolescente, higiene Pessoal, Ética e Cida-dania, violência Doméstica, Noções de Direito, Nutrição, Educação, entre outros.

para a vocação econômica da região atendida, benefi-ciando também pessoas desempregadas e idosas. Esse projeto engloba ainda doações de bens e produtos obti-dos em campanhas por ela promovidas.

inclusão diGital e social

Apoiar programas de inclusão digital e social também é o foco da fundação CSN. A ação ocorre por meio

unidade Volta redonda (rj)

Música 40 crianças e adolescentes Dança 35 crianças e adolescentes Artes Plásticas 15 crianças e adolescentes Artes Cênicas 90 crianças e adolescentes Oficina de Circo 30 crianças e adolescentes

unidade conGonhas (mG)

Música 60 crianças e adolescentes Dança de rua e Ballet 74 crianças e adolescentes Capoeira 55 crianças e adolescentes reforço Escolar e recreação 190 crianças e adolescentes Artes Cênicas 190 crianças e adolescentes

(7)

76

|

77

relAtório AnuAl 2006 csn

o projeto contribuiu para mudanças positivas em suas vidas, entre elas emprego formal, trabalhos temporários ou promoções; motivação para o retorno aos estudos e preenchimento do tempo ocioso.

Além disso, foram implantadas escolas de informática e cidadania, em parceria com o CDi, nas cidades de volta redonda, Barra Mansa e itaguaí (rj), Congonhas e Arcos (MG) e Araucária (Pr).

centro cultural da Fundação csn

Com o objetivo de disseminar e ampliar o acesso da comuni-dade ao desenvolvimento de valores culturais, o Centro tem o desafio da transformação social através da cultura. Situado na cidade de volta redonda, suas ações se dão por meio da promoção de seminários, oficinas, workshops, palestras, exposições, recitais e concertos. Em 2006, o Centro Cultural atendeu diretamente e de forma sistemática a mais de 6.000 pessoas, entre professores, alunos e demais profissionais envolvidos nos eventos e atividades e, aproximadamente, 25.000 visitantes e beneficiados pelos produtos culturais.

orquestra experimental

da Fundação csn

O programa é voltado para crianças e adolescen-tes, moradores de regiões em situação de risco social. O atendimento é feito através da formação orquestral, nos segmentos de instrumentos de corda, sopro e percussão, complementando o aprendizado com atividades das ofi-cinas de canto-coral, técnica vocal, teoria e percepção do Projeto informática e Cidadania – desenvolvido em

parceria com o Comitê para Democratização da infor-mática (CDi) –, que tem por objetivo preparar jovens e adultos carentes para o mercado de trabalho. O diferen-cial desta iniciativa está no trabalho de desenvolvimento pessoal e no resgate de auto-estima, usando a informá-tica como ferramenta da construção da cidadania. Pesquisa recente do instituto Superior de Estudos da re-ligião (iSEr), mostrou que 90% dos atendidos nos cursos supriram suas expectativas e 87% consideram que

O “Garoto Cidadão” oferece oficinas de música, dança e artes plásticas, entre outras atividades culturais

(8)

possibilitando que crianças, jovens e adultos, de baixa renda, tenham acesso a atividades culturais em áreas como música, teatro e artes visuais.

Em 2006, as oficinas atenderam a mais de 600 crian-ças, jovens e adultos. Na ocasião, o projeto recebeu do Governo do Estado do rio de janeiro o Prêmio Cultural Nota 10, como reconhecimento pelos serviços presta-dos à comunidade.

creativos, como o Dia das Crianças e a Semana do Meio Ambiente; mostra de cursos esportivos e demais atividades abrangendo a comunidade em geral.

centro de saúde oral

A saúde oral também não fica fora do escopo de ações sociais apoiadas pela fundação CSN: através do Centro de Saúde Oral (CSO), a instituição desenvolve projetos comunitários destinados à preservação da saúde bucal,

o milAGRe eCoNômiCo bRAsileiRo

o crescimento industrial disparado pelo “milagre brasileiro” – como ficou conhecido o plano econômico conduzido pelo ministro delfim Netto de 1969 a 1973 – exigiu o aumento da capacidade produtiva das siderúrgicas para suprir obras de vulto, como a construção da ponte Rio-Niterói (na imagem ao lado,

em foto recente). buscando adequar-se às metas, a CsN foi obrigada a cumprir um cronograma de obras

que visava à ampliação da produção para cerca de 4 milhões de toneladas em 1980. A expansão contou com empréstimos do banco mundial e recursos da própria CsN e previa três estágios de avanços, mas acabaria marcada por problemas, desde a concepção – já que a estrutura original da usina não suportava o crescimento planejado – até a aplicação dos recursos. o atraso na execução das obras criou embargos à liberação do empréstimo pelo banco mundial. A situação financeira da CsN tornou-se difícil e, durante os anos 80, a empresa só não foi à falência porque era estatal. Nesse cenário de crise, eclodiriam as pri-meiras greves da história da CsN, a mais violenta delas ocorrida em novembro de 1988.

(9)

78

|

79

relAtório AnuAl 2006 csn

por meio de parcerias com organizações não-governa-mentais (Ongs) e órgãos municipais. Em 2006, cerca de 7.000 crianças foram atendidas, nas cidades de volta re-donda, quatis, rio Claro e Pinheiral, no rio de janeiro, e Congonhas, em Minas Gerais.

realizado pela fundação CSN, em parceria com as pre-feituras das comunidades onde atua, o Projeto rindo à toa é destinado a crianças matriculadas até a 4ª série do Ensino fundamental, focando a odontologia em seus aspectos educativos e preventivos.

A idéia é estimular as crianças a promoverem a saúde oral, com foco na prevenção e na educação, adequando cada faixa etária à sua realidade e ao desenvolvimento próprio. As atividades incluem palestras, apresentação de peça teatral e prática de higiene, fisioterapia oral, com forne-cimento de um kit odontológico contendo itens básicos para a saúde bucal. Em 2006 foram atendidas 21.600 crianças da rede pública de ensino das cidades: itaguaí, quatis, Pinheiral, volta redonda, rio Claro, Congonhas e Barra Mansa. também em 2006, o projeto foi agraciado com o Prêmio iNDA de responsabilidade Social.

centro de educação tecnolóGica

General edmundo macedo soares

e silVa (cet)

Presente há mais de 40 anos na cidade de Congonhas (MG), o CEt contribui para a formação e a

capaci-tação profissional técnica dos estudantes, além de oferecer profissionais de qualidade para as empresas da região do Alto Paraopeba. Ao todo, em 2006, 498 alunos se matricularam nos sete cursos disponíveis: Aprendizagem industrial, Ensino Médio, técnico em Administração, técnico em Eletrotécnica, técnico em Eletromecânica, técnico em Mineração e técnico em Segurança do trabalho. Deste total, 97 receberam bol-sas de estudo integral e 18 parciais. Além disso, 79 alunos foram beneficiados com estágios em diversas empresas da região.

escola técnica pandiá

calóGeras (etpc)

localizada em volta redonda (rj), a EtPC prepara profissionais para o mercado de trabalho e para as univer-sidades. Devido à qualidade do ensino e dos modernos equipamentos e instalações físicas, a escola tornou-se re-ferência na região.

Em 2006, 1.224 alunos se matricularam nos seis cursos oferecidos: Metalmecânica, Eletromecânica, Eletrônica, in-formática, telecomunicações e telemática, sendo que 406 se beneficiaram com bolsas de estudo integral e parciais. Em continuidade aos projetos de responsabilidade social, a escola também beneficiou asilos e comunidades carentes por meio de campanhas de alimentos e agasalhos. Além disso, a EtPC promoveu um ciclo de palestras e orientação profissional, favorecendo 649 alunos de escolas públicas e privadas de volta redonda.

(10)

Referências

Documentos relacionados

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam