• Nenhum resultado encontrado

ROTINA SEMANAL - 1º anos. Semana de 10/05/2021 a 14/05/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ROTINA SEMANAL - 1º anos. Semana de 10/05/2021 a 14/05/2021"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ROTINA SEMANAL - 1º anos

Semana de 10/05/2021 a 14/05/2021

Professoras: Alessandra, Ana Lúcia, Isa, Regina, Quelli, Jaqueline Habilidades:

MMR EF12LP07: Reescrever cantigas, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, mantendo rimas, aliterações e assonâncias, relacionando-as ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

EF15LP01: Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa. EF15LP06: Reler e revisar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, o texto produzido, fazendo cortes, acréscimos, reformulações e correções em relação a aspectos discursivos (relacionados ao gênero) e aspectos linguísticodiscursivos (relacionados à língua).

EF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

EF01MA02: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

EF01MA06: Construir fatos básicos da adição e da subtração e utilizá-los em procedimentos de cálculos mentais, escritos e para a resolução de problemas.

EF01MA10: Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

EF01MA11: Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

EF01MA15: Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

MMR EF01MA17: Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

EF01CI05: Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.

(2)

EF01GE02: Comparar jogos e brincadeiras (individuais e coletivos) de diferentes épocas e lugares, promovendo o respeito à pluralidade cultural.

Todas as atividades deverão ser enviadas (fotos), em anexo por email, à respectiva professora de cada aluno(a). Seguem os emails:

1º A - Profª Alessandra: zink@professor.educacao.sp.gov.br 1º B - Profª Ana Lúcia: analufili@yahoo.com.br

1º C - Profª Isa: isavanellanaime@gmail.com

1º D - Profª Regina: rcarmocruz@professor.educacao.sp.gov.br 1º E - Profª Quelli: quellibetinelli@gmail.com

1º F - Profª Jaqueline: jaqueline.rodrigues@professor.saocarlos.sp.gov.br Artes - Profª Rita: ritamasiero@professor.educacao.sp.gov.br

Educação Física - Profª Jéssica: jsibioni@professor.educacao.sp.gov.br

Dia da semana Disciplina Conteúdo Habilidades

Segunda-feira 10 de maio

Português

Livro de Língua Portuguesa –

pág. 80 e 81 EF15LP01

Currículo em Ação – Ler e Escrever pág. 60

OBS. As palavras para ditar estão no final do roteiro. MMR EF12LP07 Matemática Livro de Matemática – pág. 18 e 19 ** 1ºC pág. 165 EF01MA02

Currículo em Ação – EMAI

pág. 54 EF01MA11

Terça-feira 11 de maio

Português

Livro de Língua Portuguesa –

pág. 82 e 83 EF15LP01

Currículo em Ação – Ler e Escrever pág. 62 MMR EF12LP07 Matemática Livro de Matemática – pág. 39 ** 1ºC pág. 166 EF01MA02

Currículo em Ação – EMAI

pág. 55 EF01MA10

História / Geografia

Currículo em Ação – Ler e Escrever

(3)

Quarta-feira 12 de maio

Ciências Currículo em Ação – Ler e Escrever

pág. 137 a 142 EF01CI05

Português

Livro de Língua Portuguesa –

pág. 84 e 85 EF15LP01

Currículo em Ação – Ler e Escrever pág. 63 MMR EF12LP07 Matemática Livro de Matemática – pág. 40 e 41 ** 1ºC pág. 167 EF01MA01

Currículo em Ação – EMAI pág. 56

OBS. Os números para ditar estão no final do roteiro.

EF01MA10

Quinta-feira 13 de maio

Português

Livro de Língua Portuguesa – pág. 86 e 87

MMR EF12LP07 Currículo em Ação – EMAI

pág. 155 e 156 MMR EF12LP07 Matemática Livro de Matemática – pág. 42 e 43 ** 1ºC pág. 168 (letra D e atividade 2) MMR EF01MA17 Currículo em Ação – EMAI

pág. 57 e 58 MMR EF01MA17 Sexta-feira 14 de maio Português

Livro de Língua Portuguesa –

pág. 88 e 89 EF15LP06

Currículo em Ação – EMAI pág. 157 e 158 MMR EF12LP07 Matemática Livro de Matemática – pág. 22 e 23 ** 1ºC pág. 169 (Atividades 4 e 5) EF01MA15

Currículo em Ação – EMAI

pág. 110 EF01MA10

LER E ESCREVER – pág. 60

● Bebeu ● Toucinho ● Amassar ● Foi ● Queimou

EMAI – pág. 56

- 18 - 46 - 77 - 51 - 07 - 63 - 28 - 15 - 19 - 31

(4)

ARTE

EE PROF LUIZ AUGUSTO DE OLIVEIRA

PROFESSORA RITA DE CASSIA MASIERO GIGLIO - ritamasiero@professor.educacao.sp.gov.br ATIVIDADES DE ARTE PARA A SEMANA DE 10/05 A 14/05.

TURMA – 1 ANOS A, B, C, D, E e F

Nome do aluno-_____________________________________________ Turma – 1 ______________

ORIENTAÇÕES – Estamos no 2º bimestre e iremos trabalhar a linguagem de Arte – Música. Assista as aulas de Arte do CMSP de quarta-feira e faça a atividade proposta na aula de Arte, iremos trabalhar as mesmas habilidades com atividades diferentes. A atividade do Roteiro semanal é para ser feita e o registro da atividade pode ser encaminhado por fotos por e-mail (ritamasiero@professor.educacao.sp.gov.br), a fim de contar presença para o aluno. No registro coloque o nome completo do aluno, a sala e a data. Respeitando as orientações da escola ao covid19. Lave as mãos. Fique em casa. Se tiver que sair se proteja. Use máscara.

Habilidade: (EF01AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em seu cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas

● formas distintas de manifestações da dança presentes em seu cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas)

As atividades são uma continuidade da semana passada.

Atividade 3 - Existe uma enorme diversidade de brincadeiras de pular corda em nosso país. Elas se diferenciam de região para região em relação aos gestos que compõem as sequências e às músicas cantadas durante a realização destas brincadeiras. Neste contexto, para vivenciar as duas brincadeiras: 1 - pular corda e 2 - cada macaco no seu galho, responsável providencie cordas individuais e giz branco e disponibilize um espaço para a criança posso brincar sem se machucar ou quebrar algo.

Primeira brincadeira (rítmica) - Pular corda

● Entregue a corda para criança, orientando a realização de sequências de movimentos de saltos e giros acompanhados de uma música (livre escolha) cantada ("Um homem bateu à

(5)

sua porta...", "Com quem você pretende se casar...", "Rei, capitão, soldado, ladrão.." , "Salada, saladinha...!” etc.).

● Cada criança deve pular corda individualmente, num ritmo lento, e contar qual o número de repetições consegue realizar em sequência, sem errar.

● Cada criança deve fazer a mesma contagem, agora com a corda sendo batida num ritmo rápido.

Segunda brincadeira (expressiva) - Cada macaco no seu galho – a ser brincada com mais crianças – opcional.

● Utilize o giz para fazer vários círculos no chão, dividindo as crianças em grupos de seis componentes, cinco ficam em volta do círculo representando os macacos e um fica no centro, para ser o caçador;

● A criança escolhida para ser o caçador cochila no centro da roda, enquanto os macacos giram de mãos dadas em sua volta, tomando cuidado para não fazer barulho;

● De repente, o caçador acorda e grita: cada macaco no seu galho! Todos devem correr pelo espaço e formar um novo círculo para não serem pegos;

● Quando o caçador achar que já está a bastante tempo num galho, vai dar novamente a ordem, para que todos procurem outro galho, tendo mais chance de pegar algum macaco; ● No término da brincadeira o caçador deve contar quantos macacos foram pegos na brincadeira.

(6)

EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO: Brincadeiras e jogos

HABILIDADE (EF01EF01B): Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos do contexto comunitário, respeitando as diferenças individuais e de desempenho.

QUERIDO(A) ALUNO(A), NA SEMANA ANTERIOR APRENDEMOS ALGUMAS BRINCADEIRASDEPULARCORDA.HOJE,IREMOSREALIZARDUASBRINCADEIRAS POPULARESQUESÃOCOMANDADASPORUMLÍDER:VIVO-MORTOESEUMESTRE MANDOU.

VIVO-MORTO:SEMPREQUEOLÍDERFALAR“VIVO”TODOSDEVEMFICAREM PÉ; SE ELE FALAR “MORTO” TODOS DEVEM SE ABAIXAR. ESSA É A FORMA MAIS CONHECIDA DA BRINCADEIRA, MAS TAMBÉM PODEMOS ACRESCENTAR OS COMANDOS “CARECA” (TODOS COLOCAM AS MÃOS NA CABEÇA) E “CABELUDO” (TODOSLEVANTAMASMÃOSPARACIMA).

SEU MESTRE MANDOU: O MESTRE INICIA O JOGO DIZENDO “SEU MESTRE MANDOU”EOSDEMAISDEVEMPERGUNTAR“FAZEROQUE?”.EMSEGUIDA,TODOS DEVEM OBEDECER AS ORDENS DO MESTRE COMO, POR EXEMPLO, DAR TRÊS PULINHOS, PULAR NUMPÉ SÓ,ANDAR DECOSTAS, SALTAR IMITANDOUM SAPO, ENCONTAR UM OBJETO PELA CASA, ETC. APROVEITE PARA TREINAR SUA LATERALIDADE DIZENDO TAMBÉM: LEVANTAR A MÃO DIREITA, SEGURAR O PÉ ESQUERDO,TOCARAORELHADIREITA,SEGURAROCOTOVELOESQUERDOETC. CASO VOCÊ AINDA NÃO TENHA MEMORIZADO QUAIS SÃO SEUS LADOS DIREITO E ESQUERDO,ESCREVA ALETRA “D”NA MÃO DIREITA “E” A LETRA ENA MÃOESQUERDA. VOCÊTAMBÉM PODEMARCAR UMDOS SEUSLADOS COMUMA FITINHA.

EM SEGUIDA, CHAME SUA FAMÍLIA PARA BRINCAR! VOCÊS PODERÃO ESCOLHERNOVOSLÍDERESACADARODADAPARAQUETODOSTENHAMCHANCE DEUSARSUACRIATIVIDADE.

Referências

Documentos relacionados

Especifica o tipo de atendimento (subscritor com prioridade ou assinante normal). Para chamadas feitas, o roteador envia esta categoria. Para chamadas recebidas, o roteador recolhe

No que respeita à satisfação e fidelização dos nossos clientes, os resultados do questionário de avaliação da satisfação dos encarregados de educação, demostrou um elevado

O Trompete é um instrumento de sopro da classe dos metais também conhecido como Pistão, feito em O Trompete é um instrumento de sopro da classe dos metais também conhecido como

Em esfera conclusiva, em linhas gerais sobre este item, é positiva a iniciativa da nova lei em tornar, em regra, pública condicionada à representação do

Neste sentido, este estudo buscou descrever as características demográficas e socioeconômicas das adolescentes entre 15 e 19 anos e jovens entre 20 e 24 anos de idade,

LÉGUA VILAR PRESA CAIÃO PRESA AZURVA ÍLHAVO ARADAS QUINTÃS MOITINHOS VERDEMILHO BOM SUCESSO SÃO BERNARDO GRANJA DE CIMA QUINTA DO GATO QUINTA DO TOJAL PÓVOA DO VALADO COSTA DO

[r]

Localities: Ladeira do Amendoim, Vale das Borboletas, Gruta do Sobradinho, Cachoeira da Lua.. Previous records: Belo Horizonte (Fernandes