• Nenhum resultado encontrado

Avaliação Formação Contínua mpsmcasanova1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Avaliação Formação Contínua mpsmcasanova1"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

© Casanova, M. P., Silva, M. A. & Silva, J. (2015). Avaliação de Formação Continua de Professores num Centro de Formação: um estudo de caso. Teresa Estrela et al. Atas do XXII Congresso da AFIRSE: Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. (pp.1266-1281).

Avaliação de Formação Continua de Professores

num Centro de Formação: um estudo de caso.

Maria Prazeres S. M. Casanova

Joana Margarida Baptista da Silva

Maria Adelaide Paredes da Silva

RESUMO

Compete aos Centros de Formação de Associação de Escolas desenvolver a formação contínua de docentes, visando satisfazer as prioridades formativas em con-texto escolar, tendo como referência os projetos educativos e curriculares, visando a melhoria da qualidade do ensino e dos resultados da aprendizagem dos alunos. Pro-move ainda a partilha de conhecimentos e skills, entre pares, orientados para o desen-volvimento profissional, tendo como objetivo consolidar a organização e autonomia da escola (cf. Decreto-Lei n.º 22/2014, artigo 4).

Definimos como objetivos desta investigação:

 Identificar as áreas/domínios e modalidades de formação;

 Analisar a avaliação dos formandos relativa às ações frequentadas;

 Conhecer as prioridades de frequência nas ações de formação.

A metodologia utilizada nesta investigação é de caráter quantitativo e qualitati-vo, utilizando o inquérito como instrumento de resposta fechada em escala de Likert e uma questão de resposta aberta, aplicado aos formandos-docentes em formação no ano letivo 2013/2014.

No presente estudo analisaremos os dados recolhidos relativamente a todas as ações realizadas neste Centro de Formação, considerando as diferentes áreas/domínios, modalidades, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professo-res em vigor.

Parece-nos que a avaliação da oferta formativa, por parte dos formandos, é muito significativa para a redefinição das prioridades formativas, de acordo com as necessidades identificadas quer pelos formandos quer ainda pelos Diretores dos Agrupamentos de Escolas ou Escolas não Agrupadas. Este processo avaliativo contribui também para a melhoria da qualidade dos serviços de formação contínua prestados pelo Centro de Formação, nomeadamente a nível da mobilização de recursos humanos qualificados e partilha de conhecimento por via de metodologias inovadoras e contex-tualizadas, numa lógica de resolução de problemas educativos.

PALAVRAS-CHAVE

(2)

RÉSUMÉ

Les Centres de Formation de l’association d’écoles sont responsables par la formation continue des enseignants, envisageant répondre aux priorités édu-catives dans le contexte des écoles, en ayant comme référence les projets

pé-dagogiques, dans le sens d’améliorer la qualité de l'enseignement et les

résul-tats de l’apprentissage des élèves. Favorisent également le partage des con-naissances et des skills interpairs, le développement professionnel des ensei-gnants et la consolidation de l'organisation et de l'autonomie des écoles (cf. décret-loi n ° 22/2014, article 4).

Les objectifs de la recherche:

• Identifier les domaines et les modalités de la formation;

• Analyser l'évaluation des enseignants en formation ;

• Connaître les priorités des professeurs par rapport à leurs besoins ; La méthodologie utilisée dans cette investigation est d’ordre quantitative et qualitative, par l’utilisation de l’échelle de Likert comme instrument d'en-quête un questionnaire de réponse fermées avec une question ouverte, qui a été appliqué à des enseignants en formation dans l'année scolaire 2013/2014. Dans cette étude, nous analysons les données recueillies dans toutes les ac-tions de formation effectuées dans ce Centre de Formation, par rapport aux différents domaines et modalités, selon le régime juridique de la formation des enseignants en vigueur.

L'évaluation de la formation par les enseignants, nous semble très significative

envi-sageant la redéfinition des priorités formatives, en matière de formation con-tinue, et en fonction des besoins identifiés soit par les enseignants en forma-tion, soit par les directeurs des écoles regroupées ou pas. . Ce processus d'évaluation contribue également à améliorer la qualité des services de forma-tion fournis par ce centre la formaforma-tion, notamment en ce qui concerne la mobi-lisation de ressources humaines qualifiées et le partage des connaissances à travers des méthodologies innovantes et contextulisées dans une logique de construction de réponses formatives pour résoudre des problèmes éducatifs.

MOT-CLÉ

Centres de Formation de l’association d’écoles, Évaluation de la formation,

Formation continue

L'évaluation de la formation continue des

profes-seurs dans le Centre de Formation des écoles

(3)

Introdução

Os Centros de Formação têm como missão a formação de docentes e demais atores educativos da Associação de Escolas à qual pertence. O Cento de Formação no seu quadro de autonomia estabelece parcerias diversas de forma a elaborar o Plano de Formação, o qual deverá ser o espelho das necessidades de formação detetadas nos diferentes atores educativos.

O caso que aqui apresentamos refere-se a um Centro de Formação de Associa-ções de Escolas da Região de Lisboa e Vale do Tejo que desenvolveu ao longo do ano letivo de 2013-2014 setenta ações de formação nas modalidades de curso de formação, oficinas de formação e módulos de formação.

1. O papel dos Centros de Formação de Associação de Escolas

Os Centros de Formação de Associação de Escolas são entidades que promo-vem a formação contínua de diferentes atores educativos. A formação contínua de pro-fessores baseia-se em alguns princípios orientadores que visam “a melhoria da quali-dade do ensino e dos resultados do sistema educativo”; a necessidade de contextuali-zação dos projetos formativos e a sua “adequação às necessidades e prioridades de formação as escolas e dos próprios docentes”; “valorização da dimensão científica e pedagógica” (Decreto-Lei 22/2014, art. 3º). É no quadro deste normativo que os Cen-tros de Formação possuem autonomia quer no domínio pedagógico, quer no domínio da organização da formação prioritária considerando as necessidades formativas diag-nosticadas e identificadas pelas escolas e nas escolas. Esta autonomia deverá ser ali-cerçada em liberdade responsável e em criatividade para encontrar espaços de forma-ção qualificada e qualificadora. O Centro de Formaforma-ção estabelece parcerias com enti-dades públicas e privadas para oferecer às Escolas e especificamente aos professores e demais atores educativos, formação contextualizada como forma de potenciar os recursos humanos existentes no concelho. As escolas em colaboração com os Centros de Formação devem assumir a iniciativa e a gestão do desenvolvimento profissional e pessoal dos seus profissionais para que os alunos possam realizar aprendizagens aprofundas e significativas capazes de serem facilmente transferidas e aplicadas para e em outros contextos.

De modo a que a formação seja de qualidade é necessário a capacidade de con-ceção e de implementação de planos de formação consistentes e adequados às priori-dades definidas pelas escolas, pelos professores e outros atores educativos em cotex-to.

2. Processo Investigativo

2.1. Caracterização das Ações de Formação

No presente estudo analisamos os dados recolhidos ao longo do ano letivo, nas diferentes ações de formação de docentes, que ocorreram num Centro de Formação Contínua de professores da DSRLVT (Direção de Serviços Região de Lisboa e Vale do Tejo). O público-alvo são os docentes que participaram em ações de formação promo-vidas por este Centro de Formação.

Utilizaremos dados apresentados em dois documentos distintos: a ficha de ins-crição na ação de formação e o questionário de avaliação da ação propriamente dita.

(4)

Formação. Pela análise da Figura 1 verificamos a existência de dois grandes grupos de Ações de Formação: umas especificais e direcionadas para colmatar necessidades for-mativas dos professores nos seus grupos de recrutamento e outras de caracter trans-versal, sendo estas últimas as que se realizaram em maior número considerando a tipologia Seminários/Conferências. É interessante verificar a existência de módulos de formação no que concerne à área da Cidadania, pressupondo trabalho prático e desen-volvido ao longo do tempo (Artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 249/92, de 9 de Novembro, o qual foi revogado pelo Decreto-Lei 22/2014).

Decidimos que as ações de formação sobre a temática da Biblioteca escolar seriam inseridas na categoria de ações de formação específicas dada a sua especifici-dade, muito embora as mesmas possam ser frequentadas por qualquer professor de qualquer grupo de recrutamento.

Figura 2: Número de Formandos por áreas de formação no que concerne a Ações de Formação Específica.

24 24

9 9

0 2

0 5 10 15 20 25 30

Ações de Formação Específica: Grupo de recrutamento

Ações de Formação Transversais

Cursos Oficinas Módulos de Formação

4

1 0 6

2

6 9

3 2

46 7

0

78

23 85

138

50 73

0 5 10 15 20 25 30

0 20 40 60 80 100 120 140

Total de ações de formação

realizadas Nº de Formandos Figura 1: Número de Ações de Formação de acordo com diferentes Modalidades de

(5)

Ao analisarmos a Figura 2 constatamos que existência de 9 grupos de formação específica. Inserimos neste grupo a formação referente à Biblioteca escolar, dada a sua especificidade.

Observamos que o indicador moda se regista nas ações de formação para a educação pré-escolar e para o 1º ciclo, sendo nestas ações de formação que se regista o maior número de formandos. Observamos ainda que as ações de formação para os Departamentos de Ciências Experimentais e de Humanidades e Ciências Sociais pos-suem um número significativo de participantes.

Figura 3: Número de Formandos por áreas de formação no que concerne a Ações de Formação Específica.

Ao observarmos a Figura 3 verificamos que as ações de formação sobre Tecno-logias de Informação e Comunicação apresentam um maior número de formandos (219 formandos). Observamos ainda que o segundo indicador moda se verifica em ações com temáticas diversas. Se agregarmos as ações de formação relativas a Práticas Peda-gógicas e a ação sobre Avaliação das Aprendizagens observamos que o número de formandos seria de 231, o que nos leva a inferir da importância dada pelos professo-res à sua prática letiva em contexto de sala de aula.

12

2 1 1

7

1

13 219

37 20

75

156

21

183

0 50 100 150 200 250

0 2 4 6 8 10 12 14

(6)

Figura 4: Modalidades de Formação Especifica e Transversal.

Observamos a existência de setenta Ações de formação distribuídas por Cursos de Formação, Oficinas de Formação e Módulos de Formação (Artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 249/92, de 9 de Novembro).

Figura 5: Modalidades de financiamento das Ações de Formação Especificas e das Ações de Formação Transversais.

Na Figura 5 constatamos que o indicador moda se regista nas ações de forma-ção financiadas na totalidade pelos formandos. É interessante constatarmos a existên-cia de ações de formação em que os formandos somente pagam 5 euros para despesas logísticas.

24 24

9 9

0 2

0 5 10 15 20 25 30

Ações de Formação Específica: Grupo de

recrutamento

Ações de Formação Transversais

Cursos

Oficinas

Módulos de Formação

16

20

4

0

1 1 0 0

11

17

0 5 10 15 20 25

Ações de Formação Específicas: Grupo de

recrutamento

Ações de Formação Transversais

Financiadas na Totalidade pelos Formandos Gratuitas

Financiada por Projeto Europeu Outro Finaciamento

(7)

Figura 6: Motivos dos professores para frequentarem ações de formação.

Na Figura 6 observamos que os professores identificam mais do que um indi-cador. O indicador moda aponta para a necessidade de atualização de conhecimentos. Verificamos ainda que a frequência de ocorrências é a mesma em dois indicadores: Avaliação do Desempenho docente é a mesma eu para o exercício de Função /Cargos. Este facto leva a supor que os respondentes são os mesmos, uma vez que os professo-res para exercerem o cargo de avaliadoprofesso-res externos necessitavam de possuir formação em avaliação do desempenho docente.

Figura 7: Níveis de ensino lecionados pelos professores em formação. 436

257

43

436

714

78

0 100 200 300 400 500 600 700 800

Avaliação do Desempenho Docente Progresso na Carreira

Competências Digitais

Exercício de Funções / Cargos

Atualização de Conhecimentos

Outros Motivos

102

275

187

418

513

4 0

100 200 300 400 500 600

Pré-escolar 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Secundário Educação

(8)

Observamos que o indicador moda se regista no Ensino Secundário, seguido do indicador que revela a lecionação do 3º ciclo do ensino Básico.

Verifica-se que dos 1211 professores, 351 lecionam dois níveis de ensino. Cons-tatamos ainda que as educadoras de infância e os professores que lecionam a Educa-ção pré-escolar e o 1º ciclo do Ensino Básico respetivamente frequentaram na sua maioria ações de formação transversais uma vez que somente 138 frequentaram ações específicas para o seu nível de lecionação.

Para avaliação das ações de formação o Centro tem optado por aplicar, salvo algumas exceções o formulário enviado por mail, pela DGRHE aos CFAE’s., em junho de 2010.

Quadro I– Indicadores constantes da Ficha de Avaliação da Formação (adap. DGRHE, 2010).

A.1 Avaliação geral da ação

1. Os objetivos propostos foram cumpridos 2. A metodologia foi adequada aos participantes

3. Os trabalhos práticos propostos apresentaram coerência 4. A gestão dos recursos foi adequada

5. O espaço em que decorreu a ação foi adequado 6. O equipamento informático foi adequado

7. Relação do(s) formador(es( com o grupo de formandos

8. A ação de formação veio ao encontro das minhas necessidades de formação 9. As competências adquiridas vão ter impacto na minha atividade profissional 10.Após esta formação irei utilizar mais as TIC nos processos de ensino e

aprendi-zagem

A.2. Avaliação dos Formadores

2.1 Conhecimentos/ Conteúdos

1. Os conteúdos foram adequados 2. Houve aprofundamento dos temas

3. A articulação dos diferentes conteúdos temáticos foi concretizada 4. O formador demonstrou dominar os conteúdos tratados

2.2 Exposição

1. A linguagem utilizada foi clara e assertiva

2. A adaptação do discurso aos destinatários / finalidades foi conseguida 3. Houve capacidade para esclarecer as dúvidas surgidas

A.3. Organização da Ação pelo Centro

1. A Divulgação / Informação foi oportuna 2. A calendarização foi ajustada

3. O atendimento aos formandos foi eficiente 4. O material entregue respondeu às necessidades

B – Apreciação Global

Fraca, Satisfatória, Boa, Muito Boa ou Excelente

Todos os inquéritos foram aplicados em formato impresso. Por esse motivo os formandos nem sempre respondem a todos os indicadores.

(9)

for-mação. Faremos ainda uma análise global das diferentes ações no seu conjunto. No que se refere aos dois módulos de formação não faremos qualquer análise uma vez que foram usados formulários diferentes. Assim como não iremos analisar os seminá-rios promovidos e os projetos internacionais em que o Centro de Formação participa.

2.2. Avaliação dos formandos que frequentaram Cursos de Formação

Figura 8: Avaliação Geral dos Cursos de Formação

No que se refere à soma dos dados do nível 3 com o nível 4 verificamos que todos os indicadores apresentam uma percentagem positiva acima de 65%. O indicador 3 - Os trabalhos práticos propostos apresentaram coerência – é o indicador com % mais inferior, por outro lado o indicador moda é o indicador 7 - Relação dos formadores com o grupo de formandos. A percentagem atribuída ao nível 1 e 2 é reduzida, situan-do-se ente 0,2% e 3%.

0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 80,0 90,0 100,0

(10)

0,2 2,2 1,2 0,5 70,1

70,7 69,8 70,0

0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 80,0

1. Os conteúdos foram adequados

2. Houve aprofundamento dos

temas

3. A articulação dos diferentes conteúdos

temáticos foi concretizada

4. O formador demonstrou dominar os

conteúdos tratados % Total do Nível 3 e 4 % Total do Nível 1 e 2

Figura 9: Avaliação dos Formadores do Cursos de Formação no que respeita a Conhe-cimentos/Conteúdos

Relativamente à avaliação dos formadores por parte dos formandos verificamos que a soma dos dados dos níveis 3 e 4 obtém uma % em todos os indicadores entre 69,8 e 70,7. O indicador moda é a existência, nos cursos de formação, de aprofunda-mento dos temas.

É interessante verificar que este mesmo indicador 'constitui também o indica-dor moda ao somarmos o nível 1 com os resultados obtidos no nível 2.

Este facto leva-nos a poder inferir que a grande % de formandos considera que houve aprofundamento dos temas, contudo alguns formandos não pensam o mesmo.

Se relacionarmos este dado, com o número de horas de formação dos cursos de for-mação verificamos na maioria os mesmos têm 25 horas ou 15 horas o que poderá jus-tificar esta opinião.

0,0 20,0 40,0 60,0 80,0

1. A linguagem utilizada foi clara e

assertiva

2. A adaptação do discurso aos destinatários / finalidades foi

conseguida

3. Houve capacidade para esclarecer as dúvidas surgidas

0,5 0,4 0,2

69,5 71,8 72,0

% Total do Nível 1 e 2 % Total do Nível 3 e 4

Figura 10: Avaliação dos Formadores do Cursos de Formação no que respeita a Exposi-ção.

(11)

1,1 4,0 1,1 2,4

67,7 67,2 68,8 67,3

0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 80,0

1. A Divulgação / Informação foi oportuna

2. A calendarização foi ajustada

3. O atendimento aos formandos foi eficiente

4. O material entregue respondeu às necessidades

% Total do Nível 1 e 2 % Total do Nível 3 e 4

Figura 11: Avaliação da Organização dos Cursos de Formação pelo Centro de Forma-ção.

Verificamos que o indicador moda refere que o atendimento aos formandos foi eficiente.

Todos os indicadores apresentam uma percentagem superior a 67% no que res-peita à soma dos dados dos níveis 3 e 4. Constatamos ainda que o indicador com % menor no que se refere à soma dos dados do nível 3 e 4 é também o que apresenta uma percentagem superior no que se refere à soma dos dados do nível 1 e 2.

2.3. Avaliação dos formandos que frequentaram Oficinas de Formação

0,3 0,7 1,0 0,3 4,9 1,4 0,0 0,3 0,7 0,3

93,7 96,5 97,9 97,6 87,1 97,2 93,4 88,5 95,1 93,0 0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 80,0 90,0 100,0

1. Os objectivos propostos foram cumpridos

2. A metodologia foi adequada aos participantes

3. Os trabalhos práticos propostos apresentaram

coerência

4. A gestão dos recursos foi

adequada

5. O espaço em que decorreu a acção foi adequado 6. O equipamento informático foi adequado

7. Relação do(s) formador(es( com o grupo de

formandos

8. A acção de formação veio ao

encontro das minhas necessidades de formação 9. As competências adquiridas vão ter impacto na minha actividade

profissional

10. Após esta formação irei utilizar mais as TIC nos processos de

ensino e aprendizagem % Total do Nível 1 e 2 % Total do Nível 3 e 4

Figura 12: Avaliação Geral das Oficinas e Formação.

(12)

0,0 1,7 0,7 0,0

87,5 83,6 88,2 88,2

0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 80,0 90,0 100,0

1. Os conteúdos foram adequados

2. Houve aprofundamento dos temas

3. A articulação dos diferentes conteúdos temáticos foi

concretizada

4. O formador demonstrou dominar os conteúdos tratados

% Total do Nível 1 e 2 % Total do Nível 3 e 4

Figura 13: Avaliação dos Formadores das Oficinas de Formação no que respeita a Conhecimentos/Conteúdos

Comprovamos que a soma dos dados do nível 3 e 4 se situa acima de 83%. Encontramos dois indicadores moda referindo que a articulação entre os diferentes conteúdos temáticos foi concretizada e que o formador demonstrou dominar os con-teúdos tratados.

1,0 0,0 0,0

88,5 88,9 88,5

0,0 20,0 40,0 60,0 80,0 100,0

1. A linguagem utilizada foi clara e assertiva

2. A adaptação do discurso aos destinatários / finalidades

foi conseguida

3. Houve capacidade para esclarecer as dúvidas surgidas

% Total do Nível 1 e 2 % Total do Nível 3 e 4

Figura 14: Avaliação dos Formadores do Cursos de Formação no que respeita a Exposi-ção.

Observamos que a avaliação efetuada se situa acima de 88%.

Verificamos que o indicador moda, no que concerne à soma dos dados do nível 2 e 3, situa-se acima de 88%. Concluímos ainda que a adaptação do discurso aos desti-natários / finalidades foi conseguida.

4,9 4,9 0,0 1,7

85,7 83,3 93,4 85,0

0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 80,0 90,0 100,0

1. A Divulgação / Informação foi

oportuna

2. A calendarização foi ajustada

3. O atendimento aos formandos foi

eficiente

4. O material entregue respondeu às necessidades

(13)

Figura 15: Avaliação da Organização dos Cursos de Formação pelo Centro de Forma-ção

No que se refere à organização da ação verificamos que avaliação é muito boa, situando-se a percentagem das respostas acima de 80%. Constatamos que 4,9% dos formandos entendem que a Divulgação/Informação não foi oportuna assim como a calendarização não foi ajustada.

.

2.4. Avaliação dos formandos que frequentaram Cursos de Formação e Oficinas de

Formação

Figura 16: Avaliação Geral das Ações de Formação: Cursos e Oficinas de Formação. Verificamos pela análise que o indicador moda no nível 4 se regista no indica-dor 7 – relação do formador com o grupo de formandos (70,2%), por seu lado o indica-dor que regista menor frequência de ocorrências é o indicaindica-dor nº 5 – o espaço em que decorreu a ação foi adequado. Todos os indicadores neste nível se situam acima de 52 %.

0,2 1,2 0,9 1,1 3,6 2,0 0,4 2,1 2,5 2,0 15,7 17,2 17,7

21,7 21,3 20,4

6,9

16,9 19,7 19,2 61,0

58,8 57,4 54,5

52,0 55,4 70,2

57,8 55,6 55,8

0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 80,0

(14)

No que concerne ao nível 3, indicador moda regista-se no indicador 4 – a ges-tão de recursos foi adequada, por seu lado o indicador que regista menor frequência de ocorrências é o indicador 7 – relação do formador com o grupo de formandos.

Se somarmos a frequência de ocorrências do nível 3 com o nível 4 em cada um dos indicadores verificamos que apresentam uma percentagem superior a 76. No nível 1 e 2 a frequência de ocorrências é residual, em que o indicador moda no nível 2 é de 3,6%. É interessante verificar que este indicador é o que apresenta a menor frequência de ocorrências no nível 4.

Figura 17: Avaliação dos Formadores das Ações de Formação (Cursos e Oficinas de Formação), no que respeita a Conhecimentos/Conteúdos.

Ao analisarmos o quadro Avaliação dos formadores no que se refere ao nível 4 verificamos que o indicador moda se regista no domínio dos conteúdos pelos forma-dores, enquanto no nível 3 constitui o indicador moda.

O indicador aprofundamento dos temas regista a menor percentagem no nível 4 enquanto no nível 3 constitui o indicador moda. Se somarmos as frequências de ocorrências do nível 3 com as do nível 4 verificamos que todas se encontram acima de 75%.

As frequências de ocorrências no nível 1 e 2 são residuais.

Figura 18: Avaliação dos Formadores das Ações de Formação (Cursos e Oficinas de Formação), no que respeita a Exposição.

0,2 2,0 1,1 0,4

13,0

29,7

18,2

5,0 62,8

45,1

57,7

70,9

0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 80,0

1. Os conteúdos foram adequados

2. Houve aprofundamento

dos temas

3. A articulação dos diferentes conteúdos temáticos foi concretizada

4. O formador demonstrou

dominar os conteúdos tratados Nível 1 % Nível 2 % Nível 3 % Nível 4 %

6,3 10,5 9,2

69,0 66,3 68,1

0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 80,0

1. A linguagem utilizada foi clara e assertiva

2. A adaptação do discurso aos destinatários / finalidades foi conseguida

3. Houve capacidade para esclarecer as dúvidas

surgidas

(15)

Verificamos que todos os indicadores registam frequência de ocorrências acima de 65%, no nível 4. O indicador moda refere que a linguagem utilizada foi clara asserti-va.

Figura 19: Avaliação da Organização das Ações de Formação (Cursos e Oficinas de Formação), pelo Centro de Formação.

Verificamos que a avaliação de nível 4 se situação numa percentagem igual ao superior a 55%.

Globalmente a avaliação é positiva. Se somarmos os dados do nível 3 com os dados obtidos no nível 4 verificamos que a percen-tagem é igual ou superior a 75%. A avaliação atribuída no nível 1 e 2 situa-se entre o 0% e o 4%.

Constatamos que o indicador moda se regista na avaliação excelente quando os formandos foram convidados a avaliarem numa escala de Fraca, Satisfatória, Boa, Muito Boa ou Exce-lente a Ação de Formação que frequentaram.

2,0 4,0 0,8 2,0

19,8 22,6 16,3 19,7

53,9 50,0 60,0 53,5

0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0

A Divulgação / Informação foi

oportuna

A calendarização foi ajustada

O atendimento aos formandos foi

eficiente

O material entregue respondeu às necessidades Nível 1 % Nível 2 % Nível 3 % Nível 4 %

Figura 20: Avaliação da Organização das Ações de Formação (Cursos e Oficinas de Formação), pelo Centro de Formação.

0 1,0 6,2 28,2

36,1

(16)

Algumas Considerações Finais

Constamos a existência 1211 formandos nas diferentes modalidades de forma-ção: Cursos de Formação, Oficinas de Formação e Módulos de Formação.

Verifica-se que somente 945 formandos reponderam a este inquérito de avalia-ção da formaavalia-ção, existindo 266 formandos que responderam a outros formulários com outros indicadores.

No inquérito analisado verificamos que nem todos os respondentes avaliaram todos os indicadores.

É interessante estabelecer a relação entre o indicador aprofundamento da temá-tica e o número de horas de formação e compreendemos que os formandos avaliam de forma mais positiva as ações que tiveram mais horas de formação ou seja as oficinas.

Referências bibliográficas

Decreto-Lei n.º 249/92, de 9 de Novembro (com as alterações que lhe foram introduzi-das pela Lei n.º 60/93, de 20 de Agosto, pelo Decreto-Lei n.º 274/94, de 28 de Outubro pelo Decreto-Lei n.º 207/96, de 2 de Novembro, pelo Decreto-Lei n.º 155/99, de 10 de Maio e pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro).

Imagem

Figura 2: Número de Formandos por áreas de formação no que concerne a Ações de  Formação Específica
Figura 3: Número de Formandos por áreas de formação no que concerne a Ações de  Formação Específica
Figura  5:  Modalidades  de  financiamento  das  Ações  de  Formação  Especificas  e  das  Ações de Formação Transversais
Figura 7: Níveis de ensino lecionados pelos professores em formação.
+7

Referências

Documentos relacionados

Empresários do sector turístico, comerciais ligados aos vinhos, colaboradores na área de F&B, nomeadamente empregados de mesa e staff de cozinha. Local

Ano - letivo 2019/2020 APEFP ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ÉTICA E FILOSOFIA PRÁTICA RELATÓRIO ANUAL AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO CENTRO DE FORMAÇÃO APEFP.. O presente relatório

Nesse trabalho, para determinar as soluções da equação tipo- Schrödinger com massa dependente da posição que descreve as propriedades termodinâmicas do modelo de PBD, foi feita

Educação Intercultural: a promoção da integração da comunidade cigana, Curso, 20 horas; Indisciplina(s) na Escola: Para uma prática Integrada e sustentada da Intervenção,

O movimento LGBT não só produz uma radicalização da civilidade da aliança mas também da filiação, no sentido em que o seu combate político pela igualdade civil nos obriga a

16 Para que esta equação reproduza o perfil (côncavo) de rendimentos habitualmente observado (rendimentos crescentes ao longo da vida activa do trabalhador, mas

Fazendo uma análise da duração da formação de curta duração constata-se que, tanto nos CFAE como nas outras entidades formadoras, a maioria das ações de formação

- Sessão de trabalho no Moodle (4 horas online assíncronas) - Realização de uma atividade orientada para a implementação dos módulos Registo Biográfico e Turmas