• Nenhum resultado encontrado

Dia de São João Bosco

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Dia de São João Bosco"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Olá pessoal, como estão hoje?

O primeiro mês do ano esta encerrando, mas não se preocupem que nossa série só está começando, ainda tem muita data comemorativa pela frente e muitas atividades divertidas para fazer com a criançada.

Então não vamos mais perder tempo e vamos a mais uma data.

Dia de São João Bosco

Nascido como João Melchior Bosco, Dom Bosco é aclamado e venerado como o padroeiro dos jovens, conhecido como o “Pai e Mestre da Juventude”.

(2)

No século XIX, Dom Bosco, após começar a se dedicar totalmente à evangelização, criou grupos de catequeses e orientações profissionais direcionadas aos jovens da época.

Dom Bosco é considerado o fundador da Congregação Salesiana, que tem a missão de ajudar os jovens, principalmente os pobres e que estão em situações de risco.

Dom Bosco também é conhecido por ser padroeiro de Brasília.

O padroeiro dos jovens também tornou-se conhecido pelos seus supostos sonhos

premonitórios. Aliás, Dom Bosco é considerado padroeiro de Brasília porque, de acordo com alguns intérpretes, um dos seus sonhos se referia a criação da capital brasileira.

A data de celebração das obras de Dom Bosco foi escolhida em homenagem ao dia de sua morte, em 31 de janeiro de 1888.

Agora vamos passar a nossa lista de atividades, que será composta de várias brincadeiras de grupo, para alegrar e também gastar a energia da criançada.

Toca

Nessa atividade utilizaremos giz para desenhar círculos no chão.

(3)

Como Brincar

Desenha-se várias tocas (círculos) em um espaço amplo. O número de tocas deve ser sempre um a menos do que o número de jogadores. Bem distante do terreno aonde as tocas estão, os participantes, todos de mãos dadas, em roda, estarão rodando ao som de uma música animada. Quando a música parar, todos devem soltar as mãos, correr e sentar em uma toca.

Quem não conseguir, é eliminado e apaga-se uma toca. Ganha quem sentar na última toca.

Três passarás

Primeiro temos que escolher dois participantes que serão a ponte, dando as mãos um para o outro. Sem que o restante da turma saiba eles decidem quem será pêra ou maçã. Os demais fazem uma fila que passará por debaixo da ponte. A dupla que é a ponte juntam suas mãos e as levantam, formando a ponte. Aí, a dupla canta: “Três, Três Passarás, derradeiro ficarás.

Bom barqueiro, bom barqueiro, dê licença pra eu passar. Se não for o da frente, pode ser o de trás.”

Quando quase todos já tiverem passado por debaixo da ponte, a dupla prende seus braços na cintura do último da fila e perguntam baixinho sem que os outros ouçam: – Você quer pêra ou maçã? O Participante escolhe e vai para trás de quem representa a fruta que ele escolheu. No final ganha o participante que tiver mais gente atrás, ou seja, a fruta mais escolhida.

Ratinho

Essa atividade não é ao ar livre, então pode ser realizada em qualquer lugar, pois só precisa-se de caderno e caneta. É ótima para distrair as crianças em uma viajem, ou em consultórios e até mesmo restaurantes.

(4)

Como Brincar

Em uma folha de papel, colocam-se pontos ou bolinhas. Cada participante tem o direito de riscar um traço de ligação de um ponto a outro. Quem fechar uma casa, porá, nela, a sua inicial. Vencerá quem conseguir o maior número de casas.

Polícia e Ladrão

Nessa atividade precisaremos formar duas equipes.

Como Brincar

Separam-se dois grupos de crianças, um será polícia e outro ladrão. Os policiais iniciam contado até 20, enquanto que os ladrões se escondem, ao término da contagem a polícia passa a procurar os ladrões e os encontrando passa a persegui-los. O ladrão deve ser pego pela polícia e quem for preso vai para um local denominado como prisão . Quem não for pego pode soltar os ladrões (tocando-os) que voltam a fugir da polícia. O jogo terminará com a captura de todos os ladrões.

Pichorra

Essa atividade se assemelha com o costume mexicano de bater em piñatas, que possuem doces dentro. Mas o conteúdo da bexiga pode variar, podendo ser água, trigo, ou mesmo tinta colorida.

Como Brincar

Uma bexiga é pendurada no alto e os representantes das equipes, depois de vendados e rodados, devem estourá-la com um pau, sendo guiadas pelas respectivas equipes.

(5)

Por hoje é só pessoal, divirtam-se com as atividades e as curiosidades do Dia de São João Bosco.

E continuem nos acompanhando, que vem muita coisa legal pela frente.

Grande abraço!

Referências

Documentos relacionados

A Tabela 2 apresenta as médias referentes a porcentagem de germinação, comprimento da parte aérea (CPA.), comprimento radicular (CR) e peso seco das plântulas,

DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS PRIMÁRIO E NOMINAL JANEIRO A JUNHO 2021/BIMESTRE MAIO - JUNHO ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL. Município de JARDINOPOLIS

 INSPETORIA SÃO JOÃO BOSCO SE DESPEDE DE PADRE OVÍDIO GERALDO ZANCANELLA.. Às vésperas da festa de Dom Bosco fomos chamados, de modo surpreendente, a conviver com

- A mudança de ambiente, do meio rural para o ambiente urbano. - Afastar-se da mãe na convivência diária; teve que se relacionar bem com as pessoas que lhe eram vizinhas e da

MARCAÇÃO FEITA APENAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO HU / DOM BOSCO MARCAÇÃO FEITA APENAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO HU / DOM BOSCO PEDIATRIA GERAL.

O aumento da rotação interna da tíbia em relação ao fêmur, com a articulação em 90 graus de flexão, sugere lesão ligamentar combinada do canto póstero-lateral e do

Para tanto, foram utilizados 32 processos crime nos quais os réus eram escravos, que foram analisados com o intuito de observar a agência escrava diante do contexto de

Resumo: O objetivo principal deste artigo é mostrar o quanto podemos descobrir sobre uma pessoa e um lugar através das escritas ordinárias, tendo como objeto o livro manuscrito