• Nenhum resultado encontrado

Regulamento para a Eleição dos Representantes ao Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Regulamento para a Eleição dos Representantes ao Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

1

Regulamento para a Eleição dos Representantes ao Conselho Geral da

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

(2)

2 ARTIGO 1.º

Âmbito de Aplicação e Princípios Eleitorais

1. O presente regulamento disciplina o processo eleitoral com vista à eleição dos seguintes membros do Conselho Geral (CG):

a) treze representantes dos professores e investigadores da UTAD;

b) quatro representantes dos estudantes;

c) um representante dos trabalhadores não docentes e não investigadores.

2. A eleição para o Conselho Geral é realizada por sufrágio universal, livre, igual, direto, presencial e secreto, obedecendo aos princípios da liberdade e da igualdade de oportunidades e de tratamento de candidaturas. A forma de voto poderá ser condicionada pelas indicações do Governo e das autoridades sanitárias, em consequência da pandemia de COVID-19, cabendo à Comissão Eleitoral tomar as medidas necessárias para agilizar formas de votação não presencial.

ARTIGO 2.º Calendário Eleitoral

A eleição rege-se pelo calendário eleitoral anexo a este Regulamento (Anexo 1).

ARTIGO 3.º

Composição e Competência da Comissão Eleitoral

1. A condução dos atos do processo eleitoral, a fiscalização da sua regularidade e o apuramento final dos resultados da votação competem à Comissão Eleitoral, a designar por despacho do Presidente do Conselho Geral.

2. A Comissão Eleitoral será constituída por sete elementos:

a) um professor ou investigador, que presidirá à Comissão, sendo designado no despacho referido no número anterior;

b) dois professores ou investigadores;

c) dois estudantes, ouvida a Associação Académica da UTAD;

d) dois trabalhadores não docentes e não investigadores.

(3)

3

3. Os elementos indicados no número anterior não poderão ser candidatos ou subscritores de qualquer lista candidata.

4. A Comissão Eleitoral integra, ainda, um representante de cada lista candidata, que poderá participar nas reuniões, sem direito a voto, e, nelas, apresentar protestos, a constar das respetivas atas.

5. Compete, designadamente, à Comissão Eleitoral:

a) proceder à divulgação dos cadernos eleitorais provisórios, decidir eventuais reclamações sobre aqueles e divulgar os cadernos eleitorais definitivos;

b) proceder à inscrição das listas candidatas; verificar a elegibilidade dos elementos das listas e demais requisitos de admissibilidade das mesmas;

c) divulgar as listas provisórias admitidas, decidir eventuais reclamações sobre aquelas e divulgar as listas definitivas;

d) distribuir os espaços a usar por cada uma das listas, para efeitos de propaganda eleitoral, e o seu tempo de utilização, no seguimento de solicitação apresentada para o efeito;

e) supervisionar a campanha eleitoral e proceder a eventuais recomendações durante o período em que decorra;

f) divulgar os números e a localização das mesas de voto e nomear os seus membros constituintes;

g) decidir todas as questões suscitadas durante o processo eleitoral, nomeadamente reclamações e impugnações, assegurando a legalidade e a regularidade do mesmo.

6. Das decisões da Comissão Eleitoral cabe recurso para o Presidente do Conselho Geral, no prazo de dois dias, contados a partir da respetiva notificação ou publicitação, consoante os casos.

7. A Comissão Eleitoral mantém-se em funções até à conclusão do processo eleitoral, devendo elaborar atas das reuniões que realize, no âmbito das competências referidas no presente artigo.

8. A Comissão Eleitoral tem sede na UTAD, podendo ser contactada telefonicamente e por correio eletrónico, através de número e endereço que divulgará após a sua nomeação, sendo apoiada, nos aspetos técnicos e logísticos, pelo secretário do

(4)

4

Conselho Geral, e podendo solicitar ao Presidente do Conselho Geral a afetação de outros recursos humanos e materiais.

ARTIGO 4.º Cadernos Eleitorais

1. A Comissão Eleitoral promoverá, em data fixada no Anexo 1 do presente Regulamento, a elaboração e publicação dos cadernos eleitorais relativos a cada universo eleitoral, através do sítio da UTAD na Internet e da sua afixação nos locais habituais da Universidade.

2. O caderno eleitoral para a eleição dos membros do Conselho Geral a que se refere a alínea a) do n.º1 do artigo 1.º do presente Regulamento é composto pelo conjunto dos professores e investigadores de carreira docente universitária e politécnica, bem como pelos doutores que exerçam funções docentes ou de investigação em regime de tempo integral com contrato de duração não inferior a um ano e em vigor, pelo menos, até ao final do ato eleitoral, independentemente da natureza do seu vínculo à UTAD.

3. O caderno eleitoral para a eleição dos membros do Conselho Geral a que se refere a alínea b) do n.º 1 do artigo 1.º é composto pelo conjunto dos estudantes da UTAD regularmente inscritos num curso conferente de grau académico, pelo menos, até ao final do ato eleitoral.

4. O caderno eleitoral para a eleição dos membros do Conselho Geral a que se refere a alínea c) do n.º 1 do artigo 1.º é composto pelo conjunto dos trabalhadores não docentes e não investigadores que exerçam funções na UTAD e nos SAS-UTAD em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado ou em regime de contrato de trabalho de duração não inferior a um ano, pelo menos, até ao final do ato eleitoral.

5. Os cadernos eleitorais referidos nos n.º 2 e n.º 3 deverão ser organizados por Escolas.

6. As eventuais reclamações sobre os cadernos eleitorais deverão ser dirigidas ao Presidente da Comissão Eleitoral, no prazo de dois dias úteis após a sua publicação.

7. A comissão eleitoral decidirá sobre as reclamações referidas no número anterior, no prazo de dois dias úteis, devendo, nas 24 horas subsequentes ao final desse prazo,

(5)

5

proceder à divulgação dos cadernos eleitorais definitivos, através do sítio da UTAD na Internet e da sua afixação nos locais habituais da Universidade.

ARTIGO 5.º

Listas para a eleição dos representantes dos professores e investigadores 1. De acordo com os Artigos 16.º, 17.º e 80.º dos Estatutos da UTAD, cada lista para a eleição dos representantes dos professores e investigadores é obrigatoriamente composta por vinte candidatos, treze efetivos e sete suplentes, originários de todas as Escolas e em número proporcional ao número de membros de cada uma.

2. Sem prejuízo do disposto no Artigo 8.º, cada lista é livremente ordenada pelos seus membros, devendo ser subscrita por estes e, pelo menos, por mais vinte membros do respetivo corpo eleitoral.

ARTIGO 6.º

Listas para a eleição dos representantes dos estudantes

1. De acordo com os Artigos 16.º e 80.º dos Estatutos da UTAD, cada lista para a eleição dos representantes dos estudantes é obrigatoriamente composta por seis candidatos, quatro efetivos e dois suplentes.

2. Sem prejuízo do disposto no Artigo 8.º, cada lista é livremente ordenada pelos seus membros, devendo ser subscrita por estes e, pelo menos, por mais duzentos membros do respetivo corpo eleitoral.

ARTIGO 7.º

Listas para a eleição dos representantes do pessoal não docente e não investigador 1. De acordo com os Artigos 16.º e 80.º dos Estatutos da UTAD, cada lista para a eleição do representante do pessoal não docente e não investigador é obrigatoriamente composta por dois candidatos, um efetivo e um suplente.

2. Sem prejuízo do disposto no artigo 8.º, cada lista é livremente ordenada pelos seus membros, devendo ser subscrita por estes e, pelo menos, por mais vinte e cinco membros do respetivo corpo eleitoral.

(6)

6 ARTIGO 8.º

Requisitos gerais de constituição das listas

1. Cada membro eleitor de cada corpo eleitoral apenas pode integrar e/ou subscrever uma das listas referidas nos artigos 5ª, 6º e 7º, não sendo aceite como representante ou subscritor de nenhuma lista. O elemento que aparecer em mais do que uma lista, será excluído de todas as listas.

2. As listas candidatas devem, ainda, ser acompanhadas dos seguintes elementos:

a) da indicação do mandatário e dos respetivos contactos, o qual assume a representação da lista para efeitos processuais e legais, designadamente, junto da Comissão Eleitoral (Anexo 2).

b) do requerimento para a inscrição de lista, com os nomes dos membros efetivos e suplentes, bem como com os dos subscritores, conforme modelo anexo ao presente Regulamento (Anexo 3);

c) da declaração de aceitação de candidatura, devidamente assinada por cada um dos membros da lista, efetivos e suplentes, conforme modelo anexo ao presente Regulamento (Anexo 4);

d) de um documento próprio, em que sejam enunciados os princípios orientadores da candidatura, acompanhado da respetiva versão eletrónica, para efeitos de publicitação.

ARTIGO 9.º

Inscrição e divulgação das listas

1. As listas deverão ser inscritas, pelos respetivos mandatários, perante a Comissão Eleitoral, até às 18 horas do dia fixado no calendário eleitoral (Anexo 1).

2. No ato da inscrição, o mandatário de cada lista deverá:

a) preencher e assinar o requerimento de inscrição, conforme modelo anexo ao presente Regulamento (Anexo 3);

b) entregar os documentos indicados nas alíneas a) a d) do n.º 1 do artigo anterior.

3. Não serão aceites inscrições ou documentos após o prazo e fora dos horários estabelecidos, da mesma forma que não serão aceites as inscrições de listas que não

(7)

7

sejam acompanhadas pelos documentos mencionados nas alíneas a) a d) do n.º 1 do artigo anterior.

4. Após a verificação das listas e observando-se a não conformidade de alguma lista com o estabelecido nos artigos 5º, 6º, 7º e 8º, é dado um prazo de 24 horas à lista em incumprimento para retificar a inscrição.

5. Findos os períodos de inscrição e de verificação estabelecidos no calendário eleitoral, a Comissão Eleitoral procederá, logo a seguir, ao sorteio de designações das listas, por ordem alfabética contínua, a que poderão assistir os mandatários das listas.

6. Na sequência da designação das listas admitidas, a Comissão Eleitoral competente procederá à sua ampla divulgação, no prazo fixado no calendário eleitoral, através do sítio da UTAD na Internet e da sua afixação nos locais habituais da Universidade.

7. As eventuais reclamações sobre as listas deverão ser apresentadas à Comissão Eleitoral, de forma presencial (até às 18 horas do último dia fixado para o efeito no calendário eleitoral) ou por correio eletrónico (até às 24 horas desse mesmo dia).

8. A Comissão Eleitoral deliberará sobre as reclamações referidas no número anterior no prazo de dois dias úteis após o término do prazo fixado para a sua apresentação.

9. A Comissão Eleitoral tornará públicas as listas definitivas, através do sítio da UTAD na Internet e da sua afixação nos locais habituais da Universidade, no dia útil seguinte ao termo do prazo fixado para a decisão das reclamações.

ARTIGO 10.º Campanha eleitoral

1. A campanha eleitoral inicia-se no segundo dia útil após a divulgação das listas definitivas de candidatos e termina na antevéspera do dia marcado para a eleição.

2. Cada lista candidata pode realizar sessões públicas de apresentação das suas bases programáticas no período da campanha eleitoral (Anexo 1).

3. Havendo mais do que uma lista candidata a um determinado corpo eleitoral, pode haver, no período da campanha eleitoral, um debate público para cada corpo, o qual será transmitido, em streaming, pelos canais institucionais da UTAD (Anexo 1).

4. São proibidas ações de campanha que perturbem as atividades académicas e administrativas.

(8)

8

5. É proibida a afixação de quaisquer materiais de campanha nas dependências em que se situe uma mesa de voto.

6. Qualquer lista que faça campanha em desacordo com o disposto nas alíneas anteriores terá a sua candidatura anulada pela Comissão Eleitoral, sendo os votos correspondentes considerados nulos.

ARTIGO 11.º Mesas de voto

1. Em cada secção de voto, haverá uma mesa de voto, constituída por um presidente e quatro vogais, nomeados pela Comissão Eleitoral, na data fixada no calendário eleitoral (Anexo 1), devendo incluir, pelo menos, um elemento de cada corpo eleitoral.

2. Cada mesa de voto poderá funcionar em regime de turnos, com um mínimo de três membros, devendo o Presidente estar presente na abertura e no encerramento das urnas.

3. Cada mandatário poderá indicar um observador para a respetiva mesa de voto, através de ofício entregue à Comissão Eleitoral, até dois dias úteis antes da votação.

4. As designações e composição das listas candidatas serão afixadas junto das mesas de voto.

5. No caso de surgirem condicionantes, de acordo com as indicações do Governo e das autoridades sanitárias, em consequência da pandemia de COVID-19, caberá à Comissão Eleitoral tomar as medidas necessárias para agilizar formas de votação não presencial, nomeadamente na divulgação de plataformas de voto.

ARTIGO 12.º Ato eleitoral

1. O ato eleitoral decorrerá entre as 10:00 horas e as 17:30 horas do dia estipulado no calendário eleitoral. O ato eleitoral terá lugar em uma ou mais secções de voto, instaladas em local a publicitar, pela respetiva Comissão Eleitoral, por meio de Ata Normativa numerada e divulgada através do sítio da UTAD na Internet e da sua afixação nos locais habituais da Universidade, até cinco dias úteis antes da data prevista para a sua realização.

(9)

9

2. O voto será realizado, conforme modelo anexo ao presente Regulamento, em boletim próprio (Anexo 5) impresso em papel liso, de cores diferentes para cada um dos corpos eleitorais da Universidade, com as designações das respetivas listas candidatas.

3. Na secção de voto, apenas poderão permanecer os membros da mesa eleitoral, o eleitor e os observadores previamente creditados pela Comissão Eleitoral.

4. O voto será secreto, não poderá ser exercido por procuração e será, em princípio, presencial, cabendo à Comissão Eleitoral tomar as medidas necessárias à agilização de formas de votação não presencial, se o Governo e as autoridades sanitárias, em consequência da pandemia de COVID-19, assim ditarem.

5. Poderão votar os eleitores que constem do caderno eleitoral, devendo identificar-se, exibindo documento pessoal com fotografia, ou na impossibilidade de o fazer, ser identificado por duas pessoas que constem do caderno eleitoral, devidamente identificadas, exibindo documento pessoal com fotografia.

ARTIGO 13.º

Apuramento e divulgação dos resultados

1. Após o encerramento das urnas, a mesa eleitoral procederá à contagem dos votos, elaborando a ata de contagem respetiva, que será assinada por todos os membros da mesa eleitoral e pelos observadores presentes.

2. Caso o observador de qualquer das listas candidatas pretenda apresentar reclamação, deverá exará-la na ata de contagem respetiva.

3. Os boletins de voto deverão ser recolhidos e lacrados em envelope próprio, assinado, no exterior, pelos membros da mesa eleitoral e pelos observadores. O envelope lacrado será entregue à Comissão Eleitoral, que o abrirá em reunião de verificação, para a qual devem ser convocados os observadores.

4. Os mandatos dos representantes dos professores ou investigadores serão atribuídos às listas de acordo com o método da média mais alta de Hondt, tal como a seguir se define:

a) O número total de votos obtidos por cada lista será dividido, sucessivamente, pelos números inteiros consecutivos, começando na unidade, sendo os quocientes alinhados, pela ordem decrescente da sua grandeza, numa série de treze termos, ou seja, de tantos termos quantos os mandatos em causa;

(10)

10

b) Os mandatos pertencerão às listas a que correspondam os termos da série estabelecida pela regra anterior, sendo atribuídos, a cada uma das listas, tantos mandatos quantos os seus termos na série;

c) No caso de restar um só mandato para afetar e de os termos seguintes da série serem iguais e de listas diferentes, o mandato será da lista que tiver o menor número de votos.

5. Na atribuição dos mandatos, a Comissão Eleitoral deverá verificar se fazem parte do Conselho Geral professores ou investigadores de todas as Escolas, nos termos fixados no artigo 5.º do presente Regulamento.

6. No caso de não se verificar alguma das condições referidas no número anterior, a Comissão Eleitoral atribuirá o 13.º mandato, calculado de acordo com a média mais alta de Hondt, ao primeiro membro não eleito da respetiva lista que contribua, de forma objetiva, para o cumprimento dessas condições. Este procedimento deverá ser repetido, sucessivamente, para o 12.º mandato e mandatos imediatamente anteriores, até se cumprir o estipulado no número anterior. O apuramento e a atribuição de mandatos dos representantes dos estudantes e do pessoal não docente e não investigador far-se- -ão segundo o método da média mais elevada de Hondt, nos termos das alíneas a) a c) do n.º 4 do presente artigo.

7. Em caso de, esgotados os procedimentos previstos no n.º 4, subsistir qualquer caso de empate impeditivo da atribuição de qualquer mandato, o ato eleitoral será anulado e realizar-se-á um segundo ato eleitoral, dois dias depois do primeiro, com o mesmo horário e usando os mesmos meios.

8. Caso o empate se mantenha, proceder-se-á ao sorteio dos mandatos por atribuir, realizado pela Comissão Eleitoral competente, em reunião expressamente convocada para o efeito, à qual os representantes das listas serão convidados a assistir.

9. A Comissão Eleitoral procederá à divulgação dos resultados eleitorais imediatamente após o apuramento e a atribuição dos mandatos.

10. Eventuais pedidos de impugnação dos resultados apurados deverão ser entregues à Comissão Eleitoral, no prazo de dois dias úteis, a partir da data da sua publicitação, devendo a Comissão Eleitoral decidir no prazo de dois dias úteis após término do prazo fixado para a sua apresentação.

(11)

11

11. Concluído o apuramento, a contabilização dos votos e a apreciação de eventuais pedidos de impugnação, a Comissão Eleitoral deverá entregar ao Presidente do Conselho Geral a ata circunstanciada da sessão de apuramento dos votos, na qual estarão exarados os nomes dos eleitos e o total dos votos, incluindo brancos e nulos, para efeitos de homologação e publicitação subsequente através do sítio da UTAD na Internet e da sua afixação nos locais habituais da Universidade.

ARTIGO 14.°

Disposições finais

1. Os observadores designados pelas listas candidatas não integram as comissões eleitorais, tendo como função fiscalizar o ato eleitoral, a contagem dos votos e a elaboração da ata de apuramento.

2. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Eleitoral competente, por meio de publicação de Atas Normativas numeradas e da sua divulgação através do sítio da UTAD na Internet e da sua afixação nos locais habituais da Universidade. As decisões serão baseadas no estipulado na "Lei Eleitoral para a Assembleia da República" (Lei n.º 14/79, de 16 de maio).

3. A Comissão Eleitoral é soberana nas questões do processo eleitoral correspondente, cabendo, porém, ao Presidente do Conselho Geral a instância de recurso.

4. As violações ao estipulado no Regulamento Eleitoral poderão constituir, além do mais, matéria de âmbito disciplinar.

(12)

12

Nomeação da Comissão Eleitoral ……….……… até 21 outubro Divulgação dos cadernos eleitorais provisórios ……….……… 23 outubro Reclamações sobre os cadernos eleitorais provisórios …….………... 26 e 27 outubro Decisão sobre as reclamações aos cadernos eleitorais provisórios ... 29 outubro Divulgação dos cadernos eleitorais definitivos ... 30 outubro Inscrição das listas de candidatos ... 2 a 6 novembro Verificação das listas ... 9 novembro Designação e divulgação das listas provisórias admitidas ... 10 novembro Reclamações sobre as listas provisórias ... 11 e 12 novembro Decisão sobre as reclamações relativas às listas provisórias ... 13 novembro Divulgação das listas de candidatos definitivas ... 16 novembro Período de campanha eleitoral ... 19 a 30 novembro Divulgação do número e da localização das mesas de voto ... 23 novembro Nomeação dos elementos constituintes das mesas de voto ... 24 novembro Indicação dos observadores às mesas de voto ... 30 novembro Ato eleitoral ... 2 dezembro Eventuais pedidos de impugnação ao ato eleitoral ... 3 e 4 dezembro Decisão sobre eventuais pedidos de impugnação ao ato eleitoral ... 9 dezembro Envio dos resultados da eleição ao Presidente do CG, para homologação ... 9 dezembro

Anexo 1 – Calendário eleitoral

(13)

13

Eu,___________________________________________________________________ , abaixo assinado, declaro que aceito a condição de mandatário da lista composta pelos candidatos adiante identificados no Anexo 3, com vista a participar na eleição de representantes dos (1) ______________________________ao Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, de novembro de 2020.

(1) professores e investigadores/estudantes/trabalhadores não docentes e não investigadores.

Anexo 2 – Identificação do mandatário de lista

(14)

14

Eu, _________________________________________________________________ , na qualidade de mandatário da lista composta pelos candidatos adiante identificados no Anexo (1) __________, solicito a sua inscrição, com vista a participar na eleição de representantes dos (2) ____________________________________________________

ao Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, de novembro de 2020.

(1) 3a / 3b / 3c

(2) professores e investigadores / estudantes / trabalhadores não docentes e não investigadores

Anexo 3 – Requerimento para a inscrição de lista

Nas páginas seguintes, encontram-se os Anexos 3a (representantes dos professores e investigadores), 3b (representantes dos estudantes) e 3c (representantes dos trabalhadores não docentes e não investigadores), em cada um dos quais se deverão identificar os membros da lista cuja inscrição se requeira, bem como os respetivos subscritores.

(15)

15

Candidatos a representantes dos Professores e Investigadores

(caso os candidatos pertençam a outro corpo, esta lista não deve ser preenchida)

Subscritores

N N.º Mec Nome Escola

1 2 3 4 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Anexo 3a – Requerimento para a inscrição de lista

(16)

16

Subscritores da lista de candidatos a representantes dos Professores e Investigadores

(caso os candidatos pertençam a outro corpo, esta lista não deve ser preenchida)

Subscritores

N N.º Mec Nome Escola

1 2 3 4 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Anexo 3a – Requerimento para a inscrição de lista

(17)

17

Candidatos a representantes dos Estudantes

(caso os candidatos pertençam a outro corpo, esta lista não deve ser preenchida)

Subscritores

N N.º Mec Nome Escola

1 2 3 4 5 6

Subscritores da lista de candidatos a representantes dos Estudantes

(caso os candidatos pertençam a outro corpo, esta lista não deve ser preenchida)

Subscritores

N N.º Mec Nome Escola

1 2 3 4 1 2 3 4 5

Anexo 3b – Requerimento para a inscrição de lista

Anexo 3b – Requerimento para a inscrição de lista

(18)

18

Candidatos a representantes dos Trabalhadores Não Docentes e Não Investigadores

(caso os candidatos pertençam a outro corpo, esta lista não deve ser preenchida)

Subscritores

N N.º Mec Nome Escola

1 2

Subscritores da lista de candidatos a representantes dos Trabalhadores Não Docentes e Não Investigadores

(caso os candidatos pertençam a outro corpo, esta lista não deve ser preenchida)

Subscritores

N N.º Mec Nome Escola

1 2 3 4 1 2 3 4 5

Anexo 3c – Requerimento para a inscrição de lista

Anexo 3b – Requerimento para a inscrição de lista

(19)

19

DECLARAÇÃO INDIVIDUAL DE ACEITAÇÃO DE CANDIDATURA (cada um dos membros da lista deve preencher uma declaração)

Eu, __________________________________________________________________ , declaro que aceito candidatar-me a membro do Conselho Geral da Universidade de Trás- -os-Montes e Alto Douro, como representante dos (1) ___________________ ,

integrando a lista que tem como mandatário

________________________________________. Mais, declaro que não sou candidato em nenhuma outra lista concorrente ao presente ato eleitoral.

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, de novembro de 2020.

(1) professores e investigadores/estudantes/trabalhadores não docentes e não investigadores

Anexo 4 – Declaração individual de aceitação de candidatura

(20)

20

Anexo 5 – Boletim de voto

ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES AO CONSELHO GERAL 10 de abril de 2019

BOLETIM DE VOTO

LISTA

A

LISTA

B

LISTA

C

LISTA

...

2 dezembro 2020

Referências

Documentos relacionados

O presente regulamento de incubação de empresas da UTAD (IE), doravante designado “regulamento”, sob a forma de incubadora universitária sem fins lucrativos, tem

1. As funções do bolseiro são exercidas em regime de dedicação exclusiva, nos termos previstos no artigo 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação, devendo garantir-se

Este gerador permite uma ampla faixa de regulação de velocidade da ordem de ± 30 % em torno de sua rotação síncrona. O controle da velocidade é feito através do

Países que estão fora das zonas endêmicas como a América do Norte e a região norte da Europa vêm sendo considerados uma preocupação, pois o número de relatos

Para além das publicações previstas no artigo décimo, após terminado o prazo de apresentação de impugnações e respetivas deliberações, a Comissão Eleitoral, no prazo

O presente trabalho é uma das etapas da pesquisa em Ciências da Educação desenvolvido na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD sob a orientação do

Faz -se saber que, perante a Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro (UTAD), pelo prazo de 30 dias úteis, a contar do dia imediato ao da presente publicação, está aberto

Requisitos para participar serão: pacientes pediátricos menores que 18 anos admitidos na UTI Pediátrica do HSL, InCor e HCor, em pós operatório de cirurgia cardíaca e