• Nenhum resultado encontrado

UM BREVE HISTÓRICO DOS CREDOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UM BREVE HISTÓRICO DOS CREDOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim Dominical nº 33 ano 54 01 de setembro de 2013 Fundada em 10 de agosto de 1873 Organizada em 11 de agosto de 1878 Pastor Emérito: (in memorian)

Rev. Benedito Matos Equipe pastoral

Pastor Efetivo: Rev. Cláudio Albuquerque

Pastor Auxiliar: Rev. Iclayber Alves Pastor Colaborador: Rev. Nisan Baía Pastores Evangelistas: Rev. Fúlvio Leite ‐ Vasco Rev. Edelson Lacerda ‐ Torre

Pastor Missionário: Rev. Arthur Braga ‐ Nazaré

Missionários Plantadores: Miss. Jaidson Araújo ‐ Aliança Miss. Márcio Cristino ‐ Itamaracá

Miss. Alcimar Bezerra ‐ Vicência

Endereço R. das Creoulas, 120, Graças,

Recife PE / CEP: 52011‐270 Pabx / Fax: (81) 3221.1583 www.primeiraigreja.org.br pipr@primeiraigreja.org.br Atendimento pastoral e visitação

De terça a sexta‐feira Expediente da Secretaria

De segunda a sexta‐feira 8h às 12h e 14h às 18h

Plantação de Igrejas Ilha de Itamaracá R. Padre Machado, 48

Pilar, Itamaracá / PE Torre R. Souza Bandeira, 619

Torre, Recife / PE Vasco da Gama R. Vasco da Gama, 786 Casa Amarela, Recife / PE

Nazaré da Mata R. Verde, 130, Sítio Novo

Nazaré da Mata / PE Aliança R. João Hilário, 16, Centro, Aliança / PE

Vicência R. Dr. Manoel Borba, 68,

Centro, Vicência / PE

UM BREVE HISTÓRICO DOS CREDOS

Em latim, a palavra credo significa “eu creio”, com a qual se iniciam os Credos antigos. O Credo Apostólico é o mais conhecido de todos: “Creio em Deus...”. Essa expressão passou a se referir a uma declaração de fé que resume os pontos da convicção cristã comum a todos os cristãos.

No período do cristianismo antigo, dois credos passaram a ser tratados com autoridade e respeito por toda a igreja. Um era o Credo Apostólico, o outro, o Credo Niceno. O desenvolvimento desses dois credos foi resultado da necessidade do cristianismo em oferecer um resumo claro da fé cristã para ocasiões públicas apropriadas, das quais a mais importante era o batismo. O batismo era o momento onde o cristão fazia sua declaração de fé e compromisso. Um requisito essencial era que cada convertido que desejasse ser batizado declarasse sua fé em público.

Outra razão que levou a igreja a estabelecer esses credos foi o surgimento de heresias e erros doutrinários de alguns grupos e líderes no meio da cristandade. Por exemplo, a controvérsia ariana que motivou o primeiro Concílio ecumênico em Nicéia resultou na elaboração do Credo de Nicéia. Esse depois foi aprimorado e deu lugar ao Credo Niceno ou Niceno‐ Constantinopolitano, aprovado no Concílio de Calcedônia, em 451 d.C.

Credo Apostólico

O Credo Apostólico é, provavelmente, a forma de credo mais conhecida nas igrejas ocidentais. Pode ser dividido em três seções principais que tratam de Deus, o Pai, de Deus Filho, Jesus Cristo, e do Deus, Espírito Santo. Também fala da igreja, do julgamento e da ressurreição.

1. Creio em Deus Pai, Todo‐Poderoso, Criador do Céu e da Terra. 2. Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; [desceu ao Hades]; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está assentado à direita de Deus Pai Todo‐Poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.

3. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; [na comunhão dos santos]; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna.

O “Credo Apostólico” é amplamente usado na igreja ocidental como resumo sucinto dos temas principais da fé cristã. Sua evolução histórica é complexa, originando‐se nas declarações de fé exigidas daqueles que desejavam ser batizados. Esse credo parece ter adquirido sua forma final no século VIII.

(2)

2|

pastoral e cantinho da maturidade

BD 01 setembro 2013 Primeira Igreja presbiteriana do Recife

─ PASTORAL ─

Hoje, o Credo Apostólico é aceito universalmente por todos os ramos da cristandade, como declaração de compromisso com a fé cristã, apesar das declarações “desceu ao inferno [Hades]” e

“comunhão dos santos” não aparecerem nas versões orientais e nas mais antigas, e só se encontra nas cópias encontradas a partir de 750 d.C.

Credo Niceno

1. Creio em um só Deus, o Pai Todo‐Poderoso, Criador do céu e da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis.

2. Creio em um só Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado de seu Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não‐feito, sendo de uma só substância com o Pai, mediante o qual todas as coisas vieram a existir, tanto as que estão no céu como as que estão na terra, que por nós, homens, e para nossa salvação, desceu do Céu e encarnou‐se pelo [poder] do Espírito Santo na virgem Maria, e fez‐se homem, e também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, sofreu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressurgiu, segundo as Escrituras, e subiu ao Céu e sentou‐se à mão direita do Pai. E virá segunda vez com glória para julgar, tantos os vivos quanto os mortos, cujo reino não terá fim.

3. E creio no Espírito Santo, Senhor e Doador da vida, o qual procede do Pai e do Filho; que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; o qual falou pelos profetas.

4. E creio numa só Igreja Universal e Apostólica; reconheço um só batismo para remissão dos pecados; e espero pela ressurreição dos mortos e a vida do mundo porvir.

O Credo Niceno é a versão mais longa dos credos da Igreja antiga. Esse credo é conhecido mais estritamente como “Credo Niceno‐Constantinopolitano” que inclui declarações acerca da pessoa de Cristo e da obra do Espírito Santo. Ele foi instituído em resposta às controvérsias relacionadas à divindade de Cristo. Esse credo traz afirmações enérgicas da sua unidade com Deus Pai, incluindo a expressão “Deus de Deus” e “substancial ao Pai”.

REUNIÃO DA TERCEIDA IDADE ‐ Será na próxima quarta‐feira, dia 04, às 15h, na residência de Maria Laura Raposo.

CONVOCAÇÃO – Todos os inscritos na caravana para Fortaleza são convidados a uma reunião, logo após a comemoração do 3º aniversário no dia 14 de setembro. Vão ser tratados assuntos como plano de saúde, medicamentos, alimentação e etc. Confirme a sua presença com Glória Santiago ou na secretaria.

AGENDA DO MINISTÉRIO DA TERCEIRA IDADE – 2º SEMESTRE 2013

Dia 14 de setembro (sábado) ‐ O Ministério da Terceira Idade estará agradecendo a Deus pelo 3º aniversário de suas atividades. Será às 14h30. Contaremos com a presença do Rev. Cláudio Henrique e de Raquel Teodósio, secretária presbiterial do PPNB. Haverá um momento devocional, e atividades sociais e recreativas. Você é nosso convidado.

Dia 28 de setembro (sábado) ‐ Passeio a Caruaru. Inscrições R$ 30,00, com Glória Santiago. Dias 04 a 08 de outubro ‐ Viagem a Fortaleza‐CE. Informações com Glória Santiago. Dia 09 de novembro (sábado) ‐ O filme “Corajosos” às 15h, no Departamento Infantil. Dia 07 de dezembro (sábado) ‐ Festa dos aniversariantes (2º semestre). Acampamento Monte Moriá (Aldeia). Saída às 07h.

Dia 13 de dezembro (sábado) ‐ Visita ao Abrigo de Idosos Iêda Lucena, às 15h.

─ CANTINHO DA MATURIDADE ─

(3)

C E I A D O S E N H O R | H o j e à n o i t e , celebraremos a Ceia do Senhor. Venha com seu coração e espírito preparados para esse momento de comunhão do Corpo de Cristo, e de renovação de nossos votos de consagração ao Senhor.

NÃO HAVERÁ CRIANÇAS DE PRIMEIRA | Solicitamos aos pais que fiquem com os seus filhos junto de vocês, para que eles possam participar em família da Mesa do Senhor. Será muito importante para eles, participarem em família desse momento singular na vida da Igreja.

NOVA IGREJA EM ITAMBÉ | Ontem, sábado, 31 de agosto, foi plantada a mais nova igreja do Projeto Mata Norte, na cidade de Itambé/PE. Uma nova igreja, e mais duas cidades alcançadas, pois muito próxima a Itambé/PE, temos a cidade de Pedras de Fogo/PB. Ore a Deus para que Seu Nome seja conhecido e exaltado nessas duas cidades.

VIGÍLIA DE ORAÇÃO | A SAF de nossa Igreja estará promovendo uma vigília de oração pelo nosso país. Será na próxima sexta‐feira, dia 6. Toda a Igreja está convidada para buscarmos o Senhor. Uma noite de oração por um Brasil melhor.

MINISTÉRIO DE CASAIS | O próximo encontro do discipulado de casais será no dia 14 de setembro (sábado) às 20h. Não deixe de participar, haverá recreação para as crianças e cantina.

FESTA DOS TALENTOS | Será no dia 21 de setembro. Agende‐se e inscreva‐se para apresentarem os talentos.

2º ENCONTRÃO DA FAMÍLIA PIPR | As inscrições para o 2º Encontrão da Família PIPR estão abertas. Acontecerá entre os dias 01 e 05 de março de 2014 (período de carnaval), no Bonito Plaza Hotel, na bela cidade de turismo ecológico, Bonito‐PE. São 220 vagas, garanta já a sua. Valor da Inscrição R$ 50,00 por pessoa, o restante em 6x. Acomodações em apartamentos duplos (460,00), triplos (430,00), quádruplos ou chalés (400,00) ou ainda coletivo em colchonete (350,00). Menores de 7 anos grátis (em colchonete); de 7 a 11 anos (50% da acomodação). Acima de 11 anos (valor integral). Maiores informações e reservas com Manoel Rubens e Ivson Vilela.

VIAGEM À TERRA SANTA | Depois de tantos apelos, saiu nossa 1ª Caravana à Terra Santa. Será em maio de 2014. A viagem será guiada pelos Prs. Cláudio Albuquerque (PIPR) e Samuel Vitalino (IP Brotas). Eles nos conduzirão nos estudos bíblicos sobre os eventos históricos na época de Jesus. Antes, iremos a Londres, e faremos uma incursão no Palácio de Westminster, onde estudos serão dados sobre a história da nossa Confissão de Fé. São apenas 30 vagas. Mais informações com Rute Vitalino. ACAMPAMENTO CRIANÇAS DE PRIMEIRA 2013| As inscrições para o Acampamento Crianças de Primeira estão abertas. Não deixe de inscrever seus filhos para compartilhar de momentos muito divertidos, e aprender sobre

“O Verdadeiro Prêmio” que é a salvação em Cristo Jesus. LOCAL: Acampamento VC (Igarassu). DATA: 29/11 a 01/12. VALOR: R$ 90,00 (divididos em 3x), dois ou mais irmãos, R$ 80,00. FAIXA ETÁRIA: 5 a 13 anos. Inscrições na recepção do Crianças de Primeira, aberto a toda criança que deseja participar.

─ NOTÍCIAS DE PRIMEIRA ─

BD 01 setembro 2013 Primeira Igreja presbiteriana do Recife

notícias

|3

(4)

BD 01 setembro 2013 Primeira Igreja presbiteriana do Recife

4|

notícias e anotações

─ NOTÍCIAS DE PRIMEIRA ─

SAF EM ORAÇÃO| A SAF iniciou uma reunião de oração aos domingos, às 08h30. Vamos todos juntos buscar ao Senhor em oração. IMPACTO JOVEM | Todos os sábados, às 18:00h acontece o Impacto Jovem. Não fique de fora, venha e participe conosco de momentos de adoração, reflexão e estudo da Palavra.

IMPACTO JÚNIOR | Você que é adolescente, de 10 a 13 anos, não deixe de participar. Vocês pais, tragam seus filhos, avós, tragam seus netos, e tios, tragam seus sobrinhos. Estamos estudando sobre o novo nascimento em Cristo. DIA DA CRIANÇA NO FILADÉLFIA | A SAF está fazendo uma campanha para doações de brinquedos para as crianças do Projeto Filadélfia. Faça sua doação. Próximo ao quadro de avisos, haverá uma caixa para depositar os brinquedos.

CAPELANIA HOSPITALAR EVANGÉLICA DE PERNAMBUCO ‐ CURSO DE VISITAÇÃO HOSPITALAR | A Capelania Hospitalar Evangélica de PE estará promovendo um curso de visitação hospitalar. Será na IP Graças (R. Santo Elias, 4 ‐ Espinheiro, Recife/PE). O curso será nos sábados 14, 21 e 28 de setembro, e nos sábados 05, 19 e 26 de outubro, no horário das 8h30 às 17h. Custo: R$ 210,00 (em 3 parcelas). Inscrições no SEC ‐ Seminário de Educação Cristã (R. Padre Inglês, 143 ‐ Boa Vista, fone: 3231‐5066 ou por e‐mail: capelaniahospe02@gmail.com

.

─ ANOTAÇÕES ─

(5)

espaço missionário

|5

BD 01 setembro 2013 Primeira Igreja presbiteriana do Recife

─ ESPAÇO MISSIONÁRIO ─

AVANÇO MISSIONÁRIO EM VICÊNCIA – PE

No dia 24 de agosto de 2013, a CP Vicência completou seu primeiro ano de vida. Um grupo de irmãos da PIPR e das CPs de Aliança e Nazaré da Mata estiveram conosco,e juntos pudemos realizar um Avanço Missionário, com o desejo de levar o Ide de Deus, tornando conhecido o nome do Senhor Jesus.

Pela manhã, saímos pelas ruas louvando a Deus, entregando folhetos, anunciando a Palavra de Deus e convidando as pessoas para o culto à noite. À tarde, algumas irmãs ficaram no templo com um trabalho para crianças, enquanto nós saímos, subindo e descendo ladeiras, levando a Palavra de Deus aos necessitados. No total, foram 81 casas visitadas, das quais 28 demonstraram o desejo de receberem novas visitas e 4 aceitaram fazer um curso bíblico. Temos a certeza de que a semente foi plantada, sabemos que tudo está no controle de Deus e que, no devido tempo, Ele fará germinar.

À noite, estiveram reunidas as igrejas de Vicência, Aliança, Nazaré da Mata e a PIPR, no culto de ações de graças, louvando e adorando ao nosso Deus. Um momento muito especial, marcante, pois sabemos que foi concluído mais um trabalho nesse mês de missões.

Somos gratos a Deus por Sua graça em nossas vidas, por tudo que Ele tem feito e por tudo o que ainda irá fazer, e pela vida de todos que se colocaram à disposição desse trabalho importantíssimo, que muito alegrou os nossos corações.

AGOSTO ‐ MÊS DE MISSÕES NA PIPR – AVANÇOS MISSIONÁRIOS:

Dia 03 (sábado) – Bairro da Torre – Das 8h às 12h > Realizado Dia 10 (sábado) – Nazaré da Mata/PE – UPA e UMP > Realizado Dia 17 (sábado) – Aliança/PE – Saída 07h PIPR, retorno às 21h, após o culto > Realizado Dia 24 (sábado) – Vicência/PE – Saída 07h PIPR, retorno às 21h, após o culto > Realizado Dia 31 (sábado) – Itambé/PE – Saída 07h PIPR, retorno às 21h, após o culto > Realizado CARRINHO DE BEBÊ – Um missionário do campo está precisando de um carrinho de bebê.

(6)

BD 01 setembro 2013 Primeira Igreja presbiteriana do Recife

─ SÚPLICA E INTERCESSÃO ─

Interceda a Deus pelos seguintes irmãos:

"Orai uns pelos outros. Muito pode por sua eficácia a súplica do justo.”

Tg 5:

16

Problemas Crônicos de Saúde

Abigail Miranda

Adail Maia

América Elisabete (Betinha)

Anaide Lopes

Bayard Amorim

Cecília da Silva

Clécio Figueiredo

Daniel Figueiredo

Gilberto Oliveira

João Alves

Judite

Josefa Gueiros (Zeza)

Leonida Lima

Manacés Lyra

Maria Gabriela

Neide Machado

Rômulo Athayde

Vanildo Lima

Zuleika Alouchie

Outros Enfermos

Artur

Agnaldo

Cintia Figueiredo

Cremilda Araújo

Dilma Figueiredo

Elelson

Fabiano Leitão

Jeaney

Jonatan

José Roberto

Jovelina

Marcos Antônio

Maria Clara

Maria José Araújo

Marlene Araújo

Tito

Valdice

Valéria de Oliveira

Virlene

Walmir Araújo

.

6|

anotações e súplicas

─ ANOTAÇÕES ─

(7)

Equipes De 01 a 07 de setembro De 08 a 15 de setembro

Presbíteros Severino Gomes Samuel Lyra

Diáconos

Israel Selva Daniel Figueiredo

José Bartolomeu Jorge Osvaldo

Manoel Rubens

Sistema de som Klaus Wagner Klaus Wagner Regente Congregacional Sebastião Ventura Sebastião Ventura Oração (Terças‐feira) Pb. Severino Gomes Pb. Samuel Lyra

Doutrina (Quintas‐feiras) Rev. Cláudio Albuquerque Rev. Cláudio Albuquerque

─ ESCALAS E PLANTÕES ─

Dia Nome

João José Leite de Freitas 02/09

Fernanda Márcia Neumann Monteiro Henrique Eudes Horst

03/09

aniversariantes, escalas e plantões

|7

BD 01 setembro 2013 Primeira Igreja presbiteriana do Recife

─ VISITA ÀS CONGREGAÇÕES ─

─ ANIVERSARIANTES DA SEMANA ─

“Tu pois, filho meu, fortifica‐te na graça que está em Cristo Jesus.” II Tm 2:1

Mês Dia CP Vasco CP Torre CP Itamaracá CP Nazaré CP Vicência Manoela Mendonça Rodrigues

CP Aliança Ana Ruth Muniz de Araújo Cavalcanti 05/09

08 Edelson L. Cláudio H. Nisan Baía Iclayber Alves Arthur Braga Fúlvio Leite Setembro

22 Winston R. Dário Jamin Santos Henrique N. Edson Vieira Eudes Horst

07/09

(8)

Domingo

Escola Bíblica Dominical 10h30

Terça Encontro de Oração 19h

Quarta Equipe Pastoral 10h

Quinta Estudo Bíblico 19h

Sábado Impacto Jovem 18h

Culto Matinal 9h

Prelúdio Instrumental

Adoremos o Deus Todo Poderoso

*Leitura Bíblica: Salmo 47

*Oração

*Hino: NC 34 “Convite ao Louvor”

Curvemo‐nos Ante à Sua Graça

Leitura Bíblica: Salmo 138:1, 2

Oração de Confissão

Cânticos

Tributemos com Nosso Coração

*Leitura Bíblica: Salmo 62:11,12

*Dedicação: NC 39 “Exaltação e Louvor”

*Oração de Consagração

Recitação do Credo Niceno

Sua Palavra é a Fonte da Vida

Mensagem – Pr. George Scipione

*Oração

*Bênção Apostólica

*Tríplice Amém

Notícias de Primeira

Escola Bíblica Dominical 10h30

*Congregação de pé

Culto Vespertino 18h

Prelúdio Instrumental

Louvemos a Cristo, Nosso Rei

*Leitura Bíblica: 1 Co 15:1‐4,50‐58

*Oração

*Cântico “Jesus é o Rei da Glória”

Seu Nome Deve ser Temido

Leitura Bíblica: 1 Co 10.31

Oração de Confissão

Cânticos

Louvemos‐Lhe com Primícias

*Leitura Bíblica: 2 Co 9:6‐11

*Dedicação: NC 318 “Ceifeiros do Senhor”

*Oração de Consagração

Coro Boas Novas

Ouçamos a Sua Voz com Expectativa

Mensagem – Rev. Cláudio Albuquerque

Ceia do Senhor

Hino NC 272 “Aleluia ao Cristo Redivivo”

*Oração & Bênção Araônica

*Tríplice Amém

Notícias de Primeira

*Congregação de pé

─ L I T U R G I A ─

8|

programação litúrgica

BD 01 setembro 2013 Primeira Igreja presbiteriana do Recife

─ ATIVIDADES SEMANAIS ─

Culto Matinal e Vespertino 9h e 18h

Referências

Documentos relacionados

O que nos levou a fazer a mudança do critério, eu comentei um pouco na pergunta do Thiago, mas só para repetir, foi uma percepção, que foi crescente para

Se os faders das bandas de frequência e todos os outros elementos de comando não estiverem já activados, use o botão IN/OUT ( ) para os activar.. Para monitorizar o nível de saída,

7.1- O pagamento será efetuado mediante o processamento dos documentos de cobrança apresentados pela contatada, num prazo máximo de CONFORME EDITAL, contados da data do

E em um só Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado de seu Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não-

Creio em um Deus, Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis; e em um Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não

Este botão pode ser utilizado para ligar ou desligar a unidade quando o controlo remoto não está disponível..