• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA INFORMATIVO DO ALUNO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA INFORMATIVO DO ALUNO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

INFORMATIVO DO ALUNO

INSTRUÇÃO DE NIVELAMENTO DE CONHECIMENTO DO

EFETIVO CONVOCADO PELO DFNSP - 57ª EDIÇÃO

DEPARTAMENTO DA FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

GAMA/DF

2014

(2)

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

DEPARTAMENTO DA FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Esplanada dos Ministérios, Ministério da Justiça, Edifício Anexo II, 5º Andar, Sala 507,

Brasília/DF – CEP: 70.064-900

Fone: (61) 2025-9491 Fax: (61) 2025-9491 E-mail: cgtc.dfnsp@mj.gov.br

INFORMATIVO DO ALUNO

Instrução de Nivelamento de Conhecimento para Policiais Militares - 57ª Edição – 2014

Prezados Senhores (as),

Os parabenizamos por terem sido selecionados a participar da 57ª Edição da Instrução de Nivelamento de Conhecimentos do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública /2014, que se realizará no período de 28/04 a 17/05/2014.

Desta forma, a fim de facilitar o desenvolvimento da capacitação, preparamos algumas orientações importantes que deverão ser seguidas antes, durante e depois do treinamento, quais sejam:

1. O que é INC?

INC é a sigla utilizada para Instrução de Nivelamento de Conhecimentos, sendo que essa capacitação é imprescindível para que os servidores estaduais de segurança pública possam atuar em missões do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP), conforme o decreto de criação da Força Nacional, tornando assim, a porta de entrada para a Força Nacional.

2. O que são DFNSP e CGTC? 2.1. DFNSP:

O Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, subordinado à Secretaria Nacional de Segurança Pública, tem a função de gerenciar as atribuições da Força Nacional, que é um Programa de Cooperação Federativa firmado entre os entes federados conveniados e a União para apoio nas atividades destinadas à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, nas hipóteses previstas no Decreto nº. 5.289/04, por meio de ato formal de adesão dos Estados e do Distrito Federal.

(3)

2.2. CGTC:

Coordenação Geral de Treinamento e Capacitação do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública é a coordenação responsável pelo planejamento, execução e gerenciamento das instruções que tratam do nivelamento e demais capacitações dos profissionais convocados para atuar no programa Força Nacional ou dos que já estão à disposição dele.

3. Como funcionará o curso?

A INC ocorrerá na Base da Força Nacional, situada na cidade satélite do Gama-DF e terá a duração de 03 (três) semanas (27/04 a 17/05) e carga horária de 132 (cento e trinta e duas) horas/aula. O curso será, normalmente, das 07h às 19h10min, com aulas de segunda a sábado, havendo atividades curriculares em outros horários além desses previstos.

O Quadro de Trabalho Semanal (QTS) será apresentado no início da Instrução, juntamente com a estrutura curricular que contém instruções teóricas e práticas, podendo o regime de trabalho diário variar de acordo com as peculiaridades de cada instrução.

Durante o curso será aplicado o Teste de Aptidão Física – TAF, que seguirá o mesmo padrão do TAF encaminhado aos Estados para seletiva, conforme tabela em anexo. O aluno deverá obter o grau mínimo 7,0 (sete). O aluno que não alcançar o índice mínimo ora estipulado será imediatamente desligado do curso e reapresentado à sua Instituição de origem.

Além do TAF, haverá outras avaliações práticas, como na disciplina Tiro Policial, Operador de Arma de Condutividade Elétrica e Direção Veicular. Ainda, semanalmente durante o curso, serão aplicadas provas teóricas, ao final do curso, haverá uma prova contendo questões objetivas.

Na disciplina de TIRO POLICIAL, será realizada atividade de tiro prático, quando os alunos serão avaliados segundo o seu desempenho. Será considerado APROVADO o aluno que, na posição em pé, efetuar dez disparos, utilizando pistola e carabina, a uma distancia de 07 (sete) e 15 (quinze) metros, respectivamente, da linha dos alvos e atingir no mínimo 70% de acertos dos projéteis no alvo e não infringir as regras de segurança previstas na ementa da disciplina.

Na disciplina de DIREÇÃO VEICULAR, será realizada uma prova prática em que os alunos serão avaliados segundo o seu desempenho com o deslocamento da viatura em uma pista de teste. O aluno que for considerado APTO para direção das viaturas do DFNSP e que na avaliação prática atingir 70% de acertos dos critérios previamente estabelecidos observando as regras de segurança com a viatura, será considerado APROVADO.

(4)

Informamos ainda que as viaturas da Força Nacional são de câmbio automático e sugerimos conhecimento prévio do manuseio da mesma, para evitar reprovação.

Qualquer reprovação, conforme previsto no documento que institucionaliza a instrução implica o desligamento imediato do curso, no qual não haverá reavaliação ou recuperação

Concluído o curso, os alunos aprovados serão apresentados à Coordenação Geral de Operações, a qual fará a movimentação do profissional para as missões desenvolvidas pelo DFNSP em qualquer parte do território nacional onde haja operações da Força Nacional, exceto o Estado de origem do profissional mobilizado.

3.1. Da assiduidade:

É obrigatória a presença de 100% nas atividades do curso;

O abono de faltas, em caráter excepcional, é de até 25% do curso, sendo criteriosamente analisado pela Coordenação Geral de Treinamento e Capacitação;

A cada turno (manhã e tarde), o aluno rubricará no espaço adequado do formulário de freqüência, comprovando a sua presença;

Cumprindo exigência da CGTC, só serão considerados aprovados os alunos que obtiverem a freqüência mínima de 75 % da carga horária e que forem considerados aptos nas avaliações.

4. Prescrições Diversas

1. A hospedagem, alimentação e transporte no Gama-DF ficarão a cargo de cada aluno, razão pela qual serão pagas diárias. Sugerimos que o aluno faça contato com hotéis ou outras formas de acomodações, como pensões e alugueis na cidade satélite do Gama. Não serão disponibilizados alojamentos. Em caso de apoio, entre em contato com a CGTC através do fone (61) 2025-9491, com a Sgt Liliana. 2. Todos os participantes que se deslocarem com passagens aéreas custeadas pela

SENASP deverão guardar seus comprovantes (cartão) de embarque, os quais serão recolhidos pela Coordenação de Recursos Humanos a fim de ser realizada a prestação de contas com a União;

3. Será fornecido pelo DFNSP o traslado do aeroporto de Brasília para o Gama/DF no dia de chegada. Neste dia, haverá um representante da Força Nacional fardado na área de desembarque, mais especificamente no saguão do aeroporto. Pode ocorrer de a viatura (microônibus branco) ter se deslocado para o translado de um grupo de

(5)

pessoas. Caso isso ocorra e o discente queira fazer uso do transporte disponibilizado, esse deverá aguardar no local acima informado;

4. Caso o aluno perca seu vôo, será sua responsabilidade remarcá-los, deslocar-se para o Gama/DF, de forma que esteja na BASE às 14h do dia 27 de abril (domingo). Em hipótese alguma haverá ressarcimento da referida taxa de remarcação ou dos gastos com traslado do aeroporto;

5. As passagens emitidas pela SENASP não poderão ter suas datas ou seus trechos alterados.

Orientamos que os alunos tragam apenas o necessário para a realização do curso e desempenho de suas necessidades pessoais. Portar materiais supérfluos e carga demasiada poderá acarretar transtornos futuros.

Será necessário que cada discente, traga os seguintes ítens: Cinto cadarço preto;

01 (um) par de coturnos preto (no mínimo);

Tênis para prática de atividade física, preto ou de cor escura; Meia esportiva cano médio na cor preta;

O efetivo feminino deverá trazer ainda um “top” preto para as atividades de educação física;

Kit Manutenção de armamento para as armas utilizadas (pistola cal .40 e carabina cal 5,56), contendo alicate pequeno e pano/flanela para limpeza;

Óculos de Proteção para instruções de tiro;

Protetores Auriculares (Abafadores) para instruções de tiro; Esparadrapo Grande (Dimensões 10 cm x 4 cm);

Fita Isolante Preta; Caneta Azul ou Preta;

Pasta Plástica para Documentos.

Na primeira semana da INC, os alunos terão que adquirir a tarjeta com nome de guerra no padrão da Força Nacional, bem como bucaneiras da arma e insígnias de posto ou graduação para serem coladas na lapela de forma a padronizar o efetivo;

(6)

Será necessário que cada discente traga o fardamento operacional completo de sua Instituição de origem e 02 (duas) bandeiras bordadas de seus respectivos Estados (7cm x 5cm), semelhantes à que é usada na farda do uniforme operacional.

O fardamento da Instituição de origem será utilizado na abertura da 56ª INC.

No momento da apresentação, o aluno masculino convocado para participar da instrução deverá se apresentar com corte de cabelo padrão máquina 2 (dois);

As profissionais do sexo feminino deverão ser moderadas no uso de acessórios, sendo estes pequenos e discretos. Presilhas e rede de cabelo são itens obrigatórios.

Não serão permitidos o uso de sandálias, bermudas, camisetas regatas e saias no ambiente das instruções. Também não será permitido o deslocamento externo da Base trajando fardamento, uniformes e equipamentos que identifiquem a Força Nacional de Segurança Pública, por questões de segurança.

A apresentação dos alunos está prevista para o dia 27 de abril, às 14hs, na Base do DFNSP no Gama (a paisano) quando maiores detalhes serão repassados. Neste dia, todos os discentes deverão estar de posse dos documentos descritos abaixo:

1. Carteira Nacional de Habilitação (cópia); 2. Bilhete de passagem aérea;

3. Carteira de Vacinação (cópia).

Para maiores esclarecimentos e necessidades, a CGTC disponibiliza para contato o telefone (61) 2025-9491.

Desejamos a todos uma excelente Instrução de Nivelamento de Conhecimento e que sua passagem pelas missões do DFNSP enriqueçam mais ainda sua experiência profissional, bem como engrandeça ainda mais a FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA.

Atenciosamente,

Coordenação Geral de Treinamento e Capacitação do DFNSP

Referências

Documentos relacionados

8º O Conselho é constituído pelos titulares da ABIN; do Gabinete de Segurança Institucional; da Secretaria Nacional de Segurança Pública, da

Fonte: Ministério da Justiça / Secretaria Nacional de Segurança Pública / Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública /

projeto de políticas públicas junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. diagnóstico da Violência e da Criminalidade no Município de

A Justificativa, a ser cadastrada na aba Dados, deve conter obrigatoriamente os itens constantes no item 3.2 do modelo do Anexo I (Pré-projeto) deste Edital, conforme

A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, por intermédio do Departamento de Políticas Programas e Projetos, torna público Edital de Seleção para que

Nos voos internacionais, se essa informação não for repassada ao passageiro dentro do prazo, ou a alteração for superior a 1 hora em relação ao horário de par da ou de chegada,

§ 4 o A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça será responsável pelo oferecimento e reconhecimento dos cursos destinados aos peritos e

deverá ser inserido o Termo de Referência das Despesas para todos os bens e serviços solicitados, contendo a pesquisa mercadológica realizada em, no mínimo, três empresas