• Nenhum resultado encontrado

Conforto e poupança de energia para grandes aberturas. Cortinas de ar industriais Modelo IndAC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conforto e poupança de energia para grandes aberturas. Cortinas de ar industriais Modelo IndAC"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)

Cortina de ar industrial

Separação climática excelente

As portas em edifícios industriais estão normalmente abertas por longos períodos, para facilitar o fluxo logístico das mercadorias. No entanto, as portas abertas implicam grandes perdas de calor para o exterior e correntes de ar frio que entram no edifício: os funcionários queixam-se desta situação de desconforto. O pessoal da logística precisa de trabalhar com as portas abertas. Por exemplo, é raramente possível fechar as portas entre os halls de produção e as zonas de armazenamento. Nesta situação são criadas fortes correntes de ar, relacionadas com a diferença de temperatura entre esses dois locais.

A cortina de ar industrial Biddle, modelo IndAC, é a melhor solução para resolver estes problemas. Há vários anos que os nossos engenheiros do pólo de I&D estão fortemente envolvidos na observação das necessidades da indústria. Os muitos anos de experiencia em combinação com a investigação científica permitiram desenvolver o modelo IndAC que, devido ao seu aspecto robusto e industrial, se irá adaptar perfeitamente aos diferentes tipos de porta existentes. As cortinas de ar IndAC permitem deixar livre o acesso ao transporte e elimina as corrente de ar frio. Condições de trabalho confortáveis reduzem bastante o absentismo devido a doenças.

Excelente poupança de energia

As portas industriais estão muitas vezes expostas ao vento e sofrem, em geral, de fortes depressões no espaço resultando na entrada de grandes volumes de ar nas áreas de trabalho. Normalmente, para tratar estes fenómenos seria necessário recorrer a sistemas que fornecessem enormes caudais de ar para criar uma verda-deira separação climática.

No entanto, a Biddle optimizou o escoamento de insuflação nas suas aplicações industriais. Efectivamente, o ar passa através de um pleno de descarga encurvado com uma reduzida perda de carga. O sistema com a grelha, patenteada, possuí um duplo rectificador de fluxo, que garante que o ar em regime turbulento na descarga dos ventiladores, passe a regime de fluxo laminar e aumenta consideravelmente o seu alcance atingindo o chão como uma velocidade baixa: desta forma, o consumo de energia é reduzido. A excelente homogeneidade do jacto de ar em todo o comprimento da grelha de insuflação representa uma solução ideal para aquecer as correntes de ar frio em toda a área da porta.

O desenho encurvado do pleno de descarga permite que a cortina de ar seja instalada mesmo junto à porta, favorecendo assim a vedação nos lados da abertura: a perda de calor é fortemente reduzida.

Durante as cargas e descargas a porta mantêm-se aberta, sem o ambiente interior ser perturbado.

Graças à forma arredondada, a cortina de ar adapta-se perfeitamente às portas de enrolar

Vantagens do modelo

IndAC

• Acesso livre

• Eliminação das correntes de ar frias (em locais interiores)

• Consumo de energia reduzido • Adaptado às portas com uma forte ventilação

• Redução do absentismo • Montagem flexível e facilitada • Fácil de comandar

(3)

Uma posição horizontal ou vertical

A cortina de ar IndAC pode ser instalada directamente por cima da porta ou na posição vertical, ao lado da abertura. São possíveis diferentes instalações em função do espaço disponível. (ver página 7).

Um desenho modular

O seu desenho modular permite facilitar a instalação da cortina IndAC e cobrir toda largura ou altura da porta em função da sua posição.

Montagem e manutenção fáceis

A cortina IndAC foi concebida não apenas para facilitar o acesso aos

diferentes componentes, mas também para melhorar a instalação e manutenção da unidade. A cortina contém muito poucos obstáculos, o que permite uma excelente circulação do ar no interior da unidade, sendo que a poeira não tem qualquer hipótese de se depositar ao nível das paredes.

Módulo de filtro

Numa situação standard, a cortina de ar modelo IndAC não necessita de filtros. No entanto, quando o ambiente é particularmente poluído ou quando a qualidade do ar é medíocre, pode ser integrado um módulo de filtragem (apenas nos modelos S e M) para melhorar a qualidade do ar de insuflação, mas também para aumentar a duração dos nossos equipamentos, protegendo-os. O módulo de filtragem é compatível com todas as posições de instalação da cortina IndAC.

Verdadeiro design industrial

A cortina IndAC é um verdadeiro produto industrial, robusto com um aspecto moderno. As cores foram escolhidas a partir dos mais recentes desenvolvimentos da indústria. Assim, a cor standard das unidades é o azul (RAL 5023) e a dos compo-nentes externos, o metálico. Obviamente, estão disponíveis outras cores a pedido.

(4)

A tecnologia

Quando se abre uma porta, a diferença de temperatura entre o interior e o exterior provoca uma troca térmica entre as duas massas de ar: daí resulta a entrada de ar frio no edifício e a saída de ar quente para o exterior. Uma cortina de ar instalada na parte superior ou lateral da porta oferece uma separação climática entre os dois ambientes. Quando a Biddle desenvolveu a IndAC, foram realizados estudos para optimizar a insuflação do ar. Esta investigação resultou no desenvolvimento do duplo rectificador para o fluxo de ar de insuflação.

Ventiladores de alto desempenho

aerodinâmico

A cortina IndAC dispõe de ventiladores centrifugos de pás recuadas que faz a insuflação de forma homogénea do ar em toda a abertura de insuflação, que permite assim uma eficácia e um nível de conforto excelente, sempre com níveis sonoros bastante reduzidos.

Duplo rectificador de jacto patenteado

Uma cortina de ar industrial tradicional, sem rectificador de jacto, com um caudal de ar semelhante ao de uma cortina de ar com um duplo rectificador de jacto obtém um alcance mais reduzido (ver figura 1). Consequentemente, o jacto de ar não atinge o chão e a abertura não é tratada com eficácia (ver figura 3); as correntes de ar frio que entram no edifício não são aquecidas e as perdas energétivas mantêm-se significativas.

Graças à cortina de ar industrial, equipada com um duplo rectificador de jacto, o ar frio que entra é aquecido pelo que deixa de ter a sensação de corrente de ar desagradável. O duplo rectificador de jacto é constituído por lâminas horizontais e verticais para obter um jacto quase laminar e convergente, que permite um alcance bastante maior. (ver figura 2). O ar ambiente quente vai ser aspirado pelo IndAC em vez de se perder no exterior e o ar aquecido mistura-se no ambiente do edifício. O duplo rectificador de jacto, reduz as turbulências do jacto de ar de descarga e melhora a sua penetração no ar ambiente, garantindo que o o movimento do ar vindo dos ventiladores descarrega um jacto de ar laminar directamente para baixo com uma profunda penetração .Cria uma separação climática que permite reduzir os consumos de energia e melhorar o conforto ao longo de todo o ano.

Duplo rectificador de jacto patenteado

Vista frontal Vista lateral

Fig. 3

Cortina de ar industrial sem rectificador de jacto

Fig. 4

IndAC com duplo rectificador de jacto

Fig. 1

Cortina de ar industrial sem rectificador de jacto

Fig. 2

(5)

Selecção

Uma cortina de ar deve cobrir a totalidade da abertura e ter capacidade para aquecer o ar frio que entra, na zona a tratar, até uma temperatura confortável. Adicionalmente a cortina de ar deve cobrir a totalidade da abertura da porta. A selecção da cortina IndAC deve ser efectuada em função dos seguintes parâmetros:

1. Dimensões da abertura (HxL)

A tabela abaixo permite seleccionar o aparelho em função da altura (= altura de instalação) e da largura da porta. Para garantir um rendimento ideal do aparelho, a Biddle recomenda a instalação, o mais próxima possível, na abertura e com um comprimento da grelha de insuflação, pelo menos equivalente à largura da abertura, de forma a evitar ao máximo as infiltrações de ar frio nas partes laterais.

2. Tipologia do edifício

Perto de uma porta, as condições variam constantemente: tornando difícil determinar o volume e a temperatura do ar frio exterior que entra. Além disso, outras deficiências tais como as infiltrações de ar exterior, abertura de porta e janelas, as extracções mecânicas ou ainda os ventos predominantes têm influência, na selecção da cortina. Para facilitar a determinação do aparelho, podem ser consideradas as recomendações seguintes:

• Condições favoráveis: porta protegida ou não exposta a ventos predominantes,

porta que não dê directamente para o exterior.

• Condições normais: porta exposta a ventos fracos, uma única abertura

numa divisão.

• Condições desfavoráveis: porta exposta a ventos predominantes, várias portas

abertas, extracções mecânicas, localizado num

descampado.

Esta tabela é indicativa; estamos à disposição para qualquer consulta.

Altura porta / Condições

Largura1 Favorável Normal Desfavoráve

3 - 4 m IndAC S IndAC S IndAC M

4 - 5 m IndAC S IndAC M IndAC L

5 - 6 m IndAC M IndAC L IndAC XL

(6)

Diversas opções

Variantes

As cortinas de ar industriais IndAC estão disponíveis com quatro capacidades S(pequeno), M(médio), L(grande) e XL(extra grande). Em 3 comprimentos diferentes conforme os modelos (1,50 m, 2,00 m e 2,25 m). As cortinas de ar podem incluir uma bateria de água quente, uma bateria de aquecimento eléctrico ou sem bateria (ambiente). A cortina de ar IndAC pode ser posicionada horizontal ou verticalmente (ver página 7). Além disso, a unidade funciona com um controlador Basic, Plus ou Automatique (ver página 8).

A partir de 2,25 m, qualquer combinação entre as unidades pode ser efectuada com as larguras existentes.

Acessórios standard e opcionais

A cortina IndAC inclui os seguintes acessórios standard: • Dois suportes de suspensão - para uma instalação horizontal • Duas placas de união - para uma instalação vertical

• Um suporte de parede - para uma instalação vertical • Um cabo de interligação entre as unidades

São necessários os seguintes componentes: • Controlador Basic, Plus ou Automático

• A placa de base / plinto - para a instalação vertical (ver página 18) Opções:

• Contacto de porta • Termóstato de ambiente

• Módulo de filtro (filtro G4) para o modelo IndAC S/M

Sistema flexivel de suspensão

Na instalação horizontal, a unidade é suspensa por cima da porta por quatro varões roscados (M12) nos dois suportes de fixação fornecidos (ver página 18).

Para a instalação vertical, o chão deve estar totalmente plano. A Biddle recomenda, a utilização da base fornecida para a instalação vertical (ver página 18). Este suporte, bem como os acessórios de fixação, garantem a estabilidade do aparelho.

Codificação IndAC S-150-W1-2R Tipos S = Pequeno M = Médio L = Grande XL = Extra grande

Comprimento das unidades (cm) 150 - 200 - 225

Tipo de serpentina W1 = Água quente

Temperatura da água alta W2 = Água quente

Temperatura da água média W3 = Água quente

Temperatura da água baixa E = Aquecimento eléctrico A = Ambiente sem bateria

Tipo de instalação

0 = Horizontal, por cima da porta 1L = Vertical, lado esquerdo, perpendicular à parede 1R = Vertical, lado direito, perpendicular à parede 2L = Vertical, lado esquerdo, paralelo à parede

2R = Vertical, lado direito, paralelo à parede

Tipo Largura1 Tipo de

energia Controlos de instalação Tipos IndAC S 150 200 W1, W2, W3 (água quente) E (eléctrico)2 A (ambiente)

Basic / Plus Horizontal Vertical - direita ou esquerda

- perpendicular ou paralelo à parede

IndAC M Basic / Plus /

Automático IndAC L 150 225 W1, W3 (água quente) A (ambiente) Basic / Plus / Automático IndAC XL

(7)

Diferentes possibilidades de instalação

A configuração da sala e o tipo de porta determinam o melhor posicionamento possível da cortina de ar. Graças a uma gama alargada, a cortina IndAC adapta-se a um diversificado número de situações e possibilidades arquitectónicas de implantação na sala.

Quer as cortinas de ar sejam instaladas horizontalmente por cima da abertura da porta ou verticalmente nos lados da abertura da porta (à direita, à esquerda ou dos dois lados), devem obrigatóriamente cobrir toda a abertura. Abaixo são apresentadas as cinco possíveis posições de instalação.

Instalação horizontal (posição 0): instalação perfeita para portas de correr.

Nota: A posição de instalação não pode ser modificada após o respectivo fabrico. Quando fizer a encomenda certifique-se de que o modelo coincide com o seu tipo de instalação. Exemplo de instalação vertical (posição 2R):

do lado direito e paralela à parede. Sentido de insuflação Painel de inspecção Parede Porta Tecto

 

 

 

Tipos de instalação 0

Horizontal por cima da porta

Tipos de instalação 1L 1R

Vertical no lado da porta, retorno perpendicular à parede

Tipos de instalação 2L 2R

Vertical no lado da porta, retorno paralela à parede

Esquerda

Esquerda

Direita

(8)

Controlador PLC está incluído na regulação automática

Opções de regulação

Estão disponíveis três tipos de controladores: Basic, Plus ou Automatique.

1. Controlador Basic (RTRD)

O controlador de cinco posições permite regular os caudais de ar em diferentes condições. O controlador RTRD está equipado com um comutador de cinco posições, um LED de indicação de funcionamento e um contacto de entrada (ligar/ desligar) para a ligação de um mecanismo de contacto de porta ou de um termóstato ambiente. As unidades com aquecimento eléctrico funcionam apenas com um painel de control Basic.

2. O controlador Plus (RDP)

O controlador Plus dispõe de dois comutadores e cinco posições: 1 : comanda o funcionamento com a porta aberta

2 : comanda o funcionamento com a porta fechada

O controlador Plus dispõe de dois comutadores. Um contacto destinado ao mecanismo de contacto de porta para comandar o funcionamento com a porta aberta e um contacto para um termóstato de ambiente que comanda o funcionamento com a porta fechada. A cortina de ar continuará a funcionar enquanto a temperatura da sala não atingir a temperatura de referência indicada. A Biddle está à disposição para fornecer um controlador com mais opções.

3. O controlador para regulação

automática

A facilidade de utilização é o principal objectivo da regulação automática. Esta regulação automática comanda o caudal de ar e a potência de aquecimento simul-taneamente, o que permite criar a separação climática perfeita, ao mesmo tempo que é utilizada apenas a potência necessária. A regulação automática é feita por um controlador PLC, um variador de velocidade, uma sonda exterior e duas sondas na cortina de ar (retorno e insuflação).

O caudal de ar e as temperaturas de insuflação são automaticamente reguladas pelo controlador PLC. O controlador PLC ajusta a necessidade de calor às diferentes condições ambientes. Também é possível adicionar outras sondas para projectos específicos, tal como sondas no chão ou temperatura de retorno ou sensores de ambiente. Não hesite em contactar-nos, a fim de estudarmos as possibilidades deste controlador se adaptar às especificidades do seu projecto.

Controlador Basic (RTRD): controlador de cinco velocidades com um led indicador de funcionamento e contacto ligar/desligar.

Controlador Plus (RDP): O controlador dispõe de dois comutadores com cinco velocidades. Medidas: 600 x 330 x 205 mm

(9)

Ligação eléctrica

Ligação dos aparelhos e do controlador

Basic (RTRD)

Ligação do controlador Plus (RDP)

IndAC 150 IndAC 200

O controlador RTRD de 5 velocidades motores

Cabo de ligação fornecido pela Biddle

conexão para a unidade (veja acima) dos motores contactos térmicos dos motores contactos térmicos motores IndAC 150 IndAC 200 O controlador RTRD de 5 velocidades motores

Cabo de ligação fornecido pela Biddle

conexão para a unidade (veja acima) dos motores contactos térmicos dos motores contactos térmicos motores IndAC 150 IndAC 200 O controlador RTRD de 5 velocidades motores

Cabo de ligação fornecido pela Biddle

conexão para a unidade (veja acima) dos motores

contactos térmicos

(10)

Características técnicas IndAC S/M

Aquecimento por água quente

Características de base S-150 S-200 M-150 M-200

largura da unidade m 1.5 2.0 1.5 2.0

dim. porta largura/altura1 m 3.0 - 4.0 4.0 - 5.0

temperatura de retorno ºC 15 alimentação eléctrica V/ph/Hz 400 / 3 / 50

intensidade máx. dos motores A 0.96 1.28 1.56 2.08

potência máx. dos motores kW 0.33 0.44 0.81 1.08

posição 1 2 3 4 5 tensão eléctrica V 95 145 190 240 400 IndAC S-150 W1 LPHW 90/70°C W2 LPHW 80/60°C W3 LPHW 60/40°C posição 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 caudal de ar m3/h 1830 2840 3640 4320 5150 1830 2840 3640 4320 5150 1830 2840 3640 4320 5150 temperatura de insuflação2 ºC 45 40 37 36 34 50 45 42 40 38 41 37 35 33 32 potência de aquecimento kW 18.6 24.2 27.8 30.5 33.5 22.2 29.3 33.9 37.4 41.2 16 21.3 24.7 27.3 30.1 caudal de água l/h 820 1066 1226 1345 1476 971 1282 1485 1639 1807 695 923 1071 1183 1304

perda de carga kPa 0.7 1.2 1.6 1.9 2.2 1 1.7 2.2 2.7 3.2 0.6 1 1.3 1.5 1.8

nível da pressão sonora a 5m dB(A) 34 44 50 54 59 34 44 50 54 59 34 44 50 54 59

peso kg 92 95 97 IndAC S-200 W1 LPHW 90/70°C W2 LPHW 80/60°C W3 LPHW 60/40°C posição 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 caudal de ar m3/h 2440 3790 4850 5760 6870 2440 3790 4850 5760 6870 2440 3790 4850 5760 6870 temperatura de insuflação2 ºC 46 41 38 37 35 52 47 44 42 40 43 39 37 35 34 potência de aquecimento kW 26.2 34.3 39.5 43.4 47.8 30.9 41.1 47.7 52.7 58.2 23 30.8 35.9 39.8 44 caudal de água l/h 1157 1511 1741 1915 2106 1356 1799 2090 2309 2551 998 1337 1558 1725 1908

perda de carga kPa 1.6 2.7 3.5 4.2 5 2.1 3.6 4.8 5.8 7 1.3 2.2 2.9 3.5 4.3

nível da pressão sonora a 5m dB(A) 35 45 52 56 61 35 45 52 56 61 35 45 52 56 61

peso kg 119 124 126 IndAC M-150 W1 LPHW 90/70°C W2 LPHW 80/60°C W3 LPHW 60/40°C posição 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 caudal de ar m3/h 2750 4160 5230 6150 7410 2750 4160 5230 6150 7410 2750 4160 5230 6150 7410 temperatura de insuflação2 ºC 40 36 34 32 31 46 41 38 37 35 37 34 32 31 29 potência de aquecimento kW 23.8 29.9 33.7 36.6 40.1 28.7 36.6 41.6 45.3 49.9 20.9 26.7 30.3 33 36.3 caudal de água l/h 1047 1319 1488 1615 1768 1258 1605 1822 1986 2186 906 1158 1314 1432 1576 perda de carga kPa 1.2 1.8 2.2 2.6 3.1 1.6 2.6 3.2 3.8 4.6 0.9 1.5 1.8 2 2.6 nível da pressão sonora a 5m dB(A) 40 48 53 57 62 40 48 53 57 62 40 48 53 57 62

peso kg 99 102 104 IndAC M-200 W1 LPHW 90/70°C W2 LPHW 80/60°C W3 LPHW 60/40°C posição 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 caudal de ar m3/h 3670 5550 6970 8200 9870 3670 5550 6970 8200 9870 3670 5550 6970 8200 9870 temperatura de insuflação2 ºC 42 37 35 34 32 47 42 40 38 36 39 36 34 32 31 potência de aquecimento kW 33.7 42.6 48.1 52.3 57.4 40.3 51.6 58.7 64.1 70.7 30.2 38.9 44.3 48.5 53.5 caudal de água l/h 1484 1877 2122 2307 2531 1765 2261 2572 2808 3097 1311 1689 1924 2103 2319

perda de carga kPa 2.6 4 5 5.9 7 3.5 5.6 7.1 8.4 10 2.1 3.4 4.3 5.1 6.1

nível da pressão sonora a 5m dB(A) 41 49 55 58 63 41 49 55 58 63 41 49 55 58 63

peso kg 128 133 136

(11)

Características técnicas IndAC L/XL

Aquecimento por água quente

IndAC XL-225 W1 LPHW 120/100°C W3 LPHW 80/60 ºC posição 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 IndAC XL-150 W1 LPHW 120/100°C W3 LPHW 80/60 ºC posição 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 caudal de ar m3/h 7080 10400 12480 14110 15820 7080 10400 12480 14110 15820 temperatura de insuflação2 ºC 46 41 39 37 36 45 40 38 37 35 potência de aquecimento kW 75.7 92.4 101 107 113 71.6 88.7 97.7 104 110 caudal de água l/h 3375 4123 4511 4788 5059 3137 3887 4282 4563 4836

perda de carga kPa 3.7 5.3 6.3 7 7.8 2 3 3.6 4.1 4.6

nível da pressão sonora a 5m dB(A) 56 65 70 73 76 56 65 70 73 76

peso kg 201 201 IndAC L-225 W1 LPHW 120/100°C W3 LPHW 80/60 ºC posição 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 caudal de ar m3/h 6170 9240 12470 15150 20600 6170 9240 12470 15150 20600 temperatura de insuflação2 ºC 57 51 46 43 39 55 49 46 43 39 potência de aquecimento kW 88.7 112 132 146 171 83.3 109 130 145 172 caudal de água l/h 3955 5005 5901 6531 7620 3674 4768 5706 6373 7534

perda de carga kPa 6.4 9.9 13.4 16.1 21.5 3.1 5 7.1 8.7 12

nível da pressão sonora a 5m dB(A) 46 56 61 66 74 46 56 61 66 74

peso kg 277 277 IndAC L-150 W1 LPHW 120/100°C W3 LPHW 80/60 ºC posição 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 caudal de ar m3/h 4120 6160 8320 10100 13740 4120 6160 8320 10100 13740 temperatura de insuflação2 ºC 55 48 44 41 38 51 46 43 40 37 potência de aquecimento kW 55.7 70.1 82.4 91 106 51.3 66 78.5 87.3 103 caudal de água l/h 2484 3129 3677 4061 4726 2247 2891 3440 3826 4500

perda de carga kPa 2.1 3.2 4.3 5.2 6.9 1.1 1.7 2.4 2.9 4

nível da pressão sonora a 5m dB(A) 44 54 59 64 72 44 54 59 64 72

peso kg 201 201 L-150 L-225 XL-150 XL-225 m 1.5 2.25 1.5 2.25 m 6.0 - 8.0 ºC 15 V/ph/Hz 400 / 3 / 50 A 4.6 6.9 7.9 11.9 kW 2.96 4.44 3.44 5.16 speed 1 2 3 4 5 V 95 145 190 240 400 Características de base largura da unidade dim. porta largura/altura1

temperatura de retorno alimentação eléctrica

(12)

3 A temperatura máxima de sopro é de 65°C para optimizar a duração dos aparelhos e por motivos de segurança.

4 Os volumes dos débitos de ar são inferiores quando é utilizado um módulo de filtro: IndAC S: 10% e IndAC M: 15%

150 200

IndAC S posição 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5

caudal de ar m3/h 1830 2840 3640 4320 5150 2440 3790 4850 5760 6870

temperatura de insuflação3 ºC 27 28 29 30 32 27 28 29 30 32

potência de aquecimento kW 7.4 12.4 17.3 22.2 29.6 10 16.6 23.3 29.9 39.9

nível da pressão sonora a 5m dB(A) 34 44 50 54 59 35 45 52 56 61

peso kg 119 155

IndAC M posição 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5

caudal de ar m3/h 2750 4160 5230 6150 7410 3670 5550 6970 8200 9870

temperatura de insuflação3 ºC 31 31 32 33 33 31 31 32 33 33

potência de aquecimento kW 14.8 22.2 29.6 37.1 44.5 20 29.9 39.9 49.9 59.9

nível da pressão sonora a 5m dB(A) 40 48 53 57 62 41 49 55 58 63

peso kg 126 165

150 200

IndAC S posição 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5

caudal de ar4 m3/h 1830 2840 3640 4320 5150 2440 3790 4850 5760 6870

nível da pressão sonora a 5m dB(A) 34 44 50 54 59 35 45 52 56 61

peso kg 78 101

IndAC M posição 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5

caudal de ar4 m3/h 2750 4160 5230 6150 7410 3670 5550 6970 8200 9870

nível da pressão sonora a 5m dB(A) 40 48 53 57 62 41 49 55 58 63

peso kg 85 111

150 225

IndAC L posição 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5

caudal de ar m3/h 4120 6160 8320 10100 13740 6170 9240 12470 15150 20600

nível da pressão sonora a 5m dB(A) 44 54 59 64 72 46 56 61 66 74

peso kg 190 249

IndAC XL posição 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5

caudal de ar m3/h 7080 10400 12480 14110 15820 10610 15600 18720 21170 23720

nível da pressão sonora a 5m dB(A) 56 65 70 72 76 58 67 72 74 77

peso kg 190 249

1 Baseado em condições normais. Para seleccionar, ver página 5. 2 Apenas nos modelos eléctricos.

Características S-150 S-200 M-150 M-200 L-150 L-225 XL-150 XL-225

largura da unidade m 1.5 2.0 1.5 2.0 1.5 2.25 1.5 2.25

dim. porta largura/altura1 m 3.0 - 4.0 6.0 - 8.0

alimentação eléctrica V/ph/Hz 400 / 3 / 50

intensidade máx. dos motores A 0.96 1.28 1.56 2.08 4.6 6.9 7.9 11.9

intensidade máx. (por fase)2 A 45.2 60.9 67.8 91.3 - - - -

potência máx. dos motores kW 0.33 0.44 0.81 1.08 2.96 4.44 3.44 5.16

potência máx. de aquecimento2 kW 31.2 42 46.8 63 - - -

-posição 1 2 3 4 5

tensão eléctrica V 95 145 190 240 400

Características técnicas

Aquecimento eléctrico e ambiente (sem aquecimento)

Eléctrico

(13)

Explicação das características

técnicas

Coeficiente de correcção da potência

de aquecimento

As potências de aquecimento das baterias tipo W1 representadas na página 10 baseiam-se numa temperatura da água de 90/70°C. As características das baterias do tipo W2 baseiam-se numa temperatura da água de 80/60°C e W3 de 60/40°C. A capacidade de aquecimento das baterias do tipo W1 representada nas tabelas da página 11 baseia-se numa temperatura da água de 100/120°C e W3 baseia-se numa temperatura de 80/60°C.

A temperatura de retorno é de +15°C. Se a temperatura da água ou a temperature de retorno forem diferentes, a potência de aquecimento deve ser multiplicada pelos coeficientes indicados na tabela abaixo.

Tabela dos coeficientes de correcção para bateria tipo W1, W2 e W3. IndAC S/M

Para optimizar a duração dos motores e por motivos de segurança, a temperatura de insuflação não deve exceder 65°C.

Tabela dos coeficientes de correcção para bateria do tipo W1 e W3. IndAC L/XL Temperatura Temperatura de retorno

da água + 5 ºC + 10 ºC + 15 ºC + 18 ºC + 20 ºC W1 W3 W1 W3 W1 W3 W1 W3 W1 W3 120/100 °C 1.13 2.21 1.07 2.07 1 1.94 0.96 1.86 0.94 1.81 110/90 °C 1.01 1.97 0.95 1.84 0.88 1.72 0.84 1.64 0.82 1.59 100/80 °C 0.89 1.74 0.82 1.61 0.76 1.48 0.72 1.41 0.7 1.36 90/70 °C 0.76 1.49 0.7 1.36 0.63 1.25 0.6 1.17 0.57 1.12 80/60 °C 0.63 1.24 0.57 1.12 0.51 1 0.47 0.93 0.45 0.88 70/50 °C 0.5 0.99 0.44 0.87 0.38 0.75 0.34 0.69 0.32 0.64 60/40 °C 0.37 0.74 0.31 0.63 0.25 0.51 0.22 0.45 0.2 0.4 50/40 °C 0.39 0.41 0.32 0.64 0.27 0.52 0.23 0.45 0.21 0.41

Temperatura Temperatura de retorno

(14)

Características técnicas

Caudal de água

Quando a temperatura da água e a temperatura de insuflação são diferentes dos valores apresentados na tabela, é possível calcular o caudal de água correspondente utilizando a seguinte fórmula.

Nota: a potência de aquecimento deve ser primeiro calculada com a tabela da página 13.

Perda de carga

Quando a temperatura da água é diferente da indicada na tabela, é necessário cal-cular novamente as perdas de carga através da fórmula seguinte. Nota: para isso, primeiro é necessário calcular novamente o caudal de água.

Níveis sonoros

Os níveis sonoros representados nas páginas 10 e 11 são medidos a uma distância de 5 m do aparelho, num local com 2500 m3 cujo tempo de reverberação é de 0,9

segundos. Se forem utilizados vários aparelhos no mesmo local, o nível sonoro pode ser recalculado através das tabelas das páginas 10 a 12.

mw = Q • 3600 [ l/h] ρwC pw

Tw

pw 2 =

pw1

(

mw1 [kPa] mw2

)

2 mw = caudal de água [l/h] Q = potência [kW] ρw = densidade da água (=1) [kg/l]

Cpw = calor específico da água (=4.18) [kJ/kg°C] ∆Tw = diferença de temperatura

da água [°C]

pw2 = perda de carga em função dos valores das tabelas [kPa] pw1 = perda de carga [kPa] mw1 = caudal de água em função

dos valores das tabelas [l/h] mw2 = caudal de água calculado

utilizando a fórmula [l/h]

Lp = nível sonoro dB(A)

T = valor da reverberação na sala a equipar [s]

T0 = valor de reverberação do local de referência [s] (0,8 s) V = volume da sala a equipar [m3] V0 = volume do local de referência [m3] (2500 m3)

d = distância do aparelho d0 = distância de referência 5 m n = número de aparelhos

(15)

Ligações de água quente

Posições

Dimensões

     

Horizontal por cima da abertura (0)

As ligações com uniões são do tipo G1" Flanges (DIN 2635 - NW 25 - PN 40)

Vertical à esquerda da abertura (1L / 2L) Vertical à direita da abertura (1R / 2R)

IndAC S/M W1, IndAC L/XL W1/W3 IndAC S/M W1, IndAC L/XL W1/W3 IndAC S/M W2/W3 IndAC S/M W1, IndAC L/XL W1/W3 IndAC S/M W2/W3 (R = Retorno, S = Ida)

O modelo ambiente não dispõe de ligação hidráulica

(16)

A

C Painel de inspecção

Ver página 15 para obter as posições e os esquemas dos modelos com baterias de água quente

Orifício para a cablagem eléctrica ø22.5 D E G 18 B 18 Tecto Parede F Porta 70 E

Varões roscados fêmea M12 para suspensão/fixação (4x) Posição 0

Dimensões

Ambiente Água quente Eléctricia

Posições de instalação: 0, 1L e 1R (ver página 7).

Tipo A B C D E F G IndAC S-150 1500 1464 IndAC S-200 2000 1964 104 IndAC M-150 1500 1464 146 407 290 583 853 976 956 1079 976 IndAC M-200 2000 1964 IndAC L/XL-150 1500 1464 IndAC L/XL 225 2250 2214 209 547 450 808 1193 - 1316 - - Sem módulo de filtragem Sem módulo de filtragem Sem módulo de filtragem Com módulo de filtragem Com módulo de filtragem Nota:

(17)

Sem módulo de filtro Sem módulo de filtro Sem módulo de filtro Com módulo de filtro Com módu-lo de filtro

Dimensões

70 E 18 B 18 A

Haste roscada fêmea M12 para suspensão/fixação (4x) Ver página 15 para obter as posições

e os esquemas dos modelos com baterias de água quente.

G Parede Porta E D C F Painel de inspecção

Orifício para a cablagem eléctrica ø22.5 Posições de instalação: 2L e 2R (ver página 7).

Ambiente Agua quente Electricidade

(18)

Dimensões

A B C 145 145 36 M12 36 E F C 70 20 G H J 75 75 72 36 D C 40 ø 13 40 18 18 72 36 36 Max. 1000 Max. 108 Min. 75 50 ø 13 50 90 ∞ ø 13 45° A B C 145 145 36 M12 36 E F C 70 20 G H J 75 75 72 36 D C 40 ø 13 40 18 18 72 36 36 Max. 1000 Max. 108 Min. 75 50 ø 13 50 90 ∞ ø 13 45° A B C 145 145 36 M12 36 E F C 70 20 G H J 75 75 72 36 D C 40 ø 13 40 18 18 72 36 36 Max. 1000 Max. 108 Min. 75 50 ø 13 50 90 ∞ ø 13 45° A B C 145 145 36 M12 36 E F C 70 20 G H J 75 75 72 36 D C 40 ø 13 40 18 18 72 36 36 Max. 1000 Max. 108 Min. 75 50 ø 13 50 90 ∞ ø 13 45° A B C 145 145 36 M12 36 E F C 70 20 G H J 75 75 72 36 D C 40 ø 13 40 18 18 72 36 36 Max. 1000 Max. 108 Min. 75 50 ø 13 50 90 ∞ ø 13 45°

Instalação horizontal

Instalação vertical

Placa de ligação Tipo A B C D E F G H J IndAC S/M 580 480 290 370 690 400 427 583 433 IndAC L/XL 740 640 450 530 963 560 588 808 658 A B C 145 145 36 M12 36 E F C 70 20 G H J 75 75 72 36 D C 40 ø 13 40 18 18 72 36 36 Max. 1000 Max. 108 Min. 75 50 ø 13 50 90 ∞ ø 13 45° Base de apoio (acessório) Notas:

• Todas as dimensões são em mm.

• Para todas as instalações horizontais, estão incluídos dois suportes de suspensão. Os varões roscados não são fornecidas de origem. Fixação na parede

(19)

84 84 A 23 57 6 122

Dimensões do módulo de filtro

Tipo kg

IndAC S/M-150 20

IndAC S/M-200 23

Para o modelo IndAC S/M de água quente com ligação fêmea ou modelo de ambiente

IndAC com módulo de filtro O módulo de filtro é visível por trás das

grelhas de retorno

Peso do módulo de filtro Número de filtros por grelha de retorno

Dimensão dos filtros/número

(20)

Southern Europe and MENA

Biddle

21 allée des Vendanges 77183 Croissy-Beaubourg France

T +33 (0)1 64 11 15 55 F +33 (0)1 64 11 15 66 Sob reserva de modificação

INDAC.PT -2014-06-pdf•14022599 • ISO 9001 • ISO 14001

Especificações

Envolvente

A envolvente da cortina de ar é fabricada em aço zincado reforçado para evitar vibrações e deformações. A grelha de insuflação com o sistema de duplo rectificador é fabricada em alumínio. A envolvente do corpo da cortina é lacada a azul RAL 5023; as grelhas de retorno e de insuflação na cor titânio (Polydrox). Estão disponíveis outras cores a pedido.

Grupo motoventilador

1 - Os ventiladores centrífugos de pás recuadas são accionados por um motor de rotor exterior instalado sobre um suporte antivibrações. A caixa dos ventiladores e os impulsores são fabricadas em alumínio. Os motores dos ventiladores para as cortinas de ar com baterias de água quente, são IP 44.

O motor standard é fornecido com termostáto de segurança que corta o circuito do motor quando for excedida a temperatura máxima autorizada do motor.

Bateria de aquecimento de água quente

A bateria de aquecimento LPHW é constituída por tubos de cobre de 1/2" e por

alhetas de alumínio. As ligações hidráulicas são do tipo fêmea G1". Pressão de teste: 9 bars. Pressão de utilização: 8 bars a 125°C. As ligações de água quente da bateria W1 dos modelos IndAC L e XL têm uniões roscadas. A pressão de teste é de 30 bars e a pressão de utilização máxima é de 24 bars a 175°C. A pedido, estão disponíveis unidades para temperaturas ou pressões mais elevadas.

Referências

Documentos relacionados

O estudo foi realizado avaliando os casos de infecção por malária no município de Novo Progresso, notificados no período de 2009 a 2013, tendo como variáveis

Tendo como pressuposto a consciência de que há uma tendência para interpretar a produção de Galeano como um discurso monolítico em decorrência de sua condição de

Pelo tipo de transdutor utilizado, podemos classificar o ensaio por ultra-som em quatro técnicas: por transparência, por pulso-eco, por duplo cristal e por transdutores

A água é um bem essencial à vida, e considerando que maioria da população mundial vive em cidades, a obtenção deste recurso natural de forma potável para o consumo se dá, de

Ao identificar três vezes mais sítios ocupados por homens modernos (sítios do Paleolítico Superior), do que aqueles ocupados por Neanderthais (sítios do Paleolítico

Os valores de energia de ativação se apresentaram superiores para as amostras com incorporação da fibra de sisal, enquanto que a incorporação da fibra de vidro demonstrou

OBS: Vc precisa agora garimpar ‘’ frases , aproximações e padrões de aproximação ‘’

Na saída de produto de depósito fechado localizado em Unidade da Federação diversa daquela onde está localizado o estabelecimento depositante, com destino a