• Nenhum resultado encontrado

PROJETOS DE EXTENSÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETOS DE EXTENSÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROJETOS DE EXTENSÃO Título do Projeto Descrição Público - Alvo Medicina e Arte Realizam-se sessões cinema, voltados para a área de medicina e

em seguida são feitos debates e mesa redonda com profissionais especializados na referida área.

Acadêmicos e Funcionários da FMJ

Ver para Aprender Realizam testes para identificar problemas visuais Alunos da primeira série do ensino fundamental da rede municipal

Mãos Amigas Brincadeiras e jogos construtivos para conscientizar as mães

sobre a importância do aleitamento. Crianças Internadas no Hospital São Francisco, crianças do Orfanato Maria José e do Hospital Estephânia em Juazeiro do Norte.

Cursinho Pré-Vestibular São realizadas seleções entre estudantes das escolas públicas para participarem das aulas do cursinho preparatório para o Vestibular ministrado pelos discentes da FMJ durante o ano letivo.

Estudantes de Escolas Públicas

Triagem Neonatal de

Fenicetonúria e

Hiporiodismo Congênito em Papel Filtro - Teste do Pezinho

Palestras orientando as mães sobre a importância da utilidade de

se fazer o teste do pezinho nas crianças após seu nascimento. Recém-Nascidos do município de Juazeiro do Norte.

Sexo XX São realizadas atividades voltadas para orientar as jovens na

prevenção da gravidez Adolescentes de 10 a 19 anos conforme definição, que estudam em escolas centro de apoio ao adolescente da comunidade.

Hepa C Cuidar trabalhando a identificação e educação em hepatite C

Informar a população de Juazeiro do Norte sobre a Hepatite C, educar através de palestras nas romarias e através de panfletos nas romarias, orientar a população acerca dos locais de acompanhamento e tratamento da patologia.

População geral de Juazeiro do Norte (através das romarias)

Serviços de Autópsias

(2)

Serviço de Patologia

Cirúrgica São estudadas as peças retiradas dos cadáveres. Pacientes levados a óbito no Hospital Santo Inácio e Hospital São Lucas

Tradição com

Responsabilidade – Combatendo as DST/AIDS em Juazeiro do Norte – CE

São realizadas atividades de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, orientação sobre o uso de preservativos.

Romeiros visitantes na cidade de Juazeiro do Norte

Educação Para Pacientes

Alérgicos. Discutir os principais tópicos sobre doenças alérgicas, com ênfase para as medidas preventivas. Pacientes, e seus familiares, regularmente atendidos e acompanhados no ambulatório de Alergologia da FMJ. Aconselhamento Genético. Realização do aconselhamento genético para as famílias que

procurarem a APAE – Juazeiro do Norte. Indivíduos afetados ou portadores de doenças genéticas e suas famílias, estudantes de medicina envolvidos no projeto, comunidade médica, sociedade.

A construção da Cidadania através da Educação em Saúde junto as Mulheres Trabalhadoras do Setor Industrial de Calçados em Juazeiro do Norte.

Realizar oficinas sobre o tema de saúde, inerentes a mulher, simpósios sobre higiene, comportamento e saúde, ministrar palestras sobre cidadania, ética e saúde, gerar indicadores de saúde ambiental e de saúde do trabalho, etc.

Mulheres que trabalham nas fábricas de calçados em Juazeiro do Norte.

Vivendo com Três 21 Realiza-se palestra para a família e a sociedade dando

orientações necessárias quanto a Síndrome de DOWN. Portadores de Síndrome de DOWN

Sistema de Informação

sobre Agentes

Teratogênicos (SIAT)

Orienta as gestantes quanto às medicações que não são

indicadas durante a gravidez. Mulheres Gestantes no município de Juazeiro do Norte Infosaúde Promover a divulgação acerca da dengue, leishmaniose,

(3)

Estudo Cromossômico dos Pacientes com Suspeita de Doenças Genéticas – CITOGENÉTICA

São realizados exames para diagnosticar a doença. Pacientes atendidos na APAE de Juazeiro do Norte.

Aleitamento Materno São realizadas atividades voltadas para as mães gestantes Todas as puerperas atendidas no Hospital Maternidade São Lucas

Doenças Infecciosas e Parasitárias/AIDS infantil uma dose de solidariedade

São realizados atendimentos aos adolescentes portadores do Vírus HIV, dando Orientações e suporte para entenderem a doença.

Adolescentes de 13 a 19 anos e pacientes com HIV atendidos no ambulatório Santo Inácio

Prevenção de Acidentes Domésticos entre Idoso de Juazeiro do Norte

Orientar pessoas idosas e seus familiares e/ou cuidadores acerca dos fatores determinantes de acidentes domésticos e de meios adequados de prevenção. Proporcionando a troca de saberes técnico-científicos e populares no contexto da comunidade, desenvolvendo a habilidade de comunicação e de aplicação prática de conhecimentos teóricos a partir de situações reais.

Pessoas idosas institucionalizadas, residentes em Juazeiro do Norte

Medicina e Música Criar grupos de estudos sobre a musicoterapia, contribuir para a melhoria do quadro de saúde de pacientes internados em hospitais da região do cariri através de apresentações musicais desenvolvidas pelos componentes do projeto.

Acadêmicos da área de saúde e publico interessado.

Orientação para Pais e Amigos Portadores da Síndrome de Down

São realizadas as atividades voltadas para aos familiares dos portadores da Síndrome de DOWN, esclarecendo suas dúvidas e procurando orientá-los no tratamento adequado.

Portadores da Síndrome de DOWN, famílias e sociedade.

Link Médica TV - FMJ Fornecer informações atuais através de vídeo reportagens, afim de articular a formação de uma postura critica diante das mudanças do mundo contemporâneo com uma práxis educativa ativa, propositiva e dinâmica.

Estudantes e profissionais de saúde.

Link Médica Fornecer informações atuais através de analises sobre as mudanças sócio-politico-culturais, meio ambiente, dicas de nutrição e saúde, links de pesquisas, reportagens, afim de articular a formação de uma postura critica diante das mudanças do mundo contemporâneo.

(4)

Enteroparasitoses – Uma Questão Social

Qualificar a dimensão do problema e fornecer parâmetros epidemiológicos das principais enteroparasitoses nos indivíduos.

Indivíduos da Comunidade 10 de abril do sitio Gerais, na cidade de Crato – Ce.

Farmácia Viva: Avaliação da Função Pulmonar Após Administração do Xarope de Chambá (justicia

pectoralis)a Crianças e

Adultos com Asma Inter

Avaliar a função pulmonar em crianças e adultos com asma após o uso do xarope de chambá (justicia pectoralis) a criança e adultos com asma intermitente, persistente leve ou moderada.

Crianças e adultos com asma.

Estudo Colaborativo Latino-Americano de Malformações Congênitas (ECLAM)

Estudo epidemiológico de malformações congênitas do município

de Juazeiro do Norte. Indivíduos com má formação congênita (MFC) e suas famílias, estudantes de medicina envolvidos no projeto, comunidade médica, sociedade.

Fórum Médico Promover a integração da comunidade médico-cientifica local, desenvolver uma aproximação maior dos acadêmicos (internato e faculdade), promover debates internos sobre casos clínicos.

Estudantes de medicina.

A grande chance

(socializando o espanhol) Oportunizar aos alunos das escolas públicas de Juazeiro do Norte, o acesso a cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas, possibilitando aos jovens carentes condições de concorrerem no mercado de trabalho para o seu primeiro emprego.

Comunidade secundarista das escolas públicas de Juazeiro do Norte.

Armadilha contra a dengue Testar a eficácia de um tipo de armadilha (mosquiteira) desenvolvida por um pesquisador no município de Crato onde o enfoque se encontra em combater a disseminação do mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypi).

Todos os públicos.

Adotando um hipertenso Modificar a vida de pacientes hipertensos de acordo com medidas preconizadas pela V diretriz brasileira de hipertensão, monotorar e adequar os níveis pressoricos, bem como a redução de fatores de risco cardiovasculares como adequação dos níveis lípides.

(5)

Infecção hospitalar em UTI

neonatal. Estabelecer a prevalência de sepse neonatal por infecção hospitalar, mês a mês, e do período como um todo em unidade de terapia intensiva neonatal de hospital de referencia de Juazeiro do Norte.

Acadêmicos da área de saúde e publico interessado.

Rompendo o silêncio Alertar profissionais de saúde da área urbana de Juazeiro do Norte acerca da abordagem da violência contra crianças e adolescentes.

Agentes comunitários de saúde e vitimas da VDCCA

ECOMED Conscientizar a população local a adquirir hábitos simples, mas de grandes benefícios para o planeta e consequentemente para o ser humano e sua saúde.

Toda a população.

Fonte: NEX, 2010.

Referências

Documentos relacionados

MILLS (1993) também afirma que o portador da SD passa pelas mesmas etapas de desenvolvimento que uma criança normal, mas seu ritmo de aprendizagem é mais lento. Apesar disto,

auxiliar na criação de KPI’s. Fonte: Elaborado pela autora com base nos Quadros de 1 a 10 dessa dissertação.. O Quadro 13 apresenta os resultados trabalhados e que possuem

(2006) a auditoria de sistemas em desenvolvimento deve compreender atividades de revisão e avaliação do processo de desenvolvimento de sistemas de informação em todo o

Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os aspectos da qualidade de vida dos pais e/ou responsáveis por portadores de Síndrome de Down que realizam tratamento

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o efeito de um programa de intervenção baseado em atividades físicas na capacidade funcional, características

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o efeito de um programa de intervenção baseado em atividades físicas na capacidade funcional, características

Os pais de crianças portadoras da SD, apesar de desejarem que seus filhos frequentem a escolar normalmente como qualquer criança ou adolescente, têm receio quanto à sua adaptação