• Nenhum resultado encontrado

PROJETOS DA SEÇÃO DE ENSINO E DIVULGAÇÃO DA LIADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETOS DA SEÇÃO DE ENSINO E DIVULGAÇÃO DA LIADA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PROJETOS DA SEÇÃO DE ENSINO E DIVULGAÇÃO DA LIADA

Paulo Sérgio Bretones (Brasil) - IG/UNICAMP e ISCA Vladimir Cardoso de Oliveira (Brasil) - ISCA

Seção de Ensino e Divulgação da LIADA Observatório do Morro Azul ISCA Faculdades de Limeira

Brasil

observatório@iscafaculdades.com.br bretones@mpc.com.br

vladcol@horizom.com.br

I - Introdução

Esse artigo visa relatar os projetos da Seção de Ensino e Divulgação da LIADA, mostrar sua nova página na Internet, e sua manutenção efetiva pelo ISCA Faculdades de Limeira, a nomeação de coordenadores locais em oito países e de um secretário para dar suporte ao desenvolvimento das atividades propostas, bem como apresentar os novos projetos que a seção se propõe realizar analisando seu alcance, limitações e dificuldades.

Esta Seção tem um papel importante na integração das seções da LIADA, pois tem potencial de assimilar e disponibilizar informações que dizem respeito a muitas atividades das demais seções.

Contudo, o grande desafio que se coloca é fazer com que os coordenadores locais e demais membros da LIADA divulguem através da página e em outros meios, as suas atividades de ensino e divulgação que realizam individualmente, em suas instituições ou seus países. Além disso, pode-se estabelecer um contato direto, entre os coordenadores locais e dar orientações e suporte a todos aqueles que se dispuserem a desenvolver atividades de ensino e divulgação de Astronomia na Ibero-América, por meio da própria página da Seção, on-line, em particular os professores.

O trabalho de reunir relatos e um projeto que envolva o histórico do ensino de Astronomia nos vários países é inédito não só na América Latina como também nas demais partes do mundo e pode consolidar a LIADA como um ícone de referência para um grande número de atividades relacionadas à Astronomia nos mais diversos campos de atuação.

A Convenção de 2001 em Assunção

Na IX Convenção da LIADA realizada em Assunção, Paraguai, juntamente com vários trabalhos relacionados ao ensino e divulgação de Astronomia (BRETONES, 2002a), apresentamos uma comunicação oral (BRETONES, 2002b) sobre as novas perspectivas e desafios da Seção de Ensino, no intuito de desenvolver novas atividades que pudessem incentivar o processo de ensino e divulgação em Astronomia, em toda Iberoamérica.

Inicialmente foi apresentado um histórico dos trabalhos relacionados ao ensino e divulgação de Astronomia apresentados nas Convenções anteriores. Depois foi a apresentado um panorama internacional relacionado a publicações, periódicos específicos da área de ensino de Astronomia e a ausência de publicação correspondente na América do Sul.

Também foi apresentado os nomes dos representantes de países latino-americanos na Comissão 46 da IAU e seus respectivos países objetivando-se divulgar os seus relatórios trienais de

Liga Iberoamericana de Astronomía

(2)

seus países publicados pela comissão como forma de apresentar a produção de nossos países na área. Finalmente foram apresentados os projetos existentes à época e os projetos futuros, então planejados.

Para que tudo isso possa se desenvolver é necessário contar com a colaboração de todos os coordenadores locais no sentido de disponibilizar seus projetos e relatórios de trabalho e também divulga-los na página da seção.

Principais projetos

O QUADRO 1 apresenta, de forma esquemática, os principais projetos de trabalho da Seção e a seguir destacamos, cada um dos projetos citados e a análise correspondente.

QUADRO 1: Principais projetos de trabalho da Seção de Ensino e Divulgação da LIADA. I – Manutenção da Página na Internet

Astronomia nas Escolas

Conjunções Eclipses II – Projetos Atuais

Projetos de Observação

Oposições III – Nomeação de Coordenadores

Locais

- Histórico do ensino nos países

- Relatos de atividades IV – Projetos Futuros

- etc.

II - Manutenção da Página na Internet

Desde 1998 a Seção tem uma área em sites relacionados a LIADA na Internet. Com o início das atividades da nova diretoria, na gestão 2000-2003, houve um desenvolvimento da página da seção ao lado de outras seções da LIADA.

Mas, somente em 23 de março de 2003, ocorreu o lançamento da nova página da Seção Ensino e Divulgação da LIADA, desta vez mantida pelo Observatório do Morro Azul do ISCA Faculdades de Limeira no endereço: www.iscafaculdades.com.br/liada

Liga Iberoamericana de Astronomía

(3)

Figura 1: Imagem da página inicial da Seção de Ensino e Divulgação da LIADA

A nova página não é propriamente uma página educativa, mas procura mostrar as atividades da Seção com relação aos seus projetos e Coordenadores Locais. Pode ser útil para quem trabalha na área de Ensino e divulgação de Astronomia, não está fixada propriamente em conteúdos ou técnicas de ensino e aprendizagem, mas apresenta projetos e relatos de atividades na área. Está estruturada em: propósitos, projetos atuais, coordenadores locais, projetos futuros e links interessantes.

Ainda está em um formato muito simples, mas pretendemos que a seja mais interativa, possa ser útil na área de Educação em Astronomia e, além de ser espaço para relatos dos membros da Liga e outros interessados, possa também informar e contribuir na formação de estudantes, professores, amadores e interessados de modo geral.

Para que a manutenção da página possa alcançar êxito seria muito positivo que os membros envolvidos em atividades de ensino e divulgação de Astronomia possam relatar tais atividades de uma maneira sistemática e se possível utilizar o viés da Educação. Dessa forma com o uso de terminologia própria e com o enfoque da Educação, poderemos disponibilizar tais relatos e posteriormente apresentá-los.

III - Projetos atuais Astronomia nas escolas

Esse projeto visa dar continuidade ao trabalho da Seção, conforme anunciado em artigo publicado em La Red de Observadores no. 52 (BRETONES, 1998), convocando e estimulando os membros da LIADA e colaboradores para a realização de atividades em escolas de suas regiões. A LIADA tem membros que são pesquisadores, professores e amadores de modo geral, cada um pode ter diferentes atuações em escolas e alguns até já realizam com freqüência atividades deste tipo.Também abre espaço aos que já atuam em escola para que comuniquem seus trabalhos, formas de atuação e experiências através de relatos, descrições e fotos debatendo estas questões. Coloca-se

Liga Iberoamericana de Astronomía

(4)

à disposição àqueles que gostariam de contribuir em suas localidades com as escolas da região para incentivá-los e encorajá-los a estas tarefas.

Entre os membros da LIADA existem muitos amadores que cultivam o estudo e prática da Astronomia há certo tempo. Eventualmente já leram livros, fizeram cursos, assinam alguma revista, são membros de associações ou clubes e até possuem instrumentos como binóculos e telescópios, mapas celestes, fotos e cartazes para exposições.

Esses recursos podem ser colocados a serviço da educação em sua localidade e para isso seguem algumas dicas que podem começar por uma escola em sua região:

1) Escolha uma escola que poderia aceitar sua colaboração.

2) Fale com a direção ou coordenação para expor seu interesse em desenvolver atividades de Astronomia.

3) Procure saber dos interesses da escola neste assunto.

4) Verifique em que momento a Astronomia é abordada pelas disciplinas no programa de cada série escolar.

5) Descubra professores e alunos mais interessados na área para colaboração mais efetiva.

6) Que atividades seriam feitas e de que forma? Seriam palestras, observações do céu, exposições ou outras?

7) Deixe que os alunos se envolvam, participem e usem a criatividade. 8) Avalie os alunos e você mesmo nessas atividades.

9) Tente uma colaboração sistemática e continua com a escola ficando à disposição em épocas de fenômenos e eventos astronômicos que despertem a atenção do público.

10) Escreva relatando e comunique estas experiências para incentivar outros interessados a desenvolvê-las.

OBS: Além de astrônomos profissionais, pesquisadores e professores, estamos muito interessados em experiências de amadores isolados que queiram realizar atividades em escolas de sua região.

Projetos de observação

Visam chamar a atenção de estudantes, professores e público em geral para observação de fenômenos astronômicos, inicialmente dedicados a três tipos: oposições de planetas, conjunções notáveis da Lua com planetas ou estrelas e eclipses.

Neste projeto, consideramos excelentes oportunidades de observá-los, junto a pessoas não familiarizadas com os fenômenos celestes, estudantes e professores, pela beleza de tais fenômenos e por serem tão acessíveis. Essas sugestões podem ser aplicadas para qualquer pessoa interessada de nossa família ou amigos, mas caso tenham disponibilidade para realizar palestras, exposições ou sessões de observação, pode-se aproveitar ao máximo a oportunidade para abordar outros assuntos relacionados à Astronomia dependendo, é claro, do grau de interesse do grupo. Pode-se realizar estes projetos em escolas ou para grupos de interessados.

Mas, se cada membro da LIADA, interessado nestas atividades aproveitar estas efemérides para chamar a atenção de alguém e despertá-lo para observar a natureza e a beleza do céu, teremos alcançado um grande resultado!

Liga Iberoamericana de Astronomía

(5)

Oposições

Foram enviadas mensagens no foro da LIADA nas oposições de Marte de 1999, 2001 e 2003. Na oposição de 2003, preparou-se uma mensagem para o foro que continha um roteiro didático para observação de Marte, que leva em conta os principais itens que, do nosso ponto de vista são essenciais de serem abordados em oportunidades de divulgar o fenômeno. Foi preparado nas versões em português e espanhol e um artigo que procurava explicar o fenômeno e suas circunstâncias. Além disso, foram selecionados as mensagens e relatos que circularam no foro, referentes ao ensino e divulgação do fenômeno em questão.

Além do projeto, circularam 3 chamadas enviadas ao foro pelo Coordenador da Seção, um artigo, 21 mensagens (Brasil, México, Argentina, Uruguai, Panamá e Guatemala) e 12 relatos (Brasil, Argentina, El Salvador, Espanha, México e Uruguai) no foro de atividades desenvolvidas.

Conjunções

Como explicado anteriormente, procuramos divulgar, com certa antecedência, e incentivar observações de conjunções da Lua e planetas para estudantes, professores e público em geral. Acreditamos serem excelentes oportunidades para mostrar que, além da Lua, estarão observando nas suas "proximidades" determinado planeta, por exemplo.

Desde abril de 2000 até outubro de 2003 foram destacadas 11 chamadas elaboradas enviadas ao foro pelo Coordenador da Seção.

Eclipses

Da mesma maneira que os fenômenos das conjunções e oposições, também os eclipses constituem-se em grandes oportunidades para o ensino e divulgação de Astronomia.

Foram enviadas mensagens no foro da LIADA nos eclipses: solar de 21 de junho de 2001 e lunar de 15/16 de maio de 2003.

Para os eclipses mencionados foram preparados projetos e artigos com roteiros didáticos e circunstâncias dos fenômenos particularmente para o Brasil e América do Sul bem como sugeridos links que poderiam ser úteis para informações acerca dos fenômenos.

Com relação aos eclipses lunares de 2003, foram selecionados as mensagens e relatos que circularam no foro respectivamente para maio:

Além dos projetos, 2 chamadas enviadas ao foro pelo Coordenador da Seção Prof, Paulo Bretones, 30 mensagens (Brasil, Argentina, Guatemala, Panamá, Uruguai e México) e 19 relatos (Brasil, Argentina, El Salvador, Guatemala, Uruguai, México e Paraguai).

Para os projetos de observação, incentivamos aos interessados que, caso tenham interesse em desenvolver projetos de ensino e divulgação de Astronomia que utilizem o espaço do Foro da LIADA para relatar suas atividades ou publicá-las na revista Universo.

Também incentivamos, para maiores explicações, a consulta da nossa página na Internet. Além disso, solicitamos que os resultados desses projetos nos sejam enviados. Estamos interessados em estimular iniciativas deste tipo e contá-las como projetos da LIADA.

Dessa forma podemos saber o alcance de nossas iniciativas!

Liga Iberoamericana de Astronomía

(6)

IV – Coordenadores Locais

Desde 2001 a Seção, por iniciativa da diretoria e total apoio desta Coordenação resolveu nomear Coordenadores Locais nos vários países afiliados.

Ainda em 2001 foram nomeados: Patricia Olivella, do Observatorio Buenos Aires e Colaborador Adjunto Sebastián Musso, do Centro de Estudios Astronómicos de Mar del Plata (Argentina); Hebert Pistón Rodríguez, de Canelones (Uruguai); Nicolás Gulino, do Planetário Eugene e do Observatório Pine Mountain, de Oregón (USA e Canadá)

Em 2002 foram nomeados: Antonio Sánches-Ibarra, da Área de Astronomia da Universidad de Sonora (México), Manuel de la Torre U. B., da Reforma Educativa Boliviana (Bolívia). Seguindo com as nomeações, em 2003 foram nomeados: Angel Alberto González Coroas, do Centro Meteorológico de Camagüey (Cuba); Edgar Castro, da Asociación Guatemalteca de Astronomía (Guatemala) e Tony Earle, da Asociación Panameña de Aficionados a la Astronomía (Panamá).

Quanto aos resultados de tais nomeações, todos os coordenadores enviaram projetos que tinham a intenção de desenvolverem e alguns já apresentaram relatórios. Devido ao fato de serem nomeações recentes, ainda são aguardados relatórios de atividades desenvolvidas no final do ano de 2003.

A LIADA prossegue empenhada em nomear novos coordenadores locais em outros países de língua espanhola e portuguesa, para aumentar ainda mais a integração de pessoas e instituições dos diversos países da Ibero-América.

Vale lembrar que existem diversos contatos com os coordenadores locais, no sentido de estimulá-los a desenvolverem suas atividades e nos relatá-las, para que possamos alcançar os resultados esperados.

O coordenador da Seção tem procurado desenvolver um trabalho em conjunto com tais coordenadores locais, porém o êxito nas atividades deverá ser alcançado a médio e longo prazo, pois alguns deles não têm mostrado resultados de seus projetos descritos na Seção e nem enviado relatos de atividades, proposto pela coordenação. Dessa forma, estuda-se nomear novos coordenadores locais, nos países que ainda não os possuem e substituir os coordenadores que não têm mantido interesse nos projetos em andamento.

Em março de 2003, além da criação do Foro de Enseñanza (ensenianza-liada@gruposyahoo.com.ar), ocorreu a nomeação do secretário da Seção, o Prof. Vladimir Cardoso de Oliveira, visando dinamizar ainda mais os projetos da Seção, fazer contatos, manutenção da página, o que reforça o projeto contínuo de nossa instituição, o Observatório do Morro Azul e o ISCA – Faculdades de Limeira.

Outro objetivo importante é divulgar a LIADA e particularmente a Seção de Ensino e Divulgação no Brasil. Para iniciar tal proposta, o Prof. Vladimir C. de Oliveira participou do VI Encontro Nacional de Astronomia, realizado em junho deste ano, na cidade Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Nessa oportunidade apresentou uma comunicação oral sobre a LIADA o os novos projetos da Seção de Ensino e Divulgação e esteve em contato com diversos representantes de entidades e clubes que fomentam atividades de ensino de Astronomia nas mais diversas regiões do país. Posteriormente, ocorreram diversos convites para que tais entidades se afiliem a LIADA. Espera-se que a curto e médio prazo ocorram algumas filiações em regiões estratégicas do Brasil, já que nosso país possui uma grande extensão territorial e é dividido em várias regiões.

Liga Iberoamericana de Astronomía

(7)

V - Projetos Futuros

Além das atividades citadas acima, existem outras que temos tentado praticar e que, por estarem no início de sua implantação, são considerados projetos futuros. Tais projetos estão relacionados abaixo e, a seguir são comentados:

1) História do Ensino de Astronomia em cada um dos países da América Latina 2) Eventos Relatos 3) Fenômenos Astronômicos 4) Manuais de Observação 5) Materiais Didáticos 6) Livros de Astronomia 7) Atividades com professores 8) Atividades com estudantes

9) Atividades com amadores e interessados 10) Estímulo à organização do Dia da Astronomia 11) Cursos pela Internet

12) Links

13) Sugestões (...)

Quanto ao histórico do Ensino de Astronomia dos países da América Latina, a intenção é de desenvolver textos de uma página que possam dar uma visão inicial do tema e procuram caracterizar a trajetória de cada país na área. Em alguns casos, sabemos que será um bom momento para interessados desenvolverem tais textos referentes a seus países. Já estão disponíveis: um texto referente ao Brasil (BRETONES, 2002c) e duas versões de textos referentes ao Uruguai (GAYNICOTCH e RODRÍGUEZ). Ainda restam por fazer os textos de todos os outros países para os quais os coordenadores locais já existentes estão convidados a preparar e, a seguir, os membros da LIADA e demais interessados.

Temos a intenção de divulgar eventos relacionados à Astronomia de modo geral, mas particularmente aqueles relacionados ao ensino e divulgação. A seguir, também temos o objetivo de disponibilizar relatos deste tipo de atividades enviados por instituições ou indivíduos que queiram fazê-lo.

Também seriam divulgados fenômenos astronômicos de modo geral e não apenas aqueles já destacados pelos projetos atuais. Seriam eles: chuvas de meteoros, cometas, atividade solar etc.

Seriam colocados à disposição manuais de observação das várias áreas da Astronomia observacional. Exemplos seriam os manuais para observação de ocultações, de manchas solares, de chuvas de meteoros, estrelas variáveis, cometas etc.

Materiais didáticos como modelos, instrumentos, mapas e particularmente, livros de Astronomia seriam disponibilizados assim como contato de fabricantes, editoras, bem como resenhas no caso de livros. A divulgação e resenha de alguns livros introdutórios de Astronomia em português já estão à disposição na página. Estamos solicitando aos interessados que nos enviem sugestões de livros em espanhol.

Quanto às atividades com professores e estudantes, foram preparadas fichas de cadastro disponíveis para, por meio de seu preenchimento, os interessados poderão nos contatar para

Liga Iberoamericana de Astronomía

(8)

desenvolvimento de atividades e projetos, assim como tirar dúvidas e solicitar informações. Da mesma forma, também amadores de Astronomia ou interessados de modo geral também podem nos contatar.

Procura-se também estimular a realização do Dia da Astronomia nos diversos países. Já foi preparada uma mensagem que circulou no foro da LIADA, disponível neste item da página, que trata destas datas no Brasil, Argentina e Estados Unidos, além de divulgar o Dia Mundial do espaço.

Finalmente são disponibilizados alguns cursos de Astronomia pela Internet assim como

links relacionados à Astronomia, em particular ao seu ensino e divulgação e oferecido nosso e-mail

para sugestões, sempre disponível para novos projetos.

Todos esses itens ainda estão para ser desenvolvidos e a na medida em que isso ocorre e as dificuldades forem surgindo, medidas para correção e melhorias serão tomadas.

Todos esses projetos solicitam a participação dos membros da LIADA (pesquisadores, professores e amadores) em seus países e de todas as formas, em instituições e individualmente que proponham e enviem outras sugestões, caso considerem possível executá-las e que, para cada projeto que estejam interessados em desenvolver em nome da LIADA, comuniquem para tomarmos conhecimento.

Sugerimos que os interessados estejam sempre familiarizados com as atividades de ensino e divulgação de Astronomia que ocorrem nos seus países e na medida do possível tentem representar a LIADA em eventos, publicações, sociedades etc., de todas as formas possíveis.

Também solicitamos que divulguem suas atividades em “Universo”, e enviem-nos relatórios sobre suas atuações para que se possa manter a diretoria informada, para reflexão sobre nossos avanços e traçar novas estratégias.

Ainda procuramos envolver colaboradores em outros países que ainda não têm Coordenadores Locais, tarefa para a qual solicitamos a colaboração de todos para indicações de nomes.

VI - Problemas

A partir da experiência já acumulada na manutenção da nova página da Seção de Ensino e Divulgação de Astronomia da LIADA, já é possível verificar alguns problemas encontrados no desenvolvimento e na articulação dos membros responsáveis pela coordenação dos trabalhos e demais participantes dos diversos países.

O primeiro problema está relacionado ao idioma, pois a maioria dos países participantes é de língua espanhola e os membros que coordenam os trabalhos escrevem ou relatam seus pedidos em língua portuguesa. Muitas vezes solicita-se determinado relato de atividades ou até mesmo uma comunicação entre os membros da página e não há entendimento sobre aquilo que está sendo solicitado.

A comunicação entre os diversos países nem sempre é contínua, pois por diversas vezes ocorreram interrupções, ou não é possível enviar ou receber e-mails. Isso cria um grande atraso na elaboração dos trabalhos e prejudica o desenvolvimento da seção e da própria página.

A sistematização das tarefas para agilizar as atividades seria uma saída para solucionar o problema de envio e recebimento de e-mails, pois o sistema pode melhorar as comunicações e ao mesmo tempo, não necessita de grande empreendimento de tempo entre os participantes das atividades e pode gerar também uma cultura organizacional onde o envio e o recebimento de

Liga Iberoamericana de Astronomía

(9)

tarefas passa a ser uma rotina diária para que tudo possa ser feito com maior agilidade e dinamismo.

Outra dificuldade encontrada é trabalhar com textos que possuam a terminologia da Educação, já que muitos pesquisadores e amadores quase não conhecem tais terminologias, os diversos países possuem sistemas escolares e currículos diferenciados e isso dificulta o entendimento e a comunicação. A saída é começar a trabalhar com esses termos para que os mesmo se tornem linguagem comum a todos. Os trabalhos escritos referentes à Educação também apresentam linguagem, abordagens e terminologias próprias, devendo ser considerados quando forem elaborados ou relatados pelos coordenadores locais ou demais membros da LIADA. Muitos ainda desconhecem essa forma de linguagem e para isso é necessário um certo tempo para orientação através de diversos contatos com a coordenação da Seção.

O espírito de equipe pelo envio de relatos também é algo a ser desenvolvido para que os trabalhos possam ser elaborados com maior coesão, afinidade e possam alcançar os objetivos propostos inicialmente pela Seção. Particularmente, faltam relatos que poderiam ser enviados por muitos outros membros que ainda não estão envolvidos ou não demonstraram interesse nestas atividades de ensino e divulgação. São poucos os relatos para “Astronomia nas Escolas” ou o “Projeto Conjunções”.

A falta de envolvimento em projetos específicos da LIADA também é outro fator que faz com que, em muitos casos, certas atividades não revertam em divulgação do nome da Liga. Por exemplo: podemos considerar que se esteja divulgando um fenômeno como um eclipse, junto à imprensa e escolas locais. É muito útil se faça essas atividades individualmente ou numa instituição, mas também em nome da LIADA, procurando enviar seus relatos para divulgar o nome da Liga estimulando a entrada de novos membros.

VI – Propósitos gerais

Após apresentação dos projetos atuais e futuros da Seção de Ensino e Divulgação da LIADA, apresentamos a seguir os propósitos gerais que orientam os nossos trabalhos.

1) Promover debates sobre o tema na forma de projetos abrangendo o ensino chamado Formal e o Não Formal ou Escolar e Não Escolar;

2) Elaborar um histórico das atividades das instituições e descrição das atividades atuais por meio de relatos;

3) Relatar estas experiências no Foro, em "La Red", na revista "Universo" e também em outros periódicos relacionados ao ensino de Astronomia;

4) Contribuir com quaisquer interessados (pesquisadores, professores e amadores) que possam promover o Ensino e a Divulgação de Astronomia em suas regiões e apoiar novos projetos.

Essas linhas gerais mostram a grande abrangência e potencial para o trabalho de educação em Astronomia que pode ser feita no âmbito da LIADA por meio desta Seção.

Nesse sentido, solicitamos aos sócios da LIADA, colegas ou participantes do Foro, que não apenas nos dêem sugestões, mas que efetivamente participem dos projetos citados assim como da construção da página que, esperamos, seja feita de forma coletiva. Dessa forma vamos compartilhando adquirindo novas experiências, avançando com os objetivos de divulgar a as

Liga Iberoamericana de Astronomía

(10)

atividades da LIADA, de uma maneira sucinta, com uma linguagem clara adequada para outros continentes que também desenvolvem atividades desse caráter.

Consideramos importante divulgar nossas atividades de âmbito latino-americano. Assim, estamos tentando cumprir nosso papel nesta região, divulgando e mostrando também nossa existência em instituições internacionais. Com o relacionamento constante mantido com colegas e instituições fora de nosso continente como América do Norte e Europa e Ásia, divulgando o nome da LIADA e colocando-nos à disposição para projetos conjuntos.

Esperamos estar contribuindo com o crescimento e a divulgação da LIADA, particularmente, através dos trabalhos elaborados na área de Educação, que todos apreciem as informações contidas nesse artigo, que continuem entusiasmados em suas instituições, sempre com espírito cooperativo e ficamos no aguardo de seus comentários.

VII – Referências Bibliográficas

BRETONES, Paulo Sergio. Seção de Ensino e Divulgação de Astronomia. La Red de Observadores. Liga Ibero-Americana de Astronomia - Montevideo - Uruguai. nº 52, p. 3, 1998a.

BRETONES, Paulo Sergio. Ninth Convention of the Ibero-American Astronomical League (October 2001) IAU Commission 46 Newsletter 57, p. 7-8, Oct. 2002a.

http://physics.open.ac.uk/IAU46/newsletter57.html

BRETONES, Paulo Sergio. Seção de Ensino e Divulgação da LIADA: Novas Perspectivas e Desafios. Universo, v. 22, n. 49, 2002b. p. 26-29.

BRETONES, Paulo Sergio. A astronomia e a História da Educação no Brasil. Universo, v. 22, n. 49, 2002. p. 16.

Liga Iberoamericana de Astronomía

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A análise da Figura 4 permite constatar que mesmo quando os valores de reflectância de superfície detectados pelo sensor MODIS/TERRA são muito baixos, os valores detectados

Assim, os resultados iluminam os contributos da investigação, enquanto ferramenta de formação de professores, para a promoção do seu desenvolvimento pessoal e

Para contemplar las imágenes de reproducción en la pantalla de su televisor, le recomendamos que alimente su videocámara de un tomacorriente de la red utilizando el adaptador

Inscrições na Biblioteca Municipal de Ourém ou através do n.º de tel. Organização: Município de Ourém, OurémViva e grupos de teatro de associações e escolas do

Não regulamentado 14.4 Grupo de embalagem Não regulamentado 14.5 Perigos para o ambiente Nenhum. 14.6 Precauções especiais para

(tanto um sinal aleatório como um regular têm excesso de entropia nulo). É uma melhor medida do que vulgarmente se

Testes com os inseticidas pirimifós metílico e cipermetrina aplicados em combinação com os sinergistas na população de São José do Rio Preto-SP, mostraram que no tratamento