• Nenhum resultado encontrado

AULA DEMONSTRATIVA: Apresentação do Professor e do Curso, Cronograma de Aulas, Evidência de Auditoria e Questões Comentadas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AULA DEMONSTRATIVA: Apresentação do Professor e do Curso, Cronograma de Aulas, Evidência de Auditoria e Questões Comentadas."

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

1

AULA DEMONSTRATIVA: Apresentação do Professor

e do Curso, Cronograma de Aulas, Evidência de

Auditoria e Questões Comentadas.

SUMÁRIO PÁGINA Apresentação 01 O Curso 02 Evidência de Auditoria 07 Resumão 12 Questões 12 Gabarito 20 Questões comentadas 20 Referências bibliográficas 34

Observação importante: este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei 9.610/98, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

Galera!!! Grupos de rateio e pirataria são ilegais e prejudicam os professores que elaboram os cursos. Valorize nosso trabalho e adquira nossos cursos apenas pelo site do 3D CONCURSOS!

Olá, Pessoal!

Primeiramente, gostaria de agradecer o interesse nesta aula demonstrativa. Após me apresentar brevemente a vocês, falaremos sobre a dinâmica deste curso que fará com que você gabarite a parte de Auditoria Independente da ementa de Auditoria Fiscal do concurso do ICMS-SC.

Rodrigo Fontenelle

 Auditor Federal de Finanças e Controle do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), lotado em Brasília/DF e atualmente cedido ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, exercendo o cargo de Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministro daquela Pasta.

 Professor de Auditoria Privada, Governamental e Técnicas de Controle em cursos presenciais preparatórios para concursos públicos em SP, MG, PE, RJ, BA, RS e DF.

(2)

2  Economista, formado pela UFMG, com pós-graduação em

Finanças pelo IBMEC, especialista em Auditoria Financeira pela UnB/TCU e mestre em Contabilidade, pela UnB.

 Autor dos livros Auditoria - Mais de 200 questões comentadas (Ed. Elsevier), Auditoria Privada e Governamental – Teoria objetiva e mais de 500 questões comentadas (Ed. Impetus, 3ª edição) e Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público (Ed. Fórum).

 Além da CGU, aprovado em diversos outros concursos no país, entre eles Consultor Legislativo da Assembleia de Minas Gerais, EPPGG do Estado do Espírito Santo e 1º lugar no concurso da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais.

 Três certificações internacionais: Certified Government Auditing Professional – CGAP, Certification in Control Self-Assessment – CCSA e Certification in Risk Management Assurance – CRMA, todas emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA).

Por que comprar este curso?

 Teoria de forma objetiva, focando naquilo que realmente precisa saber para acertar as questões.

 PDF + Videoaulas. Você escolhe como quer estudar.

 Curso totalmente atualizado com todas as alterações ocorridas nas normas de auditoria nos últimos anos.

 Um tema por PDF, permitindo a você uma melhor programação.  Fórum de dúvidas com respostas em até 5 dias, pelo próprio

professor.

 Professor com três certificações internacionais na área de Auditoria.

O Curso

Quem me conhece sabe que eu acredito muito na fixação de conhecimento a partir de exercícios, por isso comentarei mais de 200 questões acerca dos temas abordados.

Para aqueles que já foram meus alunos em PDF em outros sites, tenho uma grande novidade!

(3)

3 Ao invés de juntar vários temas em uma mesma aula, disponibilizarei

a vocês apenas um tema por PDF. É claro que dessa forma terão mais PDFs para baixarem, mas eles serão menores e isso possibilitará aproveitarem cada tempo que tiverem para ler sobre determinado assunto, já que na página inicial de cada PDF constará o número de páginas de teoria e o número de questões disponíveis.

Imagine que você em determinado momento tenha apenas 20 minutos para estudar auditoria. Você poderá selecionar um tema pequeno, sem ter que começar uma aula e parar.

Modelo que constará no início de cada PDF:

Importante!

As questões comentadas nos vídeos não são necessariamente as mesmas comentadas nos PDFs e vice-versa.

Além disso, os comentários das questões fazem parte do aprendizado, ou seja, alguns temas bastante pontuais são explicados a partir desses comentários, não constando na parte teórica, em razão da relação custo/benefício do aprendizado.

Esta aula contem:

XX páginas Páginas de

teoria Páginas de questões comentadas

Questões FCC Questões ESAF

Questões CESPE Questões FGV Questões VUNESP Questões DIVERSAS

(4)

4

Questões

Obviamente, a preferência será por questões da FCC, mas como vocês sabem, em determinados assuntos não há muitas questões da banca, razão pela qual também terão acesso a exercícios de outras organizadoras.

Para um melhor aproveitamento do curso, sugiro que primeiro leiam a parte teórica atentamente. Depois disso, resolvam as questões, que estão ao final da aula, em forma de simulado. Caso tenham dúvidas, voltem nas questões comentadas no decorrer da aula.

Considerando as mudanças ocorridas nas normas de auditoria, destacarei, em cada questão que tenha sido elaborada a partir da legislação revogada, as diferenças em relação às normas atuais, destacando os principais pontos que vocês deverão ficar atentos a partir da implementação da nova legislação. Cuidado com cursos antigos! Houve mudanças recentes nas normas (2014, 2015 e principalmente 2016).

Como sempre falo antes das aulas, meu objetivo aqui não é ensinar auditoria, mas fazer com que vocês aprendam a resolver questões de auditoria. Para quem ainda não tem uma familiaridade muito grande com a disciplina, verão que as questões se repetem ao longo dos anos. Dessa forma, focando nos principais temas que sempre estão presentes nas provas, conseguirão, de forma objetiva, interpretar e resolver as questões.

Assim, procurarei focar nos temas mais cobrados nas provas. Por isso, não se assustem se determinados tópicos tiverem poucas páginas teóricas e questões e outros apresentarem mais conteúdo e exercícios. Isso será proposital e baseado na análise acerca da probabilidade de cobrança de cada tema, a partir de provas anteriores.

Cronograma

O curso será dividido didaticamente em 04 aulas, da seguinte forma:

AULA PDFs referentes aos seguintes temas

DATA DA PUBLICAÇÃO

(5)

5

Aula Demo

Apresentação do Professor e do Curso, Cronograma de Aulas, Evidência de

Auditoria e Questões Comentadas.

04/09/18

Aula

01 Procedimentos de auditoria. Testes de observância. Testes substantivos. 14/09/18 Aula

02 Testes em Áreas Específicas das Demonstrações Contábeis. 24/09/18 Aula

03 Amostragem (NBC TA 530) 31/09/18

Qualquer dúvida em relação à matéria, dinâmica do curso ou comentário, estou à disposição no fórum do 3D CONCURSOS.

Indico também que assistam meu vídeo resumo de 1 hora, que tenho no YouTube. Ele é indicado para uma revisão ao final do curso, mas também para quem nunca viu a matéria, para que se tenha uma ideia da “lógica” de uma auditoria:

https://www.youtube.com/watch?v=xwEi2yOv0b4

Por fim, tenho um grupo de estudos no facebook, onde posto dicas diárias, além de tirar dúvidas de alunos, divulgar atualizações, sorteios, etc. Espero vocês lá!

https://www.facebook.com/groups/1683743225226609/?ref=bookma rks

Feitos os devidos esclarecimentos, vamos à matéria. Sejam bem-vindos!

(6)

6

Sumário

Item Página Evidências 02 Resumão 07 Questões 08 Gabarito 15 Questões Comentadas 15

Esta aula contem: 27 páginas Páginas de teoria 06 Páginas de questões comentadas 11 Questões FCC 07 Questões ESAF 02 Questões CESPE 09 Questões FGV 08 Questões VUNESP -Questões DIVERSAS 01

(7)

7

Evidência de Auditoria

Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor

para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras

fontes.

Adequação da evidência de auditoria é a medida da qualidade da evidência

de auditoria, isto é, a sua relevância e confiabilidade para suportar as conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor.

Suficiência da evidência de auditoria é a medida da quantidade da evidência

de auditoria. A quantidade necessária da evidência de auditoria é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante e também pela

qualidade da evidência de auditoria.

Em relação às definições acima, atenção!

Geralmente, basta saber que qualidade está ligada à adequação e quantidade à suficiência para responder às questões. Entretanto, não podemos esquecer que a qualidade também vai influenciar a suficiência da evidência de auditoria. Quanto melhor for a qualidade da evidência, menor a quantidade necessária de evidências.

Os documentos considerados como evidências podem ser:

 Originais de ofícios, cartas, relatórios ou outros documentos emitidos pelo fiscalizado ou por terceiros endereçados à equipe.

 Cópias de documentos devidamente autenticadas (“confere com o original”), exceto no caso de documentos publicados, para os quais é dispensada a autenticação;  Fotografias ou mídias contendo arquivos de dados, de

vídeo ou de áudio.

 Extratos de entrevista.

Observação importante: este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei 9.610/98, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

Galera!!! Grupos de rateio e pirataria são ilegais e prejudicam os professores que elaboram os cursos. Valorize nosso trabalho e adquira nossos cursos apenas pelo site do 3D CONCURSOS!

(8)

8  Consolidações de respostas a questionários.

 Planilhas de cálculos, quadros comparativos, demonstrativos e outras evidências construídas pela equipe a partir de fontes de informação internas ou externas ao órgão/entidade fiscalizado.

As evidências testemunhais devem, sempre que possível, ser reduzidas a termo (escritas) e corroboradas por outras evidências. A NBC TA 500 – Evidência de Auditoria –, dispõe que o objetivo do auditor é definir e executar procedimentos de auditoria que permitam conseguir evidência de auditoria apropriada e suficiente que lhe possibilitem obter conclusões razoáveis para fundamentar a sua opinião.

Ou seja:

Nesse sentido, evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e outras informações.

A evidência de auditoria é necessária para fundamentar a opinião e o relatório do auditor. Ela tem natureza cumulativa e é obtida principalmente a partir dos procedimentos de auditoria realizados durante o curso do trabalho.

Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas

pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião.

Contudo, também pode incluir informações obtidas de outras fontes, como auditorias anteriores (contanto que o auditor tenha determinado se ocorreram mudanças desde a auditoria anterior que

Executa PROCEDIMENTOS para conseguir EVIDÊNCIAS que possibilitem obter CONCLUSÕES para fundamentar sua OPINIÃO.

(9)

9 possam afetar sua relevância para a atual auditoria) ou

procedimentos de controle de qualidade da firma de auditoria para aceitação e continuidade de clientes.

A evidência de auditoria abrange informações que suportam e corroboram as afirmações da administração e qualquer informação que as contradiga. Além disso, em alguns casos, a ausência de informações (por exemplo, a recusa da administração em fornecer uma representação solicitada) é utilizada pelo auditor e, portanto, também constitui evidência de auditoria.

A maior parte do trabalho do auditor para formar sua opinião consiste na obtenção e avaliação da evidência de auditoria. Os procedimentos de auditoria para obter evidência de auditoria podem incluir a inspeção, observação, confirmação, recálculo, reexecução e procedimentos analíticos, muitas vezes em combinação, além da indagação.

Segundo a NBC TA 500, a evidência de auditoria para a obtenção de conclusões para fundamentar a opinião do auditor é conseguida pela execução de:

(a) procedimentos de avaliação de riscos; e

(b) procedimentos adicionais de auditoria, que abrangem: (i) testes de controles, quando exigidos pelas normas de auditoria ou quando o auditor assim escolheu; e

(ii) procedimentos substantivos, inclusive testes de detalhes e procedimentos analíticos substantivos.

As evidências podem ser classificadas em quatro tipos:

a) física - observação de pessoas, locais ou eventos. Pode ser obtida por meio de fotografias, vídeos, mapas, e costumam causar grande impacto. A fotografia de uma situação insalubre ou insegura, por exemplo, pode ser mais convincente que uma longa descrição.

b) documental - é o tipo mais comum de evidência. Pode estar disponível em meio físico ou eletrônico. É obtida de informações já existentes, tais como ofícios, memorandos, correspondências, contratos, extratos, relatórios. É necessário avaliar a confiabilidade e a relevância dessas informações com relação aos objetivos da auditoria.

c) testemunhal - obtida por meio de entrevistas, grupos focais, questionários. Para que a informação testemunhal possa ser considerada evidência, e não apenas contextualização, é preciso

(10)

10

corroborá-la, por meio de confirmação por escrito do entrevistado ou existência de múltiplas fontes que confirmem os fatos.

d) analítica - obtida por meio de análises, comparações e interpretações de dados e informações já existentes. Este trabalho pode envolver análise de taxas, padrões e tendências, normalmente por meio de processamento computacional. É o tipo de evidência mais difícil de se obter.

Tipos de evidências:

A equipe de auditoria deve avaliar se a falta de evidências apropriadas e suficientes deve-se a: a) falha na estratégia metodológica; ou b) deficiências do objeto de auditoria, a exemplo de falhas dos controles internos ou problemas operacionais e estruturais. No primeiro caso, pode ser necessário modificar a estratégia metodológica ou revisar o objetivo da auditoria e seu escopo. No segundo caso, os problemas identificados são achados de auditoria. A equipe de auditoria deve considerar que algumas evidências podem apresentar problemas ou fragilidades. Os principais referem-se a evidências:

a) baseadas em apenas uma fonte.

b) testemunhais não corroboradas por documento ou observação.

c) cujo custo de obtenção não atende a critérios de custo-benefício.

d) provenientes apenas do gestor ou da equipe auditada. e) cuja única fonte é parcial com relação ao resultado do trabalho.

f) obtidas de amostras não-representativas. g) relacionadas à ocorrência isolada.

h) conflitantes.

Existem algumas técnicas que podem contribuir para a obtenção de evidências mais robustas. Uma delas é a circularização, que consiste na confirmação, junto a terceiros, de fatos e informações apresentados pelo auditado. Outra é a triangulação, que é o uso de diferentes métodos de pesquisa e de coleta de dados para estudar o mesmo assunto, com o objetivo de fortalecer as conclusões.

(11)

11

Algumas generalizações importantes

Embora reconhecendo que podem existir exceções, as seguintes generalizações sobre a confiabilidade da evidência de auditoria podem ser úteis:

 A confiabilidade da evidência de auditoria é maior quando ela é obtida de fontes independentes fora da entidade.

 A confiabilidade da evidência de auditoria gerada internamente é maior quando os controles relacionados, incluindo os controles sobre sua elaboração e manutenção, impostos pela entidade, são efetivos.

 A evidência de auditoria obtida diretamente pelo auditor (por exemplo, a observação da aplicação de um controle) é mais confiável do que a evidência de auditoria obtida indiretamente ou por inferência (por exemplo, indagação a respeito da aplicação de controle).

 A evidência de auditoria em forma de documentos, em papel, mídia eletrônica ou de outro tipo, é mais confiável do que a evidência obtida verbalmente (por exemplo, uma ata de reunião elaborada tempestivamente é mais confiável do que uma representação verbal subsequente dos assuntos discutidos).

 A evidência de auditoria fornecida por documentos originais é mais confiável do que a evidência de auditoria fornecida por fotocópias ou fac-símiles ou por documentos que foram filmados, digitalizados ou transpostos de outra maneira para forma eletrônica, cuja confiabilidade pode depender dos controles sobre sua elaboração e manutenção.

(12)

12

RESUMÃO

 Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião.

 Adequação da evidência de auditoria é a medida da qualidade da evidência de auditoria.

 Suficiência da evidência de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria.

 A quantidade necessária da evidência de auditoria é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante e também pela qualidade da evidência de auditoria.

 A evidência de auditoria para a obtenção de conclusões para fundamentar a opinião do auditor é conseguida pela execução de procedimentos de avaliação de riscos e procedimentos adicionais de auditoria (testes de controle e procedimentos substantivos).

 As evidências podem ser classificadas em física, documental, testemunhal e analítica.

 Geralmente, as evidências obtidas de fontes independentes, diretamente pelo auditor e a partir de documentos originais são mais confiáveis.

QUESTÕES ESAF

1 - (ESAF/ANAC/2016) - Por meio da utilização de técnicas e de procedimentos de auditoria, busca-se a produção de evidências que possam comprovar os achados de auditoria. São atributos das evidências: a validade, a confiabilidade, a relevância e a suficiência. Avalie as seguintes sentenças que se referem ao conceito de "evidência" em auditoria:

I. Informações circularizadas podem se tornar evidências.

II. A realização de cálculos é uma forma de compor uma evidência. III. Os custos para a produção de uma evidência não devem ser levados em consideração durante os trabalhos de auditoria.

Sobre as sentenças acima, é correto afirmar que: a) todas estão corretas.

(13)

13 b) apenas I e III estão corretas.

c) apenas I e II estão corretas. d) apenas II e III estão corretas. e) todas estão incorretas.

2 - (ESAF / CVM / 2010) - Assinale opção falsa a respeito das evidências de auditoria.

A) A quantidade necessária de evidência de auditoria é afetada pela avaliação dos riscos de distorção.

B) A qualidade é fator importante para determinar a suficiência das evidências.

C) A opinião do auditor é sustentada nas evidências de auditoria. D) As auditorias anteriores não podem ser uma fonte de evidência segura se tiver sido executada por outra entidade de auditoria.

E) A forma primária de obtenção de evidência é a partir de procedimentos de auditoria executados durante o curso da auditoria.

QUESTÕES FCC

1 - (FCC/CGM-São Luís/2015) – Adaptada - Nos termos das NBC TAs, as medidas da quantidade e da qualidade da evidência são, respectivamente, A) suficiência e adequação. B) suficiência e abrangência. C) adequação e abrangência. D) adequação e plausibilidade. E) plausibilidade e adequação.

2 - (FCC/TCE-CE/2015) - Nos termos da NBC TA 200, evidências de auditoria são as informações utilizadas pelo auditor para fundamentar suas conclusões em que se baseia a sua opinião. A medida da quantidade e a da qualidade dessas evidências são denominadas, respectivamente,

(A) suficiência e adequação da evidência. (B) adequação e suficiência da evidência. (C) plenitude e qualificação da evidência. (D) plausibilidade e qualificação da evidência. (E) confiabilidade e integralidade da evidência.

3 - (FCC/TCE-GO/2014) - A evidência de auditoria para a obtenção de conclusões para fundamentar a opinião do auditor independente é conseguida, nos termos da NBC TA 500, entre outras, pela:

(14)

14 (B) execução de procedimentos de avaliação de riscos.

(C) elaboração de programas de auditoria. (D) emissão do relatório de auditoria.

(E) elaboração do planejamento de auditoria.

4 - (FCC/TCE-PI/2014) - Em relação à s evidências de auditoria é correto afirmar que:

A) evidências obtidas de fontes externas e internas são igualmente confiáveis.

B) evidências documentais e orais são igualmente confiáveis. C) a suficiência da evidência é a medida da sua qualidade. D) a adequação da evidência é a medida da sua quantidade. E) a adequação da evidência é a medida da sua qualidade.

5 - (FCC / COPERGÁS / 2011) – Segundo a NBC TA 200, que trata dos objetivos gerais do auditor independente,

A) o auditor deve ter um nível absoluto de segurança de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, já que a maioria das evidências de auditoria nas quais o auditor baseia sua opinião é conclusiva.

B) a adequação das evidências de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria.

C) a suficiência da evidência de auditoria é a medida da qualidade da evidência de auditoria.

D) a crença de que a administração e os responsáveis pela governança são honestos e têm integridade dispensa a necessidade de o auditor manter o ceticismo profissional ao conduzir a auditoria.

E) as distorções das demonstrações contábeis são consideradas relevantes pelo auditor se for razoável esperar que elas influenciem as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas demonstrações contábeis.

6 - (FCC / TRT-4ª Região / 2011) - Em conformidade com as normas de auditoria vigentes a partir de 2010, em relação aos documentos apresentados pela empresa, o auditor deverá: A) considerá-los sempre genuínos, não sendo sua a responsabilidade de questionar a veracidade dos documentos, mesmo que tenha razão para crer no contrário.

B) confirmar sempre, quando os documentos forem emitidos eletronicamente, a veracidade do documento eletrônico, nos meios disponibilizados pela empresa emissora.

C) considerar exclusivamente os contratos registrados em cartório e os documentos com firmas reconhecidas.

D) suspender os trabalhos ao identificar uma fraude e considerar a auditoria limitada.

(15)

15 E) fazer obrigatoriamente investigações adicionais na dúvida a respeito

da confiabilidade das informações.

7 - (FCC/SEFAZ – AFRE – ADM. TRIBUTARIA/2016) - Os auditores independentes, nas auditorias das demonstrações contábeis, utilizam informações para fundamentar suas conclusões em que se baseia a sua opinião, obtidas através de evidência de auditoria. Acerca da evidência de auditoria é correto afirmar que

(A) não é de natureza cumulativa e somente é válida se obtida a partir de procedimentos de auditoria executados.

(B) a adequação da evidência de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria.

(C) é afetada pela elaboração tempestiva da documentação de auditoria.

(D) a suficiência das evidências de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria.

(E) é obtida a partir do planejamento realizado para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo.

QUESTÕES CESPE

1 - (CESPE/TCE-PR/2016) - Uma evidência de auditoria que tenha sido obtida comprovando-se a existência real de recursos humanos, instalações, imóveis ou equipamentos é denominada evidência

(A) física.

(B) testemunhal.

(C) por confirmação de terceiros. (D) documental.

(E) analítica.

2 - (CESPE/TCE-SC/2016) - Julgue os itens a seguir, a respeito de normas técnicas de auditoria.

Informações encontradas pelo auditor independente em ambiente externo àquele responsável pelas demonstrações contábeis não são tecnicamente consideradas evidências de auditoria.

3 - (CESPE/TCE-PA/2016) - A qualidade da evidência de auditoria é medida pela sua suficiência, que é composta por aspectos como a relevância e a confiabilidade da informação que dará suporte às conclusões do auditor.

(16)

16

4 - (CESPE/FUB/2015) - Quanto maior a materialidade do objeto auditado, o risco de auditoria e o grau de sensibilidade do auditado a determinado assunto, maior será a necessidade de evidências mais robustas.

5 - (CESPE/TCE-ES/2012) - A evidência de auditoria obtida diretamente de fonte externa é considerada mais confiável do que a evidência obtida internamente. Julgue CERTO ou ERRADO.

6 - (CESPE/TCU/2011) - Na classificação das evidências quanto à fonte, considera-se que a evidência externa é mais confiável que o conhecimento profissional direto, enquanto este constitui fonte mais econômica que a evidência interna. Julgue CERTO ou ERRADO.

7 - (CESPE/TCM-BA/2018) - A categoria de relevância de determinada evidência encontrada pela auditoria depende da: A) objetividade do auditor na obtenção da evidência.

B) efetividade do sistema de controle interno.

C) obtenção da evidência por meio de documentos originais. D) atuação direta do auditor na obtenção da evidência.

E) natureza dos procedimentos adotados para obter a evidência.

8 - (CESPE/CGM-JP/2018) - A respeito dos objetivos e dos procedimentos do auditor na realização do seu trabalho, julgue os itens a seguir.

O auditor, para tirar conclusões sobre a aplicação dos seus procedimentos, deverá considerar o conjunto de evidências observando se tal conjunto é suficiente e adequado; entretanto, em caso de análise quantitativa para conclusões em um relatório sem problemas a mencionar, sendo suficiente esse conjunto, a suficiência será dispensável.

9 - (CESPE/CAGE-RS/2018) - Cadeia de evidências compostas por códigos, referências cruzadas e registros que conectam saldos de contas e outros resultados e dados originais de transações é denominada A) evidência relevante. B) evidência apropriada. C) trilha de auditoria. D) papel de trabalho. E) afirmação de auditoria.

(17)

17

QUESTÕES FGV

1 - (FGV/CGE-MA/2014) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do fragmento a seguir:

As informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamenta sua opinião define _____. A) risco de auditoria.

B) plano de auditoria.

C) planejamento de auditoria. D) evidência de auditoria. E) relatório de auditoria.

2 - (FGV/CGE-MA/2014) - A respeito da evidência de auditoria, assinale a afirmativa incorreta.

A) A confiabilidade da evidência de auditoria é maior quando ela é obtida de fontes internas dentro da entidade.

B) A confiabilidade da evidência de auditoria gerada internamente é maior quando os controles relacionados são efetivos, incluindo os controles, impostos pela entidade, sobre sua elaboração e manutenção.

C) A evidência de auditoria obtida diretamente pelo auditor é mais confiável do que a evidência de auditoria obtida indiretamente ou por inferência.

D) A evidência de auditoria em forma de documentos, em papel, mídia eletrônica ou de outro tipo, é mais confiável do que a evidência obtida verbalmente.

E) A evidência de auditoria fornecida por documentos originais é mais confiável do que a evidência de auditoria fornecida por fotocópias ou fac-símiles ou por documentos que foram filmados, digitalizados ou transpostos de outra maneira para forma eletrônica.

3 - (FGV / TCE-BA / 2013) - Quanto às evidências apropriadas

e suficientes da estrutura conceitual de certificação de auditoria, analise as afirmativas a seguir.

I. A confiabilidade da evidência é influenciada pela sua fonte de obtenção, sendo a confirmação de fonte externa ou independente um fator que aumenta o grau de confiabilidade.

II. A evidência gerada internamente é mais confiável quando os controles internos são eficazes.

III. A declaração subsequente do que foi discutido é mais confiável do que a evidência documental.

Assinale:

(A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta.

(18)

18 (D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

(E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

4 - (FGV / ACI-RJ / 2011) - Considerando a doutrina em auditoria, assinale a alternativa correta.

(a) É recomendável, como regra geral, o uso de mais de um tipo de evidência, de forma a fortalecer as conclusões finais.

(b) As evidências físicas, obtidas a partir da observação de pessoas, eventos ou condições materiais existentes, sempre que constituírem elementos críticos para o alcance dos objetivos da auditoria, devem ser corroboradas. Por esse motivo, as observações diretas devem ser feitas por, no mínimo, cinco membros da equipe de auditoria, de preferência acompanhados de representantes do auditado. Caso a equipe considere necessário, deve-se preparar uma descrição detalhada das condições observadas e solicitar a anuência formal do representante do auditado.

(c) As evidências orais, normalmente obtidas em entrevistas, são provas conclusivas, não necessitando ser sustentadas por evidências documentais.

(d) A confiabilidade das evidências documentais fornecidas pelo sistema de controle do órgão auditado – por exemplo, os demonstrativos contábeis – independerá do regular funcionamento desse sistema.

(e) A existência de um manual de procedimentos, por si só, garante que ele esteja sendo empregado pelo auditado.

5 - (FGV / SEFAZ-RJ - Auditor / 2011) - As evidências consideradas pelo auditor para emissão de seu parecer sobre as demonstrações contábeis, emitido pelo auditor independente que tenha sido precedido,

A) podem ser divulgadas para o auditor sucessor, desde que a entidade auditada autorize previamente, por escrito.

B) devem ser divulgadas para o auditor sucessor, independente de autorização da entidade auditada, conforme determinam as normas. C) não podem ser divulgadas para o auditor sucessor, em nenhuma circunstância, sob pena de quebra de sigilo profissional.

D) podem ser divulgadas para o auditor sucessor, desde que o Conselho Regional de Contabilidade autorize formalmente.

E) devem ser compulsoriamente divulgadas para o auditor sucessor, sob pena de este emitir parecer com ressalva por limitação de escopo. 6 - (FGV / SEFAZ/RJ – Fiscal de Rendas / 2010) – De acordo com as normas de auditoria em vigor, a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, a relevância e confiabilidade para suportar as conclusões em que se fundamenta o auditor, é conhecida como:

(19)

19 A) avaliação dos procedimentos de auditoria.

B) avaliação dos papéis de trabalho dos especialistas. C) suficiência da evidência de auditoria.

D) evidência de auditoria.

E) adequação da evidência de auditoria.

7 - (FGV / ICMS-RJ / 2010) - Com relação ao planejamento e execução da auditoria de demonstrações contábeis, analise as afirmativas a seguir.

I. O auditor deve adotar julgamento profissional quanto à natureza, à época e à extensão dos procedimentos aplicados para o cumprimento das exigências das normas e a coleta de evidências.

II. O auditor deve avaliar se foi obtida evidência de auditoria suficiente e apropriada e se algo mais precisa ser feito para que sejam cumpridos os objetivos das normas e, com isso, os objetivos gerais do auditor. III. O auditor deve extrair conclusões baseadas nas evidências obtidas, por exemplo, pela avaliação da razoabilidade das estimativas feitas pela administração na elaboração das demonstrações contábeis.

Assinale:

(A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta.

(C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

8 - (FGV/TJ-PI ANALISTA JUDICIÁRIO/2016) - Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria apropriada e suficiente:

(A) decorre apenas dos registros contábeis da entidade; (B) não deve se basear em auditorias anteriores;

(C) pode decorrer de ausência de informações; (D) pode ser obtida a partir da indagação; (E) tem natureza não cumulativa.

QUESTÕES DIVERSAS

1 - (UEC/ISS-Sobral/2018) - A evidência de auditoria é necessária para

A) dar legitimidade às demonstrações contábeis auditadas. B) sustentar a opinião e o relatório do auditor.

C) dar respaldo à continuidade da administração. D) subsidiar o trabalho dos órgãos de controle.

(20)

20

Gabarito - ESAF

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

C

D

Gabarito - FCC

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

A

A

B

E

E

E

D

Gabarito - CESPE

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

A

E

E

C

C

E

E

E

C

Gabarito - FGV

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

D

A

D

A

A

E

E

C

Gabarito - DIVERSAS

1

B

QUESTÕES COMENTADAS

QUESTÕES ESAF

1 - (ESAF/ANAC/2016) - Por meio da utilização de técnicas e de procedimentos de auditoria, busca-se a produção de evidências que possam comprovar os achados de auditoria. São atributos das evidências: a validade, a confiabilidade, a relevância e a suficiência. Avalie as seguintes sentenças que se referem ao conceito de "evidência" em auditoria:

I. Informações circularizadas podem se tornar evidências.

II. A realização de cálculos é uma forma de compor uma evidência. III. Os custos para a produção de uma evidência não devem ser levados em consideração durante os trabalhos de auditoria.

Sobre as sentenças acima, é correto afirmar que: a) todas estão corretas.

b) apenas I e III estão corretas. c) apenas I e II estão corretas. d) apenas II e III estão corretas. e) todas estão incorretas.

(21)

21 Os itens I e II estão certos, já que tanto a técnica da

circularização como a de cálculo nos dão evidências de auditoria. Entretanto, a verificação dos custos para obtenção da evidência deve ser confrontada com os benefícios da mesma, razão pela qual o item III está incorreto.

Resposta: C

2 - (ESAF / CVM / 2010) - Assinale opção falsa a respeito das evidências de auditoria.

A) A quantidade necessária de evidência de auditoria é afetada pela avaliação dos riscos de distorção.

B) A qualidade é fator importante para determinar a suficiência das evidências.

C) A opinião do auditor é sustentada nas evidências de auditoria. D) As auditorias anteriores não podem ser uma fonte de evidência segura se tiver sido executada por outra entidade de auditoria.

E) A forma primária de obtenção de evidência é a partir de procedimentos de auditoria executados durante o curso da auditoria. Comentários:

A letra “a” está correta, pois quanto maior for o risco de distorção identificado pelo auditor, maior será a quantidade necessária de evidência de auditoria para que ele possa embasar sua opinião.

A letra “b” também está certa, pois, segundo a NBC TA 500, que trata de evidências de auditoria, Suficiência da evidência de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria. A quantidade necessária da evidência de auditoria é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante e também pela qualidade da evidência de auditoria. Portanto, deve-se ficar atento. Suficiência está ligada à quantidade de evidências e adequação à qualidade dessas evidências. Entretanto, são características inter-relacionadas.

Segundo a norma supracitada, a evidência de auditoria “é necessária para fundamentar a opinião e o relatório do auditor. Ela tem natureza cumulativa e é obtida principalmente a partir dos procedimentos de auditoria realizados durante o curso do trabalho. Contudo, ela também pode incluir informações obtidas de outras fontes, como auditorias anteriores ou procedimentos de controle de qualidade da firma de auditoria para aceitação e continuidade de clientes.” (Grifei). Dessa forma, as assertivas “c” e “e” estão corretas e a alternativa “d” está errada.

Resposta: D

(22)

22

1 - (FCC/CGM-São Luís/2015) – Adaptada - Nos termos das NBC TAs, as medidas da quantidade e da qualidade da evidência são, respectivamente, A) suficiência e adequação. B) suficiência e abrangência. C) adequação e abrangência. D) adequação e plausibilidade. E) plausibilidade e adequação. Comentários:

Questão bastante simples e que é a forma usual de se cobrar essa matéria.

Qualidade: adequação. Quantidade: suficiência. Resposta: A

2 - (FCC/TCE-CE/2015) - Nos termos da NBC TA 200, evidências de auditoria são as informações utilizadas pelo auditor para fundamentar suas conclusões em que se baseia a sua opinião. A medida da quantidade e a da qualidade dessas evidências são denominadas, respectivamente,

(A) suficiência e adequação da evidência. (B) adequação e suficiência da evidência. (C) plenitude e qualificação da evidência. (D) plausibilidade e qualificação da evidência. (E) confiabilidade e integralidade da evidência. Comentários:

Segundo as normas de auditoria independente, suficiência é a medida da quantidade e adequação a medida da qualidade de uma evidência.

Resposta: A

3 - (FCC/TCE-GO/2014) - A evidência de auditoria para a obtenção de conclusões para fundamentar a opinião do auditor independente é conseguida, nos termos da NBC TA 500, entre outras, pela:

(A) definição da amostra, tamanho e seleção dos itens para teste. (B) execução de procedimentos de avaliação de riscos.

(C) elaboração de programas de auditoria. (D) emissão do relatório de auditoria.

(E) elaboração do planejamento de auditoria. Comentários:

Segundo a NBC TA 500 a evidência de auditoria para a obtenção de conclusões para fundamentar a opinião do auditor é conseguida pela execução de: (a) procedimentos de avaliação de riscos; e (b)

(23)

23 procedimentos adicionais de auditoria, que abrangem testes de

controle e procedimentos substantivos. Resposta: B

4 - (FCC/TCE-PI/2014) - Em relação à s evidências de auditoria é correto afirmar que:

A) evidências obtidas de fontes externas e internas são igualmente confiáveis.

B) evidências documentais e orais são igualmente confiáveis. C) a suficiência da evidência é a medida da sua qualidade. D) a adequação da evidência é a medida da sua quantidade. E) a adequação da evidência é a medida da sua qualidade. Comentários:

Vamos aos erros:

A – Evidências obtidas de fontes externas geralmente são mais confiáveis.

B – Evidências documentais geralmente são mais confiáveis que orais.

C - A suficiência da evidência é a medida da sua quantidade. D - A adequação da evidência é a medida da sua qualidade. Resposta: E

5 - (FCC / COPERGÁS / 2011) – Segundo a NBC TA 200, que trata dos objetivos gerais do auditor independente,

A) o auditor deve ter um nível absoluto de segurança de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, já que a maioria das evidências de auditoria nas quais o auditor baseia sua opinião é conclusiva.

B) a adequação das evidências de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria.

C) a suficiência da evidência de auditoria é a medida da qualidade da evidência de auditoria.

D) a crença de que a administração e os responsáveis pela governança são honestos e têm integridade dispensa a necessidade de o auditor manter o ceticismo profissional ao conduzir a auditoria.

E) as distorções das demonstrações contábeis são consideradas relevantes pelo auditor se for razoável esperar que elas influenciem as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas demonstrações contábeis.

Comentários:

A letra A está errada, pois o nível de segurança em uma auditoria é o razoável e não absoluto.

(24)

24 As alternativas B e C trocaram os conceitos. Para se tornarem

corretas, basta substituirmos adequação por suficiência na B e fazer o contrário na C.

Por fim, a letra E está correta e a alternativa D errada, pois o auditor sempre terá que manter seu ceticismo profissional. É um requisito para a profissão.

Resposta: E

6 - (FCC / TRT-4ª Região / 2011) - Em conformidade com as normas de auditoria vigentes a partir de 2010, em relação aos documentos apresentados pela empresa, o auditor deverá: A) considerá-los sempre genuínos, não sendo sua a responsabilidade de questionar a veracidade dos documentos, mesmo que tenha razão para crer no contrário.

B) confirmar sempre, quando os documentos forem emitidos eletronicamente, a veracidade do documento eletrônico, nos meios disponibilizados pela empresa emissora.

C) considerar exclusivamente os contratos registrados em cartório e os documentos com firmas reconhecidas.

D) suspender os trabalhos ao identificar uma fraude e considerar a auditoria limitada.

E) fazer obrigatoriamente investigações adicionais na dúvida a respeito da confiabilidade das informações.

Comentários:

A – Errada, pois o auditor deve ser cético.

B – Errada, pois a confirmação deve se dar apenas em relação aos documentos relevantes e deve ser feita a partir de meios que o próprio auditor entender que sejam confiáveis, não os disponibilizados pela empresa auditada.

C – Errada, pois isso também irá depender da relevância do documento e de sua confiabilidade.

D – Errada, pois encontrar fraudes ou erros faz parte da execução de uma auditoria.

E – Correta, pois dessa forma ele estará aplicando o ceticismo profissional exigido do auditor.

Resposta: E

7 - (FCC/SEFAZ – AFRE – ADM. TRIBUTARIA/2016) - Os auditores independentes, nas auditorias das demonstrações contábeis, utilizam informações para fundamentar suas conclusões em que se baseia a sua opinião, obtidas através de evidência de auditoria. Acerca da evidência de auditoria é correto afirmar que

(A) não é de natureza cumulativa e somente é válida se obtida a partir de procedimentos de auditoria executados.

(25)

25 (B) a adequação da evidência de auditoria é a medida da quantidade

da evidência de auditoria.

(C) é afetada pela elaboração tempestiva da documentação de auditoria.

(D) a suficiência das evidências de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria.

(E) é obtida a partir do planejamento realizado para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo.

Comentários:

Vamos aos erros:

A – É de natureza cumulativa.

B – Adequação é medida da qualidade.

C – A elaboração tempestiva aprimora a qualidade do trabalho do auditor, não a evidência.

E – As evidências são obtidas a partir dos testes de auditoria. Resposta: D

QUESTÕES CESPE

1 - (CESPE/TCE-PR/2016) - Uma evidência de auditoria que tenha sido obtida comprovando-se a existência real de recursos humanos, instalações, imóveis ou equipamentos é denominada evidência

(A) física.

(B) testemunhal.

(C) por confirmação de terceiros. (D) documental.

(E) analítica. Comentários:

Evidência física é aquela obtida por meio de observação de pessoas, locais ou eventos. Pode ser obtida por meio de fotografias, vídeos, mapas, e costumam causar grande impacto. A fotografia de uma situação insalubre ou insegura, por exemplo, pode ser mais convincente que uma longa descrição.

Resposta: A

2 - (CESPE/TCE-SC/2016) - Julgue os itens a seguir, a respeito de normas técnicas de auditoria.

Informações encontradas pelo auditor independente em ambiente externo àquele responsável pelas demonstrações

(26)

26

contábeis não são tecnicamente consideradas evidências de auditoria.

Comentários:

Com certeza está errado, pois uma das principais técnicas utilizadas pelo auditor é a confirmação externa, quando as informações são recolhidas em um ambiente externo à empresa (fornecedores, clientes, etc.).

Resposta: Errado

3 - (CESPE/TCE-PA/2016) - A qualidade da evidência de auditoria é medida pela sua suficiência, que é composta por aspectos como a relevância e a confiabilidade da informação que dará suporte às conclusões do auditor.

Comentários:

Para que a questão ficasse correta bastaria substituir a palavra suficiência por adequação.

Suficiência é a medida da quantidade, não da qualidade. Resposta: Errado

4 - (CESPE/FUB/2015) - Quanto maior a materialidade do objeto auditado, o risco de auditoria e o grau de sensibilidade do auditado a determinado assunto, maior será a necessidade de evidências mais robustas.

Comentários:

Exatamente. Se o objeto auditado é muito relevante, crítico e/ou apresenta um grande volume de recursos envolvidos, maior é a necessidade de uma melhor qualidade das evidências.

Resposta: C

5 - (CESPE/TCE-ES/2012) - A evidência de auditoria obtida diretamente de fonte externa é considerada mais confiável do que a evidência obtida internamente. Julgue CERTO ou ERRADO.

Comentários:

Como vimos, para se obter evidências confiáveis, é importante considerar que fontes externas, em geral, são mais confiáveis que internas.

Resposta: C

6 - (CESPE/TCU/2011) - Na classificação das evidências quanto à fonte, considera-se que a evidência externa é mais confiável que o conhecimento profissional direto, enquanto este constitui

(27)

27

fonte mais econômica que a evidência interna. Julgue CERTO ou ERRADO.

Comentários:

Um dos atributos necessários às evidências é a confiabilidade - garantia de que serão obtidos os mesmos resultados se a auditoria for repetida.

Para se obter evidências confiáveis, é importante considerar que fontes externas, em geral, são mais confiáveis que internas, mas o conhecimento profissional direto do auditor é mais confiável que as fontes externas. Sobre esse conhecimento, o auditor não tem dúvida.

Resposta: E

7 - (CESPE/TCM-BA/2018) - A categoria de relevância de determinada evidência encontrada pela auditoria depende da: A) objetividade do auditor na obtenção da evidência.

B) efetividade do sistema de controle interno.

C) obtenção da evidência por meio de documentos originais. D) atuação direta do auditor na obtenção da evidência.

E) natureza dos procedimentos adotados para obter a evidência. Comentários:

Uma evidencia será ou não relevante a depender da natureza dos testes realizados. Há evidências que são relevantes para os testes de observância, mas irrelevantes para testes substantivos.

Resposta: E

8 - (CESPE/CGM-JP/2018) - A respeito dos objetivos e dos procedimentos do auditor na realização do seu trabalho, julgue os itens a seguir.

O auditor, para tirar conclusões sobre a aplicação dos seus procedimentos, deverá considerar o conjunto de evidências observando se tal conjunto é suficiente e adequado; entretanto, em caso de análise quantitativa para conclusões em um relatório sem problemas a mencionar, sendo suficiente esse conjunto, a suficiência será dispensável.

Comentários:

Independentemente de a análise ser quantitativa, as evidências devem ser adequadas e suficientes.

Resposta: E

9 - (CESPE/CAGE-RS/2018) - Cadeia de evidências compostas por códigos, referências cruzadas e registros que conectam

(28)

28

saldos de contas e outros resultados e dados originais de transações é denominada A) evidência relevante. B) evidência apropriada. C) trilha de auditoria. D) papel de trabalho. E) afirmação de auditoria. Comentários:

Questão atípica que cobrou doutrina, mais especificamente a do livro do Boynton (2002). Segundo o autor, o sistema contábil de uma entidade deve fornecer uma trilha de auditoria completa, para cada transação, que é uma cadeia de evidências composta por códigos, referências cruzadas e documentação que conectam saldos de contas e outros resultados resumidos a dados originais de transações.

Resposta: C

QUESTÕES FGV

1 - (FGV/CGE-MA/2014) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do fragmento a seguir:

As informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamenta sua opinião define _____. A) risco de auditoria. B) plano de auditoria. C) planejamento de auditoria. D) evidência de auditoria. E) relatório de auditoria. Comentários:

Conforme a definição da NBC TA 500, Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e outras informações.

Resposta: D

2 - (FGV/CGE-MA/2014) - A respeito da evidência de auditoria, assinale a afirmativa incorreta.

A) A confiabilidade da evidência de auditoria é maior quando ela é obtida de fontes internas dentro da entidade.

B) A confiabilidade da evidência de auditoria gerada internamente é maior quando os controles relacionados são efetivos, incluindo os controles, impostos pela entidade, sobre sua elaboração e manutenção.

(29)

29 C) A evidência de auditoria obtida diretamente pelo auditor é mais

confiável do que a evidência de auditoria obtida indiretamente ou por inferência.

D) A evidência de auditoria em forma de documentos, em papel, mídia eletrônica ou de outro tipo, é mais confiável do que a evidência obtida verbalmente.

E) A evidência de auditoria fornecida por documentos originais é mais confiável do que a evidência de auditoria fornecida por fotocópias ou fac-símiles ou por documentos que foram filmados, digitalizados ou transpostos de outra maneira para forma eletrônica.

Comentários:

A questão traz generalizações sobre a confiabilidade das evidências de auditoria. Com exceção da letra A, todas as alternativas foram retiradas praticamente de forma literal da NBC TA 500.

A confiabilidade da evidência de auditoria é menor quando ela é obtida de fontes internas dentro da entidade, fazendo com que a letra A esteja incorreta.

Resposta: A

3 - (FGV / TCE-BA / 2013) - Quanto às evidências apropriadas

e suficientes da estrutura conceitual de certificação de auditoria, analise as afirmativas a seguir.

I. A confiabilidade da evidência é influenciada pela sua fonte de obtenção, sendo a confirmação de fonte externa ou independente um fator que aumenta o grau de confiabilidade.

II. A evidência gerada internamente é mais confiável quando os controles internos são eficazes.

III. A declaração subsequente do que foi discutido é mais confiável do que a evidência documental.

Assinale:

(A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta.

(D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. Comentários:

Os itens I e II apresentam generalizações corretas, conforme NBC TA 500.

Já o item III está errado, pois a evidência de auditoria documental é mais confiável do que uma declaração formal do que foi discutido verbalmente.

(30)

30

4 - (FGV / ACI-RJ / 2011) - Considerando a doutrina em auditoria, assinale a alternativa correta.

(a) É recomendável, como regra geral, o uso de mais de um tipo de evidência, de forma a fortalecer as conclusões finais.

(b) As evidências físicas, obtidas a partir da observação de pessoas, eventos ou condições materiais existentes, sempre que constituírem elementos críticos para o alcance dos objetivos da auditoria, devem ser corroboradas. Por esse motivo, as observações diretas devem ser feitas por, no mínimo, cinco membros da equipe de auditoria, de preferência acompanhados de representantes do auditado. Caso a equipe considere necessário, deve-se preparar uma descrição detalhada das condições observadas e solicitar a anuência formal do representante do auditado.

(c) As evidências orais, normalmente obtidas em entrevistas, são provas conclusivas, não necessitando ser sustentadas por evidências documentais.

(d) A confiabilidade das evidências documentais fornecidas pelo sistema de controle do órgão auditado – por exemplo, os demonstrativos contábeis – independerá do regular funcionamento desse sistema.

(e) A existência de um manual de procedimentos, por si só, garante que ele esteja sendo empregado pelo auditado.

Comentários:

Vamos aos erros:

B – As observações diretas não precisam ser realizadas por, no mínimo, 5 membros da equipe de auditores. Segundo a doutrina, o ideal é que não seja realizada por apenas um auditor.

C – As evidências orais necessitam de sustentação documental. D – Quanto melhor o sistema de controle interno, maior será a confiabilidade da evidência gerada por ele.

E – Não. Uma coisa é o manual existir. Outra coisa é ele ser implementado na empresa auditada.

Resposta: A

5 - (FGV / SEFAZ-RJ - Auditor / 2011) - As evidências consideradas pelo auditor para emissão de seu parecer sobre as demonstrações contábeis, emitido pelo auditor independente que tenha sido precedido,

A) podem ser divulgadas para o auditor sucessor, desde que a entidade auditada autorize previamente, por escrito.

B) devem ser divulgadas para o auditor sucessor, independente de autorização da entidade auditada, conforme determinam as normas. C) não podem ser divulgadas para o auditor sucessor, em nenhuma circunstância, sob pena de quebra de sigilo profissional.

(31)

31 D) podem ser divulgadas para o auditor sucessor, desde que o

Conselho Regional de Contabilidade autorize formalmente.

E) devem ser compulsoriamente divulgadas para o auditor sucessor, sob pena de este emitir parecer com ressalva por limitação de escopo. Comentários:

A letra A já é a alternativa correta, pois essa é uma das exceções ao sigilo. As outras exceções são: a) por requisição do Conselho Regional ou Federal de Contabilidade; e b) por determinação legal. Resposta: A

6 - (FGV / SEFAZ/RJ – Fiscal de Rendas / 2010) – De acordo com as normas de auditoria em vigor, a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, a relevância e confiabilidade para suportar as conclusões em que se fundamenta o auditor, é conhecida como:

A) avaliação dos procedimentos de auditoria.

B) avaliação dos papéis de trabalho dos especialistas. C) suficiência da evidência de auditoria.

D) evidência de auditoria.

E) adequação da evidência de auditoria. Comentários:

Conforme já verificamos em questões anteriores, segundo a NBC TA 500, a adequação mede a qualidade da evidência e a suficiência mede a quantidade da evidência. Dessa forma, a única resposta adequada é a letra “e”. As outras alternativas não estão relacionadas à qualidade da evidência de auditoria, conforme pede a questão. Resposta: E

7 - (FGV / ICMS-RJ / 2010) - Com relação ao planejamento e execução da auditoria de demonstrações contábeis, analise as afirmativas a seguir.

I. O auditor deve adotar julgamento profissional quanto à natureza, à época e à extensão dos procedimentos aplicados para o cumprimento das exigências das normas e a coleta de evidências.

II. O auditor deve avaliar se foi obtida evidência de auditoria suficiente e apropriada e se algo mais precisa ser feito para que sejam cumpridos os objetivos das normas e, com isso, os objetivos gerais do auditor. III. O auditor deve extrair conclusões baseadas nas evidências obtidas, por exemplo, pela avaliação da razoabilidade das estimativas feitas pela administração na elaboração das demonstrações contábeis.

Assinale:

(A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta.

(32)

32 (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

(E) se todas as afirmativas estiverem corretas. Comentários:

O item I está de acordo com o que estabelece a NBC TA 200. Para definir a natureza (o que será auditado), a época (quando será auditado) e a extensão (quanto será auditado) o auditor se utiliza de seu julgamento profissional.

O item II também está correto, pois para embasar sua opinião acerca das demonstrações contábeis analisadas, o auditor deve colher evidências adequadas (a qualidade da evidência deve ser apropriada) e suficientes (a quantidade da evidência deve ser satisfatória).

Por fim, o item III é verdadeiro. No exemplo em tela, ao avaliar as estimativas realizadas pela administração na elaboração das demonstrações contábeis (estimativa para provisão de devedores duvidosos, por exemplo), o auditor deve colher evidências que permitam a ele concluir acerca da razoabilidade daquelas estimativas. Resposta: E

8 - (FGV/TJ-PI ANALISTA JUDICIÁRIO/2016) - Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria apropriada e suficiente:

(A) decorre apenas dos registros contábeis da entidade; (B) não deve se basear em auditorias anteriores;

(C) pode decorrer de ausência de informações; (D) pode ser obtida a partir da indagação; (E) tem natureza não cumulativa.

Comentários:

Vamos aos erros:

A – Não apenas dos registros contábeis. B – Pode se basear em auditorias anteriores. D – Pode, mas não seria suficiente.

E – Tem natureza cumulativa.

Dessa forma, a letra C está correta, já que uma evidência pode decorrer de ausência de informações, como é o caso de uma circularização negativa.

Resposta: C

QUESTÕES DIVERSAS

1 - (UEC/ISS-Sobral/2018) - A evidência de auditoria é necessária para

(33)

33 A) dar legitimidade às demonstrações contábeis auditadas.

B) sustentar a opinião e o relatório do auditor. C) dar respaldo à continuidade da administração. D) subsidiar o trabalho dos órgãos de controle. Comentários:

Segundo o item A28 da NBC TA 200, aevidência de auditoria é necessária para sustentar a opinião e o relatório do auditor.

Ela não legitima as demonstrações contábeis (A), nem garante a continuidade da administração (C) e subsidia os trabalhos do próprio auditor, não dos órgãos de controle (D).

(34)

34

Referências utilizadas na elaboração do curso

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

ATTIE, William. Auditoria: conceitos e aplicações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

________. Auditoria Interna. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BRITO, Claudenir; FONTENELLE, Rodrigo. Auditoria privada e governamental: Teoria de forma objetiva e mais de 500 questões comentadas. Niterói: Impetus. 3. ed. 2015.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Normas Brasileiras de Contabilidade.

CREPALDI, Sílvio Aparecido. Auditoria contábil: teoria e prática. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

FONTENELLE, Rodrigo. Auditoria: mais de 219 questões de concursos com gabarito comentado. Rio de Janeiro: Elsevier. 1. ed. 2012.

FRANCO, Hilário e MARRA, Ernesto. Auditoria contábil. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

Referências

Documentos relacionados

Através destes grácos, podemos conrmar o movimento caótico que pode ser causado a partir de mesmos parâmetros iniciais... De fato, os 2 tipos de pêndulos apresentados

(E) o auditor expresse sua opinião de auditoria de forma superficial sobre distorções nas demonstrações contábeis. Risco de que um saldo inadequado de uma conta não

De acordo a NBC TA 200, ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, um dos objetivos gerais do auditor é obter segurança razoável de que as

De acordo a NBC TA 200, ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, um dos objetivos gerais do auditor é obter segurança razoável de que as

❖ O auditor independente deve ser bacharel em Ciências Contábeis, registrado no CRC. Para auditoria em companhias abertas, além disso, deve ter o registro na CVM. ❖

 O auditor independente deve ser bacharel em Ciências Contábeis, registrado no CRC. Para auditoria em companhias abertas, além disso, deve ter o registro na CVM. 

Ele irá eleger três membros efe vos e três membros suplentes para o Conselho Delibera vo, dois membros efe vos e dois membros suplentes para o Conselho fiscal e Diretor

3.. Com base nisso a leitura deve ser um processo pelo qual o leitor realiza um trabalho de construção do significado do texto e não se trata apenas de extrair informações da