• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO ALUNO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO ALUNO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1 ,

Mantenedora: Escola Tecnológica de Curitiba – ETC Rua Itacolomi, 450 – Portão

CEP: 81070-150 - Curitiba-PR – Telefone: 3246-7722 - Fax: 3248-0246

MANUAL DO ALUNO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

POLÍTCAS CRIMINAIS E PRÁTICA NO JÚRI

CURITIBA 2017

(2)

2 Ementa:

O curso de pós-graduação em Políticas Criminais e Prática do Júri, visa o estudo direcionado as cortes e tribunais do país, bem como, em âmbito internacional. O conteúdo foi programado de forma a possibilitar que o estudante tenha acesso a conceitos teóricos e práticos, bem como, fomente a partir destes conteúdos a discussão crítica e o desenvolvimento lógico jurídico para a prática criminal.

O curso conta com a prática do Tribunal do Júri simulado e estágio supervisionado como acompanhamento de visitas técnicas e audiências da Vara Criminal.

Calendário: a definir com a instituição

Horas de atividades: 16 horas presenciais e 10 horas de TDE.

Inicio Previsto: 13/05/2017 Término previsto: 30/11/2018

TDE PREVISÃO LEGAL:

TRABALHO EFETIVO ACADEMICO:

Segundo Emílio Rodrigues Junior e Fabricio Juliano Fernandes “A respeito da possibilidade de ensino por meio do TDE, não é preciso, necessariamente, a presença do tutor em todas as atividades desenvolvidas. O aluno pode organizar o tempo de estudo a seu modo. Tal flexibilidade pode ser positiva se aliada ao principio da autonomia e organização do estudante. Ele, ao escolher os horários de estudo, sentir-se-á responsável por si e pela sua formação e, ao mesmo tempo, levará em consideração sua predisposição física e emocional para o aprendizado naquele momento.

Ainda no aspecto legal, é importante destacar que as Instituições de Ensino Superior, podem ofertar, em cursos presenciais devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação, disciplinas ou parte da carga horária das disciplinas, na modalidade semipresencial. Em conformidade com a de Portaria 4.059, de 10 de dezembro 2004, tal prática é possível mesmo em instituições que ainda não tenham sido credenciadas para a modalidade de EaD. Assim as Instituições de Ensino Superior estão autorizadas a oferecer até 20% da carga horária de uma disciplina ou

(3)

3

da carga horária total de um curso na modalidade semipresencial (BRASIL.MEC, 2004).

As instituições de Ensino Superior por meio da Resolução Nº 2, de 18 de junho de 2007, dispõem sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. Por exemplo, para carga horária mínima de curso de 2.400 horas, com 20% de carga-horária semipresencial terá 480 horas, para carga-horária mínima de 2.700 horas, 540 horas corresponderá aos 20% da carga-horária semipresencial (BRASIL.MEC, 2007a).

Considerando o disposto na legislação e a possibilidade de oferecer disciplinas de forma semipresencial, faz-se necessário projetar um modelo pedagógico de EaD que possibilite o alcance pleno dos objetivos educacionais da mesma forma que no oferecimento de disciplinas presenciais. Nesse sentido, o planejamento pedagógico/tecnológico precisa ser pensado e implementado de forma sistemática e devem se sobrepor aos interesses econômicos das Instituições no caso a FATECPR, organizou para cada módulo de Ensino o Trabalho Academico Efetivo, o aluno cursa 8h pu 4h presenciais, e como complementação 8h de TDE, com apoio do professor do módulo. Cada trabalho se torna um artigo cientifico a ser entregue ao professor para avaliação”.

Também levamos em conta a Resolução 03/2007

Art. 2º Cabe às Instituições de Educação Superior, respeitado o mínimo dos duzentos dias letivos de trabalho acadêmico efetivo, a definição da duração da atividade acadêmica ou do trabalho discente efetivo que compreenderá:

I – preleções e aulas expositivas;

II – atividades práticas supervisionadas, tais como laboratórios, atividades em biblioteca,

Iniciação científica, trabalhos individuais e em grupo, práticas de ensino e outras atividades no caso das licenciaturas.

Este trabalho oportuniza o aluno a Iniciação Cientifica dando ênfase a escrita e pesquisa de artigos acadêmicos.

(4)

4

Nome do Curso: Políticas Criminais e Prática no Júri Grupo Acadêmico: Curso de Direito PR - CURITIBA

Duração em horas: 360 horas Número de vagas previstas: 60

mento com prof. de metodologia para correção do artigo.

Data final da entrega do trabalho de conclusão de curso: 30/11/2018 Modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso: Artigo Científico Característica: Aberto Funcionamento: Quinzenal

Modalidade: Presencial

1 ano de aulas presenciais mais trabalhos científicos TDE’S e 6 meses para conclusão do curso.

Dias e horários de realização:

Sábado: 08h30 às 12h00 e das 13h00 ás 17h30

Coordenadora: Email: Telefone:

Priscila Aline Cardoso Priscila.cardoso@fatecpr.edu.br 3246-7722/ 9692-5157

Público: Bacharéis em Direito, Advogados, Magistrados, membros do Ministério Público Estadual e Federal, Delegados, Investigadores e Escrivães da Polícia Estadual e Federal, membros da Polícia Militar, Guarda Municipal e Agentes Penitenciários (todos com formação superior), Procuradores do Município, Estado e União. Professores de Direito.

Proposta do curso: O curso de pós graduação em Políticas Criminais e Prática do Tribunal do Júri visa o estudo direcionado a Teoria Geral do Direito Penal e seus pressupostos. O curso é completo, pois abarca disciplinas de todas as áreas dentro do Direito Penal e Processual Penal, Execução Penal e Criminologia, bem como, conta com um corpo docente de elevada capacidade e experiência no magistério, bem como em outras atuações dentro do mercado jurídico. O foco principal do curso é a prática do Tribunal do Júri e sua preparação dos futuros advogados criminalistas e atualização dos advogados já atuantes no mercado.

Objetivos: Possibilitar ao estudante o acesso a informação e conhecimento aprofundado nas mais diversas áreas das ciências criminais, e sua habilitação na Prática do Tribunal do Júri por meio de prática simulada.

DIFERENCIAL: Nossos alunos participam de dois grandes encontros jurídicos : Mês Jurídico- Mês de debates com grandes personalidades do Direito , sendo 4 sábados.

Semana Acadêmica: Palestras voltadas a Interdisciplinaridade de conteúdos Jurídicos.

O aluno participante que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado, emitido pela FATECPR.

Ao final de cada módulo temos um Trabalho Avaliativo Discente para verificar o desenvolvimento dos alunos e computando 10h de trabalho acadêmico por módulo com acompanhamento dos professores do módulo. O trabalho foi nomeado de

(5)

5

Trabalho Discente Efetivo, pois abarca prática de estágio, prática de Juri e trabalhos científicos.

A chamada é realizada ao inicio da aula, exige-se 75% de presença segundo o MEC.

Corpo Docente de professores, mestres, especialistas e doutores da área com experiência no mercado.

Coordenação do Curso é realizada pela Professora Pedagoga Priscila Aline Cardoso, Bacharel em Direito, Especialista em Gestão, Mestranda em Direitos Humanos e professora Amanda Becker Ms. em Direitos Humanos e apoio geral professor Especialista em Direito Tributário Bernardo Brylyskyi e Dr. E Ms. Gabriel Galli Cardoso que realizam o acompanhamento dos professores na elaboração de suas aulas, pesquisas e montagem de curso.

A FATEC OFERECE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, GRADUAÇÃO E EXTENSÃO COM NOTA 4 NO MEC.

CRONOGRAMA:

(6)

6

DISCIPLINAS HORAS

AULAS MAGNAS:

ABRIL MÊS JURIDICO- Inconfidência mineira e e o direito para todos, violação de Direitos Humanos e o Direito penal..

16h

Teoria Geral do Direito Penal e suas áreas de atuação. 16+ TDE 10h

Direitos Humanos, Diversidade e Política Criminal 16+ TDE 10h

Direitos Humanos e a Justiça Restaurativa 16+ TDE 10h

Teoria Criminal. E Epistemologia da Violência e o Tribunal do

Júri. 16+ TDE 10h

Métodos contemporâneos na investigação brasileira (delação, escutas, ação controlada, infiltração de

agentes etc) 24+ TDE 10h

Teoria das Provas Criminais 24+ TDE 10h

Princípios do Tribunal do Júri 16+ TDE 10h

Crimes contra a vida e Fundamentos Constitucionais de

Direito Penal 16+ TDE 10h

Crimes nas Relações de Trabalho 16+ TDE 10h

Lei de Crimes Hediondos e Tóxicos: aspectos gerais e

inovações legislativas 16+ TDE 10h

Tribunal do Júri e Juizado Especial -Prática 16+ TDE 10h

Crimes na era digital: aspectos polêmicos como pedofilia e

tráfico humano. 16+ TDE 10h

Metodologia II+ TCC 16H+ TDE 10h

Estágio Supervisionado de Observação - Externo 36h+ TDE 10h

Crimes de Corrupção contra a Administração Pública 16h+TDE 10h

Total do Curso: 442h

(7)

7 EMENTÁRIO:

1. Teoria Geral do Direito Penal e suas áreas de atuação:

EMENTA: Análise das fontes do Direito Penal, das noções de norma e lei penal. Exposição dos princípios penais de garantia e de sua vinculação aos direitos humanos. Exame da interpretação e da aplicação, no tempo e no espaço, das leis penais. Estudo das categorias integrantes do conceito analítico de delito, das etapas de sua realização, da teoria geral do concurso de pessoas e de crimes. Estudo das consequências jurídicas do delito e da categoria da punibilidade.

2. Direitos Humanos, Diversidade e Política Criminal

EMENTA:Conceito de Direitos Humanos. Evolução dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos. Multiculturalismo e Direitos Humanos. A relação entre educação e direitos humanos na consolidação do estado democrático e da cidadania. A Declaração Universal dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Políticas e ações educacionais afirmativas. Politicas Criminais voltadas aos Direitos Humanos. Politicas Criminais aplicadas no Brasil.

3. Direitos Humanos e a Justiça Restaurativa

Ementa: A partir de uma visão do ser humano como integrante de um sistema de relacionamentos que o define e influência de maneira decisiva, trata-se de investigar o paradigma das Práticas Restaurativas no ambiente psico-social-educativo, assim como suas utilizações institucionais e diálogo com as tecnologias sociais. Tal aporte buscará mostrar sua relevância para a eficiência da realização dos direitos humanos hoje.

4. Teoria Criminal e Epistemologia da Violência e o Tribunal do Júri

Ementa: O conceito de violência e seus marcos históricos; cidadania, justiça social e direitos humanos. Perspectivas teórico-metodológicas: a vertente liberal, a vertente marxista, a vertente hermenêutica; por uma genealogia da violência na história. Perspectivas analíticas.

A violência na pesquisa brasileira em ciências sociais e a atuação do Tribunal do Júri.

5. Métodos contemporâneos na investigação brasileira (delação, escutas, ação controlada, infiltração de agentes etc).

Ementa:1. Conceito de investigação criminal. 2. A investigação. 3. A investigação científica. 4. A investigação criminal. 5. Fundamentos da investigação criminal. 6. Os fins da investigação

criminal. 7. Os meios da investigação criminal. 8. Teoria da investigação criminal. 9. A investigação como pesquisa. 10. A teoria do crime. 11. As provas criminais. 12. Limites da investigação. 13.

Administração e estratégia.

(8)

8

6. Teoria das Provas Criminais

EMENTA: Prova. Conceito e distinções. Fato, vestígio e prova. Aspectos da prova: objeto, fontes, elementos e meios de prova. Meios de obtenção de prova. 2. Classificação e espécies. Provas reais e pessoais. Provas diretas e indiretas. Prova e indício. 3. O sistema probatório jurídico- processual penal. Provas no CPP. Princípios. Liberdade de produção probatória. Provas típicas e atípicas. Limites. Sistema de valoração probatória. Livre convicção motivada. Proibição de provas ilícitas: Origem, sentido e extensão. Ônus da prova. Prova ilícita por derivação. Exceções à inadmissibilidade de provas ilícitas. 4. Questões específicas. Força probante dos elementos da investigação. A questão do corpo de delito e a “necessidade” de exame. O problema da prova da autoria. Divisão do ônus segundo os elementos da teoria do crime.

7. Princípios do Tribunal do Júri

EMENTA: Os princípios constitucionais explícitos referentes ao Tribunal do Júri, artigo 5º, inciso XXXVIII, da Constituição Federal, relevância jurídica, papel dos operadores do direito no Tribunal do Juri e Organização do Tribunal do Júri e seus pressupostos.

8. A teoria dos Delitos e Fundamentos Constitucionais de Direito Penal

Ementa: As teorias contemporâneas do delito e as consequências teóricas e práticas para a sociedade. O sistema clássico. O sistema neokantiano. A conduta biociberneticamente antecipada. A teoria social da ação. A manifestação da personalidade. A teoria da não-

evitabilidade. A teoria da imputação objetiva. O sistema funcionalista. A teoria do crime e o nexo com os fins da pena (antigos e novos). O paradigma dos direitos humanos. Ação. Tipicidade.

Antijuridicidade. Culpabilidade. Aplicativos na Atividade Policial.Direitos Constitucionais e a garantia de ampla defesa e Direito ao contraditório.

9. Gestão Estratégica da Investigação

Ementa: 1. Abordagem Epistemológica Vestibular da Investigação Criminal, 2. Teoria da Estratégia, 3. Modelo Estratégico de Lykke Jr., 4. A Investigação Criminal como um Projeto sui generis, 5. Abordagem Estratégica da Investigação Criminal, 6. A Tática (Método) Investigativa Criminal ou Ciclo do Esforço Investigativo Criminal, 7. Plano de Ação Investigativo: Aplicação das Ferramentas do 5W2H e do PDCA à Investigação Criminal.

10.Inquérito policial: história e teoria

EMENTA: 1. O inquérito policial: História do inquérito policial no Brasil. 2. Problemas atuais I: A investigação pelo MP e outros órgãos (competência). A “postulação” da autoridade policial em juízo. 3. Problemas atuais II: O problema do sigilo da investigação. Súmula vinculante e vista dos autos. 4. Futuro do inquérito no Brasil. Discussões sobre a extinção do inquérito. Projeto de lei do novo CPP. Projeto de lei sobre Crime Organizado e o IP. 5. Inquérito policial: “Saber-poder” desde sua origem remota e perspectivas em face da realidade futura.

(9)

9

11.Tribunal do Júri e Juizado Especial –Prática

Ementa: Prática simulada do Tribunal do Júri com estudo de casos reais , analise de jurisprudência e pesquisas cientifica do tema.

12.Crimes na era digital: aspectos polêmicos como pedofilia e tráfico humano Ementa: Analise de Crimes na era digital, casos de grande repercussão na mídia e analise de temas como Pedofilia e Tráfico Humano.

13. Metodologia II+ TCC

Ementa: 1. Fundamentos da teoria do conhecimento, epistemologia, ciência, crise ideologia, paradigmática e pós-modernidade. 2. Metodologia da pesquisa científica: formas da pesquisa científica, das metodologias e dos instrumentos de coleta de dados. 3. A construção do Projeto de Pesquisa. 4. Normas da ABNT para apresentação de relatórios de pesquisa: referências e citações. 5. Trabalho de Conclusão de Curso.

14.Estágio Supervisionado de Observação – Externo

EMENTA: Observação de práticas jurídicas em escritórios, Tribunais e Ministério Público e na Vara Criminal.

15.Criminologia

Ementa: 1. Necessidade do Estudo da Criminologia. 2. A Evolução do „Crime‟ e da Punição. 3. A Criminologia e a Escola Clássica. 4. A Escola Positiva e o Paradigma Etiológico-Explicativo. 5.

Criminologia Contemporânea. 6. As Tentativas de Explicação do Crime com Base no Determinismo. 7. Criminologia Marxista. 8. Criminologia Crítica. 9. A Microfísica do Poder de Foucault. 10. Interacionismo/Teoria do Etiquetamento ou do Labelling Approach. 11. Materialismo.

12. Os movimentos contra o imperialismo, o racismo, o sexismo e a guerra. 13. Críticas e Tendências. 14. Os Estigmas como Meta-Regras: Mulher, Raça, Religião e Pobreza no Sistema Penal. 15. Outros Estigmas. 16. Comparações entre a Teoria dos Estigmas como Meta-Regras e a Teoria do Etiquetamento. 17. A Polícia e os Riscos da Seleção de Pessoas com o Efeito das Meta- Regras-Estigmas. 18. Aplicação dos Conceitos da Criminologia na Polícia Federal: Debate.

(10)

10

Referências

Documentos relacionados

2 Utilize os botões apontadores  para seleccionar o item pretendido e, em seguida, prima o botão SELECT para visualizar a caixa de diálogo de ajuste.. Utilize os

 Cumprir sua jornada de serviço pré-determinada pelo superior imediato e manter-se no local de trabalho até que haja a devida substituição, para a manutenção da prestação

a) incrementar a produção de pesquisas que subsidiem a consolidação de uma Geomorfologia Escolar, através de estudos sobre os diferentes conceitos vinculados ao relevo na

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

(10) A liquidação dos contratos de derivados poderá suscitar perdas adicionais que não são tidas em conta na avaliação realizada na perspetiva da continuidade das

de todos os regimes de terapia biológica disponíveis para a espondilite ancilosante, sendo apenas dois estudos com comparadores ativos e os demais com placebo e

Refere-se ao saldo do ônus da concessão, o qual é composto pelos valores devidos ao DER - SP pela outorga da concessão descrita na Nota 1. O montante é reajustado

Siendo así queda claro que el Procurador Públi- co a cargo de los asuntos judiciales del Ministerio de Educación, al interponer un nuevo amparo con- tra una decisión que en