• Nenhum resultado encontrado

Coleção Direitos Humanos e Democracia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coleção Direitos Humanos e Democracia"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Coleção Direitos Humanos e Democracia

Ijuí 2015

(4)

” 2015, Editora Unijuí Rua do Comércio, 1364 98700-000 – Ijuí – RS – Brasil Fone: (0__55) 3332-0217 Fax: (0__55) 3332-0216 E-mail: editora@unijui.edu.br Http://www.editoraunijui.com.br www.twitter/editora_unijui Editor: Gilmar Antonio Bedin Editor-Adjunto: Joel Corso Capa: Alexandre Sadi Dallepiane

Responsabilidade Editorial, Gráfica e Administrativa: Editora Unijuí da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí; Ijuí, RS, Brasil)

Este livro integra as atividades do Núcleo Disciplinar Educação para a Integração da Associação das Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), com o apoio da Cátedra Unesco Cultura da Paz.

Catalogação na Publicação:

Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques – Unijuí

E244 Educação em direitos humanos : qual o sentido? / organizadoras Ettiène Guérios, Tania Stoltz. - Ijuí : Ed. Unijuí, 2015. – 304 p. – (Coleção direitos humanos e democracia).

ISBN 978-85-419-0151-2

1. Educação. 2. Direitos humanos. I. Guérios, Ettiène (Org.). II. Stoltz, Tania (Org.). III. Título: Qual o sentido? IV. Série.

CDU : 37 342.7 37:342.7

(5)

A Coleção Direitos Humanos e Democracia é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unijuí (Curso de Mestrado em Direitos Humanos) e da Editora Unijuí e publica trabalhos que privilegiam os dife-rentes enfoques do vínculo entre democracia e direitos humanos. O objetivo da Coleção é disponibilizar a comunidade acadêmica nacional e interna-cional um conjunto de publicações que contribuam para o fortalecimento da cultura democrática no Brasil e para o reconhecimento e efetivação dos direitos humanos.

C

ONSELHO

E

DITORIAL

Dr. Alejandro Rosillo Martinez (México) Dr. André de Carvalho Ramos (USP/Brasil) Dr. Antonio Carlos Wolkmer (UFSC/Brasil) Dr. Eligio Resta (Roma Tre/Itália)

Dr. Fernando Estenssoro (USACH/Chile) Dr. Gilmar Antonio Bedin (Unijuí/Brasil) Dra. Gisele Ricobom (Unila/Brasil)

Dr. Giuseppe Ricotta (Roma – Sapineza/Itália) Dr. José Luiz Bolzan de Morais (Unisinos/Brasil) Dr. Leonel Severo Rocha (Unisinos/Brasil) Dra. Nuria Belloso Martin (Burgos/Espanha) Dra. Odete Maria de Oliveira (UFSC/Brasil) Dr. Rui Carlos Gonçalves Pinto (Lisboa/Portugal) Dr. Sidney Cesar Silva Guerra (UFRJ/Brasil) Dr. Thiago Fabres de Carvalho (FDV/Brasil) Dr. Valcir Gassen (UnB/Brasil)

Dr. Vicente de Paulo Barretto (Unesa/Unisinos/Brasil)

C

OMITÊ

E

DITORIAL

Dr. André Leonardo Copetti Santos – Membro Dr. Doglas Cesar Lucas – Coordenador Dra. Fabiana Marion Spengler – Membro Dr. Gilmar Antonio Bedin – Membro

(6)
(7)

SUMÁRIO

PREFÁCIO ...9 Solon Eduardo Annes Viola

EDUCAÇÃO EM E PARA DIREITOS HUMANOS:

Embates entre a Igualdade e a Diferença ...13 Ettiène Guérios

Tania Stoltz

EL DERECHO A LA EDUCACIÓN EN MATERIA DE DERECHOS HUMANOS:

La Sensibilización a Través del Género Operístico ...29 Mariana Blengio Valdés

DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS SOCIAIS ...49 Maria Tarcisa Silva Bega

A UNIVERSIDADE E OS DIREITOS HUMANOS: Um espaço de formação para a promoção

e defesa da dignidade humana ...69 Blanca Beatriz Díaz Alva

EDUCAR EN BIOÉTICA:

Una forma de vivir los Derechos Humanos ...95 María Sica

A EDUCAÇÃO E O DIREITO DE MANIFESTAR LIVREMENTE O PENSAMENTO:

Um enfoque a partir da ótica de Habermas ...111 Gelson João Tesser

(8)

LA EDUCACIÓN, LA CULTURA DE LA PAZ Y LOS DERECHOS HUMANOS:

El currículum de la noviolencia ...129 Manuel Dios Diz

DA INCLUSÃO DO DIREITO AO DIREITO À INCLUSÃO ...169 Tamara da Silveira Valente

OS DIREITOS HUMANOS DE ALUNOS SUPERDOTADOS: A necessidade do atendimento educacional especializado ...203

Fernanda Hellen Ribeiro Piske Ires Aparecida Falcade-Pereira Tania Stoltz

Araci Asinelli-Luz

O DIREITO À ESCOLA FORA E DENTRO DO CÁRCERE ...225

Cineiva Campoli Paulino Tono

Glacélia Quadros

Sônia Maria Chaves Haracemiv

IGUALDADE E DIREITOS HUMANOS:

O problema da educação das mulheres ...249 Karen Franklin

RESPEITO E TOLERÂNCIA:

Princípios para uma educação em direitos humanos ...277 Celso de Moraes Pinheiro

(9)

PREFÁCIO

Solon Eduardo Annes Viola1

Foi com satisfação que recebi das organizadoras Ettiène Guérios e Tania Stoltz o convite para apresentar o livro “Educação em Direitos Humanos – Qual o Sentido?”. O título instigante alertou-me para um prin-cípio fundamental dentro do tema central da obra – a noção decisiva de romper com o conhecimento que está pronto, acabado, cristalizado. Ao contrário disso, de forma provocativa, o título movimenta-se em busca da pergunta sobre as possibilidades e os “sentidos” da educação em direitos humanos. Inovador por si mesmo, o título do livro remonta a uma questão fundamental para a educação e os educadores de todos os tempos e de todos os lugares: Para que educar? No caso específico: Para que educar em direitos humanos?

Esta pergunta tensiona os diferentes textos da obra, dando origem a um amplo mosaico de respostas múltiplas e complementares. Ao ler os textos inquieto-me e percebo que também busco respostas que são

1 Doutor. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase em Socio-logia da Educação e, também, em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, cidadania, movimentos sociais, educação e práticas pedagógicas. É membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos.

(10)

10

S o l o n E d u a r d o A n n e s V i o l a

pessoais e intransferíveis, mas, ao mesmo tempo, coletivas e permeadas pelas buscas de alternativas que, sendo de cada um, possam vir a ser também de todos. Fico tentado a responder a pergunta das organi-zadoras e me dou conta de que mais do que uma resposta tenho uma sugestão, nascida na minha expectativa e, também, da leitura dos textos que compõem o livro. Diria que: Sim, faz sentido! Mas qual sentido? Um sentido que se esgota em si mesmo ou que transcende a própria pergunta?

O sentido a que me refiro é um sentido que acompanha educa-dores e educadoras desde os filósofos e pedagogos da Grécia clássica até os teóricos contemporâneos, que, como Paulo Freire, compreenderam e compreendem a educação como um ato social reflexivo e capaz de mudar o mundo. É um sentido no qual se permite mergulhar no pre-sente recuperando o passado, para que se possa pensar formas de educar para a construção – no amanhã que se faz hoje – de outra sociedade possível. Uma sociedade construída desde os pressupostos dos direitos humanos, ou seja, uma sociedade em busca dos princípios fundantes da liberdade, da igualdade e da fraternidade, construídos e somente possí-veis nos limites da justiça social e da participação coletiva nos processos decisórios. Sim, faz sentido! E o sentido aponta para uma crítica rigorosa da sociedade dominada pelas “regras de mercado”, bem como da edu-cação utilitarista, tecnicista e pragmática sob a qual foram submetidas gerações de educadoras(es) e educandas(dos).

Os textos com os quais o leitor irá se deparar indicam a urgên-cia de repensarmos os modelos de educação desde o olhar dos direitos humanos. Eles dão à obra – gestada desde o Núcleo Disciplinar Educa-ção para a IntegraEduca-ção das Universidades do Grupo Montevideo (AUGM) – uma dimensão universal (como exigem os direitos humanos) desde uma ótica Latino-Americana, na medida em que abordam as questões que marcam a História de nossa América, dando às mesmas abordagens de forma a que não se reduzam ao particular. Ao contrário, os textos –

(11)

11 Prefácio

mesmo aqueles que abordam as diferentes manifestações de direitos e os múltiplos espaços culturais – estão rigorosamente comprometidos com a dimensão universal própria dos direitos humanos e do conhecimento, que, não se esgotando em si mesmos, contribuem para pensar critica-mente o mundo e a vida. Isso possibilita a formação de uma cidadania emancipada e autônoma, de uma sociedade que projete a dimensão da justiça social como um componente decisivo para a efetivação da tríade dos direitos humanos: a liberdade, a igualdade, a fraternidade.

O livro, que em tão bom momento a Editora Unijuí coloca à dis-posição das diferentes áreas do conhecimento, incorpora temas próximos e complementares ao tema central da educação em direitos humanos, tais como a paz, a cidadania, a justiça social e, especialmente, a dimen-são multicultural dos direitos humanos. De maneira rigorosa, a obra não recusa o conflito; pelo contrário, o introduz nas dimensões do diálogo, indispensável entre os diferentes em busca do reconhecimento de seus direitos.

Sabiamente as organizadoras e seus convidados conseguem qua-lificar o debate que a América Latina e o Brasil – em especial – têm pautado na direção do reconhecimento da cultura dos direitos humanos como indispensável para a consolidação de nossa jovem experiência democrática.

Ao mesmo tempo, os textos não desconhecem que a educação em direitos humanos possui um conteúdo que não se restringe a declarações e tratados universais, mas que, por sua dimensão local e universal, exige abordagens teóricas e didáticas que propiciem e promovam o trabalho interdisciplinar e práticas pedagógicas orientadas para a emancipação e o empoderamento de educadores(as) e educandos(as).

Referências

Documentos relacionados

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

O presente trabalho mostra o desenvolvimento de um conversor CC-CA trifásico aplicado ao acionamento e controle escalar da velocidade do motor de indução trifásico,

Neste artigo, apresenta-se uma análise quantitativa do caderno de Geografia do professor, do ensino fundamental II e ensino médio, a fim de verificar a dimensão da cartografia

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

The purpose of this study is to recognize and describe anatomical variations of the sphenoid sinus and the parasellar region, mainly describing the anatomy of

Os retardadores de chama bromados – BFRs (Brominated Flame-Retardants) dissolvidos ou quimicamente ligados mais comuns são PBDEs – difenil éteres polibromados (polybrominated

Após o recebimento de aprovação e aceite dos artigos, os autores deverão adaptá-lo para o formato de slide PowerPoint (.ppt) para a apresentação (será enviado pela

Além do direcionamento do trabalho do professor apontado por Freitas (2015), o estudo de Mazzini (2017), intitulado “A Precarização do Trabalho das Professoras da rede Municipal