• Nenhum resultado encontrado

FORMULAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE DE CREME FACIAL ANTIOXIDANTE À BASE DE EXTRATOS FITOTERÁPICOS DE Ginkgo biloba L., Camellia sinensis E VITAMINA E

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "FORMULAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE DE CREME FACIAL ANTIOXIDANTE À BASE DE EXTRATOS FITOTERÁPICOS DE Ginkgo biloba L., Camellia sinensis E VITAMINA E"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

_____________________________________________________________

Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

FORMULAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE DE CREME FACIAL ANTIOXIDANTE À BASE DE EXTRATOS FITOTERÁPICOS DE Ginkgo

biloba L., Camellia sinensis E VITAMINA E

BARROS,T.M2; COSTA, M.H.A2; FORTES,D.S2; LEITE,S.E.B2; MORAIS,N.F2; NUNES,M.H2; SILVA, E.A2 ; SOUSA,M.C.A2; COELHO, M.L1.

1 Professor do Curso de Farmácia da faculdade Integral Diferencial – Devry|Facid;

Email: mayaralcoelho@hotmail.com

2Acadêmicos do curso de Farmácia da Devry|FACID; E-mail: farmaceuticos2016.2@gmail.com

RESUMO

Introdução: As indústrias farmacêuticas e cosméticas, vem se destacando no desenvolvimento de novos produtos sintéticos com uso de extratos de plantas medicinais. Dessa forma, destaca-se a associação de máscaras faciais com substâncias antioxidantes. O presente estudo tem como objetivo a formulação, preparação e posterior realização de testes de controle de qualidade, de um gel creme facial antioxidante à base de extratos de Ginkgo biloba, Camellia sinensis e vitamina E, com capacidade de promover uma melhora no aspecto facial e prevenção do envelhecimento precoce.

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa em estudo bibliográfico de cunho exploratório onde foram formulados e realizados testes de controle de qualidade (viscosidade, densidade, pH, características organolépticas). Resultados e Discussão: Os resultados obtidos a partir dos testes estão de acordo com o Guia de Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos da Anvisa (2005). Conclusões: Diante do exposto, obteve-se a formulação e preparação do gel creme facial antioxidante à base de extratos de Ginkgo biloba, Camellia sinensis e vitamina E. Bem como a aprovação do mesmo, nos testes de controle de qualidade aos quais foi submetido, dentre eles o teste de pH, viscosidade e características organolépticas.

Palavras-chave – Antioxidante,Ginkgo biloba, Camellia sinensis e vitamina E.

______________________________________________________________

(2)

_____________________________________________________________

Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

ABSTRACT

Introduction: The pharmaceutical and cosmetic industries, has been highlighting without development of new synthetic products with the use of extracts of medicinal plants. Thus, an association of facial masks with antioxidant substances stands out. The present study aims to formulate, prepare and later carry out quality control tests of an antioxidant facial gel based on extracts of Ginkgo biloba, Camellia sinensis and vitamin E, capable of promoting an improvement in facial appearance and prevention of premature aging. Methodology: qualitative research in a bibliographic study of exploratory sciences where quality control tests were formulated and performed (viscosity, density, pH, organoleptic characteristics). Results and Discussion: The results obtained from the tests are according to Good Manufacturing Practices of Medicines and Cosmetics. Conclusions: In the light of the above, we obtained a formulation and preparation of the anti-oxidant facial cream gel based on extracts of Ginkgo biloba, Camellia sinensis and vitamin E. As well as their approval, our quality control tests were submitted, among them the pH test, viscosity and organoleptic characteristics.

Keywords - Antioxidant, Ginkgo biloba, Camellia sinensis and vitamin E

_______________________________________________________________

INTRODUÇÃO

Mesmo em um contexto de crescimento das indústrias farmacêuticas e cosméticas, e do incessante desenvolvimento de novos e mais eficazes produtos sintéticos, não tem diminuído a importância das plantas medicinais e dos extratos em muitas sociedades. Ao contrário, observa-se que há uma crescente demanda por ativos de origem vegetal e os produtos deles derivados (FRASSON; GETTENS, 2015).

Dessa forma, a associação de substâncias ativas no desenvolvimento de produtos para a manutenção e restauração da integridade da pele têm sido imprescindíveis na área cosmética. Desta maneira, destaca- se a associação de máscaras faciais com substâncias antioxidantes, tais como os extratos vegetais, com propriedades antioxidantes, os quais podem fornecer benefícios únicos à pele, aumentando a proteção contra a radiação UV e melhorando suas condições e aspectos em geral (GIANETI, M.D.,2013).

A pele é a principal barreira de proteção contra o meio externo e exerce diversas funções fisiológicas importantes. O envelhecimento da pele se dá por dois processos diferentes, um chamado envelhecimento intrínseco e o outro chamado envelhecimento extrínseco. O excesso de radicais livres é um fator que acelera o envelhecimento. Estes são produzidos continuamente no

(3)

_____________________________________________________________

Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

nosso organismo, como subprodutos das reações bioquímicas naturais (SANTOS, 2013).

Sabe-se que algumas substâncias têm o potencial de neutralizar esses radicais livres, prevenindo o organismo contra seus efeitos danosos, sendo por isso denominadas genericamente de antioxidantes. As vitaminas mais citadas na literatura, por possuírem ação antioxidante são as vitaminas A, C e E. Portanto, são conhecidas por combaterem o excesso de radicais livres e auxiliarem na manutenção da integridade das células, prevenindo contra o envelhecimento cutâneo (SANTOS, 2013).

Em vista disso, este trabalho tem como objetivo a formulação, a preparação e posterior realização de testes de controle de qualidade, de um gel creme facial antioxidante a base de extratos Ginkgo biloba, Camellia sinensis e vitamina e, com capacidade de promover uma melhora no aspecto facial e prevenção do envelhecimento precoce.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa em estudo bibliográfico de cunho exploratório onde foram formulados e realizados testes de controle de qualidade (viscosidade, densidade, pH, características organolépticas).

Para a produção do gel creme facial antioxidante, buscou-se na literatura formulações e fitoterápicos com ação antioxidantes, que foram adicionados a base do creme, bem como, bases usualmente utilizadas na manipulação de cremes faciais e foram utilizadas duas bases: Hidroxietilcelulose ou gel natrosol e creme não – iônico.Com base em pesquisa na literatura, fez- se a preparação do creme à proporção de 4:1, tendo então as seguintes quantidades:

Hidroxietilcelulose 80% 80+20= 100%-11= 89%

Creme não iônico 20% de creme não Iônico Com base em pesquisa na literatura, estipulou-se as seguintes concentrações dos extratos: Extrato Glicólico de Ginkgo biloba 3%, Extrato Glicólico de Camellia sinensis 6%, Extrato oleoso de Vitamina E 2%. A soma dos resultados resulta em um total de 280g de Gel Creme Antioxidantes.

Para a preparação do creme, realizou-se a pesagem das substâncias e em um almofariz colocou-se primeiro o creme não iônico, e foi-se acrescentando o gel natrosol aos poucos até que se obteve uma mistura totalmente homogênea. Adicionou-se, ainda sobe mistura no almofariz e pistilo os estratos, um a um, de forma lenta e gradual. Optou-se por adicionar-se uma

(4)

_____________________________________________________________

Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

fragrância de Bambu qs. Após mistura de todos os constituintes, o creme foi envazado em recipientes de 30g. Após essa etapa foram realizados os testes de controle de qualidade.

Características Organolépticas

Na verificação das características organolépticas do gel creme facial, tanto na colorimetria quanto na análise do odor optou-se pela análise visual.

Determinação de pH

A avaliação do pH foi realizada por meio do pHmetro da marca Denver Instrument. Primeiro o aparelho foi calibrado com solução tampão (BUFFER) de pH 4 e 7 para evitar erros de medição, foi elaborado uma solução a partir do gel creme facial antioxidante. Em uma balança analítica, pesou-se 1g de amostra, transferiu-se para um béquer e a diluiu em 9ml de água. Após o preparo da solução aquosa, imergiu-se o eletrodo do aparelho na solução e após alguns segundos o resultado foi obtido.

Viscosidade

Para análise foi utilizado um viscosímetro rotativo da marca Cole- Parmer, utilizou-se o speed/spindle L4, o qual inseriu-se no aparelho em sentido anti-horário. Mergulhou-se o mesmo na amostra de 60g do gel creme facial antioxidante durante 1 minuto com 10 RPM.

Densidade

Pesou-se o picnômetro de 25ml de vidro vazio. Em seguida colocou- se o suficiente para enchê-lo com a amostra e pesou-se. Depois pesou-se a mesma quantidade de água e calculou-se a densidade relativa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Obteve-se o gel creme facial com ação antioxidante. Os testes de Controle de Qualidade apresentaram resultados de acordo com parâmetro preconizado pelo Guia de Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos da Anvisa (2005).

Quadro 1: Resultados das Análises

pH VISCOSIDADE DENSIDADE CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS

(5)

_____________________________________________________________

Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

Fonte: do autor.

CONCLUSÕES

Diante do exposto, obteve-se a formulação e preparação do gel creme facial antioxidante à base de extratos de Ginkgo biloba, Camellia sinensis e vitamina E. Bem como a aprovação do mesmo, nos testes de controle de qualidade aos quais foi submetido, dentre eles o teste de pH, viscosidade e características organolépticas.

Através dos resultados dos testes de controle de qualidade, e do levantamento bibliográfico realizado acerca das atividades antioxidantes e consequentes efeitos benéficos sobre a pele, dos extratos de Ginkgo biloba, Camellia sinensis e vitamina E, infere-se que o produto apresente segurança quanto ao uso, proporcionando melhora no aspecto facial e prevenção do envelhecimento precoce.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Guia de Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos/ANVISA. 2ed., Revista- Brasília: Anvisa, 2008.

Disponível em: http://www.crq4.org.br/downloads/guia_cosmetico.pdf.

ARAUJO, A.I.F. et. al. Plantas nativas do Brasil empregadas em fitocosmética. X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão: 2010. Disponível em: < http://www.sigeventos.com.br/jepex/inscricao/resumos/0001/R0037- 2.PDF>. Acesso em: 21 de março de 2012.

6,97 29563 cPs 0,94g/mL

Cor: Levemente

amarelada (conforme padrão)

Odor: Característico da essência (conforme padrão)

Aspecto: semi-sólido, não ocorreram alterações do tipo separação de fases, precipitação, turvação, etc.

(6)

_____________________________________________________________

Revista Interdisciplinar de Ciências Médicas - Anais - Teresina-PI CNPJ:14.378.615/0001-60

BELTRAN, C. C. et al. Os Benefícios do Chá Verde no Metabolismo da Gordura Corporal.Revista Científica da FHO|UNIARARAS, Araras, v. 2, n. 1, 2014.

LORENZI, H.; MATOS, A. J. F. Plantas Medicinais no Brasil: Nátivas e Exóticas. 2 ed. Nova Odessa: Instituto Platarum de Estudo da Flora LTDA, 2011. Disponível: http://www.uniararas.br/revistacientifica/_documentos/art.6- 006-2014.pdf.

FRASSON, A. P. Z.; GETTENS, L. Estudo comparativo da atividade antioxidante de creme aniônico e não-iônico contendo extrato seco e extrato glicólico de ginkgo biloba. Revista Contexto e Saúde: Editora Unijuí, 2015. Disponível em: file:///C:/Users/151100484/Downloads/Artigo%201.pdf.

PALUDO, E. Estudo Eletroquímico e Iontoforético da Liberação e Permeação in vitro de Tocoferol Presente em Preparações Cosméticas contra Fotoenvelhecimento. Centro Universitário Univates Programa de Pós- graduação stricto sensu Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento: Lajeado,

2014. Disponível

em:https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/611/1/2014ElisaPaludo.pdf.

RAMOS, J. A. Diversificação e Inovação em Produtos Baseados na Biodiversidade: A Experiência da Natura S.A. UNICAMP: Campinas, 2011.

RIGO, Ana; GUTERRES, Sílvia Stanisçuaski. O potencial antioxidante de vegetais no combate ao envelhecimento cutâneo. Infarma, Brasília, v. 14, n.

11/12, nov./dez. 2012. Disponível em:

file:///C:/Users/151100491/Downloads/1402-5779-1-PB.pdf.

SENGER, A. E. V. et al. Chá verde (Camellia sinensis) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis. Artigo de Revisão, Porto Alegre, v. 20 n. 4 p. 292-300, 2010. Disponível em:

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/viewFile/7 051/5938.

dos SANTOS, M. P. O papel das vitaminas antioxidantes na prevenção do envelhecimento cutâneo. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2013. Disponível em:

file:///C:/Users/151100484/Downloads/Artigo%202.pdf.

GIANETI, M. D. Estabilidade e eficácia clínica de formulações dermocosméticas contendo filtros solares, vitaminas lipossolúveis e extratos de Ginkgo biloba e algas marinhas vermelhas. Ribeirão Preto, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60137/tde- 26062013-144526/pt-br.php

Referências

Documentos relacionados

As relações hídricas das cultivares de amendoim foram significativamente influenciadas pela a deficiência hídrica, reduzindo o potencial hídrico foliar e o conteúdo relativo de

Figura A.164 – Custos de Exploração por metro cúbico de água faturada em função do número médio de trabalhadores para EG de gestão direta por grau de fiabilidade dos dados.

As key results, we found that: the triceps brachii muscle acts in the elbow extension and in moving the humerus head forward; the biceps brachii, pectoralis major and deltoid

complexa. De fato, o pensamento cartesiano opera a partir de causalidades simples. Assim, as políticas públicas apenas detectam uma variável e, com isso, tendem a perder

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Dada a maior probabilidade de ocorrência de erros na dispensa com este tipo de receitas, existem pontos que exigem a atenção do farmacêutico, como a especificação clara do utente,

To test the hypothesis of the model and reach the objectives of this study, which are (1) determining the antecedents of Satisfaction, both Economic and Non-Economic, in

[r]