• Nenhum resultado encontrado

LISTA DE AUTORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LISTA DE AUTORES"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

LISTA DE AUTORES

Ana Maria Morgado Santos Mestre em Relações Internacionais e Estudos Europeus pela Universidade de Évora, com uma tese sobre «As Relações União Europeia-Rússia e a Questão da Segurança Energética:

Uma Abordagem Baseada na Análise SWOT».

Ana Santos Pinto Assistente convidada no Departamento de Estudos Políticos da

FCSH UNL. Investigadora no IPRI UNL. Doutoranda em Relações Internacionais na FCSH UNL.

António de Araújo Jurista. Assistente da Faculdade de Direito de Lisboa e consul- tor para assuntos políticos na Presidência da República. Autor de vários estudos sobre história contemporânea portuguesa, entre os quais Jesuítas e Anti-Jesuítas no Portugal Republicano (2005) e A Lei de Salazar (2007).

António Duarte Silva Jurista. Assessor principal do Tribunal Constitucional e profes- sor auxiliar convidado do Departamento de Estudos Políticos da

FCSH UNL. Tem vários escritos nas áreas de direito constitu- cional e direito colonial, entre os quais A Independência da Guiné-Bissau e a Descolonização Portuguesa.

António Goucha Soares Professor associado e titular da Cátedra de Estudos Jean Mon- net de Direito Comunitário no Instituto Superior de Economia e Gestão – UTL. Investigador do GHES. Autor de A União Euro- peia (2006) e diversos artigos sobre direito comunitário e inte- gração europeia.

Carlos Leone Doutor em História das Ideias pela FCSH UNL. Investigador em temas de cultura contemporânea, publicou O Essencial sobre Estrangeirados no Século XX (2005) e O Socialismo Nunca Existiu?. É director da revista cultural Prelo, publicação qua- drimestral da IN CM.

Carmen Fonseca Investigadora no IPRI UNL e assistente convidada no Depar- tamento de Estudos Políticos da FCSH UNL. Doutoranda em Relações Internacionais na FCSH UNL, onde prepara uma tese sobre política externa brasileira.

(2)

Clóvis Brigagão Politólogo. Director do Centro de Estudos das Américas e coor- denador do Grupo de Análise de Prevenção de Conflitos Inter- nacionais da Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro.

Constantino Xavier Investigador do IPRI UNL. Mestre em International Politics pela Universidade Jawaharlal Nehru, Nova Deli, onde residiu e trabalhou entre 2004 e 2008.

Filipe Ribeiro de Meneses Professor no Departamento de História Moderna da National University of Ireland, Maynooth. Autor de vários livros de his- tória contemporânea, entre os quais União Sagrada e Sidonismo (2000) e Franco and the Spanish Civil War (2005). Prepara actualmente uma biografia de Salazar.

Francisco Proença Garcia Tenente-coronel. Conselheiro militar na Delegação Portuguesa junto da NATO.

Henrique Raposo Investigador do IPRI UNL. Mestre em Ciência Política pelo ICS UL.

João Ferreira do Amaral É desde 1995 professor catedrático do ISEG, onde lecciona des- de 1970. Foi técnico (1969-1984) e depois director-geral do Departamento Central de Planeamento (1984-1989) e assessor do Presidente da República (1991-2000). É autor de vários livros, entre os quais Economia da Informação e do Conheci- mento (no prelo) e co-autor de Introdução à Macroeconomia (2002) e Economia do Crescimento (2008).

José Manuel Caetano Licenciado em Economia e doutorado em Economia na especia- lidade de Relações Económicas Internacionais (Universidade de Évora). Actualmente é professor associado no Departamento de Economia da Universidade de Évora onde desempenha as fun- ções de presidente do Conselho Científico da Área Departamen- tal de Ciências Económicas e Empresariais.

Maria Inácia Rezola Investigadora do Instituto de História Contemporânea e docente na Escola Superior de Comunicação Social. Autora de Mitos de Uma Revolução (2007)

Maria Raquel Freire Professora auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade

(3)

de Coimbra. Doutora em Relações Internacionais pela Univer- sidade de Kent (Canterbury, Reino Unido). Autora de Conflict and Security in the Former Soviet Union: the Role of the OSCE (2003).

Nuno Mota Pinto Responsável executivo no Banco Mundial para Itália, Portugal, Grécia, Albânia, Malta, San Marino e Timor-Leste.

Rui Aballe Vieira Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universi- dade do Porto, mestrando em História pela Faculdade de Ciên- cias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Tiago Moreira de Sá Doutor em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE. Investigador no IPRI UNL. Autor dos livros Os Americanos na Revolução Portuguesa (2004) e, com Bernardino Gomes, Car- lucci vs. Kissinger. Os EUA e a Revolução Portuguesa (2008).

Referências

Documentos relacionados

Sem levar em conta os estudos críticos de segurança (em inglês CSS), Kolodziej apresenta dois conjuntos de escolas de pensamento: um primeiro que ele chama

Sendo que, tais atores não usarão uma forma pacífica para conseguir obter o controle do padrão do poder mundial, que precisamos sim nos decidir por uma alternativa, e a

celer Schröder tentou estabelecer uma relação bilateral forte entre Berlim e Moscovo, por vezes à custa dos países da Europa de leste, e do quadro comunitário, para o Governo de

Nesta matéria, a estratégia de combate às adm pela ue passava, também ela, pela partilha de informação e análise com a nato 11 , o que nos leva a concluir que o

Doutorada em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Lovaina.. Luís Salgado

Tiago Moreira de Sá Mestre em Relações Internacionais, variante de Ciência Política, pela Universidade Lusíada de Lisboa. Doutorando em História das Relações Internacionais no

Mestra em História das Relações Internacionais no ISCTE com uma tese sobre a política externa europeia para o Médio Oriente.. Bernardo Futscher Pereira Diplomata

Mestranda em História das Relações Internacionais no ISCTE , onde prepara uma tese sobre a política externa europeia para o Médio Oriente.. António de