• Nenhum resultado encontrado

DIFERENCIAL E OPORTUNIDADES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIFERENCIAL E OPORTUNIDADES"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

DIFERENCIAL E OPORTUNIDADES

A conjuntura econômica brasileira, pede cada vez mais por organizações com modelos de excelência na gestão onde suas estratégias possam estar alinhadas a seus processos gerando resultados efetivos para departamentos e setores. Esta necessidade gera cada vez mais oportunidades para que a consultoria organizacional possa aplicar seus conhecimentos contribuindo assim para que as empresas alcancem os seus objetivos.

Diversas empresas necessitam deste modelo para melhoria de suas organizações, em especial as pequenas e médias, que também não dispõe de tempo para esperar que seus profissionais internos se qualifiquem. É nesse contexto que o Consultor Organizacional encontra um promissor campo de trabalho, pois é o profissional preparado para o diagnóstico e desenvolvimento de soluções para os gargalos empresariais.

OBJETIVO GERAL

Ao término deste curso os participantes estarão aptos a compreender as técnicas de consultoria e instrutoria aplicadas nas organizações, assim como terão conhecimento dos principais aspectos da gestão da carreira do consultor organizacional no mercado.

O método de consultoria total é voltado para empresas de pequeno porte, que correspondem mais de 90% das organizações brasileiras, onde o profissional é levado a desenvolver diagnóstico sistêmico buscando identificar problemas e elaborar soluções voltadas ao ambiente de negócio de forma holística sem perder seu foco de especialidade.

O curso foi criado com o objetivo de desenvolver competências, preparar consultores em início de carreira e atualizar aqueles que buscam as metodologias mais atuais que estão sendo aplicadas nesta nova dinâmica do mercado de consultoria.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Formar profissionais para atuar em consultoria como opção de profissão ou redirecionamento de carreira e trabalho;

 Expor as etapas que compõem um processo de consultoria;

 Ensinar como utilizar adequadamente um conjunto de técnicas para as diferentes etapas do processo;

 Mostrar como perceber os fatores essenciais para a qualidade dos resultados da consultoria;

 Desenvolver habilidades comunicacionais, pedagógicas e analíticas essenciais para a consultoria e instrutoria organizacional;

 Estruturar e aplicar um projeto de consultoria.

(2)

PÚBLICO ALVO

Graduados e especialistas nas áreas da administração, economia, contabilidade, tecnólogos das áreas de gestão, empresários e executivos com experiência na gestão plena das organizações que atuam. .

NÚMERO DE VAGAS

Serão ofertadas 20 (VINTE) vagas.

CARGA HORÁRIA

A carga horária total do curso é de 112 (cento e doze) horas de atividades dedicadas ao conteúdo programático específico do curso e 08 (oito) horas de tutoria por projeto de consultoria.

MODALIDADE DE OFERTA E SISTEMA DE FUNCIONAMENTO O curso será ofertado na modalidade de ensino presencial.

ESTRUTURA CURRICULAR

Módulo Data e Dia Horário Carga horária

Módulos de Compreensão Gerencial Gestão de Pessoas

23/03 – Quinta-feira 18h às 22h 24/03 – Sexta-feira 18h às 22h 16 25/03 – Sábado 08h às 17h Gestão de Processos

30/03 – Quinta-feira 18h às 22h 31/03 – Sexta-feira 18h às 22h 16 01/04 - Sábado 08h às 17h Gestão de Marketing

06/04 – Quinta-feira 18h às 22h 07/04 – Sexta-feira 18h às 22h 16 08/04 - Sábado 08h às 17h Gestão Financeira

27/04 – Quinta-feira 18h às 22h 28/04 – Sexta-feira 18h às 22h 16 29/04 - Sábado 08h às 17h Módulos de Habilidades Consultivas Visão Sistêmica na

Consultoria

11/05 – Quinta-feira 18h às 22h 12/05 – Sexta-feira 18h às 22h 16 13/05 - Sábado 08h às 17h Fundamentos da Consultoria

25/05 – Quinta-feira 18h às 22h 26/05 – Sexta-feira 18h às 22h 16 27/05 - Sábado 08h às 17h Práticas de Instrutoria e

Facilitação

08/06 – Quinta-feira 18h às 22h 09/06 – Sexta-feira 18h às 22h 16 10/06 - Sábado 08h às 17h

Tutoria por projeto 8

Obs – O cronograma poderá sofrer alteração de acordo com a necessidade do curso.

(3)

DISCIPLINAS

Módulos de Compreensão Gerencial 1º Etapa do curso

Módulo I - Gestão de Pessoas Facilitadora: Regina Batista Dantas

Ementa: As Relações entre Pessoas e Organizações - Compreensão da integração das relações e abordagem dos aspectos conceituais, Planejamento Estratégico de Relações Humanas – Compreensão do processo de planejamento e abordagem de diagnóstico na Gestão de Pessoas, A Política de Recursos Humanos – Compreensão da necessidade de adequação à filosofia e as necessidades da empresa:

 Rotatividade de Pessoal;

 Absenteísmo;

 Recrutamento;

 Seleção;

 Cargos e Salários;

 Avaliação de Desempenho.

Desenvolvimento de Recursos Humanos – Compreensão e aplicação do processo de levantamento de necessidade de treinamento; Planos de Capacitação e Retenção de Talentos.

Módulo II - Gestão de Processos Facilitador: Léony Lopes Negrão

Ementa: Teoria geral dos sistemas (visão sistêmica de processos); Análise de fluxo de processos gerenciais; Práticas lean de análise sistêmica de processos; Aplicação.

Módulo III - Gestão de Marketing Facilitador: Gualter Rocha

Ementa: Conceitos centrais do marketing empresarial; Domínios clássicos; Evolução das relações; Tendências e análises do ecossistema de atuação; Composto de marketing; Comportamento de consumo; Segmento e posicionamento; Estratégias;

Marketing de serviços; Comunicação integrada; Tomada de decisão; Pesquisa;

Métricas de marketing.

Módulo IV - Gestão Financeira Facilitador: Elisabeth Santos

Ementa: DIAGNÓSTICO DA SAÚDE FINANCEIRA – Mapeamento da saúde financeira do negócio; IMPLANTAÇÃO DE PROCESSOS FINANCEIROS - Compreensão do conjunto de atividades, que, estruturadas com base nas melhores práticas da gestão financeira, confiram elevado nível de eficiência e eficácia às rotinas financeiras; MODELAGEM DOS CONTROLES FINANCEIROS –

(4)

desenvolvimento de projetos de modelagem financeira avançada para planejamento e acompanhamento dos processos de negócio, com a utilização de planilhas eletrônicas; GERENCIAMENTO DOS INDICADORES FINANCEIROS – gerenciar a performance do negócio, mediante a utilização de indicadores financeiros;

RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS – implementar estratégicas e encontrar um novo rumo para a empresa que se encontra-se em situação econômico-financeira difícil, com dificuldades em cumprir os seus compromissos, para se manter no mercado e alcançar o sucesso.

Módulos de Habilidades Consultivas 2º Etapa do Curso

Módulos V - Visão Sistêmica na Consultoria Facilitador: Marinoel Manolo de Sousa

Objetivo do Módulo:

Proporcionar compreensão da consultoria na visão sistêmica, levando o participante a uma abordagem holística sobre as organizações

Ementa: Princípios da administração; visão sistêmica nas organizações; cultura organizacional; Análise de conjuntura e do ambiente organizacional; práticas de análise sistêmica.

Módulos VI – Fundamentos da Consultoria Facilitador: Marinoel Manolo de Sousa

Objetivo do Módulo:

Proporcionar compreensão sobre a importância da consultoria para as organizações públicas e privadas, apresentando os princípios e instrumentos essenciais na prática da consultoria.

Ementa: Conceitos de consultoria; as organizações como objeto de pesquisa;

modelos de consultoria; tipos de consultoria (consultoria interna e externa); perfil do consultor (conhecimentos e habilidades); etapas do processo de consultoria (abordagem e feedback); ferramentas de consultoria.

O projeto de consultoria: metodologia e plano de ação, acompanhamento do projeto de consultoria, relatório de atividades e encerramento.

Estudos de caso; ética em consultoria.

Módulos VII – Práticas de Instrutoria Facilitador: Marinoel Manolo de Sousa

Ementa: O papel do instrutor facilitador; responsabilidades, posturas e comportamentos adequados; o processo educacional de adultos; metodologia de ensino-aprendizagem; ciclos de aprendizagem vivencial; definindo os objetivos de treinamento; objetivos geral e objetivo especifico; estruturando um plano de aula;

diferenciação de plano de aula e conteúdo programático; como controlar o tempo em sala de aula de forma eficaz; ordenação didática da fala: tópicos centrais;

conhecendo os diferentes perfis de participantes; técnicas e recursos em sala;

análise de eficácia em treinamento; questionários e modelos de avaliação.

(5)

CORPO DOCENTE

O corpo docente do curso foi dimensionado considerando a formação acadêmica e a atuação profissional na área de conhecimento e especialidade do curso, contando com a participação dos docentes abaixo:

Regina Batista Dantas: MBA Corporativo em Formação Avançada de Consultores em Gestão de Pessoas, 2007 – ESTRATEGO/FACI, Formação em Psicologia com abordagem em Psicanálise - 1996 – UNAMA, Bacharel em Psicologia – 1993 – UNAMA, Membro da Câmara Setorial de Consultoria da Associação Comercial do Pará – ACP, Sócia da ERDantas Consultoria & Treinamento S/S Ltda.

Léony Luis Lopes Negrão: Engenheiro de Produção formado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Assistente IV do curso de Engenharia de Produção da UEPA, consultor e instrutor da CNAA Consultoria e Treinamento.

Gualter Rocha: Mestre em gestão de organizações pelo NAEA/UFPA, Pós- graduado em marketing e negócios pela FIA/USP, MBA em gestão empresarial pela EBAPE/FGV-RJ, Graduado em administração de empresas pela UFPA, Facilitador de oficinas temáticas de gestão de gente e desenvolvimento de equipes pela ENAPDF, Instrutor em planejamento estratégico pela ESAF-DF, Competência em didática para facilitadores pela UFPA/Capacit, Executivo e gestor comercial no HSBC, Banco Mercantil de São Paulo, Telemar/OI, White Martins, W Torre e Brasil Pharma, Como consultor já atuou em diversas empresas do segmento varejista pelo Instituto de Desenvolvimento do Varejo – IDV, Como pesquisador já realizou diversos trabalhos para os Correios, TIM Celular, Grupo Cyrela, dentre outros projetos, Linhas de pesquisas: Competências gerenciais, Modelos de Gestão, Varejo, Liderança, Governança e Gestão Pública.

Elisabeth Santos: Formação superior em Ciências Contábeis, com ênfase em Gestão Ambiental – IESAM – Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, especialista em auditoria, controladoria, gerência e perícia contábil – IBPEX, Docência no Ensino Superior.

Marinoel Manolo de Sousa: Formado em Gestão empresarial, Pós-graduado em Consultoria e Instrutória Organizacional e especialista em Gestão Estratégica e Qualidade. É empresário e Consultor de Empresas, Membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, atualmente é Diretor de Estratégias e Relações Institucionais da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará-CODEC.

METODOLOGIA

A Metodologia aplicada para esta formação atende os princípios da andragogia onde o aprender fazendo é parte essencial no processo de ensino aprendizagem através de estudos de caso, jogos e dinâmicas de grupo, além de exercícios de campo onde serão aplicados na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

(6)

SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

As atividades do curso serão acompanhadas sistematicamente pela coordenação (IEL/PA) juntamente com o corpo docente.

O sistema de acompanhamento e avaliação envolve o desempenho dos alunos, o desempenho do corpo docente, o desempenho da coordenação e as condições de infraestrutura.

CERTIFICAÇÃO

O IEL/PA expedirá Certificado para os alunos que atenderem aos requisitos de aproveitamento do curso que envolve alcançar 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.

AVALIAÇÃO DOCENTE

Ao término do curso os professores são avaliados pelos alunos e pela Coordenação.

A avaliação do professor envolve os aspectos referentes ao domínio do conteúdo programático, ao uso de metodologia adequada, ao estabelecimento da relação teoria-prática, ao estímulo à participação dos alunos e a utilização de critérios adequados de avaliação da aprendizagem.

AVALIAÇÃO DO CURSO

Os alunos avaliam o curso, quanto ao conteúdo, ao material didático e bibliográfico disponibilizado, à carga horária, a metodologia utilizada e, especialmente, quanto à pertinência e adequação em relação aos objetivos propostos para o curso.

A Coordenação analisa a avaliação dos alunos com o objetivo de promover os ajustes que se façam necessários e, quando for o caso, propor mudanças na estrutura curricular do curso para edições futuras.

INFRAESTRUTURA

Para o desenvolvimento das atividades do curso será disponibilizada a seguinte infraestrutura:

 Auditório climatizado;

 Equipamentos multimídia;

 Internet;

 Estacionamento (mediante disponibilidade no park);

INVESTIMENTO

R$ 2.000,00 (dois mil reais) FORMAS DE PAGAMENTO

A vista 5% de desconto, parcelamento em até 10 vezes sem juros em todos os cartões de credito.

IMPORTANTE: O IEL se reserva o direito de alterar a data de início do Curso ou de cancelá-lo, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantido o(à) aluno(a), sem qualquer correção, a devolução das quantias pagas. Adicionalmente, Também se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no Curso, podendo, para tanto,

(7)

alterar seu conteúdo e/ou a ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo do Curso e não importem em ônus adicional para o(a) aluno(a) ou na redução da carga horária total.

Vagas limitadas, garanta já a sua!

Referências

Documentos relacionados

As fases contínuas de interação podem ser representadas como etapas que se desenvolvem de forma contínua e articulada e evoluem entre o nível básico, do contexto social,

As habilidades mais técnicas se encontram nos estudos em ambiente digital, e o desenvolvimento das soft skills acontecem nos encontros online ao vivo e em grupo, essas

As luvas devem ser escolhidas de acordo com sua adequação para a estação de trabalho específica: Como podem ser manuseados outros produtos químicos, são

foram submetidas a análises para caracterização: pH, densidade e índice de acidez e posteriormente, foram realizados as mesmas análises no biodiesel de soja e de linhaça, incluindo

Doutor, Mestre e Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.. MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas

The aim of this study is to present a comparison of the results of the im- munisation of a Workers' Compensation Pension Fund in Portugal obtained by using a deterministic model

BENEDITO PIO DA SILVA CAMPOS NETO 852. BENEDITO REINALDO

Se você aspira assumir uma posição estratégica esteja pronto para responder à pergunta favorita de Alex: “Na prática, o que você tem gerado de resultado?” Mestre