• Nenhum resultado encontrado

1 INTRODUÇÃO SANEAMENTO BÁSICO A poluição dos recursos hídricos Tratamento da água para abastecimento público...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "1 INTRODUÇÃO SANEAMENTO BÁSICO A poluição dos recursos hídricos Tratamento da água para abastecimento público..."

Copied!
48
0
0

Texto

(1)
(2)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 3

2 SANEAMENTO BÁSICO ... 4

2.1 A poluição dos recursos hídricos ... 8

2.2 Tratamento da água para abastecimento público ... 10

2.3 A importância do saneamento básico na saúde e no desenvolvimento humano... ... 11

2.4 Técnicas inovadoras de saneamento básico ... 19

3 BASES LEGAIS DO SANEAMENTO NO BRASIL ... 21

4 SISTEMA PÚBLICO DE EFLUENTES SANITÁRIOS ... 28

4.1 Qualidade dos efluentes domésticos ... 29

4.2 Sistemas e elementos de esgotamento sanitário ... 34

4.3 Tipos de sistema de esgotamento sanitário ... 38

4.4 Projeto de esgotamento sanitário ... 39

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ... 44

(3)

1 INTRODUÇÃO

Prezado aluno!

O Grupo Educacional FAVENI, esclarece que o material virtual é semelhante ao da sala de aula presencial. Em uma sala de aula, é raro – quase improvável - um aluno se levantar, interromper a exposição, dirigir-se ao professor e fazer uma pergunta, para que seja esclarecida uma dúvida sobre o tema tratado. O comum é que esse aluno faça a pergunta em voz alta para todos ouvirem e todos ouvirão a resposta. No espaço virtual, é a mesma coisa. Não hesite em perguntar, as perguntas poderão ser direcionadas ao protocolo de atendimento que serão respondidas em tempo hábil.

Os cursos à distância exigem do aluno tempo e organização. No caso da nossa disciplina é preciso ter um horário destinado à leitura do texto base e à execução das avaliações propostas. A vantagem é que poderá reservar o dia da semana e a hora que lhe convier para isso.

A organização é o quesito indispensável, porque há uma sequência a ser seguida e prazos definidos para as atividades.

Bons estudos!

(4)

2 SANEAMENTO BÁSICO

Para muitas pessoas, o saneamento básico consiste apenas em acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgotos sanitários. No entanto, o conceito de saneamento básico é mais amplo e inclui uma série de outras atividades. De acordo com a Lei nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento, o saneamento básico é definido como “[...] um conjunto de serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais de: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas [...]” (BRASIL, 2007, documento on-line).

A seguir, na Figura 1, é possível observar uma síntese dos quatro eixos temáticos do saneamento básico, de acordo com a Lei nº 11.445/2007 e atualizada pela Lei nº 14.026/2020 (novo marco regulatório do saneamento) (LUIZ, 2021).

Figura 1. Os quatro eixos do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos urbanos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Regional (BRASIL, 2020b).

(5)

O serviço de abastecimento de água consiste, portanto, em toda a infraestrutura necessária ao suprimento público de água, desde a captação da água bruta na natureza até o fornecimento de água potável às ligações prediais. Esse serviço prevê as seguintes atividades (BRASIL, 2007):

 reservação de água bruta;

 captação de água bruta;

 adução de água bruta;

 tratamento de água bruta;

 adução de água tratada e;

 reservação de água tratada.

Em relação ao tratamento de água bruta, as ETAs funcionam como se fossem fábricas para produzir água potável. Depois de captada nos rios, barragens ou poços, a água é levada para ETA, onde passa por várias etapas, como mostrado anteriormente, para que a água adquira as propriedades desejadas e, posteriormente, atinja os padrões de qualidade necessária para o consumo humano (LUIZ, 2021).

Fique atento!

A água bruta é o termo que se usa para água encontrada in natura e pode ser a água de um rio, fonte, poço, barragem, etc. A água pura não existe na natureza. Devido à enorme capacidade de dissolução da água, ela sempre contém substâncias diversas dissolvidas. Mesmo a água da chuva e a água destilada dos laboratórios apresentam gases (oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono, etc) e íons dissolvidos (carbonatos, bicarbonatos, cloretos, entre outros) que foram absorvidos da atmosfera.

Em geral, muitas pessoas confundem o tratamento da água e do esgoto. É importante salientar que o tratamento de água e o tratamento de esgoto são processos distintos: o tratamento de água é feito a partir da água doce bruta encontrada em mananciais, enquanto o tratamento de esgoto é que são coletados para, após o tratamento adequado, serem reintroduzidos ao meio ambiente (LUIZ, 2021).

Dessa forma, a definição do esgotamento sanitário consiste em toda a

infraestrutura necessária para a coleta, incluindo o transporte, o tratamento e a

disposição final ambientalmente adequada dos esgotos sanitários (BRASIL, 2007).

(6)

Portanto, consideram-se serviços públicos de esgotamento sanitário aqueles constituídos obrigatoriamente por uma ou mais das seguintes atividades:

 coleta, incluindo a ligação predial, dos esgotos sanitários;

 transporte dos esgotos sanitários;

 tratamento dos esgotos sanitários;

 disposição final dos esgotos sanitários e dos lodos originários da operação de unidades de tratamento coletivas ou individuais de forma ambientalmente adequada, incluindo fossas sépticas (LUIZ, 2021).

Os serviços públicos responsáveis pela limpeza urbana e pelo gerenciamento de resíduos sólidos urbanos são as atividades operacionais que envolvem coleta, transporte, triagem, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos. Esses resíduos incluem os domésticos; os provenientes de atividades do comércio, indústria e de serviços; e os resíduos originários dos serviços públicos de limpeza urbana (BRASIL, 2007).

Em geral, a destinação final correta dos resíduos sólidos urbanos é o aterro sanitário, um local construído para o armazenamento e a decomposição final desses resíduos. Os aterros sanitários são projetados especificamente para evitar a proliferação de vetores, a poluição atmosférica e o vazamento de material líquido que poderia ocasionar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos (LUIZ, 2021).

No entanto, muitos municípios brasileiros ainda utilizam lixões para a disposição dos seus resíduos. Os lixões são locais inadequados, a céu aberto e sem qualquer planejamento ou medidas de proteção ao meio ambiente e à saúde pública.

A disposição final dos resíduos sólidos é de responsabilidade tanto da prefeitura quanto da comunidade, sendo preciso cooperação mútua entre o poder público e os cidadãos (LUIZ, 2021).

Saiba mais!

Segundo dados do relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos

Especiais (ABRELPE, 2020), o Brasil despeja 40,5% (29,5 milhões de toneladas, de cerca de 3.001

municípios) dos seus resíduos sólidos urbanos em locais inadequados. A falta de recursos

financeiros e de mão de obra especializada tem impedido avanços mais acelerados nessa área. A

construção e a operação de um aterro sanitário têm um custo muito elevado. Dessa forma, a solução

(7)

que muitos municípios estão implementando é o investimento em soluções regionais, nas quais um conjunto de municípios formam consórcios intermunicipais para o tratamento de seus resíduos, dividindo os custos da operação do aterro sanitário.

Por fim, o eixo de drenagem urbana, responsável pelo manejo das águas pluviais urbanas do saneamento básico, é toda a infraestrutura e instalação operacional responsável pela drenagem das águas da chuva. Sempre que ocorre a precipitação pluviométrica em cidades intensamente urbanizadas e impermeabilizadas, a tendência é que as águas da chuva procurem um meio de escoar. Se a cidade não possui um bom sistema de drenagem, a água da chuva acumulará nas ruas e certamente causará grandes transtornos. Dentre os elementos que compõem um sistema de drenagem urbana podemos citar o tipo de pavimento das ruas, guias e sarjetas, bocas de lobo, galerias de drenagem, sistemas de detenção e infiltração nos lotes e pavimentos, trincheiras e valas de infiltração (LUIZ, 2021).

Dessa forma, de acordo com a principal lei diretriz do saneamento (BRASIL, 2007), consideram-se serviços públicos de manejo das águas pluviais urbanas aqueles constituídos obrigatoriamente por uma ou mais das seguintes atividades:

 drenagem urbana;

 transporte de águas pluviais urbanas;

 detenção ou retenção de águas pluviais urbanas para amortecimento de vazões de cheias;

 tratamento e disposição final de águas pluviais urbanas.

Basicamente, esta é a definição de saneamento básico no Brasil. A realidade

das condições sanitárias brasileiras é decorrente tanto da falta de recursos para

investimento, quanto da ausência ou da má gerência das políticas públicas de

saneamento básico. Antes de propor qualquer ação na área, é importante que o gestor

municipal ou o profissional contratado conheça em detalhes as bases legais e a

situação em que se encontra o saneamento básico em seu município (LUIZ, 2021).

(8)

2.1 A poluição dos recursos hídricos

No Brasil, uma situação bastante grave é a falta de saneamento em algumas regiões e as consequências disso. Os principais responsáveis pela poluição de nossos rios e lagos são os lançamentos sem o devido tratamento de efluentes industriais, agrícolas, comerciais e esgotos domésticos, além da disposição inadequada dos resíduos sólidos. Isso compromete a qualidade do meio ambiente como um todo, mas sobretudo impacta nas águas superficiais e subterrâneas (LUIZ, 2021).

Apesar de o País possuir um dos maiores estoques de água doce disponível e uma malha hídrica extensa, a grande maioria dos reservatórios localizados próximos a grandes centros urbanos possui alguma contaminação proporcionada por esgotos domésticos. Quase toda água potável que é consumida se transforma em esgoto e, posteriormente, acaba sendo reintroduzida nos corpos hídricos no meio ambiente.

Esses mananciais, depois de contaminados, podem conter microrganismos causadores de diversas doenças, como a diarreia, a hepatite, a cólera e a febre tifoide (LUIZ, 2021).

Saiba mais!

Situação da água no brasil

 O Brasil detém aproximadamente 11,6% da água doce superficial do mundo.

 70% da água disponível para o uso está localizada na região amazônica.

 Os 30% restantes distribuem-se desigualmente pelo País, para atender a aproximadamente 93% da população.

De acordo com Von Sperling (1996), a poluição das águas se dá pela adição

de substâncias ou de alguma forma de energia que, direta ou indiretamente, altera a

natureza dos mananciais de modo a prejudicar o seu uso ou suas funções no

ecossistema. De acordo com o autor, as diversas impurezas presentes na água e que

alteram sua qualidade e pureza podem ser simplificadas em termos de suas

características físicas, químicas e biológicas. Observe o esquema da Figura 3.

(9)

Figura 2. Principais impurezas contidas na água. Fonte: Adaptada de Von Sperling (1996).

As características físicas da água são associadas, na sua maior parte, aos sólidos presentes em solução. Esses sólidos podem estar em suspensão, na forma coloidal ou dissolvidos. Já as características químicas podem ser interpretadas por meio das concentrações de matéria orgânica ou inorgânica. As características biológicas referem-se aos seres vivos presentes na água (reino animal, vegetal, protista ou monera) (LUIZ, 2021).

A produção de esgotos está diretamente associada à população, e seu

tratamento é realizado em estações de tratamento de esgoto (ETEs). As principais

concentrações populacionais ocorrem principalmente nas capitais e no seu entorno e

em cidades com mais de 100.000 habitantes. Os principais poluentes nos recursos

hídricos surgem por meio de fontes pontuais e fontes difusas. As fontes pontuais são

aquelas em que as cargas de poluentes são introduzidas por meio de lançamentos

(10)

individualizados (e facilmente identificáveis), como o que ocorre em alguns esgotos sanitários ou efluentes industriais (LUIZ, 2021).

Por outro lado, as fontes difusas de contaminação são aquelas em que a origem não pode ser identificada com facilidade (não tem um ponto de lançamento específico). Como exemplos de cargas difusas podemos citar a infiltração de agrotóxicos no solo provenientes de atividades agrícolas, o aporte de nutrientes em córregos e rios por meio da drenagem urbana, entre outros. Contaminações difusas ocorrem em grandes áreas, podendo chegar aos cursos e reservatórios de água após a ocorrência de chuvas (SODRÉ, 2012).

2.2 Tratamento da água para abastecimento público

O tratamento da água para abastecimento público é feito nas estações de tratamento de água (ETAs) a partir da água doce encontrada na natureza e objetiva, basicamente, a redução dos sólidos em suspensão, da matéria orgânica, dos sais dissolvidos, dos metais pesados e dos microrganismos presentes nas fontes de água.

A seleção dos processos de tratamento da água está relacionada, dentre outros aspectos, às características dos mananciais e à legislação vigente (LUIZ, 2021).

No tratamento de água para consumo, existem diversas tecnologias que podem ser empregadas. Em estações de tratamento convencionais, os processos são divididos em etapas e utilizam métodos físicos e/ou químicos para remoção dos poluentes. Em geral, o tratamento da água em ETAs é feito por um tratamento inicial, no qual realiza-se um pré-tratamento com métodos físicos de remoção (não havendo reações químicas) como os descritos a seguir (LUIZ, 2021).

Peneiramento: a água passa por um gradeamento para eliminação de partículas maiores.

Sedimentação ou decantação: são processos físicos de separação dos sólidos que estão suspensos, os quais são sedimentados por ação da gravidade no fundo de tanques, de onde são posteriormente removidos.

Aeração: insere-se ar na água para aumentar a área de contato entre a água

e o ar, a fim de facilitar a troca de gases e permitir a oxidação da matéria orgânica e

a remoção de determinados poluentes (LUIZ, 2021).

(11)

Após o pré-tratamento, dando prosseguimento ao tratamento de águas para consumo humano, a água passa por tratamentos físico-químicos, como coagulação ou floculação, sedimentação, filtração e desinfecção.

Coagulação ou floculação: a coagulação ou floculação é um processo em que são adicionados coagulantes para que as partículas sólidas se aglomerem em flocos, podendo ser removidas mais facilmente. Existem diversos, mas o coagulante mais comum usado nas ETAs é o sulfato de alumínio (Al2 (SO4 ) 3 ), que se dissolverá na água e depois precipitará na forma de hidróxido de alumínio (Al2 (OH)3 ), do seguinte modo:

Dissolução:

Al2 (SO4 )3 (s) → 2 Al3+(aq) + 2 SO4 3-(aq)

Precipitação:

Al3 +(aq) + 3 OH- (aq) → Al(OH)3 (s)

Sedimentação: os flocos formados pela coagulação sedimentam-se pela força da gravidade, sendo posteriormente removidos da água.

Filtração: a filtração é um processo físico no qual são retiradas impurezas menores a partir de diferentes filtros.

 Desinfecção: por fim, a água é desinfetada por meio de processos químicos como a cloração ou a ozonização (LUIZ, 2021).

2.3 A importância do saneamento básico na saúde e no desenvolvimento humano

O desenvolvimento do ser humano, para ocorrer de forma correta, necessita de

alguns quesitos, sendo um deles o acesso à água potável. Segundo Maslow (1954),

o ser humano apresenta diferentes níveis de necessidades, desde as mais básicas

até as de mais qualidade. Segundo Maslow (1954 apud HESKETH; COSTA, 1980, p.

(12)

59) destaca que uma “[...] necessidade é substituída pela seguinte mais forte da sua hierarquia, na medida em que começa a ser satisfeita”.

O estudo de Maslow (1954) deu origem a uma pirâmide de necessidades (Figura 1), as quais estão classificadas como: fisiológicas, de segurança, de afiliação, de autoestima e de autorrealização. Dentro do primeiro nível, ou seja, do nível mais essencial de necessidades humanas, denominado fisiológico, estão problemas como a fadiga, a fome, a sede, as más condições de moradia, a falta de ar, a falta de conforto pessoal, as más condições de saúde, entre outros (SCOPELL, 2021).

Figura 1. Pirâmide de Maslow. Fonte: Schermann (2018, documento on-line).

Diante dessa explanação, é possível compreender que a água potável, advinda de um saneamento básico — ou seja, de um conjunto de serviços responsável por promover a melhora da qualidade da água —, é responsável tanto por saciar a sede como por tornar a vida das pessoas mais confortável e salubre, evitando doenças.

Nesse sentido, sistemas de tratamento e redes de distribuição de água são essenciais para a vida dos seres humanos (SCOPELL, 2021).

O saneamento básico, segundo Carcará, Silva e Moita Neto (2019), pode ser

compreendido como uma gestão ou até mesmo um controle de fatores físicos que

exercem efeitos nocivos à vida humana, prejudicando o bem-estar das pessoas, seja

ele mental, social ou corporal. O Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab)

(BRASIL, 2013) delimita o saneamento em quatro componentes principais:

(13)

 o abastecimento da água, que deve ocorrer sem intermitências, por meio de uma rede de distribuição, nascente ou poço, com canalizações internas;

 o esgotamento sanitário, que se refere à coleta do esgoto e ao seu tratamento adequado, por meio de fossa séptica, juntamente com sua disposição final, a qual deve ser projetada e construída dentro das leis e de forma adequada;

 o manejo dos resíduos sólidos, envolvendo a coleta desses resíduos e a sua destinação correta;

 a drenagem das águas pluviais urbanas, por meio de estruturas físicas para prevenir inundações e enchentes (SCOPELL, 2021).

Saiba mais!

O Plansab consiste no planejamento integrado do saneamento básico. Esse planejamento se refere a um período de 20 anos, de 2014 a 2033. Esse Plano foi elaborado pelo Governo Federal por meio de um processo participativo amplo, coordenado pelo Ministério das Cidades, em parceria com o Grupo de Trabalho Interinstitucional, o Conselho Nacional da Saúde, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, o Conselho Nacional do Meio Ambiente e o Conselho das Cidades.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (BRASIL, [2020], p. 1), “O Plansab traz um levantamento e uma análise das bases legais e competências institucionais relacionadas ao saneamento básico e determina princípios fundamentais que orientaram a sua elaboração”. O Plano, por meio de análises e avaliações e da elaboração de cenários, criou metas a longo, médio e curto prazo. Dentre elas, pode-se citar a intenção de que, ao fim do período previsto no Plano, 99% das residências brasileiras tenham acesso a alguma rede de distribuição de água e 100% tenham coleta direta de resíduos sólidos.

Quando há uma inadequação no acesso ao saneamento básico e à infraestrutura em geral, a população acaba experimentando muitos impactos negativos. Por isso, segundo Carcará, Silva e Moita Neto (2019), esse tema é um grande desafio.

O saneamento básico é visto como um desafio de saúde pública que tem

persistido por décadas, cujas fragilidades em sua estrutura provocam impacto

direto no desenvolvimento humano: aumento da incidência de doenças e

morte, pobreza crônica, degradação ambiental. O comprometimento

profissional de pessoas que são afetadas pelo impacto da falta de estrutura

(14)

de saneamento reflete na educação. Há ainda barreiras ambientais, fatores sociais e medo de violência sexual que podem contribuir para o estresse psicossocial relacionado à falta de saneamento (CARCARÁ; SILVA; MOITA NETTO, 2019, p. 1).

Quadro 1. Estimativa de impacto de doenças devido à precariedade do ambiente doméstico em países em desenvolvimento

Principais doenças ligadas à precariedade do

ambiente doméstico

Problema ambiental

Tuberculose Superlotação

Diarreia Falta de saneamento, de abastecimento de água

e de higiene

Doenças tropicais Falta de saneamento, má disposição do lixo, foco de vetores de doenças nas redondezas

Verminoses Falta de saneamento, de

abastecimento de água e de higiene Infecções respiratórias Poluição do ar em recinto fechado e

superlotado

Doenças respiratórias crônicas P Poluição do ar em recinto fechado Câncer do aparelho respiratório Poluição do ar em recinto fechado

Conforme Sousa (2017), os serviços de saneamento básico são de responsabilidade dos municípios, mas podem ser prestados por empresas públicas ou empresas privadas, por meio de um regime de concessão. Ainda, é dever da União, dos estados e dos municípios elaborar políticas públicas que tenham como foco o melhoramento do saneamento básico, o que consequentemente melhora a qualidade de vida de toda a população.

Mesmo que haja serviços disponíveis, a preocupação com esse tema deve ser

constante, para que os sistemas sejam melhorados e adequados com o passar dos

anos, contemplando novas situações e novos contextos e garantindo as condições

mínimas para a vida em sociedade. Segundo Sousa (2017, p. 6), as leis atuais que

regem a maioria desses serviços públicos de saneamento básico preveem, dentre

outras questões, “[...] que os investimentos devam alcançar a eficiência e

sustentabilidade econômica. Esse desafio, a ser enfrentado pelos municípios

brasileiros, demanda atuação consistente e multidisciplinar para que seja superado

de forma sustentável”.

(15)

Além de todas as doenças e os desconfortos que a falta do saneamento básico pode causar às pessoas, a deficiência ou inexistência desses sistemas prejudica também o meio ambiente. Isso ocorre por meio da poluição e da infecção das águas e do lixo espalhado por todos os espaços, que ainda pode entupir bueiros e causar enchentes, dentre tantos outros aspectos prejudiciais em um âmbito global (SCOPELL, 2021).

Diante da realidade desse tema, considerando-se a sua importância e o contexto ainda bastante desigual, Centre On Housing Rights And Evictions (2008) destaca que o saneamento básico deve ser reconhecido como um direito humano primordial para o avanço nessa área. Nesse sentido, é necessária uma responsabilização geral por esse sistema, em que cada ente faça a sua parte. O Estado deve garantir esse direito à população, definir padrões de monitoramento e dar prioridade às porções que não têm acesso ao sistema. Já a população deve seguir as normas, realizar os sistemas das edificações de acordo com o estabelecido, jogar o lixo no local adequado e fazer a sua parte para que todo o sistema funcione da melhor maneira possível.

Saneamento básico no Brasil

O Brasil, assim como muitos países, ainda enfrenta muitos problemas de saneamento básico, mas é preciso reconhecer tudo o que avançou e foi feito até o momento. A Lei Federal de Saneamento Básico (Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007) é bastante recente. Essa Lei estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico (SCOPELL, 2021).

A partir desse marco regulatório, definiram-se o conteúdo, as diretrizes para o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), os princípios a serem obedecidos pelos prestadores de serviço, o papel de agências regulatórias na fiscalização dos contratos e da prestação dos serviços de saneamento, a responsabilidade do município em elaborar um plano de saneamento básico municipal, entre outros pontos. Dessa forma, o novo modelo lançou mudanças significativas na base normativa, no sentido de separar o planejamento, a regulação e a prestação dos serviços (CARCARÁ, SILVA, MOITA NETO, 2019, p. 1).

Conforme consta nessa Lei (BRASIL 2017), a competência de estabelecer

programas de saneamento, diretrizes e políticas nacionais fica a cargo da União, que

deve também prever os investimentos nesse setor. Os estados devem estabelecer as

(16)

políticas dentro de seu âmbito e também regular esses sistemas. Já os municípios ficam responsáveis pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento (SCOPELL, 2021).

Sendo assim, é evidente que, mais do que um sistema de tratamento de água, resíduos e esgoto, o saneamento básico é uma política pública. Nos últimos anos, conforme pesquisas e análises do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), houve melhoras significativas, mesmo que ainda exista muita desigualdade referente a esses sistemas. Segundo Sousa (2017), há 50 anos, no Brasil, só havia rede de esgoto em uma a cada três residências. Ainda, o tratamento desse esgoto era realizado em apenas 5% dos casos. Nos últimos anos, conforme dados do censo de 2010, havia aproximadamente 31,5 milhões de domicílios com banheiros ligados à rede de coleta. Conforme dados do IBGE, no ano de 2010, 79% da população brasileira era abastecida por meio de companhia estaduais. O restante da população era atendido por meio de alguns sistemas operados pelas prefeituras dos municípios ou pelos convênios do governo federal (SCOPELL, 2021).

Em se tratando de dados mais específicos, conforme as análises do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da OMS realizadas no ano de 2015, e levando em consideração o período desde 1995, o Brasil se encontra em uma boa posição no que se refere ao acesso à água potável. É importante ressaltar, para esse dado, conforme destaca Sousa (2017), que as águas consideradas minimamente adequadas para o consumo humano são águas advindas de poços, torneiras ou sistemas de água da chuva, além das provenientes de redes de canalização.

No ano de 2015, o Brasil apresentava 98,1% da população com acesso ao

abastecimento da água, sendo maior que a média mundial, que era de 91%. O gráfico

do IBGE apresentado na Figura 2 demonstra uma porcentagem um pouco mais baixa,

de aproximadamente 84,3%, pois considera a água proveniente de rede de

distribuição. Os outros 13,7% se referem ao acesso à água por meio de poços,

nascentes ou de outra procedência (SCOPELL, 2021).

(17)

Figura 2. Gráfico de saneamento básico dos municípios brasileiros, entre 2014 e 2015.

Fonte: IBGE (c2017, documento on-line)

Com relação ao serviço de esgotamento sanitário, a UNICEF e a OMS consideram qualquer sistema que possa garantir minimamente a segregação das excreções humanas e seu isolamento — ou seja, seu não contato com a população.

Dentro desse sistema, pode-se incluir as fossas sépticas, a coleta do esgoto e as latrinas (vasos sanitários). Assim, conforme a pesquisa do ano de 2015, 82,5% da população brasileira tinha acesso a esse sistema, avançando 5% com relação aos 10 anos anteriores (SCOPELL, 2021).

Dentro da realidade dos dados referentes ao saneamento básico, é importante

destacar que esse índice brasileiro era inferior ao índice geral das Américas do Sul e

Central, e que todos os países do Mercosul registraram porcentagens maiores que o

Brasil. Um dos grandes fatores que colabora para esse índice não ser tão satisfatório

é a quantidade de moradias irregulares ou formas de moradia rudimentar, o que acaba

dificultando a implantação desses sistemas de forma adequada (SCOPELL, 2021).

(18)

Carcará, Silva e Moita Neto (2019) ainda acrescentam que, se for considerado o esgoto efetivamente tratado por meio de todas as etapas indicadas, esse índice cai, considerando-se dados do ano de 2017, para 42,6%. Ainda de acordo com a pesquisa da UNICEF e da OMS, no ano de 2015, 2,1% da população não tinha acesso a nenhuma forma de esgotamento sanitário. Se for analisar apenas a porcentagem, ela até parece baixa, mas isso corresponde a 4,4 milhões de brasileiros em estado de defecação aberta — ou seja, uma situação muito triste e perigosa para o país.

Os dados e, principalmente, as suas análises e comparações em número de habitantes demonstram que os princípios fundamentais da Lei de Saneamento Básico, os quais se referem ao acesso, à equidade, à integralidade e à disponibilidade do saneamento, aos serviços de drenagem e ao manejo da água pluvial, à coleta de resíduos, à limpeza e fiscalização, dentre outros aspectos, ainda precisam de muito trabalho para serem implantados, efetivados e garantidos à população. O Plansab (BRASIL, 2013), prevê a universalização desse sistema até o ano de 2033. Para que isso aconteça, é imprescindível melhorar alguns aspectos, como os descritos a seguir.

 Aumentar os investimentos em saneamento básico: segundo dados do Sistema Único de Saúde, no ano de 2013, gastou-se 140 milhões por internações que advêm de problemas como diarreia. Estima-se que 76 mil casos ocorreram em virtude da falta de saneamento. Ainda, conforme dados do Instituo Trata Brasil, entre 2010 e 2014, de 100 cidades analisadas, apenas 36 delas investiram mais de 30% do que arrecadaram em expansão ou melhoramentos no saneamento. Portanto, investir maior volume de capital nessa política de saneamento básico vai trazer enormes benefícios para a população brasileira.

 Políticas de regulamentação de moradias: um dos grandes influenciadores da falta de saneamento ou de sistemas adequados é o número cada vez maior de moradias ou ocupações irregulares. Esse problema é muito difícil de resolver, pois está vinculado a aspectos como emprego, educação, entre outros.

Políticas que facilitem as regularizações e tornem a implementação desses sistemas mais viável poderão ajudar nesse processo.

 Programas de conscientização ambiental: não basta que haja sistemas

adequados se a população não colaborar e fizer a sua parte. Nesse sentido, é preciso

uma conscientização geral sobre a separação dos resíduos e o descarte correto e

(19)

também sobre o aproveitamento dos recursos naturais, para que todos sempre tenham água potável disponível.

Com base no reconhecimento da real situação de saneamento básico no Brasil, pode-se perceber que ainda há muito a se fazer. Mas entender esses dados e seus contextos colabora para que haja um planejamento mais efetivo sobre essas questões, de maneira que elas possam ser resolvidas (SCOPELL, 2021).

2.4 Técnicas inovadoras de saneamento básico

Diante de muitos desafios sobre o melhoramento do saneamento básico no Brasil e de uma realidade que reflete ainda muitas desigualdades e falta de infraestrutura, algumas soluções inovadoras vêm surgindo e podem ser um motivador para uma evolução positiva desse cenário. Um bom exemplo que se destaca no cenário nacional é a cidade de Limeira, em São Paulo. A cidade pode ser considerada um dos maiores exemplos de desenvolvimento do saneamento básico no Brasil.

Atualmente, 100% da área urbana é contemplada com esgoto tratado, sendo uma das três cidades brasileiras com esse índice. Esse resultado advém de uma conexão entre ações do poder público, juntamente com iniciativas privadas. No Brasil, somente 19 municípios têm tratamento de esgoto com índice acima de 80% das edificações (SCOPELL, 2021).

A cidade de Limeira também apresenta um índice de perda no sistema de distribuição muito baixo, de aproximadamente 14%, comparado ao índice nacional de 38%. Isso ocorre porque, na cidade, a empresa concessionária utiliza uma tecnologia que combate às fraudes do sistema e controla vazamentos, mapeando áreas críticas e identificando problemas com precisão (SCOPELL, 2021).

Em se tratando de soluções inovadoras, a maioria delas está relacionada à

tecnologia. A empresa Odebrecht Ambiental investiu em uma estação de tratamento

de esgoto na cidade de Mauá, em São Paulo, o equivalente a 178 milhões. No ano de

2015, a cidade tinha apenas 5% do esgoto tratado; um ano depois, o índice saltou

para 50%. Todo esse avanço foi possível graças a um sistema moderno denominado

reatores sequenciais por batelada avançada. Segundo o Instituto Trata Brasil, essa é

uma tecnologia canadense que dispensa a utilização de produtos químicos. Todo o

tratamento é feito de forma biológica, da mesma forma que a natureza faz em seus

(20)

processos de decomposição. O sistema garante que o efluente tratado volte para a natureza livre de poluentes orgânicos (COMO..., 2016).

A tecnologia é grande aliada nesses modelos inovadores, o que colabora para mudanças profundas nesses sistemas. Segundo Carcará, Silva e Moita Neto (2019), um dos grandes objetivos de usar a tecnologia nessa área é melhorar o desempenho de todo o sistema de saneamento, otimizando o consumo das matérias-primas e dos nutrientes, diminuindo o gasto de energia. Outra intenção é diminuir ou até extinguir o uso de produtos químicos nas etapas de tratamento (SCOPELL, 2021).

Além disso, com as inovações tecnológicas, é possível tornar as estações mais automatizadas e controladas. Dentro desse tema, é possível destacar no Brasil cinco soluções, apresentadas pelo Portal de Saneamento Básico, destacadas por Giancarlo Ronconi (2020) e descritas a seguir.

Processo com biomassa aeróbica granular: esse processo foi produzido na Holanda e trazido ao Brasil por meio da empresa BRK Ambiental. Nessa ideia, a biomassa que é encarregada pelo tratamento do esgoto passa a ser em grânulos, e não mais em flocos. Sendo granular, seu processo de sedimentação é bem mais rápido, o que dispensa a necessidade de unidades de decantação e também de produtos químicos.

Sistema MBBR: o sistema moving bed bio-reactor (MBBR) se refere à utilização de pequenas peças de plástico dentro dos reatores biológicos. Com a utilização dessas peças, há uma maior população de microrganismos responsáveis pelo tratamento do esgoto, se comparado aos sistemas tradicionais. Essa ideia é uma ótima opção para locais com pouco espaço.

Membranas filtrantes de água: esse é um tratamento que substitui os grandes filtros de areia. Mesmo que ele apresente um custo mais alto de implantação, essa tecnologia reduz a área necessária a essa operação nas estações de tratamento.

Medidores on-line de qualidade de água: são aparelhos de medição que

colaboram para o aperfeiçoamento do saneamento básico. Esses medidores

apresentam dispositivos que têm sensores ligados a um display. Esses

sensores obtêm diversas informações sobre a água, colaborando para um

melhor controle sobre o tratamento, de maneira que os resultados sejam muito

mais adequados.

(21)

 Programas de redução de perdas de água tratada: uma das grandes dificuldades do Brasil no abastecimento e na distribuição da água diz respeito ao controle de vazamentos, ocasionando grandes porcentagens de desperdício de água tratada. Uma das soluções para esse problema está no uso de equipamentos tecnológicos que identificam com precisão esses vazamentos, por meio de imagens, sensores de pressão e até sistemas acústicos. Com isso, é possível identificar os pontos críticos, analisando-os e solucionando os problemas de uma forma mais ágil e precisa.

Entendendo a realidade do saneamento básico no Brasil, a sua importância para a qualidade de vida, a sua evolução e os seus pontos críticos, é possível compreender ainda mais a necessidade de melhora desses sistemas. Nesse sentido, a tecnologia entra como forte aliada em todo o processo, trazendo soluções que colaboram para o melhoramento dos sistemas e, consequentemente, permitindo que esses sistemas consigam contemplar um maior número de pessoas (SCOPELL, 2021).

3 BASES LEGAIS DO SANEAMENTO NO BRASIL

Tomadas de decisão para a área do saneamento devem ser realizadas de forma articulada e respeitando as legislações e normas existentes. O gestor ou responsável técnico pela implantação e gerenciamento das atividades de saneamento deve sempre ter em mente as especificidades das leis federais, mas também se adequar às peculiaridades das leis estaduais e municipais. Além do arcabouço legal referente às leis federais de saneamento, apresentaremos as principais normas técnicas publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no formato de NBR (Norma Técnica Brasileira) (LUIZ, 2021).

Principais leis federais

O conhecimento das ferramentas legais que possuem interface com a temática

tratada é fundamental para atingir um padrão adequado na área do saneamento. No

(22)

Quadro 1, apresentamos uma síntese das legislações federais com maior relevância na temática do saneamento e suas principais disposições legais (LUIZ, 2021).

Quadro 1. Legislações federais com maior relevância no saneamento básico

Legislação Comentários

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988

 Atual Constituição do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

 Lista e enumera os poderes e as funções do Estado e institui diretrizes e competências para o desenvolvimento urbano e o saneamento básico.

Lei nº 9.433/97  Conhecida como “lei das águas”, instituiu

a Política Nacional de Recursos Hídricos no Brasil e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

 Faz o reconhecimento da água como um bem público, recurso natural limitado, dotado de valor econômico, mas que deve ser priorizada para o consumo humano e de animais, em especial em situações de escassez.

 A água deve ser gerida de forma a proporcionar usos múltiplos (abastecimento, energia, irrigação, indústria), gestão esta que deve se dar de forma descentralizada, com participação de usuários, da sociedade civil e do governo.

Lei nº 11.445/2007  A Lei nº 11.445/2007 apresenta como um dos seus princípios fundamentais a universalização do acesso e a efetiva prestação dos serviços, que consistem em ampliar, progressivamente, o acesso de todos os domicílios ocupados ao saneamento básico.

 Dá a possibilidade de os entes da Federação se organizarem administrativamente sob forma de consórcios públicos.

 Todas as prefeituras têm obrigação de elaborar seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

 Foi atualizada pela Lei nº 14.026/2020 (novo marco legal do saneamento).

Lei nº 12.305/2010  Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.

 Determina que os setores públicos e privados tenham maior planejamento no gerenciamento de seus resíduos.

 Tem foco na não geração, na redução,

na reutilização, na reciclagem e no

tratamento dos resíduos sólidos, bem

como na disposição final

ambientalmente adequada dos rejeitos.

(23)

 Institui a logística reversa e a responsabilidade compartilhada.

 Institui o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Lei nº 14.026/2020  Novo marco legal do saneamento

básico, que regulamenta os contratos de concessão e torna obrigatória a abertura de licitação, podendo, então, concorrer à vaga prestadores de serviço públicos e privados.

 Cria a possibilidade para que grupos ou blocos de municípios contratem os serviços de forma coletiva.

 A Agência Nacional de Águas, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, passa a ser reguladora do setor.

A Constituição da República Federativa do Brasil, aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, estabelece os princípios dos direitos e garantias fundamentais aos cidadãos, como o direito à saúde e a uma vida digna. No que tange ao meio ambiente, em seu art. 225 orienta que “[...] todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê- lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações [...]” (BRASIL, 1988, documento on-line).

Os serviços de saneamento são indispensáveis à promoção e à manutenção da salubridade ambiental e à proteção dos ambientes naturais, sendo, portanto, passíveis de regulação por meio de legislações específicas. Nesse sentido, a Lei nº 9.433/97, conhecida como “Lei da Águas”, apresentou um avanço no reconhecimento da necessidade de proteger as águas do território nacional, a partir da aplicação de uma visão de gestão integrada dos recursos hídricos com o meio ambiente (BRASIL, 1997). Como principal contribuição, essa lei reconhece a água como um bem público e um recurso natural limitado, dotado de valor econômico, devendo ser gerida de forma descentralizada, com participação de usuários, da sociedade civil e do governo, além de proporcionar usos múltiplos (abastecimento, energia, irrigação, indústria) (LUIZ, 2021).

A Lei nº 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais e a Política Federal

para o Saneamento Básico, confirma o município como o grande articulador dos

serviços vinculados ao saneamento básico no País, reafirmando a competência

municipal para legislar sobre o assunto, garantindo o desenvolvimento sustentável e

(24)

a manutenção de um meio ambiente equilibrado. De acordo com essa lei, todas as prefeituras têm obrigação de elaborar um Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) por profissionais habilitados e com o apoio da sociedade, ficando impedidas de receber recursos federais para projetos de saneamento sem este documento (LUIZ, 2021).

Dessa forma, o PMSB é um plano norteador que deve abranger as quatro áreas do saneamento básico: os serviços de fornecimento de água, coleta e tratamento do esgoto, coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos e drenagem urbana. O documento deve ser elaborado pela prefeitura e aprovado em audiência pública com fóruns de discussão para apresentação de sugestões e reivindicações da comunidade. Posteriormente, o PMSB deve ser apreciado pelos vereadores e aprovado pela Câmara Municipal, tornando-se instrumento estratégico de planejamento e a referência para o desenvolvimento do saneamento de cada município (LUIZ, 2021).

Saiba Mais!

A Lei nº 14.026 atualizou o marco legal do saneamento básico em julho de 2020. Entre as principais alterações está a seleção do prestador dos serviços, que passa a ser definida por meio de processo de licitação. A atualização estabeleceu que cabe à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) definir normas de referência para os titulares e as entidades reguladoras e fiscalizadoras que fazem a prestação desses serviços públicos (BRASIL, 2020a)

Criada em 2010, a Lei nº 12.305 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelecendo as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos e incumbindo as responsabilidades dos geradores e do poder público. A PNRS foi um marco no setor — uma de suas principais contribuições foi a ideia de redução da geração de resíduos, incentivando a reciclagem — e definiu como meta o fim da disposição de resíduos sólidos em lixões.

Um os principais objetivos da PNRS é fomentar a não geração, a redução, a reutilização, a reciclagem e o tratamento dos resíduos sólidos, bem como a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Essa disposição adequada consiste na

“[...] distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais

específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a

minimizar os impactos ambientais adversos [...]” (BRASIL, 2010, documento on-line).

(25)

Fique Atento!

Resíduo versus rejeito. Os termos resíduo e rejeito muitas vezes são utilizadas como sinônimos, mas têm significados distintos. Basicamente, a distinção entre resíduo e rejeito está relacionada à questão do seu aproveitamento, ou seja, o que pode ser reutilizado ou reciclado. O resíduo é tudo aquilo que sobra de determinado produto, seja sua embalagem, casca ou outra parte do processo, que pode ser reutilizado ou reciclado. O rejeito é um tipo específico de descarte, quando não existe nenhuma possibilidade de reaproveitamento ou reciclagem. Um exemplo de rejeito é o lixo do banheiro, para o qual ainda não existem opções de reciclagem economicamente viáveis e de amplo alcance. De acordo com a PNRS, rejeitos são resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada (BRASIL, 2010).

Outro aspecto importante da PNRS é a instituição da logística reversa e da responsabilidade compartilhada. A logística reversa engloba um conjunto de ações e procedimentos que objetivam orientar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento em seu ciclo — ou em outros ciclos produtivos —, ou providenciar outra destinação que seja ambientalmente adequada (LUIZ, 2021).

Dessa forma, os fabricantes são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos. Alguns exemplos de resíduos que têm obrigatoriedade de logística reversa são: resíduos e embalagens de agrotóxicos, pilhas e baterias, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes, produtos eletroeletrônicos e seus componentes. Assim, a PNRS institui a responsabilidade compartilhada a fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, tendo em vista o ciclo de vida do produto (LUIZ, 2021).

Principais NBRs

As NBRs são normas brasileiras que fornecem orientações para padronizar e

organizar procedimentos, visando a obtenção de maior qualidade de obras, serviços

e/ou produtos. Na área do saneamento, existem diversas NBRs relacionadas a

projetos, estudos de concepção e procedimentos para a execução de atividades,

sendo aplicáveis nos diferentes eixos do saneamento básico. No Quadro 2, apresenta-

(26)

se uma compilação sintética das principais NBRs aplicáveis na área do saneamento, organizadas em ordem cronológica (LUIZ, 2021).

Quadro 2. Principais NBRs de maior relevância na temática do saneamento básico

NBR Comentários

ABNT NBR 9649:1986 — Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário

Esta Norma fixa as condições exigíveis na elaboração de projeto hidráulico-sanitário de redes coletoras de esgoto sanitário.

ABNT NBR 8419:1992 — Apresentação de projetos de aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos — Procedimento

Esta Norma fixa as condições mínimas exigíveis para a apresentação de projetos de aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos.

ABNT NBR 12216:1992 — Projeto de estação de tratamento de água para abastecimento público

— Procedimento

Esta Norma fixa as condições exigíveis na elaboração de projeto de estação de tratamento de água destinado à produção de água potável para abastecimento público.

ABNT NBR 12211:1992 — Estudos de concepção de sistemas públicos de abastecimento de água — Procedimento

Esta Norma fixa as condições exigíveis para estudos de concepção de sistemas públicos de abastecimento de água.

ABNT NBR 12213:1992 — Projeto de captação de água de superfície para abastecimento público — Procedimento

Esta Norma fixa as condições exigíveis para a elaboração de projeto de captação de água de superfície para abastecimento público.

ABNT NBR 12266:1992 — Projeto e execução de valas para assentamento de tubulação de água, esgoto ou drenagem urbana — Procedimento

Esta Norma fixa as condições exigíveis para projeto e execução de valas para assentamentos de tubulações de água, esgoto ou drenagem urbana.

ABNT NBR 12217:1994 — Projeto de reservatório de distribuição de água para abastecimento público — Procedimento

Esta Norma fixa as condições exigíveis na elaboração de projeto de reservatório de distribuição de água para abastecimento público.

ABNT NBR 13969:1997 — Tanques sépticos — Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos — Projeto, construção e operação

Esta Norma tem por objetivo oferecer alternativas de procedimentos técnicos para o projeto, a construção e a operação de unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos de tanque séptico, dentro do sistema de tanque séptico.

ABNT NBR 8160:1999 — Sistemas prediais de esgoto sanitário — Projeto e execução

Esta Norma estabelece as exigências e

recomendações relativas a projeto, execução,

ensaio e manutenção dos sistemas prediais de

esgoto sanitário.

(27)

ABNT NBR 10004:2004 — Resíduos sólidos — Classificação

Esta Norma classifica os resíduos sólidos quanto aos seus potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente.

ABNT NBR 15536:2007 — Sistemas para adução de água, coletores-tronco, emissários de esgoto sanitário e águas pluviais — Tubos e conexões de plástico reforçado de fibra de vidro (PRFV) — Parte 1: Tubos e juntas para adução de água

Esta parte da ABNT NBR 15536:2007 estabelece sistemas de classificação para os tubos de plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV) e seus sistemas de junta para uso em sistemas para adução de água, com diâmetros nominais entre 100 mm e 3.600 mm.

ABNT NBR 12209:2011 — Elaboração de projetos hidráulico-sanitários de estações de tratamento de esgotos sanitários

Esta Norma apresenta as condições recomendadas para a elaboração de projeto hidráulico e de processo de estações de tratamento de esgoto sanitário (ETE), observada a regulamentação específica das entidades responsáveis.

ABNT NBR 12218:2017 — Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público

— Procedimento

Esta Norma estabelece os requisitos para a elaboração de projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público.

Dentre as principais NBRs elencadas no Quadro 1, destacamos as responsáveis pelo eixo de abastecimento público de água — ABNT NBR 12211:1992, ABNT NBR 12213:1992 e ABNT NBR 12216:1992, relativas à normatização dos sistemas públicos de abastecimento, à captação e aos projetos de ETAs. Além destas, evidencia-se a importância da ABNT NBR 12217:1994, referente aos procedimentos para projeto de reservatório de distribuição de água, e da mais recente atualização da ABNT NBR 12218:2017, a respeito dos procedimentos para o projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público (LUIZ, 2021).

No eixo de esgotamento sanitário, destacamos a ABNT NBR 9649:1986, para projetos hidráulico-sanitários de redes coletoras de esgoto; a ABNT NBR 8160:1999, para projetos e execução de sistemas prediais de esgoto sanitário; e a ABNT NBR 12209:2011 para a elaboração de projetos de ETEs. Outra norma extremamente importante e muito utilizada é a ABNT NBR 13969:1997, que trata do projeto, da construção e da operação de tanques sépticos (unidades de tratamento individual complementar para efluentes líquidos) (LUIZ, 2021).

No eixo de resíduos sólidos, duas NBRs são fundamentais: a ABNT NBR

8419:1992, sobre os procedimentos para projetos de aterros sanitários de resíduos

(28)

sólidos urbanos, e a ABNT NBR 10004:2004, que trata da classificação dos resíduos sólidos. A ABNT NBR 10004:2004 é extremamente importante pois classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente por empresas e indústrias (LUIZ, 2021).

Saiba mais!

A ABNT NBR 10004:2004 faz a seguinte classificação dos resíduos:

a) resíduos classe I — perigosos: aqueles que apresentam alguma dessas características:

toxicidade, corrosividade, inflamabilidade, reatividade ou patogenicidade.

b) resíduos classe II — não perigosos: podem ser classificados em classe II A (não inertes) ou classe II B (inertes).

Ressalta-se que existem diversas NBRs que podem ser utilizadas na área do saneamento. Além das normas apresentadas, a ABNT está constantemente lançando novas NBRs e corrigindo as existentes, de forma a melhorar e padronizar os procedimentos técnicos e os projetos de engenharia. Cabe ao profissional estar atento aos novos lançamentos e orientações da ABNT, a fim de estar atualizado com as especificidades constantes do mercado (LUIZ, 2021).

4 SISTEMA PÚBLICO DE EFLUENTES SANITÁRIOS

A maior parte das atividades humanas resulta em algum tipo de resíduo. De maneira geral, os efluentes podem ser provenientes do uso doméstico, do comércio, da indústria e dos serviços públicos. Os tipos de efluentes se diferem entre si devido às suas características físico-químicas (SANTOS, 2020).

Para dimensionar uma rede de esgotamento sanitário, é necessário estimar a quantidade de efluentes que a rede deverá suportar. Para isso, é necessário determinar a população da área atendida, a quota per capita e os coeficientes de retorno e variação. A partir disso, são escolhidos e dimensionados os sistemas de tratamento de efluentes sanitários que melhor atendem à vazão estimada (SANTOS, 2020).

Neste capítulo, você vai ver como avaliar a qualidade dos efluentes domésticos

e como identificar o melhor sistema de tratamento. Você também vai conhecer os

(29)

elementos e as estruturas necessárias para o esgotamento sanitário. Além disso, vai verificar como estimar as vazões a que o sistema escolhido deverá atender (SANTOS, 2020).

4.1 Qualidade dos efluentes domésticos

A NBR 9648:1986, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), define como esgoto sanitário todo despejo líquido constituído de esgoto doméstico e industrial, água de infiltração e contribuição pluvial parasitária. Essa norma também define o esgoto doméstico, entendido como o despejo líquido resultante do uso da água para higiene e necessidades fisiológicas humanas. Já o esgoto industrial é definido como o despejo líquido resultante dos processos industriais (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1986a) (SANTOS, 2020).

O tratamento dos efluentes domésticos é realizado nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), que têm como principal objetivo reduzir as cargas poluidoras do esgoto sanitário. Em síntese, em uma ETE são removidos sólidos suspensos, compostos orgânicos biodegradáveis e organismos patogênicos, além de nutrientes, metais pesados e sólidos dissolvidos inorgânicos (SANTOS, 2020).

As características das concentrações máximas permitidas para uma água de qualidade são dispostas nas seguintes resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama):

 Resolução nº. 357, de 17 de março de 2005;

 Resolução nº. 396, de 3 de abril de 2008;

 Resolução nº. 430, de 13 de maio de 2011 (SANTOS, 2020).

Essas resoluções tratam das classificações e diretrizes ambientais que estabelecem as condições e padrões de lançamento de efluentes (SANTOS, 2020).

Von Sperling (2014) elucida as principais características físicas, químicas e

biológicas dos efluentes domésticos. Veja no Quadro 1, a seguir.

(30)

Quadro 1. Características dos efluentes domésticos

Característica Parâmetro Descrição

Física Temperatura - Ligeiramente superior à da

água de abastecimento.

- Influência na atividade microbiana, na solubilidade dos gases, na velocidade das reações químicas e na viscosidade do líquido.

Física Cor - Esgoto fresco: ligeiramente

cinza.

- Esgoto séptico: cinza escuro ou preto.

Física Odor - Esgoto fresco: odor oleoso,

relativamente desagradável.

- Esgoto séptico: odor fétido (desagradável), devido ao gás sulfídrico e a outros produtos da decomposição.

Física Turbidez - Causada pela grande

variedade de sólidos suspensos.

- Em esgotos mais frescos ou mais concentrados, há geralmente maior turbidez.

Química Sólidos totais - Em suspensão: fração de

sólidos orgânicos e inorgânicos que são retidos em filtros de papel de 0,45 a 2,0 μm.

- Dissolvidos: fração de sólidos orgânicos e inorgânicos que não são retidos em filtros de papel de 0,45 a 2,0 μm. Os sólidos fixos são os

componentes minerais, e os voláteis, os componentes orgânicos.

- Sedimentáveis: fração de sólidos orgânicos e inorgânicos que decanta em 1 hora no cone Imhoff.

Química Matéria orgânica - Demanda Bioquímica de

Oxigênio (DBO): fração biodegradável dos componentes orgânicos carbonáceos.

- Demanda Química de Oxigênio (DQO): quantidade de oxigênio requerida para estabilizar quimicamente a matéria orgânica carbonácea.

Química pH - Indicador das características

ácidas ou básicas do esgoto.

- Uma solução é neutra em pH

7.

(31)

- Os processos de oxidação biológica normalmente tendem a reduzir o pH.

Química Nitrogênio total - Inclui nitrogênio orgânico e

amônia (NTK), nitrito e nitrato.

- Nitrogênio na forma de proteínas, aminoácidos e ureia.

- Produzido como primeiro estágio da decomposição do N orgânico.

- Estágio intermediário da oxidação da amônia.

- Produto final da oxidação da amônia.

Química Fósforo - Forma orgânica e inorgânica.

- Combinado à matéria orgânica.

- Ortofosfato e polifosfatos.

Química Alcalinidade - Indicadora da capacidade

tampão do meio (resistência às variações do pH).

- Devida à presença de

bicarbonatos, carbonatos e íon hidroxila.

Química Cloretos - Proveniente da água de

abastecimento e dos dejetos humanos.

Química Óleos e graxas - Fração da matéria orgânica

solúvel em hexanos.

Biológica Organismos patogênicos - Os principais organismos encontrados nos esgotos são as bactérias, os vírus, os fungos, os protozoários e os helmintos. Desse grupo, as bactérias são os organismos mais importantes, pois são

responsáveis pela

decomposição e pela estabilização da matéria orgânica, tanto na natureza como nas estações de tratamento.

Biológica Indicadores de

descontaminação fecal

- Para indicar a poluição de origem humana, adotam-se como indicadores os organismos do grupo coliforme.

As bactérias coliformes são típicas do intestino do homem e de outros animais (mamíferos).

Por estarem presentes nas

fezes humanas e serem de

simples determinação, esses

microrganismos são adotados

como referência para indicar e

medir a grandeza da poluição.

(32)

Um dos principais indicadores para a análise tanto da água como dos esgotos é o oxigênio dissolvido. Com ele, é possível avaliar a concentração de matéria orgânica presente no líquido. Nesse sentido, a análise da DBO ou da DQO contribui para a análise do oxigênio presente em uma amostra de esgoto. A seguir, veja uma definição, em linhas gerais, da DBO e da DQO (MENESES, 2006).

DBO: representa a quantidade de oxigênio necessária à oxidação da matéria orgânica por ação de bactérias aeróbias. Dessa forma, indica a quantidade de oxigênio necessária para as bactérias aeróbias consumirem a matéria orgânica presente em um líquido (água ou esgoto). Logo, também é possível definir a DBO como um índice da concentração de matéria orgânica presente em um volume de água.

DQO: indica a quantidade de oxigênio necessária para a oxidação da matéria orgânica por meio de um agente químico (SANTOS, 2020).

Esses dois parâmetros analisam a quantidade de oxigênio necessária para a oxidação dos compostos orgânicos, ou seja, o oxigênio dissolvido. Porém, apenas a DQO utiliza agente químico. Dessa forma, a DQO avalia a quantidade de oxigênio dissolvido em meio ácido que leva à degradação da matéria orgânica, sendo ela biodegradável ou não. Já a DBO mede apenas a quantidade de oxigênio necessária à oxidação da matéria orgânica biodegradável. Logo, a DQO tende a ser maior do que a DBO. A grande vantagem da DQO é o tempo para a obtenção dos resultados (aproximadamente 2 horas, enquanto a DBO leva cerca de cinco dias) (SANTOS, 2020).

Em esgotos domésticos brutos, a relação DQO/DBO se enquadra na faixa de

1,7 a 2,4. Essa relação diz muito sobre que tipo de oxidação será efetivo na destruição

da carga orgânica presente. Se a relação DQO/DBO de dado efluente é menor do que

2,5, esse efluente é facilmente biodegradável. Segundo Jardim e Canela (2004), se a

relação for 5,0 < DQO/DBO > 2,5, o efluente vai exigir cuidados na escolha do

processo biológico para que se tenha uma remoção desejável de carga orgânica. Já

se DQO/DBO > 5, o processo biológico tem pouca chance de sucesso (SANTOS,

2020).

(33)

Saiba Mais!

De acordo com Chernicharo (2007), os esgotos sanitários contêm aproximadamente 99,9% de água, e a fração restante inclui sólidos orgânicos e inorgânicos, suspensos e dissolvidos, bem como microrganismos. Portanto, é devido a essa fração de 0,1% que há necessidade de tratar os esgotos.

Considere 1.000 mg/L dos sólidos totais presentes no esgoto bruto; desse total, 350 mg/L estão em suspensão e 650 mg/L encontram-se dissolvidos. Veja na Figura 1, a seguir (SANTOS, 2020).

Figura 1. Sólidos totais presentes no esgoto bruto

A Deliberação Normativa Conjunta Copam/CERH nº 1, de 5 de maio de 2008 (CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, 2008), estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes em corpos de água superficiais.

Além disso, estabelece critérios para quatro tipos de classes de águas que recebem esses efluentes. A seguir, veja quais são essas classes (SANTOS, 2020).

Classe 1: águas destinadas ao abastecimento para consumo humano, após

tratamento simplificado; à proteção das comunidades aquáticas; à recreação

de contato primário (natação, esqui aquático, mergulho, etc.); à irrigação de

hortaliças que são consumidas cruas e de frutas que se desenvolvem rentes

ao solo e que são ingeridas cruas sem remoção de película; e à proteção das

comunidades aquáticas em terras indígenas.

(34)

Classe 2: águas destinadas ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; à proteção das comunidades aquáticas; à recreação de contato primário; à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas, parques, jardins e campos de esporte e lazer com os quais o público possa ter contato direto; à aquicultura, à atividade de pesca; e à pesca amadora.

Classe 3: águas destinadas ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional ou avançado; à irrigação de culturas arbóreas, cerealíferas e forrageiras; à recreação de contato secundário; e à dessedentação de animais.

Classe 4: águas destinadas à navegação; à harmonia paisagística; e aos usos menos exigentes.

Para cada uma dessas classes, existem critérios de qualidade de água. Os principais deles, que englobam as quatro classes, são: temperatura, pH, DBO, DQO e sólidos em suspensão total (SANTOS, 2020).

O pH deve estar situado entre 6,0 e 9,0. Por sua vez, a temperatura deve ser inferior a 40 ºC, sendo que a variação de temperatura do corpo receptor não deve exceder 3 ºC no limite da zona de mistura. A DBO deve ser de até 60 mg/L, ou deve haver tratamento com eficiência de redução de DBO em no mínimo 60% e média anual igual ou superior a 70% para sistemas de esgotos sanitários e de percolados de aterros sanitários municipais, além de tratamento com eficiência de redução de DBO em no mínimo 75% e média anual igual ou superior a 85% para os demais sistemas.

Já a DQO deve ser de até 180 mg/L. Por fim, a quantidade de sólidos em suspensão totais deve ser de até 100 mg/L (SANTOS, 2020).

4.2 Sistemas e elementos de esgotamento sanitário

O sistema de esgotamento sanitário é a junção de componentes responsáveis pela coleta, pelo transporte, pelo tratamento e pela disposição final dos esgotos sanitários (DIAS; ROSSO, 2012). Esse sistema pode ser dividido em: rede coletora, interceptor, emissário, sifão invertido, corpo de água receptor, estação elevatória e estação de tratamento.

A NBR 9649:1986 estabelece as diretrizes e critérios para a elaboração de

projetos de redes coletoras de esgotos sanitários. A seguir, veja como a norma define

Referências

Documentos relacionados

O segundo artigo, apresentado por José Fernando Vidal de Souza, intitulado “Considerações sobre saneamento básico e a fixação da tarifa pela prestação dos serviços

•   O saneamento básico, segundo a Lei nº 11.445/2007 é definido e assegurado como o conjunto dos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de

No Capítulo IV da Lei 11.445/2007, que se refere ao Planejamento, a prestação de serviços públicos de saneamento básico em todo território nacional deverá

A Lei 11.445 de 05 de janeiro de 2007 no artigo 2º aborda que os serviços públicos de saneamento básico sejam oferecidos com base na universalização do

No sentido de compatibilizar as carências dos serviços públicos de saneamento básico com as ações decorrentes do plano, serão elencadas para cada setor (abastecimento de

( ) A referida Lei estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico.. C) Estabelecer normas tarifárias e multas para

Considerando o complexo quadro estrutural necessário para organização e operacionalização dos serviços públicos de saneamento básico do Município de Aperibé, que compreendem os

Para tanto, o objetivo é propor metodolo- gia de avaliação da gestão municipal dos serviços de saneamento básico, por meio de indicado- res, considerando os requisitos da Lei