• Nenhum resultado encontrado

Plano de Recuperação Final EF2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Recuperação Final EF2"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Plano de Recuperação Final – EF2

Professores: Karen, Lívia, Mirelli e Vivi Série/Ano: 7º ANO

Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos, trabalhados durante o ano, nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conceitos que serão abordados no próximo ano.

Como estudar (estratégia):

O aluno deverá refazer os exercícios dados em sala e realizar a lista de exercícios. Deverá, também, refazer as provas aplicadas como forma de rever o conteúdo de maneira prática e assistir às vídeoaulas dos assuntos indicados.

Avaliação:

O conteúdo descrito abaixo será avaliado por meio de:

 1 PROVA com 10 (dez) questões dissertativas (valor: 8,0)

 1 LISTA DE EXERCÍCIOS (valor: 1,0);

 1 REDAÇÃO, cuja proposta se encontra no final desta lista (valor: 1,0)

MATÉRIA A SER ESTUDADA:

VOLUME CAPÍTULO Páginas ASSUNTO

3 11 12 a 16 Predicação Verbal: VI, VTD, VTI, VTDI

3 12 e 13 30 a 32

e 44 a 48

Tipos de Predicado (verbal e nominal), verbo de ligação e predicativo do sujeito

4 14 15 a 19 Complemento Verbal (objeto direto e objeto indireto)

4 15 33 a 37 e

42 e 43 Pronomes Oblíquos com função de objeto

4 16 55 a 59 Vozes Verbais

Redação / Interpretação de Texto

3 11 16 a 18 Descrição de personagens

3 12 33 e 34 Descrição de espaço

3 13 48 a 51 Descrição de objeto

LISTA DE EXERCÍCIOS

BLOCO I – INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Em nossas aulas, vimos que descrever não é apenas enumerar o maior número possível de detalhes, mas assinalar os traços mais significativos de uma personagem, de um espaço ou de um cenário.

Lembrando-se de tudo que estudamos sobre descrição, leia atentamente o trecho abaixo, retirado da obra Crepúsculo, de Stephenie Meyer, para responder aos exercícios 1 a 6.

“Foi ali, sentada no refeitório, tentando conversar com vários estranhos curiosos, que eu os vi pela primeira vez.

Eles estavam sentados num canto do refeitório, o mais longe possível de onde eu estava. Eram

(2)

Plano de Recuperação Final – EF2

cinco. Não conversavam e não comiam, apesar de cada um deles ter uma bandeja intocada de comida na sua frente. (...) Mas não foi nenhuma dessas coisas que chamou, e prendeu, minha atenção.

Eles não se pareciam em nada. Dos três garotos, um era grande - musculoso como um levantador de peso profissional, com cabelo escuro e encaracolado. Outro era alto, mais magro, mas ainda musculoso, e com cabelo loiro escuro. O outro era mais magro, menos musculoso, com cabelo cor de bronze, meio bagunçado. Ele aparentava ser mais jovem do que os outros, que pareciam que poderiam estar na faculdade, ou até mesmo serem professores ao invés de alunos.

As garotas eram opostos. A mais alta era maravilhosa. Ela tinha uma silhueta linda, do tipo que se vê na capa da revista Sports Illustrated, na edição de roupas de banho, e daquelas que fazem as outras garotas se sentirem mal consigo mesma só por estarem na mesma sala. O cabelo dela era dourado, gentilmente balançando até o meio das costas. A outra garota era mais baixa e parecia uma fadinha. Bem magra, com feições pequenas. O cabelo dela era totalmente preto, cortado curtinho e apontando para todas as direções.

E ainda assim, eles se pareciam muito. Todos eram muito pálidos, os mais pálidos de todos os alunos dessa cidade sem sol. Todos tinham olhos bem escuros, apesar da diferença na cor dos cabelos. Além disso, eles tinham olheiras – sombras arroxeadas, como machucados. Como se todos eles tivessem passado a noite em claro.

Mas não era por tudo isso que não conseguia tirar os olhos deles.

Eu os olhava porque seus rostos, tão diferentes, tão iguais, eram todos devastadoramente, inumanamente lindos. Eram rostos que você nunca espera encontrar além de, talvez, nas páginas editadas de uma revista de moda. Ou pintados por um dos velhos mestres como a face de um anjo. Era difícil decidir quem era o mais belo.”

1. a) Quantas personagens são descritas no trecho acima? Onde essas personagens estavam?

b) O que se pode concluir a respeito do narrador dessa história?

2. Logo no segundo parágrafo do trecho, a narradora, após descrever o que as personagens faziam, afirma que “não foi nenhuma dessas coisas que chamou, e prendeu, minha atenção”. A causa do interesse dela só é esclarecida no final do trecho. Sendo assim, explique por que a narradora ficou tão atraída por essas pessoas. Transcreva o trecho do texto que comprove sua resposta.

3. A linguagem utilizada para descrever as personagens pode ser considerada objetiva ou subjetiva? Justifique sua resposta com passagens do texto.

4. a) No início do texto, a narradora afirma: “Eles não se pareciam em nada”. Explique detalhadamente as diferenças existentes entre cada uma das personagens.

b) Depois de apontadas as diferenças, são as semelhanças que passam a ser descritas. Em quais aspectos aqueles que eram tão diferentes podiam ser tão parecidos?

5. a) Uma característica marcante da descrição é a forte adjetivação, que leva o leitor a visualizar o que é descrito. Retire do trecho alguns adjetivos que você considera importantes para a descrição das personagens.

b) A comparação é também um recurso muito usado em descrições, pois ajuda o leitor a imaginar melhor o elemento descrito. Transcreva um trecho em que há uma comparação para descrever uma personagem do sexo masculino e um trecho em que a comparação é usada para ajudar a caracterizar uma personagem do sexo feminino.

6. “Eram rostos que você nunca espera encontrar além de, talvez, nas páginas editadas de uma revista de moda. Ou pintados por um dos velhos mestres como a face de um anjo.”

Explique o que a autora quis dizer com e expressão destacada.

(3)

Plano de Recuperação Final – EF2

7. Em uma descrição, além dos aspectos perceptíveis por meio da visão, é importante que sejam exploradas também as sensações obtidas pelos outros órgãos do sentido: audição, olfato, tato, paladar... Lembrando-se disso, indique as sensações físicas predominantes nas descrições abaixo:

a) “Mão monstruosa, de tão áspera, incapaz de qualquer carícia, órfã de sutileza, indiferente ao cetim e ao veludo.” (Cassiano Ricardo)

b) “A catinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O voo negro dos urubus fazia círculos altos em redor de bichos moribundos.”

(Graciliano Ramos)

c) “Na noite anterior tinha chovido. Só um pouquinho. Do chão subia o cheiro morno, esquisito, de terra molhada. Esquisito, mas bem gostoso.” (Everaldo M. Veras)

d) “O rio era aquele cantador de viola, em cuja alma se refletia o batuque das estrelas nuas, perdidas no vácuo milenarmente frio do espaço...Depois ele ia cantando isso de perau em perau, de cachoeira em cachoeira...” (Bernardo Elis)

e) “A saliva impregnou-se de um sabor amargo. Era a fumaça que se espalhava com rapidez.

Depois, os gases trouxeram uma falsa sensação de doçura. Uma preparação, talvez, para a morte.”

8. Além da descrição das personagens, também é possível encontrar, no livro Crepúsculo, uma descrição minuciosa do espaço. Leia:

“Na Península Olímpica, no noroeste do estado de Washington, nos Estados Unidos, existe uma cidadezinha chamada Forks, que está quase que constantemente coberta por nuvens. Nessa cidade desimportante, chove mais do que em qualquer outro lugar do país. Foi dessa cidade e da sua sombra depressiva e onipresente que minha mãe fugiu comigo quando eu tinha só alguns meses de vida.”

a) Que aspectos da cidade de Forks são descritos nesse trecho?

b) Considerando que a obra Crepúsculo narra uma história que envolve vampiros, você acha que os aspectos do cenário destacados no trecho acima são relevantes para a trama?

Justifique sua resposta.

BLOCO II – GRAMÁTICA

9. Nas frases abaixo, separe o sujeito e o predicado.

a) Muitas crianças brasileiras têm passado o dia coletando sucata.

b) O trabalho dignifica o homem.

c) Marta e Maria não aceitaram a decisão.

d) Chegarão hoje meu tio e minha tia.

e) Este livro é meu.

f) Certamente a terra é azul.

g) Na última aula, a aluna esqueceu a borracha na escola.

(4)

Plano de Recuperação Final – EF2

h) Iremos ao cinema eu e ele.

i) A professora faltou.

j) O rouxinol não tem plumagem brilhante, mas o seu canto é excelente.

10. Identifique e classifique os verbos das orações a seguir de acordo com sua predicação (VI, VTD, VTI. VTDI, VL):

a) A bomba destruiu a loja.

b) Ela está linda.

c) Crianças gostam de brinquedos.

d) Ele escreveu uma carta ao filho.

e) O telhado desabou de repente.

f) Eu permaneci calado durante toda a explicação.

g) Os meninos andam sem sapatos.

h) Os professores castigavam os maus alunos.

i) A garota sumiu no shopping.

j) Os pássaros voavam para o campo.

k) João Miguel morreu neste final de semana.

l) Moro em Fortaleza.

m) O documento pertence ao diretor.

n) Comprei óculos novos.

o) O fã ofereceu flores ao músico.

11. Os verbos das orações a seguir estão destacados. Classifique-os e, em seguida, identifique e classifique sintaticamente o tipo de complemento (objeto direto ou objeto indireto) a eles associados. Siga o modelo:

Modelo:

A professora comprou um livro.

Classificação do verbo: VTD Complemento: um livro Tipo de complemento: OD

a) O menino ouvia histórias durante a aula.

b) Colocamos os livros dentro das estantes.

c) O menino apelou para o pai, mas não adiantou.

d) Ela gastou todo o dinheiro da viagem.

e) As pessoas precisam de cuidados.

f) Aquela canção fala sobre um período histórico do país.

12. Leia as frases e distribua em colunas o verbo e os complementos verbais (objeto direto e/ou objeto indireto). Em seguida, classifique o verbo quanto à transitividade. Caso o verbo não possua um dos complementos, passe um traço na coluna correspondente. Observe os modelos:

I. A região Sul ofereceu boas terras aos imigrantes.

II. Toda semana, o feirante puxava conversa.

(5)

Plano de Recuperação Final – EF2

Verbo Objeto direto Objeto indireto Classificação do verbo

I. ofereceu boas terras aos imigrantes VTDI

II. puxava conversa --- VTD

a) As crianças tiveram problemas.

b) O poeta Manuel Bandeira inventava palavras afetuosas.

c) O mesmo poeta criou o verbo “teadorar”.

d) O sogro não gostava de muita conversa.

e) Muitos professores optaram pelo livro didático.

f) Aquele administrador distribuiu dinheiro público aos seus amigos.

g) A Associação dos Amigos de Bairro ofereceu uma quermesse à vizinhança.

h) O grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade revela aos homens sua simplicidade.

i) A fêmea abandonou o filhote.

j) Ele sempre duvidava das pessoas pobres.

k) Diariamente os pensionistas reclamavam da comida.

l) Entregou a bolsa ao desconhecido.

m) Os turistas precisavam de muitos dólares.

n) O presidente, pessoalmente, noticiou o novo reajuste salarial ao público.

13. Identifique e classifique o predicado (verbal ou nominal) das orações a seguir. Em seguida, sublinhe o núcleo de cada predicado:

a) Gabriela ficou feliz com a notícia recebida.

b) Verifique suas anotações mais de uma vez.

c) As meninas estavam agitadas com a aproximação do desfile.

d) A ilha está deserta.

e) Os jovens gostam de aventuras.

f) O cantor dedicou a música a uma amiga.

g) Fernanda estava triste.

h) O lavrador cultiva a terra.

i) O romântico jovem passeava no parque municipal.

j) Era medrosa aquela criança.

k) Juliana ficou em casa.

l) Juliana ficou doente.

m) O goleiro habilidoso desvia a bola com a ponta dos dedos.

14. Circule o predicativo do sujeito das frases a seguir:

a) O sol estava quente.

b) Nossa amizade é firme.

c) Suas palavras parecem sinceras.

d) Ele andava triste atualmente.

e) A água está fria.

f) A Lua parece grande.

g) João ficou zangado.

h) As crianças ficaram rebeldes.

i) O dia continuava chuvoso.

(6)

Plano de Recuperação Final – EF2

j) Ele permaneceu sentado.

k) Minha proposta foi vitoriosa.

l) A operação é inútil.

15. Informe a função sintática (objeto direto ou objeto indireto) dos pronomes oblíquos presentes nas frases.

a) Nós lhe telefonamos no fim de semana.

b) O professor respeitava-o bastante.

c) Perdoou-lhe sem dificuldade.

d) A plateia olhava-os com admiração.

e) Mirou-se no vidro da janela, na falta de espelho.

f) Ela o agrediu sem motivos.

g) Quis mostrar-te o quadro.

16. Substitua os termos sublinhados pelo pronome pessoal adequado. Faça as adaptações necessárias. Em seguida, dê a função sintática desse pronome.

a) É preciso desenvolver o turismo no Brasil.

b) Os chefes explicavam a situação a seus funcionários.

c) Contei ao policial apenas o que ouvi.

d) O homem do cartório explicou a situação a ele.

e) Há situações de que não gostamos, mas é preciso enfrentar essas situações.

f) Digo isso a você com sinceridade.

g) Não posso vender o carro.

h) O diretor concedeu permissão aos alunos, mas já era tarde.

i) Não foi possível convencer o diretor.

j) O juiz considerou o réu culpado.

k) É preciso entregar a carta ao aluno.

l) É preciso entregar a carta ao aluno.

17. Em nossas aulas, vimos que o critério para se estabelecer a voz do verbo é semântico, ou seja, dependendo da relação entre o verbo e seu sujeito, ele pode estar na voz ativa (o sujeito pratica a ação do verbo), na voz passiva (o sujeito recebe a ação expressa pelo verbo) ou na voz reflexiva (o fato expresso pelo verbo é, simultaneamente, praticado e sofrido pelo sujeito).

Lembrando-se disso, observe as frases abaixo e identifique se ocorre voz ativa, passiva analítica, passiva sintética ou reflexiva.

a) Os gregos antigos instalaram suas divindades no pico do Olimpo.

b) A vida dos deuses era marcada por intrigas.

c) Os deuses reuniam-se no Olimpo.

d) Usava-se o mito como explicação definitiva dos fenômenos da natureza e da sociedade.

e) A chuva provocou inundações no centro da cidade.

f) As joias foram encontradas no porta-malas do carro pela polícia.

g) Nós nos cumprimentamos na entrada.

h) O atleta foi sorteado pela comissão para o exame antidoping.

i) Os ladrões foram cercados pela polícia.

j) Eu me penteava com cuidado.

k) A comissão sorteou o atleta para o exame antidoping.

18. As frases abaixo estão na Voz Ativa. Passe-as para a Voz Passiva Analítica.

a) O formato da casa atrai a curiosidade da vizinhança.

b) O arquiteto elaborou um projeto muito criativo.

(7)

Plano de Recuperação Final – EF2

c) O professor adiou a prova.

d) O aluno resolveu os exercícios.

e) Toda manhã, Joana recolhe as roupas do varal.

f) Pedro lê muitos livros todos os dias.

g) Os incêndios queimaram toda a safra de soja deste ano.

h) A luz circular do refletor envolve o pianista e o piano.

19. Passe para a Voz Ativa:

a) As moças foram enganadas pelo impostor.

b) O navio foi abandonado no cais pelo comandante.

c) Uma nova peça será encenada por aquele grupo.

d) O atleta será incorporado ao time pelo técnico.

20. I. As frases a seguir estão na Voz Passiva Sintética. Passe-as para a Voz Passiva Analítica:

a) Não se conhecem os responsáveis.

b) Entregou-se um requerimento ao diretor.

c) Vendem-se casas.

d) Reformam-se roupas usadas.

e) Compra-se apartamento na praia.

II. As frases a seguir estão na Voz Passiva Analítica. Passe-as para a Voz Passiva Sintética:

a) As mercadorias foram entregues.

b) A roupa foi consertada.

c) As plantas são regadas todos os dias.

d) As providências foram tomadas.

e) Os trabalhos eram analisados toda manhã.

BLOCO III – REDAÇÃO

Em nossas aulas, estudamos as sequências textuais e vimos que um texto narrativo pode apresentar trechos em que predomina a sequência descritiva, a qual visa caracterizar pessoas, espaços, objetos ou situações, possibilitando um maior envolvimento do leitor com a história. Lembrando-se das características do gênero descrição, leia atentamente as instruções e faça o que se pede.

Proposta:

Observe atentamente a imagem abaixo. Imagine-se fazendo parte dela: em abril de 1500, você é capitão de uma esquadra [conjunto de navios] que segue pelo Oceano Atlântico. De repente, as embarcações são surpreendidas por uma forte tempestade.

Seu trabalho será, após criar uma rápida introdução narrativa contando como você foi parar nessa situação, escrever entre dois e três parágrafos descritivos para apresentar este cenário. Lembre-se de que uma descrição não precisa ficar restrita ao que se pode ver, pois é possível também detalhar sons, aromas e texturas que o local apresenta, além de indicar as sensações psicológicas despertadas.

(8)

Plano de Recuperação Final – EF2

Instruções:

Para produzir sua introdução e os parágrafos descritivos, siga estas orientações:

a) Organize suas ideias. Anote que tipo de emoção, sentimento, reação ou reflexão o tema desencadeia em você.

b) Como ponto de partida para o texto, faça uma pequena narração explicando quem é você e como foi parar no meio dessa tempestade;

c) Elabore entre dois e três parágrafos descritivos capazes de apresentar com vivacidade o cenário, as emoções e o acontecimento em geral. Explore ao máximo as sensações físicas e as impressões psicológicas a fim de tornar seu texto mais interessante.

d) Empregue a primeira pessoa do singular (narrador-personagem) e a variedade padrão da língua.

e) O tempo verbal deve ser empregado no passado.

f) Sua redação deve ter entre 12 e 25 linhas.

g) Dê um título criativo ao seu texto.

Referências

Documentos relacionados

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA DO ESTADO (CF, ART. 37, § 6º) - CONFIGURAÇÃO - "BAR BODEGA" - DECRETAÇÃO DE PRISÃO CAUTELAR, QUE SE RECONHECEU INDEVIDA, CONTRA

Lernaea cyprinacea of Steindachnerina insculpta from Taquari River, municipality of Taquarituba, São Paulo State, Brazil.. Note the hemorrhagic area around the insertion point of

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

tidos para o Coefi ciente de Efi cácia Protéica para o leite de búfala, vaca e caseína como padrão, verifi caram que a caseína e o leite de vaca, não apresentaram diferença

Breve Histórico Profissional: Iniciou a carreira no Banco Bradesco S.A., em setembro de 1987, sendo, em maio de 2010, promovido ao cargo de Gerente Departamento e, em janeiro de

Participou do Programa de Educação Continuada em Finanças Corporativas com Foco na Geração de Valor pela Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de