• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO-FAE Estado de São Paulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO-FAE Estado de São Paulo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO-FAE

Estado de São Paulo

PROCURADOR JURÍDICO CONCURSO PÚBLICO 02/2017

NÃO ABRA ESTE CADERNO DE QUESTÕES ANTES QUE LHE PEÇAM.

AGUARDE AUTORIZAÇÃO PARA INICIAR A PROVA.

 Desligue o celular e outros aparelhos.

 Este Caderno de Questões contém 30 (trinta) questões da Prova do seu Cargo. Verifique se este caderno corresponde com a sua opção de inscrição.

 Procure responder as questões na ordem em que elas aparecem no Caderno de Questões.

Responda a todas as questões.

 Os candidatos poderão levar consigo o caderno de questões restando 30 (trinta) minutos do término da prova.

 Você deve assinar a Folha de Respostas. Confira todos os seus dados e assine no campo indicado para assinatura.

A não assinatura por parte do candidato na Folha de Respostas resultará na eliminação automática do mesmo.

 Para preenchimento da Folha de Respostas, utilize caneta esferográfica azul ou preta.

 Você deve assinalar na Folha de Respostas somente uma letra (alternativa) para cada questão.

 Preencha na Folha de Respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra escolhida conforme o exemplo:

 É vedado qualquer tipo de consulta e/ou comunicação durante a Prova.

 A prova terá duração de 2 horas.

O tempo mínimo de permanência na sala é de 1 hora.

 Os três últimos candidatos sairão simultaneamente da sala. Havendo insistência por parte do candidato em sair da sala, este será considerado desistente do Concurso Público.

 Deixe sobre a carteira apenas RG, Caneta, Lápis e Borracha.

 Qualquer dúvida, fale exclusivamente com o fiscal de sala.

BOA PROVA !

REALIZAÇÃO

(2)

PROCURADOR JURÍDICO UNIFAE

ʭ CONHECIMENTOS GERAIS

CONHECIMENTO UNIVERSAL ¿ ?

01

Desde o sorteio de grupos, no final de 2017, a seleção brasileira de futebol já sabe quais equipes enfrentará na primeira fase da próxima Copa do Mundo de Futebol. Incluso entre os maiores acontecimentos culturais do mundo, o evento teve em sua última edição cerca de 3,6 bilhões de espectadores. Onde acontecerá a Copa do Mundo de Futebol de 2018?

(A) Arábia Saudita

(B) EUA

(C) Rússia (D) Índia

02

Bancos e poupadores aguardam, há quase 30 anos, uma decisão da justiça em relação aos prejuízos causados pelos planos econômicos Collor 1 e Collor 2. Porém, o desfecho dos processos de indenização por perdas finalmente parece se aproximar, após reuniões feitas pela Advocacia Geral da União, em dezembro, a fim de selar os acordos. Por que os planos econômicos ficaram conhecidos como Collor 1 e Collor 2?

(A) À época dos planos, o Presidente da República era Fernando Collor de Mello.

(B) Pedro Collor, irmão do ex-presidente Collor, organizou os planos durante sua participação no Ministério da Fazenda.

(C) Trata-se de acrônimo dos planos elaborados para Colaboração de Liquidez Ordinária.

(D) Os planos econômicos foram criados por Fernando Collor quando ele era Ministro da Economia do presidente José Sarney.

03

A estarrecedora notícia sobre o comércio de escravos na Líbia foi amplamente difundida em novembro de 2017 e revoltou a comunidade internacional. Embora o crime seja denunciado há tempos por ONGs que atuam no país, sua prática se intensificou nos últimos anos devido à associação de fatores como a instabilidade política provocada pelo assassinato do ex-ditador Muammar Kadafi e o aumento do número de imigrantes negros que lá chegam com o sonho de alcançar o continente europeu, a partir da capital. Qual a capital da Líbia?

(A) Alepo (B) Rabat (C) Trípoli (D) Dacar

LÍNGUA PORTUGUESA ¿ ?

Texto para as questões 04 e 05.

A novidade

Gilberto Gil / Bi Ribeiro / Herbert Vianna / João Barone 1 A novidade veio dar à praia

2 Na qualidade rara de sereia

3 Metade, o busto de uma deusa maia 4 Metade, um grande rabo de baleia 5 A novidade era o máximo

6 Do paradoxo estendido na areia 7 Alguns a desejar seus beijos de deusa 8 Outros a desejar seu rabo pra ceia 9 Ó, mundo tão desigual

10 Tudo é tão desigual 11 Ó, de um lado este carnaval 12 Do outro a fome total

13 E a novidade que seria um sonho 14 O milagre risonho da sereia 15 Virava um pesadelo tão medonho

16 Ali naquela praia, ali na areia 17 A novidade era a guerra

18 Entre o feliz poeta e o esfomeado 19 Estraçalhando uma sereia bonita 20 Despedaçando o sonho pra cada lado 21 Ó, mundo tão desigual

22 Tudo é tão desigual 23 Ó, de um lado este carnaval 24 Do outro a fome total

FONTE: http://www.gilbertogil.com.br/sec_disco_info.php?id=377&letra

04

Nos versos 3 e 4, a vírgula é usada para marcar a elipse de um verbo facilmente identificável pelo contexto. Trata-se da forma verbal:

(A) Era (B) Estava (C) Tinha (D) Existia

05

Considerando o verso 13, a forma verbal seria, no futuro do pretérito, justifica-se, pois:

(A) Constrói a ideia de que a novidade se tornara efetivamente um sonho, simbolizando as esperanças reais da sociedade, e, em seguida, transformou-se em sofrimento, revelando sua real face.

(B) Estabelece, em seu uso literal, algo que apenas se realiza no plano da hipótese, mas não no plano da realidade, fazendo com que qualquer possibilidade de realização seja anulada.

(C) Cria a certeza de que, exatamente por ser forma verbal no futuro, haverá a realização plena da construção da esperança.

(D) Faz com que o leitor se sinta próximo da cena descrita, uma vez que a projeção para o futuro o conduz o preenchimento da expectativa de realização social.

Texto para as questões de 06 a 10.

[...]

O tempo vivido não é tempo real: algumas vezes pode ser mais rápido; algumas vezes, mais lento. As transformações do mundo que vivenciamos nos últimos anos, seja por causa da precipitação da crise de um sistema de poder que parecia muito sólido e, aliás, ambicionava representar o futuro do planeta, seja por causa da rapidez dos progressos técnicos, suscitam em nós o dúplice estado de espírito do encurtamento e da aceleração dos tempos.

Sentimo-nos por vezes à beira do abismo e a catástrofe impende. Nós nos salvaremos? Como nos salvaremos?

Quem nos salvará? Estranhamente, essa sensação de estar acossados pelos acontecimentos em relação ao futuro contrasta com a sensação oposta do alongamento e refreamento do tempo passado, em relação ao qual a origem do homem remonta cada vez mais para trás.

Quanto mais a nossa memória afunda em um passado remoto que continua a se alongar, mais a nossa imaginação se inflama com a ideia de uma corrida sempre mais rápida em direção ao fim. É um pouco o estado de espírito do velho, que conheço bem: para ele, o passado é tudo; o futuro, nada. Teríamos pouco motivo para ficar alegres se não fosse pelo fato de um grande ideal como o dos direitos do homem subverter completamente o sentido do tempo, pois se projeta nos tempos longos, como todo ideal, cujo advento não pode ser objeto de uma revisão, como eu dizia no início, mas depende de um presságio.

Hoje podemos apenas apostar em uma visão da

história para a qual é possível dizer que a racionalidade não

mora mais aqui — como está distante o tempo em que Hegel

ensinava aos seus discípulos em Berlim que a razão governa

tudo! Que a história conduza ao reino dos direitos do

homem e não ao reino do Grande Irmão, pode ser somente o

objeto de um compromisso.

(3)

PROCURADOR JURÍDICO UNIFAE É verdade que apostar é uma coisa e vencer é outra.

Mas também é verdade que em aposta o faz porque tem confiança na vitória. É claro, não basta confiança para vencer. Mas se não se tem a menor confiança, a partida está perdida antes de começar.

Depois, se me perguntassem o que é necessário para se ter confiança, eu voltaria às palavras de Kant, citadas no início: conceitos justos, uma grande experiência e, sobretudo, muito boa vontade.

Norberto Bobbio – A era dos direitos

FONTE:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/297730/mod_resource/content/0/norberto- bobbio-a-era-dos-direitos.pdf

06

No 1º parágrafo, em “As transformações do mundo que vivenciamos nos últimos anos, seja por causa da precipitação da crise de um sistema de poder que parecia muito sólido e, aliás, ambicionava representar o futuro do planeta, seja por causa da rapidez dos progressos técnicos, suscitam em nós o dúplice estado de espírito do encurtamento e da aceleração dos tempos”, se pluralizássemos apenas o termo em destaque – sistemas –, teríamos, respeitadas as convenções da gramática normativa:

(A) As transformações do mundo que vivenciamos nos últimos anos, seja por causa da precipitação da crise de sistemas de poder que parecia muito sólido e, aliás, ambicionava representar o futuro do planeta, seja por causa da rapidez dos progressos técnicos, suscita em nós o dúplice estado de espírito do encurtamento e da aceleração dos tempos.

(B) As transformações do mundo que vivenciamos nos últimos anos, seja por causa da precipitação da crise de sistemas de poderes que parecia muito sólido e, aliás, ambicionavam representar o futuro do planeta, seja por causa da rapidez dos progressos técnicos, suscita em nós o dúplice estado de espírito do encurtamento e da aceleração dos tempos.

(C) As transformações do mundo que vivenciamos nos últimos anos, seja por causa da precipitação da crise de sistemas de poder que pareciam muito sólidos e, aliás, ambicionavam representar o futuro do planeta, seja por causa da rapidez dos progressos técnicos, suscitam em nós o dúplice estado de espírito do encurtamento e da aceleração dos tempos.

(D) As transformações do mundo que vivenciamos nos últimos anos, sejam por causa da precipitação das crises de sistemas de poder que parecia muito sólido e, aliás, ambicionavam representar o futuro do planeta, seja por causa da rapidez dos progressos técnicos, suscita em nós o dúplice estado de espírito do encurtamento e da aceleração dos tempos.

07

Em “Sentimo-nos por vezes à beira do abismo e a catástrofe impende”, no 1º parágrafo, o termo em destaque poderia ser substituído, sem alteração de sentido do texto original, por:

(A) Se desvanece (B) É vedada (C) É iminente (D) Distancia-se 08

Na passagem do 2º parágrafo “Teríamos pouco motivo para ficar alegres se não fosse pelo fato de um grande ideal como o dos direitos do homem subverter completamente o sentido do tempo”, se a forma verbal em destaque fosse transposta para o futuro do presente, mantendo-se a correta relação entre os tempos e modos verbais, teríamos:

(A) Teremos pouco motivo para ficar alegres se não fosse pelo fato de um grande ideal como o dos direitos do homem subverter completamente o sentido do tempo.

(B) Teremos pouco motivo para ficar alegres se não ser pelo fato de um grande ideal como o dos direitos do homem subverter completamente o sentido do tempo.

(C) Teremos pouco motivo para ficar alegres se não for pelo fato de um grande ideal como o dos direitos do homem subverter completamente o sentido do tempo.

(D) Teremos pouco motivo para ficar alegres se não fora pelo fato de um grande ideal como o dos direitos do homem subverter completamente o sentido do tempo.

09

Para o autor, no segundo parágrafo:

(A) O velho acredita no futuro, porque nutre esperanças fundadas nos direitos do homem.

(B) A valorização dos direitos do homem faz com que as pessoas se sintam mais velhas, frágeis e inseguras em relação à sociedade em que vivem.

(C) Pensar no tempo que passa é, para os mais velhos, acreditar em um grande ideal.

(D) O ideal dos direitos dos homens, por ser um grande ideal, traz alguma felicidade, pois é capaz de ampliar o horizonte em busca de algo a ser atingido.

10

No último parágrafo, em “Depois, se me perguntassem o que é necessário para se ter confiança, eu voltaria às palavras de Kant, citadas no início: conceitos justos, uma grande experiência e, sobretudo, muito boa vontade”, o termo em destaque estabelece ideia de:

(A) Finalidade (B) Causa (C) Condição (D) Oposição

MATEMÁTICA ¿ ?

11

Na sala de aula, cinco amigos estão sentados lado a lado na primeira fileira. Larissa não está ao lado de Carlos, mas está ao lado de Fernando, que também está ao lado de Roberta.

Se Mateus também não está sentado ao lado de Carlos, quem está ao lado de Mateus?

(A) Fernando (B) Roberta (C) Larissa (D) Ninguém

12

Analise a composição lógica da proposição seguinte e responda.

Se as leis forem cumpridas, certamente haverá justiça.

Qual alternativa apresenta proposição logicamente correspondente?

(A) Ou se vive em harmonia ou se faz a guerra.

(B) A paz promove a felicidade e a felicidade é fundamento da paz.

(C) O jogo terminará desde que a chuva não aumente.

(D) Conforme estabelecido pela legislação, Marisa abriu sua própria empresa.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ¿ ?

13

Após o movimento de popularização da internet, uma das grandes preocupações atuais é com a segurança dos dados intercambiados pela rede. Dessa forma, parte significativa de sites e domínios provedores de conteúdo têm adotado, como medida protetiva à informação, o protocolo HTTP adicionado de uma camada de segurança, a qual permite que dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada. Qual a versão segura do protocolo HTTP?

(A) Secure Web

(B) https

(C) xml

(D) ftp

(4)

PROCURADOR JURÍDICO UNIFAE

14

O Microsoft Word 2013 está entre os editores de texto mais populares e utilizados. Dentre os ótimos recursos que disponibiliza, encontra-se uma sessão voltada para o gerenciamento de comentários e anotações de revisão. Qual procedimento básico para adicionar um comentário ao texto no Word?

(A) Clicar com o botão direito do mouse sobre o texto e selecionar a opção “Habilitar comentário e revisão”.

(B) Selecionar o texto a comentar, clicar no menu

“Referências” e, em seguida, selecionar a opção “Inserir nota de rodapé”.

(C) Selecionar o texto a comentar, clicar no menu

“Correspondências” e, em seguida, selecionar a opção

“Comentários”.

(D) Clicar no menu “Revisão” e, em seguida, selecionar a opção “Novo comentário”.

ʭ CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

DIREITO CONSTITUCIONAL 15

A Constituição Brasileira de 1988 é definida pela doutrina como uma constitucional prolixa, já que adentra no tratamento de matérias que não são exclusivamente constitucionais. Dentre essas matérias, algumas são de ordem processual e, dentre as ações processuais nela previstas, está o mandado de segurança.

Acerca do mandado de segurança, analise as frases e assinale a correta.

(A) A ação de mandado de segurança não se submete às regras de alçada.

(B) Os integrantes de uma entidade de classe precisam autorizar que esta impetre mandado de segurança coletivo em defesa de seus interesses.

(C) A associação que está constituída e em funcionamento há mais de um ano pode impetrar mandado de segurança para defesa de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos.

(D) Todo e qualquer ato que ofensa direito líquido e certo pode ser alvo de mandado de segurança, mesmo em se tratando de ato do qual caiba recurso administrativo com ou sem efeito suspensivo, de decisão judicial da qual caiba recurso com ou sem efeito suspensivo. Não caberá, contudo, contra decisão judicial transitada em julgado, já que sobre esta caberá ação rescisória.

16

Com relação aos servidores e empregados públicos, analise as assertivas que seguem e responda de acordo com a previsão contida na Constituição Federal.

I - Desde que preencham os requisitos estabelecidos em lei, os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis somente aos brasileiros, sejam eles natos ou naturalizados.

II - A investidura em cargo ou emprego público sempre dependerá de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e título, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego.

III - Ao servidor público civil e militar é garantido o direito à livre associação sindical.

IV - O servidor público eleito prefeito, vereador ou deputado, tanto federal como estadual, ficará afastado de seu cargo e poderá optar pelo vencimento referente ao cargo que exerce ou do mandado eletivo ao qual foi eleito.

V - É vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para efeito de remuneração de pessoal do serviço público bem como os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.

Das assertivas, pode-se afirmar que estão corretas:

(A) Somente I e IV.

(B) Somente III, IV e V.

(C) Somente V.

(D) Somente I, II e V.

DIREITO ADMINISTRATIVO 17

Com relação aos atos administrativos, analise as frases abaixo e assinale a opção incorreta.

(A) A autoexecutoriedade é um dos atributos do ato administrativo pelo qual deve a Administração Pública sempre explicitar os motivos que justificaram a prática de sua conduta.

(B) A presunção de legitimidade dos atos administrativos é um atributo que faz com que se presuma a conformidade dos atos com os dispositivos legais vigentes e exigíveis segundo o órgão responsável por sua elaboração. Esta presunção, contudo, é meramente relativa, ou seja, é possível questionar a invalidade do ato administrativo perante os órgãos competentes, sejam eles administrativos ou judiciais.

(C) Atos discricionários são aqueles praticados com certa margem de liberdade ao administrador público, segundo critérios de conveniência e oportunidade. Já os atos vinculados são aqueles que têm prévia e objetiva tipificação legal do único possível comportamento da Administração em face de situação igualmente prevista em termos de objetividade absoluta.

(D) É possível a prática de controle judicial sobre a validade de ato administrativo, mesmo se tratando de ato administrativo discricionário, visto que, nessa modalidade de ato administrativo, também há requisitos ou elementos vinculados e, portanto, perfeitamente passíveis de controle de legalidade, não ocorrendo, daí, qualquer violação do princípio da tripartição dos Poderes do Estado.

18

Com relação aos bens públicos, analise as assertivas que seguem.

I - Os bens públicos de uso comum não estão sujeitos a usucapião, enquanto que os dominicais estão sujeitos.

II - A inalienabilidade dos bens públicos é absoluta.

III - Os bens públicos de uso comum e de uso especial não podem ser desafetados, diante do regime jurídico a que se sujeitam.

IV - O uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem.

V - São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno, todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem.

Das assertivas, estão corretas somente aquelas constantes em:

(A) I, III e IV (B) II e V (C) IV e V (D) I e II 19

Com relação à responsabilidade do Estado pela pratica de seus atos, analise as assertivas e responda à luz da Constituição Federal de 1988.

I - A teoria do risco administrativo não admite as causas excludentes de responsabilidade do Estado tal como a culpa exclusiva da vitima.

II - Apenas as pessoas jurídicas de direito público respondem, objetivamente, pelos danos decorrentes da atuação de seus agentes.

III - A ação regressiva transmite-se aos herdeiros e

sucessores do servidor indicado como causador do

dano.

(5)

PROCURADOR JURÍDICO UNIFAE IV - A sentença judicial ou decisão judicial ensejam

também a responsabilidade civil da Fazenda Pública, pois esta deverá indenizar o condenado por erro judiciário bem como por prisão além do tempo fixado em sentença.

Das assertivas, estão corretas apenas:

(A) IV (B) III e IV (C) II e IV (D) I e III

DIREITO CIVIL 20

Assinale a alternativa incorreta.

(A) O falso motivo só vicia a declaração de vontade quando expresso como razão determinante.

(B) O erro prejudica a validade do negócio jurídico quando a pessoa, a quem a manifestação de vontade se dirige, se oferecer para executá-la na conformidade da vontade real do manifestante.

(C) A transmissão errônea da vontade por meios interpostos é anulável nos mesmos casos em que o é a declaração direta.

(D) O erro de indicação da pessoa ou da coisa, a que se referir a declaração de vontade, não viciará o negócio quando, por seu contexto e pelas circunstâncias, se puder identificar a coisa ou pessoa cogitada.

21

Sobre o tema contratos, analise as alternativas apresentadas e assinale a correta.

(A) Sem exceções, tem direito o evicto, além da restituição integral do preço ou das quantias que pagou à indenização dos frutos que tiver sido obrigado a restituir e à indenização pelas despesas dos contratos e pelos prejuízos que diretamente resultarem da evicção, somente.

(B) O maior de dezesseis e menor de dezoito anos não emancipado pode ser mandatário, mas o mandante não tem ação contra ele senão de conformidade com as regras gerais, aplicáveis às obrigações contraídas por menores.

(C) A prestação de serviço não se poderá convencionar por mais de seis anos, embora o contrato tenha por causa o pagamento de dívida de quem o presta, ou se destine à execução de certa e determinada obra. Neste caso, decorridos quatro anos, dar-se-á por findo o contrato, ainda que não concluída a obra.

(D) A resilição unilateral, nos casos em que a lei expressa ou implicitamente o permita, opera mediante denúncia notificada à outra parte. Se, porém, dada a natureza do contrato, uma das partes houver feito investimentos consideráveis para a sua execução, a denúncia unilateral só produzirá efeito depois da citação em ação para esse fim promovidas.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 22

Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:

I - Os processos de ações conexas serão reunidos para decisão conjunta, salvo se um deles já houver sido sentenciado.

II - A incompetência, absoluta ou relativa, somente poderá ser alegada como questão preliminar de contestação, à luz do que dispõe o Código de Processo Civil de 2015.

III - Não se considera fundamentada qualquer decisão judicial, seja ela interlocutória, sentença ou acórdão, que se limitar à indicação, à reprodução ou à paráfrase de ato normativo, sem explicar sua relação com a causa ou a questão decidida.

IV - Todas as questões relativas à validade do procedimento de cumprimento da sentença e dos atos executivos subsequentes deverão ser arguidas

pelo executado em autos apartados e nestes serão decididas pelo juiz.

(A) Todas as proposições estão incorretas.

(B) Estão corretas apenas as proposições I, II e IV.

(C) Estão corretas apenas as proposições I e III.

(D) Todas as proposições estão corretas.

DIREITO DO TRABALHO 23

Anaxágoras foi contratado pela empresa “Ferramentas do Olimpo Ltda”, em 10/08/14, para exercer a função de auxiliar de produção, com jornada de trabalho compreendida das 22:00h às 06:00h. Há duas semanas atrás, João foi transferido para o turno diurno que compreende das 08:00h às 17:00h com 1 hora de intervalo para refeição e descanso.

A alteração da jornada se deu de forma unilateral pelo empregador, sem o consentimento de João.

Diante de tal situação, tomando-se por base a CLT e o entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho a respeito, é correto afirmar que:

(A) A alteração é inválida por dois motivos: o primeiro é a falta de autorização do empregado, já que toda alteração depende do consentimento das partes envolvidas; o segundo é a redução salarial que o empregado sofrerá, já que, por realizar as atividades no período diurno, perderá o direito ao adicional noturno.

(B) A alteração é válida, pois a legislação prevê que o empregador, por ser detentor do poder diretivo, pode realizar qualquer alteração, independentemente do consentimento do empregado e dos resultados decorrentes desta alteração.

(C) A alteração é inválida apenas por um único motivo:

Anaxágoras sofreu redução salarial, o que é vedado pela Constituição Federal, segundo o art. 7º, VII, que prevê que somente mediante negociação coletiva um trabalhador pode ter seu salário reduzido.

(D) A alteração é válida, pois é benéfica ao empregado já que é sabido que o trabalho noturno é prejudicial aos trabalhadores ante a inversão do seu relógio biológico e a exclusão social que isso propicia, de modo que, mesmo com a perda salarial pela retirada do adicional, essa alteração é vista como in mellius.

24

João, no prazo de um mês, faltou 10 (dez) dias ao serviço.

Os motivos das ausências foram: a morte de sua mãe;

compareceu à cerimônia de casamento de seu filho caçula;

compareceu ao hospital para doar sangue pela primeira vez em sua vida; foi a uma audiência prestar depoimento como testemunha, perdendo um dia inteiro para isso; compareceu 1 (um) dia no sindicato para votar em assembleia (que discutiria se a categoria faria greve ou não contra o empregador) e por 4 (quatro) dias por comparecer na referida greve que foi então deflagrada e posteriormente considerada abusiva pelo Tribunal Regional do Trabalho da respectiva região.

Com base no relato acima, levando-se em conta a legislação vigente e do entendimento consagrado pelo Tribunal Superior do Trabalho, assinale a alternativa correta.

(A) Em todos esses dias João sofrerá desconto pelas ausências, já que todas elas são consideradas hipóteses de suspensão do contrato de trabalho.

(B) Em todos esses dias João não sofrerá desconto pelas ausências, já que todas elas são consideradas hipóteses de interrupção do contrato.

(C) Apenas não serão descontados 4 (quatro) dias de ausência de João, já que são hipóteses de interrupção do contrato.

(D) Apenas não serão descontados 5 (cinco) dias de

ausência de João, já que são considerados como

interrupção do contrato.

(6)

PROCURADOR JURÍDICO UNIFAE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

25

Segundo prevê expressamente a CLT, é correto afirmar que:

(A) O executado será citado para pagar ou indicar bens no prazo de 48h, sob pena de penhora de seus bens senão o fizer.

(B) O executado será citado para pagar em 24h, sob pena de acréscimo de multa de 10% e penhora de seus bens senão o fizer.

(C) O executado será intimado a pagar ou indicar bens a penhora no prazo de 15 dias, sob pena de acréscimo de multa de 10% e penhora de seus bens senão o fizer.

(D) O executado será citado para pagar em 15 dias, sob pena de penhora de seus bens senão o fizer.

DIREITO PENAL 26

Analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta erro:

(A) Constitui Crime de prevaricação deixar o Diretor de Penitenciária e/ou agente público, de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.

(B) Configura-se Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado o ato de entrar no exercício de função pública antes de satisfeitas as exigências legais, ou continuar a exercê-la, sem autorização, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substituído ou suspenso.

(C) Configura-se Violação do sigilo de proposta de concorrência o ato de revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação.

(D) Configura-se Impedimento, perturbação ou fraude de concorrência o ato de impedir, perturbar ou fraudar concorrência pública ou venda em hasta pública, promovida pela administração federal, estadual ou municipal, ou por entidade paraestatal; afastar ou procurar afastar concorrente ou licitante, por meio de violência, grave ameaça, fraude ou oferecimento de vantagem.

DIREITO TRIBUTÁRIO 27

O Código Tributário Nacional, ao discorrer sobre a interpretação e integração da legislação tributária, afirma que “A lei tributária não pode alterar a definição, o conteúdo e o alcance de institutos, conceitos e formas de direito privado, utilizados, expressa ou implicitamente, pela Constituição Federal, pelas Constituições dos Estados, ou pelas Leis Orgânicas do Distrito Federal ou dos Municípios, para definir ou limitar competências tributárias”. Assim, ao falar da obrigação tributária, é inevitável recorrer às lições de Direito Civil onde são apresentadas as modalidades das obrigações que podem ser de dar, fazer ou não fazer. O Código Tributário Nacional traz a obrigação tributária no artigo 113, da seguinte forma:

“Art. 113. A obrigação tributária é principal ou acessória.

§ 1º A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.

§ 2º A obrigação acessória decorre da legislação tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.

§ 3º A obrigação acessória, pelo simples fato da sua inobservância, converte-se em obrigação principal relativamente à penalidade pecuniária.”

Feitas estas considerações sobre a obrigação tributária, julgue as assertivas abaixo e assinale a afirmativa correta.

I - A obrigação de pagar a multa é obrigação acessória e o pagamento do tributo é obrigação principal.

II - A obrigação de escriturar os documentos fiscais é prevista em lei, sendo dever do contribuinte e, portanto, obrigação tributária principal juntamente com o pagamento do tributo.

III - A obrigação de pagar a multa é obrigação principal e a de escriturar os documentos fiscais é acessória.

(A) Está correta apenas a assertiva III.

(B) Estão corretas apenas as assertivas I, II e III.

(C) Estão corretas apenas as as assertivas I e II.

(D) Estão incorretas apenas as assertivas I e III.

REGULAMENTOS INSTITUCIONAIS 28

De acordo com o texto do Regime Geral do UNIFAE, assinale a alternativa incorreta.

(A) Cabe ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão estabelecer e aprovar os projetos de pesquisas, observadas as condições e exigências existentes sobre a matéria e o disposto no Estatuto e no Regimento Geral do Unifae.

(B) O Centro Universitário rege-se pela legislação própria, por seu Estatuto, por seu Regime Geral e pelos atos normativos internos.

(C) O Regimento Geral do UNIFAE só pode ser alterado ou reformado por decisão de, no mínimo, três quintos dos membros do Conselho Universitário.

(D) As propostas de alterações do Regime Geral do UNIFAE são de iniciativa do Reitor, ou mediante proposta fundamentada de dois terços, pelo menos, dos membros do Conselho Universitário.

29

O Centro Universitário UNIFAE goza de autonomia:

(A) didático-científica, administrativa, de execução orçamentária e disciplinar, a ser exercida na forma do Estatuto e do Regime Geral.

(B) didático-científica, administrativa e disciplinar, a ser exercida na forma do Estatuto e do Regime Geral.

(C) didático-científica, administrativa e disciplinar, a ser exercida na forma do Estatuto e de leis municipais próprias.

(D) didático-científica, administrativa, de execução orçamentária e disciplinar, a ser exercida na forma do Estatuto e de leis municipais próprias.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA 30

Em relação ao Auxílio Funeral provido pela administração pública do Município de São João da Boa Vista, Estado de São Paulo, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I - O auxílio funeral é devido à família do servidor falecido da ativa ou aposentado, em valor equivalente a 3 (três) vencimentos iniciais correspondentes à referência 1 do nível I do grupo ocupacional operacional integrante do plano de carreiras dos servidores da Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista.

II - O auxílio funeral será pago apenas uma única vez pelo órgão ou entidade onde o servidor se encontrava vinculado a mais tempo, ou pelo qual se aposentou, no prazo de 15 (quinze) dias, à pessoa da família que comprovadamente houver custeado o funeral.

III - Se o funeral for custeado por terceiro, desde que devidamente comprovado, este receberá o auxílio funeral, no prazo maior de 30 (trinta) dias.

(A) Apenas as afirmativas I e II estão incorretas.

(B) Apenas as afirmativas I e III estão incorretas.

(C) Apenas as afirmativas II e III estão incorretas.

(D) Todas as afirmativas estão incorretas.

___________

Referências

Documentos relacionados

1) O Poder Público tem 5 anos, após a edição do decreto expropriatório, para ajuizar a demanda judicial de desapropriação, nos casos de utilidade pública, necessidade ou

O objetivo desse trabalho ´e a construc¸ ˜ao de um dispositivo embarcado que pode ser acoplado entre a fonte de alimentac¸ ˜ao e a carga de teste (monof ´asica) capaz de calcular

A citada lei prevê regras regulando o regime jurídico dos órgãos colegiais (art. A contribuição que o direito espanhol pode fornecer à realidade jurídica brasileira

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

[r]

para o processo de investigação, uma vez que é com base nos diários de campo.. que os investigadores conseguem analisar e refletir sobre os dados recolhidos, permitindo

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

The aim of this study was to determine the association between polymorphisms in the TNFA, IFNGR1, IL8, IL1B, MIF and IL1RN genes and risk of development of CD in a