• Nenhum resultado encontrado

cristãos enfrentamos fácil: temos de remar contra a maré; temos de fazer oposição; temos de ser o contraponto,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "cristãos enfrentamos fácil: temos de remar contra a maré; temos de fazer oposição; temos de ser o contraponto,"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Unidos para que o mundo creia

O

desafio que nós cristãos enfren- tamos não é na- da fácil: temos de re- mar contra a maré; te- mos de fazer oposição;

temos de ser o contra- ponto, uma vez que fo- mos comprados pelo sangue do Cordeiro e nos tornamos proprie- dade exclusiva e nação santa do Senhor; temos de remar contra o relati- vismo da sociedade; temos de fazer oposição a todo sinal de morte pre- sente na existência das pessoas e nas estruturas em que estamos inseri- dos; temos de ser o contraponto de um mundo totalmente deturpado em relação ao projeto de Deus.

Uma das principais marcas do nosso tempo é, talvez, o individualismo, que resulta em desunião. A grande maioria das pessoas está muito mais interessada em seu próprio bem do que no bem do seu próximo. Elas fa- zem de tudo para alcançar seus objetivos, mesmo que esse “tudo” inclua prejudicar alguém. As pessoas têm dificuldade em confiar umas nas ou- tras. Não sabem mais o que é fidelidade, altruísmo e fraternidade. Por is- so, quem decide viver integralmente com Cristo coloca-se naturalmente como opositor a esse cenário, pois o ministério de Jesus foi marcado pe- la tolerância, pela inclusão e, sobretudo, pela comunhão.

Já ouvi algumas vezes relato de pessoas recém-chegadas à igreja dizendo que o que mais chamou sua atenção foi a forma como os irmãos se tratam, um relacionamento marcado pela alegria, pela amizade, pela cumplicida- de e, principalmente, pelo amor. Por isso, Jesus destacou que a união se- ria um elemento determinante para que toda pregação sobre quem é Deus deixasse de ser teórica e se transformasse em algo concreto e coerente.

Na oração sacerdotal, no capítulo 17 do evangelho de João, Jesus está esclarecendo mais uma vez o objetivo do Seu ministério e também qual era Sua expectativa em relação a quem O estava seguindo e de quem vi- ria a segui-Lo no futuro: “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim” (Jo 17:20).

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIII | Nº 569 | 17 DE MAIO DE 2015

(2)

Dentre essas recomendações, Jesus destaca a importância da união, di- zendo: “[Rogo-te] a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17:21). Em outras palavras, Jesus está dizendo que, assim como está unido ao Pai, Ele deseja que nós também estejamos uni- dos a Ele e entre nós, pois assim nossa união com Deus servirá de tes- temunho e evidência de que, de fato, Jesus veio ao mundo para salvá-lo.

Se a falta de união no mundo é uma evidência do pecado, a união de quem vive com Cristo é a prova da graça de Deus. Nossa união, enquanto co- munidade fé, enquanto família e também enquanto casais, glorifica o no- me de Deus e sinaliza Seu amor. Somos chamados a superar nossas dife- renças e até as desavenças, tanto para que possamos viver bem e em paz quanto, principalmente, porque assim seremos um verdadeiro contraponto àquilo que vemos por aí afora.

Precisamos ser diferentes e fazer a diferença, a tempo e fora de tempo. E muitas vezes não será necessário fazermos nada além de ficarmos juntos, bem juntinhos, nos ajudando, apoiando e amando, para que assim o mundo creia.

Buscando a unidade do Senhor, Rev. Tiago Valentin

Na junção dos nossos rostos, na humanidade dos nossos braços abarcados, somos um só corpo, coração pulsante, num mesmo objetivo: ser um povo digno de alegrar o seu Criador. O Espírito

Santo se esmera em moldar, unificar e aprimorar a arte inacabada, um povo à imagem e semelhança de Cristo!

Aimara Schindler, pensadora baiana Reflexão

O diabo mora na porta da necessidade

Jesus disse aos judeus que Deus poderia “das pedras suscitar des- cendência a Abraão”. Entretanto, Ele se negou a transformar pedras em pães. Mas, paradoxalmente, iniciou Seu ministério transformando água em vinho.

Portanto, quando da tentação – ocasião na qual negou-se a transfor- mar pedras em pães –, a ênfase não recai na violência essencial, do pon- to de vista físico que tal “transfor- mação” implicaria, mas sim nas ra- zões que o induziam a ver naquilo uma tentação.

“Tentação de Cristo”, por Eric Armusik (2011)

(3)

Ora, Ele estava sendo sugestionado pelo diabo e, em toda sugestão que carregue uma motivação errada, não importando o que seja, segui-la, é sempre algo mau.

Aqui, neste ponto, fica claro que a questão de Jesus para não realizar aquele feito não era de natureza moral e nem teológica, mas sim existen- cial. Seguir aquela sugestão seria mau tanto em razão da motivação – de um lado, fome; de outro, demonstração de poder – quanto em razão do motivador: o diabo.

De fato, o diabo mora na esquina onde a necessidade e a oferta se encon- tram, sob o patrocínio da fome.

O interessante naquele episódio é que o diabo não faria nada, e não fez nada, exceto sugerir que Jesus fizesse algo por Si mesmo. Isso porque o diabo precisa do indivíduo para realizar qualquer coisa. O diabo não reali- za nada na Terra sem o homem.

O mal não é pré-definido, necessariamente. Às vezes ele o é e todos sa- bemos quando ele já chega com sua própria cara. Na maioria das vezes, entretanto, o mal não tem cara de nada mau, exceto pelo fato de que ele realiza o casamento da necessidade instintiva, ou existencial, com a oferta de algo que seria antinatural, mas realizaria um alívio imediato.

As tentações que nascem do instinto e da existencialidade são poderosas.

Aliás, essas são as únicas tentações que de fato tentam.

O erro, nesse caso, está na entrega da necessidade à sugestão que vem de fora. É esse ceder à sugestão daquilo que conflita com a alma. Isso por- que, sozinho, Jesus jamais transformaria pedras em pães a fim de se ali- mentar. Mas, quando o diabo se imiscuiu no ambiente da necessidade, en- tão a simples fome virou tentação.

Ter fome não é mau; ao contrário, é bom. Pouca coisa é tão ruim quanto fome zero. Viver sem fome pode ser muito ruim e quem já sofreu de algum tipo de inapetência sabe do que estou falando. O equilíbrio da existência está entre a fome e o pão. Pão sem fome é um horror e fome sem pão é uma desgraça. É justamente nesse limbo que o diabo mora.

O diabo não vive do que é mau, mas sim de transformar o que é bom em al- go ruim, pois que tal coisa se realizaria como concessão dele. O diabo ado- ra pretender fazer concessões. Ele sabe que são essas concessões ilegítimas aquilo que torna até o ato de comer pão em algo culposo. Na realidade, acei- tar algo como concessão do diabo é o que torna qualquer coisa em algo ruim.

Nesse caso, o corpo treme de fome, as pulsões de estranhos desejos se somam à necessidade e a alma mergulha a caminho da transgressão a si mesma. Pior do que a fome é o pão que carrega a sugestão do diabo!

(4)

Jesus se viu livre da tentação não negando a necessidade (o pão), mas afirmando a necessidade superior do ser: comer também e, sobretudo, a Palavra de Deus.

Negar a fome aumenta a tentação. Assumi-la esvazia a tentação.

Quando você estiver com “fome”, e for algo normal, não negue a fome – afinal, depois de 40 dias e 40 noites, quem não estivesse morrendo de fo- me seria anormal. Ao contrário, respeite a fome e chame-a pelo nome vo- cê mesmo e não deixe que ninguém se torne senhor da sua necessidade.

Jesus saiu dali e foi comer. E comeu comida de anjos. Mas só comeu o que era bom, porque negou-se a comer conforme o cardápio do diabo.

Nenhuma necessidade humana é pecaminosa. A pecaminosidade da ne- cessidade é apenas fruto da sugestão e de como ela vem.

Ora, assim como é com Deus, assim também é com o diabo, pois a ques- tão não é “o quê”, mas sim “como”.

Sim, eu repito: a questão não é “o quê” – posto que todas as coisas pro- vêm de Deus –, mas sim “como”, posto que nem tudo o que é bom é bom sempre, pois todo bem se torna em mal quando o patrono da solução é o diabo.

Assim, não se preocupe com a sua fome, mas apenas com as “soluções” que você encontra.

E lembre-se: “Nem só de pão viverá o homem, mas de to- da palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4:4).

Por Caio Fábio, pregador e psicanalista amazonense

Se você não quer que o diabo o tente com fruto proibido, é melhor sair do pomar dele.

Doug Barnett, evangelista britânico

Avisos

Celebração Regional do Coração Aquecido

Local: Igreja Assembleia de Deus do Bom Retiro – Avenida Nicolas Boer, 100 (ao lado do viaduto Pompéia);

Data: 23 de maio de 2015 (sábado que vem), às 15h00;

As igrejas do nosso distrito esta- rão caracterizadas pela cor ama- rela. Se você quiser deixar a festa ainda mais bonita, vista-se de amarelo e represente com alegria nossa igreja!

(5)

Mudança de data do Módulo 2 do Curso “Haggai na Sua Igreja”

Por uma questão de agenda, a data de apresentação do Módulo 2 do Cur- so “Haggai na Sua Igreja” foi mudada de 25 de junho para 4 de julho. Pro- grame-se e não deixa de participar.

Local: Igreja Metodista em Itaberaba;

Datas:

Módulo 2 – 4 de julho Módulo 3 – 22 de agosto Módulo 4 – 24 de outubro Valor por módulo: R$ 45,00

Inscrições: A partir de domingo que vem (24/5)

Aniversariantes.

18/5 Victor Botelho Silva;

19/5 Maria José Reyes Vassallo;

20/5 Laiza Morato Santos, Maria Elizabete Estrozi e Roseli de Lucci Brito.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e ir- mãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Cé- lia, da D. Celina Fonseca (tia da Márcia Lilian), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Elenice (irmã da d. Neusa), da d. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), do Leonardo (amigo da Beth Estrozi), do Luiz (cunhado da Ed- na), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d.

Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José) e do Wanderlei;

Pela vida do Paulo e da Andréia;

Pela Clínica Neemias e pelo tratamento do Leandro;

Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853 Santana de Parnaíba - SP Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner PROGRAMAÇÃO SEMANAL

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30) Novidade de Vida

(20h00) Encontros dos PGs

Encontros dos Pgs

Culto de Libertação (20h00) Reun. de Oração

(22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15) Escola Dominical

(9h00) Culto solene (19h00)

Pai e Filho

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12h

Tiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12h

Laura - 9h

Tiago e Laura Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura 13h30 – 17h

Tiago e Laura 13h30 – 17h

Tiago e Laura 13h30 – 17h Tiago 14h - 17h

Tiago e Laura -

Noite 20h

Tiago e Laura 20h

Tiago 20h

Tiago 20h

Tiago e Laura 19h

Tiago 19h

Tiago e Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

www.livestream.com/metodistaitaberaba Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (17/5) PRÓX. DOMINGO (23/5)

FECHAMENTO DA IGREJA Silas Beth

GUARDADOR DO CARROS Emerson Dinho

INTERCESSÃO Edward/Cleide Manoel/Maria José

MINISTÉRIO INFANTIL Jéssica/Bia/Doroti Bia/Laura/Thaís

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

OPERADOR DE CAMERA Guto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Sem. Lucas Pr. Tiago/Nurimar

PREGADOR Pr. Tiago Pra. Laura

Referências

Documentos relacionados

Faça parte do seleto grupo de profissionais que concluíram o seu curso de Mestrado ou Doutorado no Programa Internacional de Pós-Graduação (stricto sensu) ministrado pela

Defesa de Dissertação de Mestrado A partir de janeiro de 2018 Observações: O prazo final para inscrição e, consequentemente, para a informação do resultado poderá ser prorrogada;

— Proposta de Emenda Constitu- cional (PEC) para recriar o Conselho Nacional de Seguridade Social - que participará da formulação e fiscali- zação da proposta orçamentária da

No ato da inscrição o candidato deverá recolher a taxa de inscrição no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta Reais), mediante boleto bancário emitido no

Em situações excepcionais, quando requerido pelo ente federado beneficiário, mediante avaliação técnica da CGUE/DAHU/SAS/MS e existindo disponibilidade orçamentária, a UPA 24h

Com essas informações você poderá entender porque a Facelips nasceu para se tornar uma rede de franquias de sucesso!...

administração e a biodisponibilidade oral absoluta (equivalência dos níveis séricos atingidos com as doses oral e intravenosa) é completa (aproximadamente 100%). As condições de

“A ignorância é a força” (BIHR, Alain. La novlangue néolibérale: la rhétorique du fé! chisme capitaliste.. O modelo constitucional de seguridade social adotado