• Nenhum resultado encontrado

A Maior Loucura no Mundo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A Maior Loucura no Mundo"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

A Maior Loucura no Mundo

Sermão nº 2545

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Jun/2019

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892 A maior loucura no mundo / Charles H.

Spurgeon

Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.

32p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“Não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” (Romanos 3:11.12)

Somos informados de que Deus olhou para fora do céu para ver se havia alguém que tivesse entendimento, e que o buscasse. Se houvesse algum, Deus o teria visto, pois Ele vê todas as coisas e todas as pessoas. Se houvesse pessoas boas, Deus as teria descoberto. Um homem bom é rápido em ver outras pessoas boas, e o bom Deus em breve teria espiado bons homens. Mas a descrição de Deus sobre o caráter dos homens, embora possamos ter certeza de que não é escorregadia ou injusta, não é no mínimo semelhante àquilo que ouvi dizer deles por pregadores lisonjeiros. Tornou-se moda do dia falar sobre a nobreza e a dignidade da humanidade. Lembro-me que o Sr. Whitefield costumava dizer que o homem, por natureza, antes que a graça de Deus venha a ele, é meio animal e meio diabo. Deixarei você para julgar quem está mais perto da verdade - um pregador bom e fiel do Senhor nos dias passados - ou os aduladores refinados que estão tirando da Bíblia tudo o que é objetável para as mentes superiores deste século XIX, e que imaginam em vão que, ao fazê-lo, serão aceitos por Deus. Deixe-me ler o que Deus pensa dos homens em seu estado

(4)

4

natural. Aqui está uma descrição divinamente inspirada de seu verdadeiro caráter.

“10 como está escrito: Não há justo, nem um sequer,

11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus;

12 todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.

13 A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios,

14 a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura;

15 são os seus pés velozes para derramar sangue, 16 nos seus caminhos, há destruição e miséria;

17 desconheceram o caminho da paz.

18 Não há temor de Deus diante de seus olhos.”

(Rom 3.10-18)

Esse é o retrato de Deus do homem por natureza, e Ele sabe a verdade sobre eles melhor

(5)

5

do que nós! E, como já disse, Ele está livre da falta de caridade ou injustiça. Não há motivo em Deus para pintar a imagem mais negra do que é.

Ele dá nossas fotografias em linhas de verdade absoluta. A luz de Deus é a luz de Sua verdade e o que Ele descreve diante de nós é, sem dúvida, exatamente como Ele faz aparecer. O que eu quero que você observe, queridos amigos, é que tudo isso é falado de toda a humanidade - de todos os homens não regenerados - de todos que ainda estão no reino das trevas, e sob o poder do pecado, sejam eles polidos, instruídos, educados, ricos, ou se são analfabetos e abatidos nas profundezas da degradação. “Assim como na água, o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem.” As diferenças de posição podem fazer diferença na conduta exterior, mas não uma diferença no coração.

“Todos pecaram e carecem da glória de Deus”.

Pois, afinal, nunca se esqueça que a raça humana é uma! As tribos mais degradadas dos homens ainda pertencem à única grande tribo da humanidade - são nossos irmãos. “Deus fez de um só sangue todas as nações dos homens para habitar em toda a face da terra.” Que selvagem é aquele que foi mais longe dos caminhos da civilização - você e eu teríamos nos tornado se não fosse por certas influências que nos mantiveram, em alguma medida, sob restrição.

(6)

6

O coração de todos os leopardos, de todos os leões e de todos os tigres é o mesmo que o coração de todo o resto de sua raça selvagem. E no coração, todos os homens são iguais - todos são maus, e se fossem deixados sozinhos, todos eles iriam em uma direção ou em outra a um mal ainda maior. “Todos nós, como ovelhas, nos desviamos; nós nos viramos, todos, para o seu próprio caminho.” E todos nós nos desviamos de Deus - “Cada um vagando de um modo diferente, por todo o caminho descendente”. A raça é uma, há uma solidariedade sobre isso, e quando Deus fala sobre os homens, Ele descreve toda a raça sem exceção, e usa aqueles grandes e abrangentes, "todos". "Eles estão todos fora do caminho, eles estão juntos se tornando inúteis”.

E, para que ninguém escape, Ele usa tanto os negativos quanto os positivos - “Não há quem faça o bem, não, nem um sequer.” “Agora, por que é”, alguns perguntarão, “que todos os homens não correm para o mesmo excesso de revolta? Certamente, nem todos podem ser iguais”. Sim, há muitas pessoas que passam pela vida com uma moralidade quase pura, mas seu coração sempre foi tão mau quanto o daqueles que se contaminaram com o vício exterior, a razão que está no fato. que eles não foram tão tentados quanto os outros - eles não foram trazidos sob as mesmas condições. Você e eu podemos imaginar que somos muito melhores

(7)

7

do que outras pessoas que conhecemos, mas se tivéssemos sido expostos como foram - se tivéssemos sido deixados por Deus como eles têm sido - teríamos nos revelado tão vis quanto eles! E se nós não caímos em uma forma de pecado que os homens concordam em desprezar, ainda assim podemos ter ido mais longe em alguma outra forma de pecado que é tão comum que os homens a ignoram, mas que é tão negra e vil aos olhos de Deus! É nosso hábito comum julgar que o pior pecado é o que mais prejudica os homens. Portanto, se você chamar um homem de criminoso, o sangue dele ferverá em um instante - ele não permitirá que você faça isso. No entanto, um criminoso é uma pessoa que ofendeu o homem. Se você o chamar de pecador, ele diz: “Ah, sim! Naturalmente, somos todos pecadores!” Isso parece não ser, aos seus olhos, uma acusação grave, porque é apenas uma ofensa contra Deus! E isso mostra como nossos corações estão completamente de cabeça para baixo e como nosso julgamento é pervertido. Caso contrário, nós pensaríamos imediatamente que é uma ofensa muito maior desonrar o grande Rei e Senhor de todos do que fazer o mal em relação aos nossos semelhantes!

Não julgamos como deveríamos, e, portanto, alguns de nós que podemos nos envolver nos trapos imundos de nossa justiça própria podem, afinal de contas, ser tão mau no coração quanto

(8)

8

o pecador a quem desprezamos. Sim, esse mesmo desprezo pelo outro é, em si mesmo, uma grave ofensa contra a infinita benevolência do Deus que nos sustentou em nosso orgulho repugnante! É verdade, então - não vou provar isso, não vou insistir mais nisso, mas é verdade que todos nos afastamos de Deus e nos afastamos do caminho da santidade. “Não há quem faça o bem, não, nem um sequer.” Se alguém diferir disto, eu recomendaria que não discutisse com Deus. Se alguém ainda disser:

"Não é assim", não vou lutar com eles - não é minha declaração, é de Deus! Ele disse isso, e como Deus descreveu a semelhança do homem, não cabe a você nem a mim discutir isso, pois deve ser assim. É melhor que nos humilhemos perante o Deus que tudo vê e procuremos ser curados dessa doença desesperada que, em Sua veracidade amorosa, Ele aqui expõe ao nosso olhar.

Agora vamos ao texto. “Não há quem entenda, não há quem busque a Deus”. E, primeiro, quero mostrar-lhe que não buscar a Deus argumenta falta de compreensão - “Não há quem entenda, não há quem busque Deus.” As duas sentenças são paralelas e explicativas uma da outra. Em segundo lugar, essa falta de compreensão é muito comum e assume muitas formas. Em terceiro lugar, essa falta de compreensão deve

(9)

9

ser removida. Vamos orar para que possa ser removida no caso de qualquer um que esteja sofrendo com isso.

I. Assim, primeiro, que o Espírito de Deus me ajude a falar sobre esta verdade, QUE NÃO BUSCAR A DEUS INDICA UMA FALTA DE COMPREENSÃO.

Venha, você pessoa pensante, você que quer estar certo, eu gostaria de falar com você como um irmão falaria, como alguém que ansiosamente deseja que você se prove verdadeiramente sábio nesta vida, e faça o melhor disso preparando-se para a vida que está por vir. Primeiro, deixe-me lembrá-lo de que, se você não busca a Deus, você sente falta do grande fim do seu ser. Deus fez você e o propósito de criá-lo repousa dentro de Si mesmo. Podemos dizer a Deus a respeito de todos os homens, como os anciãos do Apocalipse disseram a respeito de todas as coisas que Ele fez: “Para o Seu prazer elas são e foram criadas.” Se você faz uma coisa, você faz isso para que possa servir a um certo fim - há algum objetivo que você tem em vista - e se ele não responder ao seu propósito, você o coloca de lado, pois acha que é um fracasso. Ora, você não manteria um cavalo se não trabalhasse para você! Você não deixaria nem mesmo um

(10)

10

cachorro morar em sua casa se não o lisonjeasse ou, de alguma forma, reconhecesse que deveria amá-lo e servi-lo. E quando Deus nos fez homens, Ele quis que nós o servíssemos. Ele quis dizer que devemos encontrar nossa felicidade em fazer a Sua vontade, e Ele nos formou de tal maneira que, se não o glorificarmos, realmente não desfrutaremos a vida. Se não somos santos, não somos felizes. Agradeço ao meu Senhor pela ternura que constituiu as coisas segundo esta forma abençoada! Oh homem, você sentiria falta do objetivo do seu ser? Você seria projetado para um determinado propósito e, afinal, seria um fracasso? Oh, eu oro para que isso não aconteça com você! Certamente, se você permite de bom grado que seja assim, e portanto você não busca a Deus, é porque você não tem entendimento!

Ainda, aquele que não busca a Deus negligencia seu mais elevado dever. Todo homem honesto deseja saldar suas dívidas. Um homem de mentalidade certa não ficará sujeito a responsabilidades maiores do que ele pode atender. Ele deseja fazer o que se espera dele na posição que ocupa. Agora, deve ser o primeiro dever de uma criatura conhecer, amar e reverenciar seu Criador. O homem é um ser tão maravilhoso, tão temerosa e maravilhosamente feito pela habilidade e poder de Deus, que ele

(11)

11

deve, como criatura, reconhecer imediatamente a sabedoria e mostrar-se em sua criação! É seu dever limitado fazê-lo. Além disso, somos diariamente alimentados pela generosidade de Deus - somos revestidos por Sua caridade, somos nutridos por Sua bondade, somos constantemente sustentados por Seu poder - e por todas essas razões devemos servi- Lo! É a primeira obrigação que temos! Não deve um servo obedecer a seu mestre? Não deve uma criança reverenciar seu pai? E não devemos nós, endividados como estamos a nosso Senhor, sobrecarregados com obrigação para com Ele, ver a este primeiro e primordial dever de nosso ser e buscar o Deus a quem devemos tanto? Se não o fizermos, agimos da maneira mais tola e provamos que não temos entendimento. Além disso, o homem que não busca a Deus perde sua vida mais verdadeira. Aqueles que buscam a Deus, por sua graça, vivem em uma esfera mais elevada do que os outros. Eles têm mais prazeres e mais profundos do que aqueles que caem na proporção de outros. Aquele que busca a Deus, através de Cristo, com a ajuda do Espírito Santo, recebe uma vida nova e divina que pertence por natureza aos filhos caídos dos homens. Vocês que não são convertidos podem não acreditar, mas nos atrevemos a afirmar - e somos testemunhas honestas - que existe uma vida que só Deus pode dar aos homens, que é muito mais

(12)

12

exaltada acima da vida comum dos seres humanos do que a vida do homem está acima da de um boi! Existe uma esfera celestial na qual o movimento espiritual os torna seres maiores e mais nobres do que eles poderiam er separados de Deus! Oh, meu amigo, se você está sem Deus, o que você é senão um rebelde impotente contra a bondade de Sua majestade? Mas se você encontrou Deus em Cristo, o que você é então?

Você é Seu filho, Seu herdeiro, um participante de Sua natureza, habitado por Seu Espírito, preservado por Seu poder e destinado a uma imortalidade de glória como a do próprio Senhor! Você consegue suportar a ideia de perder toda essa bênção? Ó homem, se houvesse uma possibilidade nua de garantir este presente, eu recomendo que você tente obtê-lo! Mas, na medida em que milhares dão testemunho de que esse privilégio é uma questão de fato para eles, você estará sem compreender se não buscar a Deus e continuar buscando até encontrá-lo! Mais ainda, aquele que não busca a Deus, renuncia à mais alta forma de força. Não há poder em parte alguma além do poder de Deus. Todas as forças da natureza, das quais alguns falam muito, são apenas a Deidade sempre presente, trabalhando de acordo com certas regras de sua própria criação. Não há uma folha que cai tremendo da árvore no outono, mas o Senhor supre a força

(13)

13

que atrai a folha para o chão! O próprio poder de Deus, emanando de Si mesmo, mantém tudo no universo como deve ser. Se, portanto, eu puder me ligar a Deus - se meu coração deseja cumprir Seus propósitos - se em oração eu busco Sua ajuda, e se pela fé, eu entendo - que força eu tenho! Que problemas posso suportar, que tristezas posso suportar, que trabalhos posso realizar, que esperanças posso satisfazer, que alegrias elevadas posso obter se tiver Deus comigo! Ó homens, certamente vocês não amam ser fracos! Todo homem deseja poder - essa é uma ambição que a maioria, se não todos nós, valorizamos, mas o mais nobre poder que existe em qualquer lugar é o poder que Deus dá àqueles que O buscam! Quando Deus está disposto a cingir os mais fracos da humanidade com Sua própria onipotência, aquele que não chega à fonte de toda a força é, certamente, um homem que não tem entendimento! Além disso, deixe-me também dizer que aquele que não busca a Deus perdeu a mais alta glória do seu ser. Quando penso nisso, parece incrível que eu, a criatura de uma hora, que em breve se dissolverá de volta no pó, e seja como nada, mas tenha dentro de mim uma faísca imortal de chama celestial, e me seja permitido com minha alma e mente, comungar com Deus, falar com Ele e ouvi-lo falar comigo! Sim, é espantoso que eu deva receber do próprio Deus na pessoa de

(14)

14

Seu amado Filho, e ainda mais, que me seja permitido entregar-me a Ele e oferecer a Ele o sacrifício diário de oração e louvor, e então, para dar-lhe prazer! Por natureza, estamos ligados ao materialismo e somos apenas como a poeira em que pisamos. Quando é soprado pelo vento e voa em nossos olhos, parece dizer: “Eu sou semelhante a você! Eu sou seu irmão, e vim lhe magoar e fazer sentir a sua própria insignificância.” Contudo, apesar de tudo isso, nós que buscamos a Deus e que o encontramos, somos irmãos do Cristo Eterno, e filhos do eterno Jeová! O Rei dos reis e Senhor dos senhores nos adotou em sua família, e colocou em nós o espírito de adoção pelo qual clamamos ao Deus de toda a terra: “Pai nosso, que está nos céus”. Isso é sublimidade, e não procurar obter essa honra mostra uma falta grosseira de compreensão - essa é, de fato, a maior loucura do mundo!

Além disso, meus queridos irmãos e irmãs, se não buscarmos a Deus e não O encontrarmos, no final perderemos tudo! Suponha que vivemos neste mundo simplesmente para acumular dinheiro? É uma coisa sublime ter relatado no The Illustrated London News que nós morrermos "vale" tantos milhares de libras?

Qual é o bem de um aviso como esse? Ou, suponha que conquistemos honra e fama para

(15)

15

que nossos nomes sejam passados para a posteridade? Isso encantará o ouvido da morte, ou evitará que um único verme devore nosso corpo na sepultura? Qual é o uso da fama - a respiração das narinas dos homens - quando é obtida por bajulação ou fazendo aquilo que Deus não quer que façamos? Há algo que valha a pena viver, exceto nosso Deus? Para morrer sem Deus, oh, que perda eterna é essa! Acordar no mundo por vir, e não ter nenhum Pai Celestial, não ter Advogado no Dia do Juízo, não ter Rocha de refúgio para se esconder no último dia tremendo! Ó senhores, se você não busca a Deus, você é realmente tolo! Não me atrevo a usar uma expressão mais branda do que isso.

Todos nós somos loucos porque não o procuramos antes, mas se permitirmos que a idade nos conte, e ainda assim nosso Deus não for procurado, escreva-nos essa palavra,

“TOLOS!” Em letras maiúsculas, e fale-a com um ênfase, pois assim merecemos ser descritos!

A primeira coisa que um homem que deseja ser considerado sábio deve fazer é conhecer seu Deus e estar certo com seu Deus. Isso deve bastar em relação ao primeiro ponto - não buscar a Deus, argumenta uma falta de compreensão.

(Nota do Tradutor: Deus declara a condição caída de toda a humanidade diante dEle, em

(16)

16

razão do pecado original, e é somente por meio da fé em Jesus Cristo que podemos ser levantados da referida condição caída.

A mera moralidade, por mais aplicada que seja, é de nenhum proveito para fazer com que alcancemos o alvo do propósito de Deus na nossa criação, que é o de sermos santos em todo o nosso procedimento e isto para amá-lo e glorificá-lo nos termos da Sua vontade revelada na Bíblia.

Por exemplo, a sociedade oriental, especialmente a muçulmana é muito mais aplicada no sentido moral do que a ocidental, pois está sob uma rigorosa disciplina religiosa quanto a evitar vícios, furtos e outras coisas que são muito comumente vistas no mundo ocidental. Todavia, quantos entre estes não estão dispostos até mesmo a odiar e a matar aqueles que não professam o islamismo como religião? Quantos são nascidos de novo do Espírito Santo e vivem no temor e amor de nosso Senhor Jesus Cristo, em obediência à Sua Palavra, sobretudo no amor aos próprios inimigos? Somente em Cristo é possível honrar de fato a Deus. Não há verdadeiro amor e obediência a Deus fora da comunhão em espirito com Jesus Cristo.)

(17)

17

II. E agora, em segundo lugar, deixe-me dizer que ESTA FALTA DE ENTENDIMENTO É MUITO COMUM, E TOMA MUITAS FORMAS.

Esta é uma forma disso: o homem se afunda em mera brutalidade. Ele não vive para mais nada além deste mundo. Eu suponho que ele é um homem pobre. Ele se levanta muito cedo de manhã e caminha para o trabalho. Ele trabalha duro o dia todo e, quando chega a noite, volta para casa, vai para a cama e adormece. Na manhã seguinte, o grande sino toca, o homem se levanta e ele trabalha exatamente como fez ontem. Seis dias na semana ele trabalha e trabalha. No sétimo, provavelmente, ele descansa um pouco, mas ele não pensa em Deus, mesmo assim, e toda a semana ele continua trabalhando, trabalhando, trabalhando, trabalhando, trabalhando e trabalhando! Há milhares e milhares de nossos semelhantes, cuja vida consiste em dar a volta e girar, girar, girar, girar e girar como um pobre cavalo em um moinho, nunca se afastando um pouco mais. Eles estão exatamente onde estavam quando eram jovens e não sabem mais do que naquela época. Eles são apenas consumidores de muito pão e carne - isso é tudo o que eles são - e às vezes não há o suficiente para satisfazê-los. Então olhe para as classes superiores, como elas se consideram. Que multidões existem deles que não fazem metade

(18)

18

do que o homem pobre! Eles têm tão pouco a fazer que precisam inventar planos para “matar o tempo!”. Eles chamam uns aos outros e deixam pedaços de papelão com seus nomes e títulos. Eles se curvam, e falam em um estilo afetado, e acham-se maravilhosamente importantes, enquanto que durante todo o tempo eles estão simplesmente perdendo seu tempo laboriosamente fazendo nada! Esse é um resumo de toda a sua vida. Você pode tirar a vida de centenas de homens ricos , e quando você os tiver comprimido, eles não farão uma única polegada quadrada de qualquer coisa que valha a pena ter! A conversa deles, talvez, cobriria quilômetros do jornal The Times, mas a verdadeira vida que existe em multidões de nossos concidadãos nessa cidade é microscópica, ou até menos que isso! Muitas vezes, não há nada nela, e a razão é porque eles não buscam a Deus. Esse modo de vida transforma um homem em um mero animal -

“Como os brutos vivem, como os brutos, eles morrem.” O prado, se é plano, e a grama até os joelhos os contenta. Se há uma piscina de água parada e poucas moscas, e não muito a ser conduzido de prado a prado, então eles estão perfeitamente satisfeitos, e eles dizem que tiveram “um bom tempo!” Pobres criaturas brutais! Deus nos preserve de ser como eles!

Estes são os que não entendem e não buscam a

(19)

19

Deus. Sim, mas temos pessoas melhores que essas! alguns que parecem ter entendimento, mas não buscam a Deus porque, embora pensem muito e vejam muita coisa, nunca veem a Deus. Eles são filósofos cegos! Um homem sai entre as montanhas da Suíça, ou fica entre os lagos de Cumberland, ou desce para ficar à beira-mar e, quando volta, você pergunta o que viu. Ele diz que viu certas leis em ação, e ele lhe diz que as leis da natureza são maravilhosamente operantes. Você pergunta a ele: “Você viu a Deus?” Ele responde que não pensou em Deus e não queria pensar nEle. Para ele, não havia Deus para onde ele foi. Você sabe o que nosso Salvador disse a Seus discípulos:

"Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus". O homem que tem seu coração limpo também limpou os olhos - e quando olha para a natureza, admira as leis que Deus fez, mas ele admira muito mais o Deus que os criou! Enquanto olha para o céu no entardecer e vê a luz e a sombra variadas, ele abençoa o Deus cuja respiração eleva as nuvens, e cujo pincel as pinta. Não há uma flor no vale, mas fala-lhe do Altíssimo, nem mesmo uma gota de spray, como ele pula sobre a costa da crista da onda, mas faz lembrar o Deus que detém todas as águas na palma da Sua mão! É uma grande pena que as pessoas entrem na casa de qualquer homem e vejam lá tudo, menos o

(20)

20

próprio homem. Eles admiram seu carro - animais de estimação, alegram-se com a regularidade com que as refeições são colocadas sobre a mesa. Eles veem que existem certas leis que preveem o café da manhã e o jantar de toda a casa. Eles aprovam as “leis” que mantiveram a casa limpa, e as “leis” que a decoraram, e as “leis” que governam tudo. Mas onde está o mestre que fez essas leis?

Infelizmente, eles não querem vê-lo! Eles gostam de ver o que ele forneceu. Eles gostam de se sentar com as pernas debaixo de seu mogno, mas eles não querem ver o dono da casa! Certamente isso deve surgir da falta de compreensão! Quando estou com um amigo, estou satisfeito com o entretenimento dele, mas quero passar o máximo de tempo possível com ele. E posso verdadeiramente dizer que fiquei muito mais satisfeito em ficar com um homem cristão, cujos meios eram muito limitados, do que tenho ao me hospedar com alguns dos grandes da Terra com quem tive apenas uma pequena comunhão cristã. É o anfitrião - não seu jantar - que faz o verdadeiro prazer de uma visita, e no mundo é Deus, Ele mesmo, não Suas leis, nem todos os produtos dele, que nos proporcionam a mais alta alegria! Como seria imprudente aquele que fez uma visita, e esqueceu de comungar com seu amigo, mas apenas notou sua casa e seus terrenos, então ele

(21)

21

é o mais insensato que, neste mundo incomparável, vê tudo menos Aquele que está em todo lugar, e quem os fez a todos! Isso é loucura mesmo!

Há pessoas de outro tipo que, embora pareçam fazê-lo, não procuram realmente a Deus, mas apenas têm uma forma de religiosidade sem qualquer realidade. Há pessoas que vão a uma igreja ou a uma capela, mas não têm entendimento espiritual e não buscam a Deus.

Alguns vão para um culto porque querem ouvir um certo homem pregar - se ele não estiver lá, eles vão embora! Alguns vão assistir a certas cerimônias ou participar de um mero ritual formal. Há orações e louvores, e assim por diante - e eles gostam desse tipo de coisa - mas eles não adoram a Deus em tudo!

Outros chegam a um lugar de adoração onde tudo é feito com a maior simplicidade. Eles gostam disso, mas isso é tudo - eles não buscaram a Deus. Eles foram a um lugar de adoração e estão bastante satisfeitos consigo mesmos - evidentemente sentem que fizeram algo que é muito louvável. O domingo passou muito agradavelmente e eles dormem à noite, mas o que eles querem dizer com tudo isso? O que você quer dizer, querido amigo, se eu estiver descrevendo você? Você passou por essa

(22)

22

forma de adoração, mas não procurou por Deus.

Estou farto dessa religiosidade vazia! Nós vemos isso em todo lugar. Não é comunhão com Deus, não é chegar a Deus. De fato, Deus não está nisso tudo. Alguns até mesmo fazem orações regularmente, oram em família e leem trechos da Bíblia também no devido tempo. Mas Deus não está nisso tudo. Ó senhores, se você vai se contentar com as cascas de cerimônias externas e com a religiosidade formal - e pense que pode viver nisto - está tristemente enganado! A verdadeira vida de sua alma não pode alimentar- se destes lados externos - ela precisa do núcleo, que é o próprio Deus! Oh, buscar a Deus! Eu preferiria encontrar Deus debaixo de um galpão com meia dúzia de trabalhadores pobres, do que ir e ver as lindas cerimônias em uma catedral onde Deus não está presente! Não é o lugar, não é a forma, não é a vestimenta, não é o doce tom da música – que nos aproxima de Deus e que é o assunto mais importante! Seja o que for que façamos - se nosso serviço é simples como um Quaker, ou lindo como um romanista, se não buscarmos a Deus, não é nada - uma garrafa de fumaça, e não dará em nada. O cerimonialista exterior não tem entendimento, pois ele não busca a Deus!

Eu irei um pouco mais longe do que isso, pois creio que há alguns que fazem sua religião

(23)

23

consistir em crenças ortodoxas sem qualquer busca real de Deus. Deus me livre que eu pense ou diga alguma coisa contra as crenças ortodoxas! Seja o mais ortodoxo que você puder, e não se apegue a nada, senão à verdade, mas você sabe, você pode dizer que acredita na verdade, você pode até lutar por isso - você pode ser um calvinista até a espinha dorsal se você acha que isso é verdade. a melhor forma de cristianismo - afinal, você nunca pode ter procurado verdadeiramente a Deus! O que você acredita não é sem importância, mas muitas vezes é mais importante que você busque a Deus em que você acredita, e que você nunca deveria estar satisfeito a menos que você realmente o encontre afinal. Você deve ter um pai no céu, ou você é órfão de fato. Você precisa ter um Salvador ou está perdido para sempre. Você deve ter o Espírito Santo, o Vivificador, ou você ainda está morto em delitos e pecados. Estes não vêm de meras formas externas e cerimônias, ou de um credo morto - deve haver um trabalho divino sobre o homem interior, o poder do Espírito de Deus operando em nós para a vontade e a realização de Seu bom prazer. E devemos buscar isso, ou então não teremos verdadeiro entendimento, e não obteremos nada que valha a pena.

(24)

24

III. Não devo mantê-lo por mais de um minuto ou dois, enquanto me refiro ao último ponto, a saber, que ESTA FALTA DE ENTENDIMENTO DEVE SER REMOVIDA. Eu desejo que possa ser removida até agora mesmo. Meu coração anseia que seja assim com alguns queridos amigos aqui que eu amo. Eu posso vê-los, e posso verdadeiramente dizer que por anos eu nunca os vi neste lugar sem orar distintamente por eles, mas temo que eles não sejam no presente, levados a conhecer o Senhor. Eu gostaria de dizer a eles - queridos amigos, vocês sabem que devem buscar a Deus e sabem que nunca serão felizes até que o façam. Muitas vezes você está bastante preocupado com esse assunto. Então por que não buscar o Senhor de uma vez?

Muitas vezes recebemos a bênção de Deus nesta casa de oração, e espero que alguns encontrem o Salvador neste culto. Você vai estar entre eles?

Apenas ouça estas frases finais do meu sermão, e tente me seguir passo a passo até o fim. Se você conseguir um bom entendimento e buscar o Senhor, comece pela confissão. Esse é o caminho para você começar a ter, até agora, uma preocupação negligenciada por suas almas. Confesse sua negligência. Admita sua falta de compreensão. Reconheça que tem sido uma coisa imprudente correr os terríveis riscos que você correu, pois você poderia ser morto

(25)

25

antes - e se você tivesse sido levado embora, onde você estaria? Eu não quero que nenhum de vocês corra mais esses riscos! Se você é de espírito especulativo, especule com seu ouro se puder perdê-lo, mas não especule com sua alma! Não jogue com o céu e o inferno, como alguns estão fazendo! Confesse que você foi insensato, pois muitas vezes uma confissão de ignorância é a porta para o conhecimento.

Aquele que começa com arrependimento terminará com alegria! E quando você assim confessou a Deus, então coloque sua face com determinação para buscar o Senhor. Primeiro, busque perdão pelo passado. Deus oferece isso através do precioso sangue de Seu querido Filho. Então diga a ele: “Senhor, eu confio em Jesus; me dê perdão por todo o passado. ”Então peça a Ele para renovar você, para lhe dar um novo coração para que seus desejos possam ser mudados, para que você não tenha aquele olhar de Sodoma que foi a ruína da esposa de Ló, mas que você possa separar-se de todos os seus amigos na Cidade da Destruição, fugir dela e procurar a Cidade Celestial, e alegrias que duram para sempre! Ore a Deus para ajudá-lo a fazer isso agora. Quando isso for feito, ajoelhe-se e ore a Deus para que se manifeste a você. O que você precisa, acima de tudo, é Deus! Eu lhe dei esta ilustração, outro dia, mas repito para o

(26)

26

benefício de qualquer um que não estivesse conosco então.

Aqui está uma criancinha que pegamos na sarjeta, uma criança pobre e miserável. Olhe ela! Está mal; está doente; e está faminta. Está nua, está pronta para morrer! O que essa criança precisa? Agora, vocês, mães, vejam e digam o que é necessário. Pegue seus lápis e uma longa tira de papel e faça uma lista do que precisa, e quando tiver feito, vou me comprometer a dizer o que precisa em uma palavra - aquela criancinha precisa da mãe! E se pegar sua mãe, ela terá tudo o que precisa! O que você precisa, pobre pecador, para fazer você certo, é isso, e aquilo, e o outro - você precisa de tantas coisas que eu não posso ficar para entender a lista - mas, em uma palavra, você precisa do seu Deus.

E se você receber o seu Deus, tudo estará bem com você!

"Oh, mas eu sou tão pecador", diz alguém! Deus está pronto para o perdão. "Oh, mas eu tenho tais problemas!" "Como os seus dias, assim será a sua força." "Oh, mas você não sabe que companheiros maus eu tenho!" "Certamente eu estarei com você", diz o Senhor, e Sua presença te fortalecerá para superar todos eles. “Oh, mas eu sou uma criatura inconstante!” Eu sei que você é, mas Deus diz: “Não tenha medo,

(27)

27

vermezinho de Jacó; Eu te ajudarei.” Somente se coloquem na guarda de Deus, e tudo ficará bem.

Não diga: "Eu irei ver esse e aquele homem bom", ou "tentarei conversar com o pastor". Você não precisa deles - eles podem ser de alguma utilidade para você em determinado tempo, mas apenas agora, o que você precisa é do seu Deus! Oh, se você parar no seu ministro, você poderia ter parado antes! Aquele que vai ao seu padre não ganhou nada! Se ele realmente conseguir o que precisa, ele deve ir ao seu Deus!

Judas foi ao seu sacerdote e depois saiu e se enforcou! E eu não me pergunto se ele fez isso.

Mas vá a Deus e confesse seu pecado e confie em Jesus, e você não precisará se enforcar depois disso. Quando você tem Deus como seu, então você tem descanso, paz, perdão, alegria, ajuda - ajuda no tempo e ajuda na eternidade.

Oh, feliz foi o dia em que primeiro procurei e encontrei o Salvador! Eu nunca me arrependi disso. Nunca encontrei um homem que conhecesse e nunca me encontrarei com tal homem! Venha e procure por ele! "Se você O buscar, Ele será encontrado em você." Ele espera ser gracioso. “Busque o Senhor enquanto ele puder ser encontrado; buque a Ele enquanto Ele está próximo.” Parece uma coisa muito comum ouvir-me falar contigo nestes tons muito simples, sem nenhum tipo de fingimento

(28)

28

na oratória. Mas, de algum modo, desejo poder agarrar a mão de vocês que hesitam, vocês que se demoram, e dizer a vocês: “Ó querida amiga, busque o Senhor!” Como amar a si mesmo, busque o Senhor! Como você seria feliz, buscando o Senhor! Como você levaria uma vida que será nobre e pura, buscando o Senhor!

Como você ficaria sem tremer quando os céus estiverem em chamas, buscando o Senhor!

Como você viveria para sempre quando o sol se transforma em carvão negro, e a lua é como pano de saco de cabelo, e as estrelas caíram como folhas secas do galho - como você seria eternamente abençoado, buscando o Senhor! E como você escaparia da destruição eterna da presença do Senhor, busque Sua face! Como você escaparia daquela palavra terrível que Cristo pronunciou, e que, portanto, não ouso suavizar - “Estes irão para o castigo eterno”.

Como você escaparia disso –

“Venha, alma culpada, e fuja para longe

Como pombas feridas

para Jesus“, e que o Seu bom Espírito te receba agora mesmo! E para o Seu nome seja o louvor para todo o sempre. Amém.

(29)

29

Romanos – 3

1 Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?

2 Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus.

3 E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus?

4 De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito:

Para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado.

5 Mas, se a nossa injustiça traz a lume a justiça de Deus, que diremos? Porventura, será Deus injusto por aplicar a sua ira? (Falo como homem.)

6 Certo que não. Do contrário, como julgará Deus o mundo?

7 E, se por causa da minha mentira, fica em relevo a verdade de Deus para a sua glória, por que sou eu ainda condenado como pecador?

8 E por que não dizemos, como alguns, caluniosamente, afirmam que o fazemos:

(30)

30

Pratiquemos males para que venham bens? A condenação destes é justa.

9 Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado;

10 como está escrito: Não há justo, nem um sequer,

11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus;

12 todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.

13 A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios,

14 a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura;

15 são os seus pés velozes para derramar sangue, 16 nos seus caminhos, há destruição e miséria;

17 desconheceram o caminho da paz.

(31)

31

18 Não há temor de Deus diante de seus olhos.

19 Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus,

20 visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.

21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;

22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção,

23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,

24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,

25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

(32)

32

26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

27 Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída.

Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.

28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.

29 É, porventura, Deus somente dos judeus?

Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios,

30 visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso.

31 Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.

Referências

Documentos relacionados

Considerando o modelo de regressão truncada de Simar e Wilson (2007), as variáveis significativas que influenciam na eficiência dos gastos públicos em universidades federais foram

[r]

“todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3.23). Como você vê a si mesmo e aos outros? Como você se considera diante de Deus e dos outros? Nesta próxima

= antes do crescimento económico moderno e da formação da economia mundial contemporânea a produção capitalista em sistema fabril era minoritária =.. Formas de organização

As coisas relativas à vida com Deus e ao seu serviço lhes são tediosas, e não podem encontrar qualquer alegria nelas, porque apagaram o Espírito Santo e

† 1:11 Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus.. Quando as pessoas aceitam

Por um breve período de tempo quando Deus criou o mundo, pessoas perfeitas andavam num mundo perfeito em perfeita comunhão com Deus.. Cada necessidade física ou espiritual era

† 2:8 Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus.. Quando as pessoas aceitam