• Nenhum resultado encontrado

O PROTAGONISMO JOVEM E A FOSSA SÉPTICA BIODIGESTORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O PROTAGONISMO JOVEM E A FOSSA SÉPTICA BIODIGESTORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O PROTAGONISMO JOVEM E A FOSSA SÉPTICA BIODIGESTORA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Antonio Renan Santana, Universidade Federal do Ceará, (antoniorenan@outlook.com) Andressa Fernandes Holanda, Universidade Federal do Ceará, (andressa.ho@outlook.com)

Gabriel Victor Vasconcelos Frota de Almeida, Universidade Federal do Ceará, (gabriel_psi_@hotmail.com) Venícius Bernardo do Nascimento, Universidade Federal do Ceará,

(bernardopsi@alu.ufc.br)

4

, Daniel Rubens Santana, Colégio Professora Marly Passos

(danielrubenssantana20@gmail.com) André Sousa Rocha, Universidade São Francisco (andresousarocha9@gmail.com)

Resumo

Objetivo: Relatar a implementação de fossas sépticas biodigestoras como proposta de inovação em saúde para o saneamento rural, pois estas fazem o tratamento primário do esgoto doméstico, de forma ecologicamente correta e com minimização dos impactos para o meio ambiente onde o saneamento básico não é ofertado. Método: Dessa forma, este estudo possui delineamento qualitativo de natureza relato de experiência, que contou com algumas etapas para obtenção dos dados, a saber: levantamento bibliográfico, divulgação e conscientização nas redes sociais, bem como acompanhamento e observação da implementação de uma fossa séptica biodigestora em um contexto rural. Resultados: A partir desta pesquisa, constatou-se que a implementação de fossas sépticas biodigestoras constituem uma alternativa adequada e ecologicamente correta para o contexto de saneamento básico rural. Considerações finais: Enquanto um relato de experiência, a execução desta prática permitiu inferir que as técnicas de inovação em saúde produzem impactos positivos para a sociedade, principalmente em contextos em que a oferta de serviços públicos ainda é escassa.

Descritores: Saneamento básico, Esgotamento sanitário, Inovação em saúde.

Área Temática: Inovações e Tecnologias em Saúde da Família e da Comunidade Modalidade: Resumo expandido

1 INTRODUÇÃO

O saneamento básico pode ser definido como um conjunto de parâmetros adequados

para o controle das condições do meio físico em que vive a sociedade. Tais parâmetros e

medidas objetivam preservar ou alterar fatores do meio ambiente que podem ter efeitos nocivos

sobre a saúde das populações (DE PAULA FERREIRA; GARCIA, 2017). Desse modo,

(2)

prevenir agravos decorrentes da falta de saneamento básico, promover saúde, melhorar a qualidade de vida, a produtividade e a economia são pautas importantes dessa temática (RESENDE; FERREIRA; FERNANDES, 2018).

No Brasil, a proposta de saneamento básico é prevista pela Constituição Federal de 1988 sendo assegurada como um direito fundamental pela Lei nº 11.445/2007 que estabelece suas diretrizes. O texto prevê a oferta de serviços, de infraestrutura adequada e de instalação de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, gestão da limpeza urbana, bem como do adequado destino para outros resíduos. Apesar de o Brasil adotar o termo Saneamento Ambiental como orientação para pautar políticas públicas que incluam os serviços acima listados, a realidade mostra que a oferta nessa área ocorre no acesso à água potável e tratamento de esgoto, majoritariamente. Cabe pontuar, ainda, que a oferta de água, apesar de ser considerada abrangente, ainda não é universalizada para todo o território nacional, portanto sendo díspar. Em relação ao esgotamento sanitário, percebe-se maior carência na coleta e adequado tratamento (DE PAULA FERREIRA; GARCIA, 2017).

Apesar do enfoque dado ao saneamento urbano, é importante pontuar a necessidade de políticas públicas, também, para o cenário rural. Comunidades quilombolas, assentadas e rurais precisam ter a garantia de acesso a tais serviços que ainda são escassos no contexto rural e que podem gerar o surgimento de várias doenças como parasitoses, diarréias e infecções gastrointestinais (RESENDE; FERREIRA; FERNANDES, 2018). Além disso, a falta de saneamento básico também contribui para a degradação do meio ambiente (DE PAULA FERREIRA; GARCIA, 2017).

Diante disso, as fossas sépticas biodigestoras surgem como uma alternativa adequada para o esgotamento sanitário em comunidades rurais. Essas, por sua vez, consistem em um sistema de tratamento presente em sítios, fazendas, propriedades rurais e áreas de preservação.

São responsáveis por fazer o tratamento primário do esgoto doméstico, com atuação química e física sobre os dejetos para purificação da água e posterior devolução ao meio ambiente com o mínimo de impacto (VALERIANO et al., 2017).

Em vista disso, percebe-se que o saneamento básico tem profunda relação com a temática da saúde pública, do meio ambiente, bem como repercute em questões sociais diversas como educação, trabalho, moradia, economia, dentre outros (DE PAULA FERREIRA;

GARCIA, 2017). Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é relatar a implementação de

(3)

fossas sépticas biodigestoras em comunidades rurais para mitigar os efeitos negativos da falta de saneamento básico no quesito esgotamento sanitário.

2 MÉTODO

Trata-se de uma produção teórico-prática de delineamento qualitativo do tipo relato de experiência, que buscou lançar respostas ao objeto deste estudo, qual seja: a implementação de fossas sépticas biodigestoras em comunidades rurais como uma proposta de esgotamento sanitário ecologicamente correto.

Para tanto, tal relato foi construído a partir de vivências, reflexões e práticas de um grupo de quatro jovens pertencentes a uma comunidade rural em um município da zona norte do Estado do Ceará. Tal experiência ocorreu em Março de 2021 e contou com algumas etapas:

para a obtenção dos dados, foi feito um levantamento bibliográfico acerca da necessidade de discussão da temática. Posteriormente, houve divulgação nas redes sociais acerca de saneamento básico e a escassez desse serviço em comunidades rurais, objetivando gerar conscientização. Por fim, sucedeu-se o acompanhamento e observação da implementação de uma fossa séptica biodigestora em uma casa localizada em uma comunidade rural.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

O levantamento bibliográfico objetivou elencar informações teóricas acerca de saneamento básico e dos impactos decorrentes da implementação dessa política. Constatou-se que os efeitos da adequada implementação de políticas de saneamento repercutem de forma positiva sobre a saúde e a qualidade de vida das populações. Dimensões como educação, moradia, trabalho, meio ambiente e economia sofrem impactos diretos pela disponibilidade de produtos e serviços relacionados ao saneamento básico (DE PAULA FERREIRA; GARCIA, 2017).

Na contramão disso, a falta de políticas públicas que deem cobertura ao acesso a saneamento básico gera efeitos deletérios sobre as populações. A disseminação de doenças e a degradação ambiental são exemplos desse processo. Vale ressaltar que as comunidades rurais são bastante impactadas pela falta da oferta de serviços relacionados a saneamento básico.

Tanto a indisponibilidade de água potável quanto a falta de tratamento de esgotamento sanitário

(4)

são fatores observados no cenário rural que repercutem negativamente na qualidade de vida das pessoas (DE PAULA FERREIRA; GARCIA, 2017).

Em vista disso, a partir de estudos e pesquisas referentes aos impactos positivos da implementação de saneamento ambiental, a segunda etapa deste trabalho contou com a discussão acerca da temática nas redes sociais. O objetivo foi gerar conscientização acerca dos processos que envolvem saneamento básico, promoção de saúde, prevenção de agravos decorrentes, melhoria da qualidade de vida, das atividades econômicas e da produtividade.

Além disso, enfatizou-se a garantia desse direito previsto em Constituição Federal de 1988, que estabelece a instalação de um conjunto de serviços voltados para limpeza urbana, drenagem, manejo de resíduos sólidos e hídricos, bem como disponibilidade de água tratada e esgoto (DE PAULA FERREIRA; GARCIA, 2017).

Em contrapartida, demonstrou-se que no cenário rural, políticas de saneamento básico ainda são escassas, gerando prejuízos para as populações. Dessa forma, a última etapa desta pesquisa contou com o acompanhamento e observação da implementação de uma fossa séptica biodigestora como proposta para mitigar os efeitos deletérios da falta de esgotamento sanitário em comunidades rurais. A partir da implementação de tal fossa, constatou-se a minimização dos riscos de contaminação por dejetos não tratados, a melhoria na saúde e qualidade da família atendida pelo projeto, além dos impactos positivos para o meio ambiente, ao não ser poluído com resíduos não tratados. Apresentou-se os benefícios dessa proposta de inovação e em saúde como uma medida ecologicamente correta para o tratamento primário do esgoto doméstico (VALERIANO et al., 2017).

4 CONCLUSÃO

A partir dessa pesquisa, constatou-se que a implementação de fossas sépticas biodigestoras constituem uma alternativa adequada e ecologicamente correta para o contexto de saneamento básico rural. O esgotamento sanitário tratado a partir dessa proposta de inovação em saúde gera impactos positivos na qualidade de vida da população, ao reduzir o risco de contaminações por doenças, bem como reduzir os impactos ambientais de um esgotamento não tratado.

Ademais, enquanto um relato de experiência, a execução desta prática permitiu inferir que

as técnicas de inovação em saúde produzem impactos positivos para a sociedade,

(5)

principalmente em contextos em que a oferta de serviços públicos ainda é escassa ou insuficiente. Além disso, este trabalho permitiu aprofundar as discussões acerca do saneamento básico e produzir reflexões pertinentes à temática.

REFERÊNCIAS

CIENTÍFICA-EMBRAPA SÃO CARLOS, 9., 2017, São Carlos, SP. Anais... São Carlos:

Embrapa Pecuária Sudeste: Embrapa Instrumentação, 2017. p. 46. Editores técnicos:

Alexandre Berndt, Ana Rita de Araujo Nogueira, Bianca Baccili Zanotto Vigna, Juliana Gonçalves Costa, Lea Chapaval, Manuel Antonio Chagas Jacinto, Patricia Menezes Santos.(Embrapa Pecuária Sudeste, Documentos, 126)., 2017.

DE PAULA FERREIRA, Mateus; GARCIA, Mariana Silva Duarte. Saneamento básico: meio ambiente e dignidade humana. Dignidade Re-Vista, v. 2, n. 3, p. 12, 2017.

RESENDE, Rachel G.; FERREIRA, Sindymara; FERNANDES, Luiz Flávio Reis. O

saneamento rural no contexto brasileiro. Revista Agrogeoambiental, Pouso Alegre, v. 10, n. 1, p. 129-150, 2018.

SILVA, Dweison Nunes Souza. Protagonismo juvenil na pesquisa científica: um relato de experiência com jovens do Ensino Médio. Revista Brasileira do Ensino Médio, v. 3, p. 1-11, 2020.

VALERIANO, João Victor Martinez et al. Uso de fertilizante de fossa séptica biodigestora como biofertilizante do solo e sua influência na produtividade de grãos na cultura do milho.

In: Embrapa Instrumentação-Artigo em anais de congresso (ALICE). In: JORNADA

Referências

Documentos relacionados

o prof issional identificado no presente documento encontra-se em situação REGULAR neste R e g i onal, apto ao exercício da ati\Ãdade contábil nesta data , de acordo com as suas p r

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

4.12.3 A inscrição realizada por meio do terminal disponível no IFPA Campus Castanhal é de responsabilidade do candidato e o IFPA não se responsabilizará pelo

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

 Ambiente de execução que forneça estes serviços (execução managed)  Informação de tipo em tempo de execução (Metadata).  Necessária para a implementação

A variação na taxa de captura também revelou um resultado interessante, uma vez que as espécies que foram significativamente mais capturadas no verão (estação mais quente do ano)

Um casal estava em área de campo com banhados na tarde do dia 18, no final da trilha do Cotovelo, e um indivíduo solitário estava na área alagada no início da trilha Nova, na manhã