• Nenhum resultado encontrado

COMANDO DA DIVISÃO ANFÍBIAA SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMANDO DA DIVISÃO ANFÍBIAA SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

COMANDO DA DIVISÃO ANFÍBIA

SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA

LIVRO DE ATIVIDADES

COMANDO DA DIVISÃO ANFÍBIA

SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA

LIVRO DE ATIVIDADES - 2013

COMANDO DA DIVISÃO ANFÍBIA

SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA

(2)

SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DA MARINHA

(3)

a) Missas e Cultos Semanais:

Neste ano, a tripulação do CNIG e das OMs apoiadas pela Assistência Religiosa do ComDivAnf teve a oportunidade de participar da comunhão eucarística, através das Santas Missas celebradas pelo CT (CN) Oliveira, Sacerdote Católico que assumiu o encargo do Serviço de Assistência Religiosa. Outrossim, cultos evangélicos continuaram a ser dirigidos regularmente pelo 1T (CN) Nobrega, reunindo os cristãos deste segmento religioso.

As celebrações religiosas cotidianas atendem os militares e demais servidores da Marinha inspirando-os a melhor cumprir sua missão como cristãos e cidadãos, fortalecendo seu compromisso com os valores éticos e morais, encorajando-os a superar momentos de dificuldades e crises pessoais, confortando-os nas horas de luto ou tristeza, renovando seu sentimento de paz e harmonia interior, favorecendo o espírito de fraternidade e bom entendimento para com o próximo.

(4)

b) Batizados:

Para os militares de fé católica, maioria da nossa tripulação, o Batizado é o sacramento sagrado da iniciação da vida cristã. Cheios de significado espiritual e afetivo, os batismos dos filhos de muitos de nossos servidores têm sido ministrados pelo Padre Oliveira, Capelão do ComDivAnf. As famílias que recorreram à Assistência Religiosa do CNIG em 2013 solicitando este atendimento foram contempladas com uma bênção muito especial.

(5)

c) Casamentos

Os capelães do ComDivAnf têm tido a satisfação de celebrar em um dos momentos mais marcantes da vida dos nossos servidores: o dia de seu enlace matrimonial. A consagração da união conjugal através de laços espirituais é o cumprimento de um ensinamento cristão, o fundamento de uma nova família e uma ocasião de grande alegria para os noivos, os familiares e os amigos.

A nossa Capelania atende os nubentes desde a orientação religiosa prévia e do processo preparatório até a realização da própria cerimônia (que pode ser religiosa com efeito civil), tanto na Capela do CNIG quanto em igrejas civis onde congregam nossos militares.

(6)

d) Crismas

Conduzir ao aprofundamento do conhecimento e do compromisso com a fé cristã significa também, para nossos militares, preparar servidores mais responsáveis em relação a suas obrigações morais, pessoas espiritualmente mais equilibradas e de ânimo mais elevado, seres humanos ainda mais leais e solidários. Com estes objetivos, o Capelão Oliveira reuniu um seleto grupo de militares e ministrou-lhes um curso de preparação para receberem o sacramento do Crisma.

O Crisma é o sacramento da confirmação na fé cristã. Receberam esta bênção a 1T(RM2) Paula Paraguassú, o 2SG-FN-IF Barros, o CB-FN-CN Moutinho e o CB-FN-CN Thiago, na Capela da Casa do Marinheiro em 07NOV2013.

(7)

e) Palestra

Com o fim de colaborar com a formação dos militares que recebem instrução no CIASC, demonstrando a coerência dos valores militares aprendidos com o exercício da fé cristã confessada pela grande maioria dos alunos, os Capelães do ComDivAnf têm ministrado palestras a cada ano para as novas turmas. Neste ano, o CT (CN) Oliveira discorreu especialmente sobre os trabalhos da Jornada Mundial da Juventude, e o 1T (CN) Nobrega falou sobre o valor do estudo das Escrituras Sagradas na vida dos cristãos.

(8)

f) Distribuição das Escrituras

Uma atividade que colocou os Capelães em contato pessoal com centenas de militares em várias OM foi a doação de exemplares do Novo Testamento – Edição dos Gideões Internacionais. A divulgação das Escrituras instrui, inspira e edifica espiritualmente os cristãos. Foram entregues, em mãos, mais de mil exemplares pelo Capelão Nobrega e seus auxiliares.

g) Celebrações em Ação de Graças

Em datas comemorativas especiais do calendário das OM do CNIG, principalmente em seus aniversários de organização, vários Comandos percebem a importância de dedicar um tempo para reflexão e oração de ação de graças. Os Capelães têm a satisfação de celebrar nestas ocasiões dirigindo mensagens que lembram a necessidade da gratidão e da boa vontade em nossas vidas.

(9)

h) Celebrações Fúnebres

Nas horas tristes do luto, é indispensável àqueles que perderam seus entes queridos que recebam o conforto espiritual através da assistência religiosa. A Capelania atende nossos servidores e seus familiares, nas ocasiões dos velórios, dos sepultamentos, através de exéquias, missas de sétimo dia e outras celebrações fúnebres.

(10)

i) Páscoa dos Militares

As Forças Armadas do Brasil têm uma data especial em seu calendário reservada para a celebração conjunta da Páscoa. É uma tradição antiga que representa a esperança permanente da paz que os militares buscam resguardar e também a renovação da vida simbolizada na ressurreição de Cristo. Os Capelães do ComDivAnf foram celebrantes e conduziram representações de nossas Om nesta ocasião.

(11)

j) Encontro de Casais

Entre os dias 16 e 18AGO2013, a Assistência Religiosa realizou seu Encontro de Casais deste ano, sob o tema “E os dois serão uma só carne”, com o propósito de proporcionar aos participantes a oportunidade de renovar seus laços conjugais, compartilhar experiências positivas sobre a vida familiar e receber instrução da Palavra de Deus sobre a superação de desafios ao sucesso do casamento. O encontro teve caráter ecumênico e dele participaram vinte casais, dez católicos e dez evangélicos, em perfeito espírito de concórdia cristã e congraçamento inter-religioso.

A programação consistiu em reuniões de oração e louvor, em palestras acerca de temas relevantes para a vida conjugal, em momentos de partilha através de testemunhos e debates, em horas de confraternização espontânea, de lazer e de atividades esportivas favorecidas pela estrutura do Hotel Fazenda Miguel Pereira. Os casais também foram abençoados com a mensagem do Capelão-Chefe da Marinha, CMG (CN) Emanuel que honrou a todos com a sua presença.

(12)

k) Encontro de Sacerdotes Católicos

A Capela Mãe Admirável de Jesus teve o privilégio de acolher neste ano o Retiro Espiritual de Comunhão e Libertação que reuniu quatorze Sacerdotes Católicos. Além de se dedicarem a renovação de seus votos como Padres, na celebração de suas missas, os Sacerdotes rezaram pelo CNIG e por toda a sua tripulação.

(13)

l) Visitas Pastorais às OM apoiadas

As OM situadas fora do CNIG que são apoiadas pela Assistência Religiosa do ComDivAnf e que possuem Capelas são visitadas regularmente pelos Capelães CT (CN) Oliveira e 1T (CN) Nobrega, para realização de celebrações e demais atendimentos religiosos. São as Capelas do Centro de Munição da Marinha, do Depósito de Combustíveis da Marinha do Rio de Janeiro, da Estação Rádio de Marinha do Rio de Janeiro, e do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra – esta última, apenas para os evangélicos.

(14)

m)Celebrações Comemorativas Alusivas aos Padroeiros das OM

Cada uma das OM do CNIG tem seu próprio Padroeiro que é celebrado como seu protetor e também percebido como exemplo inspirador de fé e virtude para os tripulantes. Pensando nisso, o Capelão Oliveira, durante este ano, dirigiu os militares em momentos de oração e meditação junto aos oratórios dedicados a estes Santos em algumas de nossas OM.

(15)

n) Visita do Presidente da ACMEB

A Capelania do ComDivAnf teve a grata satisfação de receber, em SET2013, a visita pastoral do Rev. Aluísio Laurindo, Presidente da Associação Pró-Capelania Militar Evangélica do Brasil, órgão representante de todos os Capelães Militares Evangélicos do Brasil. O Reverendo foi acolhido pelos Capelães Oliveira e Nobrega, ouviu relatório das atividades evangélicas no CNIG, ofereceu orientações sobre o trabalho da assistência religiosa e visitou o 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais. No Batalhão Riachuelo, o Capelão Aluísio foi muito cordialmente recebido pelo CMG (FN) Osmar e recordou emocionado os tempos de juventude em que serviu ali como Fuzileiro Naval.

(16)

o) Campanha Solidária de Natal

A Assistência Religiosa do ComDivAnf encerrou o ano com chave de ouro ao promover a campanha “Natal Solidário”, na qual os servidores de nossas OM tiveram a oportunidade de abençoar as crianças da creche “Nossa Senhora Aparecida”, localizada no bairro do Caxambi. Cada um dos alunos da creche, que atende famílias carentes daquele bairro, recebeu uma bolsa de presentes: um par de calçados, uma roupa e um brinquedo, doados por nossos servidores, que manifestaram assim o verdadeiro espírito do Natal: o sentimento de amor ao próximo.

(17)

As crianças receberam seus presentes em uma celebração especial, numa tarde cheia de alegria. Foi um belo encerramento para um ano muito abençoado!

Referências

Documentos relacionados

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Na regressão rodada para a onda 3, esta variável apresentou impacto positivo, sendo que o aumento de um desvio-padrão na escala da biblioteca corresponde ao aumento de 0,03

Um resultado inédito do trabalho foi o de mostrar, pela primeira vez, a composição da renda líquida total dos estabelecimentos rurais entre a parcela proveniente da produção e

k) aplicação de caracterizadores: as tintas caracterizadoras podem ser aplicadas em dentes posteriores de duas formas: entre camadas de resina composta — preferencialmente,

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Para assegurar proteção durante longo período, deve-se administrar uma dose de reforço entre 6-12 meses após a primeira dose da vacina hepatite A de 1.440 U.. Em estudos

Acima: Centro Comercial Vasco da Gama (foto de divulgação) | Canto Inferior Esquerdo: Baixa (foto de divulgação).. Lisboa é cheia de mirantes, ou em bom