• Nenhum resultado encontrado

FOTOGRAFIAS COMO DOCUMENTO E MEMÓRIA: uma análise das imagens de romeiros da cidade de Juazeiro do Norte-CE :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "FOTOGRAFIAS COMO DOCUMENTO E MEMÓRIA: uma análise das imagens de romeiros da cidade de Juazeiro do Norte-CE :: Brapci ::"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB 2013) GT 10: Informação e Memória

Pôster

FOTOGRAFIAS COMO DOCUMENTO E MEMÓRIA: UMA ANÁLISE DAS IMAGENS DE ROMEIROS DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE

Ariluci Goes Elliott – UNESP/MARÍLIA

Telma Campanha de Carvalho Madio – UNESP/MARÍLIA

Resumo

A presente pesquisa é a tese em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - DINTER – UFC/UNESP que objetiva analisar as imagens fotográficas, tomando como foco a Análise Documentária dos registros de romarias de Juazeiro do Norte, armazenadas no acervo do Laboratório de Ciência da Informação e Memória (LACIM) da Universidade Federal do Cariri. A metodologia da identificação das fotografias se dará por meio da Análise Documentária, envolvendo processos de análise do conteúdo temático dos documentos e sua síntese, identificando a formação do acervo, o seu histórico, a sua contextualização e importância. Esta investigação resulta na primeira parte da pesquisa através do levantamento bibliográfico e análise de algumas imagens da fotógrafa Nívea Uchoa da cidade de Juazeiro do Norte-CE. É nos registros icônicos das imagens que encontramos a dimensão expressiva do conteúdo informacional que perpassa pela memória na identificação da fé e da devoção nas romarias e que necessita ser transcrito e resguardado pela análise documentária.

Palavras-chave: Documento. Memória. Fotografia. Romarias. Análise Documentária.

Abstract

This research is developing the thesis in the Graduate Program in Information Science from the Universidade Estadual Paulista - DINTER - UFC / UNESP which aims to analyze the images, taking as its focus the Documentary Analysis of the records of pilgrimages to Juazeiro do Norte, stored in the collection of the Laboratory for Information Science and Memory (LACIM) of Universidade Federal do Cariri. The methodology of identification of the photographs will be through the Documentary Analysis, involving processes of analysis of the thematic content of the documents and their synthesis, identifying the formation of the collection, its history, its context and importance. This research results in the first part of the research through literature review and analysis of some images of photographer Nivea Uchôa city of Juazeiro do Norte-CE. It is in the records of iconic images that we find the expressive dimension of informational content that permeates the memory in the identification of faith and devotion in pilgrimages and that needs to be transcribed and kept by documentary analysis.

Keywords: Document. Memory. Photography. Pilgrimages. Documentary Analysis.

1 INTRODUÇÃO

(2)

O interesse de contribuir para a recuperação das fotografias do Laboratório de Ciência da Informação e Memória (LACIM) parte de uma postura interdisciplinar, promovendo um debate plural sobre a informação registrada e institucionalizada no contexto da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Um corpus de investigação naquilo que compete à informação enquanto insumo básico para construção do conhecimento, circundando o interesse pelo estudo das romarias.

Assim, as fotografias arquivadas nesta Instituição de Ensino Superior (IES) merecem destaque no (re) dimensionamento dos procedimentos envolvidos na organização da informação para a memória da sociedade,

A fotografia (...), embora admitindo a subjetividade da câmera, repousa na nossa convicção de que aquilo que nós, os espectadores, vemos existiu de fato, que aquilo ocorreu em determinado e exato momento e que, como realidade, foi apreendido pelo olho do observador. (MANGUEL, 2001, p. 93)

A documentação visual, e especialmente a fotografia, são enfocadas nesta investigação enquanto meio onde a sociedade se projeta e se propõe interpretativamente (MARTINS, 2002), apresentando contextos e conteúdos simbólicos dos romeiros em momentos de fé e devoção.

Nossas reflexões estão demarcadas nos pressupostos envolvidos na produção e organização da informação, ressaltando-se as questões norteadoras que definirão a análise e recuperação das imagens, de forma que favoreça a preservação da memória na formação do acervo.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As fotografias de romeiros testemunham e documentam através das imagens os registros do cotidiano religioso popular veiculado ao sagrado, evocando reflexões sobre as memórias ativas, presentes na polissemia visual das romarias, bem como, sobre os processos interativos provocados ao sagrado.

Segundo Le Goff (2003, p. 419) a memória pode ter sua função compreendida como instrumento de comunicação, como documento,

(3)

Com esse pensamento, entendemos que a memória presente nos documentos preserva uma face de quem o romeiro é, e, a partir da informação disponível através das análises das fotografias se amplie às perspectivas de um processo de interpretação do evidencial, das probabilidades oferecidas pelo fato social, no momento da captura do dado visual.

Para que essa imagem fotográfica possa ser considerada um instrumento de memória e documento, Kossoy (1989, p.159) fornece argumentos para que seja levada em consideração que:

Fotografia é memória e com ela se confunde. Fonte inesgotável de informação e emoção. Memória visual do mundo físico e natural, da vida individual e social. Registro que cristaliza, enquanto dura, a imagem – escolhida e refletida – de uma ínfima porção de espaço do mundo exterior. É também a paralisação súbita do incontestável avanço dos ponteiros do relógio: é, pois documento que retém a imagem fugidia de um instante da vida que flui ininterruptamente. Ela dá a noção precisa do microespaço e tempo representado, estimulando a mente à lembrança, a reconstituição, a imaginação. É, para o historiador, uma possibilidade inconteste de descoberta e interpretação da vida histórica.

Para entendermos a lógica da fotografia, sua produção/formação do acervo, está envolto em uma série de intenções, como o registro de um momento do passado. São esses recortes teóricos somados a outros que permitirão subsídios epistemológicos para ampliar as possibilidades de diálogo interdisciplinar sobre o tema “Fotografias como documento e memória: uma análise das imagens de romeiros da cidade de Juazeiro do Norte-CE”, corroborando no delineamento da preservação histórica, social, cultural e política do conteúdo informacional enquanto expressões dos atos de fé e devoção existentes nas fotografias.

3 RESULTADOS

(4)

A análise das imagens do arquivo ocorre através da diferenciação dos aspectos genérico-específicos. Segundo Smit (1996): “a Análise Documentária da imagem se reúne em categorias informacionais: QUEM, ONDE, QUANDO, COMO e O QUE”.

É importante ter conhecimentos básicos de como tratar a informação fotográfica para que não corramos o risco da perda em sua recuperação e historicidade dos documentos no arquivo. Apresentamos a seguir dois exemplos de como as fotografias podem ser analisadas do ponto de vista dos conteúdos imagéticos, sem perder de vista o contexto de produção dessas imagens, pois acreditamos que o contexto informacional é fundamental para a compreensão da mensagem a ser transmitida:

Fotografia 01 - Crianças sentadas.

Fonte: © Nívea Uchoa.

Tabela 01: Categorias Informacionais.

CATEGORIA GENÉRICO ESPECÍFICO SOBRE

QUEM Crianças

Romaria

ONDE Calçada/Passeio Horto do Pe. Cícero –

Juazeiro do Norte-CE

QUANDO 02 de

Novembro de 2001

COMO Sentadas Sentadas em pedras Aguardando a

procissão passar Fonte: A autora.

(5)

Fotografia 02 – Pessoas subindo escadaria.

Fonte: © Nívea Uchoa.

Tabela 02: Categorias Informacionais.

CATEGORIA GENÉRICO ESPECÍFICO SOBRE

QUEM Mulheres e homens Pernas de mulheres e

homens

Romaria

ONDE Escada Horto do Pe. Cícero –

Juazeiro do Norte-CE.

QUANDO 02 de

Novembro de 2000

COMO Subindo as escadarias Escadarias do Horto Visitar a estátua do

Pe. Cícero Fonte: A autora.

RESUMO: Juazeiro do Norte, 02 de novembro de 2000 – Mulheres, homens, romeira (o)s, de vestidos, calças compridas, bermudas, com calçados de vários tipos, subindo as escadarias do Horto para chegar à estátua do Pe. Cícero.

Realizada a descrição das imagens, a análise através das palavras-chave existentes nas tabelas e seu resumo, a recuperação se tornará mais simples, pois depois da informação ter sido registrada e transformada em um documento, ela deverá ser armazenada em algum suporte, seja uma caixa, pasta ou computador.

Na etapa da pesquisa in loco, entrevistaremos a fotógrafa Nívea Uchoa, onde obteremos informações importantes sobre o motivo que a levaram a tomar certos ângulos das fotos, trazendo seu olhar guiado pela sensibilidade, mostrando não apenas a técnica, mas a subjetividade do clique da sua máquina.

(6)

documental é pontuado a partir do contexto de produção de dados gerados pelos processos de análise, síntese, condensação, representação e recuperação do conteúdo informacional.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Análise Documentária facilita a localização ou consulta do acervo analisado, organizando melhor os documentos em uma determinada área do conhecimento, a partir do conteúdo próprio dos materiais, no caso fotografias. Portanto, para que essa análise seja eficiente é necessária que se considere primeiro a produção e/ou aquisição e guarda da fotografia em seus ambientes informacionais. Nesse caso, estamos analisando uma instituição que busca manter a integridade do registro em sua produção original e a intencionalidade da guarda permanente desse documento.

Acreditamos que será pelos registros icônicos das imagens de romarias que encontraremos a herança cultural dos romeiros, sua memória, sua identidade, E, portanto não podemos deixar de investigar, descrever, organizar e tornar público a sua trajetória.

REFERÊNCIAS

GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Abordagens teóricas de tratamento temático da informação: catalogação de assunto, indexação e análise documental. Ibersid. p. 105-117, 2009.

KOSSOY, B. Fotografia & história. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 1989.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2003.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MANINI, Miriam P. Análise documentária de fotografias: um referencial de leitura de imagens fotográficas para fins documentários. São Paulo, 2002. Tese (doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, USP.

MARTINS, J.D.S. A imagem incomum: a fotografia dos atos de fé no Brasil. Revista Estudos Avançados, 2002.

Imagem

Tabela 01: Categorias Informacionais.
Tabela 02: Categorias Informacionais.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

A estabilidade do corpo docente permanente permite atribuir o conceito muito bom, segundo os parâmetros da área, para o item 2.2 (pelo menos 75% dos docentes permanentes foram

Existe uma idade que é corrigida pelos neonatologistas que é o ajuste da idade cronológica em função do grau de prematuridade, é normalmente feito até a idade de dois anos,